You are on page 1of 16

REPOUSO

Repouso uma das necessidades bsicas do corpo, essencial para a sade. O repouso adequado contribui para recuperar o organismo do desgaste natural do dia-a-dia, e das perdas excessivas, provocadas pela correria dos tempos modernos e/ou pelo exerccio fsico.

CONSELHOS PARA UM BOM REPOUSO

PROCURA QUALIDADE E NO S QUANTIDADE


Para a tua idade, o nmero ideal de horas de sono situa-se entre 8,5h e 9,5h. No entanto, oito horas de sono profundo podem fazer com que te sintas melhor do que dez horas de sono leve e interrompido.

No se deve dormir mais do que o necessrio. A tua medida dada pela forma como te sentes na manh seguinte. Se sentires que recarregaste adequadamente as tuas baterias com oito horas de sono, no ser porque dormiste pouco e sim porque dormiste o suficiente.

MANTM HORRIOS REGULARES


Estabelece horrios regulares para dormir e acordar.
A noite existe para o descanso e o sono completo. O dia prprio para as atividades do trabalho, do estudo e do lazer. Respeita o teu ritmo biolgico. Levanta-te sempre mesma hora, independentemente da hora em que te tenhas ido deitar. Se te deitas tarde na sexta-feira e no sbado e te levantares muito tarde no domingo, na segunda-feira ser mais difcil acordares para ires para a escola.

DEIXA AS TUAS PREOCUPAES E PLANOS PARA OUTRO MOMENTO


Antes de te deitares certifica-te que tens tudo preparado para o dia seguinte, a mochila da escola e at a roupa que vais vestir. Assim poders deitar-te mais relaxado e adormeces mais rpido. Evita pensar em problemas porque, muito provavelmente, no irs resolv-los nem conseguirs relaxar.

NO TE DEITES APS TER COMIDO EM EXCESSO OU SEM TER COMIDO


Se comeres muito antes de te deitares, o sistema digestivo vai trabalhar demais. Podes sentir uma sensao de peso, que no te deixar dormir bem, alm de poder parar a digesto.

Por outro lado no te deites sem comer alguma coisa. Todo tipo de incmodo orgnico ou fsico (sentir fome) contribui para o despertar sbito, impedindo o sono profundo.

DESENVOLVE UM RITUAL DE SONO


As crianas lem ou ouvem histrias antes de dormir. Tambm tu deves escolher o teu ritual: ouvir msica, relaxar os msculos, ou ler um livro. O importante que, uma vez escolhido o ritual, este deve ser repetido todas as noites. Deves evitar atividades negativas ao bom sono porque estimulam o estado de alerta. Portanto, evita usar, uma a duas horas antes de dormir, computadores e Internet. Para alguns, a TV e leitura podem ajudar na induo do sono. preciso saber o que melhor para cada um.

CRIA UM AMBIENTE AGRADVEL


Faz do teu ambiente de sono um lugar realmente bom. Mantm o quarto arejado durante o dia. noite escurece-o bastante e previne rudos que te possam acordar. Mantm o quarto limpo e com temperatura adequada: no vero, refresque-o; no inverno, aquea-o. fundamental um bom colcho, assim como uma boa almofada e roupas de cama: fazem muita diferena.

A nicotina ainda mais estimulante do que a cafena. Os fumadores tm dificuldades em dormir, despertam com facilidade e tm fases de sono profundo mais curtas. Comprovou-se que o fumador aumenta a sua qualidade de sono quando deixa o hbito de fumar.

FAZ EXERCCIO REGULARMENTE


Com apenas vinte ou trinta minutos dirios atividade fsica (caminhadas, jogging, natao, bicicleta) ou a prtica de modalidade 3 vezes por semana, alcanas a meta de chegar cama relaxado, tanto fsica quanto mentalmente.

EVITA EXERCCIOS FSICOS NAS HORAS PRXIMAS DE IR PARA CAMA


O melhor momento para realizar exerccios que beneficiem um bom sono noturno, pela manh.

RELAXA OS MSCULOS
Atos como um banho quente (preferencialmente de imerso) e alongamentos relaxam os msculos, o que ajuda bastante o sono durante a noite.

A IMPORTNCIA DO REPOUSO APS A ATIVIDADE FSICA

ALGUNS DOS PROBLEMAS DA FALTA DE DESCANSO QUANDO SE PRATICA EXERCCIO FSICO


Aumento da frequncia cardaca Cansao (que substitui o bem estar proporcionado pelo exerccio regular) Noites de sono agitado ou perodos de insnia Mau humor e irritabilidade no relacionamento escolar e familiar Problemas nos msculos, tendes, ossos e articulaes
EXEMPLO Tendinite - processo inflamatrio que ocorre quando um msculo solicitado a contrair para executar movimentos repetitivos sem que os seus limites sejam respeitados, com sobrecarga da sua ligao com o osso, ou seja, o tendo.
As tendinites esto relacionadas com o gesto da atividade fsica praticada, mudando de localizao conforme a regio, por exemplo, dos braos na natao para as pernas na corrida.

sabido que tirar o mximo proveito da atividade fsica bom, traznos sade, bom humor e disposio, mas o repouso um complemento fundamental , permitindo a recuperao do organismo. necessrio que haja um equilbrio entre desgaste e reposio para a boa manuteno do estado fsico e funcional do corpo.

You might also like