You are on page 1of 2

Certificação: um diferencial competitivo para as empresas construtoras O acirramento da disputa por novos negócios tem impulsionado as empresas brasileiras

e estrangeiras na direção do aprimoramento de seus produtos, processos e gestão, visando o aumento da competitividade. Esta realidade também faz parte do setor da construção civil brasileira. Em consonância com este fato, o Ministério das Cidades elaborou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação (PBQP-h) que visa elevar a construção civil brasileira a patamares superiores de qualidade e produtividade, por meio da criação e implantação de mecanismos de modernização tecnológica e gerencial, contribuindo para ampliar o acesso à moradia para a população de menor renda. Um dos projetos propulsores do PBQP-h é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC). Este sistema foi elaborado a partir de padrões de qualidade com reconhecimento mundial, que é a série de normas ISO 9000. Portanto, o SiAC é um conjunto de requisitos baseado na ISO 9000, mas cuidadosamente adaptado às características da construção civil brasileira e tem por finalidade objetivo principal, servir como referência para a elaboração do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras. Este sistema é composto por um conjunto extenso de sistemáticas que abordam os aspectos técnicos de construção de obras, gerenciamento de projetos e gestão da empresa. Vale ressaltar que todas estas sistemáticas devem ser verificadas periodicamente por meio de auditorias. Fazem parte da dimensão técnica do SiAC, o controle dos serviços de engenharia e dos materiais necessários para a adequada execução destes serviços. Para tanto, as empresas construtoras devem estabelecer procedimentos de trabalho que servirão de parâmetro para a execução destes serviços. Além disso, também devem ser definidos e implementados procedimentos para o controle destes serviços e dos materiais necessários à sua execução. A empresa construtora deve estabelecer os seus objetivos e demonstrar de que forma foram atingidos. Periodicamente, a direção da empresa construtora deve analisar criticamente o seu sistema de gestão da qualidade e propor ações que visem a melhoria das obras, processos construtivos e da gestão como um todo. Outros procedimentos devem ser definidos, como por exemplo, a avaliação de fornecedores e prestadores de serviços, incluindo os empreiteiros. Para verificar se todos os procedimentos estão sendo cumpridos, existe a auditoria interna, que deve ser uma prática rotineira. Evidentemente, que uma empresa construtora que não esteja acostumada a trabalhar com padrões de trabalho e controles rígidos, pode sentir dificuldades na implementação dos requisitos do SiAC. Porém, um dos princípios do sistema é o seu caráter evolutivo. Assim sendo, o SiAC propõe a evolução dos patamares de qualidade das empresas construtoras em quatro níveis: D (Declaração de Adesão), C, B e A, conforme gráfico abaixo:

br/pbqp-h/projetos_siac. Fábio Eduardo de Freitas Barbosa .cidades. B e A. para obter a certificação nos níveis C. Dentre estes benefícios destacam-se: • • • • • Redução do custo com melhoria da qualidade Aumento da produtividade Qualificação de recursos humanos Modernização tecnológica e gerencial Defesa do consumidor e satisfação do cliente Vale ressaltar que as empresas construtoras certificadas possuem mais condições de acessar às linhas de crédito oferecidas pelas instituições bancárias e em determinadas situações. Os beneficiários desta certificação são as empresas construtoras e os seus clientes. Para este nível não há necessidade de se submeter à auditoria. a empresa construtora deve ser aprovada nas auditorias que são planejadas e conduzidas por organismos certificadores credenciados pelo PBQP-h. pode ser um pré-requisito. certificar o sistema de gestão da qualidade com base nos requisitos do regimento SiAC é uma alternativa apropriada para as empresas construtoras que almejam o aprimoramento da sua condição competitiva.gov. ficando a empresa de serviços e obras responsável legalmente pela veracidade do conteúdo das informações prestadas.Fonte: http://www. Portanto. Por outro lado.php O nível D do SiAC é uma declaração de adesão.