You are on page 1of 14

GOVERNO DO ESTADO DE GOIS

SECRETARIA DE CINCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DA SEGURANA PBLICA CONCURSO PBLICO NVEL FUNDAMENTAL

302 AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO

INSTRUES GERAIS

INSTRUES PROVA OBJETIVA

PR

Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas ptico. Caso haja algum dado incorreto, escreva apenas no(s) campo(s) a ser(em) corrigido(s), conforme instrues no carto de respostas.

Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas ptico a alternativa que mais adequadamente a responde. A questo que tiver mais de uma resposta assinalada ser considerada errada, mesmo que uma das assinalaes esteja correta.

O carto de respostas ptico no pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas.

A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas ptico cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente, o espao a ela correspondente, conforme modelo a seguir:

Marque as respostas assim:

VA

O candidato receber do chefe de sala: - Um caderno de questes da prova objetiva, contendo 50 (cinquenta) questes de mltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas de resposta cada uma e apenas uma alternativa correta. - Um carto de respostas ptico personalizado. Ao ser autorizado o incio da prova, o candidato dever verificar se a numerao das questes, a paginao e a codificao do carto esto corretas. O candidato dispe de 4 (quatro) horas para fazer a prova objetiva, devendo controlar o tempo, pois no haver prorrogao desse prazo. Esse tempo inclui a marcao do carto de respostas ptico da prova objetiva. Ao candidato somente ser permitido levar o caderno de questes aps 3 (trs) horas e 30 (trinta) minutos do incio da prova. Somente aps decorrida 1 (uma) hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas ptico e retirar-se da sala. Aps o trmino da prova, o candidato deve entregar ao chefe de sala o carto de respostas ptico devidamente assinado. O candidato deve deixar sobre a carteira apenas o documento de identidade e a caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente. No permitida a utilizao de qualquer aparelho eletrnico de comunicao. O candidato dever desligar e entregar ao chefe de sala rgua de clculo, calculadora, agenda eletrnica, palmtop, bip, pager, notebook, telefone celular, gravador, mquina fotogrfica, walkman, aparelho porttil de armazenamento e de reproduo de msicas, vdeos e outros arquivos digitais, relgio, ou qualquer outro equipamento desse tipo e qualquer tipo de arma, mesmo que com porte autorizado. No permitida a consulta a livros, dicionrios, apontamentos e apostilas.

AP

LI

C AD
Realizao:

Caderno A

PR O VA AP LI C AD A

CONHECIMENTOS BSICOS Texto I, para responder s questes de 1 a 3. Jri de maior comoo popular dos ltimos tempos termina com a condenao de Alexandre e Anna Carolina pelo assassinato de Isabella Nardoni.
1

QUESTO 3 _____________________________________ Assinale a alternativa correta a respeito do texto I. (A) A expresso foi condenada a (linhas 8 e 9) pode ser substituda por foi condenada em, respeitando-se a norma culta da lngua portuguesa. A palavra Isso (linha 28) refere-se ao trecho 26 anos a que foi condenada Anna Carolina Jatob (linhas 26 e 27). A expresso O mesmo (linha 31) no se refere permisso de liberdade com dois quintos do tempo cumprido. A funo de Fossen no julgamento no pode ser identificada no texto. A expresso No momento em que (linha 13) pode ser substituda por Quando, sem alterao de significado.

10

13

16

19

22

25

28

31

VA

Internet: <www.correiobraziliense.com.br>. 16

QUESTO 1 _____________________________________ Acerca das ideias apresentadas no texto I, assinale a alternativa correta. (A) (B) O intervalo de tempo entre o crime e o julgamento no pode ser depreendido a partir do texto I. A ordem de apresentao dos apenados nas linhas 8 e 9 reitera uma viso de mundo machista e preconceituosa. O uso das aspas na linha 14 destaca a voz de outra pessoa no texto, que no o jornalista. Os dados da linha 14 e da linha 24 revelam que o julgamento demorou duas horas e meia. O trabalho na priso, apresentado no ltimo pargrafo, demonstra arrependimento dos condenados.
19

AP
7 10 13

Depois de cinco dias e quase cinquenta horas de julgamento, o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatob pai e madrasta de Isabella Nardoni foram condenados pelo assassinato da menina de cinco anos que foi atirada pela janela do sexto andar do edifcio London em 2008. O jri considerou os dois culpados, mas as penas foram diferentes, pelo fato de Isabella ser filha de Alexandre. Ele pegou 31 anos e um ms de cadeia. Anna Jatob foi condenada a 26 anos e oito meses de recluso. Os dois ainda foram condenados por fraude processual, por terem alterado a cena do crime, o que rendeu mais oito meses a cada um. No momento em que o juiz pronunciou, pela primeira vez, as palavras condenado e pena, 0h30 de hoje, uma gritaria junto com uma queima de fogos foi ouvida de dentro do plenrio. A av materna de Isabella, Rosa Oliveira, tambm chorou, muito agitada, ao ter certeza da condenao. Entre a famlia Nardoni, a cara era de espanto a cada vez que Fossen relatava aumento na pena dos rus, devido a agravantes considerados pelo conselho de sentena. Em seguida, os parentes de Alexandre comearam a se abraar. Do lado de fora, uma multido em viglia aguardava o resultado desde as 22h. E vibrou quando foi confirmada a sentena do casal. Os 26 anos a que foi condenada Anna Carolina Jatob, no entanto, podem se transformar em pouco mais de 11 anos. Isso porque a progresso de regime, prevista em lei, permite a liberdade com apenas dois quintos do tempo cumprido. Isso sem contar os dias trabalhados durante a pena, que tambm reduzem o perodo no crcere. O mesmo vale para Alexandre, que poderia sair de 31 anos de cadeia para 13.

(B)

(C)

(D) (E)

Texto II, para responder s questes 4 e 5. 26/3/2010 Terremoto de 6,2 graus na escala Richter registrado em regio de produo de cobre no Chile.
1

Pela terceira vez, em um ms, foi registrado nesta sexta-feira (26/3) um terremoto de grande intensidade no Chile. s 11h52, houve tremores de terra com 6,2 graus de magnitude na escala Richter nas regies de Anfogasta e Atacama. Mais cedo, por volta das 7h, houve dois registros de tremores de terra na regio de Maule com magnitude de 4,8 e 4,9 graus na escala Richter. As informaes so do Servio Geolgico dos Estados Unidos. O terremoto de 6,2 graus de magnitude atingiu uma das principais regies de produo de cobre do Chile. O cobre o principal produto da balana comercial chilena. Em decorrncia dos abalos do ltimo dia 27, o presidente do Chile, Sebastin Piera, admitiu que a reconstruo econmica e fsica do pas faz parte de um processo que levar anos, mas no disse quanto tempo. O Servio Hidrogrfico e Oceanogrfico da Marinha (SHOA) afastou a hiptese de tsunami. A regio de Anfogasta abriga o mais importante porto do Chile. No final de fevereiro, quando houve o mais intenso dos trs terremotos 8,8 graus de magnitude na escala Richter houve tsunamis em parte da costa chilena.
Internet: <http://www.correiobraziliense.com.br> (com adaptaes).

PR

(C) (D) (E)

QUESTO 2 _____________________________________ No exemplo de frase construda na voz passiva (A) (B) (C) (D) (E) Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatob (...) foram condenados (linhas de 2 a 4). foi atirada (linha 5). as penas foram diferentes (linhas 6 e 7). Anna Jatob foi condenada (linhas 8 e 9). foi ouvida (linha 15). (C) (D) (E)

FUNDAO UNIVERSA

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

LI
(A) (B)

QUESTO 4 _____________________________________ Com base no texto II, assinale a alternativa correta. O interesse pela situao geolgica no Chile ultrapassa os limites do prprio pas. Os trs tremores ocorreram s 11h52, com 6,2 graus de magnitude na escala Richter, em Anfogasta e Atacama. Os abalos na regio do cobre ocorreram no dia 27 de maro. A regio atingida pelo tsunami abrange a regio rica em cobre e o mais importante porto do Chile. No dia 26/3, foram registrados trs grandes terremotos no Chile.

C AD

Pgina 3 de 14

QUESTO 5 _____________________________________ A partir da leitura do texto II, assinale a alternativa correta. (A) As formas verbais houve (linhas 3, 5 e 21) esto flexionadas equivocadamente, j que, respectivamente, concordam com tremores, dois registros e tsunamis. Maremoto palavra que pode ser utilizada como sinnimo de tsunami. A expresso Pela terceira vez (linha 1) expressa ideia de simultaneidade temporal. A palavra nas (linha 4) pode ser substituda por em, sem prejuzo de significado. Na linha 5, a palavra das no poderia ser substituda por de, sem configurar erro gramatical.

QUESTO 6 _____________________________________

Acerca do texto III, assinale a alternativa incorreta.

(A) (B)

H exemplo de discurso indireto nas linhas 3 e 4. A expresso passou a ser includa (linha 2) poderia ser escrita no texto passou a se incluir, sem ferir a norma padro da lngua portuguesa.

(B) (C) (D) (E)

(C)

A palavra seguro (linha 19) pode ser substituda por tem segurana sem alterao de significado.

(D)

A abreviao de horas no texto (linha 42) poderia ser escrita como hs, sem ferir a norma padro da lngua

Mistrio: Famlia de um dos meninos de Luzinia desaparecidos muda de bairro por causa da violncia
1

(E)

10

13

16

19

22

28

25

31

34

37

40

43

Desde que a hiptese da participao de grupos de extermnios passou a ser includa entre as principais causas do desaparecimento dos seis jovens de Luzinia (GO), as mes revelaram ao Correio que esto com medo. Enquanto a polcia no soluciona o caso, uma delas resolveu mudar de endereo porque se sente ameaada. A contadora Valdirene Fernandes da Cunha, 36 anos, no mora mais no Parque Estrela Dalva 7, de onde o filho Flvio Augusto Fernandes dos Santos, 14, desapareceu em 18 de janeiro. L era muito perigoso. Agora, moro em um apartamento onde bastante seguro, frisa. Valdirene alugou a casa dela e, com o dinheiro, ajuda a pagar o aluguel da residncia, que R$ 100 mais caro. A igreja que frequenta paga o resto. Ela no esconde a preocupao com a famlia, principalmente em relao filha, dois anos mais velha que Flvio. Mesmo em um lugar mais seguro, no deixa a adolescente sair noite nem sozinha. O Parque Estrela Dalva 7, onde morvamos, era escuro e perigoso. Aqui, claro e seguro, afirma ela. O caso da dona de casa Sirlene Gomes de Jesus, 42 anos, me de George Rabelo dos Santos, 17, desaparecido em 10 de janeiro, mais complicado. Desempregada, ela mora em um lugar precrio: a ltima rua antes do matagal do Parque Estrela Dalva 8. A casa de dois quartos no oferece muita segurana. As portas no trancam. O quintal no tem porto, e o teto coberto de telhas velhas. Por isso, dificilmente algum vai querer alugar o imvel. Sirlene a que mais se preocupa com a hiptese de extermnio. Aqui, ns somos um alvo fcil, destaca. Em meio ao desespero pelo sumio do filho, Sirlene ainda tem de ter foras para conseguir um jeito de encontrar um novo lar. O problema que ela no tem dinheiro para fazer o mesmo que Valdirene. Eu espero contar com a ajuda da prefeitura para me colocar no programa de assistncia, ressalta ela. Os familiares dos jovens desaparecidos alm de Flvio e George, tambm sumiram Diego Alves Rodrigues, 13 anos; Paulo Victor Vieira de Azevedo Lima, 16; Divino Luiz Lopez da Silva, 16; e Mrcio Luiz de Souza Lopes, 19 se reuniro amanh em um ato ecumnico na Praa Francisco de Assis Dantas, que fica no Setor Fumal, em Luzinia. O encontro ser s 14h. O primeiro a desaparecer foi Diego, em 30 de dezembro de 2009. Depois do apelo dos familiares dos jovens, a Polcia Federal entrou no caso.

AP
(A)

LI
No primeiro dissertativa. (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 7 _____________________________________

Analise a estrutura dos pargrafos do texto III e assinale a alternativa correta quanto predominncia da tipologia textual em cada um deles.

C AD
portuguesa. pargrafo, Estrela Dalva 7 (linhas 7 e 8). residncia (linha 13). Dalva 7 (linha 18).

Texto III, para responder s questes de 6 a 8.

A frase Aqui, ns somos um alvo fcil, destaca.

(linha 30) est em discurso direto e ficaria correta, em discurso indireto, se reescrita, da seguinte forma: Sirlene destacou que l eles so um alvo fcil.

VA

No segundo pargrafo, predomina a tipologia preditiva. No terceiro pargrafo, predomina a tipologia narrativa. No quarto pargrafo, predomina a tipologia preditiva. No quinto pargrafo, predomina a tipologia narrativa.

PR

QUESTO 8 _____________________________________

Assinale a alternativa incorreta com relao ao texto III.

A expresso de onde (linha 8) refere-se a Parque

A palavra que (linha 13) refere-se a aluguel da

A palavra que (linha 14) refere-se a igreja (linha 14). A palavra que (linha 16) refere-se a velha (linha 16). A palavra onde (linha 18) refere-se a Parque Estrela

Internet: <http://www.correiobraziliense.com.br> (com adaptaes).

Pgina 4 de 14

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

A
predomina a

tipologia

FUNDAO UNIVERSA

QUESTO 9 _____________________________________

QUESTO 10 ____________________________________

O setor industrial, na qualidade de componente da atividade econmica, possui importncia fundamental para o crescimento econmico de um pas ou regio, pois agrega valores s matrias-primas locais, minimizando as diferenas de preos nas relaes de troca. No Brasil, desde 1930, a Regio Sudeste

Todos ns sabemos que Gois nasceu com a descoberta do ouro pelos bandeirantes, mas cresceu e desenvolveu-se com a pecuria e a agricultura. Dizem mesmo que a pecuria teria precedido minerao. bem possvel, porque um dos nossos primeiros historiadores, o Padre Luiz Antnio da Silva e Souza, autor de O Descobrimento da Capitania de Goyaz, d notcia de que

concentrou atividade industrial, cabendo s outras regies o papel de fornecedores de matrias-primas e consumidores de produtos industrializados.
Internet: <http://www.seplan.go.gov.br> (com adaptaes).

gado bravio que j pastavam naturalmente na regio do Vo

Acerca do processo de industrializao do estado de Gois e suas caractersticas histricas e atuais, assinale a alternativa correta.

Tendo o texto como referncia inicial e considerando os aspectos fsicos e histricos do estado de Gois, assinale a

(A)

Um dos fatores que proporcionaram ao estado de

Gois o atual estgio de industrializao foi sua poltica de incentivo fiscal para estimular investimentos

industriais, medida at hoje ignorada pelas demais unidades da Federao. (B)

Nas ltimas dcadas, a participao da indstria goiana na composio da renda interna estadual

elevou-se bastante, embora, no mesmo perodo, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Gois tenha cado de maneira drstica. (C)

VA

Na dcada de 80 do sculo XX, a edio do Programa

Fomentar revelou o entendimento, por parte do governo estadual, da necessidade da industrializao,

AP
(B) (C)

LI
(A) relevo (D) (E) planltico, de

alternativa correta.

C AD
comumente denominada Planaltos e Serras de Gois-Minas. no se prestam pecuria extensiva. formao desse estado com a Bahia.

do Paran.

Antnio Teixeira Neto. In: Revista Eletrnica, n. 20, Instituto Histrico e Geogrfico de Gois (com adaptaes).

A atividade agropastoril surgiu, primeiramente, para

abastecer as minas; posteriormente, ainda como atividade intermitente e nmade, proporcionou o desenvolvimento de poderoso mercado interno. Nos primeiros tempos da ocupao do espao goiano,

a minerao era a principal atividade econmica; sua decadncia, na segunda metade do sculo XVIII permitiu o desenvolvimento da agropecuria como alternativa de sustento e renda para a populao local. O estado de Gois insere-se totalmente na unidade de Planalto Central

PR

tornando-se um marco na histria da indstria goiana. Percebe-se a consolidao, na economia goiana, de

Brasileiro, cuja denominao tcnica mais atual

(D)

diversos polos industriais, a exemplo de Jaragu, com a indstria txtil, Catalo, com o setor automobilstico, e Valparaso de Gois, um polo de alta tecnologia nos setores de microeletrnica e microbiologia.

O ltimo perodo do texto d a entender que os solos do cerrado, sem que se faa a devida correo dos nveis de calcrio, tcnica conhecida como calagem,

(E)

Anpolis, principal polo industrial do estado de Gois, tornou-se referncia como centro de produo

Serra Dourada o nome de uma formao de relevo antiga, intensamente

farmacutica e abriga um dos inmeros portos secos do estado, que se destinam prestao de servios de armazenagem e movimentao de cargas.

desgastada pelo processo de eroso, situada na poro leste de Gois, constituindo-se parte da divisa

FUNDAO UNIVERSA

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

bandeirantes desgarrados teriam deparado com cabeas de

Pgina 5 de 14

QUESTO 11 ____________________________________

QUESTO 12 ____________________________________ Conforme contagem populacional realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a populao de Gois totaliza 5.926.300 habitantes, distribudos em 246 municpios. O crescimento demogrfico de 2,5% ao ano, e a densidade demogrfica de 17,4 habitantes por quilmetro quadrado.
Internet: <http://www.brasilescola.com>.

Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os ttulos respectivos.
Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, Constituio Federal de 1988.

Acerca da populao do estado de Gois, suas caractersticas e a relao de Gois com o Distrito Federal, assinale a alternativa correta. (A) Entre os municpios mais populosos, encontram-se, alm da capital, Anpolis, Luzinia, Aparecida de Goinia e Rio Verde. Compem a Regio Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) diversos municpios goianos, entre eles Cidade Ocidental, Valparaso, Formosa e Goiansia. Segundo estado mais populoso do Centro-Oeste, Gois apresenta maior densidade demogrfica na regio do Entorno de Braslia e distribuio por gnero com ampla predominncia do sexo feminino. Em uma anlise histrica, pode-se dizer que fluxos migratrios originados de outros estados tiveram pouca importncia na formao do contingente populacional de Gois. Mesmo apresentando uma renda per capita mdia superior da capital federal, diversos municpios goianos sofrem forte influncia econmica de Braslia.

Acerca da participao dos negros na formao econmica e social de Gois e de temas correlatos, assinale a alternativa correta. (B)

(C) (A) Em Gois, foi importante a contribuio dos negros para a formao de sua populao. Conforme dados do ltimo censo demogrfico, o estado , entre todas as unidades federadas, aquele que possui maior percentual de afrodescendentes. (B)

(D)

Apesar do grande contingente de goianos de origem

s demais unidades da Federao, no utilizou mo de obra escrava em seus processos produtivos. (C) A exemplo de outras instituies

Universidade Federal de Gois, por meio do Programa UFGInclui, adota o sistema de cotas raciais para o acesso ao ensino superior. So disponibilizados 10% de suas vagas para estudantes negros e 10% para negros quilombolas, independentemente da renda ou da origem escolar (escolas pblicas ou privadas). (D) Apesar das polticas governamentais criadas com o intuito de valorizar a cultura dos escravos e seus

VA

PR

descendentes e de reconhecer a posse destes sobre as reas ocupadas por antigos quilombos, no h terras de quilombolas reconhecidas no estado de Gois.

(E)

Por

terras de quilombolas

entendem-se reas (D)

ocupadas por descendentes de antigos escravos revoltados, que passaram a viver em quilombos, com o objetivo de fugir da situao de escravido em que se encontravam.

Pgina 6 de 14

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

AP
pblicas, a (A) (B) (C) (E)

africana, ao longo da histria, o estado, contrariamente

LI

(E)

QUESTO 13 ____________________________________ A ocupao dos imensos vazios do Oeste brasileiro foi uma das prioridades do presidente Getlio Vargas, desde a Revoluo de 1930. Goinia, uma das primeiras cidades inteiramente planejadas do Brasil, foi fundada como elemento desse processo. Durante o regime do Estado Novo (1937-1945), Getlio convocou os brasileiros a realizarem uma marcha para o oeste.
Demtrio Magnoli e Regina Arajo. Projeto de Ensino de Geografia do Brasil. So Paulo: Moderna, 2005, p. 93.

Acerca das consequncias da chamada marcha para o oeste e sua relao com o desenvolvimento agropecurio do estado de Gois, assinale a alternativa correta. A marcha para o oeste integrava a poltica criada por Getlio Vargas com o objetivo de impedir a desconcentrao de terras no estado. Iniciada no municpio goiano de Dourados, a reforma agrria pretendida por Vargas no surtiu o efeito desejado, j que a produo ali desenvolvida revelou-se insignificante. A marcha para o oeste, embora tenha contribudo para o povoamento de Gois, no teve o mesmo efeito quanto integrao do estado com o restante do pas, j que a economia goiana continuou to desligada dos centros econmicos mais importantes quanto nos sculos anteriores. A criao da Colnia Agrcola Nacional de Gois, no municpio de Ceres, onde foram distribudos lotes de 30 hectares, representou um projeto pioneiro de colonizao oficial no Centro-Oeste do pas. Nas dcadas de 30/40 do sculo XX, registrava-se uma maior densidade demogrfica nas regies norte e oeste do estado.

C AD

FUNDAO UNIVERSA

QUESTO 14 ____________________________________ Negar uma proposio inverte logicamente a afirmao. Em geral, a negao feita colocando-se a partcula no antes do verbo. Por exemplo, a negao de Joca estuda Joca no estuda. H casos, porm, em que a negao no pode ser feita assim. o caso de Todo abacaxi azedo, cuja negao (A) (B) (C) (D) (E) nem todo abacaxi azedo. nem todo abacaxi doce. nenhum abacaxi doce. nenhum abacaxi azedo. todo abacaxi doce.

RASCUNHO

Considere as afirmaes: I II III Todo peixe animal que voa. Nem todo animal que voa ave. Zitriz uma ave.

Com base nessas afirmaes, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Zitriz voa. Se Zitriz no voa, ento Zitriz no peixe. Se Zitriz peixe, ento Zitriz no voa. Zitriz um peixe. Zitriz no voa.

PR

QUESTO 17 ____________________________________ Para revestir externamente quatro caixas com faces retangulares, um agente usou seis folhas de papel adesivo, sem sobras e sem sobreposio do papel. No ms seguinte, o agente recebeu outras seis caixas com faces retangulares. O agente verificou que as medidas lineares das novas caixas correspondem, respectivamente, ao dobro das medidas lineares das caixas anteriores. Dessa forma, o total de folhas de papel adesivo, iguais s anteriores, que o agente dever usar para revestir essas novas caixas, como fez com as primeiras, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 9. 12. 18. 24. 36.

FUNDAO UNIVERSA

(A) (B) (C) (D) (E)

0,5 kg do reagente. 1,0 kg do reagente. 1,5 kg do reagente. 2,0 kg do reagente. 2,5 kg do reagente.

VA

Um reagente qumico comercializado em pacotes de 3 kg. Ao receber um desses pacotes, um agente deve distribuir seu contedo em frascos. Os frascos tm capacidade de 1 kg, 2 kg e 3 kg e encontram-se vazios. Para que a quantidade recebida seja distribuda de forma proporcional nos frascos, o agente deve colocar, em cada um deles, uma quantidade proporcional capacidade do frasco. Dessa forma, a distribuio correta do contedo do pacote aquela na qual se deposita, no maior dos frascos,

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

AP
Pgina 7 de 14

QUESTO 16 ____________________________________

LI

C AD

QUESTO 15 ____________________________________

QUESTO 18 ____________________________________ Para o registro de um caso, o agente auxiliar incumbido do preenchimento de um formulrio. Verificou-se que um auxiliar gastou 4 horas para preencher 20 desses formulrios. Nessas condies, correto concluir que dois outros auxiliares que tm o dobro da eficincia do primeiro preenchero 50 desses formulrios em (A) (B) (C) (D) (E) 2 horas e 30 minutos. 5 horas. 10 horas. 20 horas. 40 horas.

RASCUNHO

QUESTO 19 ____________________________________ Um artigo est a venda por R$ 32,50. Caso o produto seja vendido por esse preo, o comerciante contabilizar um lucro bruto de 30% sobre o preo de custo do produto. Caso o produto no seja vendido em uma semana, o comerciante passar a oferec-lo com desconto. O maior nmero inteiro de desconto percentual no preo de venda que o comerciante pode praticar para que a venda seja realizada com lucro bruto de, pelo menos, 10% sobre o preo de custo igual a (A) (B) (C) (D) (E) 20. 15. 12. 10. 5.

QUESTO 20 ____________________________________ O agente encarregado de certo departamento tem a atribuio de registrar ocorrncias de trs tipos de eventos: P, Q e R. Em certa semana, o evento P ocorreu duas vezes na segunda-feira, quatro vezes na tera-feira, apenas uma vez na quarta-feira e no mais aconteceu naquela semana. O evento Q foi realizado uma nica vez em cada um dos dias de segunda a quinta-feira e duas vezes na sexta-feira, apenas. O evento R ocorreu apenas na tera, na quinta e na sexta-feira, respectivamente, 2, 1 e 4 vezes. Em seu relatrio, o agente deve mencionar as frequncias de ocorrncias semanais desses trs eventos. Para que o relatrio fique correto, as frequncias percentuais que o agente deve registrar para os eventos P, Q e R so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 0,35, 0,3 e 0,35. 7, 6 e 7. 20, 20 e 20. 27, 26 e 27. 35, 30 e 35.

PR

Pgina 8 de 14

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

VA

AP
FUNDAO UNIVERSA

LI

C AD

QUESTO 21 ____________________________________ Em relao aos conceitos de organizao e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, assinale a alternativa correta. (A) (B) Uma pasta uma estrutura para organizao na qual possvel armazenar apenas arquivos. Um programa sempre possibilita gravar as informaes com as quais se trabalha e, aps a gravao, elas so transformadas em uma pasta no disco rgido. Para salvar informaes no disco rgido do computador, necessrio informar o nome completo do arquivo e a pasta em que ele ser salvo. A melhor forma para organizar os arquivos criar uma nica pasta em todo o disco rgido e colocar todos os arquivos do computador nessa pasta. Aps instalar qualquer programa no computador, s possvel remov-lo por meio da formatao do disco rgido.

QUESTO 24 ____________________________________ Acerca da utilizao do aplicativo comercial de edio de textos Microsoft Word 2003, verso portugus, na sua configurao padro de instalao, assinale a alternativa correta. (A) Para inserir uma caixa de texto, correto clicar o menu Tabela e, em seguida, clicar a opo Inserir caixa de texto. possvel inserir numerao automtica de pginas no rodap, somente do lado direito da pgina. No possvel a utilizao de pginas na orientao retrato e paisagem, em um mesmo documento. No menu Ferramentas, a opo Contar palavras... mostra estatsticas como o total de palavras e de pargrafos do documento. A nica opo possvel de salvar um documento no disco rgido o uso do tipo .doc, o qual pode ser aberto exclusivamente pelo prprio Word.

(C)

(B) (C) (D)

(D)

(E)

(E)

QUESTO 22 ____________________________________ Com base no conceito de Internet e intranet, julgue os itens que se seguem. I II Internet e intranet baseiam-se no uso de um mesmo conjunto de protocolos de rede. A intranet uma rede projetada de acordo com os padres da Internet, mas para o processamento de informaes somente dentro de uma organizao. Se um usurio desejar acessar dados da Internet e da intranet ao mesmo tempo, ele deve utilizar navegadores diferentes por questo de incompatibilidade de tecnologia.

QUESTO 25 ____________________________________ Assinale a alternativa que contm apenas frmulas vlidas nos aplicativos de edio de planilha eletrnica Microsoft Excel e BrOffice Calc. (A) (B) (C) (D) (E) =SOMANDO(D5:D8), =SUBTRAIA(A1;B7), =MDIA(B7:B10) =MED(B7:B10), =PI(E1:F8), =SOMANDO(D5:D8) =SOMA(D5 a D8), =MED(B7:B10), =SUBTRAIA(A1;B7) =MDIA(B7:B10), =SOMA(D5:D8), =B7+B10 =PI(), =SUBTRAIA(A1;B7), =SOMA(D5:D8) CONHECIMENTOS ESPECFICOS QUESTO 26 ____________________________________ A prova judiciria tem por objetivo a reconstruo dos fatos investigados no processo, buscando a maior coincidncia possvel com a realidade histrica, isto , com a verdade dos fatos, tal como efetivamente ocorridos no espao e no tempo. Se deixar vestgios a infrao, a materialidade do delito ou a extenso de suas consequncias devero ser objeto de prova pericial, com diversas caractersticas. Com relao a essa situao, assinale a alternativa incorreta. (A) (B) (C) (D) (E) O exame de corpo de delito, nessa situao, indispensvel. O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. A prova ser realizada de modo indireto, se ocorrer o desaparecimento inevitvel do vestgio. A confisso do ru pode suprir o exame de corpo de delito. A prova pericial ser realizada diretamente sobre o objeto material do crime.

III

Assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Nenhum item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 23 ____________________________________

PR

Considerando os conceitos de segurana em informtica, assinale a alternativa correta. (A) Senhas, nveis de acesso e criptografia so mecanismos utilizados para permitir a melhoria da segurana em sistemas computacionais. Controle de acesso fsico est ligado a uso de senhas para acesso aos sistemas. Catracas e crachs para visitantes so a forma de controle de acesso lgico em empresas. Segurana da informao compreende estritamente os sistemas computacionais. Ao atribuir uma senha de acesso a determinado sistema, devem-se escolher informaes fceis de lembrar como nome ou sobrenome do usurio, o que tambm melhora a segurana da senha.

(B) (C) (D) (E)

FUNDAO UNIVERSA

VA

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

AP

LI

C AD

Pgina 9 de 14

QUESTO 27 ____________________________________ A prova pericial se faz por meio da elaborao de laudo tcnico, pelo qual os experts respondero s indagaes e aos esclarecimentos requeridos pelas partes e pelo juiz. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta. (A) A percia poder ser realizada por apenas um perito oficial, portador de diploma de curso superior, salvo quando o objeto a ser periciado exigir mais de uma rea de conhecimento especializado. A atuao da defesa sobre o objeto periciado ser possvel durante a elaborao do laudo oficial. Quando possvel a conservao do material periciado, o exame dos assistentes tcnicos dever ser feito na presena do perito oficial. O juiz no estar adstrito ao laudo pericial, podendo rejeit-lo, no todo ou em parte. Nas percias de laboratrio, os peritos devero guardar material suficiente para a eventualidade de nova percia.

QUESTO 30 ____________________________________ Segundo a Lei n. 10.460/1988, quanto aos funcionrios ocupantes de cargos inerentes s funes de polcia civil ou de segurana prisional, constitui transgresso disciplinar (A) (B) transitar por logradouro pblico sem o respectivo carto de identidade. frequentar, mesmo em razo de servio, lugares incompatveis com o decoro da funo policial ou da administrao penitenciria. (C) manter relaes de amizade, parentesco ou exibir-se em pblico, sem razo de servio, com pessoas de notrios e desabonadores antecedentes criminais. (D) comparecer, ostensivamente, em casa de prostituio,

(B) (C)

(D) (E)

QUESTO 28 ____________________________________ Alm da prova pericial realizada sobre o corpo de delito, h outras que tambm revelam-se necessrias para o esclarecimento de questes igualmente relevantes. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. (A)

(E)

(B) (C)

VA

(D)

(E)

A lei processual penal estabeleceu um tempo mnimo de doze horas, aps o bito, para a realizao da autopsia. A exumao exigida somente nos casos de morte violenta. Se houver dvida sobre a identidade do cadver exumado, o reconhecimento poder ser feito pela inquirio de testemunhas. O exame pericial dispensvel nos crimes cometidos por meio de escalada, porque pode ser suprido pela prova testemunhal. No cabe ao juiz ou autoridade policial negar qualquer pedido de percia requerida pelas partes.

AP

LI
tribunal. funcionrio pblico alternativa correta. (A) (B) o funcionrio, com demisso. (C) (D) multas. (E) A aplicao

QUESTO 31 ____________________________________ Com relao s penalidades constantes no estatuto do (Lei n. 10.460/1988), assinale a

QUESTO 29 ____________________________________ Assinale a alternativa correta, com relao a percias.

C AD
em servio. mnimo, trs pessoas. aposentado ou de penalidade Estado pelos prejuzos causados.

boates, casas de danas, bares e restaurantes da zona do meretrcio, participando de mesas ou de diverses, bem como fazendo uso de bebidas alcolicas, exceto maltratar preso sob sua guarda ou usar de violncia

desnecessria, no exerccio da funo policial ou de

segurana prisional, exceto se o preso der causa, recusando-se a ser preso ou a ser conduzido ao

circunstncia que agrava a pena a prtica de transgresso disciplinar, com o concurso de, no Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade, se colocado em disponibilidade, houver praticado transgresso punvel Havendo colaborao efetiva do acusado para a descoberta ou a apurao do ato infracional e de sua autoria, a autoridade julgadora, mediante deciso fundamentada, poder reduzir ou at mesmo excluir as multas previstas no estatuto do funcionrio pblico. Prescreve, no prazo de cinco anos, a ao disciplinar quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e as respectivas pelas transgresses

PR

(A)

(B)

(C) (D)

(E)

O exame pericial poder ser realizado por precatria, exigindo a lei processual penal que, em qualquer hiptese, a nomeao dos peritos se faa no juzo deprecado. Em caso de leses corporais, o exame complementar somente poder ser determinado pela autoridade policial. No sero admitidas provas microfotogrficas nos laudos periciais. Nos crimes de leso corporal de natureza grave, a falta de exame complementar no poder ser suprida pela prova testemunhal. Caso haja omisso, obscuridade ou contradio, a autoridade judiciria ordenar que se complemente ou se esclarea o laudo, ou, ainda, que se proceda a novo exame.

disciplinares constantes desse estatuto exime por completo o funcionrio da obrigao de indenizar o

Pgina 10 de 14

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

FUNDAO UNIVERSA

QUESTO 32 ____________________________________ Joo vive em unio estvel com Maria e tem dois filhos. No ltimo sbado, Joo, aps sair do trabalho, foi a um bar e passou a tarde consumindo cervejas e doses de cachaa. Ao chegar a casa, desentendeu-se com sua companheira e passou a agredi-la com murros e pontaps, causando-lhe diversas leses corporais. Como as agresses so consideradas leses corporais leves, (A) com pena de deteno de at um ano, o juiz poder aplicar o benefcio da suspenso do processo, previsto na Lei n. 9.099/1995. o juiz no poder determinar a Joo a medida protetiva de afastamento do lar. no h a necessidade de representao por parte da vtima. havendo representao, poder a vtima retratar-se, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justia. o juiz no poder determinar suspenso da posse ou restrio do porte de armas.

QUESTO 35 ____________________________________ Em um prdio em construo, cuja obra se encontra atualmente paralisada, o encarregado da construo informa que, para entrar na obra, cada pessoa deve utilizar equipamentos de proteo individual para garantir sua prpria segurana contra eventuais acidentes. O equipamento de segurana mais adequado para essa situao o(a) (A) (B) (C) (D) (E) capacete. colete prova de balas. mscara de solda. protetor auditivo. respirador purificador de ar.

(B) (C) (D)

QUESTO 36 ____________________________________ A polcia tcnico-cientfica foi chamada para investigar o desabamento do piso superior de um prdio de dois andares, utilizado como depsito de material. Uma possvel causa para esse desabamento pode estar relacionada ao fato de que (A) (B) o material estava armazenado em piso escorregadio. o material foi armazenado inadequadamente, pois bloqueava as sadas de emergncia. o material era perecvel e estava com a data de validade vencida. o posicionamento do material armazenado estava incorreto, pois dificultava o acesso aos extintores de incndio. o peso do material armazenado excedeu a capacidade de carga calculada para o piso.

(E)

QUESTO 33 ____________________________________ Tendo em vista a Declarao Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta. (A) Ningum poder ser apenado por conduta que no configurava crime quando da sua prtica; no entanto, se aps o cometimento do crime a pena for agravada ou minorada, dever ser aplicada a pena atual. Toda pessoa sujeita perseguio tem o direito de procurar asilo em outros pases e dele beneficiar-se, mesmo que instaurado processo por crime de genocdio. Ao afirmar que, a partir da idade nbil, o homem e a mulher passam a ter o direito de casar-se e de constituir famlia, isso implica dizer que no pode ser celebrado casamento entre menores de 18 anos. Todos os indivduos tm direito ao reconhecimento, em seu pas somente, da sua personalidade jurdica. Todo indivduo tem direito liberdade de opinio e de expresso, o que implica o direito de no ser inquietado pelas suas opinies e o de procurar, receber e difundir, sem considerao de fronteiras, informaes e ideias, por qualquer meio de expresso.

(C)

(D) (E)

VA

QUESTO 34 ____________________________________

PR

Roberto estava andando na companhia de Luis que, repentinamente, desmaiou. Rapidamente, Roberto verificou os sinais vitais de Luis, para tentar identificar a gravidade da situao. Uma ao que Roberto provavelmente tenha utilizado para rapidamente identificar um dos sinais vitais de Luis foi (A) (B) (C) (D) (E) procurar um termmetro, colocar na axila de Luis durante vinte minutos e, ento, aferir sua temperatura. sacudir violentamente Luis, na esperana de que ele recobrasse os sentidos. colocar comida na boca de Luis, pois este poderia ter desmaiado de fome. posicionar seu rosto prximo s narinas de Luis, para tentar ouvir ou sentir sua respirao. posicionar Luis de ponta-cabea, para aumentar a quantidade de sangue correndo para o crebro.

FUNDAO UNIVERSA

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

AP
(E) (A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

LI
(C) (D)

QUESTO 37 ____________________________________ O extintor adequado para combater o fogo em equipamentos eltricos energizados do tipo que utiliza gua pressurizada. dixido de carbono. gua-gs. espuma. limalha de ferro.

QUESTO 38 ____________________________________ Para o bom andamento dos experimentos, o tcnico deve ter conhecimentos da organizao dos reagentes e das vidrarias. Com relao a esse tema, assinale a alternativa correta. Os cidos concentrados devem ficar na parte mais alta da estante de reagentes. Os reagentes volteis devem ser guardados ao abrigo da luz. A gua sanitria, depois de aberta, deve ser armazenada na estante com os outros reagentes. Os materiais sensveis luz devem ser armazenados em frascos transparentes. Os hidrxidos devem ser armazenados em frascos plsticos.

C AD

Pgina 11 de 14

QUESTO 39 ____________________________________ Os experimentos de qumica e biologia so realizados com o uso de diversos tipos de vidrarias, sendo cada uma delas apropriada para um determinado procedimento. Com base nas figuras a seguir, assinale a alternativa correta.

QUESTO 40 ____________________________________ De acordo com o experimento que se deseja realizar, as medidas de volume podem ser feitas com o uso de diferentes vidrarias. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto. (A) (B) (C) O bquer usado para medidas de pequenos volumes. Ao utilizar uma pipeta, a leitura do volume do lquido deve ser feita pela parte inferior do menisco. A proveta deve ser usada para medidas de alta A bureta usada somente nas titulaes. solues aquosas. preciso. (D) (E)

O kitasato prprio para ser usado na preparao de

QUESTO 41 ____________________________________ Considerando a utilidade e o uso de alguns equipamentos Figura II essenciais de um laboratrio, assinale a alternativa correta.

Figura III

VA
Figura IV

PR

Figura V (A) (B) Uma soluo de concentrao de alta preciso pode ser preparada com a vidraria ilustrada na figura IV. A vidraria ilustrada na figura V pode ser usada para separar os componentes de uma mistura de cloreto de sdio e gua. Partculas slidas podem ser separadas com o uso do sistema mostrado na vidraria ilustrada na figura I. A proveta est ilustrada na figura III. A vidraria ilustrada na figura II pode ser usada para filtrao.

(C) (D) (E)

Pgina 12 de 14

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

AP
(B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E)

LI
(A) seco. solventes. alta preciso. do laboratrio. geladeira.

QUESTO 42 ____________________________________ Considerando que, para o bom andamento das atividades do laboratrio, a organizao e a segurana so fatores fundamentais, assinale a alternativa correta. As reaes qumicas devem ser realizadas na capela. A mistura sulfocrmica, muito usada na limpeza de vidrarias, pode ser preparada com a mistura de cido sulfrico e cromo metlico. Solventes e reagentes usados diariamente podem ser mantidos na bancada de trabalho. Cilindros de gases devem ser mantidos em um canto Substncias corrosivas devem ser guardadas na

C AD
lquidos de alto ponto de ebulio. sublimao de slidos.

A autoclave usada para a limpeza e a esterilizao a A bomba de vcuo usada para a destilao de O agitador magntico pode ser utilizado para realizar O evaporador rotatrio usado para a secagem de

A estufa usada para secar e esterilizar vidrarias de

Figura I

FUNDAO UNIVERSA

QUESTO 43 ____________________________________ Os laboratrios so lugares que apresentam alto risco de acidentes, pela especificidade do trabalho que pressupe a presena de diversas substncias letais, txicas, corrosivas, irritantes e inflamveis. Todavia, esses tipos de riscos podem ser controlados e minimizados quando so tomadas certas medidas de segurana.
R.M.G. Silva et al. Biossegurana no laboratrio de qumica: um estudo de caso. In: O Biolgico, v. 69, n. 1, 2007, p. 23-30.

QUESTO 45 ____________________________________ A purificao de reagentes pode ser realizada por diversos processos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) A destilao de arraste com vapor usada na purificao de leos. A destilao sob presso reduzida utilizada para a purificao de lquidos de alta presso de vapor. O processo de recristalizao usado para a purificao de substncias slidas com um solvente em (D) (E) Misturas homogneas de dois ou mais lquidos podem ser separadas por destilao simples. Substncias lquidas podem ser purificadas pelo que so insolveis a frio e solveis a quente.

alternativa correta. (A) Para a reduo de acidentes nos laboratrios, basta capacitar adequadamente os trabalhadores que atuam nesses ambientes. (B) (C) Os laboratrios no so ambientes insalubres. A biossegurana trata de um conjunto de aes que devem ser adotadas para prevenir, minimizar ou eliminar os riscos no laboratrio. (D) (E) Os resduos gerados nos laboratrios podem ser tratados por um nico mtodo qumico. necessrios somente nos laboratrios de pesquisa. Os procedimentos operacionais padro (POPs) so

QUESTO 46 ____________________________________ Na anlise de resduos de metais em amostras biolgicas, devem ser utilizados certos tipos de vidrarias e de equipamentos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. (A)

QUESTO 44 ____________________________________

AP
(B) (C) (D) (E)

LI
Os metais correta. (A) (B) (C) (D) (E) desinfetante. estar aquecido. esptula.

C AD
processo da sublimao. uma soluo de cido actico. o uso de um cromatgrafo gasoso. com o uso de uma soluo bsica. extrados das detectados por absoro atmica. na limpeza das vidrarias.

Na anlise de fgado, a amostra deve ser digerida com A determinao de metais em urina pode ser feita com A extrao dos metais das matrizes pode ser realizada matrizes podem ser

riscos para a sade do trabalhador. Conhecer as regras bsicas do manuseio de reagentes de primordial importncia. A respeito disso, assinale a alternativa correta. (A) No caso de um acidente, nos olhos, com cido sulfrico ou ntrico concentrados, a regio deve ser lavada com uma grande quantidade de uma soluo de borato de sdio. Ao derramar hidrxido de amnio na pele, deve-se

VA

O laboratrio de qumica um local que pode resultar em

Os metais podem ser determinados por infravermelho.

QUESTO 47 ____________________________________ Para conseguir resultados analticos seguros e confiveis, os analistas devem seguir as boas prticas com a limpeza das vidrarias. A respeito desse assunto, assinale a alternativa

PR

(B)

lavar a regio atingida, imediatamente, com uma soluo diluda de cido actico e, posteriormente, com gua. O fogo produzido por sdio ou potssio metlicos pode ser extinto com gua. correto usar lentes de contato ao se manusear reagentes qumicos. correto usar luvas de borracha ou de material descartvel ao se realizar manipulaes prximas da chama. O sabo alcalino de nome comercial Dextran usado A gua sanitria um redutor muito forte, usado como Um esporicida, para atuar como esterilizante, deve Os resduos slidos das vidrarias so removidos com a Os detergentes comercialmente disponveis so os sabes mais indicados para a limpeza das vidrarias.

(C) (D) (E)

FUNDAO UNIVERSA

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

A respeito do tema tratado no texto acima, assinale a

Pgina 13 de 14

QUESTO 48 ____________________________________ Assinale a alternativa que apresenta uma operao realizada em laboratrio associada vidraria adequada realizao dessa operao. (A) (B) (C) (D) (E) Teste de solubilidade: placa de Petri. Titulao: pipeta. Destilao simples: condensador de refluxo. Separao de lquidos miscveis: funil de separao. Filtrao a vcuo: funil de Buchner.

RASCUNHO

(A) (B) (C) (D) (E)

(A)

PR

(B)

(C)

(D)

(E)

O tcnico pipetou 2,1 mL do cido concentrado, transferiu-os para um balo volumtrico vazio e completou o volume com gua destilada, at a marca de 100 mL. O tcnico pipetou 2,1 mL do cido concentrado, transferiu-os para um balo volumtrico que continha alguns mililitros de gua destilada e completou o volume com gua destilada, at a marca de 100 mL. O tcnico mediu, em uma proveta, 2,1 mL do cido concentrado, transferiu-os para um balo volumtrico e completou o volume com gua destilada, at a marca de 100 mL. O tcnico pipetou 3,2 mL do cido concentrado, transferiu-os para um balo volumtrico que continha alguns mililitros de gua destilada e completou o volume com gua destilada, at a marca de 100 mL. O tcnico mediu, em uma proveta, 3,2 mL do cido concentrado, transferiu-os para um balo volumtrico e completou o volume com gua destilada, at a marca de 100 mL.

Pgina 14 de 14

VA

Os melhores resultados de uma anlise qumica dependem da pureza dos reagentes e da preciso das vidrarias. Um tcnico preparou 100 mL de uma soluo de cido ntrico (HNO3) de concentrao 0,5 mol/L, partindo do cido concentrado de densidade d = 1,5 g/mL e massa molecular MM = 63,0 g/mol. Com base nessas informaes, assinale a alternativa que apresenta o procedimento que pode ter sido utilizado pelo tcnico no preparo descrito.

SECTEC SSP AUXILIAR DE LABORATRIO CRIMINALSTICO (CDIGO 302) Caderno A

AP
FUNDAO UNIVERSA

QUESTO 50 ____________________________________

LI

Os hidrocarbonetos so compostos de baixo ponto de ebulio. Os cidos graxos so lquidos. A presso de um gs diretamente proporcional ao seu volume. A gua considerada o solvente universal. Os slidos so solveis em gua.

C AD

As substncias qumicas apresentam propriedades fsicas e qumicas caractersticas. Assinale a alternativa correta a respeito desse tema.

QUESTO 49 ____________________________________

You might also like