UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ECONOMIA DA INFORMAÇÃO 1) Defina Gestão de Direitos.

Em que a Tecnologia da Informação (T.I.) influenciou a questão da gestão de direitos? O que é copiagem ilícita?

A Gestão de Direitos consiste em permitir a restrição da difusão por cópia de conteúdos digitais, ao mesmo tempo em que se assegura e administra os direitos autorais e suas marcas registradas. A TI oferece oportunidades, ferramentas e novos desafios para a aplicação dos princípios de proteção à propriedade intelectual. Copiagem ilícita é quando um bem tem o seu direito de propriedade intelectual violado, através da cópia ou reprodução (parcial ou total) não autorizada pelo detentor do direito.

2)

O que é propriedade Intelectual? Em que o custo de distribuição e reprodução afetam de forma diferenciada a Propriedade intelectual?

Propriedade Intelectual são leis que protegem, estimulam e regulam a reprodução de inovações, tais como marcas, patentes, desenhos industriais e direitos autorais. O custo de reprodução, na propriedade intelectual, é praticamente nulo, comparando-se ao custo de distribuição, que é caro, todavia o meio de distribuição é rápido e eficiente.

3)

Como aproveitar em seu benefício às vantagens do baixo custo de distribuição? O que vem a ser a demanda por versões repetidas?

4)

Permitindo que clientes experimentem o bem antes do adquiri-lo, como por exemplo através de amostra ou demonstração do mesmo. Demanda por versões repetidas, significa quando o bem oferece valor de opção ao usuário, ou seja, quando o mesmo pode utilizar-se do bem quando e como quiser, como exemplo um Compact disc(CD), onde o usuário pode usar o produto como e quantas vezes desejar.

Discorra sobre Produtos semelhantes, mas não idênticos, e produtos complementares.

A estratégia na venda de Produtos semelhantes consiste em doar amostras do produto para que o usuário (cliente) não se canse, como por exemplo, revistas masculinas (as amostras são diferentes do conteúdo, porém dentro de um mesmo tema) e os programas antivírus. Tais amostras são importantes, tanto para clientes quanto para produtor, pois possibilita o prévio conhecimento do produto antes da compra pelo cliente, e serve de “chamariz” para o produtor, devido ao baixo custo do oferecimento da amostra, aumentando assim as vendas. A estratégia na venda de Produtos complementares consiste na venda casada de produtos( exemplo da gilete e navalha; impressora e cartucho) e no oferecimento de índices para que os clientes possam comprar o produto( como exemplo, revistas que oferecem o índice de notícias, mas cobram pelo conteúdo).

5)

Como fazer com que os custos de reprodução baixos lhes ofereçam oportunidades? Como mitigar isso através da Escolha de Termos e Condições?

Valendo-se do uso de cópias digitais, pois para o conteúdo digital, a produção é a reprodução, além do fato de que as cópias digitais são cópias perfeitas do original.

6)

7)

A empresa deve definir termos e condições pelo qual seu produto será utilizado pelo cliente, percebendo a relação inversa que existe entre controle e valor percebido pelo mesmo; pois quanto mais liberdade o cliente tiver para compartilhar um produto com outras pessoas, maior o valor que ele atribuirá. O fato dos termos e condições serem mais liberais possui dois efeitos: a empresa poderá cobrar um preço mais alto pelo produto; mais consumidores irão querer adquirir esse produto. Entretanto, termos mais liberais também estimulam a concorrência: mercados de aluguel, e revenda, que acabam reduzindo as receitas pela diminuição de compras do produto original.O desafio da gestão dos direitos de propriedade( em inglês DRM) está em equilibrar esses efeitos, pois quanto mais generosos forem os termos de uso e condições, mais poderá cobrar pelo produto, contudo menos irá vendê-lo.

Defina as diferentes estruturas de mercado dos bens da informação e descreva os princípios clássicos da estratégia competitiva aplicada a estas estruturas

Existem duas diferentes estruturas de mercado para os bens da informação: a estrutura do modelo de empresa dominante, onde se pode ou não produzir o melhor produto, mas que em virtude do tamanho e das economias de escala , desfruta de grande vantagem de custo sobre os concorrentes, como por exemplo a gigante Microsoft; a estrutura do mercado de produto diferenciado, onde várias empresas produzem o mesmo produto, porém com muita variedade. Na estrutura do modelo de empresa dominante, a estratégia utilizada é conquistar a liderança de custo mediante economias de escala. Na estrutura do mercado de produto diferenciado, a estratégia utilizada é a diferenciação do produto através da agregação de valor ao produto, ou seja, acrescentando valor à informação bruta, com o propósito de destacar-se da concorrência.

8)

Explique o significado da expressão “Reduzir o custo médio com o aumento de volume mediante reutilização e revenda”?

9)

Significa que caso seja difícil para uma empresa utilizar a estratégia competitiva da diferenciação de seu produto no mercado, é importante que a mesma obtenha a liderança de custo mediante economia de escala, vendendo o produto em grande quantidade, pois quanto maior a venda, menor será o custo médio e maior o ganho. Como exemplo das grandes agências de notícias( Ag.Reuters)

Discuta de uma forma sintética as principais lições a serem retiradas sobre a fixação de preços personalizados. O que vem a ser fixação de preços em grupo? Explique. Quais as razões para a fixação de preços em grupo?

10)

È quando torna-se mais lucrativo para a mepresa personalizar preços para um determinado grupo de pessoas, e não individualmente, devido a quatro razões básicas: a sensibilidade de preço( quanto mais sensíveis os consumidores sejam aos preços, menos deve-se cobrar) ; os efeitos da rede (se o valor que o indivíduo atribui ao produto depende de quantos outros membros desse grupo utilizam esse produto, haverá valor para a padronização em um único produto. Ex.Microsoft Office); o aprisionamento( se os custos de troca de um sistema/produto são muito elevados, os consumidores tendem a permanecer no mesmo sistema/produto. Assim, é importante oferecer descontos para determinados grupos de consumidores de modo a “viciá-los” em seu produto); e o compartilhamento( em muitos casos é conveniente para o usuário individual administrar ou organizar todos os bens da informação que deseja consumir. Os intermediários da informação, como as bibliotecas podem realizar essa tarefa de coordenação.Ex: Bibliotecas e locadoras)

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful