You are on page 1of 2

ESCOLA SECUNDÁRIA POETA ANTÓNIO ALEIXO ESCOLA SECUNDÁRIA POETAANTÓNIO ALEIXO

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia
Biologia e Geologia – 10.º Ano Biologia e Geologia – 10.º Ano 2008/2009 2008/2009
FICHA DE TRABALHO N.º 2 TEMA: INTERVENÇÃO HUMANA NOS SUBSISTEMAS TERRESTRES 1. Aceda ao sítio w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA1_Introd/index.html e na barra de menus esquerda seleccione a hiperligação "Riscos Geológicos". Com a informação constante dessa página, procure dar resposta às seguintes questões: 1.1. O que se entende por "risco geológico"? 1.2. Que factores contribuem para a ampliação do risco geológico de uma dada área? 1.3. De que forma a actividade antrópica pode amplificar o risco geológico associado às inundações? E aos deslizamentos de terra? 2. Aceda ao sítio www.ipv.pt/millenium/ect7_lmfs.htm e navegue até encontrar a Tabela 1, relativa às ocorrências de desastres naturais e as suas consequências em perdas de vidas humanas à escala mundial, entre 1960 e 1980. 2.1. Depois de analisar a metade superior da tabela, estabeleça uma comparação entre: 2.1.1. O número de ocorrências de catástrofes de origem climática e de origem geodinâmica (geológica). 2.1.2. O número de vítimas mortais de catástrofes de origem climática e de origem geodinâmica. 2.2. Que conclusões pode retirar da análise da metade superior da tabela? 3. Ainda no mesmo sítio, navegue agora para a Tabela 2, referente à distribuição das catástrofes naturais em função do desenvolvimento económico dos países, no período entre 1960 -1980. 3.1. Depois de analisar a tabela, que relação pode estabelecer entre a distribuição do número de vítimas e o desenvolvimento económico dos países? 3.1.1. Procure encontrar razões justificativas para a relação feita na questão anterior. 4. Navegue agora para o sítio www.cientic.com/antropica_pp2.html. 4.1. Com as informações constantes dessa página, procure definir o conceito de "Ordenamento do Território". 4.2. Utilize um motor de busca para tentar encontrar uma definição para o conceito de "Desenvolvimento Sustentável". 4.3. Em que medida o ordenamento do território contribui para atingir um desenvolvimento sustentável? 4.4. Utilize um motor de busca para procurar definir o que se entende por "Pegada Ecológica". 4.5. Entre no sítio www.bestfootforward.com/footprintlife.htm e calcule a sua pegada ecológica. (NOTA: em casa entre no sítio www.myfootprint.org para aceder a uma calculadora da pegada ecológica mais completa e compare os resultados que obteve com ambas as calculadoras).

www.bestfootforward.com/footprintlife.htm

www.myfootprint.org

5. Pesquise o significado do acrónimo RSU assim como a sua definição utilizando, para o efeito, um motor de busca. 5.1. Aceda ao sítio www.amigosdomindelo.pt/agenda21/residuos.htm e indique que materiais constituem os RSU's. 5.2. Ainda nessa mesma página, indique as duas principais razões apontadas
www.amigosdomindelo.pt/agenda2 para a não utilização de ecopontos/ecocentros. 1/residuos.htm

5.3. Entre no sítio www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=1724&iLingua=1 e, com as informações constantes dessa página, procure definir em que consiste a política dos 3R's, assim como o significado de cada um dos "R".
www.naturlink.pt/canais/Arti go.asp?iArtigo=1724&iLingu a=1

5.4. Aceda aogora ao sítio www.amb3e.pt e, na barra de menus horizontal superior, passe o rato sobre o menu "Consumidor". No menu que se abre, passe o rato sobre o submenu "REEE" e, finalmente, clique na hiperligação "REEE" no submenu que se desenrolou. Com as informações constantes dessa página, procure definir o que são REEE's. 5.4.1. A par dos três "R" fala-se agora de um quarto "R", de Recuperação. Este quarto "R" aplica-se essencialmente a REE's. Explicite este conceito de

www.amb3e.pt

"recuperação".

6. Aceda ao sítio campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0029_impambientais/recareas.htm e clique na hiperligação "Recuperação de Pedreiras". Com os dados constantes dessa página, procure responder às seguintes questões. 6.1. O que se entende por "recuperação de áreas degradadas"? 6.2. Que tipos de acções podem ser empreendidas com vista à recuperação de áreas degradadas por pedreiras? 6.3. Em que medida a construção do Estádio Municipal de Braga pode ser considerada como uma medida de recuperação de uma área degradada?

7. Aceda ao sítio pt.wikipedia.org tente encontrar definições para os seguintes conceitos: geodiversidade, património geológico e geomonumento. 7.1. Aceda, finalmente, ao sítio www.progeo.pt/geomon.htm e identifique os diversos geomonumentos algarvios aí listados. 7.2. Usando um motor de busca de imagens, procure encontrar imagens para os geomonumentos que indicou na resposta à questão anterior.

pt.wikipedia.org

www.progeo.pt