You are on page 1of 1

30. Que diz o Evangelho de Maria [Madalena]?

O texto que se conhece como Evangelho de Maria um texto gnstico escrito originalmente em grego, que nos chegou, atravs de dois fragmentos em papiro do sculo III, encontrados em Oxirrinco no Egipto (P.Ryl. III 463 e P.Oxy. L 3525), e de uma traduo em copto do sculo V (P.Berol. 8502). Todos estes textos foram publicados entre 1938 e 1983. possvel que a obra tenha sido composta no sculo II. Nela apresenta-se Maria, provavelmente Maria Madalena (ainda que apenas seja denominada Maria), como fonte de uma revelao secreta ao estar em estreita relao com o Salvador.

Tendo em conta o carcter gnstico destes textos, parece muito mais plausvel que estes evangelhos no mostrem a situao da Igreja, mas a sua particular posio e o seu confronto com ela.

O que afirma um grupo sectrio no se pode entender como norma geral de uma situao, nem se pode fazer da excepo uma regra.

Este o testemunho dos fragmentos, que, como se v, no muito. Alguns autores quiseram ver na oposio dos apstolos a Maria (de algum modo tambm presente no Evangelho de Tom, na Pistis Sopha e no Evangelho grego dos egpcios) um reflexo dos confrontos existentes na Igreja do sculo II. Seria sinal de que a Igreja oficial se oporia s revelaes esotricas e liderana da mulher. Mas tendo em conta o carcter gnstico destes textos, parece muito mais plausvel que estes evangelhos no mostrem a situao da Igreja, mas a sua particular posio e o seu confronto com ela. O que afirma um grupo sectrio no se pode entender como norma geral de uma situao, nem se pode fazer da excepo uma regra.
www.opusdei.org - Textos elaborados por uma equipa de professores de Teologia da Universidade de Navarra, dirigida por Francisco Varo.

No texto fragmentrio que nos chegou narra-se que os discpulos fazem perguntas a Cristo ressuscitado e ele responde. Depois envia-os a pregar o evangelho do Reino aos gentios e vai-se embora. Os discpulos ficam tristes, sentindo-se incapazes de cumprir o mandato. Ento Maria anima-os a lev-lo a cabo. Pedro pede-lhe que lhes comunique as palavras do Salvador que eles no tinham escutado, j que sabem que ele a amava mais do que s restantes mulheres. Maria refere a sua viso, repleta de referncias gnsticas. No contexto de um mundo que caminha para a dissoluo, explica as dificuldades da alma para descobrir a sua verdadeira natureza espiritual, na sua ascenso ao lugar do seu eterno descanso. Quando termina de narrar a sua viso repara que Andr e Pedro no lhe do crdito. Pedro pe em questo que o Salvador a preferisse aos apstolos e Maria pe-se a chorar. Levi defende-a (Tu, Pedro, sempre to impetuoso) e acusa Pedro de se pr contra a mulher (provavelmente, Maria, mais do que a mulher em geral) como faziam os adversrios. Anima-os a aceitar que o Salvador a tenha preferido, a revestir-se do homem perfeito e a ir pregar o evangelho, o que fazem finalmente.

You might also like