NOME DO ALUNO

TÍTULO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Mestrado em Ciências Biológicas – Doenças Parasitárias da Universidad Autónoma de Asunción

Professor orientador: Prof. Dr. Nome

Asunción - Paraguay 2008

......1 SUMÁRIO 1....................................................................................................3............. INTRODUÇÃO ....................................................................... DESENVOLVIMENTO (ou NOME DO TEMA ou ASSUNTO).2 1....2 1. Linha de pesquisa......................1......... Problemas..........................2 1.........................................................................4...2 1.................2.......................................... RESULTADOS ESPERADOS...................................................................................................................................... METODOLOGIA DA PESQUISA......................................3 4......................................3 ............................................. Justificativas............................................2 2..................................................................................3 REFERÊNCIAS........................................................ Objetivos..........3 3.

O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar.2. com relação à importância e à relevância da pesquisa proposta. Deverão ser claros. Que vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar. . ou de alguma forma imprecisos. talvez não tenha sido bem definido o tema a ser investigado.3. Se os objetivos forem muitos. sucintos e diretos. INTRODUÇÃO Texto introdutório e provável título da tese. Deverão sintetizar o que pretende alcançar com a pesquisa. Problemas Descrever sobre o problema que pretende resolver na pesquisa. 1. O que se que estudar. isto porque objetiva buscar sua solução ou elucidação. e os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão desdobramentos do objetivo geral. Os objetivos devem estar coerentes com o problema e a justificativa. Relatar quais os pontos positivos que se percebe na abordagem proposta.4.1. Objetivos Descrever sobre a intenção ao propor a pesquisa. A pesquisa científica depende da formulação adequada do problema. Pode-se discorrer sobre as hipóteses a serem verificadas. Justificativas Descrever sobre “o porquê” da realização da pesquisa. 1.2 1. procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância. A justificativa deverá convencer quem for ler o projeto. Linha de pesquisa Doenças Parasitárias 1. 1. Avaliar se o tema é relevante. A formulação do problema deve deixar bem claro qual será o objeto de estudo do projeto. Deve-se observar o objetivo do programa e das linhas de pesquisa do mestrado.

Uma metodologia bem estruturada reflete um bom planejamento do processo de investigação. DESENVOLVIMENTO (ou NOME DO TEMA ou ASSUNTO) Descrever sobre o tema ou assuntos contemplados pelo pré-projeto. REFERÊNCIAS Conforme norma da Vancouver. e. mesmo que o projeto esteja apresentando uma metodologia inédita. as referências bibliográficas devem ser feitas. 4.3 2. 3. Poderão também ser definidos o tipo de pesquisa. diminuindo a possibilidade de surgirem falhas que impeçam a conclusão do projeto. serão necessárias justificativas para a escolha de um ou outro método. Eventualmente. Devem estar detalhadas. É uma descrição técnica de como será desenvolvido o trabalho. de forma lógica e linear. os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados. . indicando o teste estatístico ou processo analítico que permitirá a extração de conclusões. Colocar aqui os resultados preliminares (se já os tiver). METODOLOGIA DA PESQUISA Descrever como será realizada a pesquisa. A abordagem que será utilizada para a análise dos resultados também deve ser explicitada. a população (universo da pesquisa). a amostragem. RESULTADOS ESPERADOS Descrever sobre os resultados esperados. durante a descrição. todas as etapas do projeto.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful