You are on page 1of 2

Atesmo e religio

Assume-se frequentemente que pessoas que se auto-identificam como ateus so irreligiosas, mas algumas seitas dentro das principais religies, rejeitam a existncia de uma divindade criadora e pessoal. Nos ltimos anos, certas denominaes religiosas tm acumulado uma srie de seguidores abertamente ateus, tais como o judasmo humanstico e atesta e ateus cristos. O sentido mais estrito do atesmo positivo no implica quaisquer crenas especficas fora da descrena em qualquer divindade, como tal, os ateus podem ter qualquer nmero de crenas espirituais. Pela mesma razo, os ateus podem ter uma grande variedade de crenas ticas, que vo desde universalismo moral do humanismo, que defende que um cdigo moral deve ser aplicado consistentemente a todos os seres humanos, ao niilismo moral, que sustenta que a moralidade no tem sentido.

Definio e distines
Autores discordam entre si sobre qual a melhor forma de definir e classificar o "atesmo", contestando quais as entidades sobrenaturais a que o termo se aplica, se uma afirmao por direito prprio ou se meramente a ausncia de uma, e se requer uma rejeio consciente, explcita. Uma variedade de categorias tm sido propostas para tentar distinguir as diferentes formas de atesmo.

Implcito e explcito
As definies do atesmo tambm variam quanto ao grau de considerao que uma pessoa deve dar ideia de deus (ou deuses) para ser considerado um ateu. O atesmo tem sido por vezes definido para incluir a simples ausncia de crena na existncia de qualquer divindade. Essa definio ampla incluiria os recm-nascidos e outras pessoas que no tenham sido expostas a ideias testas. Antigamente alguns ateus chegavam a dizer que o homem que no est familiarizado com o tesmo ateu porque no acredita em um deus. Esta categoria tambm incluiria a criana com a capacidade conceitual de compreender as questes envolvidas, mas que ainda no tomou conhecimento dessas questes. O fato de que esta criana no acredita em Deus qualifica-a como ateu. Usa-se o termo atesmo implcito para se referir ausncia de crena testa sem uma rejeio consciente dela, e o atesmo explcito para referir-se definio mais comum de descrena consciente. Mas a maioria dos atestas reconhece apenas o atesmo explcito como "atesmo" verdadeiro.

Positivo e negativo
O atesmo positivo (forte/duro) a afirmao explcita de que os deuses no existem. O atesmo negativo (fraco/suave) inclui todas as outras formas de no-tesmo. Segundo esta classificao, quem no um testa um ateu negativo ou positivo. Sob esta demarcao do

atesmo, a maioria dos agnsticos podem ser qualificados como ateus negativos. Mas a maioria dos agnsticos vem o seu ponto de vista como distinto do atesmo, o qual podem considerar to pouco justificado como o tesmo ou como requerendo igual convico. As respostas comuns de ateus contra este argumento incluem que proposies religiosas no comprovadas merecem tanta descrena quanto todas as outras proposies no comprovadas e que a improbabilidade da existncia de um deus no implica igual probabilidade para ambas as possibilidades. Alguns autores ateus preferem distinguir as

posies testa, agnstica e ateia segundo a probabilidade que cada uma delas atribui afirmao "Deus existe".

Definio como impossvel ou impermanente


Antes do sculo XVIII, a existncia de Deus era to universalmente aceita no mundo ocidental, que mesmo a possibilidade do atesmo verdadeiro era questionada. Isso a noo de que todas as pessoas acreditam em Deus, desde o nascimento; dentro desta viso estava a conotao de que os ateus esto simplesmente em negao. Existe tambm uma posio alegando que os ateus so rpidos a acreditar em Deus em tempos de crise, que os ateus fazem converses no leito de morte, ou de que "no existem ateus nas trincheiras." Alguns defensores dessa posio afirmam que um dos benefcios da religio que a f religiosa permite aos seres humanos suportarem melhor as dificuldades, funcionando como o "pio do povo".

Atesmo e tica
Por que a dvida quanto ao carter daquele sujeito que no professa uma f? Assim como os religiosos so muito diferentes entre si (h os que so generosos, solidrios, e h os que guerreiam e matam em nome mesmo de sua religio), tambm os ateus formam uma categoria bastante heterognea. H os que so solidrios, sim, mas h tambm os que so indiferentes. Ambos, religiosos e ateus, so sobre tudo humanos, demasiadamente humanos.Embora exista um consenso geral em relao correlao positiva entre educao e Atesmo, a maior parte das pessoas desconhece que os dados tambm demonstram uma correlao positiva entre atesmo e comportamento tico. H uma menor percentagem de Ateus nas cadeias que na sociedade (embora isso tambm se pudesse dever ao fator educao), e tambm nos EUA um estudo verificou que a percentagem de Ateus entre as pessoas apanhadas a fugir aos impostos menor que a do resto da sociedade. Veremos uma pesquisa feita: "De acordo com a revista Skeptic vol.6 #2 1998, em vrios estudos, h uma correlao negativa entre tesmo e moralidade. De acordo com o estudo de 1934 de Franzblau, h uma correlao negativa entre religiosidade e honestidade. O estudo de 1950 de Ross mostra que ateus e agnsticos mais facilmente mostram a sua vontade de ajudar os pobres que os profundamente religiosos.

You might also like