UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Banco de Dados 2 - 2011.1 Professor: Ricardo Alexandre Afonso

Banco de Dados Autônomo
Equipe: Guilherme de Oliveira Pedro Henrique Rodolfo Barros Thiago Lins

Computação Autônoma 2 .Exemplo: DBSitter 02 .Sumário Banco de Dados Autônomo 1 .Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD 3 .

Computação Autônoma Introdução Banco de Dados Autônomo a Computação Autônoma surge num cenário onde o ambiente computacional de uma empresa é enorme e complexo. a IBM [IBM Corporation. 03 . a IBM em 2001 apresenta o conceito de Computação Autônoma. 2001] afirmou que Computação Autônoma é a habilidade da infra-estrutura da Tecnologia da Informação (TI) de adaptar-se a mudanças num ambiente tecnologicamente complexo. objetivo: que os sistemas realizem seu próprio gerenciamento da forma mais automática possível. sempre obedecendo aos objetivos e políticas do negócio. surge a necessidade de gerenciar de forma satisfatória esse cenário.

outras duas vantagens [Constantinescu.Computação Autônoma Introdução Banco de Dados Autônomo com isso os administradores dos sistemas podem focar em atividades de alto nível. pois diminui o custo administrativo. 2003] em se utilizar a Comutação Autônoma: aumento do retorno do investimento. com questões pequenas do sistema. com recursos realocados e profissionais liberados para outras atividades. 04 . aumento do QoS (Qualidade de Serviço) pois diminui o Down Time que é o tempo que o sistema fica fora do ar para reparos (40% do tempo gasto) ou qualquer verificação. pois as de baixo nível podem ser automatizadas.

05 . para a implantação dessas características em uma organização é necessário tempo. período de readaptação dos processos da empresa e capacitação dos profissionais.Computação Autônoma Características da Computação Autônoma Banco de Dados Autônomo Auto-configuração (self-configuring): capacidade de se adaptar rapidamente. pois existe um período de implantação. Auto-otimização (self-optimizing): utilização maximizada dos recursos para atender ao usuário final utilizando o mínimo de intervenção humana. Auto-proteção (self-protecting): restringir o acesso aos dados adequados no tempo adequado para proteção e tornar o sistema menos vulnerável a acessos indevidos. com interferência mínima de profissionais. Auto-cura (self-healing): detectar operações com problema e resolvê-las sem Down Time.

2002] dividiu em cinco níveis os estágios em que uma organização pode estar em relação à Computação Autônoma: Nível básico: cada elemento de TI é gerenciado de forma individual. Nesse cenário. Nível autônomo: os usuários interagem com a tecnologia autônoma para monitorar apenas os processos de negócio e alterar seus objetivos. Nível gerenciado: geralmente são consoles que centralizam as informações dispersas ao longo do sistema. Nível preditivo: utiliza novas tecnologias para promover a união dos elementos da infra-estrutura que reconhecem padrões. Nível adaptativo: o ambiente TI pode tomar as ações corretas de forma automática baseado na informação disponível e no conhecimento do que está ocorrendo no ambiente. realizam previsões ou sugerem melhorias. 06 . a monitoração e gerenciamento dos ambientes de SGBD é uma área bastante adequada à aplicação dos conceitos da Computação Autônoma.Computação Autônoma Computação Autônoma em uma organização Banco de Dados Autônomo a IBM [IBM Corporation.

Computação Autônoma Computação Autônoma em uma organização Banco de Dados Autônomo 07 .

1999. .criação e desfragmentação de tabelas e índices. . Com a computação autônoma. hoje já é possível auxiliar os SGBD na automatização de tarefas como: . 08 . tomando ações pró-ativas e liberando-o para investir tempo e conhecimento em atividades mais elaboradas [Oracle Corporation.Computação Autônoma Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD Banco de Dados Autônomo Os SGBD geralmente oferecem alguns recursos básicos para a manutenção dos BD. Sql Server.tuning de consultas SQL. . Os SGBD's deveriam oferecer uma forma de permitir ao administrador de banco de dados se adiantar aos problemas. 2005b].ajuste das áreas de memória utilizadas pelo banco de dados.gerenciamento de locks.

Computação Autônoma Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD Banco de Dados Autônomo 09 .

10 . 2000].Computação Autônoma Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD = SAGBD Banco de Dados Autônomo O encontro entre computação autônoma e bancos de dados deu origem a um novo conceito: Sistema Autônomo de Gerenciamento de Banco de Dados (SAGBD). também chamado de sistemas multi-agentes e o SGBD [Macedo. A implementação das características em um sistema autônomo deve possuir uma arquitetura que permita a existência de interação entre a comunidade de agentes inteligentes.

Computação Autônoma Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD = SAGBD Banco de Dados Autônomo 11 .

” [Taurion. 2003] 12 . coletando informações do SGBD e executando tarefas autônomas. Os sistemas de informação servem como ponte entre os sistemas produtivos e os SGBD. A implementação das características em um sistema autônomo deve possuir uma arquitetura que permita a existência de interação entre a comunidade de agentes inteligentes. com a inclusão.Computação Autônoma Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD = SAGBD Banco de Dados Autônomo Os multiagentes funcionando em camadas agem de forma não invasiva. se auto-configurar. exclusão ou modificação em componentes de hardware e software. 2000]. quando mudanças acontecerem no ambiente de TI. “um sistema de computação autônoma deve ter inteligência suficiente para dinamicamente e com o mínimo de intervenção humana. também chamado de sistemas multi-agentes e o SGBD [Macedo.

Computação Autônoma Computação Autônoma e Gerenciamento de SGBD = SAGBD Banco de Dados Autônomo 13 .

Libera os administradores de banco de dados para a realização de tarefas de alto nível. 14 .Computação Autônoma Vantagens dos SAGBD Banco de Dados Autônomo Resolução rápida de problemas. Aumenta a qualidade de serviço. Dispensa o fator humano na solução do problema. Aumenta o retorno de investimento.

Computação Autônoma Exemplo de SAGBD . 15 . Fata de um mecanismo de aprendizado. Existiam várias soluções de mercado para monitoração e gerenciamento de SGBD.DBSitter Banco de Dados Autônomo Uniu o Raciocínio Baseado em Casos (RBC) e Agentes Inteligente para solucionar problemas. Problemas: Impossibilidade de acrescentar novos problemas e/ou soluções. São geralmente específicos para um determinado SGBD.

1: Fragmentação de Objetos ● Categoria 2.2: Particionamento ● Categoria 3.1: Tamanhos de área reservadas para objetos do SGBD ● Categoria 3.Computação Autônoma Exemplo de SAGBD .1.1: Fragmentação de Tabelas ● Categoria 2.1.1: Corrupção de Índices Categoria 2: Problemas de Performance ● Categoria 2. pró-atividade e reatividade numa solução para gerenciamento e monitoração dos SGBD.2: Fragmentação de Índices ● Categoria 2.1: Corrupção de Estruturas de Dados ● Categoria 1.3.2: Dimensionamento de Memória Categoria 3: Problemas na Estruturação do SGBD ● Categoria 3.3. Categoria 1: Problemas Físicos ● Categoria 1.2: Corrupção de Memória ● Categoria 1.3: Parâmetros do SGBD 16 .1: Corrupção de Tabelas ● Categoria 1.DBSitter Banco de Dados Autônomo A utilização de agentes inteligentes trouxe maior autonomia.3: Corrupção de Objetos ● Categoria 1.

Detecção de falhas. Banco de Dados Autônomo 17 . Sugestão de soluções para falha. Questionamento de falhas ou soluções.Computação Autônoma Exemplo de SAGBD .DBSitter FUNCIONALIDADES DO DBSitter Previsão de falhas. Adaptação de soluções (Aprendizagem). Correção de falhas. Adição de casos.

. 208p. R. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. NOGUEIRA. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) – Centro de informática. M. M. 2005. Utilização de SAGBD No Apoio à Sistemas de Manufatura. UFPE. PEREIRA C. 2005. SANTOS. L. M. C. A. J. 2008. A. L..Computação Autônoma Referências Banco de Dados Autônomo AFONSO. Rio de Janeiro. DBSitter: Um Sistema Inteligente para Gerenciamento de SGBD.. F. A. ARAÚJO. CARNEIRO.

Computação Autônoma Banco de Dados Autônomo PERGUNTAS? .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful