You are on page 1of 3

Questo 31

Analise as representaes cartogrficas.


Noruega Canad Reino Unido Alemanha Estados Unidos Frana Itlia Espanha Egito Mxico Porto Rico Brasil Argentina frica do Sul Sua Turquia ndia Cingapura Indonsia Austrlia

Coria do Sul Rssia China Japo

Peru

Canad Estados Unidos

Reino Unido Rssia Alemanha Frana Itlia Turquia Egito Paquisto Bangladesh Filipinas China Japo

Mxico

Venezuela

Brasil

Nigria

ndia

Argentina

Indonsia

(M. E. Simielli, Geoatlas, 2007.)

Estas representaes so anamorfoses geogrficas. Uma anamorfose geogrfica representa a superfcie dos pases em reas proporcionais a uma determinada quantidade.

As anamorfoses acima representam, respectivamente: a) Nmero de turistas recebidos e Produto Nacional Bruto.

geografia 2
b) Produto Nacional Bruto e Populao. c) Populao e Nmero de turistas recebidos. d) Populao ativa na agricultura e Produto Nacional Bruto. e) Populao e Populao ativa na agricultura. mas cidades globais na rede urbana mundial, como o caso de So Paulo, importante centro de servios especializados. Est correto o que se afirma em: b) II e III, apenas. a) I, apenas. d) I e III, apenas. c) II, apenas. e) I, II e III.

alternativa B
O primeiro mapa representa os produtos nacionais brutos, e nele se destacam as maiores economias mundiais; o segundo, por sua vez, representa os pases que tm as maiores populaes totais ou absolutas.

alternativa D
No incio da ocupao do territrio brasileiro, houve grande concentrao de cidades junto ao litoral, principalmente, nordestino.

Questo 32
O fluxo imigratrio negativo, ou seja, o nmero de emigrantes maior que o de imigrantes, tornou-se uma realidade no Brasil a partir da dcada de 1980. Os pases que mais tm recebido brasileiros so: a) Japo, Portugal e Sua. b) Japo, Portugal e Inglaterra. c) Estados Unidos, Sua e Alemanha. d) Estados Unidos, Paraguai e Inglaterra. e) Estados Unidos, Paraguai e Japo.

Questo 34
Analise os climogramas.
(C) 30 24 18 12 6 0 (mm) 500 400 300 200 100 0

alternativa E
Os pases que mais recebem imigrantes brasileiros so Estados Unidos, Paraguai, Japo e Portugal.

J F M A M J J A S O N D

Questo 33
Considere as afirmaes sobre a urbanizao brasileira. I. Embora os nmeros referentes ao processo de urbanizao possam conter algumas distores, resultantes das metodologias utilizadas, inegvel que entre as dcadas de 1950 at 1980 o Brasil passou de forma intensa por esse processo. II. No incio da ocupao do territrio brasileiro, houve grande concentrao de cidades na regio Sudeste. Esse fenmeno est associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa regio. III. Num mundo cada vez mais globalizado, h um reforo do papel de comando de algu-

(C) 30 24 18 12 6 0

(mm) 500 400 300 200 100 0

J F M A M J J A S O N D

(Moreira e Sene, Geografia Geral e do Brasil, 2006.)

geografia 3
Os climogramas correspondem, respectivamente, s localidades e aos tipos climticos: a) Belm: equatorial mido; Porto Alegre: subtropical mido. b) So Luis: tropical; Salvador: tropical semi-rido. c) Cuiab: tropical; Belo Horizonte: tropical semi-rido. d) Manaus: equatorial mido; Palmas: tropical de altitude. e) Braslia: subtropical mido; Florianpolis: tropical mido. e) a agricultura de soja e a pecuria leiteira so as principais atividades desenvolvidas nas pequenas propriedades, onde est o maior nmero desses trabalhadores.

alternativa A
Em pequenas e mdias propriedades trabalham a grande maioria da populao ligada s atividades agrcolas, que utilizam basicamente mo-de-obra familiar.

alternativa A
Os climogramas representam, respectivamente, o clima equatorial (elevado ndice anual de chuvas e pequena amplitude trmica) e o clima subtropical (chuvas regulares e melhor distribudas e elevada amplitude trmica).

Questo 36
O uso das representaes cartogrficas est diretamente ligado necessidade do usurio. Essa necessidade faz com que seja necessrio um maior ou menor detalhamento, definido pela escala dos mapas. Considere os seguintes usurios: A um turista em uma grande cidade; B um comerciante viajando pelo estado de So Paulo; C um analista das reas de plantao de soja no Brasil. Os mapas com as escalas mais adequadas que podero ser utilizadas so: A a) 1:1.000 b) 1:5.000.000 c) 1:1.000.000 d) 1:10.000 e) 1:1.000.000 B 1:5.000.000 1:500.000 1:100.000 1:1.000.000 1:500.000 C 1:10.000 1:2.500.000 1:250.000 1:5.000.000 1:2.500.000

Questo 35
De acordo com o ltimo censo realizado pelo IBGE, em 2001, um em cada cinco brasileiros trabalhava em atividades agrcolas. correto afirmar que a) a grande maioria desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em pequenas e mdias propriedades, que utilizam basicamente a mo-de-obra familiar. b) a maior parte desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em grandes propriedades agrcolas que tm investido fortemente na exportao de seus produtos. c) esto principalmente envolvidos na produo de soja e na pecuria, fazendo com que a maior concentrao desses trabalhadores esteja na regio centro-oeste. d) por conta da expanso da agroindstria na regio Sul houve intensa migrao para essa regio, que hoje concentra o maior contingente desses trabalhadores.

alternativa D
Do usurio A para o usurio C, as cartas devem partir das de maior escala (maior detalhamento) para uma de menor escala (menor detalhamento).

You might also like