You are on page 1of 2

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE 161718

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Ficha de Informativa de Portugus Mdulo 10 12 F - Curso Profissional de Termalismo


Ano Lectivo 2011/2012

L os textos com ateno, sublinhando as ideias essenciais. Texto 1

A Mitificao do Heri
O Homem, bicho da terra to pequeno, conseguiu conquistar o mar que o transcendia espao de transgresso - , vencendo as foras, personificadas pelos Deuses. Conseguiu isso pela ousadia, pelo estudo, pelo sacrifcio, por querer superar-se a si prprio e ser mais alto e ir mais longe. Os homens tornam-se deuses, fazendo cair do pedestal as antigas divindades. A recepo dos nautas pelas ninfas significa a confirmao dos receios de Baco: de facto, os navegantes cometeram actos to grandiosos que se tornam amados pelos deuses; e, de certo modo, divinizam-se tambm. Temos aqui um mito construdo com elementos da cultura greco-latina, mas elaborado para o efeito especfico que o autor visa. Que diz esse mito? Reconhece a importncia excepcional do acontecimento nuclear do poema a Viagem de Descoberta do Caminho Martimo para a ndia. A viagem fsica, humanista, geogrfica e potica. A euforia leva epopeia como forma elevada de imortalizar os heris da aventura. Mais do que explorar os mares, a viagem traduz em si mesma a contnua procura de verdade, pois sempre mais belo viajar do que chegar. Desta viagem resulta a passagem do conhecido para o desconhecido, das trevas para a luz, de uma ideologia confinada para outras e diversas realidades. Os olhos dos eleitos que viram o raiar da aurora e a gua pura das fontes ou que tiveram o privilgio de contemplar a mquina do mundo exprimem a metfora da luz numa poca do conhecimento. O deslumbramento dos nautas pelo erotismo da ilha simbolizar tambm a necessidade de uma comunho dos homens com o divino na procura da suprema harmonia. Assim se consubstancia a narrativa que na ilha dos Amores revelar ao mundo que a nica via para o Futuro o Amor e o Conhecimento. A superao advm dessa interiorizao, dos perigos e contrariedades. Vede depois de tantos e tantos perigos, chegmos aqui para voltar com o conhecimento. A descoberta verdadeira foi que o caminho martimo (ou terreno) atravs do Amor e do Conhecimento. O desconhecido torna-se conhecido e o mistrio desvendado, os nautas divinizados.
In Manual Interaces. Portugus 12 Ano, p.139

Texto 2 A divinizao dos heris a concluso para que aponta a intriga mitolgica: os portugueses ao longo da aventura que constitui o ncleo narrativo so favorecidos por Vnus e hostilizados por Baco. A oposio de Baco manifesta-se por diversas formas, das quais a mais expressiva a interveno junto dos deuses marinhos (VI, 7-34); a Baco profere o famoso discurso onde se perspectiva a aco dos homens em termos que os tornam capazes de competir com os deuses: Vistes, e ainda vemos cada dia Soberbas e insolncias tais, que temo Que do Mar e do Cu, em poucos anos, Venham Deuses a ser, e ns humanos. (est. 29) Os homens tornam-se deuses e apeiam do pedestal as antigas divindades. No Canto IX, o recebimento dos nautas pelas ninfas significa, entre outras coisas, a confirmao dos receios de Baco: de facto, os navegantes cometeram actos to grandiosos que se tornam amados por deusas; e, de certo modo, divinizam-se eles tambm. Aqui temos um mito construdo com elementos da cultura greco-latina, mas elaborado para o efeito especfico que Cames visa. Que diz este mito? Melhor do que qualquer discurso, faz reconhecer a importncia excepcional do acontecimento nuclear do poema a viagem de Vasco da Gama. Torna-se assim a mola real da epicidade do texto: expresso do entusiasmo, da euforia face s descobertas, euforia essa que engendra o projecto pico de imortalizar os heris da aventura. E, por outro lado, exprime a viso optimista do homem: a crena de que ele poder ultrapassar a medida que anteriormente era a sua, de progredir para l at do quer era crvel. () certssimo afirmar que o mito deve ser lido n Os Lusadas com os olhos de Fernando Pessoa da Mensagem: O mito o nada que tudo. No existe, no real, mas cria. Em particular, d sentido. Que consistncia tem a realidade existente, votada decadncia, morte, ao desaparecimento, se no for fecundada pelo esprito que sonha e a faz viver pela imaginao?
Maria Vitalina Leal de Matos, in A poesia pica de Cames Tpicos para a leitura d Os Lusadas, Cadernos FAOJ, n.14 (adaptado)

A professora: Hortense Pais

You might also like