You are on page 1of 3

ARTIGO CIENTFICO.

O artigo cientfico um texto escrito para ser publicado em peridico especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa. Em virtude da pesquisa cientfica funcionar como um instrumento no processo de produo do conhecimento, a publicao de artigos pea-chave para o intercmbio cientfico e socializao do conhecimento. O contedo de um artigo cientfico pode abranger os mais variados aspectos, tais como: tratar de um estudo ou descoberta, oferecer solues para problemas especficos, levar ao conhecimento do pblico idias novas ou abordar aspectos secundrios de alguma pesquisa. Modelo de Estrutura O modelo de estrutura e a formatao dos artigos cientficos variam de acordo com as exigncias do corpo editorial dos peridicos cientficos. Preliminares: apresentao o cabealho (ttulo e subttulo do trabalho), autor(es), credenciais e local de atividade do(s) autor(es). Resumo e/ou Abstract: o resumo descrevendo o contedo do artigo; com uma breve apresentao do tema, objetivos, referencial de base, metodologia, resultados e concluses. Geralmente seguido por de palavras-chave que esto relacionadas ao principal foco do contedo do artigo. Corpo do artigo: a estrutura de um artigo cientfico pode variar conforme a rea do conhecimento e exigncias para publicao. O corpo do artigo composto de introduo, reviso da literatura, metodologia, anlise e interpretao dos resultados e concluses. Bibliografia ou referncias bibliogrficas (ABNT). Anexos. UM MODELO: Fonte vide site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=s Sociologias ISSN 1517-4522 verso impressa Resumo BONELLI, Maria da Gloria. Ideologias do profissionalismo em disputa na magistratura paulista. Sociologias, jan./jun. 2005, no.13, p.110-135. ISSN 1517-4522. O artigo contrasta o iderio dominante no Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, com o da Associao dos Juzes para a Democracia e com a imagem pblica dos magistrados na mdia impressa. Vincula os diferentes contedos deste iderio com as teorias do profissionalismo cvico e do profissionalismo democrtico A anlise parte da concepo de que h uma pluralizao das formas identitrias dos grupos profissionais, e que estas identificaes resultam da construo negociada entre pares, competidores e pblico. Neste sentido, os peridicos dos grupos profissionais e a grande imprensa so instrumentais relevantes para se investigar o processo de negociao em torno da identidade profissional dos juzes. A base de dados composta da anlise de contedo de textos sobre juzes, ou escritos por eles, publicados no jornal Folha de S. Paulo, entre 1996 e 2002; da seo de noticirio e dos discursos publicados na Revista de Jurisprudncia do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, entre 1968 e 1997 e dos artigos do jornal Juzes para a Democracia, entre 1992 e 2002. Cada um desses acervos foi classificado em quatro grandes temas, focalizando o iderio profissional, a relao

dos juzes com os outros poderes de Estado, a relao interprofissional e intraprofissional e os interesses expressos por eles. O estudo compara estas trs bases, para formar um quadro amplo das identificaes coletivas dos juzes e desembargadores de So Paulo. Palavras-chave : magistratura; profissionalismo; ideologias; lutas cognitivas; representaes identitrias.

Beijos e Boa Sorte. Lenda Virtual.

Fonte(s):
http://www.artigocientifico.com.br/artig

4 anos atrs Denuncie

100% 3 Votos

2 pessoas avaliaram como boa

No a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas


ans_qp_1

Busca do Yahoo! para

modelo de

Buscar

Atualmente no h comentrios para esta pergunta. * Voc precisa estar logado no Respostas para adicionar comentrios. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (6)

by Renato B Membro desde: 30 de dezembro de 2006 Total de pontos: 1.117 (Nvel 3)


o o

Adicionar amigo Bloquear

Primeiro procure saber o que uma resenha. Pode achar em Fundamentos

You might also like