You are on page 1of 10

2.

A alegoria da caverna O mito ou Alegoria da caverna uma das passagens mais clssicas da histria da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de A Repblica onde Plato discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educao na formao do Estado ideal. A narrativa expressa dramaticamente imagem de prisioneiros que desde o nascimento so acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Suas pernas e seus pescoos esto algemados de tal modo que so forados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para frente, no podendo girar a cabea nem para trs nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semiobscuridade, enxergar o que se passa no interior. A luz que ali entra provm de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros no exterior, portanto h um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas. No entanto, as sombras das esttuas so projetadas na parede, sendo a nica imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens do nomes a essas sombras (tal como ns damos s coisas) e tambm regularidade de aparies destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneio para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominaes e regularidades. Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas so as prprias coisas. Ou seja, no podem saber que so sombras, nem podem saber que so imagens (estatuetas de coisas), nem que h outros seres humanos reais fora da caverna. Tambm no podem saber que enxergam, porque h a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda luminosidade possvel a que reina na caverna. Que aconteceria, indaga Plato, se algum libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de

imobilidade, comearia a caminhar, dirigindo-se entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria. Num primeiro momento, ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade a luz do sol e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumandose com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as prprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, no vira seno sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora est contemplando a prpria realidade. Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria caverna, ficaria desnorteado pela escurido, contaria aos outro o que viu e tentaria libert-los. Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, no acreditariam em suas palavras e, se no conseguissem silenci-lo com suas caoadas, tentariam faz-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por mat-lo. Mas, quem sabe, alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, tambm decidisse sair da caverna rumo realidade. Este modo de contar as coisas tem o seu significado: os prisioneiros somos ns que, segundo nossas tradies diferentes, hbitos diferentes, culturas diferentes, estamos acostumados com as noes sem que delas reflitamos para fazer juzos corretos, mas apenas acreditamos e usamos como nos foi transmitido. A caverna o mundo ao nosso redor, fsico, sensvel em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em ns opinies por vezes errneas e equivocadas, (pr-conceitos, pr-juzos). Quando comeamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real (ofuscamento da viso ao sair da caverna) e para isso, precisamos nos esforar, estudar, aprender, querer saber. O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Plato o mundo inteligvel por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutvel e imvel, garantindo o conhecimento dos seres sensveis. O inteligvel o reino das matemticas que so o modo como apreendemos o mundo e construmos o saber humano. A descida a vontade ou a obrigao moral que o homem esclarecido tem de ajudar os seus semelhantes a sarem do mundo da ignorncia e do mal para construrem um mundo (Estado) mais justo, com sabedoria. O Sol representa a

Ideia suprema de Bem, ente supremo que governa o inteligvel, permite ao homem conhecer e de onde deriva toda a realidade (o cristianismo o confundiu com Deus). Portanto, a alegoria da caverna um modo de contar imageticamente o que conceitualmente os homens teriam dificuldade para entenderem, j que, pela prpria narrativa, o sbio nem sempre se faz ouvir pela maioria ignorante.

1. Introduo O mito da caverna, tambm conhecido como alegoria da caverna, prisioneiros da caverna ou parbola da caverna, foi escrito pelo filsofo grego Plato e encontra-se na obra intitulada A Repblica (livro VII). Trata-se da exemplificao de como podemos nos libertar da condio de escurido que nos aprisiona atravs da luz da verdade.

2. Concluso

O mito da caverna uma metfora da condio humana perante o mundo, no que diz respeito importncia do conhecimento filosfico e educao como forma de superao da ignorncia, isto , a passagem gradativa do senso comum enquanto viso de mundo e explicao da realidade para o conhecimento filosfico, que racional, sistemtico e organizado, que busca as respostas no no acaso, mas na causalidade.

3. Bibliografia

CHAUI, M. Filosofia, Srie Novo Ensino Mdio, Volume nico, So Paulo, Editora tica, 2004. Paulo, Cia. das Letras, 2002.

Escola Estadual Ayrton Senna

Obra de Plato: A alegoria da caverna

Boa vista RR-8 de novembro de 2011

Adrian, Alexsandra, Amanda, Karen, Kerolayne

Obra de Plato: A alegoria da caverna

Boa vista-RR, 8 de novembro de 2011

http://www.algosobre.com.br/filosofia/alegoria-da-caverna.html

You might also like