You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ARQUITETURA E URBANISMO

POLLYANNA MEDEIROS DE MAGALHES

ALVENARIA DE TERRA

Aracaju 2011

POLLYANNA MEDEIROS DE MAGALHES

ALVENARIA DE TERRA

Pesquisa apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientao do prof. Srgio Bezerra, como um dos pr requisitos para a Medida de Eficincia da disciplina Sistemas Estruturais.

Aracaju 2011

Sumrio
1 - ALVENARIA DE TERRA 1.1 - ADOBE 1.2 - PES DE BARRO 1.3 - PAU A PIQUE 1.4 - REBOCO NATURAL 1.5 - STRANGLEHM 1.6 - SUPERADOBE 1.7 - TAIPA DE PILO 1.8 - TAIPA LEVE

1 - ALVENARIA DE TERRA A alvenaria de terra foi praticada inicialmente pela necessidade da construo de um abrigo para o homem. Em locais com grande oferta de pedras, estas eram colocadas uma acimas das outras, para se formarem as paredes e os muros. J em locais com escassez de pedras eram usadas blocos, constitudos de uma mistura de terra crua e gua secados ao sol, que conhecemos hoje por adobe. Sabe-se da existncia da utilizao de terra em construes no Perodo Neoltico, no Antigo Testamento e no Egito. A fabricao do adobe varia de tcnica de acordo com a localidade em que era feito e a utilizao a que era destinado. Esta tcnica se difundiu atravs da expanso do Imprio Romano, e tambm nas Amricas j era bastante conhecida. No Brasil se deu com a chegada da colonizao por Portugal. A tcnica foi aos poucos sendo abolida com a descoberta do modo de produo industrial e com as inovaes em tcnicas de construo. Sendo utilizada somente por populaes de baixa renda, devido ao seu baixo custo. Hoje em dia pode se observar a tcnica sendo aplicada em dois casos: na construo de habitaes de moradias para pessoas de baixa renda e na pesquisa e implementaes de novas tcnicas agregadas ao baixo custo.

1.1 ADOBE Comumente utilizada em todo o mundo, o adobe (ou adobo), constitudo de barro com um pouco de terra. Podendo ser modelado em moldes de madeira, ocorrendo sua secagem a sombra, para no haver o risco de rachaduras nem deformaes, se submetidos ao sol. Ainda hoje, esta tcnica usada em alguns pases, como o Brasil. A terra ideal para ser utilizada nesta tcnica a de cor amarelo-claro, no podendo ser usada terra orgnica. O ideal a que a areia e a argila desta terra tenham a mesma proporcionalidade (ou no mximo a proporo de 2:1). De acordo com o tipo de terra a ser usada, se far necessrio determinadas alteraes em sua proporo. A maneira mais utilizada de permitir ao adobe caractersticas de resistncia o adicionamento de estrumo a sua composio, agregando ainda a este, capacidade de repelir insetos. O adobe pode ser moldado em diferentes tamanhos e formatos.

Fig. 1 Parede levantada utilizando-se a tcnica do adobe.

1.2 - PES DE BARRO Podemos descrever a utilizao desta tcnica como o amoldamento de bolas de barro, utilizando terra mida. Em sua face exterior feito um buraco que auxiliar o emprego da argamassa de reboco de cal, que colocado aps a parede j pronta e devidamente seca. Pode-se polir este reboco utilizando uma pedra plana para tal. Foi constatada a utilizao de tcnica semelhante ao norte do Yemen, onde esses blocos de barro adicionados a palha, so feitos manualmente e dispostos acima uns dos outros de tal forma que fiquem amis homogneos.

Fig 2 Utilizao da tcnica pes de barro em moradias.

1.3 - PAU A PIQUE Podendo tambm ser chamada de taipa de sopapo, esta tcnica de construo feita com a aplicao de barro atravs de uma trama feita de madeira, mais comumente com a utilizao de bambu. Neste tipo de construo observa-se o uso de fundaes feitas de tijolo ou de pedras. Em sua estrutura principal usa-se peas de madeiras mais grossas e no restante da estrutura so usadas ripas finas, coladas na vertical e horizontal de tal forma que se entrelacem, esta estrutura denominada taipero. Nos locais onde sero colocadas as portas e janelas, serra-se a estrutura colocando-se caixes de madeira pra sustentar tais vos. Antes do emprego do barro sob as paredes, primeiro feito o telhado, utilizando-se desde telhas a palhas para tal. O barro utilizado pra se revestir as paredes deve ser do tipo que ocorra menos rachaduras quando seco ao sol. Para maior durabilidade das paredes pode ser aplicado um revestimento a base de cal.

Fig.3 Residncia construda com a tcnica de pau-a-pique.

1.4 - REBOCO NATURAL Pode-se usar com uma alternativa ecolgica, uma mistura de barro com palha na aplicao de reboco em paredes.

Fig. 5 Aplicao do reboco natural em paredes.

1.5 STRANGLEHM Com a ajuda de uma maquina especifica, podemos utilizar o barro puro nas construes dde edificaes. Esta mquina molda o barro de tal forma que este fica plstico, seno utilizado barro argiloso sem misturas. As tiras de barro que so produzidas por esta mquina sobrepostas umas as outras e nelas so feitas juntas(a cada 70 cm, para no aparecerem fissuras), modelando-se o barro manualmente com o auxilio de um palito modelador. As paredes no podem ser muito grossas por conta da retrao.

Fig. 6 Modelamento das juntas, utilizando-se o palito modelador.

1.6 SUPERADOBE A tcnica do superadobe utiliza sacos de terra ou tubos feitos de saco que so empilhados e socados para formar as paredes. A principal caracterstica desta tcnica a alta resistncia de suas paredes como estrutura. a tcnica de construo com terra que exige mais resistncia fsica pra ser confeccionada.

Fig 7 Aplicao do superadobe com sacas.

Fig 8 Aplicao do superadobe com tubos.

1.7 - TAIPA DE PILO Muito utilizada por povos antepassados, a taipa de pilo, uma tcnica que utiliza na construo de paredes, o barro amassado misturado com cal. Sendo moldada em taipas de madeira que so desmontveis. Essas paredes possuem como caractersticas sua resistncia a combusto e temperatura, sua resistncia compatvel a do cimento. A desvantagem desta tcnica a facilidade de ser atacada por roedores e sua fraca estabilidade a esforos laterais provocados pelas cargas da cobertura. Tambm se desgasta com facilidade na a

presena de gua ou umidade. As paredes de taipa podem ser revestidas com rebocos a base de cal apagada. A tcnica tradicional da taipa utilizada hoje ainda em pases em desenvolvimento. Utilizase para esta tcnica terra argilosa misturada com pequenas pedras, seixos rolados, gua, palha e cal at obter-se uma mistura homognea batida dentro de frmas de madeira chamadas de taipais ( constituda de duas grandes pranchas compostas de tbuas emendadas no topo e furos equidistantes atravessados por claves de madeira que ajudam no transporte e levantamento dos blocos), durante muitos dias fica secando ao sol.

Fig.9 Utilizao de taipas na construes de paredes.

1.8 - TAIPA LEVE Tcnica muito utiliza em pases com alto risco de terremotos, consistindo em uma parede de palha e barro em uma mistura de 90% e 10% respectivamente. Como no uma parede estrutural, utilizada para a diviso de ambientes, sendo um bom isolante acstico.

Fig. 10 Parede feita com a tcnica de taipa leve.

REFERNCIAS

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/index2.htm acessado em 07/08/2011 as 11:25. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/adobe.htm acessado em 07/08/2011 as 11:47. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/paesdebarro.htm 07/08/2011 as 11:55. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/pauapique.htm 07/08/2011 as 12:02. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/reboconatural.htm 07/08/2011 as 12:20. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/stranglehm.htm 07/08/2011 as 12:53. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/superadobe.htm 07/08/2011 as 13:15. http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/taipadepilao.htm 07/08/2011 as 13:27. acessado em

acessado

em

acessado

em

acessado

em

acessado

em

acessado

em

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/taipaleve.htm acessado em 07/08/2011 as 13:34.

You might also like