PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA

PGQRevisão: 00 25/01/2010

Elaboração: Comitê da Qualidade

Aprovação: Diretoria

1. OBJETIVO Este Procedimento tem por finalidade definir as atividades e responsabilidade para padronizar elaboração de planos de emergência. O Plano de Atendimento a Emergência tem por objetivo detalhar o potencial de risco das áreas do imóvel, de propriedade da DAISA METALURGICA. DAIBRAS INJEÇÃO DE ALUMINIO E FUNDIÇÃO DAISA, a fim de aperfeiçoar os recursos humanos e materiais em caso de ocorrência de incêndio. Consiste no planejamento prévio, para atendimento a uma possível emergência e, facilitar o reconhecimento da edificação e principais áreas de risco, visando garantir:     A segurança da população do SITE; A segurança dos profissionais responsáveis pelo socorro; O controle da propagação de incêndios; A proteção do meio ambiente.

Desta forma, trataremos das seguintes situações: - Procedimentos a serem seguidos nos casos de Acidentes do Trabalho com Lesão; - Procedimentos a serem seguidos nos casos de Incidentes e Ocorrências Anormais; - Procedimentos a serem seguidos nos casos de Incêndios; - Procedimentos a serem seguidos nos casos de Vazamentos;

2. PLANEJAMENTO 2.1 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE É compromisso do Grupo DAISA, prover ambientes de trabalho seguro em todas as localidades e instalações onde atua. A fim de implementar tais diretrizes, nos comprometemos a cumprir e fazer cumprir as Normas Regulamentadoras pertinentes à Segurança, Proteção ao Meio Ambiente e Saúde Ocupacional. Nenhuma política de Segurança, por melhor que seja, obterá resultados sem que haja suporte gerencial e engajamento de todos. Sendo assim, os responsáveis por este plano devem ser o maior exemplo na prática da Segurança.

3. ABRANGÊNCIA E APLICAÇÃO Este procedimento abrange o atendimento em caso de ocorrência de Emergências e dos devidos registros e acompanhamentos. Aplicam-se a todos os departamentos da DAISA.

Folha 1 de 6

1 Planos de Emergência Elaboração: Comitê da Qualidade Aprovação: Diretoria PGQRevisão: 00 25/01/2010 Documentos que descrevem as formas de evacuação de instalações. de acordo com o número de Brigadistas e os recursos disponíveis no local. 5. treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e atendimento de primeiros socorros.3 Primeiros Socorros Prestar primeiros socorros ás vitimas mantendo ou restabelecendo suas funções vitais com SBV (Suporte Básico da Vida) e RCP (Reanimação Cardiopulmonar) até que se obtenha o socorro especializado. DEFINIÇÕES 4.5 Exercício Simulado Exercício prático realizado a cada 6 (seis) meses para manter a brigada e os ocupantes das edificações em condições de enfrentar uma situação real de emergência. em casos de Acidentes com vitimas. treinadas e capacitadas para atuar na prevenção. PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE EMERGÊNCIA 5.4 Corte de Energia Folha 2 de 6 .1 Alerta Identificada uma situação de emergência. 5. disposições imediatas para atendimento a acidentes e/ou emergências relacionada ao meio ambiente e à saúde e segurança das partes envolvidas. 4. ou ainda de um insumo. 4.4 Brigada de Emergência Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não. subproduto ou resíduo.6 Socorristas Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não. que podem ser priorizados ou realizados simultaneamente. os ocupantes do local e os Brigadistas. qualquer pessoa pode alertar.PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA 4. por meios de comunicação disponíveis.2 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) Resumo das principais características físicas e químicas de um material. acionar o Corpo de Bombeiros e apoio externo. 5. 5.2 Análise da situação Após o alerta. 4. desde o inicio até o final do sinistro. armazenamento e disposição. transporte. Havendo necessidade. contendo também as principais informações de segurança e proteção à saúde que devem ser adotadas durante o manuseio. a brigada deve analisar a situação. abandono e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros. 4. dentro de uma área preestabelecida. e desencadear os procedimentos necessários.

Brigada de Emergência.25/01/2010 5. removendo para local seguro. 5. restabelecendo a normalidade. _ nível de treinamento e qualificação necessária. _ acidentes de trânsito. por exemplo: _ evacuação das instalações no caso de incêndios. 5. a energia elétrica dos equipamentos. a uma distância mínima de 50 m do local do sinistro. da área ou geral. _ picadas por animais peçonhentos. _ ocorrência de fraturas. com o objetivo de propor medidas corretivas para a repetição da ocorrência. Socorristas e abrangência a todos os funcionários.5 Abandono Comitê da Qualidade Elaboração: de área Aprovação: Diretoria Proceder ao abandono da área parcial ou total. _ choque elétrico. 5. 7.8 Extinção Eliminar o sinistro. CIPA. ATENDIMENTO A ACIDENTES Folha 3 de 6 . permanecendo até a definição final.10 PREPARAÇÃO E ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS Os critérios para a escolha de situações que demandam planos específicos de prevenção e atendimento a emergências devem se basear em : _ probabilidade de ocorrência.7 Isolamento de área Isolar fisicamente a área sinistrada. _ potenciais impactos ao meio ambiente. _ número de pessoas envolvidas com as ações. _ consequências em potenciais impactos sobre o meio ambiente.9 Investigação Levantar as possíveis causas do sinistro e suas consequências e emitir relatório para discussão nas reuniões extraordinárias.PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA PGQRevisão: 00 Cortar quando possível ou necessário. de modo a garantir os trabalhos de emergência e evitar que pessoas não autorizadas adentrem no local. quando necessário. 5. As simulações devem contemplar treinamento de equipes de suporte para. O atendimento ao Plano de Emergência deve conter ações programadas durante o ano de vigência do mesmo envolvendo as áreas de Segurança e Medicina do Trabalho.6 Confinamento do sinistro Evitar a propagação do sinistro e suas consequências. _ disposições emergenciais no caso de vazamentos. 5. _ legislação aplicável. _ consequências relativas à segurança e saúde. conforme comunicação preestabelecida. _ queimaduras.

a ocorrência deverá ser comunicada ao SMS local. 7. Estas instruções deverão ser ministradas no treinamento de Integração. .abandonar a área seguindo as instruções da Brigada de Emergência através das rotas de fuga. Descrição do evento. etc. Orientaremos nossos funcionários quanto a: Folha 4 de 6 . independentemente de sua gravidade e/ou que caracterizada Qualidade Aprovação: Diretoria natureza. .deixar objetos. quando houver. com ou sem afastamento.1 Acidente PGQRevisão: 00 25/01/2010 PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Logo após a prestação de atendimento de emergência a vítima de acidente.. evitar gritarias ou brincadeiras que possam causar pânico. através das Rotas de Fuga.1 Procedimentos de Emergência . Informações sobre o acidente. . Coordenador de SMS e a Gerencia responsável.se for treinado. dar combate ao fogo com o extintor adequado. Tipo e localização da lesão.3 Acidente sem afastamento (SAF) a segurança corporativa deve ser comunicada por e-mail imediatamente sem prejuízos de quaisquer comunicações que se fizerem necessárias.deverão ser comunicados o Chefe do Setor. deverá ser emitida CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho.2 Acidentes com afastamento (CAF) . 7.sempre acionar o alarme em caso de sinistro. de acordo com a Lei 8213 – INSS.PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE 7. ou assimElaboração: Comitê da a ocorrência de acidente. Árvore de Causas. Para os casos de acidentes de natureza grave ou queimaduras. imediatamente por telefone e posteriormente por e-mail e em até 24 hs após a ocorrência. no lugar que ficaram. visando evacuar o local. . deverão ser informados a Presidência. adotaremos os seguintes procedimentos: TRANSPORTE: Será acionado o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência Telefone 192 ou Resgate do Corpo de bombeiro 193 8.permanecer calmo. INCÊNDIOS Nos casos de princípios de incêndio serão adotados os procedimentos conforme a seguir: 8. Nos casos determinados. bolsas. do qual constam: Informações sobre o acidentado. . nossos funcionários se deslocarão para os PONTOS DE ENCONTRO. Plano de Ações.desligar máquinas e equipamentos do setor atingido. NOTA: Também dentro do prazo de 24hs após a ocorrência de acidente de trabalho. Além do registro através de Relatório de Tratamento de Acidentes e Incidentes (PGQ-007-001).

9.PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA PGQRevisão: 00 25/01/2010 Elaboração: Comitê da Qualidade Aprovação: Diretoria .  Quadro de Força (QF): Destinam-se a suprir de energia cargas tais como máquinas. extintores ou qualquer outro meio de prevenção. proporcionar meios de controle e extinção do incêndio e permitir o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros Militar. São dotados de proteção com disjuntores ou fusíveis NH com suas respectivas chaves seccionadora ou fusíveis Diazed. 9. MEIOS DISPONÍVEIS Folha 5 de 6 . Consolidando estes princípios. dificultar a propagação do incêndio através de proteção passiva. quando da ocorrência de um incêndio.2 KV pela concessionária EletropauloMetropolitana Eletricidade de São Paulo S.1 Tanques de Inflamáveis e Combustíveis Há.2 Subestação.  10. 9. permitir o abandono seguro das edificações e áreas de risco. no alto para atender o abastecimento dos geradores. tanque de inflamável (óleo diesel). São providos com dispositivos de proteção do tipo disjuntores de caixa moldada. A subestação é dotada de sistema de proteção por disjuntores com câmara de extinção de arco imersa em óleo. a empresa conta com Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio e Equipe de Emergência treinada especificamente nos riscos da área da fábrica.observar os locais com permissão de fumar.. Existe perfeita compatibilidade entre os cabos e suas respectivas cargas. na unidade industrial. . Quadro de Luz (QL): Destinam-se a suprir as cargas de iluminação da Fábrica. PRINCIPIOS PREVENTIVOS Visa garantir a segurança à vida das pessoas que se encontram na empresa. PONTOS DE RISCO Os principais pontos de risco existentes são identificados na Planta de Risco e apresentados os dados relativos aos mesmos a seguir. conforme identificação e sinalização definida.A. Esses disjuntores são coordenados e regulados quanto à seletividade para desligamento via grupo de relés de sobrecarga com ação programada entre temporizada e instantânea. Técnico de Segurança e Brigadistas.não obstruir o acesso a hidrantes. É suprida de energia elétrica em tensão de subtransmissão de 13. motores em geral. . composta por. encontra-se isolada e protegida por pararaios. Transformadores e Quadros Elétricos. A subestação localizada na área próxima a entrada da fábrica.comunicar imediatamente a ocorrência de princípio de incêndio. etc. 11.

4 Alarme de Emergência O Sistema de alarme compreende um toque intermitente que tem por objetivo reunir a brigada de emergência no local e para que todos os funcionários da empresa entrem em Estado de Abandono. bem como nos procedimentos operacionais típicos da fábrica. Tem duração de 1. 11. Acionado por funcionários em caso de emergência.3 Treinamentos Anual: Treinamento teórico e prático de combate a incêndio e procedimentos de proteção de vida humana. Ambulatório. mangueiras e esguichos. Sistema de Alarme de acionamento manual. 11. solicitando o apoio necessário. 11. em caso de necessidade de intervenção do Corpo de Bombeiros Militar efetuarão o contato através do telefone 193. Aprovação: Diretoria Conjunto Eletro-bomba de pressurização (Jockey). Equipe de Emergências – Técnico de Segurança e Brigadistas. Reserva de água para combate a incêndio. Os integrantes da Brigada estão distribuídos por toda a empresa. hidrantes. meios de controle e extinção e ainda propiciar o acesso dos profissionais do Corpo de Bombeiros. dando precedência à vida humana. Médico e Enfermeira. Rotas de fuga e sinalização. 11. 11. Folha 6 de 6 .0 minutos em som intermitente. controle de propagação de incêndio.2 Atendimento a Vítimas    Equipe de Socorristas. soará em todas as áreas da empresa. Sistema de Iluminação de Emergência. É coordenada por Lider da Brigada treinados especificamente nos riscos da área da Fábrica.5 Socorro Externo – Corpo de Bombeiros Militar Os responsáveis pela Equipe de Emergência e Técnico de Segurança e Lider da Brigada. Combate a Incêndio        PGQRevisão: 00 25/01/2010 PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA Extintores portáteis e Qualidade Elaboração: Comitê da sobre rodas.1. tubulação.PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE 11.6 Equipe de Emergência A empresa conta com Brigada de Incêndio operando 24 horas atendendo a todas as áreas da empresa.

com base no relatório emitido. SOS ou Corpo de Bombeiros).7 Corpo de Bombeiros Militar Com a chegada do Corpo de Bombeiros Militar. coordenar a adoção das ações previstas no Plano de Emergência correspondente..1 ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS / CRONOGRAMA DAS AÇÕES Item 01 Descrição das Atividades A partir dos levantamentos de riscos. Responsável do Setor / SESMT/ CIPA Ref. como forma de testar a eficácia e o preparo correto de seus participantes com base no plano de emergência da localidade (02 vezes ao Ano). Treinamento anual para a Equipe de Socorristas Responsab. Planejar realização das simulações do Exercício de Abandono de Área.ocorrência do acidente ou diagnóstico da doença. Elaborar os Planos de Emergência necessários. Avaliar a resposta da empresa e os resultados após cada simulação. que normalmente acompanham produtos químicos. Em caso de ocorrência de situação de emergência. envolvendo recursos internos e externos (Por Exemplo: acionamento do resgate. por exemplo nas Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ´s).PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA PGQRevisão: 00 25/01/2010 Elaboração: Comitê da Qualidade Aprovação: Diretoria 11. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES 12. Treinamento anual para a Equipe de Brigada de Emergência. o Lider da brigada passa todas as informações ao Oficial Comandante da Guarnição e coloca a disposição os integrantes da Equipe de Emergência e Meios Disponíveis 12. contemplando as definições de cuidados e providências emergenciais previstos. 02 Responsável do Setor / SESMT / CIPA 03 SESMT 04 Gerência Geral SESMT/ Brigada de Emergência SESMT SESMT / Brigada Emergência / Socorristas Gerência Geral / SESMT SESMT/ Brigada de Emergência Gerência Geral / SESMT 05 06 07 08 09 Folha 7 de 6 . Realização de Reuniões Mensais da Equipe de Brigada de Emergência. quanto às disposições imediatas necessárias e orientação ao pessoal afetado. Definir as medidas a serem adotadas no caso de emergências. identificar aquelas áreas ou atividades que possam dar origem a situações de emergência.

PROCEDIMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA PGQRevisão: 00 25/01/2010 Elaboração: Comitê da Qualidade Aprovação: Diretoria 13. REFERÊNCIAS OHSAS 18001 NR 23 NBR 14276 NBR 14608 IT Nº 17/01 – Estado de São Paulo 14. ANEXOS Folha 8 de 6 .

.

.-/.43806:H3./4%7.03/4.-7.08/0.7.  84.94884-704204. 6:.8547.477H3.80029770.03/4.5.08.8    84.03/45..48/0570.8/483897408:./.J1./..7.20390.3H3.8 *5..76:050884.8..470947..834....83897.9O745.477H3.4429H/.0.85.-00.      -..9F.0340.-00./.:2.79703.7.8504303948 *6:02./039702344./0.-.4. 54700254 *0.8.3904...430.477H3..:8843.80:74 ./4838974  5072.7.47789..203948 *.7.25.74838974 7089.3/430.3974897.088E74 .08..702 *574-.4!.4:949..4..5.8 34..9.3.3/434/.30.8 *.1.43806:H3.    4313.:8.   !74.. .94/48481:3./.3472./4 2082403./:7.43E748    %% %$  ! %% #   4.84/0./893.870..9../.2.8 ..825./0 ..E70./0/04.8.":.7.4  0..0/09703.02.-47./0 *32074/050884.439025.08..7../8..80.903/20394.H3/48 */854808020703.3.4 570089.7..85488J...4/..-.4 *4.00./089:.08 *3J.8.2J32..:.8E70.3/434/0E70. *.47709...948.34/0207H3.4.20394/006:508/08:547905. /024/4./017.E70./.    934  23.-..0280-.2-0390   882:..20394/4838974  .46:00F97.3/../0    3./0 2/44.4.4.3480850.8./0207H3.086:0/02..4 ! 7.903/20394 ..:947.48/00207H3.8/:7./.H3.3.880:7. *08.4314720.43806:H3.088E7.47/3E7.089..8/0.00/..80254903.79F7485.43907.5745.825.718.4/057454720//./.085747.9:7.32.80..0/07. 7024.4.43806:H3..803./0574.E.7.     !#!#@ %% # $   8..4.0 *.20394/0E70.34/0.9..  $4.8/0$0:7.705094/./013413./.4244-09.39.8389./03908/0973894 *54903.03/4.4204.42:3.0207H3.42.0834.8.2-0390      .84/03.8 70:308097.2039406:.4/483897408:.

 !# % $% "& !"  #0.84   ./0390  .

.

7../..    44...4/0.7.4././0.8826:0..3/44:.903/20394/00207H3..907./00..07 4: .5O8../0390 3/0503/039020390/08:./0390 6:./0.477H3.J92.57089...

42:3.4314720.74../0390 /0 97..084  !.4. 547 0 2..30..7.4     7039.1./4848574.0/203948   %#$! #% $07E.20394 /0./0..753.4389./0574.0/203948. 34:.4$$4.  48 .8./06:..   802570./07.0 4: 6:02.42.1.70248 48 80:3908 574. 4. /0.      .72E6:3.% 42:3.477H3./4 /.../0207H3. 7085438E.97.779.848/0573.9./0390  08.42:3.24 0.86:07.:.9F8 .4.9:70.7./03908 ..074 807 23897. 48 ./4  /08.20394 $  ./0390/0%7.4  /0..4 /0.086:0801070230.8 09..42:3.8006:5.20394    /0.7..:8.9.477H3../0390 802 .8    % %..20394/03907../03908 /0 3.2.E70.42 ./.848 /0 ...9.0884-704.0 807 ./.90/44754/0-42-074      $  48./0 ./44 $& $07./47 /0 $$0.074 807 .20390802570:J48/06:.42-.... /0.7.-.2   31472.-.4: .203905479001430054890747203905470 2.2-F2 /03974 /4 57..76:01.7..H3/48074.97.8  .0703.8 #49.07.203948/480947.J548/03../484 010 /4$0947  447/03./0390803..4/0903/20394F/.47547.4/0.0 $$   F2/4708974../48.42 4: 802 ./4  31472. 7...0884-704.  ./039.3/43.3/4 0./..4  ././../:7.-47./03908 !"   /46:..83897:08/.84/0838974  801479703../49..43E748 80 /084.470/0.74-0948 -48. /0 .5O8.848 /090723.7.80:3/4.4 /0 8 .89.470947../49.43.0/203948/0207H3. 3.394.002.90.9...8 3897:08 /0.F8/.8749./48  348848 1:3.42:3.9..74/40.97.F8 /..4/0&7H3.:8..1.!708/H3.43.89.":.477H3. .424093947.8/01:.5O8 .9O74/0%7.89.2     .84:-73.-.4429H/.4144.0 20/.8 34 9703.     .088E7..0394  7.43E7486:.72002..86:05488..9:70.47/4.74 5.7.702483488481:3. . .F8/0#0. 80:7.80:7   !74.4/.  ! %% #   4..07E807.93/4  5072.8 /0 :.3.  89.34/008   !..07E807029/..20394/0. 48 ! % $   %#  . 20/.74 4. %0014304:#08.07480731472.8  %5404.

      !# % $% "& !"  #0.84  .

.

...H3/4 0507297 4.42 8:.4397.23.3/408908573../.../0573.4/1./088902..42 /8:394708 4: 1:8J./.03970902547.5745..07...7.5.097.8 ./48 6:./74 /0 : "  0893.4429H/.0/ O ":.0290384/08:-97. 7.7.945..7 .8 70850.3/43480:74/..9-/./. 890507109.2E.5708039..7.90./00397048 .7.0884 5.43.48/0574904/4954/8:394708/0.720/./.425489.88.547 %F.H3/4 5072974.48/./.0F97.4:1:8J.H3/4 .":.903/07 4.   ! %% #   ././0/0$4!../.-47.7  4384/.  $4 /49.7.4397./..42 /85489.1E-7.1.20394 .43.42:3./00307.97.7. 03..3..870850.890./48..-..09745. ..034042-.36:0 /031.2039034878./74 /0 47.H3/4   344-897:74.3..9.7 2048 /0.8/0!70.42.3.H3/40 6:50/0207H3.2E./89../.  4-807..08  .. 7:54/070F8/084-70.08042-:89J..  .08/44754/042-07489./7. "  0893.08  E  3../0 .0 O04 /080  34 .025708./4708   $:-089.4/0 $0:7.2. /0 #8.J548 .8 /0 :23.7../0:2 3./0 5.48208248.4/013/.44.3/4/.48   8:-089.034    ! % $#$   8 573...2.7.20390.80/1.4. 8:577 /0 0307. !.9.08./748F97.././47080":.2 80 .381472.-4808:./47.8 543948 /0 78.36:08/031.477H3.80:7   %./..8 ..  $4 574./00934/0.4 /.0850.08843E7.42078. 02 O04  8808 /8:394708 84 .:4 0974549.4314720/0391.:4$   8:-089.48  A8:57/..5475.057490/.8. ..-.6:074:974204/0570.425072884/01:2..4./..8 9.4/43.57O2././.4F/49.8/078.2 80 .7./48 0 70:./0574904547/8:394708.84507.43.08 80. E-7.24/.E70.4 0 . /08.42$8902..850884..4083.4 08903908 84 /0391.42. :3/..J54/03.7.8     $$!  '$  4.025708.0397./0574.7.48.45747./.382884/0 '50.3.425.20394 /48 07..447/03.8  2494708 02 07. .. 8084..86:08003.8.439.1E-7./48 /0 574904 .9.3908 093947084:6:.574547.080E70.39. 6:./48 3.397.8 . 8:577 ..439740 00934/43.3.9703../4870./0 3/:897.:9.424 2E6:3.E70.8    !#! $!#'%' $ '8.  O ":.0884.394  8009.  09.7.  9.470947.80:7.0389.3..4 %7./48 48 /.477H3.9.3930.7484.F8 /05749045.

90.   42-.H3/4 !# % $% "& !"  #0.3.84  .

.

088E74   6:50/0207H3.903/03/4./89.4 70:37 .025708..  ..8E70.344./.8.3..8/.H3/44507..439..9O74 O F/./. 6:50 /0 207H3.3/4 570..203942.3./.8 O 6:50/0$4./0E:.4 4...05.. 1E-7.%703..7./45471:3. 5745. 43:3940974 -42-.97.  .8 %F./0574..54430.427.'J92...07.48/.1.4 /0 $0:7.8.F8/49001430  84.0/H3.0894/897-:J/4854794/.439740 0 0934 0 .477490734 4754/042-07489.H3/4  2048 /0 .9.8E70.7 4 .2039490O7.083.8/01:.:2.025708.0397020289..48 /.0/203948 4507..447/03.744.    4./057088:7../.70109:.0 9:-:../480850.H3/40574.H3/4 $8902.43.43.3:07.94/.7.4/0$0:7./0. 025708.4429H/./.439740 /0 5745.7E0294/.4/0./4/0-./0:23.43E74802.43E748/.4257003/0 :2 946:0 3907290390 6:0 902 547 4-09.5.3.424 348 574.720/0207H3./../0/03907.4 6:50/0207H3.":./.47789.0/203948/0574904/0.E70.403107207. -7./.8   903/20394.7  8 7085438E. /0 .E-7.84/00207H3. $8902.3/44.7.90.8 /4 4754/042-0748  83907.8008:.8 9J5.48  #0807.3:./03.  02 .08 50.3.3.025708.4/0 23:948028423907290390   $4..547/07/.   .. 0 /07 /.   $8902.0884 /48 57418843.4057E9.   ! %% #   O O O O O O O 93947085479E908084-7074/.42-.3908/.8. 84.3908 2.720/0.84 /0 30.43.025708..3.90..  /..  A.4 /0 3..3/434  .. #49.  %02/:7./.034/44754/042-07489..8 O 2-:.  %703.439.4/0207H3.7.3./0 .470947. -02.9703.42-.088/. 0 %F.6:094/48481:3.4 /7.3.2039034878.203948  3:.94.8 . /0 0207H3.3/447... :2.720 .8/./.3/. 7.-47.

   !# % $% "& !"  #0.84  .

.

   ! %% #   .88././85484483907...5.3/.-47.7 42.0.390/..7340.470947./.6:50/0207H3.4 1./44754/042-07489.":.7 4/07/.-7.0048 8543J.4429H/..     4754/042-07489.94/./0574.44.08         %##$! $$   %% # $./.08.:..8.831472..3908/. 42.

2/.9.797/480.6:0.8E70././08 #085438.48 /0391./086:05488..7 #085438E.74/.0  .203948/078.#  #$@ $  902 08.7 /4$0947./.39.-  #01  5..84:.89.

89:..  4702.08/00207H3.  $$%.

439025..8570./H3..84/0 0207H3.80702.8020703.820//.0 /4$0947.8 .8948  #085438E./.3/4.8.8/01308/0 .! 0137.:/...834./480574./49.

/031472.  547002543..08/0  $$%.8.

-47.3.477H3./09089.48  .:7848390734800907348 !47 0254.4/..4241472..3/434/0 70.43.03/470.30.08/407.4.4/.30.7./403..  !.770.20394/4708../4.20390 .3O89.90 $ $4:4754 $$%   /042-0748 4..! $0:7. .088E748  03.3.748!..348/0207H3.882:.4 07H3.48 $!"8 6:03472.425.07.2574/:9486:J2. $$%./03904: /.. /0-./0 !74/:948":J2.J.

/.79.74..477094/080:85. .E.4..7.477H3.42-../089:.5..008./.048708:9./48  $$% ..42-.7085489.80345./..045705. 01.4/0 $$%././0 207H3../0 .803470.34/00207H3..84/04.82:.4 .3908   7.9O74  029/4  2..434  .025708./.5O8.

/. 0207H3.834!./44/..89...447/03.8.34/0207H3.7...   207H3. 570. .08 7.

109./.8047039./0 07H3.5.088E7.8 30.47708543/0390 6:.3:. .07.7.  .450884.20394./4  %703.   207H3.6:50/07.4..9.8 $4...3948/85480820/.47789..

$$% $$%.

6:50/0  7.47789..07.20394.4/0#0:308038./..  207H3.8  ..7./0207H3.6:50/0$4../. #0.5./0  7. 07H3.3:..  %703.8/.

/0 .$$%     4.

84  . !# % $% "& !"  #0.

.

/0574.-47.":.     ## $  ! %% #   $$  # # #  % .470947.4429H/../.        .

/4/0$4!./0 .  89.:4   $     4.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful