You are on page 1of 26

O PROJETO ARTE NA ESCOLA: CINEMA E HISTRIA Johnn Alex G. de Oliveira* Ivete B. S.

Almeida**

Resumo: O artigo se prope a demonstrar as possibilidades pedaggicas que a projeo de um filme na escola oferece. Tomando como ponto de partida o gosto pelo cinema, este assume papel de protagonista no enredo do processo ensino-aprendizagem. As idias, as discusses, tudo isso far com que o aluno entenda melhor o passado, relacionando-o com o presente e vislumbrando o futuro, numa anlise crtica, agregando conhecimento. Nesta perspectiva, todas as ferramentas audiovisuais, sero utilizadas: filmes, livros sobre tal ferramenta, livros de contedo histrico, atores e seus respectivos campos de atuao, com a participao de professores das disciplinas relacionadas com a pelcula exibida. Tudo contextualizado com o meio acadmico. Palavras-chave: Cinema. Ensino. Aluno. Contextualizao. O projeto Arte na Escola foi desenvolvido com o intuito de auxiliar nas atividades acadmicas e introduzir o cinema no contexto curricular do curso de Histria da Faculdade Catlica de Uberlndia. Recentemente, a referida entidade, concedeu ao projeto duas importantes qualificaes: inseriram-no na graduao do Curso de Histria e tambm na Extenso, como curso para crdito de horas complementares, reconhecendo assim, a importncia dessa metodologia de ensino escolar. Este, teve incio no dia 08 de maro de 2008 e prosseguiu at 2009. Recentemente, no ms de fevereiro de 2009, mais precisamente do dia 20 ao dia 25, na 6 Bienal da UNE, Razes do Brasil: Formao e Sentido do Povo Brasileiro, havia vrios minicursos e oficinas, e entre elas, Mecnica de Cinema, ministrada por Davi Florncio1, artista plstico de Fortaleza, CE. Autodidata nato possui o dom de transformar simples e duras barras de metal, em delicadas e majestosas ferramentas e de grande recurso no universo miditico
*

Graduado pelo curso de Histria na Faculdade Catlica de Uberlndia, graduando-se na Ps: Gesto e Polticas Pblicas ** Professora Dt. na linha Histria Social-USP e professora de Histria DA Faculdade Catlica de Uberlndia.
1

. O artista cearense possui uma home page: http://www.fabricadecriaturas.info/qsomos.html , na qual apresenta o projeto em linhas gerais.

e cinematogrfico. Com ele, aprende-se a fabricar as parafernlias que o cinema utiliza, mas com um custo extremamente reduzido; ainda aprende-se tcnicas de como se fazer filmagens, melhores ngulos e tomadas, bem como manusear softwares livres para a produo de filmes. Utilizar ad infinitum a trade pensar-fazer-executar, o que realizo em sala de aula, seja como aluno ou postulante de alguma palestra. Corroborando essa passagem, temos Nvoa (2008, p. 17-18). Eis sua colocao:

(...)Atravs de pesquisas empricas com manipulao de tecnologias multimiditicas, e da reflexo terica a partir da experincia de historiadores, epistemolgos, semilogos, educadores e profissionais das reas de construo das novas linguagens, elaborei um sistema de hipteses sobre as novas formas de escrita historiogrfica que podem surgir a partir de vias de utilizao dos novos suportes tecnolgicos. As combinaes imagem-som-idias tm produzido um complexo sistema que podem tornar os discursos histricos mais competentes e mais completos para a produo de narrativas histricas mais prximas da realidade objetiva dos processos histricos.

Atualmente, a leitura perde flego nesse sculo de notcias sempre volteis, por conta da velocidade que tudo acomete. E, principalmente pelo desapego do jovem contemporneo ao livro, haja vista que quase tudo se encontra no universo da internet, dispensando as horas passadas em companhia ntima ao amigo de celulose. Notadamente, necessrio uma rpida sada para essa situao e, dentro desse regime de urgncia, buscamos fazer a juno cinema-histria, na qual podemos abarcar as reas da Teoria da Histria e Prtica de Ensino de Histria. trabalho do professor. Freire (2006, p.16-17) ressalta: Acreditamos que, uma correlao direta entre teoria e prtica, seja fundamental at mesmo para legitimar o

O preparo cientfico do professor ou da professora deve coincidir com sua retido tica. uma lstima qualquer descompasso entre aquela e esta. Formao cientfica, correo tica, respeito aos outros, coerncia, capacidade de viver e de aprender com o diferente, no permitir que o nosso mal-estar pessoal ou a nossa antipatia com relao ao outro nos faam acusa-lo do que no fez so obrigaes a cujo cumprimento devemos humilde mas perseverantemente nos dedicar. no s interessante mas profundamente importante que os estudantes percebam as diferenas de compreenso dos fatos, as posies s vezes antagnicas entre professores na apreciao dos problemas e no equacionamento de solues. Mas fundamental que percebam o respeito e a lealdade com que um professor analisa e critica as posturas dos outros.

Dentro dessa teoria, aplicamos nosso projeto, sempre colocando que no existe receptculo exclusivo do conhecimento: aqui todos aprendem e todos ensinam, pois consideramos este processo de ensino e aprendizagem, um processo dialgico. No h vertentes que no sejam bem vindas para a elaborao de um novo pensar e principalmente de um novo agir. orientao pedaggica num duplo sentido: primeiro porque tenta introduzir o aluno ao mundo mgico do cinema de forma rpida e prtica; e segundo, porque tambm indica os principais aspectos dos filmes, que podem ser utilizados com escopo educativo. Ainda citando o autor de Pedagogia da Autonomia, expomos suas palavras de forma clara e direta, para efetivao do que foi explanado:

As consideraes ou reflexes at agora feitas vem sendo desdobramentos de um primeiro saber inicialmente apontado como necessrio formao docente, numa perspectiva progressista. Saber que ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo. Quando entro em uma sala de aula devo estar aberto a indagaes, curiosidade, s perguntas dos alunos, a suas inibies; um ser crtico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho a de ensinar e no a de transferir conhecimento.

Ampliar horizontes, transpor barreiras que condicionam o homem no simples lugar comum. Pode-se mais, quem ainda no se mostra como totalmente constitudo. O iderio de que estamos nos comprometendo com a histria, atravs de nossas vivncias, seja com o humilde senhor da rua em que moramos, seja com os sagazes alunos ou com os mestres acadmicos, importante no sentido de nos fazermos presentes e vivos nesse planeta, no nos rendendo inrcia paralisante dos movimentos elitistas e positivistas que, vez ou outra, teimam em imperar nas instituies (acadmicas, sociais e outras). No livro o O Queijo e os Vermes, de Ginzburg (2007, p. 26), retratado, no prefcio, o principal personagem da obra:

Menocchio est inserido numa tnue, sinuosa, porm muito ntida linha de desenvolvimento que chega at ns: podemos dizer que Menocchio nosso antepassado, mas tambm um fragmento perdido, que nos alcanou por acaso, de um mundo obscuro, opaco, o qual s atravs de um gesto arbitrrio podemos incorporar nossa histria. Essa cultura foi destruda. Respeitar o resduo de indecifrabilidade que h nela e que resiste a qualquer anlise no significa ceder ao fascnio idiota do extico e do incompreensvel. Significa apenas levar em considerao uma mutilao histrica da qual, em certo sentido, ns mesmos somos vtimas. Nada do que aconteceu deve ser perdido para a histria.

Tomando de emprstimo as palavras de Guinzburg: Nada do que aconteceu deve ser perdido para a Histria, assim como falamos na passagem da Escola dos Annales, nada se desnorteia, tudo aproveitado para uma sntese mais abrangente, mais prximo da verossimilhana. O presente se faz agora, mas com resqucios do passado para visualizarmos uma perspectiva de futuro. Essa viso somente ser concebida, se procurarmos alternativas que se adequem ao tempo presente, mas no nos esquecendo que a Histria cclica, portanto com um p no presente e outro em dias passados. necessrio que o educador, o professor ou at mesmo um palestrante, estejam atualizados e integrados ao movimento mutante dos dias e do mundo contemporneo, buscando autonomia e participando da elaborao do novo. As necessidades existem e preciso respostas rpidas para um pblico cada vez mais exigente. Bittencourt (2002, p.17), transita nessa rea e assinala em uma colocao importante:
As transformaes substantivas de uma disciplina escolar ocorrem quando suas finalidades mudam. As finalidades mudam para atender a um pblico escolar diferenciado e como resposta s suas necessidades sociais e culturais.

evidente que nem tudo o que novo, bem aceito instantaneamente, h as resistncias e as indagaes. Sempre se questiona se uma imagem do filme representa ou no o que real. Se elas so montadas ou sofreram trucagens, se a trilha sonora influencia ou no na criao de emotividade artificial a quem assiste determinado enredo cinematogrfico. No projeto Arte na Escola, realizado na Faculdade Catlica, este assunto tema recorrente, e o objetivo que cada pessoa demonstre sua capacidade crtica e analtica, a partir das opinies e colocaes, de modo a estabelecermos juntos os limites entre Histria e fico. Martin (2007, p. 121) avalia:

Nunca seria demais insistir sobre o carter totalmente no realista do universo flmico no que concerne msica. Ao contrrio do universo real, ele contm perpetuamente uma msica cuja atmosfera lhe empresta uma dimenso sui generis e que perpetuamente enriquece, comenta, corrige e s vezes at dirige...

No artigo O cinema e o conhecimento da Histria (2007, p.220), a autora Cristiane Nova, afirma que o telespectador do filme deve dissecar analisar o que foi mostrado e investigar as entrelinhas. Deve buscar os significados ocultos, indo alm das imagens e da msica, que esto sendo apresentados. Ainda ressalta: Um filme

diz tanto quanto for questionado. So infinitas as possibilidades de leitura de cada filme.. Isso serve para mostrar que essa ferramenta grande formadora de opinies, divergentes entre si, mas que funciona como fator propagador de discusses que sempre adicionam, e depende intensamente do senso analtico que cada espectador possui. Mesmo que haja certa dualidade, o cinema ainda assim traz o impacto e o frescor da contemporaneidade, pois causa a problematizao, e consequentemente, o aparecimento e desdobramento de idias. Vivemos em um mundo de transio, seja no campo das mentalidades, seja no campo econmico ou estrutural que nos cerca. Em quase todos os dias, os belos detalhes que nos so oferecidos gratuitamente, como o sorriso de uma criana, o desabrochar de uma flor, ficam colocados em segundo plano (isso quando no passam totalmente despercebidos por ns), fazendo com que a fluidez e vivacidade da beleza, peream. A stima arte serve para resgatar ou nos apresentar a possibilidade de vivermos em um mundo dinmico e mesmo assim, apreciarmos a poesia da vida e suas derivaes. Pode-se viajar sem sair do lugar e assumirmos papis que de uma forma ou de outra, povoam unicamente nosso imaginrio. Assim, o cinema uma ferramenta educacional, de entretenimento e ainda de cunho psicolgico, teraputico. O autor Xavier (2008, p. 380), h uma passagem interessante que pode nos mostrar de forma mais ampla, o que aqui foi explanado:

Um dos elementos essenciais da situao cinema o que podemos chamar de funo psicoteraputica. A cada dia, ele torna suportvel a vida de milhes de pessoas. Elas catam as migalhas dos filmes assistidos e levam consigo para a cama. O cinema provoca respostas que substituem aspiraes e fantasias sempre proteladas; oferece compensao para vidas que perderam grande parte de sua substncia. Trata-se de uma necessidade moderna, ainda no cantada em versos. O cinema nos faz ficar tristes e nos faz ficar alegres. Incita-nos reflexo e nos livra das preocupaes. Alivia o fardo da vida cotidiana e serve como alimento nossa imaginao empobrecida. um amplo reservatrio contra o tdio e uma rede indestrutvel para os sonhos. A cada dia milhes de pessoas buscam seu isolamento, seu grato anonimato, a neutralidade do seu apelo ao ego, a estria narrada de forma compacta, o colorido jogo de emoo, fora e amor que risca a tela. Depois, transitoriamente mudadas, saem luz do dia ou para a noite; cada qual agora seu prprio filme, cada qual possuda do brilhante reflexo da vida ou, pelo menos, da imagem desse reflexo at que a realidade inexorvel as recupere para sua caracterstica aspereza.

Percebe-se no mundo atual, a era das imagens, pois estamos sempre sendo instigados ver filmes, documentrios, telejornais e at mesmo as novelas. Isso parece, em uma anlise mais superficial, que todos esto informados, que todos captaram a

mensagem ntida da informao. Mas o mundo, o cinema, assim como o prprio ser humano, repleto de ambigidade e complexidades, e sendo dessa forma, pode nos transmitir uma falsa segurana ou um conhecimento no aprofundado das coisas e fatos que nos rodeiam. Percebemos que necessria uma verdadeira simbiose, colocando tudo junto, para uma maior abrangncia: parafernlia eletrnica, obras de historiadores, pesquisas, e vrios outros mtodos que ajudem a construir o conhecimento. Digo isso, por compreender que somente o instrumento cinema, no o essencial para se discutir fundo, passagens e momentos histricos, que permearam ou mudaram o curso da histria da humanidade. A fetichizao tema sempre recorrente. dentro do cinema, os vrios papis exercidos pelos personagens, despertam esse tipo de sentimento, sentimento annimo entre si e presente em todos os seres. Quantas vezes no sentimos afinidade por um ou outro ator, que encarna alguma persona? Em quantas oportunidades nos pegamos torcendo por um ou outro personagem? Alm do mais, ficar na expectativa apenas um primeiro passo, pois h pessoas que extrapolam o limiar filme-vida real, buscando colocar os gostos pessoais dos seus atores prediletos, em seus prprios cotidianos. Os filmes possuem determinismos histricos e so reflexos dos homens, da sociedade que os circunda. No apenas plagiar ou maquiar sentimentos, mas sim uma forma de auto-afirmao e socializao. Para garotos e garotas que vivem em cidades interioranas, as pelculas alm de serem uma fuga, so tambm a chance de terem contato com um mundo que at ento era imaginrio. a transposio de muitos sonhos, para um dia a dia onde as obrigaes quase sempre aparecem antes dos prazeres. Para moas e moos tmidos (e tambm no tmidos), o cinema ensina tanto ou quanto mais que os livros escolares, pois alm de ser uma diverso, fator de aglutinao. No estamos colocando o livro ou a classe com o professor, em segundo plano, nem mesmo como um aparato ultrapassado, que deva ser deixado de lado. Nada disso: importante ver mestres e alunos, buscando um conhecer mais somatrio para suas vidas, e assim, termos cidados interessantes em sua grandiloqncia verbal e na construo de um mundo mais totalitrio no conhecer. Muito obstante de ser apenas um universo ldico, o cinema representa o ser em si, em vrias percepes. O homem comea sua comunicao com a oralidade, passando imagem e a escultura, como formas de expresso. O cinema, filho ilustre dos irmos Lumire, fez 100 anos em 1995. Este rene todos os aspectos didticos e largamente utilizado em muitas variantes na construo do conhecimento, haja vista que o ser humano se encontra inacabado e em constante elaborao. Na insero do cinema como um

instrumento na sala de aula, no devemos diluir a escola na tela e nem os filmes na escola propriamente dita. Assim, no precisaramos de novas metodologias. O cinema deve ir alm da vida cotidiana, porm sem neg-la. O professor deve fazer o possvel para sociabilizar o aluno e propor leituras interessantes, que possam vir a contribuir numa anlise crtica dos filmes e seus contedos, e sempre ressaltando que os filmes so uma alternativa mais, para contribuir na didtica de aula, e no uma substituio totalitria dos mtodos vigentes. Em nosso pas, a problemtica grande, pois alm da falta de fomento na qualificao de profissionais, h ainda a falta de recursos materiais e estruturas essenciais, como escolas em boas condies. Na Europa, o valor cultural e educacional dos filmes, no est mais em discusso. Em pases como Frana e Espanha, alm de ser uma legtima forma de expresso cultural, o cinema um bastio de defesa da identidade nacional, fazendo parte de uma estratgia poltica. Em obra direcionada ao cinema e sua utilidade, Butcher (2005, p. 12-13), sintetiza:

Hollywood entrava na era da globalizao, quando as contradies nacionalistas, ironicamente, tendem a se acirrar. Enquanto estados nacionais perdem fora econmica e poltica com a transferncia de indstrias e servios (e tambm do poder de deciso) para grandes grupos econmicos, o nacionalismo se intensifica nos territrios menos protegidos, como forma de preservar a cultura local. E o cinema, nesse contexto, desponta como arma simblica dessa luta. Ao mesmo tempo, a padronizao esttica da maioria dos filmes hollywoodianos levou ao crescimento de uma produo independente dentro desse mesmo Estados Unidos (o filme independente americano, que despontou com fora total em meados dos anos 80). Mais ou menos no mesmo perodo, cresceu o interesse mundial por filmes vindos de regies no-hegemnicas como o Oriente Mdio (principalmente o Ir), a sia (sobretudo China, Japo, Coria e Taiwan e a Amrica Latina (Argentina, Brasil e Mxico frente).

Para que um povo se constitua como nao, necessrio esse sentimento de pertencimento ao local. Assim, de forma socivel e consciente de valores patrimoniais, um pas cresce e dissemina a sua cultura, seja atravs de maneirismos convencionais ou no ortodoxos, como o cinema. Nosso pas vasto, seja em variedades tnicas, seja por culturas antagnicas, que acabam desembocando em um ser amplamente instigante, interessante de se analisar. A nossa riqueza est justamente nisso: no diferente. E nem sempre o referencial que temos do outro, na parte terica, suficiente o bastante para conhecermos fundo, os vrios Brasis. Sabemos que a estruturao humana do Sul totalmente diferente da formao da poro nordestina. Essa difere-se tambm da parte Centro-Oeste, que por sua vez no se repete na regio Norte. Como vivenciar a

experincia da vida em todos os lugares ao mesmo tempo? Como estar in loco, absorvendo suas falas, experimentando suas comidas, olhando seus trejeitos, analisando seu viver dirio? Como ser onipresente, onisciente ou onipotente? Isso transcendental e no pertence de forma legitimizada ns, mas pode-se alcanar e participar da vida desses seres, atravs do exerccio da leitura dos filmes. H muito o Brasil produz filmes que transitam na esfera regionalista e que mostram bem o dia a dia de diferentes famlias e seus costumes, relativizando distncias, tempo e espao. Deve-se ressaltar, que vrias naes tiveram suas lutas, suas guerras, suas independncias e conjunturalmente suas vitrias e detalhes de seus povos, retratados na pelcula. Tendler (Soares e Ferreira, 2008, p. 7-8), no prefcio do livro A Histria vai ao Cinema, relata de forma explcita, essa condio aqui citada:

Quando em 1974 Jacques Le Goff e Pierre Nora coordenaram a publicao de Faire de LHistoire, estavam evidenciando novos horizontes para a histria, que saa ento da dicotomia factual versus interpretativa para buscar novas relaes com seu objeto de estudo. Nos rescaldos ps-maio de 1968, uma srie de historiadores franceses discutiam novos problemas, novas abordagens, novos mtodos. Marc Ferro participa desta coletnea com seu artigo O filme: uma contra-anlise da sociedade?, no qual aborda a questo do cinema como fonte de histria. Mais do que introduzir, esse artigo servir para legitimar uma relao que j vinha se desenvolvendo havia muitos anos e que Ferro transforma em seminrio, com o nome de Cinema e Histria. Por outro lado, desde o nascimento do cinema, a histria sua fonte. O nascimento de uma nao, de David Griffith, nos Estados Unidos, e O encouraado Potemkim, de Sergei Eisenstein, na Unio Sovitica, so alguns dos muitos filmes em que, atravs de cowboys, carruagens, reis e rainhas, a histria est presente. Em 1937, o documentarista holands Joris Ivens, ao filmar a Guerra Civil Espanhola em parceria com Ernest Hemingway, registra nos crditos do filme Terra Espanhola a produo da Contemporary Historians Inc. Neste caso o cineasta define-se como historiador e, mais do que um documentrio de denncia da ascenso ao fascismo ao poder na Europa, sente-se fazendo histria.

Em relao aos escritos de Marc Ferro, so de suma importncia para uma nova compreenso da Histria e dos mtodos utilizados para assimil-la, pois no contexto historiogrfico, este conhecido como o primeiro a utilizar a colocar em prtica a juno cinema-histria. No livro Cinema e Histria, ele escreveu o artigo: O filme: uma contra-anlise da sociedade, que foram previamente mencionados na citao acima desse pargrafo, mas que devemos reafirmar aqui: so os primeiros passos de uma relao muito frutfera em dias atuais, pois coloca o cinema como documento histrico, e mostrando que a stima arte tambm um documento, focando ainda na resistncia de historiadores mais ortodoxos, que no vem o cinema com essa

utilidade no campo do trabalho historiogrfico, alegando que imagens no possuem identidade e sendo assim, no podem ser aceitas como documento, pois pode haver interferncias (montagens e outros) do homem, na pelcula (Ferro,1992, p. 83). de relevncia mostrar que Ferro mostra nessa passagem, a viso positivista de alguns, mas exprime um outro argumento, muito vlido, para validar sua postura, dizendo que se alguns historiadores mais tradicionalistas aderem um certo preconceito contra os filmes, no seria plausvel questionar tambm documentos escritos, j que estes tambm podem sofrer algum tipo de interveno, passando pelo crivo da sociedade, para depois serem colocados como verdadeiros e pertencentes ao mundo histrico? (Ferro,1992, p.84). Palavras do autor, na anlise do filme como instrumento histrico em sua obra:
Ele est sendo observado no como uma obra de arte, mas sim como um produto, uma imagem-objeto, cujas significaes no so somente cinematogrficas. Ele no vale somente por aquilo que testemunha, mas tambm pela abordagem scio-histrica que autoriza.

Durante a aplicao do projeto Arte na Escola observamos que, se por um lado a citao que o professor faz em sala de aula no faz o aluno captar o esprito da coisa, o filme tem a vantagem de colocar em forma de imagem e udio, momentos importantes da Histria que por ventura, no acontecem ou no viro a acontecer novamente. A apresentao do filme seguindo critrios organizacionais por parte do ministrando das sesses e os debates posteriormente promovidos, o xito em compartilhar o conhecimento acaba se consumando. sempre engrandecedor para o conhecimento ter mais de uma fonte, e o cinema aponta para essa percepo, um pouco mais generalizada do saber. So realidades diferentes, em tempos diferentes com pessoas tambm diferentes, mas com o amparo de ferramentas que antes no eram utilizadas na semntica educacional. O cinema, tendo pouco mais de um sculo de vida, ainda um agente novo dentro das escolas. O sistema clssico, giz e lousa, amparado quase sempre pelo livro, o que ainda vigora. A palavra de ordem nesse sculo globalizao, e ela atinge praticamente todas as reas de relaes humanas, onde o aparato tecnolgico (computadores, notebooks, aulas e conferncias distncia), devem ser parceiros recorrentes nessa jornada de evoluo. Mas devemos estar atentos algo pitoresco e que quase no paramos para pensar, e que nos envolve diretamente: a globalizao no se d de maneira uniforme e nem homognea, mas sim de maneira desigual em sua espacialidade e em sua temporalidade. Ecoa como uma metfora, assim como a prpria

raa humana. Sendo assim, Milton Santos, emitia sua opinio acerca de tempo-mundo e espao-mundo, no livro Desafios da Globalizao, organizado por Ladislau Dowbor, Octavio Ianni e Paulo-Edgar A. Resende (2003, p.193). Suas palavras:
O que existe mesmo so temporalidades hegemnicas e temporalidades nohegemnicas ou hegemonizadas. As primeiras so o vetor da ao dos agentes hegemnicos da economia, da poltica e da cultura, da sociedade enfim. Os outros agentes sociais, hegemonizados pelos primeiros, devem se contentar de tempos mais lentos. Quanto ao espao, ele tambm se adapta nova era. Atualizar-se sinnimo de adotar os componentes que fazem de uma determinada frao de territrio o locus de atividades de produo e de troca de alto nvel e por isso consideradas mundiais. Esses lugares so espaos hegemnicos em que se instalam as foras que regulam a ao em outros lugares.

2.1._A Histria e novas didticas na sala de aula


Pensemos que a Histria o grande conjunto de atos, idias e aes de todos os seres humanos, mas que eternamente feita e refeita pelo mesmo, infinitamente. Se temos uma viso ntida disso, podemos fazer um prospecto um pouco melhor de vrias situaes cotidianas e projetarmos um futuro embasado nos acertos e no nos percalos do que outrora aconteceu. O professor de tal matria deve estar sempre atento ao aluno que lhe pede determinada ajuda ou at mesmo uma explicao mais aprofundada sobre determinado tema. Sendo assim, sempre indagaremos: Por que estudamos a Histria? Por que olhar sempre para trs, sendo que estamos em outra instncia? Por que o presente no se explica por si mesmo, sendo que o ser histrico, a minha pessoa, est aqui no atual instante?. Sempre com muitas indagaes, sempre com muitas tentativas de respostas: assim, a construo do homem atravs do tempo. Mesmo com tanta relevncia, no nosso pas a disciplina somente foi um pouco mais discutida, chamando o foco da ateno para si, no final da ditadura militar, quando se caracterizou algumas idias e propostas de melhoria no curso. Bittencourt (2002, p. 12), explicita:
As propostas curriculares de Histria elaboradas nos ltimos anos esto relacionadas aos debates e confrontos surgidos no final do perodo da ditadura militar, que pretendiam o retorno da Histria e Geografia para as oito sries iniciais da escolarizao, em substituio aos Estudos Sociais. A Histria e a Geografia haviam se mantido precariamente em algumas sries do 2 grau, para atender, na prtica, aos exames vestibulares e no como proposta de formao geral necessria para um ensino terminal profissionalizante ou tcnico, conforme estava prescrito no texto oficial do currculo para esse nvel de escolarizao.

Sendo o currculo de Histria to importante, como deix-lo limitado dentro do ambiente escolar? Assim, com perguntas como esta, que o saber se expande, se constri e reconstri. Isso ocorre mais pela vontade, pelo anseio de transmisso do conhecimento do professor, do que por indignao ou outro sentimento. sabido tambm, as dificuldades encontradas pelas escolas em fazer-se cumprir a proposta de qualificar o aluno, por motivos alheios ou externos, de amplitude governamental, de estrutura de base. Todavia, em momentos de crise, que se busca a superao, com professores e entidades educativas, se desdobrando e fazendo com que novas perspectivas se apresentem. H muitas propostas, principalmente quando se diz respeito contextualizao com o universo atual, onde a tecnologia faz-se como complemento aos cursos, s matrias em sala. Observando em sala de aula, ouvi um comentrio, que continha a seguinte linha de anlise: o aluno no tinha entendido o que o texto apresentava (Segunda Guerra Mundial era a temtica), e logo aps ver um filme, ministrado pelo mesmo professor, a proposta do texto se fez mais clara, mais entendida e um debate aconteceu, elucidando dvidas e aprimorando a didtica ministrada no momento. Deve-se saber, de forma notoriamente acentuada, que um instrumento no substitui o outro, ou vice-versa. O cinema, assim como o computador, no substitui o material humano, o ser pensante, mas o auxilia em momentos determinantes e faz com que aja uma maior compreenso do que se pretende mostrar. O fator crtico na escolha dos filmes, dos documentrios, deve ser levado em considerao pelo educador, que precisa ter o bom senso na hora dessa escolha. Hoje o aluno sofre um constante bombardeio de informaes, seja via internet, TV, rdio e vrios outros meios de mdia e propaganda. Ento preciso estarmos conectados com uma realidade vivida anteriormente e que constantemente, repaginada, porm mantendo normas criteriosas. Ainda citando Bittencourt (2002, p. 14):
A escola sofre e continua sofrendo, cada vez mais, a concorrncia da mdia, com geraes de alunos formados por uma gama de informaes obtidas por intermdio de sistemas de comunicaes audiovisuais, por um repertrio de dados obtidos por imagens e sons, com formas de transmisso diferentes das que tm sido realizadas pelo professor que se comunica pela oralidade, lousa, giz, cadernos e livro, nas salas de aula. Se esse perfil diferenciado do pblico escolar tem apresentado desafios para educadores, no caso da Histria as questes se avolumaram medida que a sociedade consumista tem se estruturado sob a gide do mundo tecnolgico, responsvel por ritmos de mudanas acelerados, fazendo com que tudo rapidamente se transforme em passado, no um passado saudosista ou como memria individual ou coletiva mas, simplesmente, um passado ultrapassado. Trata-se de geraes que vivem o presentesmo de forma intensa, sem perceber liames com o passado e que possuam vagas perspectivas em relao ao

futuro pelas necessidades impostas pela sociedade de consumo que transforma tudo, incluindo o saber escolar, em mercadoria. A Histria oferecida para as novas geraes a do espetculo, pelos filmes, propagandas, novelas, desfiles carnavalescos...

Ora, o aluno deve ser sempre levado pensar e repensar as suas aes, sejam elas no seu viver dirio, sejam no mundo acadmico. Se conseguirmos fazer com que este procure outros meios de assimilao do aprendizado, que no so somente os do meio escolar, mostramos que todos podem fazer algo pelo ensino, basta que se queira fazer. O novo, muito antes de ser algo que separa, une. Participar de forma opinativa, instrutiva, o que forma o conglomerado do aprendizado. Uma escola no pode ser melhor ou pior, somente por sua estrutura bem organizada ou localizada em local nobre. O aluno no deve ser menosprezado em sua situao de aluno, simplesmente porque ainda o . O professor que no lhe responde uma pergunta de imediato, no deve ser exonerado de suas funes, por tal falha. O repensar no agir, constri o refazer futurista. O carter de esperana o que deve ungir pensamentos. O niilismo em nada ajudaria a reformular concepes. Freire (2006, p.76-77), diz:

Um dos saberes primeiros, indispensveis a quem, chegando a favelas ou a realidades marcadas pela traio a nosso direito de ser, pretende que sua presena se v tornando convivncia, que seu estar no contexto v virando estar com ele, o saber do futuro como problema e no como inexorabilidade. o saber da Histria como possibilidade e no como determinao. O mundo no o . O mundo est sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo no s de quem constata o que ocorre, mas tambm o de quem intervm como sujeito das ocorrncias.

Quando se falava em cinema, pensava-se em algo ligado elite, era algo muito sofisticado e quase que inacessvel nas casas de todas as pessoas, pois nem sempre foi fcil adquirir aparelhos eletrnicos nacionais ou importados como agora, na atual conjuntura econmica do pas e do mundo. H mais acesso a essas mquinas, utiliza-se demasiadamente a tecnologia, ora para fazer filmes caseiros, ora para downloads via internet, compra-se facilmente DVDS em bancas de revista, e o cinema tornou-se parte da paisagem cotidiano do lazer, da cultura, da educao. O que era um pouco mais distante da realidade de muitos, agora companheiro dirio. necessrio o olhar competente de quem estuda, e um bom domnio de conceitos, para que se compreenda a linguagem utilizada, como vrias linhas de raciocnio, no se fechando em apenas um filo do aprender. Vesentini (2002, p. 165), diz sobre o que

abordamos:
A relao entre filme e Histria merece algumas observaes. J a vimos como sendo relao entre temtica do curso e filmes que se associem mesma. Essa perspectiva bastante simples, j que se trata de temas e discusses, no especficas do cinema (das fitas) e sequer dele originadas. nesse espao de discusso que certos filmes foram debatidos, como parte dela mesma (discusso e temtica). Nesse entendimento, o trabalho realizado no se configurou como uma Histria do Cinema, nem se fechou em consideraes sobre o filme como documento. No porque recusasse estudos dessa ordem, evidente, mas apenas porque no eram o objetivo da utilizao feita das fitas.

bom ressaltar que se pode, deve-se enxergar a fita ou DVD, como mais um objeto de ensino, anlise e estudo, e no apenas como algo somente figurativo. J divagamos sobre o quo importante o corpo docente e a instituio escolar, por isso enxerguemos mais uma vez o tema dessa monografia, como uma perspectiva mais, dentro de algum tema catedrtico. O autor acima reafirma o que aqui relacionamos:

Entender filmes como parte de um curso supe, no mnimo, o mesmo trabalho oferecido a outros documentos ou a textos da bibliografia. Nas experincias aqui comentadas, a fita no foi vista como pura ilustrao nem como obra que j mostra um contedo (evitando-se anlise ou discusso). Ela parte da temtica e merece tanta considerao quanto qualquer texto da poca.

A educao o pilar de qualquer nao que queira se sustentar e prosperar em um mundo cada vez mais competitivo e excludente. Nela, o ser humano se situa e se faz ser notado por aptides natas, que foram aprimoradas ou um pouco mais salientadas, no decorrer do percurso educacional. preciso que cada um possa propor novas alternativas, onde possamos discutir, propagar e analisar a educao e o educando em si. Todos podem dar sua parcela de participao. A Antropologia apresenta essa movimentao, abrindo a nossa percepo para a multiplicidade do que se pode ensinar ou aprender, seja com os senhores acadmicos, ou com o nativo e sua aldeia globalizada. Brando (1981, p. 17-18), reala essa experincia:
Quando os antroplogos pouco falam em educao, eles pouco querem falar de processos formalizados de ensino. Porque, onde os andameses, os maori, os apaches ou os xavantes praticam, e os antroplogos identificam processos sociais de aprendizagem, no existe ainda nenhuma situao propriamente escolar de transferncia do saber tribal que vai do fabrico do arco e flecha recitao das rezas sagradas aos deuses da tribo. Ali, a sabedoria acumulada do grupo social no d aulas e os alunos, que so todos os que aprendem,

no aprendem na escola. Tudo o que se sabe aos poucos se adquire por viver muitas e diferentes situaes de trocas entre pessoas, com o corpo, com a conscincia, com o corpo-conscincia. As pessoas convivem umas com as outras, e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem nosabe-e-aprende.

Tendo essa coragem em ser autntico e ao mesmo tempo revolucionrio, o homem se refaz, se recompe e assume seu lugar de agente motivador e propagador de formas novas de pensar-agir. A linguagem cinematogrfica alude a universos, pessoas e mtodos dspares em seu local de atuao. Mas a questo imagtica produz uma elucidao inesgotvel, pois no somente a imagem que fala, mas todo o seu contexto. Charles Chaplin2, falava muito sem esboar nenhuma palavra, j que seus filmes eram da poca do cinema mudo. Alm de ser algo inusitado, deve-se atentar para a ambientao do filme, a periodicidade histrica em que foi feito e toda uma conjuntura que certamente revelar algo no explcito aos olhos, mas escondido nas entrelinhas. Funciona muito bem, pois caracterizado para qualquer pessoa, e dessa forma abarca um maior nmero de apreciadores. Azzi (1996, p.15) diz que:
Luzes da Cidade uma dessas obras-primas que vale a pena ver e rever. Embora lanado em 1931, este filme, em preto e branco, constitui em um dos ltimos exemplares do cinema mudo. Nele, o diretor utiliza a imagem como forma perfeita de expresso, com poucos textos explicativos. A bela trilha sonora, composta pelo mesmo Chaplin, refora o carter romntico e nostlgico da histria. Adaptada a qualquer pblico, sem diferena de sexo ou idade, essa comdia do gnero da pantomina, alm de agradvel entretenimento proporcionado pelo inigualvel humor de Carlitos, presta-se tambm para reflexes de natureza scio cultural.

Essa relao filme-homem-ambiente de trabalho-influncia, sempre muito discutida, no somente na esfera da disciplina Histria, mas tambm em Sociologia, Geografia, Filosofia e outras. Para que se possa entender muito do que vivenciado cum laude (com louvor), pode-se objetivar opinies acerca de temas diferentes, usando um s veculo, no caso o filme. Ainda falando dos clssicos de Chaplin, Tempos Modernos, uma atmosfera que nos propicia muitos pensamentos e anlises sintticas. Usando tticas de imagens e expresses, momentos de tenso e lutas, modernidade e explorao dos operrios, um bom exemplo de que esse recurso, o udio-visual, complementa-se muito bem com o que pode ser ministrado de forma tradicional, por professores em salas de aula. Revigorando o que aqui foi pensado,
2

Charles Chaplin, famoso ator nascido em Londres, reconhecido mundialmente por sua veia cmica. Fez filmes emblemticos, como Luzes da Ribalta, O Grande Ditador e outros. Seu personagem Carlitos, um dos seus grandes momentos nas telas.

temos Vesentini (2002, p.166-167), falando dos trabalhadores e sua labuta no servio fabril constituindo-se como classe espoliada:
O mecanismo do perodo manufatureiro o prprio trabalhador coletivo que a composio de muitos trabalhadores parciais. Este mecanismo o definidor maior dos filmes aqui comentados. Sem dvida ele opera como explicador e como pano de fundo das situaes trabalhadas por Chaplin, Lang e Petri. (colocar nota de rodap: Fritz Lang. Metrpolis (1926) e Elio Petri. A Classe Operria vai ao Paraso). Todavia no aparece como manufatura ou putting-out. (...) Vejamos agora algumas das caractersticas desse sistema mostrado pelas fitas. Ressalta a relao homem/mquina e visvel o conjunto de trabalhadores parciais trabalhando diretamente com aquela (em Chaplin, atravs da esteira, e em Petri, atravs de mquinas operadas individualmente). O predomnio da mquina sobre o homem e suas exigncias de movimento uniforme ligam-se claramente organizao espacial dentro da fbrica, distribuio dos operrios e vigilncia. Em Chaplin, penso nas cenas em que o personagem trabalha na esteira, com o capataz, e se procura o ritmo e os movimentos adequados. Em Petri, cenas semelhantes no processo de trabalho so comentadas nas tomadas do almoo, quando a personagem Lulu discute a necessidade de concentrao durante o trabalho.

A vivncia do que aqui foi descrito, foi tambm incorporado dentro do projeto Arte na Escola, em forma de debates construtivistas: discutimos de todas as maneiras plausveis e pela tica individual de cada um dos observadores (j que participavam da sesso, alunos da Psicologia, Geografia, Direito, Servio Social, Histria e outros), o filme e sua correlao com a prtica pessoal de cada um dos sujeitos presentes. Atentamos para a seguinte concluso: o estudante de Psicologia obviamente observa os aspectos ligados formao e interiorizao do ser observado. Ele olha com um olhar mais profundo. O aluno da Geografia comenta sobre o espao constitudo como o local de trabalho, um recorte geogrfico. Aquele que faz a matria jurdica nota a jornada de trabalho excessiva e as formas degradantes, despojadas de leis justas que o proletariado exposto na rotina do trabalho braal. Quem faz Histria ou Servio Social, conclui que a explorao do homem feita desde tempos remotos, e concomitante em vrios lugares do planeta, e que este mesmo homem dividido em classes, vivendo um enorme abismo econmico, que cada vez mais se aprofunda e gera desigualdades. Lembremos que a anlise das vrias vises particulares foi perceptvel na hora das discusses, logo aps o encerramento da pelcula. Essas percepes em torno da realidade vivenciada pelo ser humano, so corroboradas no apenas pela formao ou instruo escolar, mas pela prpria carga de conhecimento ou de experincia vivenciada pelas pessoas ali presentes. Pode-se dizer assim, que h vrias linguagens e formas diversas de ensinar qualquer fundamento, pois no h nada

estagnado ou delimitado como definitivo e nico. Falamos em tticas visuais, portanto levemos em considerao, que mesmo apresentando uma linguagem mais curta e condensada, que revela detalhes das relaes humanas, eles partem do esquema denominado fico. Seguindo uma determinada lgica, apresentam fatos coerentes com um roteiro, mas esse, pode vir seguido de certa ideologia de quem o realiza. por isso que um professor no deve utilizar apenas o filme, assim como tambm no servir-se apenas do mtodo ortodoxo escolar, de livros e cadernos. Nos filmes, alm das questes expostas atravs do que nos visvel, h tambm a subjetividade da boa cano, colocada na hora certa e que nos traz reflexes tona. Ferraz em seu artigo Histria e cinema: luz, cmera, transposio didtica (2006), faz o seguinte emprego das palavras:
O filme no deve ser o nico elemento a ser utilizado pelo professor. Outras linguagens cinematogrficas tambm so importantes e facilitadoras. O aluno pode compreender o contexto histrico com a ajuda da msica, que geralmente est concatenada com o momento histrico transmitido na pelcula, se a histria est sendo narrada ou se um monlogo, por exemplo. O cinema, apesar de todas as suas peculiaridades e sendo campo frtil para a compreenso da Histria, peca ao trazer apenas um recorte temporal, espacial e humano. Caindo nessa armadilha o professor, j que este estabelece a relao de intermediao entre a projeo e a cultura do educando, pode estar sendo reducionista e cair no abismal anacronismo, julgando situaes, valores e condutas de um momento histrico pelos parmetros presentes da cultura e sociedade; isso muito recorrente nesta atividade.

O debate em torno das questes educacionais tem gerado muitas controvrsias. No se pode negar, por exemplo, a ampliao nas ltimas dcadas, das oportunidades educacionais. No mbito especfico das prticas escolares, o prprio sentido do que seja educao amplia-se em direo ao entendimento de que os aprendizados sobre modos de existncia, sobre modos de comportar-se, sobre modos de constituir a si mesmo para os diferentes grupos sociais, particularmente para as populaes mais jovens, se fazem com a contribuio inegvel dos meios de comunicao, e a stima arte, no pode ser deixada de lado. Devemos nos indagar: Qual o melhor mtodo? O que abordar e contextualizar? a que explicamos a especificidade do cinema, pois ele pode elucidar pontos obscuros que teimam em permanecer numa explicao de sala de aula. Mesmo com toda a carga de conhecimento que os mestres possuem, algumas passagens (ou perodos) no so entendidas, pois no esto no momento atual, no se fazem presentes no cotidiano dos estudantes. As idias, as discusses, tudo isso far com que o aluno entenda melhor o passado, relacionando com

o presente e vislumbrando futuro, numa anlise crtica, agregando conhecimento. Todas as ferramentas audiovisuais so utilizadas: filmes, livros sobre tal ferramenta, livros de contedo histrico, atores e seus respectivos campos de atuao, contextualizados com o meio acadmico. O grande desafio para o professor atual, transpor os muros da entidade escola. buscar subterfgios do dia a dia, e assim no apenas utilizar as ferramentas giz-livro-quadro-negro.

DEMONSTRANDO ALGUNS EXEMPLOS DE FILMES NO PROJETO ARTE NA ESCOLA


Se formos analisar previamente a questo do movimento, este se faz presente em todos os sentidos, dentro da raa humana: o movimento das ondas no mar, do ir e vir do homem, o movimento por reivindicaes sociais, e tantos outros movimentar-se. O movimentar ampliar o campo de atuao, o campo de conhecimentos ou de formas de se aprender, saindo do lugar comum que possa obstruir o avano do homem. Como Arte e Histria caminham juntos, importante citar uma passagem do livro Cinema e TV no Ensino. H citaes importantes daquilo que seria o cinema, pois este o movimento em si, a personificao do que se via de forma esttica, agora elaborada um pouco mais humanisticamente. Os autores Coloda e Vian (1972, p. 21) citam: Desde a antiguidade o homem interessou-se em registrar o movimento. Exemplo disso o Javali de Altamira, que data da idade da pedra; tem oito patas pintadas de tal maneira que do a impresso de movimento. A citao do movimento, da questo imagtica o fio condutor desse assunto. Vida movimento, cinema movimento e nessa mesma instncia, representao da prpria vida. um processo reprodutor, mesmo sendo articulado de forma artificiosa . A fim de dar corpo ao que aqui estamos colocando, vemos as produes contemporneas de imagens, seja na sociedade de consumo com as propagandas, at as questes religiosas e seus signos indutores da pretensiosa f. Todas essas aptides e construes humanas so retratadas, pinadas, num grande mosaico chamado cinema. O livro Cinema Brasileiro Hoje, dialoga com essas suposies e ainda flerta com a questo da influncia no cotidiano. Pensemos ento que, obviamente nem sempre o que se mostra nas fices um bom retrato da tica e da veracidade, mas podemos tambm atentar para algumas opinies, como a questo

cultural e at mesmo a linha cronolgica do tempo na Histria, reconstituindo fatos passados. Observemos o que diz o autor Butcher (2005, p. 8-9)
O cinema surgiu no apagar das luzes do sculo 19 e se espalhou pelo planeta com relativa rapidez. Em vrios pases, se afirmou como uma das formas hegemnicas de arte e entretenimento, a ponto de se dizer que o sculo 20 foi o sculo do cinema. Ao longo dos anos, porm, novas tecnologias geraram outras formas de captao e reproduo do real. Com o televisor, o videotape e, mais adiante, a possibilidade de transmisso ao vivo, a cultura da imagem em movimento tomou propores muito mais amplas, de tal forma que o tradicional filme projetado na sala escura se tornou apenas um dos formatos possveis dentro do universo audiovisual. (...) Do ponto de vista industrial e comercial, o cinema passou a competir com a televiso, o homevideo e o videogame. Do ponto de vista artstico, o ato de filmar perdeu seu carter quase sagrado com o surgimento de cmeras digitais portteis, que facilitaram e multiplicaram as possibilidades de se fazer filmes. Na sociedade contempornea, portanto, a imagem no mais distante e inacessvel, mas algo que faz parte do cotidiano de nossas vidas, apesar de o cinema em seu formato tradicional ainda atrair multides no mundo todo.

A questo do estimulo do consciente, do despertar ao que nos significativo, faz com que essa observao ganhe maior proporo, pois o ser humano no uma mquina programada, onde tudo previamente estimulado ou calculado premeditadamente. Como seres pensantes, e mais do que isso, seres emocionais, atuamos de acordo com as informaes captadas no dia a dia, e assim, analisamos de formas diferentes um mesmo tema. A relao do dia a dia ajuda e muito a construir tudo isso, onde esse movimento parte do saber. Por isso a Histria se mostra importante, quando relacionada tambm ao Cinema, pois essa disciplina era sempre atada, restrita, somente aos professores e livros didticos. Com a tecnologia, novos paradigmas so criados, novas indagaes surgem, e novas respostas acontecem. Dentro dessa perspectiva, temos que estarmos sempre alertas no sentido de que as informaes podem no serem coerentes com os fatos verdadeiramente ocorridos. No sendo redundante, pois aqui vemos a necessidade de uma maior explicao, temos que entender que o universo gira em torno de dinheiro, e a cinematografia precisa vender, assim como qualquer outro estabelecimento, de verbas para sua sobrevivncia. Temos cineastas que aprofundam nos temas escolhidos, indo locais onde por ventura aconteceu alguma batalha famosa, outros buscam figurinos e personagens de altssimo nvel, e fazem um filme que pode ser considerado o mais prximo do que aconteceu em uma poca longnqua. Estes nos do uma viso que pode facilmente ser intercaladas em discusses dentro de sala de aula. Mas ao mesmo tempo em que acertam vrios quesitos, falham em outros: personagens fictcios, tragdias no acontecidas (e que

chamam o pblico para as cadeiras dos cinemas, gerando lucro), e inverdades acerca do prprio tema, que podem mudar o percurso de ensino do professor que segue metodicamente o seu prprio conhecimento. No livro Histria para o Ensino Mdio, o autor Mocellin (2006, p.466-467), nos mostra essa correlao entre ensinar, entreter e desinformar ao mesmo tempo, causando certa ambigidade nos temas, fazendo anlise e comparaes que demonstram o que acabamos de escrever:
Gladiador (EUA, 2000). Direo Ridley Scott. A reconstruo do Coliseu, o uso em longa escalada tecnologia da computao grfica, as lutas de gladiadores, as cenas de batalhas, o cotidiano do povo romano, a interao entre a msica e as imagens e o cuidado com o figurino do ao filme efeitos visuais e sonoros de altssimo nvel. (...) Do ponto de vista histrico, o filme retrata com fidelidade a figura do imperador Marco Aurlio, a mquina de guerra humana, o po e circo com a profuso de espetculos sangrentos, especialmente as lutas de gladiadores. Do ponto de vista histrico Maximus (personagem principal) no existiu como aparece no filme. (...)

E assim, vemos a perspectiva, a tica da indstria hollywoodiana, de se criar super-homens ou personagens hericos toda prova, mesmo que isso fornea uma informao errnea. Prosseguindo sobre o mesmo filme, h outras anotaes minuciosas, que devem ser estudadas. Vejamos o que Mocellin (2006, p.466-467), nos narra no livro acima supra-citado:
Sobre a morte de Marco Aurlio, eis o que escreveu o historiador romano Dion Cssio: (...) Marco Aurlio no morreu em conseqncia da molstia infecciosa que devia mat-lo, mas antes graas aos bons cuidados de seus mdicos que queriam ganhar as boas graas de seu filho.(...) Portanto, Marco Aurlio no foi morto diretamente por Cmodo. Foi no incio do reinado que ocorreu a conjura liderada por sua irm Luclia e no no final como aparece no filme. Luclia foi assassinada.(...) O filme de Ridley Scott explorou pouco as excentricidades, gosto pela violncia e atrocidades perpetradas pelo insano Cmodo.(...) Sobre a morte do imperador eis como ocorreu segundo Ivar Lissner: (...) ...Foi afinal Letas quem empreendeu por termo s crueldades e misria que acabrunhavam o povo romano. Com a cumplicidade de Mrcia, a morte de Cmodo, preparou o assassino do imperador. Deram-lhe primeiro veneno. Tardando este a produzir efeito, apelaram para o atleta com quem o imperador lutava. Foi ele quem estrangulou Cmodo. (LISSNER, I. Os Csares: apogeu e loucura. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999, p. 261).

No se pode descrever fielmente uma ao muito realizada, mas pode-se reaproximar o olhar do interlocutor, aquele que aprecia a pelcula, para uma viso contextualizada com o mundo de hoje. O filtro das informaes deve ser ativado nessa ocasio, cabendo ao espectador o discernimento do que fato do que fictcio.

Na sua resenha do filme Aleluia, Gretchen: um hotel para o Reich3, do livro A Histria vai ao Cinema (2001, p.33), Magalhes cita:
semelhana do historiador, o diretor de cinema faz uma montagem do passado, real ou imaginado, e o revela, a partir do filtro de sua cmera, ao espectador. Ali, cada imagem-movimento angulao, enquadramento e composio, iluminao, edio de som, e ainda o ritmo (mais apressado, sugerindo ao, mais lento, sugerindo reflexo) ser integrada s demais, cuidadosamente produzidas e ordenadas em sequncias, cujo produto final o filme: uma viso de mundo, um fragmento do acontecido, que se expressa o olhar do espectador, desocultando detalhes que escapam fulgacidade do olhar natural. Como no ofcio do historiador, o que elidido da montagem nem sempre mostrado ao pblico; o que ele recebe uma filtragem mediatizada pela experincia de outrem. (...) Mas, diferentemente do historiador, que busca atingir a conscincia do leitor, o filme penetra nas fantasias e nos sonhos do espectador, dialogando todo o tempo com o seu inconsciente visual.

O que se pode observar em termos de importncia sobre um erro ou um acerto, deve tambm ser percebido no descaso que algumas instituies, como o prprio Estado, promovem para o no conhecimento concreto de fatos reais em nosso pas. Como todos sabem, um dos captulos verdadeiramente negros de nossa breve histria, a escravido de seres livres, competentes, pensantes e antes de tudo, seres humanos: os africanos. O continente africano at bem pouco tempo, foi relegado ao esquecimento nas escolas do Brasil, e quando era citado, sempre se recaia no velho esteretipo do escravo na senzala, trabalhador braal e violentamente espancado por fortes desbravadores europeus. Europeus civilizados, citados diariamente em todas as reparties pblicas e privadas de nosso pas. Escravos puramente reintegrados sociedade ou que simplesmente mereciam o mesmo tratamento humanitrio dado ao homem branco, por muito terem sofrido. A questo do apartheid, aparece em formas diferenciadas, analisando sucintamente: aquele que foi oficializado na frica do Sul, como poltica de governo e oficial 4, e aquele que aparece camuflado, como o caso do esquecimento premeditado, ou o resgate do africano, atravs de suas danas exticas ou suas opulentas conquistas no esporte, que enaltecem nossa ptria. Assim como a prpria Histria mal contada, notamos tambm que a produo cinematogrfica sobre este povo e este continente, tambm o so. E mais: notoriamente
3 4

Aleluia, Gretchen um filme que fala do fenmeno nazista no sul do Brasil. Na frica do Sul, aps 1948, o apartheid (palavra que significa separao), ganha conotao jurdica, sendo institucionalizado. Medidas legais de separao entre brancos (africaners, beres) e todos os negros, so oficializadas, tornando prtica legtima do Estado. Os nativos africanos so proibidos de circular e de ter contato de qualquer espcie (a no ser para trabalhar) com brancos, e zonas so delimitadas para atuao de cada grupo, sendo que tudo favorecia aos colonos europeus. Em 1989, Mandela, ativista negro libertado, convoca-se eleies e o apartheid, no papel, sai de cena...

so feitos filmes por cineastas africanos, e nem sempre estes so os que alcanam sucesso. J aqueles que so norte-americanos ou europeus, ganham destaque na mdia e parecem carregar o eterno parecer da verdade incontestvel. Os filmes existentes no nosso mercado de locao, sobre frica, muito pequeno, para um grande pblico. Ora, se vemos uma histria contada aos moldes do Estado, que nem sempre quer que conheamos as suas atrocidades, e se notamos certa deliberao por parte das escolas, professores e at mesmo dos alunos por este tema, como tentar constituir uma histria que seja mais lgica, sobre um continente vilipendiado de todos os seus direitos? preciso um planejamento na apresentao, organizando desde o material at o que ser pautado na discusso. Sendo assim, forma-se um cidado crtico e ciente da sua ligao com o mundo que o rodeia. Dessa forma sugerimos trs filmes, com resenhas que podero servir de abordagem para assuntos diversos, e que so disponveis no pas (h outros timos filmes e que devem ser vistos, pois apresentam vises no estereotipadas do continente): *O poder de um jovem (The Power of one. Dir. John G. Avildsem, EUA, 1992).
O filme conta a histria de um garoto branco que vive na frica do Sul durante o apartheid. Depois de adulto ele se torna boxeador que fora dos ringues consegue conviver e, certa medida, eliminar as divergncias entre negros e brancos. (...) O interessante neste filme observar que protagonista, enquanto estrangeiro, assume o papel de elemento convergente numa sociedade dividida. Este fator provoca o debate em dois pontos de vistas opositores: por um lado, a leitura de que necessrio a presena de um mediador externo para resolver situaes extremas de conflito; por outro lado, coloca-se o problema da incapacidade dos africanos gerirem seus prprios problemas.(Lopes e Arnault, 2005, p.106)

*As aventuras do jovem Indiana Jones. Oganga: Aquele que d e tira a vida (Oganga, the giver and taker of life. George Lucas, EUA, 1992).
O filme passado na bacia do Congo conta a histria de Indiana Jones durante a primeira guerra, quando servia o exrcito. (...) Chegando a uma aldeia ele conhece um mdico que estabelecido em frica, no pretende voltar a Europa por acreditar que seus servios so mais importantes ali.(...) Apesar de apresentar alguns clichs, o filme torna-se interessante na medida em que trabalha a extenso de diversidades culturais e tnicas da frica, fato em geral esquecido, mas de grande importncia na medida em que com a derrota da Alemanha, seus territrios passaram a pertencer a outros estados europeus. (...) Alm das belas imagens e da possibilidade de visualizar um pouco das diferenas culturais dessa regio o que interessante para desmistificar a idia de que a frica uma unidade cultural e populacional o filme comporta uma leitura interessante sobre a ao dos colonizadores nesta regio. (Lopes e Arnault, 2005, p.106)

*Kiriku e a feiticeira (Kirikou et la sorciere, Dir. Michel Ocelot, Blgica, Frana, Luxemburgo, 1998).
Desenho inspirado em conto africano5, celebra a curiosidade, coragem e astcia do pequeno Kiriku, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldio da cruel feiticeira Karab. Para salvar sua aldeia, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira. (...) Este filme no trata de histria da frica propriamente dita. No entanto, o inclumos nesta relao por dois motivos. O primeiro por tratar-se de uma histria infantil ou pelo menos destinada a este pblico. O segundo o resgate da tradio na perspectiva de uma criana. Estes dois pontos so importantes pois permitem recuperar uma dimenso do africano normalmente ausente nas discusses. Usualmente este tratado como conceito, abstrao ou problema, quase nunca como ser de carne e osso, com infncia, crenas, fantasias. Neste sentido, esta histria refora a viso do africano como produtor de cultura e, portanto, como humano. (...) Por ltimo, mas no menos importante, esta uma das raras histrias infantis disponveis no Brasil onde o heri protagonista um menino negro. (Lopes e Arnault, 2005, p.102)

Bem, falamos em grande parte desse captulo, de filmes com uma temtica centrada em um s local (especificamente frica). Falemos agora de forma concisa, mas objetivando a anlise histrica, alguns filmes relevantes no quesito transposio do tempo passado, para o tempo presente, filmes descentralizados de um s tema. Observei outros professores, utilizarem os filmes que aqui citarei, em minha prpria faculdade. Os resultados foram muito satisfatrios, pois alm do livro didtico e do conhecimento prvio do mestre, foi adicionado o elemento visual, que alm de fazer uma melhor assimilao dos assuntos, consegue arrancar comentrios e at mesmo perguntas acerca do que comentado em sala de aula. Vejamos alguns deles: *Danton O processo da Revoluo (Frana, 1982). Direo: Andrzej Wajda
Wadja um polons simptico ao Sindicato Solidariedade usou o filme para criticar o regime autoritrio polons, submisso Unio Sovitica. Sendo assim, Robespierre apresentado como smbolo do autoritarismo numa analogia clara com o regime que imperava na Polnia. J Danton, aparece como paladino da liberdade. Nada mais falso. Danton aprovara o regime do terror, era tremendamente corrupto (...). Robespierre apesar da postura fria era um poltico honesto e com preocupaes sociais profundas. Usar o filme para ilustrar as aulas sobre a Revoluo Francesa (...) (Mocellin, 2006, p.467)

*Guerra de Canudos (Brasil, 1997). Direo: Srgio Rezende


Dentre os inmeros eventos que, em 1997, marcaram o centenrio da destruio do arraial de canudos, provavelmente o mais divulgado pela grande mdia foi o filme Guerra de Canudos, dirigido por Srgio Rezende.
5

Conto senegals.

pico grandioso, o filme sobre a saga sertaneja de Antnio Conselheiro e seu impressionante squito foi, at ento, o filme mais caro do cinema brasileiro (...) No calor dos acontecimentos, os seguidores do Conselheiro foram considerados fanticos, irracionais, ignorantes e quase animalescos, por ilustres letrados da poca, a exemplo do mdico Raimundo Nina Rodrigues, que explicou cientificamente a loucura epidmica de Canudos atravs do contgio de grave molstia que acometia seu lder. Depois da invaso da Fazenda Belo Monte pelas tropas do Exrcito, os conselheiristas foram paulatinamente transformados em vtimas de uma guerra inacreditvel e vazia, pois nem uma nica prova foi encontrada sobre as relaes do conselheiro com uma arquitetada conspirao de restaurao de Monarquia. A designao negativa e ameaadora de fanticos foi cedendo lugar a uma viso mais condescendente e compreensiva, embora no necessariamente menos hierarquizante, que fez dos sertanejos de Canudos um espelho de nosso atraso, despreparo e abandono.(...) (Soares e Ferreira, 2008, p.239-

240)

*O que isso, Companheiro? (Brasil, 1997). Direo: Bruno Barreto


(...) (Adaptado do livro de Fernando Gabeira), recria os quatro dias do seqestro do embaixador americano Charles Elbrick por militantes da luta armada durante o perodo da ditadura militar, com a participao de trs atores americanos: Alan Arkin, Caroline Kava e Fisher Stevens. (Butcher, 2005, p.30)

*A Guerra do pio (China, 1997). Direo: Xie Jin.


Em 1839 o imperador chins Daoguang designou Lin Zexu para combater a comercializao e o consumo de pio. Comerciantes ingleses sentiram-se lesados e conseguiram que o Parlamento Britnico decidisse pela guerra. A superioridade tecnolgica se fez sentir e os chineses foram derrotados. Obra bem cuidada que pode ser utilizada em sala de aula com grande proveito. (Mocellin, 2006, p.468)

*Chove sobre Santiago (Frana, Bulgria, 1974). Direo: Helvio Soto


O filme retrata o golpe militar que o correu no Chile em 1973, que deps o presidente Salvador Allende e promoveu a ascenso da ditadura do General Pinochet. (...) (Mocellin, 2006, p.468).

Devo destacar ainda um documentrio importantssimo, rico em detalhes imagticos e de mensagens filosficas, e que ao mesmo tempo, aglutina vrios momentos histricos, que podem ser proveitosos para alunos. o documentrio brasileiro Ns Que Aqui Estamos Por Vs Esperamos. No livro de Butcher, Cinema Brasileiro Hoje, o autor diz:

Documentrios com temticas mais abstratas tambm despertam interesse especial. Ns Que Aqui Estamos Por Vs Esperamos (1999), de Marcelo Masago, permaneceu meses seguidos em cartaz com apenas duas cpias, alcanando um pblico de quase 60 mil espectadores. Masago no fez propriamente um documentrio, mas um filme-eisensteiniano totalmente fundado na montagem, que articula imagens de arquivo e prope uma reviso peculiar da trajetria humana no sculo 20. (...)(Butcher, 2005, p.87)

Estes so alguns poucos exemplos, mas a cinematografia que faz a simbiose Histria-cotidiano-entretenimento grande e vale sempre ser conferida em caso de alguma dvida ou necessidade de algo a mais para se colocar na prtica do ensino. A problematizao acontece justamente no sentido de que temos uma viso mais ampla da humanidade, pois buscamos apresentar filmes que possuam aspectos que atuem em vrios campos do conhecimento. Observando aspectos no apenas dos locais onde se passam as filmagens, mas tentando enxergar o todo (as pessoas, seu modo de vida, suas observaes acerca da vida), podemos tirar concluses ou acrescentar algo mais no que estudamos. Nesse momento, o espectador fica vontade para se colocar no apenas como um mero coadjuvante, mas tambm como ser atuante, pois sua opinio ajuda a construir um entendimento do que se passou ou passa na Histria. Muitas respostas para problemas atuais podem estar bem estruturados numa boa narrativa de filme. Referncias AZZI, Riolando. Cinema e Educao. Orientao pedaggica e cultural de vdeos I. So Paulo: Paulinas, 1996. BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2002. BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 1984. BUTCHER, Pedro. Cinema Brasileiro Hoje. So Paulo: Publifolha, 2005. COLODA, Santos Carlos. VIAN, Itamar Navildo. Porto Alegre, Sulina, 1972. DOWBOR, Ladislau, IANNI, Octvio, RESENDE, Pedro-Edgar. Desafios da globalizao. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 2006. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Cia. Das Letras, 2006. MARTIN, Marcel. A linguagem cinematogrfica. So Paulo: Brasiliense, 2007. MOCELLIN, Renato. Histria para o ensino mdio: curso completo. So Paulo: IBEP, 2006. MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histrica na obra de Marc Ferro. In CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN Eduardo; NAPOLITANO Marcos; SALIBA Elias Thom. Histria e Cinema. Dimenses histricas do audiovisual. So Paulo: Alameda, 2007. NVOA, Jorge e BARROS, Jos DAssuno (Org.). Cinema-Histria: Teoria e representaes sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008. SOARES, Mariza de Carvalho e FERREIRA, Jorge. A Histria vai ao cinema. Rio de Janeiro: Recorte, 2008. XAVIER, Ismail (Org.). A experincia do cinema. Antologia. Rio de Janeiro: Edies Graal: Embrafilmes, 2008.

You might also like