You are on page 1of 2

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISO.

Tomada de deciso o processo pelo qual so escolhidas algumas ou apenas uma entre as alternativas para as aes a serem realizadas. Constantemente, os administradores deparam-se sobre diferentes fatos que ocorrem em seu cotidiano, para que obtenha xito em sua gesto, devem ser cautelosos e ter um pensamento bastante analtico, para entender a complexidade da situao, e com enfoque nos diversos relatrios gerados, analisar-los extraindo para que possa servir de base na sua deciso, os dados reais e estatsticos da situao, pois nem sempre o que parece obvio a soluo para o problema a ser resolvido. De acordo com Oliveira (2004) Tomada de deciso, nada mais a converso das informaes analisadas em ao, assim sendo, deciso a ao tomada com base na apreciao de informaes. Decidir recomendar entre vrios caminhos alternativos que levam a determinados resultados. Tomar deciso acerca de como planejar, organizar, e controlar as atividades empresariais principal responsabilidade dos gerentes de produo. O volume e o tipo de analise de dados para a deciso dependem de: 1) A importncia da deciso; 2)As limitaes de tempo e custo; 3)Complexidade do problema. Os problemas de rotina podem ser mais bem manejados por meio de escolhas sensatas simples. Os problemas complicados, que incluem muitas variveis e um fluxo de caixa importante, em geral existem processos mais complexos. De maneira idntica, as decises tomadas sob condies de incerteza exigem muitas vezes analise estatsticas (Joseph, p10).

METODOGIA DA DECISO A escolha do mtodo depende de acordo como poltica, procedimentos ou regras, formais ou informais, algumas decises dependem de uma maior complexidade, quando os dados apresentados so incompletos ou incertos, podendo interferir diretamente na tomada da deciso. Alguns mtodos desenvolvidos tendem a melhorar a capacidade do administrador a tomar deciso de forma lgica, de acordo com o nvel de probabilidade que existe em relao ao risco e os possveis resultados. CERTEZA, RISCO E INCERTEZA CERTEZA: condio para tomada de deciso em que os administradores tem informaes precisas, mensurveis e confiveis sobre os resultados das varias alternativas que esto sendo consideradas. RISCO: Condio para a tomada de deciso em que os administradores conhecem a probabilidade de que uma determinada alternativa leva a um objetivo ou resultado almejado. INCERTEZA: condio para a tomada de deciso na qual os administradores enfrentam situaes externas imprevisveis ou sem informaes necessrias para estabelecer a probabilidade de determinados fatos.

TURBULENCIA: condio para a tomada da deciso que ocorre quando as metas no so claras ou quando as tendncias mudam de modo muito depressa. Certeza Risco Incerteza Turbulncia

Grande

Controle pelos administradores

Pequeno

MODELO RACIONAL DE TOMADA DE DECISO. Algumas organizaes pesam suas opes e calculam nveis de risco otimizados, utilizam o modelo Racional de tomada de deciso. 1 Examinar a Situao - Definir problema -Identificar os objetivos da deciso - Diagnosticar as causas 2 Criar Alternativas - Buscar alternativas - No avaliar ainda 3 Avaliar as alternativas e selecionar a Melhor 4 Implementar e Monitorar a deciso. - Planejar a implantao -Implementar o plano. - monitorar a implementao e fazer ajustes.

You might also like