II Seminário sobre Segurança da Informação e Comunicações

OBJETIVO
CONHECER OS CONCEITOS BÁSICOS MAIS UTILIZADOS NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES

.SIC – Conceitos Básicos Segurança: Condição daquele ou daquilo em que se pode confiar.

equipamentos em geral. . incluindo: base de dados e documentos físicos ou eletrônicos. serviços de transmissão e recepção.SIC – Conceitos Básicos Informação e Comunicações (IC): qualquer bem. serviços de computação. ferramentas de desenvolvimento e utilitários. entidade ou empresa. tangível ou intangível. sistemas. e dados em geral. aplicativos. que tenha valor para uma pessoa física ou para um órgão.

a integridade.SIC – Conceitos Básicos Segurança da Informação e Comunicações (SIC): ação que objetiva viabilizar e assegurar a disponibilidade. a confidencialidade e a autenticidade da IC. .

Confidencialidade: propriedade de que a IC não esteja disponível ou revelada a pessoa física. ou por determinado sistema. ou destruída. . modificada ou destruída por determinada pessoa física. órgão ou entidade não autorizado e credenciado. órgão ou entidade. sistema. órgão ou entidade. Integridade: propriedade de que a IC não foi modificada. inclusive quanto à origem e ao destino. expedida. Autenticidade: propriedade de que a IC foi produzida.SIC – Conceitos Básicos DICA Disponibilidade: propriedade de que a IC esteja acessível e utilizável sob demanda por uma pessoa física ou determinado sistema.

SIC – Conceitos Básicos Aplicando SIC como pessoa física física Qual IC tem valor pessoal? .

.

SIC – Conceitos Básicos Aplicando SIC no órgão ou entidade órgão Qual IC tem valor institucional? .

SIC – Conceitos Básicos .

SIC – Conceitos Básicos .

SIC – Conceitos Básicos .

SIC – Conceitos Básicos .

SIC – Conceitos Básicos Política de SIC (PSIC): documento aprovado pela autoridade responsável pelo sistema. . os critérios e o suporte administrativo necessários à implantação e ao desenvolvimento da SIC. órgão ou entidade que tem como objetivo principal fornecer o direcionamento.

.SIC – Conceitos Básicos Infra-estrutura de SIC: É um conjunto de sistemas. aplicativos e recursos humanos de um órgão ou entidade da APF envolvidos na implantação da PSIC. bem como na gestão da SIC.

.SIC – Conceitos Básicos Gestor de SIC: pessoa responsável pela gestão da SIC nos sistemas. órgãos ou entidades da APF.

SIC – Conceitos Básicos Gestão de riscos: Processo que visa identificar. . quantificar e mitigar os riscos a que estão submetidas as IC de um determinado sistema. órgão ou entidade da APF.

intencional ou acidental.SIC – Conceitos Básicos Quebra de segurança: a ação ou omissão. . que resulta no comprometimento ou no risco de comprometimento da IC.

fornecedores e terceiros entendem as suas responsabilidades e têm conhecimento sobre os procedimentos e medidas de SIC. .SIC – Conceitos Básicos Conscientização em SIC: garantia de que os funcionários.

abusa da ingenuidade ou confiança de uma pessoa para facilitar acesso a IC. .SIC – Conceitos Básicos Engenharia social: método de abordagem que usa persuasão.

SIC – Conceitos Básicos EXEMPLO DE ENGENHARIA SOCIAL .

SIC – Conceitos Básicos Tratamento da IC: a recepção. transmissão. utilização. acesso. transporte. eliminação e controle da IC. armazenamento. distribuição. reprodução. produção. CONFI DENCI AL .

.SIC – Conceitos Básicos Segurança física: conjunto de medidas voltadas para a prevenção e a obstrução das ações ou ocorrências adversas de qualquer natureza que possam comprometer as áreas ou as instalações onde seja tratada IC.

.SIC – Conceitos Básicos Segurança Lógica: conjunto de medidas voltadas para a prevenção e a obstrução das ações ou ocorrências adversas de qualquer natureza que possam comprometer meios computacionais onde seja tratada IC.

à honra e à imagem das pessoas.SIC – Conceitos Básicos IC sigilosa: IC cujo tratamento é restrito para evitar risco à segurança da sociedade e do Estado ou esteja relacionada à intimidade da vida privada. .

SIC – Conceitos Básicos Credenciamento de segurança: habilitação de pessoas físicas. órgãos e entidades para tratamento de IC sigilosa. .

SIC – Conceitos Básicos Senha: conjunto de caracteres utilizado no processo de verificação de identidade de um usuário. Não utilize senha fácil Boa senha: ?C>TdB .

dos meios e dos métodos de transformação de IC com o objetivo de mascarar seu conteúdo. .SIC – Conceitos Básicos Criptografia: disciplina da criptologia que trata dos princípios. impedir modificações. uso não autorizado e acesso indevido.

backdoors. worms. CUIDADO COM O SEU E-MAIL . rootkits. bots.SIC – Conceitos Básicos Código Malicioso: programa desenvolvido para executar ações danosas em um computador. rede ou sistema. trojan. Exemplos: vírus. etc.

SIC – Conceitos Básicos .

... uma questão de ATITUDE..SIC – Conceitos Básicos SIC.. ÉTICA DISCRETA RESPONSÁVEL HÁBITO NATURAL .. .

gov.SIC – Conceitos Básicos OBRIGADO Reinaldo Silva Simião Coordenador-Geral de Gestão da Segurança da Informação e Comunicações E-mail: reinaldo.simiao@planalto.br Fone: (61) 3411 1356 .

com.win2pdf. . This page will not be added after purchasing Win2PDF. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.This document was created with Win2PDF available at http://www.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful