You are on page 1of 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Edital dos Programas do Concurso Vestibular 2012 A Universidade Federal de Minas Gerais torna

pblico, pelo presente Edital, que so os seguintes os programas sobre os quais versaro as provas do Concurso Vestibular de 2012.

ATUAO
A Prova de Atuao tem por objetivo avaliar o candidato quanto : 1) Habilidade de desempenho em partitura corporal e vocal. 2) Capacidade rtmica e de afinao em partitura corporal e vocal. 3) Capacidade mnemnica e criativa aplicada s partituras. 4) Percia na articulao dos elementos necessrios na apresentao de cena teatral. 5) Destreza na manipulao de objetos cnicos. 6) Capacidade de manuteno de ateno e concentrao nas partituras exerccios corporais, vocais e de improvisao. PROGRAMA 1) Ao Fsica. 2) Ao Verbal. 3) Articulao dos elementos tcnicos da cena. 4) Percepo Musical Afinao e Ritmo.

AUDIO DIDTICA COLETIVA


A Prova de Audio Didtica Coletiva tem por objetivo avaliar o candidato quanto : 1) Habilidade de desempenho em exerccios corporais e vocais. 2) Capacidade motora em exerccios corporais e vocais. 3) Capacidade rtmica e de afinao em exerccios corporais e vocais. 4) Capacidade mnemnica e criativa aplicada aos exerccios. 5) Habilidade de desempenho em exerccios de improvisao. 6) Capacidade de manuteno de ateno e concentrao nos exerccios corporais, vocais e de improvisao. PROGRAMA 1) Exerccios prticos corporais relativos a: a) Alongamento e tonicidade muscular. b) Flexibilidade articular. c) Equilbrio. d) Saltos. e) Rolamentos. f) Aes corporais. 2) Exerccios prticos vocais relativos a: a) Timbre, Entonao e Intensidade. b) Dico da fala e do canto. c) Percepo musical afinao e ritmo. d) Expressividade musical. e) Aes vocais associadas ao movimento corporal. 3) Exerccios de improvisao relativos a: a) Manejo fsico de objetos, tanto imaginrios quanto concretos. b) Contao de histrias. c) Jogo teatral.

BIOLOGIA
A prova de Biologia tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato em identificar princpios, leis e conceitos bsicos da Biologia e aplic-los no entendimento de fenmenos em geral e na interpretao de experimentos. Enfatiza-se que o candidato dever mostrar-se capaz de analisar e interpretar fatos e fenmenos biolgicos, bem como de formular hipteses e estabelecer relaes.
1

11/4/2011

PROGRAMA I - O AMBIENTE 1. Bases do funcionamento dos sistemas ecolgicos: ciclo da matria, fluxo da energia, dinmica das populaes, sucesso ecolgica, distribuio e caracterizao dos grandes biomas; principais ecossistemas brasileiros. 2. Interaes do homem com a natureza: extrao e transformao de recursos naturais, decorrentes de tecnologias agressivas e relacionadas a fatores sociais, polticos e econmicos. 3. Condies ambientais e a sade: modificaes ambientais que influenciam a sade; doenas de alta incidncia ou de surtos epidmicos provocadas por vrus, bactrias, protozorios e helmintos, incluindo DSTs e AIDS; estudo do ciclo de vida e hbitat de vetores. II - A DIVERSIDADE II. A - NA ORGANIZAO 1. Nveis de organizao dos sistemas biolgicos: nveis de complexidade e conceito de sistemas dentro de sistemas. 2. Processos fundamentais da fisiologia celular: respirao, fotossntese e diviso celular mitose e meiose. 3. Tecidos e sistemas de animais e de vegetais superiores: diferenciao dos tecidos de acordo com suas funes. II. B - NAS CARACTERSTICAS DOS GRUPOS DE SERES VIVOS 1. Caractersticas gerais, condies de hbitat, adaptaes, importncia ecolgica e econmica dos seguintes grupos: Vrus, Bactrias, Algas e Fungos. 2. Caractersticas morfolgicas e adaptativas das Plantas. 3. Caractersticas gerais dos seguintes grupos animais: Aneldeos, Moluscos, Artrpodes e Vertebrados com destaque a hbitat, interaes com outros seres vivos, aspectos bsicos de comportamento e as funes vitais. III - CONTINUIDADE DA VIDA III. A - REPRODUO 1. Reproduo assexuada e sexuada e fecundao nos diferentes grupos de seres vivos. 2. Reproduo humana: mtodos contraceptivos e identificao das intervenes humanas nesses processos. 3. Etapas do desenvolvimento humano, formao da gstrula e anexos embrionrios. III. B - HEREDITARIEDADE 1. Gentica Mendeliana e padres de herana: conceito de alelos, locos, gentipos, fentipos, homozigose, heterozigose, dominncia, recessividade, herana autossmica e ligada ao sexo; noes sobre frequncia gnica. 2. Bases moleculares da Gentica: composio e estrutura dos cidos nuclicos; duplicao do DNA; transcrio, traduo e mutao. 3. Aplicao dos conhecimentos atuais de gentica na tecnologia do DNA recombinante: ferramentas usadas em pesquisas envolvendo Engenharia Gentica como transgenia, clonagem, projetos genomas; aspectos ticos, polticos e econmicos de novas tecnologias. III. C PROCESSOS DE EVOLUO E DIVERSIDADE 1. Origem da vida: hipteses e evidncias. 2. Explicaes pr-darwinistas sobre a diversidade de espcies: fixismo, gerao espontnea, lamarckismo. 3. Teorias da evoluo: darwinismo e a teoria sinttica. 4. Mecanismos evolutivos: mutaes, recombinao, seleo e adaptao, migrao, deriva gentica, isolamento geogrfico e reprodutivo e deriva continental. 5. A conquista dos ambientes terrestres por animais e plantas: aspectos reprodutivos, os sistemas de transporte, nutrio, locomoo e fixao, bem como os de revestimento. 6. A evoluo do homem: fsseis e origem das populaes humanas atuais.

11/4/2011

BIOLOGIA/QUMICA
A prova de Biologia/Qumica tem como objetivo avaliar o candidato quanto sua capacidade de: 1. compreender princpios, leis e conceitos fundamentais da Biologia e da Qumica indicados no programa; 2. utilizar esses conhecimentos na explicao de fenmenos naturais, de fatos da vida cotidiana e de fatos experimentais, bem como na compreenso de questes ambientais e celulares. 3. formular hipteses bem como interpretar e generalizar os resultados de experimentos. 4. construir e interpretar grficos e tabelas. 5. interrelacionar os contedos dos itens do programa. PROGRAMA O programa subdividido em partes A (Biologia) e B (Qumica).

Parte A Biologia
I - O AMBIENTE 1. Bases do funcionamento dos sistemas ecolgicos: ciclo da matria, fluxo da energia, dinmica das populaes, sucesso ecolgica, distribuio e caracterizao dos grandes biomas; principais ecossistemas brasileiros. 2. Interaes do homem com a natureza: extrao e transformao de recursos naturais, decorrentes de tecnologias agressivas e relacionadas a fatores sociais, polticos e econmicos. 3. Condies ambientais e a sade: modificaes ambientais que influenciam a sade; doenas de alta incidncia ou de surtos epidmicos provocadas por vrus, bactrias, protozorios e helmintos, incluindo DSTs e AIDS; estudo do ciclo de vida e hbitat de vetores. II - A DIVERSIDADE II. A - NA ORGANIZAO 1. Nveis de organizao dos sistemas biolgicos: nveis de complexidade e conceito de sistemas dentro de sistemas. 2. Processos fundamentais da fisiologia celular: respirao, fotossntese e diviso celular mitose e meiose. 3. Tecidos e sistemas de animais e de vegetais superiores: diferenciao dos tecidos de acordo com suas funes. No ser dada nfase s funes biolgicas, estruturas de clulas e tecidos vegetais. II. B - NAS CARACTERSTICAS DOS GRUPOS DE SERES VIVOS 1. Caractersticas gerais, condies de hbitat, adaptaes, importncia ecolgica e econmica dos seguintes grupos: Vrus, Bactrias, Algas e Fungos. 2. Caractersticas morfolgicas e adaptativas das Plantas. 3. Caractersticas gerais dos seguintes grupos animais: Aneldeos, Moluscos, Artrpodes e Vertebrados com destaque a hbitat, interaes com outros seres vivos, aspectos bsicos de comportamento e as funes vitais. No ser dada nfase aos grupos vegetais, tampouco aos animais invertebrados. Dentre os vertebrados, o homem e funes vitais do seu organismo sero enfatizados. III - CONTINUIDADE DA VIDA III. A REPRODUO HUMANA 1. Fecundao e mtodos contraceptivos; identificao das intervenes humanas nesses processos. 2. Etapas do desenvolvimento humano, formao da gstrula e anexos embrionrios. III. B - HEREDITARIEDADE 1. Gentica Mendeliana e padres de herana: conceito de alelos, locos, gentipos, fentipos, homozigose, heterozigose, dominncia, recessividade, herana autossmica e ligada ao sexo; noes sobre frequncia gnica.
11/4/2011 3

2. Bases moleculares da Gentica: composio e estrutura dos cidos nuclicos; duplicao do DNA; transcrio, traduo e mutao. 3. Aplicao dos conhecimentos atuais de gentica na tecnologia do DNA recombinante: ferramentas usadas em pesquisas envolvendo Engenharia Gentica (alm da transgenia e clonagem, os projetos genomas e diagnstico por DNA); aspectos ticos, polticos e econmicos de novas tecnologias. III. C PROCESSOS DE EVOLUO E DIVERSIDADE 1. Origem da vida: hipteses e evidncias. 2. Explicaes pr-darwinistas sobre a diversidade de espcies: fixismo, gerao espontnea, lamarckismo. 3. Teorias da evoluo: darwinismo e a teoria sinttica. 4. Mecanismos evolutivos: mutaes, recombinao, seleo e adaptao, migrao, deriva gentica, isolamento geogrfico e reprodutivo e deriva continental. 5. A evoluo do homem: fsseis e origem das populaes humanas atuais.

Parte B Qumica
I - PROPRIEDADES DOS MATERIAIS 1. Estados fsicos e mudanas de estado. Variaes de energia e do estado de agregao das partculas. 2. Temperatura termodinmica e energia cintica mdia das partculas. 3. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fuso, temperatura de ebulio, densidade e solubilidade. 4. Substncias puras e critrios de pureza. 5. Misturas homogneas e heterogneas. Mtodos de separao. II - ESTRUTURA ATMICA DA MATRIA - CONSTITUIO DOS TOMOS 1. Modelo atmico de Dalton: descrio e aplicaes. 2. Modelo atmico de Thomson: natureza eltrica da matria e existncia do eltron. 3. Modelo atmico de Rutherford e ncleo atmico. 4. Prtons, nutrons e eltrons. Nmero atmico e nmero de massa. 5. Modelo atmico de Bohr: aspectos qualitativos. Configuraes eletrnicas por nveis de energia. A importncia deste item no intrnseca, mas decorre de sua aplicao a outros temas. Sero destacadas a importncia e a limitao dos modelos, bem como a evoluo destes. No sero formuladas questes que envolvam o conhecimento de espectros atmicos, nmeros qunticos, modelo orbital ou configurao eletrnica em subnveis de energia. III - PERIODICIDADE QUMICA 1. Periodicidade das propriedades macroscpicas: temperaturas de fuso e ebulio, carter metlico de substncias simples, estequiometrias e natureza cido-bsica de xidos. 2. Critrio bsico da classificao peridica moderna. Configuraes eletrnicas e eltrons de valncia. 3. Grupos e perodos. Eltrons de valncia, nmero de oxidao e localizao dos elementos. 4. Smbolos de elementos mais comuns. 5. Periodicidade das propriedades atmicas: raio atmico, energia de ionizao. Quanto a este item, espera-se que os candidatos saibam interpretar tendncias gerais de variao das propriedades macroscpicas e microscpicas em termos do efeito da carga nuclear e da distncia mdia entre eltrons de valncia e ncleo. IV - LIGAES QUMICAS E INTERAES INTERMOLECULARES 1. Propriedades macroscpicas de substncias slidas, lquidas e gasosas e de solues: correlao com os modelos de ligaes qumicas e de interaes intermoleculares. 2. Energia em processos de formao ou rompimento de ligaes qumicas e interaes intermoleculares. 3. Modelos de ligaes qumicas e interaes intermoleculares. Substncias inicas, moleculares, covalentes e metlicas. 4. Regra do octeto: utilizao e limitaes.
11/4/2011 4

5. Polaridade das molculas. Reconhecimento dos efeitos da polaridade de ligao e da geometria na polaridade das molculas e a influncia desta na solubilidade e nas temperaturas de fuso e de ebulio das substncias. 6. Frmulas eletrnicas de molculas simples e que no envolvam deslocalizao de eltrons: representao e aplicaes. V - REAES QUMICAS E ESTEQUIOMETRIA 1. Reao qumica: conceito e evidncias experimentais. 2. Equaes qumicas: balanceamento e uso na representao de reaes qumicas comuns. 3. Oxidao e reduo: conceito, balanceamento, identificao e representao de semi-reaes. 4. Massa atmica, mol e massa molar: conceitos e clculos. 5. Aplicaes das leis de conservao da massa, das propores definidas, do princpio de Avogadro e do conceito de volume molar de um gs. Clculos estequiomtricos. No que concerne a este item, no sero formuladas questes que demandem muito tempo em clculos aritmticos, bem como no se exigir a classificao usual das reaes, segundo a qual so agrupadas em anlise, sntese, substituio simples, dupla troca e outras. VI - SOLUES LQUIDAS 1. Solues e solubilidade. O efeito da temperatura na solubilidade. Solues saturadas. 2. O processo de dissoluo: interaes soluto/solvente; efeitos trmicos. 3. Eletrlitos e solues eletrolticas. 4. Concentrao de solues: em g/L, em mol/L e em percentuais. Clculos. 5. Propriedades coligativas. Relaes qualitativas entre a concentrao de solues de solutos novolteis e as propriedades: presso de vapor, temperatura de congelao e de ebulio e a presso osmtica. VII - TERMOQUMICA 1. Calor e temperatura: conceito e diferenciao. 2. Processos que alteram a temperatura das substncias sem envolver fluxo de calor trabalho mecnico, trabalho eltrico e absoro de radiao eletromagntica. 3. Efeitos energticos em reaes qumicas. Calor de reao e variao de entalpia. Reaes exotrmicas e endotrmicas: conceito e representao. 4. A obteno de calores de reao por combinao de reaes qumicas; a lei de Hess. Clculos. 5. A produo de energia pela queima de combustveis: carvo, lcool e hidrocarbonetos. Aspectos qumicos e efeitos sobre o meio ambiente. VIII - CINTICA E EQUILBRIO QUMICO 1. Evidncias de ocorrncia de reaes qumicas: a variao de propriedades em funo do tempo. 2. Velocidade de uma reao qumica: conceito e determinao experimental. Reaes muito rpidas e muito lentas. Efeito do contato entre os reagentes, de sua concentrao, da temperatura e da presso na velocidade de reaes qumicas. Catalisadores e inibidores. 3. Colises moleculares: frequncia e energia. Energia de ativao e estado de transio (complexo ativado): conceitos, construo e interpretao de diagramas. 4. Reaes qumicas reversveis. Evidncias experimentais para o fenmeno da reversibilidade. 5. Equilbrio qumico: caracterizao experimental e natureza dinmica. 6. A modificao do estado de equilbrio de um sistema: efeitos provocados pela alterao da concentrao dos reagentes, da presso e da temperatura. O princpio de Le Chatelier. Aplicaes. 7. Constante de equilbrio: conceito, aplicaes e clculos. Quanto a este item, no sero formuladas questes que envolvam o conhecimento de leis de velocidade. IX - CIDOS E BASES 1. Distino operacional entre cidos e bases. 2. cidos e bases (fortes e fracos) de Arrhenius; reaes de neutralizao. 3. Produto inico da gua. pH: conceito, escala e usos. 4. Indicadores cido-base: conceito e utilizao. 5. cidos e bases de Brnsted-Lowry; pares conjugados; espcies anfiprticas.
11/4/2011 5

6. Fora relativa de cidos e bases em soluo aquosa. Constantes de acidez e de basicidade. 7. Soluo tampo: discusso qualitativa. No que se refere a este item, sero abordados somente os cidos e bases mais comuns, inclusive os orgnicos. X ELETROQUMICA 1. Equaes de reaes de oxidao/reduo: balanceamento e obteno a partir daquelas referentes a semi-reaes. XI - QUMICA ORGNICA 1. Conceituao de grupo funcional e reconhecimento por grupos funcionais de: alquenos, alquinos e arenos (hidrocarbonetos aromticos), alcois, fenis, teres, aminas, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, steres e amidas. 2. Representao de molculas orgnicas. Carbono tetradrico, trigonal e digonal e ligaes simples e mltiplas. Frmulas estruturais de Lewis, de traos, condensadas e de linhas, tridimensionais e projees de Fischer. 3. Variaes na solubilidade e nas temperaturas de fuso e de ebulio de substncias orgnicas causadas por: aumento da cadeia carbnica, presena de ramificaes, introduo de substituintes polares, isomeria constitucional e diastereoisomeria cis/trans. 4. Polmeros: identificao de monmeros, unidades de repetio e polmeros polietileno, PVC, teflon, polisteres e poliamidas. 5. Isomeria constitucional e estereoisomeria: identificao de ismeros constitucionais em substncias alifticas e aromticas; identificao de diastereoismeros em substncias cclicas e etilnicas. 6. Reaes orgnicas: 1. de compostos alifticos insaturados: adio de H2 e de Br2 e polimerizao; 2. de alcois: oxidao e eliminao; 3. de aldedos e cetonas: oxidao e reduo; 4. de esterificao e de saponificao. 7. Biomolculas. Estrutura geral e funes biolgicas dos: 1. glicdeos glicose, sacarose, amido, glicognio e celulose; 2. glicerdeos leos e gorduras; 3. aminocidos, protenas e enzimas; 4. cidos nuclicos DNA e RNA. 8. Polmeros: efeitos provocados pela formao de ligaes cruzadas. Espera-se, quanto a este item, que o candidato saiba aplicar a substncias e reaes orgnicas os conhecimentos abordados em todos os pontos deste Programa. No sero formuladas questes que envolvam mecanismos de reao ou classificao de ismeros de cadeia, funo e posio de substituintes, nem a notao e nomenclatura sistemtica (IUPAC) de compostos orgnicos.

FILOSOFIA
O Programa de Filosofia constitudo de duas partes. A Parte I estruturada em torno de temas clssicos da filosofia, que devem receber um tratamento referido tradio filosfica e aos conceitos que nela se estabeleceram. A Parte II consta de trs textos filosficos, que sero objeto de questes interpretativas. Pretende-se com a Prova de Filosofia: 1. Verificar se o candidato dispe de um conhecimento mnimo da filosofia que permita a ele caracterizar adequadamente um problema filosfico, identificar possveis solues para o mesmo e argumentar de forma clara e coerente a favor de uma dessas solues. Avaliar habilidades como compreenso e interpretao de textos. A avaliao ser feita em funo da capacidade demonstrada pelo candidato de expressar essa compreenso e de argumentar a favor de certa interpretao dos mesmos

2.

Na Parte I: 1. No se pretende exigir do candidato informaes detalhadas sobre um tpico especfico. 2. Pretende-se principalmente que, a partir de um conhecimento bsico sobre itens especficos, o candidato possa desenvolver uma reflexo sobre problemas correlatos, no necessariamente vinculados a um
11/4/2011 6

momento especfico da Histria da Filosofia. Esses itens so compreendidos como temas geradores ou seja, que oferecem fundamentos e conceitos para a abordagem de questes que fazem apelo capacidade de reflexo e argumentao dos candidatos. Parte I: ncleo temtico 1. Antropologia 1.1. Natureza, cultura e linguagem. 1.2. Corpo e mente. 2. tica e poltica 2.1. Valores e Normas. 2.2. Liberdade e determinismo. 2.3. Poder e conflito. 2.4. Indivduo e comunidade. 3. Lgica e teoria do conhecimento 3.1. Verdade e validade. 3.2. Tipos de conhecimento. 3.3. A racionalidade cientfica. 4. Esttica e filosofia da arte 4.1. Arte e tcnica. 4.2. Experincia esttica e cultura de massa. Parte II: textos EPICURO. Carta sobre a Felicidade (a Meneceu). Trad. lvaro Lorencini e Enzo del Carratore. So Paulo: Editora da Unesp, 2002. DESCARTES, Rn. Meditaes(Meditao Primeira e Meditao Segunda). In: Col. Os Pensadores. Trad. de J. Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Editora Abril Cultural, 1983, pp. 83-98. ARENDT, Hannah. A Crise na Educao. In: Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. So Paulo: Editora Perspectiva, 2000, pp. 221-247.

FSICA
A prova da Fsica tem por objetivo avaliar o candidato quanto ao conhecimento e compreenso de conceitos fundamentais da Fsica e aplicao desses conceitos na interpretao de fenmenos naturais, de fatos da vida cotidiana, de experimentos simples e de aplicaes tecnolgicas. O candidato dever ser capaz de compreender e interpretar experimentos simples, de testar hipteses e modelos fsicos e de encaminhar, de forma coerente, a soluo de problemas. No entanto, ser mais enfatizado o entendimento conceitual, evitando-se problemas numricos complicados. fundamental que o candidato saiba analisar fenmenos fsicos com base em grficos e dados experimentais. importante que o candidato saiba apresentar os resultados encontrados segundo regras de uso de algarismos significativos, de unidades e de potncias de 10. Poder ser verificada, ainda, a capacidade do candidato de estimar a ordem de grandeza de grandezas fsicas em determinadas situaes. Ser adotado o Sistema Internacional de Unidades, mas podero ser utilizadas, tambm, unidades de uso comum por exemplo, atm, oC, km/h, cal, kWh. Na descrio dos tpicos, para orientar quanto ao nvel de exigncia esperado, so usados os termos qualitativo por exemplo, um objeto em movimento possui energia cintica , semi quantitativo por exemplo, a energia cintica cresce com a massa do objeto e com sua velocidade e quantitativo por exemplo, a expresso matemtica da energia cintica. Nesse ltimo caso, o candidato dever conhecer a expresso correta para a energia cintica e saber aplic-la em problemas numricos. Quando no se especificar o nvel de exigncia em um determinado item, o candidato deve estar preparado para fazer uma anlise quantitativa. PROGRAMA
11/4/2011 7

I - MECNICA 1. CINEMTICA 1.1. Sistemas de referncia: especificao da posio, da velocidade e da trajetria de uma partcula em diferentes referenciais. 1.2. Vetor velocidade e vetor acelerao. 1.3. Movimentos em linha reta com acelerao constante. 1.4. Composio de movimentos em uma mesma direo e em direes perpendiculares. Nesse tpico, o foco principal o conhecimento bsico das relaes entre deslocamento, velocidade e acelerao e a interpretao de grficos que descrevem essas grandezas. 2. FORAS E LEIS DE NEWTON 2.1. Vetor fora. 2.2. Equilbrio de uma partcula e conceito de inrcia. 2.3. Relao entre fora, massa e acelerao. 2.4. Foras de ao e reao. 2.5. Peso de um corpo, fora normal, foras de atrito esttico e cintico e tenso em cordas. 2.6. Movimento circular: fora centrpeta, acelerao centrpeta, velocidade tangencial, velocidade angular e perodo. 2.7. Movimento harmnico simples: fora restauradora no sistema massa-mola, amplitude, perodo e frequncia. 2.8. Lei da Gravitao Universal. importante que o candidato saiba, em uma situao especfica, identificar as foras que atuam sobre objetos e determinar a fora resultante, bem como ser capaz de descrever o movimento desses objetos. 3. FLUIDOS 3.1. Densidade. 3.2. Definio de presso. 3.3. Presso no interior de um fluido. 3.4. Presso atmosfrica. 3.5. Empuxo. 4. CORPO RGIDO 4.1. Torque (momento de uma fora). 4.2. Condies de equilbrio de translao e de rotao. 4.3. Centro de massa de um objeto. suficiente que o candidato entenda as condies necessrias para o equilbrio de sistemas com um nmero pequeno de foras aplicadas ao brao de alavanca. Espera-se, ainda, que ele saiba localizar o centro de massa de objetos com forma geomtrica simples chapas, barras, cilindros, esferas e outros. 5. TRABALHO E ENERGIA 5.1. Princpio da conservao da energia: foras conservativas e dissipativas. 5.2. Trabalho realizado por foras constantes. 5.3. Energia cintica. 5.4. Relao entre trabalho e energia cintica. 5.5. Energia potencial gravitacional e potencial elstica. 5.6. Conservao de energia mecnica. 5.7. Potncia. importante que o candidato saiba aplicar o princpio da conservao da energia para analisar situaes simples em que ocorre conservao da energia mecnica ou em que parte dessa energia dissipada. 6. QUANTIDADE DE MOVIMENTO (MOMENTUM LINEAR) 6.1. Definio de quantidade de movimento. 6.2. Conservao da quantidade de movimento. 6.3. Colises elsticas e inelsticas em uma e duas dimenses. II - TERMODINMICA 1. TEMPERATURA 1.1. Conceito de temperatura. 1.2. Dilatao trmica de slidos e lquidos estudo semi-quantitativo. 1.3. Dilatao anmala da gua. O candidato deve ser capaz de reconhecer efeitos fsicos decorrentes de mudana de temperatura, tais como variao de volume, de presso, de resistncia eltrica, dentre outros. 2. GASES IDEAIS
11/4/2011 8

Equao de estado de um gs ideal. importante que o candidato saiba representar transformaes termodinmicas de um gs ideal em grficos que envolvem as variveis presso, volume e temperatura. 3. CALOR 3.1.Conceito de calor. 3.2. Capacidade trmica e calor especfico. 3.3. Transmisso de calor: conduo, conveco e radiao. 4. PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DA TERMODINMICA 4.1. Trabalho em transformaes termodinmicas. 4.2. Energia interna. 4.3. Relao entre calor, trabalho e energia interna. 4.4. Energia interna e temperatura de um gs ideal estudo qualitativo 4.5. Trabalho em um diagrama presso X volume. 4.6. Transformaes de energia em mquinas trmicas. 4.7. Rendimento de mquinas trmicas e sua relao com a Segunda Lei da Termodinmica. O candidato deve saber aplicar a Primeira Lei da Termodinmica s transformaes de um gs ideal e, tambm, saber as diferenas conceituais entre calor, trabalho, energia interna e temperatura. 5. MUDANAS DE FASE 5.1. Slidos, lquidos e gases. 5.2. Fuso, solidificao, vaporizao, condensao e sublimao. 5.3. Calor latente. 5.4. Diagrama de fase presso X temperatura. III - ONDAS 1. ONDAS MECNICAS EM UMA E EM DUAS DIMENSES 1.1. Amplitude, perodo, frequncia e comprimento de onda. 1.2. Velocidade de propagao e sua relao com o comprimento de onda e com a frequncia. 1.3. Ondas longitudinais e ondas transversais. 1.4. Reflexo e refrao estudo semi-quantitativo. 1.5. Interferncia e difrao estudo qualitativo. 1.6. Ondas estacionrias em uma corda: relao entre o comprimento de onda e o comprimento da corda. 2. SOM 2.1. Frequncia, amplitude e forma das ondas sonoras. 2.2. Velocidade de propagao. 2.3. Reflexo de ondas sonoras. 2.4. Interferncia e superposio de ondas. 2.5. Efeito Doppler anlise semi-quantitativa. importante que o candidato saiba fazer a correspondncia dos conceitos fsicos associados s ondas sonoras frequncia, amplitude e forma de onda com os conceitos do cotidiano altura, volume e timbre. IV - PTICA 1. LUZ 1.1. Propagao da luz. 1.2. Reflexo e refrao da luz. 1.3. Formao de imagens de objetos reais por espelhos e lentes. 1.4. Instrumentos pticos simples: mquina fotogrfica, lupa, projetor e outros. 1.5. Formao de imagem no olho humano. 1.6. Disperso da luz. 2. NATUREZA ONDULATRIA DA LUZ 2.1. Interferncia e difrao da luz estudo qualitativo. V - ELETROMAGNETISMO 1. CARGA ELTRICA 1.1. Processos de eletrizao por atrito, por contato e por induo. 1.2. Condutor e isolante eltrico. 1.3. Lei de Coulomb. 2. CAMPO ELTRICO 2.1. O vetor campo eltrico. 2.2. Linhas de fora.
11/4/2011 9

2.3. Campo eltrico em condutores. 2.4. Movimento de cargas pontuais em um campo eltrico uniforme. 3. CORRENTE ELTRICA 3.1. Corrente contnua abordagem quantitativa e corrente alternada abordagem qualitativa. 3.2. Pilhas e baterias e suas associaes em srie e em paralelo. 3.3. Fora eletromotriz. 4. CIRCUITOS ELTRICOS 4.1. Resistncia eltrica. 4.2. Diferena de potencial entre dois pontos de circuitos resistivos simples. 4.3. Associaes de resistncias em srie e em paralelo. 4.4. Potncia eltrica. 4.5. Efeito Joule. 4.6. Resistividade eltrica. 4.7. Medidores eltricos: ligao de ampermetros e voltmetros em circuitos. importante que o candidato saiba que a resistncia eltrica de um condutor depende do material e de suas dimenses. No sero apresentadas questes de circuitos com associaes complicadas de resistores e baterias. 5. POTENCIAL ELTRICO E ENERGIA POTENCIAL ELTRICA suficiente que o candidato saiba determinar a diferena de potencial e a energia potencial eltrica em regies onde o campo eltrico uniforme. 6. CAPACITORES 6.1. Capacitncia. 6.2. Capacitor de placas paralelas. 6.3. Energia armazenada em um capacitor. 7. CAMPO MAGNTICO 7.1. O vetor campo magntico. 7.2. Linhas de campo magntico. 7.3. Fora magntica sobre cargas eltricas em movimento. 7.4. Campo magntico de um fio retilneo percorrido por uma corrente contnua. 7.5. m, bssola e eletrom. 7.6. Movimento de cargas pontuais em um campo magntico uniforme. 7.7. Motor eltrico de corrente contnua estudo qualitativo. Campos e foras magnticas sero cobrados em nvel semi-quantitativo. 8. INDUO ELETROMAGNTICA 8.1. Leis de Faraday e de Lenz anlise semi-quantitativa. 8.2. Fora eletromotriz induzida. 8.3. Gerador eltrico e transformador estudo semi-quantitativo. 9. ONDAS ELETROMAGNTICAS 9.1. Ondas eletromagnticas: constituio e propagao. importante que o candidato saiba, em uma situao especfica, identificar as foras que atuam sobre objetos e determinar a fora resultante, bem como ser capaz de descrever o movimento desses objetos. importante tambm que o candidato tenha conhecimento de que fenmenos ondulatrios como interferncia, difrao, efeito Doppler, reflexo ocorrem, qualitativamente, da mesma forma para qualquer tipo de onda. VI - FSICA MODERNA 1 - RELATIVIDADE RESTRITA 1.1. Postulados da teoria da relatividade restrita. 1.2. Equivalncia massa/energia. importante que o candidato conhea aplicaes simples da equivalncia massa/energia por exemplo, em processos de fuso e de fisso nucleares. 2 - QUANTIZAO DA ENERGIA 2.1. Conceito de ftons e o carter dual onda/partcula da luz. 2.2. Energia do fton. 2.3. Efeito fotoeltrico estudo qualitativo. importante que o candidato saiba interpretar a intensidade de um feixe de luz em termos de ftons. 3 - ESTRUTURA DO TOMO 3.1. Modelo atmico de Bohr. 3.2. Absoro e emisso de radiao no modelo de Bohr.
11/4/2011 10

3.3. Espectros de absoro e de emisso de radiao. Espera-se que o candidato seja capaz de explicar, qualitativamente, os espectros de emisso e absoro de radiao de elementos qumicos em termos do modelo atmico de Bohr e saiba que esses elementos podem ser identificados por meio desses espectros. 4 - FSICA NUCLEAR 4.1. Partculas alfa e beta e radiao gama. 4.2. Conceito de meia-vida de substncias radioativas. 4.3. Noes bsicas de fisso e fuso nuclear. 5 - NATUREZA ONDULATRIA DA MATRIA 5.1. Postulado de De Broglie. importante que o candidato compreenda que partculas podem apresentar comportamento ondulatrio. Por exemplo, um feixe de eltrons forma um padro de difrao caso as dimenses dos obstculos sejam da ordem do comprimento de onda de De Broglie associado a esses eltrons; uma partcula tem sua energia quantizada se estiver presa em uma regio de tamanho comparvel ao seu comprimento de onda de De Broglie. Tambm importante o candidato saber que esse comprimento de onda inversamente proporcional quantidade de movimento da partcula.

GEOGRAFIA
O Programa de Geografia apresenta contedos de elementos e processos naturais, polticos, sociais, econmicos e culturais do espao geogrfico que esto organizados em seis eixos temticos, compreendendo as relaes entre a sociedade, os recursos naturais e o meio ambiente com as diversas formas de produo, dinmica e organizao do espao geogrfico. Ao estud-los, o candidato deve procurar articular contedos geogrficos de natureza fsica e socioeconmica, enfatizando as diferentes distribuies espaciais que caracterizam regies, reas e paisagens do Globo. Ser igualmente exigida do candidato a capacidade de interrelacionar contedos do programa especificado. Sero exigidos, ainda, tanto o conhecimento dos contedos programados quanto o domnio de habilidades. Essas habilidades abrangem procedimentos que demandam do candidato a capacidade de: - compreenso, por meio de tradues e de interpretaes; - anlise de elementos, relaes e princpios de organizao espacial; - aplicao; - sntese. Espera-se que o candidato demonstre conhecimento e competncia para buscar, na Geografia, fatos, ideias e hipteses que permitam a elaborao de argumentos a serem utilizados na construo das respostas. A formulao e a construo dos textos-respostas vo requerer maior aprofundamento em termos de contedos, terminologia, caracterizao e anlise geogrfica. Por se tratar de uma prova discursiva, o candidato dever demonstrar capacidade de produzir, integrar, exprimir e sintetizar ideias e concepes. nfase maior dada articulao de diferentes contedos do programa, notadamente fatos e fenmenos geogrficos em suas dimenses fsica, ambiental, poltica e socioeconmica. Espera-se, tambm, que o candidato demonstre capacidade de construir diagramas a partir de dados geogrficos propostos, de representar ou localizar elementos e processos em mapas e croquis, bem como de dissertar acerca de informaes geogrficas representadas graficamente. PROGRAMA I - PRODUO, DINMICA E ORGANIZAO DO ESPAO GEOGRFICO 1. A interao espao-temporal de elementos e fenmenos naturais. 2. As relaes sociedade/natureza: paisagens, territrios, regies e lugares. 3. A geografia das redes: a circulao, o comrcio e o transporte. 4. A sustentabilidade e a apropriao dos recursos naturais, culturais e tecnolgicos. Exige-se do candidato uma compreenso mais plural, integrada e global da produo, dinmica e organizao do espao geogrfico. As diferentes categorias utilizadas na anlise geogrfica devem ser compreendidas paisagem, territrio, regio, lugar, rede e fluxo, entre outras , porm a nfase maior deve ser dada contribuio conjunta de todas elas no processo de leitura geogrfica do mundo. essencial que o candidato exera habilidades voltadas para: - o reconhecimento, a caracterizao e a interpretao de elementos e fenmenos naturais e tecnolgicos estes ltimos decorrentes do emprego de tcnicas pelo homem responsveis pela constante (re) transformao da superfcie terrestre;
11/4/2011 11

- a aplicao dos conceitos e prticas da sustentabilidade no apenas apropriao e utilizao dos recursos naturais, mas tambm transformao do cotidiano nas diferentes culturas e sociedades. II - POPULAO, DINMICA E CONDIES DE VIDA 1. Condicionantes econmicos, sociais e culturais do crescimento, estrutura, distribuio e mobilidade das populaes rural e urbana. 2. Indicadores demogrficos e de desenvolvimento econmico e social. Neste item, espera-se que o candidato compreenda os aspectos mais relevantes da Geografia da Populao, que incluem os fatores responsveis por crescimento, distribuio, estrutura e mobilidade das populaes, tanto urbanas como rurais. Tais condicionantes caracterizam-se por possuir uma grande variedade espao-temporal, cuja mensurao se faz possvel pelo uso de indicadores demogrficos e de desenvolvimento socioeconmico. Esses indicadores, por sua vez, constituem parte muito importante do diagnstico geogrfico de qualquer poro do espao terrestre, em quaisquer nveis escalares do local ao global , refletindo as condies de vida das populaes. Espera-se que o candidato seja capaz de: - identificar e compreender o significado dos diferentes indicadores demogrficos e de desenvolvimento socioeconmico; - analisar esses mesmos indicadores independentemente da escala geogrfica em foco. III RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 1. A tectnica global, suas relaes com a dinmica do relevo e com a ocorrncia de recursos minerais. 2. A atmosfera, os fenmenos meteorolgicos e climticos e as causas e consequncias das alteraes climticas. 3. Os solos, sua origem, interao com as atividades humanas, sua degradao e prticas de conservao. 4. A cobertura vegetal primitiva, sua devastao e biodiversidade. 5. Os rios e os oceanos, sua importncia em termos de recursos naturais, de estratgia polticoeconmica e dos problemas decorrentes da poluio. 6. Os recursos energticos: distribuio espacial, fontes tradicionais, fontes alternativas de energia, problemtica energtica da atualidade. Neste item, enfatizam-se a gnese, a caracterizao e a distribuio geogrfica dos recursos naturais produzidos mediante a interao espao-temporal entre litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. A relao das sociedades com os recursos naturais deve ser enfatizada na busca de se compreender a vinculao inequvoca destes ltimos com as atividades humanas. Espera-se que o candidato seja capaz de: - compreender a gnese e a evoluo das paisagens no s na perspectiva temporal, histrica ou contempornea, mas tambm na perspectiva do tempo geolgico, caso se aplique. IVPRODUO, DINMICA E ORGANIZAO DO ESPAO GEOGRFICO EM ESCALA MUNDIAL. 1. Os grandes conjuntos naturais do Globo, sua ocupao humana e seu aproveitamento. 2. A ordem econmica mundial e sua expresso poltica, social e demogrfica. 3. As experincias de integrao econmica e poltica de carter regional. 4. As questes demogrficas, tnicas, religiosas e polticas do mundo contemporneo. 5. Os grandes focos de tenso no mundo atual. Este item trata da anlise das questes que afetam, diferenciadamente, toda a superfcie terrestre, a populao, a sociedade e a ordem poltica e econmica mundial. Ser dada nfase regionalizao em uma escala global. Neste item, abordam-se questes de natureza ambiental, demogrfica, tnica, religiosa e poltica na dinmica e organizao do espao, na identificao de regies ou criao de blocos de pases homogneos e as tenses que essa organizao proporciona: diferenas e choques culturais, tnicos, religiosos, econmicos, polticos. Todos esses temas so apresentados com base em mapas, tabelas, grficos, e tambm pela forma verbal textos tcnicos, jornalsticos ou literrios. Espera-se que o candidato demonstre habilidades de: - anlise, sntese, estabelecimento de relaes de causa/efeito, avaliao;
12

11/4/2011

- reconhecimento de situaes polmicas no-resolvidas, tais como aquecimento global; conflitos e tenses poltico-culturais, tnicos e religiosos, entre outros; - considerar a distribuio geogrfica das etnias, das religies, dos indicadores demogrficos, sociais e culturais, das grandes regies naturais. VPRODUO, DINMICA E ORGANIZAO DO ESPAO GEOGRFICO BRASILEIRO 1. A interao entre o clima, o relevo, a vegetao, a hidrografia e o solo na produo e dinmica do espao. 2. A organizao do espao rural e urbano-industrial, sua importncia na economia, problemas e perspectivas. 3. Os recursos minerais e energticos, produo e consumo, conservao e esgotamento. 4. A circulao, o comrcio e o transporte e suas implicaes na organizao do espao. 5. O mercado interno e as relaes comerciais externas. 6. As divises regionais do territrio, causas e consequncias das desigualdades regionais. 7. A produo do espao e a problemtica ambiental. 8. O Estado de Minas Gerais: populao, urbanizao, economia, meio ambiente e desigualdades regionais. Neste item, trata-se da gnese, da dinmica, da produo e da organizao do espao geogrfico brasileiro. O Estado de Minas Gerais constitui um subitem especial, tendo-se em vista sua importncia no cenrio geogrfico brasileiro. As inter-relaes existentes entre a temtica da natureza e a do meio ambiente do territrio e da sociedade nacional, em suas dimenses social, econmica, histrica e cultural, alm das diferenas e desigualdades verificadas de desenvolvimento socioespacial, devem ser enfatizadas de tal maneira, que o candidato se mostre capaz de: - identificar e compreender essas diversas dimenses; e - fazer anlises do espao geogrfico brasileiro. VI REPRESENTAO DO ESPAO GEOGRFICO Representao e documentao cartogrfica. Todos os recursos grficos sero representados, nas provas, em preto e branco ou, ainda, em gradaes de cinza, inclusive na reproduo de imagens obtidas a partir de sensores remotos como fotografias areas e imagens orbitais. Espera-se que o candidato seja capaz de: - analisar e interpretar documentos apresentados sob a forma grfica mapas, diagramas, fotografias e imagens de satlite, entre outros , matemtico-estatstica quadros e tabelas e verbal diferentes tipos de texto; - interpretar, do ponto de vista geogrfico, trechos de obras literrias.

HABILIDADE CORPORAL DE DANA


A PROVA HABILIDADE CORPORAL DE DANA ter por objetivo avaliar o candidato quanto a: 1) Orientao espacial. 2) Ritmo. 3) Controle postural. 4) Equilbrio. 5) Flexibilidade e alongamento. 6) Coordenao motora. 7) Preciso e capacidade de reao. 8) Capacidade mnemnica. 9) Capacidade de manuteno de ateno e concentrao nos exerccios realizados. PROGRAMA a) Alongamento e tonicidade muscular. b) Coordenao motora. c) Flexibilidade articular. d) Equilbrio. e) Saltos. f) Rolamentos.
11/4/2011 13

g) Giros. h) Improvisao. i) Rtmica corporal.

HISTRIA
O programa de Histria percorre, em termos cronolgicos, a formao do mundo moderno, com a desestruturao do mundo feudal at o perodo contemporneo. O Programa est organizado em cinco conjuntos, que seguem uma sequncia cronolgica para fins didticos, mas esto estruturados em processos histricos mais amplos. Esses conjuntos buscam evidenciar uma forma de compreenso da histria onde os processos histricos so valorizados em detrimento de uma compreenso histrica factual e linear. Espera-se que o candidato seja capaz de transitar no tempo histrico, reconhecendo os diversos contextos e suas especificidades sociais, econmicas, culturais e polticas, e de estabelecer relaes que possibilitem a compreenso dos diferentes contextos histricos. A leitura e compreenso de mapas e tabelas, de interpretao de documentos (textuais e iconogrficos) so importantes para a contextualizao da questo e compreenso dos comandos. Espera-se, ainda, que o candidato seja capaz de interpretar e expor argumentos que justifiquem sua anlise, estabelecer relaes entre um perodo histrico e outro diferente (transitar por diversas temporalidades), situando-se no tempo e espao histricos e problematizar o que lhe apresentado. Espera-se tambm que o candidato posicione-se como sujeito histrico e que seja capaz de compreender, analisar e interpretar a histria como uma disciplina que analisa as sociedades no tempo, e interroga o passado, a partir do trabalho sistemtico de pesquisa com as fontes, construindo explicaes que se vinculam com o presente. 1- A formao do mundo moderno Esse item do Programa remete ao percurso de estruturao do mundo moderno. Trata-se de um movimento de longa durao, envolvendo o fim do mundo feudal na Europa, transformao da estrutura agrria, novos arranjos econmicos, uma nova viso de centralidade do homem no mundo, ampliao da noo de espao terrestre, novas possibilidades de conhecer a natureza, o mundo e o homem. Espera-se que o candidato tenha habilidade de transitar nas temticas referentes formao do mundo moderno ao longo dos sculos XI e XVI e que os candidatos sejam capazes de estabelecer relaes entre um perodo e outro, evidenciando as imbricaes dos temas na compreenso da consolidao do mundo moderno. Temas: 1. A crise do feudalismo europeu 2. Humanismo e Renascimento 3. Reformas e conflitos religiosos 4. Os povos indgenas nas Amricas 5. As grandes navegaes e uma nova dimenso do mundo 6. frica e Novo Mundo: conquistas e conflitos 7. O Antigo Regime 2- O processo de colonizao das Amricas e as revolues do mundo moderno Para se abordar o processo de colonizao das Amricas e as revolues no mundo moderno sero exploradas as habilidades de compreenso dos processos histricos. Essa compreenso engloba as implicaes polticas e sociais nos processos revolucionrios, as alteraes no mbito econmico e social e os impactos na consolidao do mundo moderno. H que se destacar os impactos no processo de colonizao. A compreenso dos processos revolucionrios desdobra-se em formas de organizao mais especificas tanto da organizao colonial como dos processos de independncia nas Amricas. Os candidatos devem estabelecer as relaes entre os processos revolucionrios e os desdobramentos do processo de colonizao nas Amricas e, em certa medida, com repercusses do cenrio europeu das ideias que circulam nas colnias. Temas: 1. Os processos de colonizao do mundo Atlntico 2. Economia e trabalho no mundo Atlntico 3. Sociedade e cultura no mundo Atlntico 4. Revoluo Inglesa e Revoluo Francesa 5. Revoluo Industrial. 6. Iluminismo. 7. Mundos do trabalho: transformaes e conflitos. 8. Liberalismo. 9. Revoltas e rebelies nas Amricas.
11/4/2011 14

10. Independncias nas Amricas. 11. Contra-Revoluo e Restaurao. 3- A consolidao da ordem liberal e expanso do capitalismo Esse item do programa remete a uma srie de mudanas ocorridas de forma a integrar ainda mais os cenrios nacional e internacional na medida em que a economia j se encontra organizada em uma escala global e as ideias circulam no mesmo sentido. Por um lado, observa-se novas propostas de ordenao sociais e polticas como o anarquismo, socialismo e as organizaes sindicais, e, por outro, a consolidao dos estados e sociedades na Amrica. No Brasil, observam-se os conflitos e consolidao da ordem do Imprio at o processo de crise da ordem imperial com o advento da Repblica. Na Amrica Hispnica v-se o processo de formao dos Estados nacionais marcado por guerras civis, caudilhismo, federalismo e reformas liberais. Nos Estados Unidos, no sculo XIX, observa-se a expanso das fronteiras rumo a Oeste; a Guerra Civil, que mudou a estrutura do pas; a expanso da indstria e o incio do impulso imperialista. No mundo do trabalho e da produo, apresentam-se desde novas formas de organizao e protesto at novos modelos de explorao do trabalho e obteno de matrias primas e ampliao da circulao de mercadorias. Nesse contexto, so discutidos temas tais como a abolio da escravido, neocolonialismo e ocupao da frica e da sia. Espera-se, ainda, que o candidato compreenda os conceitos que identificam os processos histricos ao longo do sculo e saiba estabelecer relaes entre esses processos e identificar suas implicaes. Temas: 1. Consolidao da ordem institucional burguesa. 2. O processo de construo e consolidao dos Estados e as sociedades nas Amricas. 3. Utopia e revoluo. 4. Conflitos e consolidao do Imprio brasileiro. 5. Europa: ideias e movimentos de contestao social - trabalhadores, sindicatos, anarquismo e socialismo. 6. Crise da ordem imperial brasileira: abolicionismo e republicanismo. 7. Nacionalismo, imperialismo e colonialismo. 8. Fim de sculo: inquietaes religiosas, filosficas e estticas. 4- O sculo XX Esse item do programa aborda o sculo XX e est dividido em dois grandes conjuntos. O primeiro perodo caracterizado pelas tenses no mundo europeu at o final da 2 Guerra Mundial com o estabelecimento de uma nova ordem poltica mundial polarizada entre pases capitalistas e pases socialistas ou comunistas (Guerra Fria). O segundo perodo ocorre a partir do momento em que a ordem bipolar se apresenta ameaada, com a exigncia de novos arranjos econmicos para viabilizar a continuidade da pauta capitalista at os dias atuais. Nesses dois grandes conjuntos, observa-se uma srie de variaes na vida scio-cultural, com padres de convivncia, consumo e trabalho como tambm variaes na forma de organizao da ordem poltica desde a formao dos Estados at a configurao da ordem poltica mundial. O Brasil insere-se nesse contexto, com arranjos e solues especficas na consolidao da repblica: da formao e crise do governo varguista democratizao. Nesse contexto, discuti-se a economia globalizada e as variaes no arranjo da ordem poltica e suas conexes com o Brasil no contexto da Amrica Latina. Os candidatos devem dominar as subdivises dos processos histricos ao longo do perodo, compreendendo-as como temas interrelacionados. Espera-se, tambm, que o candidato transite entre os temas do perodo de modo a ser capaz de realizar anlises das implicaes desses diversos temas e assuntos. Temas: 1. As repercusses da Primeira Guerra Mundial. A expanso econmica dos EUA e o surgimento de uma nova potncia. O processo revolucionrio na Rssia e a formao da URSS. 2. Repblicas oligrquicas no Brasil e na Amrica Hispnica. 3. Fascismo, nazismo e novos movimentos de direita. 4. A crise de 1929 e suas repercusses. 5. A crise da dcada de 1920 e o movimento de 1930 no Brasil. 6. As repercusses da Segunda Guerra Mundial: Guerra Fria. Estado de Bem-estar Social. Os conflitos no Oriente Mdio. 7. Crise da ditadura varguista e redemocratizao no Brasil. 8. Descolonizao e expanso do modelo sovitico. 9. Nacionalismo e desenvolvimentismo na Amrica Latina. 10. Revolues, ditaduras e redemocratizao na Amrica Latina.
15

11/4/2011

5- Emergncia de uma nova ordem mundial Trata-se do sculo XX a partir da crise dos anos 1970, com a reordenao do cenrio poltico mundial, o processo de democratizao no Brasil, os desdobramentos da Guerra Fria at a crise da Unio Sovitica, com a queda do muro de Berlim e o processo de unificao da Alemanha. Nesse perodo, so feitos novos arranjos econmicos com a emergncia e confirmao de novas potncias no cenrio econmico mundial. nesse contexto que os conflitos no Oriente e suas repercusses no mundo ocidental devem ser abordados. O Brasil est inserido nessa reformatao da economia mundial, apresentando-se tanto como uma economia emergente como tambm um pas com grandes problemas sociais. Espera-se que saibam compreender as linhas estruturantes da nova ordem mundial. Os candidatos devem ser capazes de analisar implicaes polticas, econmicas e sociais da nova ordem mundial e suas implicaes no Brasil e na Amrica Latina. Temas: 1. Neoliberalismo. 2. Globalizao e regionalizao. 3. Revoluo cientfico-tecnolgica e reordenamento do mundo do trabalho. 4. Crise do socialismo e fim da Guerra Fria. 5. Transformaes e conflitos contemporneos.

LNGUA ESTRANGEIRA
O candidato deve ser capaz de analisar e interpretar elementos do sistema lingustico, bem como formular hipteses e estabelecer relaes entre texto e contexto. Nas provas de Espanhol e Ingls, sero avaliados conhecimentos mais detalhados, com o objetivo de contemplar especificidades da rea de cada uma dessas lnguas. Espera-se, do candidato, um domnio formal mais aprofundado das estruturas e funes lingusticas conhecimentos gramaticais, de vocabulrio e discursivos. Ele deve, tambm, ser capaz de redigir um texto, atentando tanto para os aspectos de correo formal acentuao, ortografia, regncia nominal e verbal, concordncia nominal e verbal quanto adequao do vocabulrio e do contedo ao tema proposto. A Prova de Ingls testar conhecimentos de nvel intermedirio. I - COMPREENSO DE TEXTO(S) II -DOMNIO DE VOCABULRIO E USO DE ESTRATGIAS DE INFERNCIA CONTEXTUAL III - CONHECIMENTO GRAMATICAL E LEXICAL Em nvel que possibilite a produo e a compreenso de diferentes funes comunicativas (item IV) e de diferentes gneros discursivos (item V). IV - FUNES COMUNICATIVAS 1. Agradecer e desculpar-se. 2. Pedir e dar instrues e conselhos. 3. Descrever lugares e pessoas. 4. Pedir e dar sugestes. 5. Elogiar, reclamar e repreender. 6. Expressar dvida, certeza e condies. 7. Expressar gostos, preferncias e intenes. 8. Expressar sentimentos e emoes. 9. Fazer pedidos, ofertas e responder a eles. 10. Fazer comparaes. 11. Expressar relaes de posse e pertencimento. 12. Pedir e dar informaes. 13. Concordar e discordar. V CONHECIMENTO DE GNEROS DISCURSIVOS DE DIFERENTES TIPOS Dilogos, narrativas, relatos, argumentaes, exposies, descries, apresentados em textos curtos histrias, cartas ou e-mails formais e informais, reportagens, textos de opinio, entrevistas e outros.

11/4/2011

16

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA A


O objetivo geral da prova de Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira A avaliar a habilidade do candidato na leitura e na produo de textos, em funo das necessidades da vida social, como um todo, e da vida universitria, em particular. Isso implica interpretar adequadamente os enunciados das questes que lhe so propostas e formular suas respostas de forma clara e coerente, atendendo ao que se pede (comando da questo), utilizando argumentos adequados para sustentar um dado ponto de vista e empregando a norma padro da lngua escrita. Sero tambm avaliados os conhecimentos tericos do candidato relativos a Gramtica, Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, bem como sua capacidade de refletir sobre temas relativos a essas reas. Ser, assim, considerado o desempenho do candidato quanto a habilidades de leitura e escrita e quanto a conhecimentos gramaticais (item I do Programa que segue), alm de conhecimentos de literatura (item II). Sero avaliados os conhecimentos do candidato relativos a elementos estruturadores do texto literrio, bem como de sua capacidade de estabelecer relaes entre uma dada obra e aspectos histricos, sociais, polticos, econmicos e culturais da atualidade e da poca em que ela foi produzida. PROGRAMA I LNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS APLICADOS LEITURA E ESCRITA E CONHECIMENTOS GRAMATICAIS 1. Questes pragmticas: 1.1. Organizao formal e funcional do texto (gneros textuais). 1.2. Variedades lingusticas adequadas s situaes de comunicao interlocutores, tema, contexto. 2. Questes conceituais e lingusticas: 2.1. Pertinncia, relevncia e coerncia dos argumentos. 2.2. Articulao dos argumentos por meio dos mecanismos de coeso. 2.3. Elementos da organizao textual: segmentao e ordenao. 3. Questes formais: 3.1. Formao de palavras e seleo vocabular. 3.2. Emprego de nomes e pronomes. 3.3. Emprego de tempos e modos verbais. 3.4. Estruturao sinttica e semntica dos termos na orao e das oraes no perodo. 3.5. Emprego da regncia nominal e verbal. 3.6. Emprego da concordncia nominal e verbal. 3.7. Paragrafao. 3.8. Correo, de acordo com a norma padro: 3.8.1. na grafia; 3.8.2. no emprego de sinais de pontuao. II- CONHECIMENTOS DE LITERATURA 1. Noes de Teoria da Literatura: 1.1. A literatura como arte da palavra e a obra literria como objeto esttico e semiolgico. 1.2. Os gneros literrios: poesia, narrativa e teatro. 1.2.1. Elementos da narrativa e da poesia: personagem, ponto de vista, espao, tempo, enredo; aspectos sonoros e visuais; processos metafricos e metonmicos. 1.2.2. A intertextualidade e a metalinguagem na composio do texto literrio: pardia, parfrase, citao e outras formas de apropriao textual; processos metalingusticos no texto literrio. 2. A Literatura Brasileira: 2.1. Noes da histria da Literatura Brasileira: 2.1.1. antecedentes no perodo colonial; 2.1.2. da emancipao atualidade. 2.2. A Literatura Brasileira e o processo histrico de constituio da identidade nacional: 2.2.1. o particular e o universal na Literatura Brasileira; 2.2.2. relaes da literatura com a histria e a cultura brasileiras; 2.2.3. relaes da Literatura Brasileira com as tradies culturais europeias, africanas e americanas; 2.2.4. a lngua falada no Brasil e sua apropriao pela Literatura Brasileira.
11/4/2011 17

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA B


O objetivo geral da prova de Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira B avaliar a habilidade do candidato na leitura e na produo de textos, em funo das necessidades da vida social, como um todo, e da vida universitria, em particular. Isso implica interpretar adequadamente os enunciados das questes que lhe so propostas e formular suas respostas de forma clara e coerente, atendendo ao que se pede (comando da questo), utilizando argumentos adequados para sustentar um dado ponto de vista e empregando a norma padro da lngua escrita. Sero tambm avaliados os conhecimentos tericos do candidato relativos a Gramtica, Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, bem como sua capacidade de refletir sobre temas relativos a essas reas. Ser, assim, considerado o desempenho do candidato quanto a habilidades de leitura e escrita e quanto a conhecimentos gramaticais (item I do Programa que segue), alm de conhecimentos de literatura (item II), que se relacionam s obras indicadas para leitura prvia (item III). Essas obras sero utilizadas para avaliao dos conhecimentos do candidato relativos a elementos estruturadores do texto literrio, bem como de sua capacidade de estabelecer relaes entre uma dada obra e aspectos histricos, sociais, polticos, econmicos e culturais da atualidade e da poca em que ela foi produzida. PROGRAMA I LNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS APLICADOS LEITURA E ESCRITA E CONHECIMENTOS GRAMATICAIS 1. Questes pragmticas: 1.3. Organizao formal e funcional do texto (gneros textuais). 1.4. Variedades lingusticas adequadas s situaes de comunicao interlocutores, tema, contexto. 2. Questes conceituais e lingusticas: 2.1. Pertinncia, relevncia e coerncia dos argumentos. 2.2. Articulao dos argumentos por meio dos mecanismos de coeso. 2.3. Elementos da organizao textual: segmentao e ordenao. 3. Questes formais: 3.1. Formao de palavras e seleo vocabular. 3.2. Emprego de nomes e pronomes. 3.3. Emprego de tempos e modos verbais. 3.4. Estruturao sinttica e semntica dos termos na orao e das oraes no perodo. 3.5. Emprego da regncia nominal e verbal. 3.6. Emprego da concordncia nominal e verbal. 3.7. Paragrafao. 3.8. Correo, de acordo com a norma padro: 3.8.1. na grafia; 3.8.2. no emprego de sinais de pontuao. II- CONHECIMENTOS DE LITERATURA 1. Noes de Teoria da Literatura: 1.1. A literatura como arte da palavra e a obra literria como objeto esttico e semiolgico. 1.2. Os gneros literrios: poesia, narrativa e teatro. 1.2.1. Elementos da narrativa e da poesia: personagem, ponto de vista, espao, tempo, enredo; aspectos sonoros e visuais; processos metafricos e metonmicos. 1.2.2. A intertextualidade e a metalinguagem na composio do texto literrio: pardia, parfrase, citao e outras formas de apropriao textual; processos metalingusticos no texto literrio. 2. A Literatura Brasileira: 2.1. Noes da histria da Literatura Brasileira: 2.1.1. antecedentes no perodo colonial; 2.1.2. da emancipao atualidade. 2.2. A Literatura Brasileira e o processo histrico de constituio da identidade nacional: 2.2.1. o particular e o universal na Literatura Brasileira; 2.2.2. relaes da literatura com a histria e a cultura brasileiras;
18

11/4/2011

2.2.3. relaes da Literatura Brasileira com as tradies culturais europeias, africanas e americanas; 2.2.4. a lngua falada no Brasil e sua apropriao pela Literatura Brasileira. Observao: Os contedos do programa de Literatura sero cobrados a partir das obras indicadas para leitura (vide item III). III Obras literrias indicadas para leitura PRVIA: - Espumas flutuantes Castro Alves - Dom Casmurro Machado de Assis - Joias de famlia Zulmira Ribeiro Tavares - Infncia Graciliano Ramos.

MATEMTICA A
O que se pretende na prova Matemtica A avaliar a capacidade do candidato de analisar e interpretar situaes que envolvem conceitos matemticos e de raciocinar a partir de informaes textuais, bem como a de articular os contedos programticos relacionados a seguir. Espera-se que o candidato apresente raciocnio lgico-matemtico na resoluo de problemas em detrimento da mera utilizao mecnica de frmulas. PROGRAMA I - LINGUAGEM BSICA DE CONJUNTOS 1. Pertinncia, incluso, igualdade, unio e interseo de conjuntos. Esses itens sero usados, prioritariamente, como linguagem auxiliar na abordagem dos demais tpicos do programa. II - TRATAMENTO DA INFORMAO 1. Noes bsicas de lgica: estabelecer inferncias, implicaes e negaes a partir de grficos, tabelas e afirmativas. 2. Grficos de barras, de setores, de segmentos. III - NMEROS NATURAIS, INTEIROS, RACIONAIS E REAIS 1. Operaes de adio, multiplicao, subtrao, diviso, potenciao e radiciao. 2. A reta numrica. 3. Mdias: aritmtica, ponderada e geomtrica. 4. Propriedades especficas de cada um desses conjuntos: 4.1. Naturais - mltiplos e divisores, fatorao em produtos de primos, mximo divisor comum, mnimo mltiplo comum, algoritmo da diviso, quociente e resto. 4.2. Inteiros - mltiplos e divisores. 4.3. Racionais e reais - representao decimal, valor absoluto. IV - UNIDADES DE MEDIDA Comprimento, rea, volume, ngulo, tempo, velocidade e massa. Converso de medidas. V - PROPORES 1. Proporcionalidade. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de trs simples e composta. 2. Porcentagem. 3. Juros simples e composto. VI - CLCULO ALGBRICO 1. Operaes com expresses algbricas. 2. Identidades algbricas notveis. 3. Polinmios com coeficientes reais. VII - EQUAES E INEQUAES 1. Equaes do 1o e do 2o graus. 2. Razes de produtos de polinmios do 1o e do 2o graus.
11/4/2011 19

3. Inequaes de 1o e 2o graus. Desigualdades produto e quociente. Interpretao geomtrica. 4. Sistemas de equaes de 1o e 2o graus. Interpretao geomtrica. VIII - ANLISE COMBINATRIA E PROBABILIDADE 1. O princpio fundamental da contagem. 2. Combinaes, arranjos e permutaes sem repeties. 3. Noes de probabilidade: Conceitos bsicos, probabilidade da unio de eventos, independncia de eventos e eventos complementares. IX - GEOMETRIA PLANA 1. Elementos primitivos, semi-retas, semiplanos, segmentos e ngulos. 2. Retas perpendiculares e retas paralelas.Teorema de Tales. 3. Tringulos. Congruncia e semelhana de tringulos. 4. Quadrilteros. 5. Circunferncia e disco. ngulos na circunferncia. 6. Teorema de Pitgoras. Relaes mtricas e trigonomtricas em tringulos retngulos. 7. reas de tringulos, paralelogramos, trapzios, polgonos regulares e discos. X - GEOMETRIA ESPACIAL reas e volumes de prismas, pirmides, cilindros, cones e esferas. XI - FUNES 1. Conceito de funo. Operaes com funes. Composio de funes. 2. Funes do 1 e do 2 graus. 3. Funo modular. 4. Funes logaritmo e exponencial. 5. Grficos de funes reais com domnio real. 6. Mximos e mnimos de funo real. XII - NOES DE GEOMETRIA ANALTICA 1. Distncia entre pontos. 2. Estudo da reta. Paralelismo e perpendicularidade.

MATEMTICA B
O que se pretende na prova Matemtica B avaliar a capacidade do candidato de analisar e interpretar situaes que envolvem conceitos matemticos e de raciocinar a partir de informaes textuais, bem como a de articular os contedos programticos relacionados a seguir. Espera-se que o candidato apresente raciocnio lgico-matemtico na resoluo de problemas em detrimento da mera utilizao mecnica de frmulas. PROGRAMA I - LINGUAGEM BSICA DE CONJUNTOS 1. Pertinncia, incluso, igualdade, unio e interseo de conjuntos. Esses itens sero usados, prioritariamente, como linguagem auxiliar na abordagem dos demais tpicos do programa. II - TRATAMENTO DA INFORMAO 1. Noes bsicas de lgica: estabelecer inferncias, implicaes e negaes a partir de grficos, tabelas e afirmativas. 2. Grficos de barras, de setores, de segmentos. III - NMEROS NATURAIS, INTEIROS, RACIONAIS E REAIS 1. Operaes de adio, multiplicao, subtrao, diviso, potenciao e radiciao. 2. A reta numrica. 3. Mdias: aritmtica, ponderada e geomtrica. 4. Propriedades especficas de cada um desses conjuntos:
11/4/2011 20

4.1. Naturais - mltiplos e divisores, fatorao em produtos de primos, mximo divisor comum, mnimo mltiplo comum, algoritmo da diviso, quociente e resto. 4.2. Inteiros - mltiplos e divisores. 4.3. Racionais e reais - representao decimal, valor absoluto. IV - UNIDADES DE MEDIDA 1. Comprimento, rea, volume, ngulo, tempo, velocidade e massa. Converso de medidas. V - PROPORES 1. Proporcionalidade. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de trs simples e composta. 2. Porcentagem. 3. Juros simples e composto. VI - CLCULO ALGBRICO 1. Operaes com expresses algbricas. 2. Identidades algbricas notveis. 3. Polinmios com coeficientes reais. VII - EQUAES E INEQUAES 1. Equaes do 1o e do 2o graus. 2. Razes de produtos de polinmios do 1o e do 2o graus. 3. Inequaes de 1o e 2o graus. Desigualdades produto e quociente. Interpretao geomtrica. 4. Sistemas de equaes de 1o e 2o graus. Interpretao geomtrica. VIII - POLINMIOS COM COEFICIENTES REAIS 1. Operaes com polinmios. Algoritmo da diviso de polinmios. 2. Razes. Fatorao. Relao entre coeficientes e razes. IX - SISTEMAS LINEARES 1. Resoluo e discusso de sistemas lineares. X - FUNES 1. Conceito de funo. Operaes com funes. Composio de funes. 2. Funes do 1 e do 2 graus. 3. Funo modular. 4. Funes logaritmo e exponencial. 5. Grficos de funes reais com domnio real. 6. Mximos e mnimos de funo real. XI PROGRESSES 1. Progresses aritmtica e geomtrica. 2. Soma dos termos de uma progresso geomtrica infinita. XII - ANLISE COMBINATRIA E PROBABILIDADE 1. O princpio fundamental da contagem. 2. Combinaes, arranjos e permutaes sem repeties. 3. Arranjos e permutaes com repetio. 4. Permutaes circulares. 5. Noes de probabilidade: Conceitos bsicos, probabilidade da unio de eventos, independncia de eventos e eventos complementares. XIII - GEOMETRIA PLANA 1. Elementos primitivos, semi-retas, semiplanos, segmentos e ngulos. 2. Retas perpendiculares e retas paralelas.Teorema de Tales. 3. Tringulos. Congruncia e semelhana de tringulos. 4. Quadrilteros. 5. Circunferncia e disco. ngulos na circunferncia.
11/4/2011 21

6. 7. 8. 9. 10.

Teorema de Pitgoras. Relaes mtricas e trigonomtricas em tringulos retngulos. reas de polgonos, paralelogramos, trapzios. Mediatrizes, medianas, bissetrizes, circunferncias, elipses, hiprboles, parbolas. Relaes mtricas em tringulos, circunferncias e polgonos regulares. reas de discos e algumas de suas partes.

XIV - GEOMETRIA ESPACIAL 1. Posies relativas entre retas e planos. 2. Prismas e pirmides, cilindros. Cones e esferas. 3. reas e volumes de prismas, pirmides, cilindros, cones e esferas. 4. Troncos de pirmides e cones. 5. Sees planas. 6. Principio de Cavalieri. XV - GEOMETRIA ANALTICA 1. Distncia entre pontos. 2. Estudo da reta. Paralelismo e perpendicularidade. 3. Distncia entre ponto e reta. 4. Posies relativas entre retas e circunferncias. 5. Elipse, hiprbole e parbola XVI - TRIGONOMETRIA 1. Funes trigonomtricas. 2. Identidades fundamentais. 3. Frmulas trigonomtricas para a adio e subtrao de arcos. 4. Equaes trigonomtricas simples. 5. Lei dos senos e lei dos cossenos. 6. Aplicao da trigonometria ao clculo de elementos de um tringulo.

PERCEPO MUSICAL
A prova ser comum a todas as habilitaes do Bacharelado e Licenciatura em Msica e ir avaliar a habilidade do candidato em compreender, identificar e relacionar elementos e estruturas musicais, alm do domnio da escrita e leitura musical. Para a preparao geral do candidato, indicam-se as seguintes obras: ADOLFO, A. Msica: leitura, conceitos, exerccios. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002. CARDOSO, Belimira e MASCARENHAS, Mrio. Curso completo de teoria musical e solfejo. So Paulo: Irmos Vitale, 1996. BENNET, Roy. Como ler uma partitura. Trad. Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. BENNET, Roy. Elementos bsicos da msica. Trad. Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. GRIFFITHS, Paul. A msica moderna: uma histria concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para msicos. Trad. M. Camargo Guarnieri. 4 ed. So Paulo: Ricordi Brasileira, 1988. KATER, Carlos (org.). Cadernos de Estudo - Anlise Musical http://www.atravez.org.br/analise.htm MED, Bohumil. Ritmo. 4 ed. Braslia/DF: MUSIMED, 2001. MED, Bohumil. Teoria da msica. 4 ed. Braslia/DF: MUSIMED, 2001. LIEBERMAN, Maurice. Ear training and sight singing. New York: Norton, c1959. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composio Musical. Trad. EduardoSeincman. So Paulo: EDUSP, 1991. PROGRAMA Timbres, texturas e instrumentao. Articulao e dinmica.
11/4/2011 22

Alturas: direcionalidade, registro, ordenao, mbito sonoro. Padres meldicos tonais (1 ou mais vozes), intervalos, arpejos, escalas diatnicas maiores e menores natural, harmnica, meldica e bachiana e acordes maiores e menores. Padres harmnicos tonais: funes principais (tnica, dominante e subdominante), tons vizinhos e homnimos. Duraes, padres rtmicos (1 ou mais vozes), andamentos, aggica. Compassos simples e compostos. Estruturao formal: relaes, semelhanas e contrastes entre motivos, frases e sees.

Observaes especficas para a Prova de Percepo Musical: Parte Escrita A prova ser formada por questes (abertas e/ou de mltipla escolha) que avaliam o domnio da escrita do cdigo musical e a compreenso dos elementos musicais e das relaes estruturais, a partir da audio de trechos de obras de diversos estilos, pocas e tradies. A Parte Escrita ser realizada por todos os candidatos simultaneamente. Parte Oral A prova oral ser formada por um ou mais solfejos e destina-se a avaliar a leitura, a expressividade e a compreenso musical do candidato. Os solfejos devero ser execut-los 1 vista. Os solfejos podem ser tanto rtmicos a uma e/ou duas vozes quanto meldicos em tonalidade maior ou menor e em compasso simples ou composto. A Parte Oral ser realizada pelos candidatos, um a um, diante de uma banca examinadora.

PERCEPO VISUAL
PROGRAMA 1. Observao de um modelo exposto. 2. Representao do modelo na bidimensionalidade e na tridimensionalide. 3. Domnio de recursos tcnicos lpis preto (grande) e lpis de cor, caneta, colagem, modelagem e outros. 4. Representao de texturas e materiais cermica, vidro, madeira, metal, tecido, gua e outros. 5. Percepo das estruturas volume, proporo, luz e sombra. 6. Interpretao e entendimento da forma no espao. 7. Composio. 8. Equilbrio, ritmo e movimento. 9. Noes bsicas de cor primria secundria e terciria. 10. Criao e expresso de ideias. 11. Interpretao e anlise de imagens. 12. Compreenso anlise e sntese, por meio de interpretao, modificao ou complementao de imagens ou textos. 13. Criao e ou representao do movimento sequencial. 14. Descrio e anlise de imagens de obras de arte. PARA A REALIZAO DA PROVA O CANDIDATO DEVE LEVAR APENAS: BORRACHA; CANETA ESFEROGRFICA ESCRITA FINA (COR PRETA); LPIS NAS CORES VERMELHO, AZUL E AMARELO; LPIS PRETO 2B; TESOURA COM PONTA ARREDONDADA E COLA. Ser feita uma avaliao da capacidade de observao, do mnimo de recursos especficos para representao de modelos, estruturas, volume, cor, luz, sombra, texturas e materiais, representao da forma no espao, perspectiva, a coerncia entre o trabalho elaborado e o enunciado da questo proposta, a criao e a argumentao visual.

PRTICA DE MSICA
A prova avalia a desenvoltura tcnica e musical do candidato no instrumento escolhido com base nos seguintes critrios gerais: Realizao da partitura (Notas e ritmos; Dinmica e aggica; Fraseado e articulao; Pronncia do texto literrio), Desempenho tcnico (Nvel de proficincia tcnica; Postura; Afinao; Respirao; Emisso vocal; Dico; Golpes de arco; Vibrato; Sonoridade), Interpretao
11/4/2011 23

(Compreenso do texto musical; Compreenso estilstica da obra; Expressividade; Compreenso do texto literrio; Fraseado e articulao; Dinmica; Ritmo, pulsao e aggica controle, preciso e flexibilidade), Criao do arranjo (Originalidade; Coerncia estilstica; Concepo estrutural, timbrstica e textural). A Prtica de Msica tem programa diferenciado para cada uma das Habilitaes do Bacharelado e para a modalidade Licenciatura conforme as especificaes que se encontram abaixo. OBSERVAES GERAIS: 1. Todas as partituras indicadas nos programas encontram-se disposio dos candidatos na Biblioteca da Escola de Msica da UFMG. 2. Especificamente para a realizao da prova Prtica de Msica, estaro disposio dos candidatos: amplificao para baixo, guitarra e um sistema de som para ligar microfone e equipamentos de reproduo de mdia (cd, mp3 player), alm dos seguintes instrumentos: contrabaixo, harpa, piano e percusso (caixa-clara, vibrafone, marimba, xilofone, quatro tmpanos, bateria completa, jogo de quatro ton-tons, congas, bongs, pratos, gongos e bombo sinfnico). 3. As provas dos instrumentos devero ser executadas SOLO, ou seja, sem acompanhamento instrumental. Apenas os candidatos s habilitaes Msica Popular, Musicoterapia, Canto, Regncia, Composio e os candidatos Licenciatura que escolherem Canto como instrumento, podero ter um acompanhador. Para tanto, o candidato dever providenciar seu prprio e nico acompanhador que no poder ser membro do quadro de funcionrios da Escola de Msica da UFMG, nem membro das Bancas de Avaliao do Vestibular e nem outro candidato ao Vestibular para o curso de Msica. No dia da prova, cada acompanhador s poder entrar no prdio da Escola de Msica juntamente com o candidato que ir acompanhar. Os acompanhadores devem ser cadastrados previamente para facilitar o controle de acesso ao local da prova. 4. Os candidatos a Msica Popular, Musicoterapia e Licenciatura podero tambm usar playbacks de acompanhamento na prova de instrumento. A mdia e o equipamento de reproduo so de responsabilidade do candidato. No momento da prova, apenas a amplificao ser oferecida. 5. A pea de livre escolha do candidato, quando prevista no programa e solicitada na prova, poder ser interrompida pela Banca Avaliadora aps trs minutos de execuo. Em nenhuma hiptese, a pea de livre escolha poder coincidir com as que j se encontram listadas nos Programas. Habilitao em CANTO 1. Uma ria de pera do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, originalmente escrita em italiano, escolha do candidato. 2. Uma das canes especificadas abaixo, escolha do candidato (dos Geistliche Lieder und Arien, de Johann Sebastian Bach de Schemellis Gesangbuch e Notenbuch de Anna Magdalena Bach): - Ich lass dich nicht (Poema de Wolfgang Christoph Dessler) - Der Tag ist hin, die Sonne gehet nieder (Poema de Johann Christoph Rube) - Es ist vollbracht! Vergiss ja nicht dies Wort (Poema de Johann Eusebius Schmidt) 3. Uma das obras especificadas abaixo, escolha do candidato: - SCHUBERT, Franz. Wohin? op.25, n. 2 (Poema de Wilhelm Mller) - SCHUBERT, Franz. Auf dem Flusse op. 89, n.7 (Poema de Wilhelm Mller) - SCHUMANN, Robert. Seit ich ihn gesehen op.42, n.1 (Poema de A. von Chamisso) - SCHUMANN, Robert. Er, der Herrlichste von allen op.42, n.2 (Poema de A. von Chamisso) 4. Uma das obras especificadas abaixo, escolha do candidato: - SANTORO, Cludio. Luar do meu bem (Poema de Vinicius de Moraes) - SANTORO, Cludio. Bem pior que a morte (Poema de Vinicius de Moraes) - SANTORO, Cludio. Prego da saudade (Poema de Vinicius de Moraes) 5. Uma das obras especificadas abaixo, escolha do candidato: - NEPOMUCENO, Alberto. Dor sem consolo op. 32, n.2 (Poema de Conde Affonso Celso) - NEPOMUCENO, Alberto. Soneto op. 21, n.3 (Poema de H. Coelho Neto) - NEPOMUCENO, Alberto. Cantilena (Poema de H. Coelho Neto) 6. Uma das obras especificadas abaixo, escolha do candidato: - FAUR, Gabriel. Sylvie op. 6, n.3 (Poema de Paul de Choudens) - FAUR, Gabriel. Nocturne op. 43, n.2 (Poema de Comte de L'isle-Adam) - FAUR, Gabriel. En prire (Poema de Stphan Bordse)

11/4/2011

24

Observao especfica prova de Canto: As obras indicadas no programa podem ser transpostas para a tonalidade mais adequada tessitura vocal do candidato, exceto a ria de pera de W. A. Mozart. Habilitao em CLARINETA 1. BAERMANN, C. Adagio para clarineta e piano. 2. DEBUSSY, C. Petite Pice para clarineta e piano. 3. GADE, N. Fantasia para clarineta e piano no 2. 4. LACERDA, O. Melodia para clarineta solo. 5. RIOTTE, Ph. J. Concerto para clarineta e orquestra em si bemol maior (1 Mov.) 6. ROSE, C. Estudo n. 6 (da srie 32 estudos) 7. SAINT-SAENS, C. Sonata para clarineta e piano op. 167 (1. Mov.). 8. STRAVINSKY, I. Pea para clarineta solo no 1 (da obra 3 peas para clarineta solo). 9. UHL, A. Estudo no 2 (da srie 48 estudos) 10.WEBER, C. M. Concertino para clarineta e orquestra Habilitao em COMPOSIO 1. Variao e Anlise O candidato dever escrever uma variao sobre pea ou trecho musical que lhe ser apresentado em gravao e em partitura e dever tambm redigir um texto analtico que contemple a organizao e as relaes estruturais da pea ou do trecho musical apresentado e da variao composta. 2. Execuo Instrumental Pea de livre escolha do candidato (no sero aceitas obras de autoria prpria), a ser executada em qualquer instrumento/canto (verificar Observaes Gerais n 2 e 3). Observaes especficas para a prova de Composio: - A parte escrita da prova ter durao mxima de trs horas. - Para a realizao da parte escrita da prova, o candidato ter disposio um teclado ou piano eletrnico. No ser permitida a utilizao de outro instrumento. Habilitao em CONTRABAIXO 1. ANNIMO DE SALVADOR: ria da cantata Heri Egrgio (Ed. Fausto Borm) 2. D. DRAGONETTI: Valsa N.1 para contrabaixo solo 3. K. D. DITTERSDORF: Mov.3 do Concerto para Contrabaixo em R Maior 4. L. VAN BEETHOVEN: Scherzo da Sinfonia N.5 5. G. BOTTESINI: Elegia em D Maior 6. G. VERDI: Solo da morte de Desdmona do IV Mov. da pera Otello 7. FRANK PROTO: Mov.2 da Sonata 1963 8. E. VILLANI-CRTES: Choron Habilitao em FAGOTE 1. BACH, J.S. Bourre I (Solos for the Basson Player. Editor: Sol Schoenbach. Editora: G.Schirmer). 2. HINDEMITH, P. Sonata para fagote e piano (1 mov.) (Editora: Schott). 3. MILD, L. Estudo n 1, do livro 25 Estudos em Escalas e Arpejos (Editor Simon Kovar, Editora: International Music Company). 4. WEISSENBORN, J. Estudos n 1 e n 2 dos 50 Estudos para Fagote, op. 8, vol. II. (Editor Carl Fischer, Editora: International Music Company). 5. Escala diatnica maior ou menor em trs oitavas, escolha do candidato. 6. Pea de livre escolha do candidato. Habilitao em FLAUTA 1. ANDERSEN, J. Estudos Op. 15, n1 e n 2; Op. 33, n 1 e n 2. 2. BACH, J. S. Siciliana da Sonata em Mi bemol maior. 3. CORRA, S. V. Desolao. 4. FAUR, G. Siciliene. 5. LACERDA, O. Poemeto. 6. TAFFANEL & GAUBERT. Estudo EP 4.
25

11/4/2011

Habilitao em HARPA 1. BACH, J.S./GRANDJANY, M. 12 Etudes for Harp (qualquer um, escolha do candidato). 2. POZZOLI, E. Estudo n 22 (da coletnea Studi di Media Difficolt"). 3. TCHAIKOVSKY, P. Cadncia da Valsa das Flores (da Sute Quebra-Nozes, verso de Sarah Bullen). 4. Pea de livre escolha do candidato. Habilitao em MSICA POPULAR Observaes gerais especficas para a prova de Msica Popular: A Prova est destinada aos candidatos dos seguintes instrumentos: Contrabaixo, Guitarra/Violo, Piano, Bateria/percusso, Sax, Flauta, Trombone, Trompete e Canto. Os candidatos podero usar playbacks de acompanhamento em sua prova de instrumento. A mdia e o equipamento de reproduo so responsabilidades do candidato. Neste caso estar disponvel aos candidatos apenas a amplificao para seu monitoramento. Programa da Prova: 1. O candidato dever escolher dois itens dentre os 5 listados abaixo e estudar as peas dos itens escolhidos. A prova indicar qual(is) pea(s) de cada item escolhido dever(o) ser apresentada(s). Blackbird (Lennin/McCartney); Isn't She Lovely (Stevie Wonder) Sonoroso (K. Ximbinho); Doce de Coco (Jacob do Bandolim). Cafezais sem Fim (Wagner Tiso); Aquelas Coisas Todas (Toninho Horta) Stella by Starlight (Victor Young); Bessies Blues (John Coltrane) Garota de Ipanema (Jobim/Morais); Ladeira da Preguia (Gilberto Gil) 2. Execuo, no instrumento escolhido na inscrio, de uma pea de livre escolha. Habilitao em MUSICOTERAPIA A prova ser divida em duas partes, sendo a primeira parte individual e a segunda em grupo. 1. A primeira parte consistir em duas questes. Primeira questo: o candidato dever tocar e/ou cantar uma das msicas listadas abaixo, que ser indicada pelos avaliadores no momento da prova prtica. - Alecrim (domnio pblico) - Seduzir (Djavan) - O ltimo Romntico (Lulu Santos, Antnio Ccero e Srgio Souza) - At Amanh (Noel Rosa) - Olha pro cu (Luiz Gonzaga e Jos Fernandes) Segunda questo: o candidato dever executar (instrumento e/ou canto) uma pea de livre escolha. 2. Na segunda parte, os candidatos devero realizar uma improvisao coletiva sobre um tema dado pelos avaliadores no momento da prova prtica, utilizando instrumentos de percusso, voz e/ou percusso corporal. Os instrumentos de percusso estaro disponveis na sala de realizao da prova. O tema para a improvisao musical estar definido na prova, sendo escolhido dentre os seguintes: - Uma improvisao rtmica e meldica com variao de andamento - Uma improvisao rtmica e meldica com grandes alteraes na dinmica - Uma improvisao rtmica em um gnero musical a ser escolhido dentre samba, baio e pop/rock. Estas duas partes pretendem avaliar o candidato em sua expressividade, habilidades tcnicas musicais e habilidades de interao musical. Habilitao em OBO 1. FERLING, F. W. Estudo Op. 31, n 2. (48 Estudos para Obo. Universal Edition). 2. HANDEL, G. F. Sonata no1 em D menor, Op. 1, n 8 1 e 4 mov. (The Three Authentic Sonatas, Londres: Ed. Nova Music). 3. LACERDA, O. Seresta para Obo e Piano. Ed. Ricordi Brasileira. 4. Pea de livre escolha do candidato. Habilitao em PERCUSSO 1. Leitura a primeira vista na caixa clara; 2. Uma pea, escolha do candidato, de cada um dos seguintes livros: - CIRONE, Anthony. Portraits In Rhythm (50 Studies for Snare Drum) -PRATT, John. 14 Modern Contest Solos 3. Uma pea de livre escolha para teclados de percusso - vibrafone, marimba ou xilofone 4. Um dos seguintes itens ( escolha do candidato):
11/4/2011 26

a) Uma pea para percusso mltipla; b) Uma pea para tmpano; c) Execuo, em bateria, de ritmos de samba, jazz, funk e baio, com incluso de momentos de improvisao em cada um dos ritmos; d) Execuo de quatro diferentes ritmos brasileiros em instrumentos de percusso entre outros, pandeiro e congas -, com incluso de momentos de improvisao em cada um dos ritmos. Observao especfica para a prova de Percusso: Cada candidato ter, no mximo, 20 minutos para a realizao da prova, aps um perodo de tolerncia de 10 minutos para montar e arrumar os instrumentos necessrios para a execuo. Habilitao em PIANO 1. BACH, J. S. Inveno a 3 vozes, escolha do candidato. 2. Movimento vivo de Sonata ou Sonatina, entre F. KUHLAU, W.A MOZART, L. V.BEETHOVEN, A. DIABELLI, M. CLEMENTI ou J. HAYDN. 3. Pea romntica, entre F. LISZT, F. CHOPIN, R. SCHUMANN, J. BRAHMS, F. MENDELSSOHN ou E. GRIEG. 4. Pea brasileira, entre H. OSWALD, L. FERNANDEZ, H. VILLA-LOBOS, C. GUARNIERI, C. SANTORO, M. NOBRE ou E. KRIEGER. 5. Pea de confronto: B. BARTK, Mikrokosmos, vol. V, no 131 Fourths 6. Apndice do HANON, Escalas e Arpejos em todas as tonalidades maiores e menores (harmnicas), em movimento direto com mos juntas, em trs oitavas (a tonalidade estar indicada na prova). Os tens 2, 5 e 6 como obrigatrios, mais um ou dois que estaro indicados na prova.

Habilitao em REGNCIA 1. Obras para coro a cappella: - BENNET, John. Weep, o mine eyes; - CURITIBA, Henrique de. Aleluia Paz na Terra; 2. Obras para orquestra: - CORELLI, Arcangelo. Concerto Grosso, op. 6, no. 2, em F maior, I movimento; - PEIXE, Csar Guerra. Mouro 3. Obras para coro e orquestra: - MOZART, W. A. Requiem (Lacrimosa) - MESQUITA, J. E. L. de. Ladainha em Si bemol Maior, 1. Parte; 4. Execuo em instrumento de escolha dos candidatos entre os previstos no curso de Msica ou por canto, de uma pea de livre escolha dos candidatos. 5. Leitura primeira vista de um coral de Bach, a ser executado ao piano. Observaes especficas prova de Regncia: Os candidatos devero reger o pianista co-repetidor, que, durante a realizao da prova, estar disponvel para tanto. O estudo das obras indicadas no Programa deve incluir, alm da regncia propriamente dita, a execuo de duas vozes da obra ao piano, o solfejo das respectivas melodias e a execuo de qualquer combinao de duas vozes, uma ao piano e a outra cantada. Em relao ao item 4 do Programa, o candidato dever trazer duas cpias da partitura escolhida para os membros da banca e os que prepararem para fazer a prova por meio do canto devero seguir o previsto no item 3 das Observaes Gerais. Habilitao em SAXOFONE 1. BONNEAU, Paul. Caprice en Forme de Valse. Paris: ed. Alphonse Leduc. 2. BOZZA, Eugene. Improvisation et Caprice. Paris: ed. Alphonse Leduc. 3. BRENET, Thrse. Phoenix. Paris: ed. Henri Lemoine. 4. DUBOIS, Pierre Max. Sonate dtude. Paris: ed. Alphonse Leduc. 5. NODA, Ryo. Improvisation I. Paris: ed. Alphonse Leduc. Habilitao em TROMBONE PERETTI, Serse. Mtodo para trombon a varas - Primera Parte
11/4/2011 27

1. Alegro Moderato - N 25 (G. Rossari) Pg. 51 2. Andante - N 26 (G. Gonella) Pg. 51


BORDOGNI, Marco. Melodious Etudes for Trombone Selected and Transcribed by Joanns Rochut Book I

3. Andante - N 1 4. Allegretto - N 3 5. Allegro - N 5. 6. Leitura a primeira vista Habilitao em TROMPA 1. ALPHONSE, M. Estudo n 1, em Sol Maior do Caderno 3 (Deux Cents tudes Nouvelles em Six Cahiers, p. 2). Edies Alphonse Leduc. 2. CHERUBINI, L. Sonata n 1 para trompa em F. Editor: James Chambers. Ed. International Music Company. 3. KOPPRASCH, G. Estudo n 3 (de 60 Studies). 4. MENDELSSOHN, F. Noturne, (Concert and Contest Collection, p. 8). 5. RACHMANINOFF, S. Vocalise, (Concert and Contest Collection, p. 9). 6. SAINT-SANS, C. Romance, (Concert and Contest Collection, p. 12). Habilitao em TROMPETE 1. ARBANs - Estudo n 10 pag. 24 2. SILVA. J. U. da - Suite Monette 1 movimento 3. PIXINGUINHA/B. LACERDA - Naquele tempo (Choro serenata) 4. BRANDT, Vassily - Estudo n 1 5. Leitura primeira vista Habilitao em VIOLA 1. KREUTZER, R. - Estudo N. 6 do 2. Escala de 3 oitavas (escolha do candidato) 3. CAMPAGNOLI, Bartolomeo - Caprice Op. 20 No 9 4. GUERRA-PEIXE, Cesar - 3 peas para Viola e Piano 5. Movimento rpido de Concerto escrito para viola (escolha do candidato) 6. FUCHS, Lilian - 15 Estudos Caractersticos, nos 1 e 2 Habilitao em VIOLO 1. BACH, J. S.: Courante da Sute n 3 para alade, BWV 995 2. GARTO (Anbal Augusto Sardinha): Doce Lembrana 3. GIULIANI, Mauro: Estudo em L Maior, Op. 48, n 12 4. PINTO FONSECA, Carlos Alberto: Estudo n 4 5. SOR, Fernando: Minueto em Sol Maior, Op.3 6. TRREGA, Francisco. Preldio n 28, em l menor (2 srie Ed. Brben, Gangi-Carfagna) 7. VILLA-LOBOS, Heitor: Preldio n 1, em mi menor 8. Leitura primeira vista. Habilitao em VIOLINO 1. RODE, P. Capricho n 2 em L menor (Ed. Schott) 2. MOZART, W. A. Concerto n 3 em Sol Maior, KV 216, 1 movimento (Allegro), Cadncia de Sam Franco 3. HANDEL, G. F. Sonata op. 1, n 13, em R Maior, 2 movimento (Allegro) 4. FLESCH, CARL Sistema de Escalas Escala e Arpejos em 3 oitavas, em D Menor (Ed. Carl Fischer) 5. TELEMANN, G. P. Fantasia n 1 em Sib Maior para violino solo, 2 movimento (Allegro) 6. Leitura primeira vista

Habilitao em VIOLONCELO 1. DOTZAUER, J. F. Estudo n 17 (vol. n 1), em M menor, Andante sostenuto. Editor: Klingenberg, J. Editora: Verlag/Peters.
11/4/2011 28

2. DUPORT, J. L. Estudo n 19, Allegro, em S Maior. Editor: Grtzmacher/Shhulz. Editora: Peters. 3. VIVALDI, A. Sonata para Violoncelo e Baixo Contnuo n 5, II Movimento - Allegro. Editora: Schott. 4. BACH, J. S. Menuet I e II da Sute n 1, em Sol Maior para Violoncelo Solo. Editor: A. Wenzinger. Editora: Brenreitter. 5. Escalas de R Maior e de R menor (meldica), em trs oitavas e com arpejos. 6. Leitura primeira vista.

II - MODALIDADE LICENCIATURA Obras indicadas: 1. CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL - Felicidade 2. PIXINGUINHA - Rosa 3. EGBERTO GISMONTI - Palhao 4. EDU LOBO E CAPINAM - Ponteio 5. JORGE BENJOR - Chove Chuva 6. GLENN MILLER - Moonlight Serenade 7. MILTON NASCIMENTO - Tudo o que voc podia ser 8. Pea de livre escolha, podendo ser composio original do candidato Observaes especificas para a prova de Licenciatura: O objetivo da prova avaliar a expressividade, a musicalidade e a estruturao dos elementos musicais na execuo. As musicas do programa devem ser preparadas seguindo a partitura original da obra (harmonia e melodia), com a utilizao de recursos vocais, instrumentais, rtmicos e/ou harmnicos. No sero aceitas verses facilitadas ou simplificadas das obras do programa, no entanto, o candidato poder alterar a tonalidade original das obras conforme o instrumento ou voz escolhido para realizar a prova.

QUMICA
As provas de Qumica tm por objetivo avaliar o candidato quanto: I. ao conhecimento e compreenso de princpios, leis e conceitos fundamentais da Qumica indicados nos programas; II. capacidade de utilizar esses conhecimentos na explicao de fenmenos naturais, de fatos da vida cotidiana e de fatos experimentais, bem como na compreenso de questes ambientais efeito estufa, oznio troposfrico e estratosfrico, chuva cida, entre outras; III. capacidade de interpretar e generalizar os resultados de experimentos qumicos; IV. capacidade de construir e interpretar grficos e tabelas; V. capacidade de inter-relacionar os contedos dos itens de programa. PROGRAMA I - PROPRIEDADES DOS MATERIAIS 1. Estados fsicos e mudanas de estado. Variaes de energia e do estado de agregao das partculas. 2. Temperatura termodinmica e energia cintica mdia das partculas. 3. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fuso, temperatura de ebulio, densidade e solubilidade. 4. Substncias puras e critrios de pureza. 5. Misturas homogneas e heterogneas. Mtodos de separao. II - ESTRUTURA ATMICA DA MATRIA - CONSTITUIO DOS TOMOS 1. Modelo atmico de Dalton: descrio e aplicaes. 2. Modelo atmico de Thomson: natureza eltrica da matria e existncia do eltron. 3. Modelo atmico de Rutherford e ncleo atmico. 4. Prtons, nutrons e eltrons. Nmero atmico e nmero de massa. 5. Modelo atmico de Bohr: aspectos qualitativos. Configuraes eletrnicas por nveis de energia. A importncia deste item no intrnseca, mas decorre de sua aplicao a outros temas. Sero destacadas a importncia e a limitao dos modelos, bem como a evoluo destes. No sero formuladas questes que envolvam o conhecimento de espectros atmicos, nmeros qunticos, modelo orbital ou configurao eletrnica em subnveis de energia.
11/4/2011 29

III - PERIODICIDADE QUMICA 1. Periodicidade das propriedades macroscpicas: temperaturas de fuso e ebulio, carter metlico de substncias simples, estequiometrias e natureza cido-bsica de xidos. 2. Critrio bsico da classificao peridica moderna. Configuraes eletrnicas e eltrons de valncia. 3. Grupos e perodos. Eltrons de valncia, nmero de oxidao e localizao dos elementos. 4. Smbolos de elementos mais comuns. 5. Periodicidade das propriedades atmicas: raio atmico, energia de ionizao. Quanto a este item, espera-se que os candidatos saibam interpretar tendncias gerais de variao das propriedades macroscpicas e microscpicas em termos do efeito da carga nuclear e da distncia mdia entre eltrons de valncia e ncleo. IV - LIGAES QUMICAS E INTERAES INTERMOLECULARES 1. Propriedades macroscpicas de substncias slidas, lquidas e gasosas e de solues: correlao com os modelos de ligaes qumicas e de interaes intermoleculares. 2. Energia em processos de formao ou rompimento de ligaes qumicas e interaes intermoleculares. 3. Modelos de ligaes qumicas e interaes intermoleculares. Substncias inicas, moleculares, covalentes e metlicas. 4. Regra do octeto: utilizao e limitaes. 5. Polaridade das molculas. Reconhecimento dos efeitos da polaridade de ligao e da geometria na polaridade das molculas e a influncia desta na solubilidade e nas temperaturas de fuso e de ebulio das substncias. 6. Frmulas eletrnicas de molculas simples e que no envolvam deslocalizao de eltrons: representao e aplicaes. V - REAES QUMICAS E ESTEQUIOMETRIA 1. Reao qumica: conceito e evidncias experimentais. 2. Equaes qumicas: balanceamento e uso na representao de reaes qumicas comuns. 3. Oxidao e reduo: conceito, balanceamento, identificao e representao de semi-reaes. 4. Massa atmica, mol e massa molar: conceitos e clculos. 5. Aplicaes das leis de conservao da massa, das propores definidas, do princpio de Avogadro e do conceito de volume molar de um gs. Clculos estequiomtricos No que concerne a este item, no sero formuladas questes que demandem muito tempo em clculos aritmticos, bem como no se exigir a classificao usual das reaes, segundo a qual so agrupadas em anlise, sntese, substituio simples, dupla troca e outras. VI - FUNES INORGNICAS Funes da Qumica Inorgnica: reaes cido-bsicas de cidos, hidrxidos, xidos cidos e xidos bsicos. VII - SOLUES LQUIDAS 1. Solues e solubilidade. O efeito da temperatura na solubilidade. Solues saturadas. 2. O processo de dissoluo: interaes soluto/solvente; efeitos trmicos. 3. Eletrlitos e solues eletrolticas. 4. Concentrao de solues: em g/L, em mol/L e em percentuais. Clculos. 5. Propriedades coligativas. Relaes qualitativas entre a concentrao de solues de solutos novolteis e as propriedades: presso de vapor, temperatura de congelao e de ebulio e a presso osmtica. VIII - TERMOQUMICA 1. Calor e temperatura: conceito e diferenciao. 2. Processos que alteram a temperatura das substncias sem envolver fluxo de calor trabalho mecnico, trabalho eltrico e absoro de radiao eletromagntica. 3. Efeitos energticos em reaes qumicas. Calor de reao e variao de entalpia. Reaes exotrmicas e endotrmicas: conceito e representao.
11/4/2011 30

4. A obteno de calores de reao por combinao de reaes qumicas; a lei de Hess. Clculos. 5. A produo de energia pela queima de combustveis: carvo, lcool e hidrocarbonetos. Aspectos qumicos e efeitos sobre o meio ambiente. IX - CINTICA E EQUILBRIO QUMICO 1. Evidncias de ocorrncia de reaes qumicas: a variao de propriedades em funo do tempo. 2. Velocidade de uma reao qumica: conceito e determinao experimental. Reaes muito rpidas e muito lentas Efeito do contato entre os reagentes, de sua concentrao e da temperatura, da presso na velocidade de reaes qumicas. Catalisadores e inibidores. 3. Colises moleculares: frequncia e energia. Energia de ativao e estado de transio (complexo ativado): conceitos, construo e interpretao de diagramas. 4. Reaes qumicas reversveis. Evidncias experimentais para o fenmeno da reversibilidade. 5. Equilbrio qumico: caracterizao experimental e natureza dinmica. 6. A modificao do estado de equilbrio de um sistema: efeitos provocados pela alterao da concentrao dos reagentes, da presso e da temperatura. O princpio de Le Chatelier. Aplicaes. 7. Constante de equilbrio: conceito, aplicaes e clculos. Quanto a este item, no sero formuladas questes que envolvam o conhecimento de leis de velocidade. X - CIDOS E BASES 1. Distino operacional entre cidos e bases. 2. cidos e bases (fortes e fracos) de Arrhenius; reaes de neutralizao. 3. Produto inico da gua. pH: conceito, escala e usos. 4. Indicadores cido-base: conceito e utilizao. 5. cidos e bases de Brnsted-Lowry; pares conjugados; espcies anfiprticas. 6. Fora relativa de cidos e bases em soluo aquosa. Constantes de acidez e de basicidade. 7. Soluo tampo: discusso qualitativa. No que se refere a este item, sero abordados somente os cidos e bases mais comuns, inclusive os orgnicos. XI ELETROQUMICA 1. Equaes de reaes de oxidao/reduo: balanceamento e obteno a partir daquelas referentes a semi-reaes. 2. Potencial de reduo; srie eletroqumica e clculos de fora eletromotriz. 3. Clulas eletroqumicas: componentes e funcionamento. 4. Eletrlise: conceito e aplicaes. XII - QUMICA ORGNICA 1. Conceituao de grupo funcional e reconhecimento por grupos funcionais de: alquenos, alquinos e arenos (hidrocarbonetos aromticos), alcois, fenis, teres, aminas, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, steres e amidas. 2. Representao de molculas orgnicas. Carbono tetradrico, trigonal e digonal e ligaes simples e mltiplas. Frmulas estruturais de Lewis, de traos, condensadas e de linhas, tridimensionais e projees de Fischer. 3. Variaes na solubilidade e nas temperaturas de fuso e de ebulio de substncias orgnicas causadas por: aumento da cadeia carbnica, presena de ramificaes, introduo de substituintes polares, isomeria constitucional e diastereoisomeria cis/trans. 4. Polmeros: identificao de monmeros, unidades de repetio e polmeros polietileno, PVC, teflon, polisteres e poliamidas. 5. Isomeria constitucional e estereoisomeria: identificao de ismeros constitucionais em substncias alifticas e aromticas; identificao de diastereoismeros em substncias cclicas e etilnicas. 6. Reaes orgnicas: 6.1 de compostos alifticos insaturados: adio de H2 e de Br2 e polimerizao; 6.2 de alcois: oxidao e eliminao; 6.3 de aldedos e cetonas: oxidao e reduo; 6.4 de esterificao e de saponificao. 7. Biomolculas. Estrutura geral e funes biolgicas dos:
11/4/2011 31

7.1 glicdeos glicose, sacarose, amido, glicognio e celulose; 7.2 glicerdeos leos e gorduras; 7.3 aminocidos, protenas e enzimas; 7.4 cidos nuclicos DNA e RNA. 8. Polmeros: efeitos provocados pela formao de ligaes cruzadas. Espera-se, quanto a este item, que o candidato saiba aplicar a substncias e reaes orgnicas os conhecimentos abordados em todos os pontos deste Programa. No sero formuladas questes que envolvam mecanismos de reao ou classificao de ismeros de cadeia, funo e posio de substituintes, nem a notao e nomenclatura sistemtica (IUPAC) de compostos orgnicos.

SOLO DE DANA
A Prova Solo de Dana tem por objetivo avaliar o candidato quanto : 2) Habilidade de desempenho da estrutura coreogrfica previamente determinada. 3) Habilidade rtmica e musicalidade relacionada msica escolhida. 4) Capacidade mnemnica aplicada execuo da coreografia. 5) Destreza na manipulao de objetos cnicos, quando existentes. 6) Capacidade de coerncia na utilizao de objetos cenogrficos e/ou adereos (quando existentes) com a proposta cnica apresentada. 7) Capacidade de manuteno de ateno e concentrao durante a apresentao da coreografia. 8) Capacidade de utilizao do espao cnico. 9) Capacidade de controle postural, fora, velocidade, flexibilidade, preciso e equilbrio. PROGRAMA 1) Organizao espacial. 2) Ritmo e Musicalidade. 3) Dinmica e intensidade. 4) Coordenao motora. 5) Equilbrio. 6) Fluncia no movimento danado. =====================================================================
Aprovado em 3 de Maio de 2011 Conselho Acadmico da Copeve Aprovado em 10 de Maio de 2011 Cmara de Graduao Aprovado em 16 de Maio de 2011 Cepe/UFMG

11/4/2011

32

You might also like