Manual Safeweb® – eNotaR versão 4.

1

Safeweb® eNotaR versão 4.1
O software Safeweb® eNotaR é um aplicativo para uso integrado com sistemas de ERP que implementa um conjunto de serviços destinados a emissão de notas fiscais eletrônicas. O presente documento contém instruções a serem seguidas para instalação e configuração corretas do aplicativo. Para instalar o Safeweb® eNotaR, faça o download do instalador em https://enota.safeweb.com.br/enotar/enotarV2/setup.exe e execute-o. Se houver algum requisito necessário do sistema que não há no computador do usuário o instalador irá avisar. Depois que o computador do usuário atenda a todos os requisitos do sistema a instalação irá proceder.

Configuração mínima • Sistema operacional: Windows XP/Vista/Server/7. • Processador: Intel Celeron 900 MHz. • Espaço em disco: 30 MB. • Memória RAM: 512 MB. Requisitos do Sistema • Microsoft .NET Framework 4.0 (o instalador do Safeweb® eNotaR verifica se há o prérequisito instalado, caso não esteja, ele faz o download do site do fornecedor e instala no computador do cliente). • SAP Crystal Report 2010 (o instalador do Safeweb® eNotaR verifica se há o prérequisito instalado, caso não esteja, ele faz o download do site do fornecedor e instala no computador do cliente). • Conexão com a Internet. • Permissão de leitura e escrita de arquivos nas pastas que o sistema utilizará.

Safeweb® Segurança da Informação Ltda.

Manual versão 1.2

•1

o usuário pode clicar no botão “+” ao lado da aba da primeira empresa (1). Para remover uma instância. um janela irá se abrir: • Nesta janela. 2 1 • • Safeweb® Segurança da Informação Ltda. pois esta nova versão do Safeweb® eNotaR trabalha com a idéia de “instâncias”. Essa solução visa acabar com múltiplas instalações do Safeweb® eNotaR para clientes que emitem NF-es para empresas diferentes no mesmo computador. escrever o nome da nova empresa e pronto. Isto se dá. O nome escolhido poderá ser substituído na aba de configurações do sistema.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4. escreva o nome da empresa que irá emitir as Notas e clique em OK. o sistema terá duas abas representando empresas diferentes. Para adicionar uma nova instancia. ou seja.2 •2 . basta clicar no “X” ao lado do nome na própria aba (2). Manual versão 1. O sistema não inicializara enquanto um nome não for escrito. o mesmo sistema pode comportar diversas abas representando empresas distintas e emitindo as notas para cada uma delas.1 Entrando no Safeweb® eNotaR pela primeira vez Ao entrar no eNotaR pela primeira vez.

iremos clicar na aba “Configurações”(1): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 11 13 14 Segue abaixo uma breve descrição de cada campo: 2) Nome da empresa emitente de NFe referente a instância ativa.2 •3 .1 Configurando a instância de uma empresa Para as configurações básicas. Safeweb® Segurança da Informação Ltda. Manual versão 1.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4.

a máscara deve ser NF_*.txt. 4) Pasta onde os arquivos que deverão ser aprovados. 6) Pasta onde os arquivos dos DANFES serão salvos. onde 000000000 é o numero da nota a ser cancelada.2 •4 . 8) Máscara das notas que deverão ser aprovadas. Manual versão 1. Ao clicar no botão de seleção a seguinte janela irá se abrir: Selecione o certificado correto da empresa e clique em abrir. a máscara deve ser CNF_*. a máscara deve ser INF_*. 5) Pasta onde os arquivos que já foram processados serão salvos.1 3) Seleção do certificado para o sistema Safeweb® eNotaR.txt. 11) Tipo de emissão da Nota Fiscal: Normal ou Contingência. EX: se as notas a aprovar têm o nome NF_000000000.txt. Safeweb® Segurança da Informação Ltda.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4. 10) Máscara dos números que deverão ser inutilizados. ou por período de tempo definido.txt. 7) Pasta onde será gerado os backups dos arquivos quando solicitado. 12) Há duas formas de monitorar os arquivos nas pastas definidas: ou por evento lançado quando um arquivo é adicionado as pastas. 9) Máscara da notas que deverão ser canceladas.txt.txt. cancelados ou inutilizados serão salvos. onde 000000000 é o numero da nota a ser aprovada. EX: se os números a inutilizar têm o nome INF_NOTAS. EX: se as notas a cancelar têm o nome CNF_000000000.

o sistema deverá ser reiniciado. O mesmo irá abrir uma mensagem informando que para as alterações surtirem efeito.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4. como salvar as NF-es logo após aprovadas na pasta de Backup e utilizar do cancelamento automático das notas quando identificadas pelo monitoramento. Safeweb® Segurança da Informação Ltda. conforme vemos na imagem abaixo.2 •5 .1 13) Algumas ações dinâmicas podem ser acionadas. 14) Para salvar as configurações deve-se clicar no botão Salvar. Manual versão 1.

” para abrir uma janela de navegação onde você poderá selecionar o arquivo. iremos clicar na aba “Configurações da DANFE”(1): 1 2 3 4 5 Segue abaixo uma breve descrição de cada campo: 2) Escreva o caminho onde está a imagem contendo o logotipo da empresa.1 Configurando as informações da DANFE Para as configurações da DANFE.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4. ou então utilize o botão “. Safeweb® Segurança da Informação Ltda.. Manual versão 1..2 •6 .

ocupando toda a extensão do cabeçalho destinado as informações do emitente.1 3) Caminho completo para o executável do programa Acrobat Reader. Manual versão 1. como gerar DANFE das notas logo após aprovadas. imprimir o DANFE logo após o arquivo ser gerado.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4.2 •7 . Ex. o sistema deverá ser reiniciado. gerar DANFE em um formulário pré-impresso.0\Reader\AcroRd32. Safeweb® Segurança da Informação Ltda. caso ele não seja localizado automaticamente no caminho padrão.exe.: C:\Arquivos de programas\Adobe\Reader 8. O mesmo irá abrir uma mensagem informando que para as alterações surtirem efeito. conforme vemos na imagem abaixo. ou ainda gerar DANFE com o logotipo inteiro. 4) Algumas ações dinâmicas podem ser acionadas. 5) Para salvar as configurações deve-se clicar no botão Salvar.

10). Manual versão 1. Para requisitar o novo certificado de acesso.br/certsrv/certrqma.1 Utilização do novo ambiente Esta nova versão do Safeweb® eNotaR foi desenvolvida para ser compatível com TODAS as versões da Nota Fiscal eletrônica vigentes.2 •8 .00.00 da NF-e sem interferir no funcionamento do ambiente atual e em produção (NF-e 1.com.safeweb. possibilitando assim que o usuário possa fazer todos os testes que julgar necessário até migrar em definitivo para a nova versão da NF-e no período estipulado pela lei vigente. por favor. seguir os passos descritos a seguir. Safeweb® Segurança da Informação Ltda.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4. será necessário que o usuário requisite um novo certificado de acesso pelo site (http://acenota. Para que o usuário utilize a versão 2. sendo definida a versão a ser utilizada diretamente no nosso sistema de Administração de Clientes.asp) e solicite liberação junto ao nosso suporte. Este novo certificado será vinculado a uma empresa de teste criada exclusivamente para a NF-e 2.

com. o seu certificado de acesso será liberado. Todas as outras opções devem permanecer INALTERADAS.1 Requisição do certificado digital IMPORTANTE: Durante o processo de geração do certificado digital serão apresentados avisos de segurança. através de um aviso que aparece como uma barra amarela no topo da página. anote este número. Após. Sua situação cadastral será avaliada e.com.2 •9 .safeweb. Após a liberação do certificado pela equipe da Safeweb®. Uma mensagem de sucesso será mostrada. selecione a requisição que será mostrada. entre em contato com o nosso suporte técnico pelo telefone (51) 3018-0300. e após clique em “Instalar certificado”. existirá uma “ID do pedido”. volte para o site http://acenota. Preencha os campos das “Informações de identificação”.Manual Safeweb® – eNotaR versão 4. Na tela que aparecer após. Permita também esta instalação. e peça a liberação deste certificado de acesso para o uso do Safeweb® eNotaR. não havendo impedimento. Poderá ser solicitada a instalação de um controle ActiveX.br/certsrv/certrqma. Para tal processo. Acesse o site http://acenota. Safeweb® Segurança da Informação Ltda. clique em submeter. O sistema Safeweb® eNotaR faz acesso aos WebServices através do uso de um certificado digital emitido para esse fim. Após selecione “Submeta uma requisição de certificado avançado”.safeweb. Manual versão 1.asp e clique na opção “Pedir um certificado”. deverão ser realizados os procedimentos a seguir.br/certsrv/certrqma. Todos eles deverão ser respondidos com SIM.asp e clique em “Ver estado de uma requisição de certificado pendente”. e então selecione “Criar e submeter um pedido a esta AC”.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful