You are on page 1of 2

HISTÓRIA DA FALA E DA ESCRITA

COMO SE DESENVOLVEU A ESCRITA

Os sumérios são responsáveis pela escrita mais antiga que se tem notícia. Ela surgiu por volta de 3000 a.c. e era baseada em caracteres cuneiformes (letras em forma de cunha). Os fenícios desenvolveram o alfabeto. Por necessidade prática, eles criaram sinais para representar os sons das palavras. No mundo são usados vários tipos de alfabeto: latino, grego, hebraico, cirilo, árabe, kanji, devanágari. O alfabeto que usamos se chama LATINO. A escrita como através de desenhos que representavam os objetos (pictogramas), depois os desenhos passaram a representar idéias (ideogramas) e por fim, letras para cada som. Cada letra do alfabeto tem uma história. A invenção do papel e da imprensa facilitou a divulgação da escrita. Os livros na antigüidade eram escritos à mão em rolos de pergaminhos e papiros. Eram raros e poucas pessoas sabiam ler. Chegaram até nós livros escritos há 2.500 anos ou mais. Foram copiados manualmente várias vezes e conservados até chegar a invenção da imprensa em 1440 por Johann Gutemberg na Alemanha.
COMO SURGIRAM AS LÍNGUAS

Existem milhares de línguas no mundo. Estima-se que sejam 6 mil línguas. O homem desenvolveu seu sistema de fala aos poucos. De sílabas simples se chegou a uma língua com muitas palavras. No início eram poucas línguas, elas foram evoluindo e aumentando. Uma das mais importantes é chamada de Nostratu, considerada a mais antiga. Dela surgiu o proto-indo-europeu, depois o latim, e do latim o português. As línguas nascem, crescem e morrem. Suas palavras mudam. A palavra pai, por exemplo, foi mudando assim: pitá → páter → padre → pai. O português antigo era bastante diferente: don (senhor), Del (do), pharmácia (farmácia), paiz (país). As línguas que são parecidas são chamadas de irmãs. O português pertence ao grupo latino e suas irmãs são o espanhol, o francês, o italiano e outras. O português é falado em Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
A LÍNGUA BRASILEIRA

O português não é a língua original do Brasil. Aqui se falavam muitas línguas indígenas. A mais importante usada como língua brasileira foi o tupi ou brasílica. O tupi foi falado até 1750. O português só se tornou língua oficial a partir de um decreto do ministro de Portugal, Marquês de Pombal. Hoje ainda se fala 180 línguas no Brasil. Do tupi restaram muitas palavras que usamos no dia-a-dia. Exemplos: Y: rio, água Panema: ruim Oka: casa Îagûar: cão Nhe’eng: falar Kará: inhame

Tinga: branco Asu: grande Mirim: pequeno Anauê: olá Pindorama: Brasil Katu: bom Itá: pedra Peró: português .