You are on page 1of 38

DINMICA

Quando se fala em dinmica de corpos, a imagem que vem cabea a clssica e mitolgica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma ma cai sobre a sua cabea. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a ma.Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Fora, e as trs Leis de Newton.Na cinemtica, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinmica, estudamos a relao entre a fora e movimento. Fora: uma interao entre dois corpos. O conceito de fora algo intuitivo, mas para compreend-lo, pode-se basear em efeitos causados por ela, como: Acelerao: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma fora aplicada. Deformao: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ao de uma fora. Fora Resultante: a fora que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.

Dadas vrias foras aplicadas a um corpo qualquer:

A fora resultante ser igual a soma vetorial de todas as foras aplicadas:

Leis de Newton
As leis de Newton constituem os trs pilares fundamentais do que chamamos Mecnica Clssica, que justamente por isso tambm conhecida por Mecnica Newtoniana.

1 Lei de Newton - Princpio da Inrcia

Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto d a impresso que se est sendo "jogado" para o lado contrrio curva. Isso porque a velocidade vetorial tangente a trajetria. Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.

estes e vrios outros efeitos semelhantes so explicados pelo princpio da inrcia, cujo enunciado : "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."Ento, conclui-se que um corpo s altera seu estado de inrcia, se algum, ou alguma coisa aplicar nele uma fora resultante diferente se zero.

2 Lei de Newton - Princpio Fundamental da Dinmica


Quando aplicamos uma mesma fora em dois corpos de massas diferentes observamos que elas no produzem acelerao igual. A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou seja:

ou em mdulo: F=ma

Onde: F a resultante de todas as foras que agem sobre o corpo (em N); m a massa do corpo a qual as foras atuam (em kg); a a acelerao adquirida (em m/s).

A unidade de fora, no sistema internacional, o N (Newton), que equivale a kg m/s (quilograma metro por segundo ao quadrado). Exemplo: Quando um fora de 12N aplicada em um corpo de 2kg, qual a acelerao adquirida por ele? F=ma 12=2a a=6m/s

Fora de Trao

Dado um sistema onde um corpo puxado por um fio ideal, ou seja, que seja inextensvel, flexvel e tem massa desprezvel.

Podemos considerar que a fora aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma fora no corpo, a qual chamamos Fora de Trao .

3 Lei de Newton - Princpio da Ao e Reao


Quando uma pessoa empurra um caixa com um fora F, podemos dizer que esta uma fora de ao. mas conforme a 3 lei de Newton, sempre que isso ocorre, h uma outra fora com mdulo e direo iguais, e sentido oposto a fora de ao, esta chamada fora de reao. Esta o princpio da ao e reao, cujo enunciado : "As foras atuam sempre em pares, para toda fora de ao, existe uma fora de reao."

Fora Peso
Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de acelerao da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relao superficie. Relacionando com a 2 Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a acelerao da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinmica poderemos dizer que:

A esta fora, chamamos Fora Peso, e podemos express-la como:

ou em mdulo: O Peso de um corpo a fora com que a Terra o atrai, podendo ser vrivel, quando a gravidade variar, ou seja, quando no estamos nas proximidades da Terra. A massa de um corpo, por sua vez, constante, ou seja, no varia. Existe uma unidade muito utilizada pela indstria, principalmente quando tratamos de fora peso, que o kilograma-fora, que por definio : 1kgf o peso de um corpo de massa 1kg submetido a acelerao da gravidade de 9,8m/s. A sua relao com o newton :

Saiba mais... Quando falamos no peso de algum corpo, normalmente, lembramos do "peso" medido na balana. Mas este um termo fisicamente errado, pois o que estamos medindo na realidade, a nossa massa.

Alm da Fora Peso, existe outra que normalmente atua na direo vertical, chamada Fora Normal. Esta exercida pela superfcie sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistncia em sofrer deformao devido ao peso do corpo. Esta fora sempre atua no sentido perpendicular superfcie, diferentemente da Fora Peso que atua sempre no sentido vertical. Analisando um corpo que encontra-se sob uma superfcie plana verificamos a atuao das duas foras.

Para que este corpo esteja em equilbrio na direo vertical, ou seja, no se movimente ou no altere sua velocidade, necessrio que os mdulos das foras Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularo. Por exemplo: Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg: (a) Na superfcie da Terra (g=9,8m/s); (b) Na supefcie de Marte (g=3,724m/s).

(a)

(b)

Fora de Atrito
At agora, para calcularmos a fora, ou acelerao de um corpo, consideramos que as superfcies por onde este se deslocava, no exercia nenhuma fora contra o movimento, ou seja, quando aplicada uma fora, este se deslocaria sem parar. Mas sabemos que este um caso idealizado. Por mais lisa que uma superfcie seja, ela nunca ser totalmente livre de atrito. Sempre que aplicarmos uma fora a um corpo, sobre uma superfcie, este acabar parando. isto que caracteriza a fora de atrito:


Onde:

Se ope ao movimento; Depende da natureza e da rugosidade da superfcie (coeficiente de atrito); proporcional fora normal de cada corpo; Transforma a energia cintica do corpo em outro tipo de energia que liberada ao meio.

A fora de atrito calculada pela seguinte relao:

: coeficiente de atrito (adimensional) N: Fora normal (N)

Atrito Esttico e Dinmico


Quando empurramos um carro, fcil observar que at o carro entrar em movimento necessrio que se aplique uma fora maior do que a fora necessria quando o carro j est se movimentando. Isto acontece pois existem dois tipo de atrito: o esttico e o dinmico.

Atrito Esttico
aquele que atua quando no h deslizamento dos corpos. A fora de atrito esttico mxima igual a fora mnima necessria para iniciar o movimento de um corpo. Quando um corpo no est em movimento a fora da atrito deve ser maior que a fora aplicada, neste caso, usado no clculo um coeficiente de atrito esttico: Ento: .

Atrito Dinmico
aquele que atua quando h deslizamento dos corpos. Quando a fora de atrito esttico for ultrapassada pela fora aplicada ao corpo, este entrar em movimento, e passaremos a considerar sua fora de atrito dinmico. A fora de atrito dinmico sempre menor que a fora aplicada, no seu clculo utilizado o coeficiente de atrito cintico: Ento:

Fora Elstica
Imagine uma mola presa em uma das extremidades a um suporte, e em estado de repouso (sem ao de nenhuma fora). Quando aplicamos uma fora F na outra extremidade, a mola tende a deformar (esticar ou comprimir, dependendo do sentido da fora aplicada). Ao estudar as deformaes de molas e as foras aplicadas, Robert Hooke (1635-1703), verificou que a deformao da mola aumenta proporcionalmente fora. Da estabeleceu-se a seguinte lei, chamada Lei de Hooke:

Onde: F: intensidade da fora aplicada (N); k: constante elstica da mola (N/m); x: deformao da mola (m).

A constante elstica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricao da mola e de suas dimenses. Sua unidade mais usual o N/m (newton por metro) mas tambm encontramos N/cm; kgf/m, etc.

Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilbrio, est preso extremidade de uma mola, cuja constante elstica 150N/m. Considerando g=10m/s, qual ser a deformao da mola? Se o corpo est em equilbrio, a soma das foras aplicadas a ela ser nula, ou seja: , pois as foras tem sentidos opostos.

Fora Centrpeta
Quando um corpo efetua um Movimento Circular, este sofre uma acelerao que responsvel pela mudana da direo do movimento, a qual chamamos acelerao centrpeta, assim como visto no MCU. Sabendo que existe uma acelerao e sendo dada a massa do corpo, podemos, pela 2 Lei de Newton, calcular uma fora que assim como a acelerao centrpeta, aponta para o centro da trajetria circular. A esta fora damos o nome: Fora Centrpeta. Sem ela, um corpo no poderia executar um movimento circular. Como visto anteriormente, quando o movimento for circular uniforme, a acelerao centrpeta constante, logo, a fora centrpeta tambm constante. Sabendo que:

ou

Ento:

A fora centrpeta a resultante das foras que agem sobre o corpo, com direo perpendicular trajetria.

Exemplo: Um carro percorre uma curva de raio 100m, com velocidade 20m/s. Sendo a massa do carro 800kg, qual a intensidade da fora centrpeta?

Plano Inclinado
Dadas duas trajetrias:

Em qual delas "mais fcil" carregar o bloco? Obviamente, na trajetria inclinada, pois no primeiro caso, teremos que realizar uma fora que seja maior que o peso do corpo. J no segundo caso, Defermos fazer uma fora que seja maior que uma das componentes de seu peso, neste caso, a componete horizontal, que ter instensidade menor conforme o ngulo formado for menor. Por isso, no nosso cotidiano, usamos muito o plano inclinado para facilitar certas tarefas. Ao analizarmos as foras que atuam sobre um corpo em um plano inclinado, temos:

A fora Peso e a fora Normal, neste caso, no tem o mesma direo pois, como j vimos, a fora Peso, causada pela acelerao da gravidade, que tem origem no centro da Terra, logo a fora Peso tm sempre direo vertical. J a fora Normal a fora de reao, e tm origem na superfcie onde o movimento ocorre, logo tem um ngulo igual ao plano do movimento. Para que seja possvel realizar este clculo devemos estabelecer algumas relaes:

Podemos definir o plano cartesiano com inclinao igual ao plano inclinado, ou seja, com o eixo x formando um ngulo igual ao do plano, e o eixo y, perpendicular ao eixo x; A fora Normal ser igual decomposio da fora Peso no eixo y; A decomposio da fora Peso no eixo x ser a responsvel pelo deslocamento do bloco; O ngulo formado entre a fora Peso e a sua decomposio no eixo y, ser igual ao ngulo formado entre o plano e a horizontal; Se houver fora de atrito, esta se opor ao movimento, neste caso, apontar para cima.

Sabendo isto podemos dividir as resultantes da fora em cada direo: Em y:

como o bloco no se desloca para baixo e nem para cima, esta resultante nula, ento:

mas

ento:

Em x:

mas

ento:

Exemplo: Um corpo de massa 12kg abandonado sobre um plano inclinado formando 30 com a horizontal. O coeficiente de atrito dinmico entre o bloco e o plano 0,2. Qual a acelerao do bloco?

Em y:

Em x:

Sistemas
Agora que conhecemos os princpios da dinmica, a fora peso, elstica, centrpeta e de atito e o plano inclinado, podemos calcular fenmenos fsicos onde estas foras so combinadas.

Corpos em contato

Quando uma fora aplicada corpos em contato existem "pares ao-reao" de foras que atuam entre eles e que se anulam. Podemos fazer os clculos neste caso, imaginando:

Depois de sabermos a acelerao, que igual para ambos os blocos, podemos calcular as foras que atuam entre eles, utilizando a relao que fizemos acima:

Exemplo: Sendo e , e que a fora aplicada ao sistema de 24N, qual a instensidade da fora que atua entre os dois blocos?

Corpos ligados por um fio ideal


Um fio ideal caracterizado por ter massa desprezvel, ser inextensvel e flexvel, ou seja, capaz de transmitir totalmente a fora aplicada nele de uma extremidade outra.

Como o fio ideal tem capacidade de transmitir integralmente a fora aplicada em sua extremidade, podemos tratar o sistema como se os corpos estivessem encostados:

A trao no fio ser calculada atrves da relao feita acima:

Corpos ligados por um fio ideal atravs de polia ideal


Um polia ideal tem a capacidade de mudar a direo do fio e transmitir a fora integralmente.

Das foras em cada bloco:

Como as foras Peso e Normal no bloco se anulam, fcil verificar que as foras que causam o movimento so a Trao e o Peso do Bloco B.

Conhecendo a acelerao do sistema podemos clacular a Tenso no fio:

Corpo preso a uma mola


Dado um bloco, preso a uma mola:

Dadas as foras no bloco:

Ento, conforme a 2 Lei de Newton:

Mas F=kx e P=mg, ento:

Assim poderemos calcular o que for pedido, se conhecermos as outras incgnitas.

Trabalho
Na Fsica, o termo trabalho utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma fora, ou seja, o Trabalho Mecnico. Uma fora aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. Utilizamos a letra grega tau minscula ( A unidade de Trabalho no SI o Joule (J) Quando uma fora tem a mesma direo do movimento o trabalho realizado positivo: Quando uma fora tem direo oposta ao movimento o trabalho realizado negativo: >0; <0. ) para expressar trabalho.

O trabalho resultante obtido atravs da soma dos trabalhos de cada fora aplicada ao corpo, ou pelo clculo da fora resultante no corpo.

Fora paralela ao deslocamento


Quando a fora paralela ao deslocamento, ou seja, o vetor deslocamento e a fora no formam ngulo entre si, calculamos o trabalho:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um fora aplicada a um corpo de massa 5kg e que causa um acelerao de 1,5m/s e se desloca por uma distncia de 100m?

Fora no-paralela ao deslocamento


Sempre que a fora no paralela ao deslocamento, devemos decompor o vetor em suas componentes paralelas e perpendiculares:

Considerando Ou seja:

a componente perpendicular da Fora e

a componente paralela da fora.

Quando o mvel se desloca na horizontal, apenas as foras paralelas ao deslocamento produzem trabalho. Logo:

Exemplo: Uma fora de intensidade 30N aplicada a um bloco formando um ngulo de 60 com o vetor deslocamento, que tem valor absoluto igual a 3m. Qual o trabalho realizado por esta fora?

Podemos considerar sempre este caso, onde aparece o cosseno do ngulo, j que quando a fora paralela ao deslocamento, seu ngulo 0 e cos0=1, isto pode ajudar a entender porque quando a fora contrria ao deslocamento o trabalho negativo, j que: O cosseno de um ngulo entre 90 e 180 negativo, sendo cos180=-1

Trabalho de uma fora varivel


Para calcular o trabalho de uma fora que varia devemos empregar tcnicas de integrao, que uma tcnica matemtica estudada no nvel superior, mas para simplificar este clculo, podemos calcular este trabalho por meio do clculo da rea sob a curva no diagrama Calcular a rea sob a curva uma tcnica vlida para foras que no variam tambm.

Trabalho da fora Peso


Para realizar o clculo do trabalho da fora peso, devemos considerar a trajetria como a altura entre o corpo e o ponto de origem, e a fora a ser empregada, a fora Peso. Ento:

Potncia
Dois carros saem da praia em direo a serra (h=600m). Um dos carros realiza a viagem em 1hora, o outro demora 2horas para chegar. Qual dos carros realizou maior trabalho? Nenhum dos dois. O Trabalho foi exatamente o mesmo. Entretanto, o carro que andou mais rpido desenvolveu uma Potncia maior. A unidade de potncia no SI o watt (W).

Alm do watt, usa-se com frequncia as unidades: 1kW (1 quilowatt) = 1000W

1MW (1 megawatt) = 1000000W = 1000kW 1cv (1 cavalo-vapor) = 735W 1HP (1 horse-power) = 746W

Potncia Mdia
Definimos a partir da potncia mdia relacionando o Trabalho com o tempo gasto para realiz-lo:

Como sabemos que:

Ento:

Potncia Instantnea
Quando o tempo gasto for infinitamente pequeno teremos a potncia instantnea, ou seja:

Exemplo: Qual a potncia mdia que um corpo desenvolve quando aplicada a ele uma fora horizontal com intensidade igual a 12N, por um percurso de 30m, sendo que o tempo gasto para percorr-lo foi 10s?

E a potncia instantnea no momento em que o corpo atingir 2m/s?

Energia Mecnica
Energia a capacidade de executar um trabalho. Energia mecnica aquela que acontece devido ao movimento dos corpos ou armazenada nos sistemas fsicos. Dentre as diversas energias conhecidas, as que veremos no estudo de dinmica so:

Energia Cintica; Energia Potencial Gravitacional; Energia Potencial Elstica;

Energia Cintica
a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferncia de energia do sistema que pe o corpo em movimento. Sua equao dada por:

Utilizando a equao de Torricelli e considerando o inicio do movimento sendo o repouso, teremos:

Substituindo no clculo do trabalho:

A unidade de energia a mesma do trabalho: o Joule (J)

Teorema da Energia Cintica

Considerando um corpo movendo-se em MRUV.

O Teorema da Energia Cintica (TEC) diz que: "O trabalho da fora resultante medido pela variao da energia cintica." Ou seja:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um corpo de massa 10kg que inicia um percurso com velocidade 10m/s at parar?

Energia Potencial
Energia Potencial a energia que pode ser armazenada em um sistema fsico e tem a capacidade de ser transformada em energia cintica. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cintica ou vice-e-verso.

Energia Potencial Gravitacional

a energia que corresponde ao trabalho que a fora Peso realiza. obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nvel de referncia (solo, cho de uma sala, ...).

Enquanto o corpo cai vai ficando mais rpido, ou seja, ganha Energia Cintica, e como a altura diminui, perde Energia Potencial Gravitacional.

Energia Potencial Elstica

Corresponde ao trabalho que a fora Elstica realiza.

Como a fora elstica uma fora varivel, seu trabalho calculado atravs do clculo da rea do seu grfico, cuja Lei de Hooke diz ser:

Como a rea de um tringulo dada por:

Ento:

Conservao de Energia Mecnica


A energia mecnica de um corpo igual a soma das energias potenciais e cintica dele. Ento:

Qualquer movimento realizado atravs de transformao de energia, por exemplo, quando voc corre, transforma a energia qumica de seu corpo em energia cintica. O mesmo acontece para a conservao de energia mecnica. Podemos resolver vrios problemas mecnicos conhecendo os princpios de conservao de energia. Por exemplo, uma pedra que abandonada de um penhasco. Em um primeiro momento, antes de ser abandonada, a pedra tem energia cintica nula (j que no est em movimento) e energia potencial total. Quando a pedra chegar ao solo, sua energia cintica sera total, e a energia potencial nula (j que a altura ser zero). Dizemos que a energia potencial se transformou, ou se converteu, em energia cintica. Quando no so consideradas as foras dissipativas (atrito, fora de arraste, etc.) a energia mecnica conservada, ento:

Para o caso de energia potencial gravitacional convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Para o caso de energia potencial elstica convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Exemplos: 1) Uma ma presa em uma macieira 3m de altura se desprende. Com que velocidade ela chegar ao solo?

2) Um bloco de massa igual a 10kg se desloca com velocidade constante igual a 12m/s, ao encontrar uma mola de constante elstica igual a 2000N/m este diminui sua velocidade at parar, qual a compresso na mola neste momento?

Impulso

Como j vimos, para que um corpo entre em movimento, necessrio que haja um interao entre dois corpos. Se considerarmos o tempo que esta interao acontece, teremos o corpo sob ao de uma fora constante, durante um intervalo de tempo muito pequeno, este ser o impulso de um corpo sobre o outro:

As caractersticas do impulso so:

Mdulo: Direo: a mesma do vetor F. Sentido: o mesmo do vetor F.

A unidade utilizada para Impulso, no SI, : N.s No grfico de uma fora constante, o valor do impulso numericamente igual rea entre o intervalo de tempo de interao:

A = F.t = I

Quantidade de Movimento
Se observarmos uma partida de bilhar, veremos que uma bolinha transfere seu movimento totalmente ou parcialmente para outra. A grandeza fsica que torna possvel estudar estas transferncias de movimento a quantidade de movimento linear , tambm conhecido como quantidade de movimento ou momentum linear.

A quantidade de movimento relaciona a massa de um corpo com sua velocidade:

Como caractersticas da quantidade de movimento temos:

Mdulo: Direo: a mesma da velocidade. Sentido: a mesma da velocidade. Unidade no SI: kg.m/s.

Exemplo: Qual a quantidade de movimento de um corpo de massa 2kg a uma velocidade de 1m/s?

Teorema do Impulso
Considerando a 2 Lei de Newton:

E utilizando-a no intervalo do tempo de interao:

mas sabemos que:

, logo:

Como vimos:

ento:

"O impulso de uma fora, devido sua aplicao em certo intervalo de tempo, igual a variao da quantidade de movimento do corpo ocorrida neste mesmo intervalo de tempo."

Exemplo: Quanto tempo deve agir uma fora de intensidade 100N sobre um corpo de massa igual a 20kg, para que sua velocidade passe de 5m/s para 15m/s?

Conservao da Quantidade de Movimento


Assim como a energia mecnica, a quantidade de movimento tambm mantida quando no h foras dissipativas, ou seja, o sistema conservativo, fechado ou mecanicamente isolado. Um sistema conservativo se:

Ento, se o sistema conservativo temos:

Como a massa de um corpo, ou mesmo de um sistema, dificilmente varia, o que sofre alterao a velocidade deles.

Exemplo: Um corpo de massa 4kg, se desloca com velocidade constante igual a 10m/s. Um outro corpo de massa 5kg lanado com velocidade constante de 20m/s em direo ao outro bloco. Quando os dois se chocarem ficaro presos por um velcro colocado em suas extremidades. Qual ser a velocidade que os corpos unidos tero?

Princpios Bsicos
A esttica a parte da fsica que se preocupa em explicar questes como:

Por que em uma mesa sustentada por dois ps, estes precisam estar em determinada posio para que esta no balance? Por que a maaneta de uma porta sempre colocada no ponto mais distante das dobradias dela? Por que um quadro pendurado em um prego precisa estar preso exatamente em sua metade? Por que mais fcil quebrar um ovo pelas laterais do que por suas extremidades?

Princpio da transmissibilidade das foras

O efeito de uma fora no alterado quando esta aplicada em diferentes pontos do corpo, desde que esta seja aplicada ao longo de sua linha de aplicao.

Nos trs casos o efeito da fora o mesmo.

Equilbrio

As situaes em que um corpo pode estar em equilbrio so:

Equilbrio esttico: Ocorre quando o ponto ou corpo est perfeitamente parado ( Equilbrio dinmico: Ocorre quando o ponto ou corpo est em Movimento Uniforme .

).

Esttica de um ponto
Para que um ponto esteja em equilbrio precisa satisfazer a seguinte condio: A resultante de todas as foras aplicadas a este ponto deve ser nula.

Exemplos: (1) Para que o ponto A, de massa 20kg, esteja em equilbrio qual deve ser a intensidade da fora ?

Sendo:

Mas como a fora Peso e a fora Normal tm sentidos opostos, estas se anulam. E, seguindo a condio de equilbrio:

Esttica de um corpo rgido


Chamamos de corpo rgido ou corpo extenso, todo o objeto que no pode ser descrito por um ponto. Para conhecermos o equilbrio nestes casos necessrio estabelecer dois conceitos:

Centro de massa

Um corpo extenso pode ser considerado um sistema de partculas, cada uma com sua massa. A resultante total das massas das partculas a massa total do corpo. Seja CM o ponto em que podemos considerar concentrada toda a massa do corpo, este ponto ser chamado Centro de Massa do corpo. Para corpos simtricos, que apresentam distribuio uniforme de massa, o centro de massa o prprio centro geomtrico do sistema. Como no caso de uma esfera homognea, ou de um cubo perfeito. Para os demais casos, o clculo do centro de massa feito atravs da mdia aritmtica ponderada das distncias de cada ponto do sistema.

Para calcularmos o centro de massa precisamos saber suas coordenadas em cada eixo do plano cartesiano acima, levando em considerao a massa de cada partcula:

Ento o Centro de Massa do sistema de partculas acima est localizado no ponto (1,09 , 0,875), ou seja:

Como forma genrica da frmula do centro de massa temos:

Momento de uma fora

Imagine uma pessoa tentando abrir uma porta, ela precisar fazer mais fora se for empurrada na extremidade contrria dobradia, onde a maaneta se encontra, ou no meio da porta? Claramente percebemos que mais fcil abrir ou fechar a porta se aplicarmos fora em sua extremidade, onde est a maaneta. Isso acontece, pois existe uma grandeza chamada Momento de Fora , que tambm pode ser chamado Torque.

Esta grandeza proporcional a Fora e a distncia da aplicao em relao ao ponto de giro, ou seja:

A unidade do Momento da Fora no sistema internacional o Newton-metro (N.m) Como este um produto vetorial, podemos dizer que o mdulo do Momento da Fora :

Sendo: M= Mdulo do Momento da Fora. F= Mdulo da Fora. d=distncia entre a aplicao da fora ao ponto de giro; brao de alavanca. sen =menor ngulo formado entre os dois vetores.

Como Como

, se a aplicao da fora for perpendicular d o momento ser mximo; , quando a aplicao da fora paralela d, o momento nulo.

E a direo e o sentido deste vetor so dados pela Regra da Mo Direita.

O Momento da Fora de um corpo :

Positivo quando girar no sentido anti-horrio; Negativo quando girar no sentido horrio;

Exemplo: Qual o momento de fora para uma fora de 10N aplicada perpendicularmente a uma porta 1,2m das dobradias?

Condies de equilbrio de um corpo rgido

Para que um corpo rgido esteja em equilbrio, alm de no se mover, este corpo no pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condies: 1. 2. O resultante das foras aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (no se move ou se move com velocidade constante). O resultante dos Momentos da Fora aplicadas ao corpo deve ser nulo (no gira ou gira com velocidade angular constante).

Tendo as duas condies satisfeitas qualquer corpo pode ficar em equilbrio, como esta caneta:

Exemplo: (1) Em um circo, um acrobata de 65kg se encontra em um trampolim uniforme de 1,2m, a massa do trampolim 10kg. A distncia entre a base e o acrobata 1m. Um outro integrante do circo puxa uma corda presa outra extremidade do trampolim, que est a 10cm da base. Qual a fora que ele tem de fazer para que o sistema esteja em equilbrio.

Como o trampolim uniforme, seu centro de massa exatamente no seu meio, ou seja, a 0,6m. Ento, considerando cada fora:

Pela segunda condio de equilbrio:

Hidrosttica
At agora estudamos o comportamento dos planos e corpos em um meio onde h ar ou vcuo, ou seja, o meio no interfere no comportamento.

Mas e se aplicarmos uma fora em um corpo que se encontra sobre a gua ou outro fluido qualquer? Sabemos que o efeito ser diferente. Se estudarmos as propriedades de um lquido em equilbrio esttico, estas propriedades podem ser estendidas aos demais fluidos. Chamamos hidrosttica a cincia que estuda os lquidos em equilbrio esttico.

Fluido

Fluido uma substncia que tem a capacidade de escoar. Quando um fluido submetido a uma fora tangencial, deforma-se de modo contnuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato. Podemos considerar como fluidos lquidos e gases. Particularmente, ao falarmos em fluidos lquidos, devemos falar em sua viscosidade, que a atrito existente entre suas molculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fcil o escoamento do fluido.

Presso

Ao observarmos uma tesoura, vemos que o lado onde ela corta, a lmina, mais fina que o restante da tesoura. Tambm sabemos que quanto mais fino for o que chamamos o "fio da tesoura", melhor esta ir cortar. Isso acontece, pois ao aplicarmos uma fora, provocamos uma presso diretamente proporcional a esta fora e inversamente proporcional a rea da aplicao. No caso da tesoura, quanto menor for o "fio da tesoura" mais intensa ser a presso de uma fora nela aplicada. A unidade de presso no SI o Pascal (Pa), que o nome adotado para N/m. Matematicamente, a presso mdia igual ao quociente da resultante das foras perpendiculares superfcie de aplicao e a rea desta superfcie.

Sendo: p= Presso (Pa) F=Fora (N) A=rea (m)

Exemplo: Uma fora de intensidade 30N aplicada perpendicularmente superfcie de um bloco de rea 0,3m, qual a presso exercida por esta fora?

Densidade

Quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume, quando dizemos que um deles mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmao correta seria que um corpo mais denso que o outro. A unidade de densidade no SI kg/m. A densidade a grandeza que relaciona a massa de um corpo ao seu volume.

Onde: d=Densidade (kg/m) m=Massa (kg) V=Volume (m)

Exemplo: Qual a massa de um corpo de volume 1m, se este corpo feito de ferro? Dado: densidade do ferro=7,85g/cm Convertendo a densidade para o SI:

Presso hidrosttica

Da mesma forma como os corpos slidos, os fluidos tambm exercem presso sobre outros, devido ao seu peso. Para obtermos esta presso, consideremos um recipiente contendo um lquido de densidade d que ocupa o recipiente at uma altura h, em um local do planeta onde a acelerao da gravidade g. A Fora exercida sobre a rea de contato o peso do lquido.

como:

a massa do lquido :

mas

, logo:

Ou seja, a presso hidrosttica no depende do formato do recipiente, apenas da densidade do fluido, da altura do ponto onde a presso exercida e da acelerao da gravidade.

Presso atmosfrica

Atmosfera uma camada de gases que envolve toda a superfcie da Terra. Aproximadamente todo o ar presente na Terra est abaixo de 18000 metros de altitude. Como o ar formado por molculas que tem massa, o ar tambm tem massa e por consequncia peso. A presso que o peso do ar exerce sobre a superfcie da Terra chamada Presso Atmosfrica, e seu valor depende da altitude do local onde medida. Quanto maior a altitude menor a presso atmosfrica e vice-versa.

Teorema de Stevin
Seja um lquido qualquer de densidade d em um recipiente qualquer. Escolhemos dois pontos arbitrrios R e T.

As presses em Q e R so:

A diferena entre as presses dos dois pontos :

Teorema de Stevin: "A diferena entre as presses de dois pontos de um fluido em equilbrio igual ao produto entre a densidade do fluido, a acelerao da gravidade e a diferena entre as profundidades dos pontos."

Atravs deste teorema podemos concluir que todos os pontos a uma mesma profundidade, em um fluido homogneo (que tem sempre a mesma densidade) esto submetidos mesma presso.

Teorema de Pascal
Quando aplicamos uma fora a um lquido, a presso causada se distribui integralmente e igualmente em todas as direes e sentidos. Pelo teorema de Stevin sabemos que:

Ento, considerando dois pontos, A e B:

Ao aplicarmos uma fora qualquer, as presses no ponto A e B sofrero um acrscimo:

Se o lquido em questo for ideal, ele no sofrer compresso, ento a distncia h, ser a mesma aps a aplicao da fora. Assim:

Teorema de Pascal:

"O acrscimo de presso exercida num ponto em um lquido ideal em equilbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse lquido e s paredes do recipiente que o contm."

Prensa hidrulica

Uma das principais aplicaes do teorema de Pascal a prensa hidrulica. Esta mquina consiste em dois cilindros de raios diferentes A e B, interligados por um tubo, no seu interior existe um lquido que sustenta dois mbolos de reas diferentes Se aplicarmos uma fora de intensidade F no mbolo de rea presso sobre o lquido dado por: e .

, exerceremos um acrscimo de

Pelo teorema de Pascal, sabemos que este acrscimo de presso ser transmitido integralmente a todos os pontos do lquido, inclusive ao mbolo de rea diferente da aplicada: , porm transmitindo um fora

Como o acrscimo de presso igual para ambas as expresses podemos igual-las:

Exemplo: Considere o sistema a seguir:

Dados:

Qual a fora transmitida ao mbolo maior?

Empuxo
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma fora vertical para cima exercida pela gua a qual chamamos Empuxo, e a representamos por .

O Empuxo representa a fora resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto fora Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina. A unidade de medida do Empuxo no SI o Newton (N).

Princpio de Arquimedes

Foi o filsofo, matemtico, fsico, engenheiro, inventor e astrnomo grego Arquimedes (287a.C. 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ao de uma fora vertical, com sentido oposto este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade igual a intensidade do Peso do fluido que ocupado pelo corpo. Assim:

onde: =Empuxo (N) =Densidade do fluido (kg/m) =Volume do fluido deslocado (m) g=Acelerao da gravidade (m/s)

Exemplo: Em um recipiente h um lquido de densidade 2,56g/cm. Dentro do lquido encontra-se um corpo de volume 1000cm, que est totalmente imerso. Qual o empuxo sofrido por este corpo? Dado g=10m/s

Saiba mais... O valor do empuxo no depende da densidade do corpo que imerso no fluido, mas podemos us-la para saber se o corpo flutua, afunda ou permanece em equilbrio com o fluido: Se:

densidade do corpo > densidade do fluido: o corpo afunda densidade do corpo = densidade do fluido: o corpo fica em equilbrio com o fluido densidade do corpo < densidade do fluido: o corpo flutua na superfcie do fluido

Peso aparente

Conhecendo o princpio de Arquimedes podemos estabelecer o conceito de peso aparente, que o responsvel, no exemplo dado da piscina, por nos sentirmos mais leves ao submergir. Peso aparente o peso efetivo, ou seja,aquele que realmente sentimos. No caso de um fluido:

Fora gravitacional
Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a fora que faz com que ela esteja constantemente em rbita do mesmo tipo que a fora que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir da criou a Lei da Gravitao Universal.

Lei da Gravitao Universal de Newton: "Dois corpos atraem-se com fora proporcional s suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que separa seus centros de gravidade."

Onde: F=Fora de atrao gravitacional entre os dois corpos G=Constante de gravitao universal

M e m = massa dos corpos d=distncia entre os centros de gravidade dos corpos.

Nas proximidades da Terra a acelerao da gravidade varia, mas em toda a Litosfera (camada em que h vida) esta pode ser considerada constante, seus valores para algumas altitudes determinadas so: Altitude (km) 0 8,8 36,6 400 35700 Acelerao da Gravidade (m/s) 9,83 9,80 9,71 8,70 0,225 Exemplo de altitude nvel do mar cume do Monte Everest maior altura atingida por balo tripulado rbita de um nibus espacial satlite de comunicao

Leis de Kepler
Quando o ser humano iniciou a agricultura, ele necessitou de uma referncia para identificar as pocas de plantio e colheita. Ao observar o cu, os nossos ancestrais perceberam que alguns astros descrevem um movimento regular, o que propiciou a eles obter uma noo de tempo e de pocas do ano. Primeiramente, foi concludo que o Sol e os demais planetas observados giravam em torno da Terra. Mas este modelo, chamado de Modelo Geocntrico, apresentava diversas falhas, que incentivaram o estudo deste sistema por milhares de anos. Por volta do sculo XVI, Nicolau Coprnico (1473-1543) apresentou um modelo Heliocntrico, em que o Sol estava no centro do universo, e os planetas descreviam rbitas circulares ao seu redor. No sculo XVII, Johanes Kepler (1571-1630) enunciou as leis que regem o movimento planetrio, utilizando anotaes do astrnomo Tycho Brahe (1546-1601). Kepler formulou trs leis que ficaram conhecidas como Leis de Kepler.

1 Lei de Kepler - Lei das rbitas

Os planetas descrevem rbitas elipticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos da elipse.

2 Lei de Kepler - Lei das reas

O segmento que une o sol a um planeta descreve reas iguais em intervalos de tempo iguais.

3 Lei de Kepler - Lei dos Perodos

O quociente dos quadrados dos perodos e o cubo de suas distncias mdias do sol igual a uma constante k, igual a todos os planetas.

Tendo em vista que o movimento de translao de um planeta equivalente ao tempo que este demora para percorrer uma volta em torno do Sol, fcil concluirmos que, quanto mais longe o planeta estiver do Sol, mais longo ser seu perodo de translao e, em consequncia disso, maior ser o "seu ano"

You might also like