Normas da ABNT precisam ser seguidas

Além das leis ambientais e toda a burocracia que o negócio da revenda exige, o revendedor precisa realizar os procedimentos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É obrigatório o trabalho de manutenção, que se classifica em operacional, técnica, preventiva e corretiva, de acordo com a NBR 15594- 3. O processo de verificação de um posto começa pela manutenção operacional, que exige que os equipamentos e áreas que compõem sua operação estejam arrumados, limpos e adequadamente inspecionados para identificar a necessidade da manutenção técnica. A checagem deve ser feita pela própria equipe do estabelecimento, que deve ser previamente treinada para o serviço. A manutenção técnica é responsabilidade exclusiva de profissionais especializados, a fim de garantir o restabelecimento da operação de forma segura e ambientalmente correta. É realizada quando a inspeção operacional detectar sua necessidade. A manutenção preventiva também tem a finalidade de manter as operações seguras e dentro das exigências legais, e deve ocorrer em datas definidas. Já a Manutenção corretiva é necessária a partir da necessidade de reparar algum equipamento, buscando o perfeito funcionamento do aparelhamento do posto. Vai ocorrer num período intermediário à manutenção preventiva. A NBR 15594-3, de 2008, estabelece os procedimentos mínimos de uma manutenção segura e ambientalmente adequada para o posto revendedor de combustível veicular, bem como serve de referência para o plano de manutenção. Trazemos aqui os tópicos da lista de verificação e qual a periodicidade: diária, semanal, mensal, bimestral, semestral, anual ou constante. Verificação DIÁRIA Bicos, mangueiras, válvulas de segurança de mangueiras, filtro transparente e visor de fluxo: Realizar inspeção visual para verificar possíveis vazamentos, danos e avarias. Verificar funcionamento correto do desligamento do bico automático. Verificar bicos e mangueiras defeituosos. Realizar limpeza com produto neutro bíodegradável e não utilizar estopa. Exterior de unidade abastecedora: Efetuar limpeza geral das partes externas com produto neutro, biodegradável e não utitzar estopa. Realizar inspeção visual de teclado, vidros, iluminação, visores, densímetro, selos nos lacres, interlock. Verificar o estado de funcionamento do densímetro. Aferir as unidades abastecedoras padrão lnmetro. Verificar estabilidade de unidade abastecedora. Verificar placa de identificação e sinalizações obrigatórias. Verificação SEMANAL Interior de unidade abastecedora: Realizar inspeção visual para verificar possíveis vazamentos, componentes danificados e fiações aparentes. Dibrape Distribuidora Brasileira de Petróleo Ltda Rua Marcionilo dos Santos, 1450 – Corticeira CEP 89270-000 Guaramirim – SC Fone/Fax: (47) 3373-8060 www.dibrape.com.br

Lubrificar interlock e registradora. mostradores. Efetuar limpeza das rodas da registradora. Verificação ANUAL Exterior de unidade abastecedora: Efetuar limpeza geral de visores. vidros.Caixa separadora de água e óleo da CSAO: Limpar e manter limpo o pré-filtro/caixa de areia. Verificar o estado das correias. descartando o óleo separado conforme legislação vigente. Verificação MENSAL Tanque: Verificar estado da sinalização de identificação dos produtos armazenados em cada um dos tanques. quebras) do corpo e dos componentes internos da caixa separadora de óleo e de seus periféricos. Dibrape Distribuidora Brasileira de Petróleo Ltda Rua Marcionilo dos Santos. Desmontar as partes internas de CSAO e do pré-filtro e realizar a limpeza completa utilizando jatos de água. e manter o nível interno de água. Verificar a integridade das caixas à prova de explosão. Limpar e manter limpo o reservatório de coleta de óleo. Verificação SEMESTRAL Filtragem de diesel: Verificar o funcionamento da eletrobóia. padrão órgão metrológicos competentes. Interior de unidade abastecedora: Calibrar as unidades abastecedoras. Verificar a regularidade de fluxo e vazão de bombeamento. Verificar o nível de óleo no interior da caixa separadora de água e óleo.com. Verificar os estado das polias e mancais. painéis. padrão dos órgãos metrológicos competentes. 1450 – Corticeira CEP 89270-000 Guaramirim – SC Fone/Fax: (47) 3373-8060 www. rachaduras. livres da presença de resíduos sólidos. Inspecionar os lacres.dibrape. Verificação BIMESTRAL Caixa separadora de água e óleo da CSAO: Verificara integridade (trincas. rodas indicadores de valores das unidades abastecedoras e densímetros.br . filtros. substituindo o que se fizer necessário.

1450 – Corticeira CEP 89270-000 Guaramirim – SC Fone/Fax: (47) 3373-8060 www. Verificar a integridade (quebras. rachaduras ou empenamento) do corpo e das tampas das câmaras de contenção. Verificação CONSTANTE Bicos. trincas. rachaduras ou empenamento) do corpo e das tampas das câmaras de contenção. Verificar o estado de funcionamento.dibrape. solicitar ensaio de estanqueidade. filtro transparente e visor de fluxo: Substituir bicos. Caso haja presença de água. Verificar a integridade (quebras.com. rasgos) do corpo e da coifa dos fianges de vedação. deve ser procedida uma limpeza prévia dos tanques. Dibrape Distribuidora Brasileira de Petróleo Ltda Rua Marcionilo dos Santos.Válvula antitransbordamento ambiental: Verificar o estado feral de funcionamento conforme orientação do fabricante. Interior de unidade abastecedora: Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção da presença de água ou produto. mangueiras. filtro transparente e visor de fluxo defeituosos. Verificar se as tubulações em uso (hidráulica. válvulas de segurança de mangueira. Verificar se as tubulações em uso (hidráulica.br . No caso de suspeita de vazamento em SASC. Verificação CONSTANTE Tanque: Em caso de substituição de produto nos tanques. trincas. automação ou monitoramento) e que entram na câmara de contenção estão vedadas. elétrica. Exterior da Unidade abastecedora: Substituir e/ou regular os itens defeituosos encontrados nos equipamentos. trincas. automação ou monitoramento) e que entram na câmara de contenção estão vedadas. trincas. Sistema de monitoramento ambiental: Solicitar ao fabricante ou empresa credenciada a checagem e a manutenção preventiva do equipamento (limpeza de linhas e de sensores). Verificar nível de água no fundo dos tanques de diesel. Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção. válvulas de segurança. Verificara integridade (quebras. mangueiras. rasgos) do corpo e da coifa dos flanges de vedação. elétrica. deve ser efetuada drenagem. Verificar a integridade (quebras.

Verificar a integridade do colar e tampa do dispositivo de descarga selada. Verificar o perfeito funcionamento do manômetro. trincas. elétrica. canaletas de pista: Realizar limpeza dos ralos.dibrape. canaletas e caixas de passagem.000 L de diesel filtrado.com. trincas. Câmaras de contenção (Sump de tanque e sump de filtro): Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção. trincas.br . Efetuar a troca de todos os elementos filtrantes. Observar se a operação de descarga do caminhão. Verificar a integridade dos adaptadores. Verificar a integridade (quebras. Verificar a integridade da caixa de comando à prova de explosão. Verificar possíveis vazamentos na bomba de engrenagem. rasgos) do corpo e da coifa dos flanges de vedação. rachaduras ou empenamento) do corpo e das tampas. trincas. Coletores de água superficial. utilizar empresa técnica especializada. Linha de respiro (obstrução): Verificar a saída do respiro. sempre que o manômetro de controle indicar pressão acima da recomendada ou a cada 50.tanque está lenta e se a bomba para de abastecer. Verificar se as tubulações que estão em uso (hidráulica. Observar se há borrifação de produto quando da descarga do caminhão-tanque. tubulações. rachadura ou empenamento) do corpo e das tampas das câmaras de contenção.Sempre que for necessária a transferência de combustíveis entre tanques. retirando todos os detritos que possam provocar obstrução do sistema. Verificar a integridade (quebras. Filtragem de diesel: Verificar se ocorre funcionamento da unidade de filtragem sem que haja abastecimento. automação ou monitoramento) e que entram na câmara de contenção estão vedadas. Válvulas de retenção: Verificar os indícios de vazamentos ou problemas nas válvulas de retenção. Verificar a integridade (quebras. rasgos) do corpo e da coifa dos flanges de vedação. Verificar a integridade dos lacres do eliminador de ar da unidade abastecedora. Caixa separadora de água e óleo da CSAO: Reparar ou substituir os itens defeituosos encontrados durante a operação. Dibrape Distribuidora Brasileira de Petróleo Ltda Rua Marcionilo dos Santos. 1450 – Corticeira CEP 89270-000 Guaramirim – SC Fone/Fax: (47) 3373-8060 www. Verificar a integridade (quebras. Verificar e manter limpo o interior das câmaras de contenção da presença de água ou produto.

dibrape. Dibrape Distribuidora Brasileira de Petróleo Ltda Rua Marcionilo dos Santos. 1450 – Corticeira CEP 89270-000 Guaramirim – SC Fone/Fax: (47) 3373-8060 www. SEMPRE QUE TROCAR ELEMENTO FILTRANTE Filtragem de diesel: Verificar se há resíduos no interior da caixa filtrante e efetuar a limpeza completa sempre que for feita a drenagem do reservatório. Desligue o motor.br . Também foram inseridas nas novas normas da ABNT os seguinte avisos: Produto altamente inflamável.Sistema de monitoramento ambiental: Verificar se o console está ligado. Desligue o celular. Esgotar o reservatório de diesel filtrado. Proibido o abastecimento em recipientes não autorizados. retornando-o ao tanque.com. o frentista precisa ser orientado para também informar das obrigatoriedades ao cliente. Oriente seu frentista Sobre a aplicação de todas estas regras. Não fume. Desça da moto (para abastecer). identificar o ponto alarmado através da identificação no console e tomar providências necessárias. SEMPRE QUE NECESSÁRIO Caixa separadora de água e óleo da CSAO: Reparar ou substituir os itens defeituosos encontrados durante a operação. Na ocorrência de um alarme. Proibido o abastecimento por pessoas não autorizadas.