You are on page 1of 2

Escola Secundria Martins Sarmento

Guimares

Ficha Trabalho BIOLOGIA


12 Ano de escolaridade

NOME _____________________________________________________________________ N _____ TURMA: CT__ Novembro de 2011 prof: Frederica Sampaio

Assunto: Hereditariedade - Monoibridismo A - Numa variedade de abboras, a cor branca do fruto dominante em relao cor amarela. Se plantas homozigticas para frutos brancos forem cruzadas com plantas que do frutos amarelos: 1. Qual ser o aspecto da gerao F1? 2. Que significam, do ponto de vista cientfico, as expresses: Carcter dominante e Carcter recessivo? 3. Qual o gentipo dos indivduos da F1 e dos seus progenitores? 4. Quais os resultados obtidos num cruzamento entre os indivduos da F1 e indivduos brancos homozigticos? Justifique por meio de um quadro de cruzamento. B - Cruzando um coelho de plo malhado com um coelho de plo uniforme, os indivduos da 1 gerao apresentam todos plo malhado. Quando se cruzaram coelhos da F1 entre si, resultaram 32 coelhos de plo malhado e 10 de plo uniforme. 1. Qual destes caracteres determinado por um gene dominante? Justifique. 2. Que propores dos coelhos malhados da F2 sero heterozigticos? E homozigticos? 3. Defina por suas palavras: Indivduo homozigtico e Indivduo heterozigtico. C - Cruzaram-se duas variedades puras de ervilheiras, uma de haste alta e outra de haste an. Semearam-se os gros provenientes deste cruzamento que deram origem a indivduos de fentipo de haste alta. Cruzando entre si indivduos da F1, formaram-se gros que semeados deram origem a 276 plantas de haste alta e 90 de haste an. 1. Qual o carcter recessivo? 2. Quais as percentagens fenotpicas e genotpicas dos indivduos obtidos na F2? Justifique executando um quadro de cruzamento. D - Cruzaram-se galinhas de cor branca (B) com galos de cor negra (N), de raa andaluza e ambos homozigticos. Os indivduos da 1 gerao so todos de cor azul. 1. Que concluso se pode tirar dos resultados obtidos na F1? 2. Com base nessa concluso, explique por que que as aves da gerao F1 no se assemelham exactamente a nenhum dos progenitores? 3. Cruzando os hbridos da 1 gerao entre si a descendncia poder conter indivduos de linhagem pura? Justifique. E - Nos dlmatas, a surdez uma anomalia relativamente comum. Um animal surdo pode ser descendente de dois progenitores com audio normal. 1. Qual o alelo dominante para esta caracterstica? Justifique a sua resposta. 2. Quais so os gentipos dos progenitores e do descendente referidos no enunciado? 3. Suponha que de um cruzamento entre animais de audio normal surge um nico filho sem problemas de audio. Poder-se- definir, com absoluta certeza, o gentipo do descendente? Em que situao se poderia conhecer o gentipo deste animal? F - Nas cobaias, a cor do plo pode ser preta ou branca. Um macho preto foi cruzado com uma fmea branca e originou trs filhos pretos e dois brancos. O mesmo macho foi cruzado com uma outra fmea preta e produziu dois filhos brancos e seis pretos. 1. Com base nestes resultados, determine qual a cor dominante e os possveis gentipos de todas as cobaias consideradas.

Frederica Sampaio

Biologia Ficha Trabalho Hereditariedade - Monoibridismo

1/2

G - Do cruzamento entre duas plantas de feijoeiros com vagens verdes obteve-se um total de 580 plantas das quais 152 possuam vagens amarelas. 1. Qual o alelo dominante neste tipo de cruzamento? 2. Qual o alelo recessivo? 3. Qual o gentipo dos progenitores? H - Com duas linhagens de plantas de ervilheira, altas e baixas, foram feitos os seguintes cruzamentos : Cruzamento I: alta X alta Descendncia : 325 altas , 109 baixas Cruzamento II: alta X baixa Descendncia : 392 altas , 402 baixas Cruzamento III: alta X baixa Descendncia : todas altas 1. Atendendo dominncia dos caracteres em causa, escreva os gentipos dos progenitores para cada um dos cruzamentos. I - Num casal em que ele tem o cabelo encaracolado e ela tem o cabelo liso, todos os filhos tm cabelo ondulado. 1. Como explica que os filhos tenham um fentipo diferente de ambos os pais? 2. Escreva os gentipos do pai, da me e de um dos filhos. 3. Se um dos filhos casar com uma senhora de cabelo liso, qual a probabilidade de este casal vir a ter filhos com o cabelo liso? Justifique, apresentando o xadrez mendeliano. J - Os rabanetes podem apresentar-se sob trs formas: longa, redonda ou oval. Rabanetes de forma longa cruzados com rabanetes redondos originam uma descendncia constituda apenas por rabanetes ovais. Estes, ao cruzarem-se entre si, produzem uma descendncia longa: oval: redonda na proporo de 1: 2 : 1. 1. Como explica este resultado? 2. Se cruzssemos rabanetes ovais com rabanetes redondos, qual seria a proporo fenotpica esperada na descendncia? Justifique com o xadrez mendeliano. K - Na espcie humana h pessoas mopes (anomalia visual hereditria) e pessoas com viso normal. De um casal com viso normal, o primeiro filho nasceu mope. Responda: 1. O gene para miopia dominante, ou recessivo, em relao ao seu alelo para viso normal? Justifique. 2. Qual era a probabilidade que este casal tinha de ter filhos mopes? 3. Se o casal tiver outro filho, haver probabilidades de ele ter viso normal? Qual o valor que exprime essa probabilidade? L - Analise atentamente o esquema que traduz a transmisso de uma anomalia em certa famlia (os indivduos com anomalia esto representados a negro) 1. Indique os gentipos dos indivduos 2,5 e 9.

2. Indique a percentagem de indivduos homozigticos que, teoricamente, se poderia esperar do casamento dos indivduos 1 e 2.

3. Qual das seguintes afirmaes est de acordo com a constituio genotpica do indivduo 15? A O indivduo recebe dos dois progenitores um gene dominante. B O indivduo recebe um gene dominante de um progenitor e um recessivo do outro progenitor. C O indivduo recebe um gene recessivo de cada um dos progenitores D O tipo de genes legados pelos progenitores no pode ser determinado.

Frederica Sampaio

Biologia Ficha Trabalho Hereditariedade - Monoibridismo

2/2

You might also like