O que são gerações?

O conceito de “gerações” engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico, determinando comportamentos e causando impacto direto na evolução da sociedade. O interesse no estudo sobre o tema nasceu da necessidade percebida pelos gestores em amenizar o conflito de gerações presente nas empresas, já que há profissionais de diferentes faixas etárias convivendo juntos no ambiente de trabalho.

Geração Baby Boomers
Dessa geração fazem parte as pessoas nascidas logo após a 2ª Guerra Mundial, quando o índice de natalidade cresceu incrivelmente – por isso o termo “baby boomer”. Os baby boomers viveram na época da globalização, da ida do homem à lua, do capitalismo e do consumismo. Cultuaram o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social e os movimentos pela paz. Viveram também a guerra do Vietnã, a ideologia libertária e o feminismo, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade. Tais fatores explicam muito sobre o modo de pensar dessa geração, que é contestadora e lutou muito por seus direitos. São os considerados pais da Geração X e avós da Geração Y e parte da Geração Z. Podemos determinar as seguintes características para a Geração de Baby Boomers: • Possui renda mais consolidada. • Tem um padrão de vida mais estável. • Sofre pouca influência da marca no momento da compra. • Apresenta maior preferência por produtos de alta qualidade. • Prefere qualidade a quantidade. • Experiências passadas servem de exemplo para consumo futuro. • Não se influencia facilmente por outras pessoas. • Não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo. • É firme e maduro nas decisões.

é um conceito de Sociologia que se refere. Apesar de haver tentativas anteriores de se utilizar o termo Geração X. • Respeito à família menor que o de outras gerações. Charles Hamblett. que eram considerados muito rebeldes para os padrões de então. • Busca por seus direitos. • Maturidade e escolha de produtos de qualidade. • Procura de liberdade. Essa geração entrou em um novo mundo fora das perspectivas utópicas. O Relatório foi então publicado por Deverson junto a um correspondente americano. A ideia era classificar a geração de adolescentes da época. segundo . que significa ações ou produtos pornográficos. encontramos: • Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo.Geração X A Geração X nasceu aproximadamente entre 1965 e 1981. tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista em pleno período de Guerra Fria. ou se a referência é ao “X” utilizado em matemática. • Maior valor a indivíduos do sexo oposto. ou fazer sexo antes do casamento. como uma incógnita a ser descoberta. como “não acreditar tanto em Deus”. Geração Y Geração Y. também conhecida como Geração Millennials ou Geração da Internet. o estudo gerou recusa de uma Revista Britânica que o havia encomendado. Entre as principais características dos indivíduos da geração X. que lendo os resultados resolveu chamar a geração de “X”. Hoje não se sabe ao certo se o “X” se refere à expressão em inglês “X rated”. A literatura cita comportamentos não usuais para a época. Por serem filhos de uma geração mais comportada. A editora achou os resultados fortes demais. a definição que se refere à Geração que teve início na década de 60 se deve a um estudo realizado por Jane Deverson. • Ruptura com as gerações anteriores.

Procuram informação fácil e imediata. é multitarefa. o jovem saberá onde encontrá-la. a geração Y busca inovação. O que há em comum. Alguns voltam alguns anos e ultrapassam os anos 70. ainda não há uma conceituação clara das características desta geração. sonha em conciliar lazer e trabalho e é muito ligada em tecnologia e novas mídias. Preferem computadores a livros. Não há acordo entre os estudiosos a respeito da data exata de início e fim desta geração. Vivem em redes de relacionamento. os livros e material didático. A Geração Y não sente a necessidade de aprender e se aprofundar em nada. Digitam ao invés de escrever. os gadgets apareceriam como itens de necessidade básica. Se pudéssemos fazer uma releitura da Hierarquia das necessidades humanas. Entre as principais características dos indivíduos da Geração Y. hábitos. fotos. Alteraram completamente as formas de comunicação tanto em casa.alguns autores. Como é uma geração relativamente nova. Mais do que marcas ou rótulos. Quando precisar de uma informação. A Internet está para geração Y como as bibliotecas ou bancas de jornais para as gerações anteriores. Os dispositivos tecnológicos são uma necessidade imprescindível para esta geração. Não há a necessidade de decorar nada. Outros dizem que a geração Y se mantém até 2010. a não ser pelo fato que nasceram em um mundo que estava se transformando em uma grande rede global. Preferem emails a cartas. encontramos: • • • • • • • • Estão sempre conectados. aos nascidos entre 1980 e 2000. no entanto são os novos hábitos voltados à comunicação e obtenção da informação instantânea. Aos poucos a Internet vai substituindo. voltada a esta geração. no trabalho quanto com os amigos e se beneficiaram de um período economicamente favorecido e tiveram em casa a liberdade que nenhuma outra geração teve. Compartilham tudo o que é seu: dados. para esta geração. Essa é uma geração que adora feedback. Tentar fidelizar esse jovem é desperdício de dinheiro. A Geração Y não é fiel a marcas. Um jovem conectado não demora mais do que poucos segundos para acessar qualquer texto que necessite. precedendo as necessidades sociais. . Estão sempre em busca de novas tecnologias.

a Geração Z não é formada pelos filhos da Geração Y. Geração Z Uma nova denominação está sendo utilizada para uma geração cada vez mais presente e atuante no mercado: a geração “Z”. o seu celular e o seu equipamento de som. a nova geração passou a ficar constantemente disponível e conectada através de dispositivos móveis.• • São Multitarefa (fazem diversas coisas ao mesmo tempo). Assim. a geração Z já nasceu conectada. Assim. reunindo a família no que se chamava “horário nobre”. a televisão ocupava um lugar central na sala. entre 1990 e 2009. no entanto. Não são fieis a marcas. mantêm as características da geração Z (alguns estudiosos já estão chamando os nascidos a partir de 2010 de Geração Alfa). Mas. Cada pessoa passa a ter o seu vídeo game. cada vez mais com a conectividade com os demais indivíduos de forma permanente. A geração Z dispõe de todos esses dispositivos em equipamentos portáteis que não os prendem mais a lugar nenhum. ela é na verdade uma continuação da geração Y. A noção de grupo passa a ser virtual. no entanto. é que se a geração Y precisava se conectar à Internet. o Rádio e equipamentos de som ocupavam esse lugar. Da mesma forma no início do Século passado. se as gerações anteriores se conectavam com o seu mundo através de um computador de mesa. normalmente são datados como nascidos ao final do Século XX. independente de outras denominações que possam ainda ser dadas. A sala da família unida em torno da televisão como ironizado na abertura da série “Os Simpsons”. aliado a uma forte Responsabilidade Social e preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta. para entrar no seu mundo. Ao final do Século XX. essas formas de diversão. a geração Z não é fiel a marcas. os gerados no início do Século XXI. A letra Z indica uma geração de indivíduos preocupados. Ao contrário do que possa parecer. já que até então. A diferença entre ambas as gerações. deixa de existir. Os indivíduos da geração Z. Isto muda a forma de comportamento e relacionamento social sobremaneira. vive em função de inovações tecnológicas e prefere o mundo virtual ao real. a sua TV. entretenimento ou comunicação eram coletivas. Não há mais a necessidade de um . pessoas da geração Z acabam trazendo traços de comportamento das gerações anteriores. Semelhante à geração Y.

notebooks. costumes e formas de pensar e agir que podem ser apontados como grandes avanços ou falhas deixadas por cada geração. o desapego aos padrões éticos das gerações anteriores e uma maior busca pela individualidade. um dinamismo maior nas relações pessoais e de trabalho. Geração Z: ainda é uma geração muito nova para se dizer ao certo quais serão as influências deixadas por ela. são multitarefa e não são fieis a trabalhos ou empregos que não estejam de acordo com suas crenças. A Internet está presente em todos os seus equipamentos: telefones. Geração X: deixou como legado a busca pela liberdade. Geração Y: deixou como legado uma forma de vida mais conectada com maior acesso a informações e em maior velocidade. Desta forma podem-se destacar algumas características das gerações aqui apresentadas que interferiram nas gerações posteriores a elas. Geração Baby Boomers: deixou como legado a busca pelos seus direitos. porém acredita-se que será uma geração marcada por uma maior responsabilidade e consciência ambiental e que será ainda mais conectada à rede e à novas formas de tecnologia do que a geração Y. televisores de última geração e dispositivos portáteis. Influência de uma geração para a geração futura Cada geração teve ou tem seus pontos positivos e negativos. Bibliografia . e esses pontos influenciam de maneira direta ou indireta as gerações seguintes.computador. A conversa com os amigos se dá por SMS (já que o e-mail está fora de moda). ao invés de usar o celular no ouvido o utilizam à frente dos olhos. ou seja. o desejo de alcançar os seus sonhos. a contestação quanto ao que é certo ou errado e a firmeza nas suas escolhas. a busca por novas tecnologias e a agilidade de se fazer mais coisas ao mesmo tempo.

com.portaldomarketing.portaldomarketing.focoemgeracoes.focoemgeracoes.br/Artigos3/Geracao_X.br/Artigos3/Geracao_Y.php/afinal-o-que-e-geracaoy/ http://www.php/o-que-e-geracao-z/ .br/index.com.htm http://www.br/index.php/voce-conhece-os-babyboomers/ http://www.focoemgeracoes.com.com. htm http://www.php/quem-faz-parte-dageracao-x/ http://www.com.br/index.br/index.focoemgeracoes.br/Artigos/Geracao_Baby_Boomer.portaldomarketing.br/Artigos3/Geracao_Z.com.com.http://www.htm http://www.htm http://www.portaldomarketing.com.