Nº 118 < Ano 6 < 5 Dezembro 2011

Director: Daniel Santos

Quinzenal< Gratuito

José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades, pede mudanças no Reino Unido

“MOVIMENTO ASSOCIATIVO É MUITO INCIPIENTE…”
Entrevist a em exclu si conduzid vo a JOÃO DE N por ORONHA
Em Lisboa o “As Notícias” encontrou-se com o Secretário de Estado das Comunidades e teve a oportunidade de ouvir em primeira mão, algumas das estratégias a desenvolver e beneficiar os portugueses no Reino Unido. Falou-nos sobre o novo Consulado itinerante da “nova geração”, que mudará por completo a atendimento aos portugueses, dos Gabinetes de apoio à comunidade, onde a seu ver, o movimento associativo no Reino Unido terá de se reorganizar, na importância da participação política nas localidades onde habitam e em Portugal, onde diz que comunidade que não “influenciar a eleição de pessoas(.) não terá peso nenhum”, admite nova lei para manter o Conselho das Comunidades, na mudança de atitude dos consulados face ao recenseamento, na reestruturação do ensino de português às nossas crianças, envolvendo o movimento associativo e incentivando a iniciativa privada neste sector e nas inúmeras oportunidades de investimento em Portugal. Uma entrevista de grande oportunidade e esclarecedora do que aí vem em nosso benefício. Não perca! Pag.22

PUB.

2

05 Dezembro 2011

´ ENTRE NOS
Aumento de tiragem 2004 Agente para a Irlanda do Norte
Depois do envio de 200 jornais para a Irlanda, têm sido muito os pedidos para a abertura de mais postos de distribuição do “As Notícias”, por enquanto apenas em dois locais. O jornal procura um agente naquela região e, caso esteja interessado, contacte os nossos serviços pelo telefone 01842 338 610. O jornal “As notícias” vai passar a ter uma tiragem de mil Ano em que foi apresentaexemplares em Jersey, a partir do principio do ano de 2012. do o primeiro projecto do O envio dos mil exemplares coincidirá com a visita do jornal jornal “As Notícias” pela META à Keystone àquela ilha e a nomeação oficial do nosso agente naquela Development Trust localidade.

João de Noronha

Começou o trabalho para transformar “As Notícias” num jornal semanário
Começou o trabalho que irá permitir que o jornal “as Notícias” passe a semanário, já nos primeiros meses de 2012. Para isso treinamos pessoas nos nossos escritórios em Thetford e em Londres que nos permitirão levar em frente o projecto do jornal semanal e da revista Top Star. Por outro lado, também esta semana lançaremos a operação da 4ª Gala “As Notícias” a realizar em Londres no próximo dia 17 de Março de 2012. Para isso aproveitamos a época natalícia e o aumento acrescido de publicidade, fruto da vontade da maior parte dos comerciantes de fazerem chegar os seus votos e os seus produtos para as festas a casa das centenas de milhares de portugueses residentes no Reino Unido. Um pouco por todo o lado vamos recebendo apoios e sugestões para o jornal e a revista, a que estamos muito gratos. À margem o Marco Serrano prepara o nooso novo Website, que estamos em crer poderá revolucionar a oferta de noticiário e de serviços na nossa comunidade, assim como dar acesso a muitos produtos e oportunidades aos portugueses aqui residentes. Agora que demos o exemplo e permitimos a muitos lançarem as suas publuicações, vamos dar o passo noutra direcção e garantir a informação actualizada em português para a nossa comunidadde. Depois do semanário e da revista estabilizadas, vamos entrar noutras duas áreas da comunicação social e, mais uma vez, fazer história. O jornal que durante muitos anos se debatia com alguns problemas financeiros, agora ultrapassados pela espectacular ‘performance’ de vendas e de rentabilização. Se durante anos fomos um publicação de grande sucesso editorial, hoje somos também uma empresa de sucesso, capaz de crescer e de se lançar noutros sectores de grande importância para os portuguesdes aqui residentes. Se 2011 foi o ano da confirmação e da estabilidade da empresa, resta-nos agora esperar que 2012 seja o ano da confimação e solidificação do projecto global. Temos hoje uma equipa promissora e capaz de connosco levar a cabo esta obra. Na maioria pessoas dedicadas, sérias e capazes de garantir o fluxo de publicidade a permitir a implantação do projecto. Projecto esse que já tinha sido apresentado. no início de 2010, a investidores portugueses, mas sem sucesso, pelo que acabou agora, depois de conhecidos os resultados, por ser financiado e suportado por entidades do exterior e o ‘cash-flow’do próprio negócio. Assim o nosso leitor pode contar, para o ano, com um jornal semanário, uma revista leve e dirigida ao leitor jovem e feminino e dirigida pela Helena Naopoleão. O Editor do jornal semanário continuará ser o Daniel Santos. A estrutura accionista aumenta e a administração mantémse, com João de Noronha na frente do projecto. à margem manter-se-á a TEC no apoio social à comunidade portuguesa e aumentará os serviços de apoio que se estenderão também a empresas e a profissionais. Em conjunto com esta organização haverá uma rede de trabalho.
PUB

Chegámos então a uma das épocas mais significativas na vida da maioria das famílias do planeta. Uma época em que dar faz parte da tradição. Uma época em que vem ao de cima muito daquilo que deveríamos protagonizar ao longo do ano, mas não conseguimos. E à medida que o Natal se aproxima, começa a invadir-nos uma grande nostalgia e saudade daqueles que longe estão e que gostaríamos perto. É pois também uma época de viagens e de reencontros. E todos os anos, já lá vão cinco, o jornal acompanha esta tradição. É uma época em que enchemos páginas e páginas de publicidade e, de certo modo, contribui para uma grande prenda que todos os anos, invariávelmente, agradecemos. Este ano não foi diferente. No que diz respeito a esta quinzena, estivemos em Lisboa para uma entrevista com o secretário de Estado das Comunidades. Um homem que ao longo de 10 anos, seis dos quais como deputado da emigração, viveu entre nós aprendendo e a inteirar-se de todas as nossas expectativas e frustrações. Durante a conversa que estabelecemos, antes e depois da entrevista, era evidente que o conhecimento dos 'dossiers' da emigração lhe davam a faculdade de entender com facilidade as nossas propostas e interrogações. Estou certo, se as circunstâncias o permitirem, teremos um responsável pelo movimentos da emigração portuguesa capaz de levantar e resolver problemas e obstáculos que, aqui e ali, nos são levantados na difícil tarefa de integrarmos uma outra cultura num outro país, com todas as vicissitudes que isso acarreta. Vamos pensar que 2012 trará a diferença e a concretização de alguns pormenores importantes para que esta comunidade possa se reencontrar e desenvolver a obra que lhe vai faltando. Vamos esperar que finalmente venhamos a ter um Consulado a funcionar, apoio social condigno, aulas de português para os nossos filhos e uma estirpe de dirigentes capazes de fazer a diferença. Deveria bastar todos estes anos em que o emigrante tem sido o bombo para toda a festa e o fruto do riso arrogante e obstinado da classe política em Portugal e em Inglaterra. Vamos pensar que o nosso Governo vai finalmente fazer a ponte entre as nossas comunidades e o poder político dos países de destino e que essa vontade política possa vir a despertar entre nós, e nos que nos acolheram, sinergias a podermos juntos traçar um destino e garantir um futuro risonho para os nossos filhos.

4

05 Dezembro 2011

REINO UNIDO
Estado vai pagar funerais
O Conselho Nuffield de Bioética do Reino Unido estuda a hipótese do Estado pagar despesas dos funerais de doadores de órgãos para aumentar a possibilidade de transplantes. Poupar os familiares da despesa de um funeral e mostrar o reconhecimento da sociedade perante o doador, são duas das ideias-chave deste projecto, que tem como objectivo aumentar o número de doadores de órgãos.

1859
É publicada a primeira edição do livro A Origem das Espécies do naturalista britânico Charles Darwin

Casal McCann "violado"
Os pais de Madeleine McCann testemunharam no inquérito sobre a ética nos media britânicos. Kate McCann afirmou sentir-se "violada" com a publicação dos seus diários pessoais pelo News of the World. Mas o antigo jornal do grupo Murdoch não foi o único a ser acusado de conduta imprópria pelos pais da menina desaparecida em 2007 no Algarve.

Como milhões têm sido desperdiçados em benefícios
DESEMPREGO: Mais de 20 autoridades locais viram aumentar os pedidos de benefícios em mais de 50 % desde Maio de 2010.
The Department for Work and Pensions (DWP) diz que o aumento de pedidos se deve ao Incapacity Benefit (IB) ter sido substituído pelo Employment and Support Allowance (ESA). No Reino Unido os subsídios por incapacidade (6,5%), doença (1%) e desemprego (7%), que afectam 5,693,650 pessoas custa ao Reino Unido mais de 83 biliões de libras por ano, uma verba que o actual Governo queria ver reduzida. Apesar de não se considerar todos estes biliões desperdiçados, já que grande parte dele reverte para o desemprego, o Estado admite que muitos deles terão de ser reestruturados e analisados. No ano passado mais de 200 localidades viram aumentar o número de pedidos de desemprego. No entanto ao longo do ano em todo o Reino Unido o número de pessoas que pediram benefícios caiu 0,68 %. Segundo os serviços de apoio social, os responsáveis pela concessão de benefícios dizem "estar à procura do que as pessoas podem fazer e não do que elas não podem e tentamos ajudar quem pode voltar a trabalhar." Muitos são os casos em que o valor recebido pelas famílias em benefícios é maior do que aquele recebido fruto do trabalho e, por isso, o Governo pretende introduzir leis que desencorajem as famílias de viver exclusivamente
PUB

dos benefícios e incentivem o retorno ao trabalho. No entanto a crise e as dificuldades no acesso ao trabalho, têm obrigado as famílias a procurarem outros meios de subsistência e os benefícios é uma forma de subsistirem.

5 Dez

Pancs. de manhã 7° 3° C C Índice UV: 1 Mínimo

Ter 6 Dez

Chuva fraca Índice UV: 1 Mínimo

8° 3° C C

Qua 7 Dez

Parcial. nublado Índice UV: 0 Mínimo

10° 7° C C

POLÍCIA ABRIU CAMINHO A ARRUACEIROS
Um inquérito revelou que a polícia abandonou as ruas e as entregou aos arruaceiros dos tumultos de Agosto. O inquérito oficial mostrou que em cinco dias de violência, que custaram ao país pelo menos 500 milhões de libras, concluíram que as vergonhosas cenas não tinham motivos políticos. Depois de questionados os arruaceiros assumiram que pretenderam deitar a mão a artigos considerados de luxo. Os repórteres descrevem os saqueadores entrando nas lojas para agarrarem os melhores produtos admitindo que a sua motivação era de avidez pelos produtos. Heather Rabbatts disse: “Estes não são arruaceiros políticos, estão particularmente caracterizados por serem saqueadores oportunistas e muito ligados a marcas”. A maioria acreditava que a polícia não podia conter a escalada de arruaça na capital. Mais de 15.000 estiveram activamente envolvidos nas arruaças. Mais de 5.000 crimes foram cometidos - e morreram cinco pessoas. Houve 1.860 incidentes criminais, 1.649 assaltos, 141 desordens e 366 casos de violência contra pesCentenas de milhares de funcionários públicos britânicos aderiram dia 30 de Novembro, à greve convocada pelos sindicatos da função pública esta quartafeira. Na origem do protesto, a reforma soas. As arruaças aconteceram em Tottenham a 6 de Agosto, dois dias depois do fatal tiro policial sobre Mark Duggan, de 29 anos de idade. Depressa se espalhou para outras cidades como Manchester, Birmingham e Bristol. O desejo os assaltantes pelos nossos produtos que lhes dariam um importante status não deixa de ser um factor importante, disseram os comerciantes. do sistema de pensões que vai obrigar os ingleses a trabalhar até aos 67 anos a partir de 2027. Para alguns manifestantes, as medidas tomadas no setor público vai estender-se ao privado, como defende uma jovem escocesa.

Qui 8 Dez

Chuva fraca Índice UV: 0 Mínimo

12° 5° C C

Sex 9 Dez

Ensolarado Índice UV: 0 Mínimo

8° 5° C C

Sáb 10 Dez

Ensolarado Índice UV: 0 Mínimo

9° 5° C C

Dom 11 Dez

Parcial. nublado Índice UV: 0 Mínimo

11° 6° C C

Greve geral dos funcionário públicos

£1 = €0,858 £1 = $0,6351 £1 = BRL0,3571

6

03 Dezembro 2011

REINO UNIDO
Autora do Harry Potter refém
Refém dentro da própria casa. Foi desta forma que JK Rowling descreveu a sensação, após o sucesso da saga Harry Potter. A escritora foi ouvida no inquérito à ética mediática, ordenado pelo chefe de governo britânico e que decorre num tribunal de Londres. O inquérito sobre práticas da comunicação social e ética dos jornalistas, surge na sequência do escândalo das escutas telefónicas do News of the World.

1991
Morre Freddie Mercury, vocalista britânico

Mourinho perseguido
A estação televisiva BBC teve acesso a um dossier pertencente a um detective privado que trabalhava para o News of the World onde se falava na perseguição a Mourinho. A BBC não avança com mais pormenores, mas menciona uma lista com nomes de mais de 100 pessoas que foram vigiadas. Para além do treinador português fazem parte, o príncipe William, Gary Lineker e Daniel Radcliff, o actor de Harry Potter.

Clássico do filme mudo português no Reino Unido
Passados 88 anos do lançamento, o filme "Os Lobos", de Rino Lupo, terá uma estreia britânica e um novo acompanhamento musical numa sessão especial este mês no centro de artes Barbican, em Londres. O filme, de 1923, será projectado pela primeira vez no Reino Unido no âmbito do II Festival de Cinema Português no Reino Unido, que decorre de 10 a 30 de Novembro. Baseado numa peça de Francisco Lage e João Correia de Oliveira, foi filmado numa aldeia da Serra da Cabreira, cujo quotidiano baseado na tradição patriarcal é perturbado pela chegada de um marinheiro. A película foi recentemente restaurada após a descoberta de uma cópia em França e é considerado um dos clássicos do cinema mudo em Portugal. A música de acompanhamento será completamente original, comPUB.

Sarkozy e Cameron azedam conversa
Segundo o jornal The Guardian, Sarkozy disse estar farto das críticas de David Cameron, que quer influenciar as decisões da Zona Euro, apesar de o seu país não aderir à moeda única. Uma conversa azeda entre o presidente francês e o primeiro-ministro britânico atrasou em quase duas horas o encerramento do Conselho Europeu, de domingo, noticiou o jornal britânico The Guardian. De acordo com este diário, Sarkozy disse estar farto das críticas de David Cameron, que insiste em estar presente na cimeira europeia na qual se espera um acordo do futuro da Zona Euro. A imprensa britânica indica mesmo que o chefe do governo britânico adiantou uma visita oficial que deveria fazer à Nova Zelândia e ao Japão para estar presente neste encontro que Sarkozy defende que apenas deve estar aberto aos 17 países que utilizam a moeda única. Durante a conversa com Cameron, Sarkozy acusou o primeiro-ministro britânico de odiar o Euro, e de querer influenciar as reuniões da Zona Euro e considerou que os britânicos "perderam uma boa ocasião para ficarem calados".

posta de propósito por Luís Soldado, e executada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dirigido por Jorge Peixinho. Este ano, o festival, que decorre em três salas da capital britânica, tem por tema a relação entre o cinema e a literatura portuguesa.

Britânicos ignoram apelos da Saúde
Apesar do governo inglês pressionar as fábricas de consumo a usar doses mínimas de gordura e sal para que os consumidores terem uma alimentação mais saudável, pesquisas da Food Labelling to Advance Better Education For Life ( FLABEL) investigaram 37.000 tipos de produtos incluindo bolachas, refeições rápidas e bebidas gasosas, e chegaram à conclusão de que os compradores apesar de conhecerem e perceberem os avisos sobre o consumo desses produtos ignoram os conselhos e compram a comida que preferem mesmo sabendo ser a menos salutar. A FLABEL pediu às companhias alimentares para colocarem as informações na parte da frente das embalagens a fim de conseguirem mais impacto entre o público. Contudo, isso não resultou e os consumidores continuam a comprar tudo o que preferem sem olhar para os avisos sobre os malefícios desses alimentos.

UM EM CADA 20 HOMOSEXUAIS UM TEM SIDA
Em 2010 foram introduzidos no país os testes de HIV que permitiu deduzir o número de infectados com HIV que não sabiam ter a doença. 91.500 pessoas vivem actualmente infetados. 6.600 novos casos são diagnosticados, metade dos quais já com tratamento. Os homossexuais são os mais afetados. No ano passado mais de 3.000 novos casos foram diagnosticados com HIV. Um em cada 20 homossexuais está agora infetado e um em cada onze vive em Londres.

8

05 Dezembro 2011

REINO UNIDO
Vestido de Whinehouse leiloado
O Museu de Moda do Chile foi o comprador da peça de roupa que a cantora vestia na altura em que fotografou a capa do seu último álbum, Back to Black. O leilão aconteceu depois de a estilista da falecida cantora, a tailandesa Disaya, ter doado a peça para fins de ajuda solidária. O dinheiro que advém da venda do vestido reverte a favor da fundação 'Amy Winehouse', que se dedica a ajudar jovens com problemas de dependência.

1782
A 29 de Novembro a Grã-Bretanha assina acordo preliminar em Paris reconhecendo a independência dos Estados Unidos.

Cameron pressionado pelo euro
O receio da queda do euro sobe porque a Grécia não cumpriu o pagamento das dívidas e a crise afunda a Espanha e a Itália. A tempestade atinge também a Bélgica com o rating a passar de AA" a AA pela Standard & Poor,s, Jacques Attali, presidente do banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento disse que havia 50 % de hipóteses do euro sobreviver até ao Natal.

Iranianos invadem embaixada do Reino Unido em Teerão
Os pós de “perlimpimpim” da Coligação
O paralelismo entre o Governo de Sua Majestade e os truques de ilusionismo não pára de me surpreender. Dir-se-ia que nem o facto de eu já ser crescidinho impede que abra a boca num ahhh! ,de espanto. Os mais recentes números do desemprego atingiram em Setembro 2,9 milhões. Que faz o Governo? Chama o ilusionista Vincent Cable, o qual com as falinhas mansas de raposinho prepara uma lei para que os patrões possam mais facilmente despedir quem trabalha. Quando é preciso criar emprego, o truque é despedir ainda mais...e melhor. Ao fim de um ano de casa qualquer trabalhador podia levar o patrão a Tribunal por "unfair dismissal". Que prepara o ilusionista acima citado?- Impôr na Lei que só com dois anos de casa o patrão possa ser levado a Tribunal. Truque "fatela" não é? Mas, há mais, pois no seu frenesim de tanta prestidigitação e com o objectivo de distraír o espectador( todos nós) e não tendo no palco nenhuma assistente de coxa oléu , distrai-nos com o truque de que a culpa do desemprego, da falta de confiança, da inflacção e do investimento é do EURO. O EURO é assim o "coelho que sai da cartola", truque sempre com bons resultados e de direito a aplauso rotundo na plateia. A dívida externa da Grã-Bretanha é de uma amplitude interplanetária 9 836 000 000 000 dólares, maior que a detodos os PIIGS ( Portugal, Irlanda,Itália,Grécia e Espanha) juntos, mas que faz o ilusionista Cameron? - O truque é falar da dívida dos outros países, é o truque da "levitação" . O Northern Rock, Banco até há pouco nacionalizado, foi vendido ao tipo da Virgin, que já tendo aviões e comboios tem agora um Banco, tendo o ilusionista George Osborne afirmado que foi um bom negócio. Do dinheiro que pagou ao Estado, 13 milhões de Libras são afinal dos "tax payer". É um truque tão velho como os Cliffs de Dover. Nos recentes acontecimentos relativos ao controle dos passaportes nas fronteiras que fez o Governo? Veio a ilusionista May dizer que a culpa é dos funcionários públicos responsáveis, esquecendo a responsabilidade política que é sua. É um truque tão usado que já aborrece. A esperada participação de mais de 2 milhões de funcionários públicos na greve de 30 de Novembro, preocupa o ilusionista Cameron. Já veio a público dizer que a greve vai dar meio bilião de libras de prejuízo e que vai provocar desemprego,etc,etc. É o truque da demagogia. É o truque em que esta classe política se especializou durante longos anos. Delapidar as pensões dos funcionários públicos obrigando-os a trabalhar mais e a descontar mais para no fim receberem menos é, convenhamos, um truque "bera". E, baralhar a opinião pública dizendo que mesmo assim são melhores pensões que as do sector privado é um truque rasteiro. O que se exige é que as pensões do sector privado se aproximem das do sector público. É ou não é? Com tantos ilusionistas será que o palco se aguenta, ou vamos vê-los no baile da quermesse?
PUB.

Dezenas de estudantes radicais iranianos terão invadido a embaixada do Reino Unido em Teerão, derrubando a bandeira e atirando papéis ao ar. Os estudantes envolveram-se em confrontos com a polícia antimotim enquanto gritavam "a embaixada do Reino Unido deve ser derrubada" e "morte à Inglaterra", noticia a Associated Press. De acordo com a BBC, os jovens retiraram a bandeira britânica, incendiaram-na e substituíram-na por uma tarja de Imam Hussein, um santo xiita do século VII. A edição online do canal público britânico noticia que a homónima iraniana emitiu imagens dos manifestantes a tirarem pedras às janelas da representação diplomática. Um estudante exibiria uma imagem despedaçada da rainha Elisabeth II. Estudantes de diversas universidades queimaram vários exemplares da Union Jack durante os confrontos com a polícia. De acordo com a televisão estatal iraniana, outro grupo de estudantes radicais ultrapassou os portões da residência oficial do embaixador, no norte da cidade. Estes incidentes surgem dois dias depois do parlamento iraniano ter aprovado a redução das relações diplomáticas com o Reino Unido,

depois de Londres ter apoiado o aumento das sanções dos países ocidentais a Teerão, devido ao programa nuclear daquele país do Médio Oriente. Há muitos anos que uma representação diplomática não era tomada de assalto no Irão. Em 1979, radicais tomaram de assalto a embaixada dos Estados Unidos e mantiveram reféns 52 pessoas durante 444 dias. Não há relações diplomáticas entre Washington e Teerão desde essa altura. Por sua vez David Cameron deu 48 horas para a representação diplomática abandonar o país.

O SUCESSO IRLANDÊS
O presidente do Eurogrupo e o comissário europeu dos Assuntos Económicos defenderam em Bruxelas que o programa de assistência financeira à Irlanda prova que estes programas podem resultar e deve ser um exemplo para os restantes países. Falando no final de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, enalteceram a forma como a Irlanda tem vindo a realizar o seu programa, numa altura em que comemora um ano, e os 17 decidiram mesmo aprovar o desembolso da quarta tranche de ajuda a Dublin. e

10

05 Dezembro 2011

P O RTUGAL
Queijo português medalha de ouro
O Sabores da Idanha ganhou uma medalha de ouro no concurso mundial de queijos, que se realizou em Londres. O prémio foi anunciado pela Cooperativa de Produtores de Queijos da Beira Baixa.

1935
Morre em Lisboa Fernando Pessoa, poeta, igualmente conhecido pelos seus principais heterónimos - Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Alvaro Campos.

Um dos canais da RTP à venda
O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, considerou que a alienação de um canal da RTP na actual conjuntura económica "é um mau negócio" para o Estado e defendeu que "decisão deve ser muito ponderada".

Acordo de livre comércio

PORTUGAL COMO PORTA DOS PRODUTOS SUL-AMERICANOS PARA A EUROPA
O embaixador brasileiro em Lisboa defendeu que Portugal será porta de entrada na Europa para toda a América Latina, se o Mercosul e a UE alcançarem o acordo de livre comércio que estão a negociar. Mário Vilalva, que falava num debate organizado pela Câmara de Comércio Luso-Brasileira em Lisboa, disse que atualmente Portugal é apenas uma das portas de entrada para os produtos brasileiros na Europa. "É uma porta que oferece algumas vantagens competitivas, a língua, a cultura, o facto de nenhum brasileiro se sentir estrangeiro no País" é a opnião do diplomata brasileiro em Lisboa s uma grande oportunidade para Portugal.

23% de IVA na restauração vai fechar 21 mil empresas
O aumento do IVA no setor da alimentação e bebidas de 13 para 23 por cento irá levar ao encerramento de 21.000 empresas e à perda de 47.000 postos de trabalho. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que este aumento irá trazer "uma significativa diminuição das receitas fiscais, causando o efeito inverso desejado pelo governo". O secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, prognosticou que o Estado, com a tributação do IVA a 23 por cento, "irá perder mais de 700 milhões de euros" e explicou: "Haverá aumento do desemprego, logo mais pessoas a recorrerem ao respetivo subsídio, acrescidos encargos para a Segurança Social, além da significativa diminuição das receitas fiscais".
PUB.

Criminalidade Aumenta
A criminalidade e violência estão a aumentar em Portugal chegandose ao ponto de se atacarem esquadras de polícia com pedras e ferindo alguns agentes. Esta situação tem vindo a piorar com os problemas económicos que o país atravessa, e aumento de desemprego. Os números da criminalidade falam por si. O roubo por esticão subiu mais de 25% no 1º semestre deste ano, mas também têm aumentado os assaltos à mão armada, o roubo de veículos e ainda os furtos nos supermercados, sobretudo de comida. Esta é uma realidade que preocupa o Ministério da Administração Interna. No concelho de Pombal, um bar junto ao IC2 foi assaltado na madrugada de sábado. Três homens armados ameaçaram os clientes e agrediram um funcionário.

Por outro lado, segundo especialistas no sector, esta medida poderá afectar também o turismo, onde o valor das estadias serão gravemente afectadas e poderão afastar Portugal de alguns operadores turisticos.

Muitos comercuiantes para sobreviverem, dizem os especialistas, terão de correr o risco e não declararem parte das receitas, fugindo ao fisco, o que se irá reflectir no aumento de fiscalização e autos fiscais.

A notícia chegou via SMS: "O Fado já é património imaterial da humanidade". Sara Pereira, directora do Museu do Fado, estava sentada na sala onde o comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) esteve a votar as candidaturas a património cultural imaterial da humanidade, em Bali, na Indonésia, quando o resultado da votação foi anunciado e enviou a mensagem.

Fado é património Mundial

A economia portuguesa está a perder riqueza ao ritmo de 8,2 milhões de euros por dia” Instituto Nacional de Estatística

12

03 Dezembro 2011

P O RTUGAL
Falta de equidade cria “revolta”
O secretário-geral do PS, António José Seguro, considerou na terça-feira à noite, em entrevista à Rádio Renascença, que a falta de equidade nos sacrifícios pedidos aos portugueses "cria revolta".O líder socialista defendeu uma "repartição equilibrada" das medidas de austeridade, apontando que, "se os sacrifícios não são feitos por todos", isso "cria revolta nas pessoas".

1199
Em Novembro é fundada a cidade da Guarda através do Foral de D. Sancho

"Sacrifícios" acabam em 2015
O dirigente distrital do PSD/Guarda, Álvaro Amaro, disse hoje esperar que os "sacrifícios" pedidos aos portugueses pelo Governo, devido à atual crise, estejam ultrapassados em 2015, por ocasião das próximas eleições legislativas.

Crédito malparado na habitação aumenta 81,4%
DAGONG BAIXA RATING DE PORTUGAL PARA BB+ A agência de notação financeira chinesa Dagong baixou hoje o rating da dívida soberana de Portugal de BBB+ para BB+, com perspetiva negativa "devido à deterioração da situação económica e fiscal do país", revelou a empresa em comunicado. POPULARES CORTARAM CIRCULAÇÃO DE COMBOIOS A Guarda Nacional Republicana teve que intervir em dois casos de pessoas que cortaram a circulação dos comboios, em Torres Novas e Sintra, em protesto pelo facto de circular em dia de greve geral, disse hoje à agência Lusa fonte policial. SINDICATOS NÃO ASSINAM SEM 14º MÊS A PENSÕES O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas admite não assinar o acordo tripartido para a transferência dos fundos de pensões da banca se o Estado não garantir aos pensionistas o equivalente a 14 prestações anuais. PINGO DOCE DE GONDOMAR ASSALTADO Quatro indivíduos assaltaram no as caixas do supermercado Pingo Doce em São Pedro da Cova, em Gondomar, depois de terem falhado o assalto à caixa multibanco situada no mesmo espaço. CÂMARA LEILOOU 20 VIATURAS ABANDONADAS A Câmara de Guimarães leiloou 20 viaturas que tinham sido abandonadas na via pública, ficando os compradores obrigados a desmantelálas, informou hoje fonte municipal. RTP, SIC E TVI CRITICAM MODELO DA TELEVISÃO Os responsáveis pela RTP, SIC e TVI criticaram hoje o lançamento da Televisão Digital Terrestre (TDT), previsto para 2012, lembrando que é preciso esclarecer o modelo de negócio subjacente a um canal digital de partilha de conteúdos.
PUB.

O crédito malparado na habitação em setembro representava 4,9 por cento dos empréstimos totais concedido para este fim e não os 2,7 por cento anteriormente calculados, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira divulgado hoje pelo Banco de Portugal.

A alteração resulta de uma mudança de critérios imposta pela 'troika' ao Banco de Portugal e que se traduz num alargamento do conceito de crédito malparado. "O novo conceito de crédito em risco é mais abrangente do que o de crédito com incumprimento,

incorporando, nomeadamente, a possibilidade dos devedores com prestações em atraso continuarem a não cumprir as suas responsabilidades de crédito, estando mais em linha com as práticas internacionais neste domínio", explica o Banco de Portugal.

Jovens cada vez mais mal empregados
A taxa de desemprego em Portugal subiu para 12,9 por cento em Outubro, a quarta maior da União Europeia (UE) , com o desemprego entre os mais jovens a acentuar-se. De acordo com os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas europeias, a taxa de desemprego em Portugal avançou uma décima por comparação com Setembro e seis décimas comparando com os dados de Outubro de 2010, quando a taxa se situou nos 12,3 por cento. No caso português, o Eurostat indica ainda que o desemprego entre os jovens (até aos 25 anos de idade) avançou três décimas entre Outubro e Setembro, situando-se agora nos 30,4 por cento, e que o desemprego entre as mulheres continua superior ao registado nos homens (13,3 por cento face a 12,6 por cento).

Emigrantes ameaçam cortar com Portugal
As comunidades portuguesas no Reino Unido, França ou Alemanha contestaram a introdução de portagens nas antigas SCUT a partir de Dezembro e ponderam deixar de passar férias em Portugal por ficar mais caro do que outros destinos. O diploma que estabelece o pagamento de portagens nas concessões SCUT do Algarve, da Beira Interior, no Interior Norte e na Beira Litoral a partir de 08 de Dezembro foi hoje publicado. "Quem fica a perder é o país, porque as pessoas vão para outros destinos passar férias.", disse Augusto Neves, representante da comunidade portuguesa no Reino Unido, acusando os ex-governantes e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de falhar as promessas de não colocar portagens nas SCUT, caso não existissem estradas alternativas dignas.

05 Dezembro 2011

13

P O RTUGAL
Euro perde terreno e desvaloriza
Euro perde terreno e desvaloriza 0,02% face ao dólar. A moeda única segue desvalorizar, invertendo assim a tendência, penalizado pela insegurança dos mercados face às dificuldades da zona euro que podem agravar a crise da dívida. O euro valia 1,3361 dólares, abaixo dos 1,3528 dólares a que negociava, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.

1908
Em Novembro foi inaugurada a Linha Férrea do Vouga em Portugal.

No Natal crianças correm perigo
Os acidentes mais graves com brinquedos envolvem crianças com menos de três anos, que correm "mais perigos" de asfixia com peças pequenas que se podem soltar dos objectos, revelou a presidente da Associação de Promoção e Segurança Infantil. Sandra Nascimento adiantou que as peças se soltam dos brinquedos, como o olho de um peluche ou a roda de um carrinho, são muito perigosos e podem provocar asfixia.

Economia estagna em 2012 e recupera em 2013
A economia da Zona Euro vai registar um crescimento ligeiro de 0,2 por cento em 2012, se os países conseguirem melhorar a confiança e encontrar soluções para a crise da dívida, avançou hoje a OCDE. Nas estimativas hoje divulgadas, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aponta para um crescimento de 1,6 por cento na economia dos países da Zona Euro durante este ano. Em 2012, no entanto, a economia vai quase estagnar ao registar um progresso ligeiro de 0,2 por cento. Para 2013, as previsões voltam a apontar para um crescimento, situado nos 1,4 por cento. O desemprego da Zona Euro também vai aumentar ligeiramente, diz a OCDE, que aponta para um crescimento ligeiro, na ordem dos 0,2 por cento, durante este ano. No próximo ano, a OCDE espera, no entanto, uma queda do desemprego (de 0,3 por cento), mas volta a estimar um aumento da percentagem de desempregados de 0,2 por cento no ano seguinte, em 2013. A ligeira evolução positiva prevista para a segunda metade de 2012 na economia da Zona Euro "será mitigada pela fragilidade do mercado de trabalho e pelas dificuldades económicas de vários dos países", avisa a OCDE. A recuperação da economia nos países da Zona Euro só será possível se forem tomadas medidas políticas para aumentar a confiança dos consumidores e do sector financeiro e encontrada uma solução credível para a crise da dívida, defende a OCDE. A matemática portuguesa Irene Fonseca foi eleita presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial, sedeada em Filadélfia, sendo a primeira vez que um português preside à instituição fundada em 1952, anunciou hoje o Ministério da Educação. O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, felicitou hoje a investigadora pela eleição para o cargo.
PUB

14

05 Dezembro 2011

INTERNACIONAL
Multinacionais saiem do euro
As multinacionais estão a preparar planos de contingência para uma possível saída da zona euro, segundo entrevistas a dezenas de executivos destas empresas revelaram. Preocupados em relação à incapacidade dos decisores políticos de controlar a crise da dívida soberana, os executivos sentem-se na necessidade de proteger as suas empresas contra uma fatalidade que já não pode ser considerada como impossível de acontecer.

1963
John Kennedy, presidente norte-americano é assassinado em Dallas, no Texas.

Viena a melhor do Mundo
Viena, na Áustria, é a cidade com maior qualidade de vida do mundo, segundo um estudo divulgado. Lisboa, a única cidade portuguesa analisada, encontra-se 41º no ranking global de qualidade de vida. O estudo "Quality of Living 2011", analisou a qualidade de vida em 221 cidades, tendo Nova Iorque como termo de comparação, e concluiu que Viena (Áustria) é a cidade com maior qualidade de vida do mundo.

E U R O PA
BELGAS NAS RUAS CONTRA A AUSTERIDADE A contestação saiu à rua na Bélgica, poucos dias antes da tomada de posse do novo governo. Cerca de 80 mil pessoas, dizem os sindicatos, 50 mil segundo a polícia, manifestaram-se em Bruxelas contra as medidas de austeridade previstas no próximo orçamento de Estado. BRUXELAS QUER PROPOR PROGRAMAS DE RESGATE A Comissão Europeia pretende passar a ter o direito de propor que um Estado-membro cuja situação esteja a ameaçar a estabilidade financeira da zona euro recorra a assistência financeira, para evitar a repetição dos casos de Grécia, Irlanda e Portugal. CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES EUROPEUS DESCE A confiança dos consumidores da União Europeia (UE) e da zona euro na economia continuou a cair em novembro, para valores de -20,7 e 20,4 pontos percentuais, respetivamente, indicados dados provisórios do Eurostat hoje divulgados. UE REFORÇA COOPERAÇÃO NOS VEÍCULOS ELÉTRICOS União Europeia (UE) e Estados Unidos (EUA) decidiram na terça-feira reforçar a cooperação na definição de padrões internacionais para veículos elétricos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na simplificação da atividade comercial das empresas. EUROPA EM “PERÍODO CRÍTICO DE 10 DIAS” O comissário europeu dos Assuntos Económicos admitiu que a Europa tem pela frente um “período crítico de 10 dias”, até à realização da cimeira da próxima semana, na qual deverá dar novas respostas para a crise na zona euro. GOVERNO ALEMÃO ESTUDA AQUISIÇÃO DE OBRIGAÇÕES O governo alemão estuda a possibilidade de, juntamente com os cinco países cotados com triplo A, adquirir títulos de dívida para se proteger dos mercados e garantir um reforço para ajudar países como Itália e Espanha. POLÓNIA PEDE A BERLIM PARA SALVAR A EUROPA Ou a Alemanha age perante a crise do euro, ou a União Europeia arrisca entrar num processo de desintegração semelhante ao da ex-Jugoslávia. O apelo foi feito em Berlim pelo ministro polaco dos Negócios Estrangeiros.Radoslaw Sikorski falava durante uma visita oficial à Alemanha, onde apontou a Jugoslávia como um exemplo de como “os assuntos monetários podem ser assuntos de guerra ou paz, de vida ou morte”.
PUB

Ex-Presidente da Comissão Europeia

Delors diz que Europa já nasceu “defeituosa”
O antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors sublinhou que a Zona Euro é defeituosa desde a sua criação e os esforços feitos para ultrapassar a crise têm sido poucos e chegaram tarde. Delors, que chefiou a Comissão entre 1985 e 1995, considerou que os erros cometidos no lançamento do euro em 1999 conduziram à crise actual Os políticos que lançaram o euro ignoraram as debilidades e os desequilíbrios existentes nas economias dos Estados-membros, afirmou um dos arquitectos da moeda única europeia. "Os ministros das finanças não quiseram ver os problemas", afirmou, defendendo que todos os países europeus devem repartir a responsabilidade da crise actual. Jacques Delors, de 86 anos, especificou que a Alemanha insistiu que o Banco Central Europeu (BCE) não devia apoiar os países altamente endividados com receio do aumento da inflação. Os problemas de euro começaram com a "combinação da teimosia da ideia alemã de controlo monetário com a ausência de uma visão clara de outros países", acrescentou. Destacou que o Reino Unido não partilha o mesmo peso do problema, mas está como os restantes países "envergonhado" com a crise financeira. O ex-político sublinhou que a Alemanha terá dificuldades em encontrar uma solução para a crise. "Os mercados são os mercados. Agora transbordam de incerteza", afirmou.

Três mulheres são Nobel da Paz
As liberianas Ellen JohnsonSirleaf e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman foram galardoadas esta sexta-feira com o Prémio Nobel da paz 2011. O anúncio foi efetuado em Oslo por Thorbjorn Jagland, presidente do comité Nobel norueguês. A presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe de Estado no continente africano, e a compatriota Leymah Gbowee viram premiados os esforços pela mobilização das mulheres do seu país contra a guerra civil. Enquanto a iemenita Tawakkul Karman foi galardoada pelo papel que desempenha na luta pelos direitos das mulheres e pelo ativismo em prol da democracia.

Mich Kemeter, de 23 anos, treinou por três vezes antes de atravessar um impressionante precipício na Califórnia. O evento ficou registado nas mais loucas aventuras de alto risco do Mundo, através dos lcais mais perigosos. A foto foi tirada pelo fotógrafo Alexandre Buisse em Chamomix nos Alpes Franceses.

05 Dezembro 2011

DESTAQUE

Miguel Sousa, Vice-Presidente do PSD Madeira

Festas de Natal arrancam a 6 de Dezembro
Entre os dias 9 de Dezembro e 6 de Janeiro, as Festas de Natal e Fim-de-Ano irão fazer-se sentir nas ruas, e não só, do Funchal, com diversas iniciativas de animação, próprias deste grande cartaz urístico madeirense. O programa a ser dinamizado pela Secretaria Regional do Turismo foi apresentado nas respectivas instalações, pela secretária da tutela. Tal como habitualmente acontece, as iluminações natalícias acendem em toda a cidade no dia 8 de Dezembro até 6 de Janeiro. As iluminações foram organizadas em cinco centralidades, em várias zonas da cidade, apostando nos elementos de cariz etnográfico, vivências e tradições da época, religioso, cultura contemporânea e fauna e flora. No dia 9 tem início a música ambiente e animação na baixa da cidade, a partir das 10h. Nas ruas estarão as bandas filarmónicas, os grupos folclóricos, os diversos grupos do Gabinete Coordenador de Educação Artística e demais grupos de animação. (com o JM)

“EMANCIPAÇÃO SIM, INDEPENDÊNCIA NÃO”
Madeirenses bem vistos pelo Governo de Jersey
Pag. 18

O vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Sousa, voltou a frisar que a Madeira presisa de um outro estatuto de autodeterminação face ao Governo Central, mas não apoia qualquer movimento para a independência do arquipélago. Nesta quinzena foi também palco de propostas madeirensese na Assembleia da República para introduzirem 14 rectificações ao Orçamento do Estado com destaque para uma que pretendia estender os benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira. Algumas destas propostas apoiadas pelo PP-M o segundo partido mais votado nas últimas eleições regionais.

Leia tudo na Página 16

Noite do Mercado bate recorde
Pag. 19
PUB.

16

05 Novembro 2011

Miguel Sousa, Vice-Presidente do PSD Madeira

“Emancipação sim , independência não”
Miguel Sousa, vice-presidente do PSD e da Assembleia Legislativa na Madeira intervindo em representação da sua bancada na sessão comemorativa do 25 de Novembro, afirmou que, "perante o apetite centralizador e macrocéfalo de Lisboa, "a emancipação pela via da autonomia permitiunos inverter o sentimento de desprezo e esquecimento a que nos votava Lisboa". Mas, tal emancipação tem-se revelado" insuficiente para nos resguardarmos do contágio continental como para tomar decisões que se impõem tanto para o presente como para o futuro da Madeira". Sousa, numa referência indirecta ao Orçamento de Estado e ao plano de resgate regional, acusou ainda Lisboa de pretender colocar a Madeira "à míngua da autorização colonial". Neste contexto, criticou a comunicação social "deste Portugal terceiromundista", a Assembleia da República que "interferiu ilegalmente" ao debater a situação financeira da região, em vésperas das eleições, e "outros, em funções do Estado" que "não se coibiram
PUB

de procurar influenciar as eleições com informações incorrectas". Segundo o deputado do PSD, partido que mantém a tradição de celebrar no parlamento regional o 25 de Novembro em vez da Revolução das Cravos,"não foi o 25 de Abril que permitiu aos portugueses se libertarem da ditadura em que vivíamos oprimidos e amordaçados", nem "ao 25 de Abril que devemos hoje vivermos

em democracia". Foi sim "o outro 25, o 25 de Novembro, [que] pôs fim, em rigor, a 50 anos de Salazar, Marcelo e PREC gonçalvista". "Fomos nós madeirenses, quem denunciou e enfrentou os Otelos, Vascos, Cunhais e outros que tais do Portugal ´abrilista`, enquanto a nova classe política continental se instalava" - conckluíu o Vice Presidente do Partido Social Decocràtico da Madeira.

Deputados da Madeira defendem em Lisboa a Zona Franca
Os quatro deputados do PSD eleitos pela Madeira abstiveram-se na votação final global do Orçamento para 2012, estando ainda prevista a apresentação de uma declaração de voto. Esta posição surge na sequência do chumbo de 12 das 14 propostas de alteração ao OE para 2012, apresentadas em conjunto com o deputado eleito pelo PP-Madeira, com destaque para uma que pretendia estender os benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira. Recorde-se que esta última foi chumbada por todos os partidos com assento parlamentar, durante a votação na especialidade que decorreu no Parlamento. Depois de terem votado a favor do Orçamento do Estado para 2012 na generalidade, os quatro sociaisdemocratas eleitos pelo círculo da Madeira avisaram, numa declaração de voto conjunta, que "dificilmente" poderiam manter esse sentido de voto se as suas propostas de alteração não tivessem acolhimento na especialidade. A proposta em concreto pretendia alargar para além deste ano os benefícios fiscais, como na distribuição de dividendos pelas empresas sedeadas na Zona Franca da Madeira e na aplicação de uma taxa reduzida de IRC a estas empresas, mas o Governo não esteve disponível para deixar que esta proposta passasse. "Entendemos que o Governo nesta matéria não tem razão, mas quero deixar uma palavra de esperança. Que as negociações com a Comissão Europeia sejam reabertas. É fundamental para o futuro da região e dos madeirenses que essas negociações sejam abertas", afirmou o deputado. Do período de debate do Orçamento para 2012 na especialidade, os quatro sociais-democratas eleitos pela Madeira e o centrista José Manuel Rodrigues apenas conseguiram a aprovação de duas medidas. Uma delas corrigiu o que era considerado um "lapso" no valor das transferências para a Madeira e outra assegurou a autonomia da região no recrutamento de funcionários.

05 Dezembro 2011

17

Cruzeiros abastecidos a gás natural no Funchal
O eurodeputado madeirense, Nuno Teixeira, disse em Bruxelas, que o abastecimento dos navios de cruzeiro com gás natural representa uma janela de oportunidade para a Região Autónoma da Madeira, dada a sua posição geoestratégica nas rotas marítimas. Ontem, o assunto esteve em foco no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a apresentação do relatório elaborado pelo coordenador de Redes Transnacionais da Comissão Europeia, Valente de Oliveira, e que contou com a presença de Nuno Teixeira. O eurodeputado madeirense na sessão de perguntas ao coordenador do projecto, fez valer a importância das Regiões Ultraperiféricas - que muitas vezes são olhadas como o parente pobre, mas em muitos outros aspectos são um trunfo para a Europa - visto que a UE tem a maior Zona Económica Exclusiva do Mundo, exactamente porque dos 25 milhões de km2, 15 são proporcionados pelas RUP. "Este trabalho em particular que está a ser coordenado pelo Professor Valente de Oliveira, tem aspectos que podem ser estratégicos para a Madeira, nomeadamente a alteração dos combustíveis nos navios, transformando-os em barcos movidos a gás natural liquefeito", realçou Nuno Teixeira aos jornalistas após a reunião. "Essa pode ser uma oportunidade e um potencial para a Madeira e a cidade do Funchal.
PUB

18

05 Dezembro 2011

Madeirenses bem vistos pelo Governo de Jersey
MADEIRA VAI RECEBER MAIS 8 MILHÕES DE EUROS O Jornal da Madeira avança que a região "recebe mais 8 milhões" de euros "em relação ao que estava apontado no Orçamento do Estado para o próximo ano, ficando com o montante global nos 188 milhões. ILUMINAÇÕES DE NATAL As iluminações de Natal na cidade do Funchal são também destaque no Jornal da Madeira, escrevendo que a empresa vencedora do concurso apresentou o "preço mais baixo" e "já está a colocar as 220 mil lâmpadas e 500 mil micro lâmpadas". MONTAGEM ENVOLVE CERCA DE 120 PESSOAS Os madeirenses há muito que se habituaram ao Natal com luz. Constituindo a época natalícia um dos momentos de celebração mais consensual do Mundo, também na Madeira os seus festejos possuem grande tradição, pelo que as iluminações decorativas de Natal e Fim do Ano assumem-se como um dos mais importantes cartazes turístico e cultural da Região. O Funchal irá preencher-se com toda a sua ornamentação festiva. No total, serão 72 as ruas, espaços e praças que vão receber ornamentação luminosa. PRESIDENTE GARANTE QUE NÃO DESPEDE NINGUÉM O presidente do Governo Regional da Madeira disse que não vai aumentar os impostos na Madeira. Por outro lado, revelou que vai iniciar privatizações na Região Autónoma, a começar pelos transportes. Outro ponto importante é o seu compromisso em não fazer despedimentos na Função Pública. "Isso, para mim, é sagrado". ESTRUTURA DO AEROPORTO SEM PROBLEMAS Onze anos depois de construída, a estrutura do único aeroporto português sobre o mar mantém-se sem problemas, revelam os últimos estudos de monitorização da empresa que gere o Aeroporto da Madeira. Volvidos estes anos, o comportamento dos 180 pilares erguidos sobre o mar e da pista de 2.781 metros do Aeroporto da Madeira "tem estado de acordo com os cálculos do projectista e dos engenheiros responsáveis", avançou.
PUB

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes recebeu ontem, no seu Gabinete, o presidente da Câmara Municipal de St. Helier, capital de Jersey, Simon Crowcroft. No final da audiência, Conceição Estudante destacou que o encontro visou estabelecer contactos, realçando a "comunidade muito importante que temos na ilha de Jersey, com cerca de 10 mil madeirenses, o que é suficientemente elucidativo para se perceber que há que manter um canal de

comunicação aberto e acompanhar esta comunidade no seu destino de emigração". Destacou ainda, ao nível do turismo, haver possibilidades de

"incrementar as ligações directas entre Jersey e a Madeira e potenciar essas ligações por forma a trazer mais visitantes para a Região e também levar mais madeirenses a conhecer a ilha de Jersey". Por seu lado, Simon Crowcroft referiu que continua a haver muito emprego em Jersey, onde muitos madeirenses trabalham na área do turismo, da construção e agricultura", os quais, disse, têm "um bom relacionamento com os naturais da ilha".

Aposta nos eventos turísticos continua
As Festas de Natal e Fim de Ano 2011 na Madeira representam um investimento na ordem dos três milhões e meio de euros, menos 33% do que no ano passado, devido à redução no contrato da iluminação e fogo de artifício. Conceição Estudante, secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, ontem, na apresentação do programa festivo sublinhou a importância do investimento tendo em conta que a Madeira é uma região turística. A governante refutou, neste sentido, críticas que têm vindo a ser feitas nos últimos tempos relativamente às verbas dispendidas pela Região, para estas festas, críticas estas que considerou de “demagógicas”. Conceição Estudante recordou que as Festas de Natal e Fim de Ano na Madeira representam o maior cartaz turístico da Região, de maneira que “não podemos defraudar as expectativas”. Neste sentido, advertiu que "é indispensável que o cartaz permaneça com qualidade, dê garantia aos operadores privados e turísticos, nacionais e internacionais de que a Madeira continua a ter a sua prestação na área do Turismo intocável" sendo que “nesta altura do ano, não há outra região do país que cative internacionalmente como a Madeira”. Por todas estas razões, garantiu que contra críticas, e apesar das dificuldades, “a Secretaria Regional do Turismo vai garantir que os eventos continuem a se realizar com qualidade” porque “o Turismo é a riqueza da Madeira.”

03 Dezembro 2011

19

Noite do Mercado bate recorde
A Câmara Municipal do Funchal prevê para este ano um número recorde de requerimentos para os espaços destinados à Noite do Mercado, cujo prazo termina hoje. Sem precisar o número de pedidos de licença por parte de comerciantes, vendedores ambulantes registados e associações sem fins lucrativos, solicitados à autarquia funchalense, a vereadora Rubina Leal, confirmou que "são muitos mais do que nos anos anteriores". "A prioridade será dada aos comerciantes, aos vendedores ambulantes com cartão e associações sem fins lucrativos e com trabalho social relevante", salientou a vereadora da CMF, acrescentando que a grande procura pelos espaços "indicia que muita gente pretende encontrar estratégias para angariar fundos e receitas próprias". Depois segue-se a reorganização dos espaços em volta do Mercado dos Lavradores e a distribuição dos mesmos pelos interessados. Entretanto, a Câmara Municipal do Funchal licenciou seis vendedores de balões, menos dois que no ano passado, para as principais artérias da cidade, com autorização para a actividade a partir de 8 de Dezembro e até 6 de Janeiro. Obrigatoriamente os vendedores de balões terão de usar o fato de Pai Natal. Finalmente, a autarquia autoriza a montagem do circo junto ao Tecnopolo, e diversões e circo na Praia Formosa.

JARDIM NEGOCEIA DÍVIDA DIRECTAMENTE COM A UE
Alberto João Jardim vai endurecer o braço-de-ferro com Lisboa. Contrariando condições aceites nas audiências com o primeiroministro e ministro das Finanças, está a retardar a sua proposta de cortes nas despesas e medidas para aumentar receitas, para não ter de assumir perante os madeirenses o "ónus" das inevitáveis medidas de austeridade que tem vindo a negar. Por seu lado, não disposto a assumir as responsabilidades da dívida regional, Vítor Gaspar mostra-se intransigente, mantendo que, até haver plano de resgate, as transferências continuam suspensas e não haverá dinheiro para fazer face à falta de liquidez. Esta radicalização visa conseguir um quadro negocial mais favorável para a Madeira, nomeadamente a dilatação do período de vigência do programa de ajustamento financeiro para 25 anos, em vez da aplicação do acordo proposto por Lisboa que exige três anos, igual ao que a troika impôs a Portugal, para pagar o empréstimo de emergência. Para pressionar Lisboa a ceder, o Governo regional está a elaborar um memorando sobre a situação financeira, para enviar aos embaixadores em Lisboa dos países da União Europeia, visando a informação "distorcida ou mesmo manipulada" do Terreiro do Paço. Jardim recorreu já a Durão Barroso e a Cavaco Silva, com vista à viabilização de um entendimento mais vantajoso, depois de ver chumbadas pela coligação nacional todas as propostas dos deputados madeirenses. A maioria não recuou na intenção de reter, por violação dos limites de endividamento, os 200 milhões das transferências para a Madeira. Agora, os deputados eleitos pela região ameaçam ausentar-se do hemiciclo na votação final global.

MADEIRA SEM APLICAR TAXAS MODERADORAS O secretário regional dos Assuntos Sociais afirmou que a "troika" não manda na Madeira e que se as ordens, para já, vão no sentido de não haver taxas moderadoras, assim acontecerá. O titular da pasta dos Assuntos Sociais esclareceu, também, os rumores que correm de que poderão "desaparecer" 600 pessoas da área da Saúde. "Na administração Pública regional, não há intenção de despedir nenhum profissional que esteja afecto aos nossos serviços", disse Francisco Jardim Ramos. "Nós (Governo) temos um plano que vamos executar. Uma redução de 15 por cento nas estruturas e de 15 por cento nas chefias", referiu, para logo acrescentar que está prevista ainda uma redução de 2 por cento nos profissionais (mas os que irão para aposentação). IMPRESSORAS JÁ ESTÃO NO MUSEU O Museu de Imprensa da Madeira, uma iniciativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, já começou a receber os primeiros espólios, nomeadamente máquinas antigas da Imprensa Regional, e de algumas tipografias, estando previstas outras provenientes do Jornal da Madeira. FESTA DA CASTANHA VOLTA AO LUGAR DA SERRA A Associação Desportiva do Campanário (ADC), juntamente com o Centro Comunitário do Lugar da Serra, Escolas do Lugar da Serra e São Paulo, ACD São Paulo e Paróquia de São Paulo promoveu, na passada semana, a Festa da Castanha da Serra 2011 - encontro popular de acordeões e concertinas. Depois das condições climatéricas terem obrigado ao adiamento da festa do passado dia 13 para o último domingo, a chuva miudinha que caiu pela manhã e o fresquinho da serra não impediram as pessoas de se deslocarem ao local e passarem um dia diferente, em convívio. APICULTORES CELEBRAM FESTA DE STO. AMBRÓSIO Um grupo de apicultores madeirenses vai celebrar a festa de Santo Ambrósio no próximo dia 4 de Dezembro, na igreja paroquial da Boaventura, iniciando-se a missa às 11 horas, presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal e concelebrada pelo pároco, Pe. Élio Gomes. O programa inclui ainda um almoço de confraternização, às 13 horas no restaurante "São?Cristóvão" na Boaventura. PJ INVESTIGA FOGO SUSPEITO EM ARMAZÉM A Polícia Judiciária deu início à investigação sobre o incêndio suspeito na Camacha, num armazém, que destruiu parte do equipamento destinado à "aldeia etnográfica" no Largo da Restauração. O fogo propagou-se rapidamente em material para efeitos do presépio com os motivos tradicionais do Natal madeirense.
PUB.

SINDICATOS DESILUDIDOS COM OS MADEIRENSES
O responsável da União dos Sindicatos da Madeira (USAM), Álvaro Silva diz que os dirigentes sindicais estão "tristes" e "desiludidos" com a fraca adesão dos trabalhadores madeirenses à greve geral, entre os 20 e os 25 por cento nesta região. Álvaro Silva acrescentou que, "com base nos números", os sindicalistas não podem deixar de "estar tristes”.

20

5 Dezembro 2011

ANGOLA
Visita do governo moçambicano
Os ministros moçambicanos das Relações Exteriores, e da Indústria estiveram em Luanda, para participarem na reunião extraordinária do Conselho de Ministros do Comércio e Indústria da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Ao encontro chegaram também o ministro do Intercâmbio Internacional do Lesoto, M.K. Tsekoa, e o embaixador das Ilhas Maurícias na África do Sul, Ismael Mahemed, que vai representar o seu país.

1994
O Tribunal Supremo de Angola legaliza os partidos angolanos para a Unidade e Desenvolvimento (PAUD) e o Independente Renovador (PIA).

Reunião de adidos de imprensa
No encontro participaram cerca de 50 adidos de imprensa, chefes dos Centros de Documentação e Informação e assessores de imprensa publicos, acordaram na necessidade do acompanhamento da actividade dos adidos de imprensa e avaliar o seu empenho e desempenho. Consideraram também que os adidos são "instrumentos importantes" da política externa e da estratégia global de afirmação internacional e promoção da imagem do país no exterior.

INCIDENTES NA MANIFESTAÇÃO EM LUANDA Dezenas de jovens manifestarm-se na passada semana junto à Praça da Independência, em Luanda, numa ação que provocou uma resposta musculada da polícia, com recurso a cães e agentes a cavalo. FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL EM 2011 A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, afirmou hoje, em Luanda, que o ano de 2011 constitui um marco importante no fortalecimento do sector em Angola, pelo facto de terem envolvido toda nação na ampla discussão pública o pacote legislativo. Segundo a ministra, todos estão conscientes do papel essencial que os órgãos de Comunicação Social desempenham na sociedade, sendo fundamentais na edificação da democracia não só porque promovem a livre formação de opinião pública como contribuem decisivamente para o nível de informação e de conhecimento do cidadão. ANGOLA ENTRE OS PAÍSES QUE MAIS CRESCEM O Chefe de Estado Angolano e presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, considerou em Luanda, que Angola está, por mérito próprio, entre as nações que mais crescem e se desenvolvem no mundo. PETROLÍFERAS PASSAM A PAGAR EM KUANZAS Companhias petrolíferas nacionais e estrangeiras que operam em Angola passam a liquidar todos os pagamentos efectuados no país em kwanzas, após a aprovação pela Assembleia Nacional do projecto de Lei sobre o Regime Cambial do Sector Petrolífero. BENGUELA COM MAIS DE MIL NOVAS LOJAS Pelo menos mil e 98 estabelecimentos comerciais foram criados este ano na província de Benguela, informou fonte do Esatdo. Deste número 94 são estabelecimentos de grandes dimensões, 261 médias e 743 pequenas.
PUB.

Anunciadas as comemorações do 55º aniversário do MPLA
Um programa de actividades políticas, desportivas, culturais e recreativas organizado pelo comité provincial do partido MPLA, em Luanda, será desenvolvido de três a 17 deste mês para comemorar o 55º aniversário daquela formação a assinalar-se a 10 de Dezembro. De acordo com uma nota chegada à Angop, o programa do aniversário da criação do MPLA compreende também palestra sobre o MPLA e a sua história, marcha de militares e um acto político de massas, onde serão destacados os feitos do seu líder José Eduardo dos Santos. Do programa do Comité de Luanda do partido MPLA consta também realização de uma gala MPLA 55 anos no Centro de Convenções Talatona, actividades com antigas combatentes e veteranas da pátria e de feiras EME e alimentícia. De acordo com a nota, este programa de actividades diversa visa proporcionar que os militantes, simpatizantes e a população em geral participe activamente nos festejos desta data histórica do seu partido MPLA.

Angola produz mais e importa menos
Governo angolano agrava taxas aduaneiras aos produtos que chegam de fora. A medida entra em vigor em 2012 e as empresas portuguesas vão ter que repensar estratégia para o mercado. Os objectivos do Governo angolano são claros. Reactivar o tecido produtivo de bens transaccionáveis do país e 'forçar' as empresas estrangeiras, que exportam para Angola, a produzirem em território local. Para isso, o Executivo decidiu aumentar os valores aduaneiros que estes bens pagam à entrada no país.

22

03 Dezembro 2011

DESTAQUE DA QUINZENA
Entrevista em exclusivo com o Secretário de Estado das Comunidades

“MOVIMENTO ASSOCIATIVO NO REINO UNIDO É MUITO INCIPIENTE…”
Entrevista conduzida por João de Noronha
Portugal estava naquele dia em greve geral. Por todo o lado o burburinho que uma data como esta sempre trás. Os cafés e restaurantes cheios. Parecia mais um dia de feriado ou de fim-desemana. Apesar das grandes filas de carros de manhã, a capital parecia deserta, quando me dirigi ao Palácio das Necessidades, para me encontrar com José Cesário, o actual secretário de Estado das Comunidade Portuguesas. A hora de almoço aproximava-se, mas era grande a actividade na Secretaria de Estado. Estava lá o Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas em peso. Alguns minutos depois da hora marcada encaminharam-me para o gabinete de José Cesário. Falámos em muita coisa. Mas essencialmente trocámos algumas impressões sobre a comunidade portuguesa no Reino Unido, as suas expectativas e frustrações. No fim ficou bem patente a conjugação de ideias e a concordância de que era preciso criar uma estrutura capaz de representar os portugueses no Reino Unido. Sem ela temos pela frente um caminho sem rumo e sem metas. Por mais vontade que haja em quererem ajudar-nos a resolver os problemas mais prementes. Por mais leis e determinações oficiais. Elas caiem num saco roto - pela falta de uma estrutura representativa. Estamos nas mãos e boas vontades do aparelho administrativo português no Reino Unido - embaixada e consulados. A seguir partimos para a nossa entrevista, ambos a olharmos para o relógio e a gargalhada resultante do gesto mútuo de quem tem de gerir bem o tempo.
Noticiámos recentemente a chegada dos Consulados de 2ª geração. Para quando os serviços consulares itinerantes no Reino Unido? Que apoios necessitam da comunidade portuguesa para os implementar? “A partir do início do próximo ano, não direi a partir de Janeiro, mas nos primeiros meses do próximo ano, vamos efectivamente dispor de novos equipamentos para tratamento dos cartões de cidadão, passaportes e posteriormente até de outros actos. Alguns desses
PUB

equipamentos já os temos connosco e irão ser utilizados, como disse, logo no princípio do ano nas áreas dos postos que vão ser encerrados. Porém os serviços arrancarão logo em seguida. Há uma encomenda grande deste tipo de equipamentos e a partir do momento que tivermos os equipamentos disponíveis funcionários do ministério, essencialmente dos postos consulares, deslocar-se-ão a um determinado local, tanto quanto possível uma associação portuguesa, desde que ela exista, onde

as pessoas por marcação prévia, sabendo que periodicamente isso se vai verificar, se possam deslocar e através desse equipamento sejam recolhidos os dados biométricos para a emissão dos cartões de cidadão e passaportes.” E ficaremos só por aí? “Não. Numa segunda fase, lá mais para a frente, porque há ainda questões legais a resolver, esses equipamentos terão ligação ao próprio SERIC e poderemos tratar de registos, vistos e outros. Ora esses equipamentos estarão capacitados para tirar todos os dados biométricos necessários para executar os actos consulares correntes, até agora só disponíveis nos Consulados.” Fala-se também nos Gabinetes de Apoio às comunidades. Em que consistem? Os Gabinetes de Apoio às Comunidades pretendemos que funcionem exactamente em Associações Portuguesas onde se possam conjugar um conjunto de valências. Por exemplo a valência no atendimento consular. É possível que essa valência inclua o tratamento de actos administrativos, o que se fará através das permanências consulares. Por outro lado é preciso que esses gabinetes tratem de assuntos de natureza social, com pessoas ligadas às redes das Embaixadas e Consulados - em regime de voluntariado local. E é também desejável que haja uma intervenção a nível cultural e em

projectos em que nós possamos vir a ser parceiros. O que se quer é que nas associações portuguesas nasçam núcleos que sirvam as comunidades. Esse é o objectivo fundamental. No Reino Unido!? Nós temos 1700 associações em todo o Mundo. Eu sei que o movimento associativo no Reino Unido é muito incipiente… E há forma de combater essa mesma insipiência? Claro que sim. É necessário que as comunidades se constituam em associações. Criem ligações com instituições locais que sirvam para trabalhar com a comunidade em todos os níveis. Claro que há outros objectivos de natureza política, que têm a ver com participação das pessoas em termos políticos. O português tem de ter consciência de uma coisa - só tem peso nas cidades onde está a viver se for capaz de ter expressão política. Se se manifestar politicamente - se votar e influenciar a eleição de pessoas. Caso contrário não terá peso nenhum! No dia que tiver peso e nalgumas cidades no Mundo isso já se verifica, nesse dia muitos dos problemas que tem são resolvidos. Tanto no plano social, como cultural, económico e por aí fora. Esse peso que fala está também na razão directa da importância se participarem na política em

Portugal? Nós damos incentivos para que as comunidades despertem para esta realidade. Independentemente da forma como as comunidades se relacionem com Portugal. E é aí que quando falamos na importância quer na participação política e cívica na vida pública dos países de destino, quer na nossa - em Portugal. Isto é, queremos também que as pessoas participem na nossa vida pública. Muito destas medidas passam pela acção dos conselheiros das comunidades. Tão importante como inconsequentes. Qual a forma de inverter este processo? O Conselho das Comunidade estou farto de dizer - é um parceiro importante. Especialmente para o aconselhamento do Governo respeitante às políticas a dirigir às comunidades. Será tão mais importante e tanto mais útil quanto o Governo o oiça. Por isso, a primeira questão passa para que o Conselho seja ouvido! Eu tenho estado a tentar fazê-lo, para além das reuniões que temos em Lisboa, mas especialmente dando importância de o ouvir localmente. Mas depois é preciso que o Conselho seja respeitado pelas nossas autoridades locais. Os conselheiros têm de ser considerados parceiros e devem comportar-se como tal. Os conselheiros existem
(continua na pag. 24)

24

05 Dezembro 2011

DESTAQUE DA QUINZENA
Se não votar e “influenciar a eleição de pessoas” o emigrante “não terá peso nenhum”!
para ajudar a resolver problemas e não para criarem problemas. E por isso é preciso também que haja essa atenção das nossas autoridades locais - as embaixadas e consulados. Depreendo que o Conselho vai continuar e teremos eleições para o ano… Vamos ter eleições para o ano. E o Conselho vai manter-se na mesma perspectiva legislativa? O Conselho mantém-se. Haverá eleições em 2012. Em principio a Lei será revista e poderá haver novo figurino legal. Já notifiquei e solicitei ao actual conselho sugestões para a nova Lei. Para além daquilo que é o nosso entendimentos há uma coisa que temos de entender - a lei tem de ser aprovada pela Assembleia da Republica órgão que tem a função de a aprovar, sendo a nossa intenção chegar a um consenso político alargado sobre a futura lei. Esse é o nosso desejo. Ainda há pouco falou na falta de participação política dos portugueses no Reino Unido. Não estará ela ligada à atitude dos Consulados face ao recenseaPUB

mento? Bastava que por cada acto consular fosse feito um recenseamento e hoje teríamos dezenas de milhares de portugueses recenseados. Que razão pode o Governo português apre-

lizado como acto consular. Não pago - gratuito - mas como acto consular. E julgo que isso alterará significativamente a postura dos responsáveis relativamente a esta figura, que sei ser em muitos sítios

sentar para que isso não seja feito? Se não é deveria ser feito. Sei que há uma orientação dada pelo meu antecessor nesse sentido. No entanto posso dizer-lhe que a partir do próximo ano o recenseamento eleitoral passará a ser contabi-

desvalorizada. Os consulados não foram efectivamente criados para isto e não tem sido fácil sensibilizá-los. Nem os titulares e muitas vezes os funcionários. Porque quem está confrontado com o utente é o funcionário. Temos realidades muito distintas…

Então aceita que este é um caminho possível? Não há outro! O que se faz hoje o Consulado de São Paulo é isso mesmo. E, por isso, esse Consulado tem 92 mil recenseados por que ninguém lá entra que não seja questionado se se quer recensear. E logo à partida o formulário é posto à sua frente para se recensear. Agora o ensino de português às nossas crianças. Não temos coordenadora. Não temos professores em muitas localidades com milhares de famílias portuguesas. Mesmo quando os pais se dispõem a participar financeiramente. Fala-se em cortes orçamentais. Nesta conjuntura como vamos inverter a situação? Vamos a ver. Primeiro aspecto. O Reino Unido não é dos locais onde vai haver cortes. Pode ter havido falhas pontuais de professores… Por falta da coordenadora? Por razões que eu agora não sei explicar. Mas só a esse nível, por que não há cortes no Reino Unido e não houve orientação nesse sentido, muito pelo contrário. Foi um dos países em que houve uma ori-

entação precisa para se manter a estrutura. Agora eu tenho a consciência de uma coisa, este modelo de ensino de português que temos no estrangeiro, especialmente o da Europa, é completamente inadequado. Por que os professores são atirados para o terreno, onde os alunos frequentam ou não as aulas - nunca se sabe - as aprendizagens não são certificadas, e faz-se de conta que se está ensinar português. È aquilo que se passa. E então? Nós precisamos de adoptar novos modelos e também aí temos de estender o desafio que está a ser feito ao movimento associativo e a empreendedores privados para abrirem um espaço de cooperação com o Estado português. Prefiro apoiar uma escola que resulta vontade expressa daquela ou esta comunidade, ou da iniciativa empresarial de alguém, do que pura e simplesmente atirar para ali uma pessoa e fazer de conta que o professor está a cumprir. Havendo essas soluções nós preferimos prossegui-las. Este é outro campo em que o movimento associativo

05 Dezembro 2011

25

DESTAQUE DA QUINZENA
“Este modelo de ensino de português que temos no estrangeiro, é completamente inadequado”
pode ter expressão porque temos um espaço enorme. Agora temos consciência que no Reino Unido estamos numa fase de organização da comunidade e é difícil. Por isso o motivo de não haver cortes. Agora há uma coisa que temos de fazer para o ano. Temos de olhar para a rede e perceber se ela corresponde ou não aos interesses reais da comunidade. Aos aglomerados reais da comunidade. No Reino Unido temos um problema que não temos noutros centros de emigração - pagar as salas. É o único país em que isso se verifica. Por isso temos de encontrar outras soluções onde tenhamos entidades que queiram ser nossos parceiros. As remessas dos emigrantes rivalizam com as receitas do turismo e das exportações portuguesas. Mas ano para ano diminuem, por que foram retirados muitos dos benefícios aos emigrantes nas condições de aforro em Portugal. Hoje a oferta local é melhor. Tem este Governo alguma política para inverter a situação e criar incentivos à poupança do emigrante em Portugal? Primeiro ponto. As remessas dos emigrantes ainda representam um valor muito significativo. Estamos a falar de cerca de 2,400 milhões de euros por ano. E é igualmente significativa a participação que os emigrantes têm nas receitas do turismo. Que é a primeira fonte de receita da emigração. É evidente que isto acontece sem termos de fazer nada para que se verifique. Porque os instrumentos de incentivo às poupanças acabaram sensivelmente há 5 anos atrás. E agora? Bem o Governo está a analisar isso. A Banca está a analisar isso. Na certeza de que há hoje oportunidades em Portugal - que valem a pena as pessoas considerarem - e que não existiam há alguns anos e resultantes das circunstâncias económicas que estamos a atravessar. Acho que é mais fácil hoje as pessoas investirem em sectores, como por exemplo o imobiliário e turismo, do que colocarem o seu dinheiro em aplicações financeiras. E não faltam em Portugal boas oportunidades para investir. O único cuidado é assegurarem que são negócios confiáveis e sérios. Estamos certos que num futuro breve estaremos em condições de fazer chegar aos emigrantes algumas oportunidades neste mercado onde podem investir. Eu acho que, neste momento, vale a pena investir em Portugal. apoiar essas iniciativas? E que meios à disposição? Neste momento há muito pouco. A captação de poupanças e o investimento só podem ser feitos através dos meios tradicionais e através da banca. Nós temos praticamente finalizado um instrumento que pode vir a dar algum apoio… Mas no entanto, o Governo fala em participação… Mas que tipo? Vamos lá a ver. Esta participação só pode ser feita através de associações. Tipo associações empresariais. Outra coisa é o investimento puro e duro através da remessa financeira para aquisição de um bem qualquer. E aí também a banca é decisiva. Porque a banca é o maior proprietário. Eles mesmo poderão estar a breve trecho interessados em divulgarem junto das comunidades as oportunidades de negócio. Agora nós temos de ter a certeza de que o que se faz hoje neste domínio é feito de uma forma séria. Recordar o problema do passado em que alturas não houve seriedade no tratamento das comunidades em termos económicos. Foi vendido gato por lebre e nós não queremos que isso se repita. E daí o cuidado muito grande que se está a ter. Vamos ter um novo instrumento em breve temos tudo pronto - que é o NETINVEST e que não é mais do que uma forma de chegar as novidades às pessoas. Hoje sente que ter sido deputado da emigração o ajuda a ser um Secretário de Estado das Comunidades mais completo? Claro. O facto de eu ter sido deputado da emigração durante seis anos e trabalhar com a emigração há mais de 10 anos é uma mais valia, por que evidentemente há muitos temas que eu já conheço. Claro que há sempre coisas que estamos a aprender. Por exemplo, aqui a conversarmos já aprendi uma coisa… mas, por exemplo, ainda há bocado reuni com o Conselho Permanente das Comunidades e poucas foram as novas que me foram trazidas. São questões que eu de um modo geral já conheço. Ora isso é uma mais valia. O problema hoje é conseguirmos que as soluções que nós temos sejam aplicadas e tenham resultados práticos.
PUB.

Estamos a falar de terrenos, armazéns, vivendas, imóveis, hotéis, restaurantes e outros que podem ser um excelente investimento. Vale a pena investir em Portugal, disse. Parece ser hoje o grande apelo aos portugueses no exterior, aliado à ajuda de promover e divulgar Portugal. Mas que instrumentos existem para

26

05 Dezembro 2011

COMUNIDADES
Movimento para a emigração
Em Londres nasceu um Movimento para a Emigração portuguesa que dará os seus primeiros passos a partir da próxima semana. Por detrás do Movimento estarão importantes figuras da nossa comunidade. Apesar de ter já local e organização garantida, a instituição a criar encontra-se no “segredo dos Deuses” e será apresentada no princípio de 2012.

1975
Fechou em Londres a “Casa de Portugal” e perdeu-se um espólio, património e uma das ‘montras’ de Portugal no Reino Unido

CCP com menos conselheiros
O secretário de Estado José Cesário admitiu a possibilidade de o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) reduzir a composição actual de 73 elementos. José Cesário assegurou que o CCP “faz parte das prioridades do atual Governo”, mas não afastou a hipótese de a estrutura ser diminuída. “A dimensão… ver-se-á quando for conhecida a reestruturação orgânica”, disse.

FERNANDO CORREIA MARQUES EM INGLATERRA
Incluído no Tor dos 30 Anos de Carreira, Fernando Correia Marques esteve em Inglaterra, em Londres e Thetford, entre os dias 25 e 27 de Setembro. Depois do Moinho, Casa Nossa, Saloio, e Clube Beirões, Correia Marques visitou Thetford, onde actuou no ‘Chocolate Mirror”, animando um almoço de casa cheia. à noite foi a vez do Doy Bar de Domingos Cabeças, o promotor da digressão. As fotos aqui apresentadas referem-se à visita a Thetford, onde já tinha estado anteriormente.

PUB

05 Dezembro 2011

27

COMUNIDADE
ADiáspora.com passou ao lado
Realizou-se no passado fim-de-semana o encontro “insularidades” promovido no aniversário de ADiáspora.com, uma organização da comunidade portuguesa no Canadá, que nos visitou. Da importância do evento esteve presente o viceCônsul de Portugal em Londres, o Rancho folclórico de “O Cultural” e algumas personalidades ligadas a Câmaras Municipais da Madeira e Portugal. Quanto a portugueses foi pouca a afluência.

1952
é inaugurada, no Porto, pelo Ministro das Comunicações, Coronel Gomes de Araújo, a primeira Central dos Serviços Automáticos da Companhia dos Telefones

A crise aumenta a emigração
Suíça, França e Angola são os principais destinos dos novos emigrantes, cujo número está a crescer devido às dificuldades económicas e inclui já pessoas de 40 e 50 anos, disse o secretário de Estado das Comunidades. Apesar de ser impossível obter dados específicos sobre o número de emigrantes – a circulação de pessoas é livre na UE -, o secretário de Estado José Cesário admite que o número tem aumentado com o crescimento das dificuldades económicas em Portugal.

GRUPO ALEGRIA DO NORTE

WREXHAM, GALES

Benção das Bandeiras e almoço de confraternização
Será já no próximo dia 17 de Dezembro que o Grupo Alegria do Norte comemora a tradicional banção das bandeiras em Londres. O ocasião será durante a celebração da missa, no mesmo dia, pelas 11 horas da manhã, na igraja do padres Scalabrini em Brixton e terá a presença de uma dos sacerdotes scalabrini e o Padre Pedro, chefe da Missão Católica em Londres. Na cerimónia serã aentão benzidas as bandeiras de Portugal e a do Grupo, muti conhecido pelo excelente rancho de danças tardicionais do norte de Portugal. Após a celebração da missa alusiva à benção das Bandeiras, o grupo organiza para todos os membros e amigos do grupo para um almoço de confraternização no Restaurante Casa Madeira em Vauxhall. O nosso jornal falou com uma das responsáveis do Grupo, Paula Barbosa, que nos adiantou a intenção de o Grupo, em 2012, constitui-se com associação e promover alguns importantes eventos para a comunidade portuguesa. Por outro lado foi também este grupo de lançou, em primeira mão, no ano passado uma caminhada por restaurantes e comércios portugueses em Lambeth, para o "Cantar dos Reis", uma forma muito singela e tradicional do povo do norte, que normalmente envolve muitos jovens e crianças. Este ano, o grupo promete "uma coisa em grande!". Uma promessa a cumprir. Paula Barbosa comentou também ao "As Notícias" que tinha "muita pena que na nossa comunidade não haja mais actividades para os jovens e crianças", que normalmente são lembradas apenas na época do Natal.

Unir pessoas através da música
Em colaboração com o directora musical, Carol Donaldson, a Comunidade Portuguesa em Wrexham vai ter a oportunidade de fazer parte deo coro volcal da área. O projecto é unir pessoas através da música. Uma iniciativa que junta vozes e músicas do País de Gales, África, Portugal, Leste Europeu, Maori, Música Pop, Índia e religiosas, e está aberta a quem queira colaborar. A organização não tem um número limite de pessoas, por isso, basta apresentarem-se todas as terçasfeiras pela 19,30 e até às 21,30 dar voz ao seu talento. Uma organização com grande mérito em que a Comunidade Portuguesa de Wrexham aderiu e, por certo, irá fazer justiça à música popular portuguesa. Mais uma organização que, por diferente, tem grabnde mérito. Unir a cantar.
PUB

Festa do Grupo Alegria do Norte
SÆbado, dia 17 de Dezembro de 2011 Eucarístia às 11 horas na Igrejas dos Scalabrini (Oval) Almoço convivio às 12.30 horas na Casa Madeira em Vauxhall Cantares ao desafio Atuação do grupo com a participação de todos os presentes Contacto: 07905927550 - 07979980404

28
Fernanda Jorge

05 Dezembro 2011

Deputadas lusas distinguidas
As eurodeputadas portuguesas Marisa Matias e Maria da Graça Carvalho foram distinguidas com prémios de melhores deputados ao Parlamento Europeu em 2011, os chamados "MEP awards", nas áreas da Investigação e Inovação e da Saúde, respectivamente. Os prémios visam distinguir os melhores eurodeputados do ano em 16 diferentes categorias.

48.000
Mulheres são diagnosticadas com cancro mamário todos os anos no Reino Unido.

Loiro vira moda no Verão 2012
Loiro dourado, mechas 3D, cabelos claros naturais... São as tendências de cor para os seus cabelos no verão 2012 e razão porque você pode (e deve!) tornar-se loira e linda independente da sua cor de pele! Atire a primeira pedra quem nunca pensou em ter cabelo loiro... As louras irão brilhar como nunca no verão 2012. A diferença é que as variações são muitas e podem ser usadas por todas as cores de pele.

O BRANCO DOMINA A MODA PARA A PASSAGEM DE ANO 2012
O fim do ano está se aproximar e com isso as pessoas começaram a planear a forma de comemorar a ocasião. 2012 não pode ser festejado de qualquer forma, é necessário preparação, canalizar energias positivas e estar disposta para receber de braços abertos as emoções de um novo ano. Além de escolher um lugar para comemorar o réveillon em grande estilo, as pessoas também costumam encarar o dilema da toilette apropriada para o acontecimento. A escolha das roupas vai muito para além do gosto ou personalidade de cada um, também é influenciada por simpatias que conta nas expectativas das pessoas. A passagem do ano é um momento de reflexão, tempo de lançar energias positiva para o universo, fazer pedidos, criar expectativas e elaborar planos. A escolha da roupa Áries: A vida familiar será maravilhosa. As pessoas que estão num relacionamento podem casar este ano. Financeiramente os arianos permanecerão seguros. Áries pode enfrentar alguns desafios na sua carreira durante o primeiro semestre do ano, no entanto, serão capazes de superar todas as dificuldades. Touro: Touro é um signo forte e a vida familiar será harmoniosa. Amigos fornecerão apoio durante todo o ano. Os problemas financeiros se houver resolver-se-ão com tranquilidade. No entanto, alguns problemas relacionados com a saúde podem ocorrer durante a segunda metade do ano. Assim o Touro deve cuidar da saúde em 2012. Gêmeos: Para os geminianos será um ano para poupar. A saúde merece cuidados e o trabalho será recompensado. Câncer: Tudo que os cancerianos plantaram no decorrer do ano de 2011 poderão colher e de forma bem satisfatória. Conhecerá gente nova que abrirão portas importantes. Leão: Os astros dizem que 2012 será um ano de união para os leoninos. Alguns podem também conseguir uma promoção. Pela metade do ano irá desfrutar de um tempo maravilhoso. Virgem: O virginiano que é tão atento e organizado poderá ter garantia de boas finanças. A vida em familia será boa e saudável. Um problema menor de saúde tem a ver de certa forma com os anseios e desejos do réveillon, transpondo de dentro para fora tudo aquilo que a pessoa busca, precisa e sonha. Apesar das muitas dicas de roupas para usar no réveillon 2011, que combinam a tradição da data comemorativa com as novas tendências da moda - o branco. Para escolher a toilete ideal para ocasião, é preciso fazer uma viagem interior e encontrar os sentimentos que deseja captar ao longo do novo ano que está prestes a começar. Os supersticiosos acreditam que a cor da roupa usada contribui com as boas vibrações. O branco é uma cor tradicional no réveillon e, este ano, a cor da moda para entrar em 2012, sendo o símbolo da paz e pureza tão almejada por todos. E as lojas exibem diversas peças de roupas brancas à sua escolha... dos contras, você vai estar saudável e em forma todo o ano. Aquário: Os Aquarianos terão um ano fantástico. Alguns podem até conseguir uma promoção. A vida familiar será muito agradável. Os amigos serão fiéis todo o ano. Os problemas financeiros resolver-se-ão sem muito esforço. No entanto, alguns problemas relacionados com a saúde podem surgirem em meados do ano. Cuide da saúde. Peixes: Este ano é muito bom para Peixes apesar de alguns problemas financeiros que ocorrerão. Se você tem um relacionamento amoroso pode casar-se. Alguns podem até conseguir uma promoção no trabalho. O final do ano vai ser maravilhoso.

Horóscopo para 2012 pode ocorrer no início do ano. Não
terá consequências na carreira ou no emprego. No entanto, se tem um negócio, 2012 será o seu ano. Libra: As viagens estão favorecidas em 2012. Pode fazer uma viagem curta com amigos ou parentes. No entanto, alguma crise financeira pode ocorrer na metade do ano devido a grandes despesas imprevistas. Escorpião: Um ano com muitos acontecimentos para os escorpianos. Alguns problemas podem ocorrer na família. Tente de ser sincero com seu parceiro, caso contrário, poderão acontecer

alguns mal-entendidos. Financeiramente todo o ano será favorável. Sagitário: No lado romântico, este ano será maravilhoso. No entanto, alguns problemas financeiros podem ocorrer. Os amigos serão um grande apoio. Alguns sagitarianos podem ser promovidos na sua carreira. Uma viagem muito esperada poderá acontecer. Capricórnio: Um ano de luta, mas com vitórias para os capricornianos. Embora haja garantia financeira, o desenvolvimento profissional pode não acontecer. Pode enfrentar alguns problemas na família também. Em geral, todos os relacionamentos enfrentarão alguns desafios. Seja paciente, caso contrário será pior. Apesar

05 Dezembro 2011

A CRISE DE ALEXANDRA
ana toda. Agora tiveram de mudar. Já não há, por exemplo, chocolates todos os dias e já só há bombons em ocasiões muito especiais", explica, acrescentando que os cortes nas despesas se fazem notar também na roupa. "No que diz respeito à roupa, a Margarida [16 anos] e a Catarina [14] dividem e passam de uma para a outra e já não vamos todas às compras com a mesma facilidade. Há também muitas coisas que elas usam que era meu, mas também porque elas têm imensa consciência do que se passa e não são de pedir", revela Alexandra Lencastre, que assume ter medo do futuro. "Elas fazem muitas perguntas sobre o futuro, para as quais eu não tenho resposta e é óbvio que eu temo pelo futuro delas. Às vezes, até fecho os olhos e tento não pensar muito. Começo a aplicar aquela teoria de viver um dia de cada vez para não cair numa depressão", conclui.

Protagonista de várias telenovelas da TVI e considerada uma das melhores actrizes do panorama nacional, Alexandra Lencastre, de 46 anos, não é imune à crise que o País atravessa e já teve de aplicar várias medidas de contenção económica em sua casa. "Não temos como nos isolar desta crise horrorosa. Sinto muito a crise e ando aflita, como toda a gente. Já há mais de um ano que comecei a cortar em várias coisas", começa por revelar a actriz que dá vida a Joana Rita na telenovela ‘Anjo Meu'. "Por uma questão de organização, fazia ementas para a sem-

A provar que a relação está de pedra e cal e que a família Aveiro aceita Irina Shayk, Elma, irmã de Cristiano Ronaldo, revela que a modelo russa deverá passar o Natal com a família do namorado. "Estaremos todos juntos e a Irina, se não tiver trabalho, vai passar connosco, de certeza", começa por afirmar Elma, que confessa ainda não saber qual será o local escolhido para a ceia de Natal. "Ainda não sabemos se é cá, na Madeira ou em Madrid", explica, acrescentando que dará uma "lembrança" a Irina. "Vou dar-lhe uma coisinha só para ela abrir na noite de Natal, talvez um batom ou qualquer outra coisa simples. Ainda não sei".
PUB.

30

05 Dezembro 2011

Hoje, mais uma vez, é um daqueles dias em que é possível falar de tudo sem dizer realmente nada de novo. Irei tentar abordar alguns aspectos que possam contribuir para nos situarmos neste mundo cada vez mais conturbado e em que a ausência de respostas parece ter passado a ser uma das suas características fundamentais. Mantenho a linha de pensamento das crónicas anteriores no que se refere à questão das dívidas soberanas, da fragilidade económica e do seu agravamento e bem assim da instabilidade da moeda única, o euro. Voltar a discutir aqui a falta de soluções que tem caracterizado as políticas seguidas seria no mínimo redundante, sendo ainda fácil reconhecer que nos serviços noticiosos actuais abundam os mais diversos comentários sobre a matéria numa vastíssima pluralidade de opiniões. Por outro lado não devemos esquecer o facto de que as lutas continuam a manifestar-se claramente em termos globais, devendo aqui destacar-se a greve geral em Portugal, pela sua oportunidade e pelos índices de
PUB

participação alcançados e que a transformam num marco histórico na luta dos trabalhadores portugueses. Mas também aqui, em Inglaterra a greve geral foi histórica com notícias a garantirem que país já não via uma greve destas dimensões há mais de uma geração. Por isso dois aspectos podem ser identificados na situação actual, um primeiro é que o descontentamento está a atingir sectores cada vez mais alargados da população com tendência a aumentar e um segundo, o da retórica dos políticos de culparem tudo e todos pela sua própria incapacidade remetendo sempre para factores externos. O discurso é como sempre o de que os outros é que são os culpados ao mesmo tempo que se mantem o caminho dum desastre anunciado. Como pano de fundo continuamos a receber as notícias dos últimos episódios sobre a Síria e o Irão, que provavelmente não irão passar disso mesmo episódios de um folhetim a que já se reconhece o refrão. Depois da experiên-

Um mundo em mudança
cia Líbia seria difícil de acreditar que a Rússia e a China voltariam a cair no mesmo tipo de ingenuidade, pelo que o veto destes países nas Nações Unidas e algumas medidas suplementares terão a função de transmitir uma mensagem clara aos Americanos e aos seus aliados da NATO, ou seja novas intervenções não serão vistas com bons olhos. Mas nesta altura parece importante referir dois factos que apesar de noticiados têm passado um pouco à margem daquilo que são as grandes linhas da informação. O primeiro refere-se à XVII Conferência Climática em Durban, na África do Sul, no âmbito das Nações Unidas. Este foro internacional reveste-se da maior importância até porque é sabido que a diferença de posições entre os países industrializados e os países em vias de desenvolvimento continua a ser um obstáculo a mais e melhores acordos na defesa do nosso planeta. O foro que desde 1992 tem insistido e advogado a protecção climática e o desenvolvimento sustentado em benefício das gerações presentes e futuras como um objectivo e uma obrigação comum e global. Apesar de todos concordarem na urgência de certas medidas, concretamente no que diz respeito ao aquecimento global, não tem sido fácil chegar a acordo sobre as medidas concretas ou sobre um programa que a todos satisfaça. Basta lembrar o Protocolo de Kyoto subscrito em 1997 e ratificado por 156 países e posteriormente não ratificado por dois dos maiores poluidores mundiais, a América e a Austrália. A segunda notícia que aqui quero destacar é sobre o novo gasoduto "North Stream" recentemente inaugurado e que realmente apareceu de forma quase despercebida nos serviços noticiosos. O "North Stream" de uma maneira simples é um gasoduto que liga no mar Báltico, de Vyborg, perto de São Petersburgo, na Rússia, a Lubmin, perto da fronteira polaca na Alemanha, sem passar por nenhum

outro país. Da Alemanha poderá seguir para a França, Holanda, Dinamarca, Grã-Bretanha e outros possíveis e ansiosos compradores de gás russo. O projecto é antigo e a novidade está em ter entrado em funcionamento e de vir reforçar o eixo Moscovo-Berlin-Paris. O novo empreendimento é o resultado de uma parceria privada e exclui a possibilidade de terceiros poderem intervir ou reter de qualquer maneira os fornecimentos. Nas palavras de Joseph Auer um investigador ao serviço do "Deutch Bank" trata-se de um projecto político e também um projecto comercial, e faz sentido tanto a nível económico como político. Sobre esta matéria o Professor de Relações Internacionais Immanuel Wallerstein pergunta o que poderá fazer de facto a América quanto a isto, e ao que parece a resposta é óbvia.

Licenciado em Direito e estudante em Relacções Internacionais e Políticas

05 Dezembro 2011

31

COMUNIDADES
Mais de 1.200 alunos sem aulas 2005 Emigrantes "abandonados"
"Sensação de abandono", lamentam uns. "Não podemos aceitar que este património, a língua portuguesa, desapareça", defendem outros. Em Paris, a reestruturação do ensino do português tem sido conversa diária entre professores, alunos e encarregados de educação. Em Gentilly, nos arredores da cidade, a paróquia local, por via de protocolos institucionais fornece aulas às quartas e quintas-feiras. realizou-se o primeiro Um terço dos 3.744 alunos que beneficiam do programa de natal para as crianças em ensino do Português na África do Sul, Namíbia, Suazilândia Thetford, pela mão da e Zimbabué podem ficar sem aulas no próximo ano lectivo META e da Keystone por falta de professores, prevê o coordenador do programa, Development Trust Rui de Azevedo. Segundo o responsável, a pouco mais de um mês do arranque do ano lectivo nestes países, a coordenação tem 18 vagas em aberto nos quatro países onde trabalha

Centro Desportivo e NATAL DE THETFORD JÁ ESTÁ EM MARCHA Jantar de confraternização no ‘Chocolate Mirror’ Cultural de Londres Ta l c o m o n o a n o p a s s a d o , Cultural” de Londres, os grupos
Agenda de Actividades
15 a 24 de Dezembro Tradicional Missa do Parto todos as noites às 21h, excepto domingo que será às 17h Local: Igreja Scalabrini Após a missa o tradicional chocolate quente e doces tradicionais portugueses Custódio Prates, tem já tudo preparado para a grande festa da criança em Thetford, no pavilhão gimno-desportivo, junto às psicinas. À semelhança do ano passado teremos presente José Figueiras, uma figura que deixou saudades e que foi a alma do evento de 2011. A seu lado teremos Helena Napoleão com um espectáculo à medida para as crianças, o Palhaço MAX, um atracção de grande qualidade, que foi impedido pelo mau tempo de estar presenta no ano passado. Depois o Rancho folclórico madeirense do Clube “O

Agenda
O Pico Bar já está no Facebook apresentando o seu Menú para o Natal. Não perca e visite o novo site. Luis Alexys Está de volta ao Sporting de Londres, sextas, sábados e domingos de tarde Casa Madeira Dança e a boa disposicao pela noite dentro, ESTE SABADO 3/12/11, Musica Popular Portuguesa para um "xequemat" perfeito. Reserve o seu lugar:(020) 7735 0592 NOITE DE RÉVEILLON No Restaurante “A TOCA” no dia 31 de Dezembro às 20:00 A grande festa num dos locais mais “inn” de Londres. Reserve pelo telefone 02076272919
PUB

GRANDE FESTA DE FIM DE ANO
No Royal Nacional Hotel em Londres, na Galleon Suite, Bedford Way, London, WC1H 0DG Para reservar contacte a Andreia t: 07944 441 113 Adulto: £65 Criança (5/12) £35 Criança (0/4) Gratis com bebida de entrada; Jantar de Gala com meia garrafa de vinho; Um copo de champagne à meia noite Baile até às 2 horas da manhã com música do conjunto Lusofonia

corais e de teatro das escolinhas locais. Um evento com o suporte do jornal “As Notícias” e da Rádio “Galo de Barcelos”. Com muitas empresas e bancos à mistura. Sem dúvida esta segunda Festa de Natal em Thetford foi sobejamente melhorada e elaborada e promete ser um dia diferente e feliz para as muitas crianças que se vão inscrevento. Espera-se mais de 300 crianças presentes. Depois da Festa o jantar de confraternização no ‘Chocolate Mirror’ no centro da vila, onde vão estar presentes os artistas.

MESTRE VIDENTE DJABULA
Herdeiro de uma das maiores famÍlias do Mandingua. Iniciação desde os 6 anos de idade! 35 anos de experiência. O poder da sua vidência irá ajudá-lo(a) a resolver TODOS OS SEUS PROBLEMAS, mesmo que sejam de longo tempo, ódio, álcool, maus-olhados, financeiro, afectivo, negócios, depressões, insucessos. 10 tipos de doença, incluindo casos desesperados, trabalho, quaisquer complexos fisicos ou morais. Torna invulnerável a qualquer pessoa que o queira mal! Prevê os perigos indicando todas as precauções a tomar. Conhecido por grandes personalidades no mundo inteiro. Êxito em todos os dominios. Exame do sexo para ter força no amor. Se o teu marido ou a tua mulher foi embora, vem consultar-me, irás vê-lo(a) na mesma semana! Resultados rápidos e garantidos a 100% em 3 dias. Trabalho honesto, sério, eficiente e rápido (por correspondência, envia um envelope com selo). Se quer começar uma nova vida, contacte-me. Pessoalmente todos os dias, todas as consultas com marcação. Pagamente depois do resultado. Telf.01502583083 /Telm.07553139411

AVON
Procura
Vendedora Candidatos devem contactar:

ANUNCIE NA NOSSA SECÇÃO DE CLASSIFICADOS PREÇOS DESDE

ANUNCIE 07424 917 347

£5
07424 917 347

DOG TRAINING ESSEX CLUB
Professional and qualified dog trainer.AGILITY,OBEDIENCE (basic and advanced level),General training,Behaviour Consultation/Correction,Preparation for BH, SchHVPG & IPO,Levels 1, 2, 3 Puppy classes,VPG/IPO (Obedience/tracking/Pers pro adanced) One to one sessions or group sessions,Dog Training classes aren't for everyone, so private dog training sessions allow you to get the benefit of dog training classes, but in the comfort, of your own home

Home visits, Our field call Vitor Braga for further details 07554681220 www.uk9unit.co.uk

FastTrack Management Service (London) Ltd

COSTUREIRA PROFISSIONAL
(NA ÁREA DE THETFORD)

Aceitam-se Encomendas
Rissóis, Empadas, Bola de Fiambre e Queijo, Queijadas, Queques de Cenoura e muito mais... Contacte:

Procuramos pessoas para as seguintes áreas:
Serventes, Armadores de Ferro Concrete Finishers, Carpinteiros de Cofragem,Manobradores de Máquinas (360, F Lift, Dumper, Gruistas ) Com o cartão do Cscs ou CPCS Ligar Carla Monteiro 07879630568 Carla.Monteiro@Ftrack.co.uk

OFERECE-SE PARA TODO O TIPO DE TRABALHO DE COSTURA GRANDES E PEQUENOS CONTACTE MARTA 07503228168

Telefone: 07940335664

Sheet Metal workers
Norwich, Norfolk workshop role no CSCS required Call Nathan on 08452414088

VIDENTE BABA
EXISTEM 7 MALES QUE AFECTAM UMA PESSOA! VOCÊ PODE ESTAR AFECTADA E ESTAR A BLOQUEAR A SUA SORTE! QUANDO VOCÊ NÃO TIVER MAIS NINGUÉM A QUEM RECORRER... FALE COM O PROF. BABA POIS É A SOLUÇÃO E CURA TUDO... SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA NAS SEGUINTES ÁREAS: - AMOR, CASAMENTO, UNIR E AFASTAR, - FALTA DE SORTE, - NEGÓCIOS, TRABALHO, JUSTIÇA, - TENDÊNCIA AO VÍCIOS, FILHOS REBELDES, - DOENÇAS ESPIRITUAIS, PENSAMENTOS NEGATIVOS, - INVEJA E MAU OLHADO, MAL FEITIO, SENSAÇÃO DE QUE O MAL O ESTÁ RODIANDO, - PROTECÇÃO CONTRA MAGIA NEGRA, CONTACTE-ME PARA RESULTADOS RÁPIDOS E GARANTIDOS EM TODOS OS CASOS

CRB Multi Trade Technitian
Contract Type: Freelance Salary: £12 to £13 Discipline: Domestic Building Maintenance Location: Bournemouth Country: United Kingdom job description: Two positions have become available for plumbers to look after ocupied properties in the Bournemouth, Dorset area. As a Multi Trader you will need to have a full driving licence and be CRB cleared in the last year. You will be expected to carry out all aspects of plumbing repairs, plastering, tiling and carpentry maintenance in Social occupied properties.

01842 338 610

07536121005- 07539873525
Email: malam1923@hotmail.com Faz trabalho à distância e desloca-se a se domicilio

Please send CV''s to charlie.neocleous@ra ndstadcpe.com

VENDEDORES EM TODO O PAÍS
Empresa de venda e distribuição de produtos para a industria hoteleira, catering e escolas, procura aumentar a sua força de vendas. Se tem alguma experiência no sector, é bom comunicador e capaz de integrar uma equipa comercial muito competitiva, se tem carta de condução e disponibilidade para viajar. Envie-nos o seu CV para: jonor.catering.equipment@gmail.com

O SEU JORNAL NO REINO UNIDO ANUNCIE AQUI

NÃO FALA INGLÊS POSSO AJUDAR!
Acompanho você ao Banco Médico (GP) Hospital ou a outro lugar que necessitar

Faço também Traduções Lucy: 0783 171 933

34

05 Dezembro 2011

LAZER
Apanhados a fazer sexo em escorrega de parque aquático
Há quem goste de arriscar e não tema ser visto: um casal foi apanhado a ter relações sexuais num escorrega de um parque aquático.

COM O CEGO NÃO SE BRINCA
Um cego foi a um restaurante e pediu a ementa em braile. O empregado, desculpando-se, disse que não tinha. O cego disse então: - Não faz mal, traga-me uma colher suja da cozinha para eu provar a comida. O empregado achou estranho, mas atendeu ao pedido. Pegou numa colher usada na cozinha e deu-a ao cego. Este lambeu a colher e comentou: - Hummm, óptimo tempero. Camarão com arroz à grega, pode-me trazer esse prato. No dia seguinte, a mesma coisa: - Hummm, strogonof de frango, batata frita, pode-me trazer esse prato. Passou-se uma semana e sempre a mesma coisa, o cego pedia a colher, lambia e adivinhava o prato. O empregado, que queria pregar uma ao cego, resolveu aprontar-lhe uma das grandes. No dia seguinte, quando o cego chegou e pediu a colher, o empregado foi buscar a colher e disse à cozinheira, que aliás era a sua mulher: - Guidinha, eu tô numa de praxar o cego que cá vem todos os dias eadivinha o prato do dia. Pega aí nessa colher e passa-a aí na "desejada"... A cozinheira atendeu o pedido e o empregado levou a colher ao cego. Este meteu a colher na boca, pensou um pouco e disse: -É pá, não posso crer, a Margarida trabalha aqui !!!

Há cada emprego! Esta firma de desodorizantes tem por rotina fazer os seus empregados experimentar o produto. E vai daí toca a despir os homens, dar bata branca às mulheres e em vez de trazerem o olfacto canino dá às mulheres a honra de se sentirem atraídas pelo odor!!! Esta na foto teve azar porque o colega não ter tido tempo de de se limpar das fezes de mosca que apanhou no almoço. Contudo o cheirinho foi o suficiente para que a mão da colega deslizasse pelo barço fora e ups! ficamos por aqui... Já sabe com a crise, aí tem uma boa sugestão para encontrar emprego.... O Cheira braços! E esta, hem!

O episódio, captado pelas câmaras de videovigilância do espaço, ocorreu em Opoczno, na Polónia. Segundo o jornal 'The Sun', a gerência do parque aquático ficou chocada com o 'à vontade' dos protagonistas da cena de sexo e acabou por expulsá-lo.

SUDOKU
Quantas vezes foi preciso dizer ao mordomo que era preciso ter cuidado com as ‘cagadelas’ reais. Mas nada valeu os avisos e agora o pobre do trabalhador dos esgotos tem de andar à pesca da”coisa” real. Nada é hoje como antes, em que as pessoas eram educadas de outra forma com outro tipo de senso de responsabilidade.
PUB.

Utilizando apenas os números de um a nove, preencha os espaços vazios de modo a que cada linha, colunas e os quadrados 3x3 contenham os números de 1 a 9. Solução no próximo número.
SOLUÇÕES DO Nº 114

7 1 9 5 7 5 1 3 6 7

2

1 3 6 7 3

7 1 9 8 6 2 4 3 5

2 5 8 4 3 7 9 6 1

4 6 3 1 5 9 2 8 7

8 7 1 3 4 6 5 9 2

5 2 6 9 8 1 3 7 4

3 9 4 7 2 5 8 1 6

6 3 2 5 1 8 7 4 9

9 4 5 6 7 3 1 2 8

1 8 7 2 9 4 6 5 3

2

1 3 65 1 2 5

9 4 3 9 3 1

05 Dezembro 2011

35

COMUNIDADES
OURIVESARIA PORTUGAL

Um negócio em Lambeth com tradição de família
Óscar e Solana, são um jovem casal, bonito e simpático, que há 5 anos, depois de se mudarem para Londres, resolveram continuar o negócio de Ourivesaria Portuguesa que a mãe do Óscar já tinha iniciado nesta cidade, alguns anos atrás. O Óscar é técnico de informática e a Solana sempre trabalhou em Ourivesaria, juntos têm três filhas lindíssimas, respectivamente: Catarina de 12 anos, Diana de 15 e a bebé da casa Beatriz de 3 anos. O ouro português continua a ter grande procura por parte dos clientes portugueses e ingleses, de modo a satisfazer toda a clientela a Ourivesaria Portugal tem ao seu dispor uma vasta gama de peças em ouro branco, amarelo e bicolor. Em matéria de relojoaria o casal Óscar e Solana também escolheram uma marca portuguesa de grande prestígio CELSUS. Se pretender peças em prata, pode comprá-las e mandar gravar, mas se quiser ser mesmo original, construa a sua própria pulseira ou colar com as peças da SILVERADO. Se for fã do Cristiano Ronaldo e pensa que a sorte ao jogo pode vir do terço pendurado ao pescoço, então vá mesmo à Ourivesaria Portugal e compre-o, porque têm-no à venda. Mas se quer comprar sem sair de casa ou apenas escolher o modelo, visite www.portugaljewellery.com. Além dos modelos originais pode também encontrar as famosas alianças de sete escravas, que foram sucesso nos anos 70 e que estão de novo na moda. Curiosamente a Ourivesaria Portugal através do seu website tem vendido peças de ouro português não só para todo o Reino Unido, mas também para os Estados Unidos. Por isso já sabe, este Natal se pretende oferecer algo especial, vá à Ourivesaria Portugal.
PUB

36

03 Dezembro 2011

DESPORTO
Jesus e o espectáculo
Jorge Jesus não desarma e quase uma semana depois do dérbi volta a enaltecer o desempenho da sua equipa. Na conferência de Imprensa de lançamento do jogo com o Marítimo, surgiu bem-disposto e sempre com o pé no acelerador. Jesus diz que o Benfica e o FC Porto estão no mesmo patamar em termos classificativos, mas a sua equipa tem outra nota quando se fala de espectáculo.

1863
- Reunião da The Football Association que tratará, entre outros assuntos, da universalização das regras do futebol.

Portugal reforça quinto lugar
Foi uma boa jornada europeia para as equipas portuguesas. Com as vitórias de Sporting e Sporting de Braga, Portugal reforçou o quinto lugar do ranking da UEFA, distanciando-se ainda mais da França e Rússia. Antes dos jogos da Liga Europa, Portugal estava pouco à frente da França (50,346 contra 50,344).

BRAGA TRABALHADOR pouco mais alta. A BIRMIGHAM PASSA EM dos 15 minutos, o Birmingham No final do jogo do Sporting de pressão um
SPORTING ACUSA LUÍS FILIPE VIEIRA O presidente do Sporting, Godinho Lopes, acusou o homólogo do Benfica, Luís Filipe Vieira, de estar envolvido num incidente grave no final do "derby", junto ao balneário "leonino", que vai motivar uma participação à Liga. ANAÍS MONIZ FORA DO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO A Federação Portuguesa de Triatlo decidiu expulsar a atleta do Benfica do Centro de Alto Rendimento do Jamor devido à sua indisciplina, segundo avança o jornal "A Bola". BENFICA DESAFIA SPORTING A DIVULGAR GRAVAÇÃO O Benfica desafiou o Sporting a divulgar a gravação do alegado incidente que envolveu Luís Filipe Vieira junto do balneário da equipa "leonina", após jogo de sábado, da 11.ª jornada da Liga de futebol, no Estádio da Luz. BRAGA: ADEPTO INGLÊS ESFAQUEADO Um inglês, adepto do Birmingham, foi esfaqueado nas costas antes do jogo SC Braga-Birmingham, durante uma rixa com outro adepto britânico no Hotel Meliã, em Braga. Walton Wilkins, de 47 anos, foi encaminhado pelos Sapadores para o Hospital de Braga e, ao que CM apurou, encontra-se estável. Desconhece-se os motivos que levaram à agressão. A PSP investiga. CARVALHO, PEPE, NANI E CR7 NO ONZE IDEAL DO ANO Ricardo Carvalho, Pepe, Nani e Cristiano Ronaldo estão entre os 55 nomeados ao onze ideal de 2011, prémio atribuído pelo FIFPro, sindicato internacional de jogadores, em conjunto com a FIFA. “DEFOUR É COMO MOUTINHO" A notícia não é de agora, mas vale a pena ser recuperada numa fase em que Defour se assume paulatinamente no meio-campo azul e branco. O belga esteve quase a assinar pelo Lokomotiv de Moscovo, mas o súbito interesse do FC Porto fê-lo mudar de rota, para desgosto do treinador José Couceiro. "Jogando no centro do terreno, como jogava no Standard [no FC Porto tem alinhado como médio-interior], dava-me qualidade ao meio-campo. Mas o destino não quis que ele viesse. O FC Porto é de outro nível", explica, ele que a seguir se virou para Zapater, espanhol do Sporting. JOSÉ MOURINHO É A “ESTRELA DO ANO” José Mourinho pode ainda não ter ganho nada este ano no que toca ao futebol, mas há um título, inédito para um treinador, que já ninguém lhe tira. O actual técnico do Real Madrid foi eleito pela revista 'Rolling Stone' espanhola, na sua edição de Dezembro, como a 'rock star' [estrela rock] do ano. PORTUGAL JÁ ESCOLHEU ONDE FICA NO EURO 2012 Depois do apuramento no play-off, a Seleção já aponta para o local onde permanecerá durante o torneio. A primeira opção lusa vai para a cidade polaca de Opalenica, onde o Hotel Remes Sport & Spa tem 16 campos com medidas oficiais. A unidade hoteleira de quatro estrelas dispõe de 58 quartos duplos e que serão ocupados na totalidade pela comitiva nacional YANNICK RECLAMA LIBERDADE O futebolista internacional português Yannick Djaló, 25 anos, promoveu uma conferência de imprensa no Sindicato de Jogadores, a fim de reclamar liberdade para retomar o percurso profissional interrompido no Verão passado depois da transferência do Sporting para os franceses do Nice ter sido perturbada por atraso na entrega de documentos na liga francesa, e ainda lançar mudança para o Aston Villa. "LIDERANÇA REDUZ PRESSÃO" "Estar na liderança permite ter uma pequena margem de erro e reduz a pressão dos jogadores", disse José Mourinho na antevisão ao Sp. Gijón-Real Madrid, nas Astúrias, que ganhou por 3-0. Braga, Leonardo Jardim,treinador bracarense, depois do triunfo por 1-0, em jogo da quinta jornada do Grupo H da Liga Europa de futebol falou à imprensa: - Leonardo Jardim "Houve um mau início da nossa parte. Foram os piores 15 minutos iniciais da época, mas também, em 21 jogos oficiais, mas tivemos a felicidade de não termos sido batidos no melhor período do adversário. Isso fez-nos perceber que não era aquele o caminho. Conseguimos controlar o adversário, fomos para o intervalo, o domínio foi aumentando e acabámos por justificar a vitória, tendo em conta todos os minutos do jogo. O adversário entrou forte, com nossa má entrada foi motivada pela inibição, pela dificuldade na posse de bola. Não conseguimos aquilo que pretendíamos. Depois acabou por baixar a pressão, como seria de esperar de uma equipa típica inglesa. No entanto, há que dar mérito à equipa.” .

Sporting dominador jogou o quanto baste
O Sporting garantiu o primeiro lugar do grupo D da Liga Europa em futebol, ao vencer com facilidade os suíços do Zurique (2-0), num jogo pobre e "salvo" pelos lampejos de classe de Capel. Numa partida nivelada por baixo valeram as mudanças de velocidade e o reportório técnico do extremo espanhol para dar vida a um jogo propício à monotonia. ,Inesperadamente, o Zurique teve uma entrada forte no jogo, assumindo a iniciativa, mas esse ascendente não iria além do primeiro quarto de hora e custar-lhe-ia um golo bem cedo. O balanceamento ofensivo dos suíços significou espaços no seu meio-campo, propiciando rápidas transições ofensivas ao Sporting, uma das quais coroada com êxito logo aos 15 minutos, com a marcação do primeiro golo, por Wolfswinkel, após abertura do seu compatriota Schaars.
PUB

05 Dezembro 2011

37

DESPORTO
Ronaldo e os penaltis
O avançado do Real Madrid converteu com êxito as últimas 17 grandes penalidades que foi chamado a apontar. O recorde (25) pertence a Ronald Koeman. A última vez que o internacional português falhou um penálti foi há quase dois anos, a 5 de Dezembro de 2009, durante um Real Madrid-Almería. O remate de Ronaldo foi então defendido por Diego Alves.

1907
Em 28 de Novembro foi fundado o Leixões Sport Club

Portugal estreia-se hoje no Dubai
Autêntica alvorada de luxo para a selecção nacional da variante de sevens quando, na cidade do Dubai, capital dos Emiratos Árabes Unidos, a partir das 7.10 horas desta manhã, enfrentar a poderosa África do Sul, na abertura da participação dos Lobos na segunda etapa da World Sevens Series 2011/12, organizado pela International Rugby Board.

Alemanha, Holanda e Dinamarca

TAÇA DE PORTUGAL
As equipas mais favoritas que jogaram os “oitavos” da Taça de Portugal de futebol seguiram em frente na prova, mas não evitaram um esforço extra e até decisões obtidas na “roleta” dos penáltis. A Oliveirense (Liga de Honra) acabou com os sonhos do Mirandela (II divisão) através do desempate por pontapés da marca de grande penalidade (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar e o 2-2 no prolongamento. Da mesma forma, o Nacional da Madeira (Liga) “abateu” o Tirsense (II) no terreno deste (4-3), após o nulo verificado no final dos 90 minutos. Obrigados a 120 minutos de jogo, o Desportivo das Aves (LH) venceu o Ribeira Brava por 2-1 (11 no tempo regulamentar) e a Académica (L) bateu o Leixões (LH) em Matosinhos por 5-2 (22). A eliminatória ficou marcada pelo afastamento do Benfica, que na sexta-feira foi derrotado pelo Marítimo, no Funchal, por 2-1. No dia anterior, o Moreirense (LH) venceu o Torreense (II) por 2-1. No sábado, a Olhanense, a exemplo do que se passou, viu-se obrigada a resolver a passagem no penáltis, vencendo por 4-2, após o empate a um golo no tempo regulamentar. Os oitavos de final da Taça de Portugal ficam concluídos segunda-feira, com a realização do Sporting (L) Belenenses (LH), às 20:15.
PUB

PORTUGAL NUM GRUPO DE LUXO E ESPECTÁCULO
Portugal não terá tarefa nada fácil no grupo B. Efetua o seu primeiro encontro a 9 de junho em Lviv frente à Alemanha, seleção apontada como a grande candidata a colocar um ponto final na hegemonia da Espanha. Ainda assim os alemães mostram-se cautelosos. De acordo com Joachim Löw "Portugal é uma equipa cheia de estrelas que jogam em grandes clubes como o Real e o Manchester United. Têm o Nani e o Ronaldo num ataque espetacular mas também uma defesa sólida com jogadores como o Pepe, apenas para dar um exemplo. É um grupo bastante excitante e interessante." Segue-se a Dinamarca, que relegou Portugal para o play-off na fase de qualificação, também em Lviv a 13 de Junho, e a Holanda, vice-campeã do mundo, na última jornada a 17. Além do sorteio, o dia em Kiev, ficou ainda marcado pela apresentação da bola oficial do Campeonato da Europa, a Tango 12. Pelo nome da bola, tudo leva a crer que neste grupo Portugal tem pela frente exímios dançarinos a quem terá de roubar o “tango”.

38

03 Dezembro 2011

DESPORTO
Dezembro vital para Villas-Boas
Dezembro pode ser um mês decisivo para André VillasBoas à frente da equipa técnica do Chelsea, noticia a imprensa britânica, como o próprio admitiu após a derrota frente ao Liverpool, na Taça da Liga de futebol.. Ele está a perder demasiados jogos e isso simplesmente não pode continuar", comenta Jason Burt no Daily Telegraph, apontando as consequências na confiança da equipa.

1949
Em 25 de Novembro é publicado o primeiro número do jornal desportivo Record

Saíu o livro de Mourinho
O livro Mourinho, nos bastidores das vitórias, da autoria dos jornalistas Luís Miguel Pereira e Nuno Luz, contém testemunhos de muitos dos que privaram com o treinador português e vai ser colocado à venda na quinta-feira. A obra, que está nos escaparates em Espanha, analisa a carreira do actual treinador da equipa de futebol do Real Madrid sob o olhar dos que trabalharam com José Mourinho.

Ai Jesus, Catrapuz!
Marítimo dá a volta ao marcador e afasta o Benfica da Taça de Portugal
Jorge Jesus havia dito que não haveria excessos de confiança nem falta de trabalho, mas o Benfica foi desta sexta-feira um pouco vítima destes dois pecados, a começar pelo próprio treinador. No estádio dos Barreiros, no Funchal, os "encarnados" sofreram a sua primeira derrota da época (ao fim de 23 jogos), perdendo com o Marítimo por 2-1 em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O preço de estar envolvido em várias competições ao mesmo tempo é ter de fazer gestão de recursos. Na época passada, foi o que faltou ao Benfica e, na parte final, com a exploração dos recursos até ao limite, quebrou e não chegou lá. Para esta temporada, o plantel foi reconstruído com o objectivo de durar e os resultados têm sido evidentes. O Benfica ainda não tinha perdido qualquer jogo e estava a manter-se em todas
PUB

as frentes porque Jorge Jesus tem o luxo de poder ter como segundas linhas jogadores como Saviola, Nolito ou Rúben Amorim. Com menos poupanças, mas também com menos responsabilidades, o Marítimo praticamente apresentou o seu "onze" de gala, quase aquele que tem feito boa figura nesta temporada e que tem colocado a equipa madeirense nos primeiros lugares da liga portuguesa. Uma figura destaca-se nesta equipa, o senegalês Baba, avançado rápido que está sempre a olhar para a baliza e que obriga a uma marcação personalizada. Não foram raras as vezes em que Jardel apenas o conseguiu parar em falta. Dez minutos depois, o Marítimo concretizava a reviravolta. Jesus recuou nas poupanças e teve de investir um pouco mais no jogo. Se antes do 2-1 Aimar já estava em campo, depois teve de recorrer a Nélson Oliveira e a Maxi Pereira

para tentar outro resultado. Aimar trouxe, de facto, alguma coisa de novo, mas foi pouco e demasiado tarde.

O rescaldo do Benfica/Sporting

Carlos Manuel recorda
"Também perdi 7-1 em Alvalade e fui campeão mas o treinador está sujeito a isto. Há dias menos bons e os treinadores também os tem.As coisas começam e terminam muito facilmente, no futebol é assim".

05 Dezembro 2011

39

DESPORTO
Liga Espanhola

Real Madid mantém a liderança
O Real Madrid venceu no terreno do Sporting de Gijon, por 3-0, em jogo da 15 jornada da Liga espanhola de futebol, somando o 10º triunfo uma semana antes de receber o FC Barcelona. Num encontro "quente", commuitos amarelos e a expulsão deRui Faria, adjunto de JoséMourinho, os "merengues", líderes da Liga espanhola, adiantaram-se no marcador aos 33 minutos, num excelente lance individual deAngel Di Maria. O argentino, antigo jogador do Benfica, foi decisivo e, aos 63minutos, fez uma assistência perfeita para Cristiano Ronaldo. No segundo minuto dos descontos, o brasileiro Marcelo fez o terceiro golo da equipa de José Mourinho, que atuou os últimos 11 minutos em vantagem numérica. Com este triunfo, o Real Madrid passou a ter seis pontos de vantagem sobre o FC Barcelona -- vai ficar com mais um jogo disputado --, que hoje recebe o Levante, única equipa que derrotou os "blancos" na Liga esta temporada. No próximo fim-se-sema teremos então o primeiro embate da temporada entre o dois grandes do futebol espanhol que, no ano passado, pendeu para o Barcelona, tanto para a Liga como para a Taça, em que perdeu um e ganhou outro. Um jogo a não perder.