SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados

Guia do Usuário
Este guia irá orientá-lo sobre vários aspectos a respeito do sistema, entre eles, sobre a instalação, atualização, manutenção e backup

.................. Reinstalação manual do Firebird . O que devo fazer periodicamente ... Atualização do software ................. Atualização do Firebird .. 03 04 08 09 10 11 12 15 16 17 18 19 .............................. Troca de computador/servidor .. Backup e Restauração dos dados ........................................................................ Configurando o Firewall do Windows ..... Resolução de problemas de acesso ao software ........................................................................................................... Reinstalação do software ...........SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados Índice ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ ✗ O que é o SORIOTOOLS? .................................................................... Instalação do software ..................................... Compactação/reorganização dos dados .........................

Para resolver isso pode clicar com o botão direito do mouse sobre ele e em EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR. na atualização. As versões mais novas do Windows podem bloquear algumas funções do SORIOTOOLS. Este programa tem várias funções adicionais que facilitam na resolução de problemas relacionados ao software. Este SORIOTOOLS nada mais é do que um programa instalado juntamente com o sistema. basta clicar em SIM para permitir que o programa seja aberto. manutenção e backup do sistema. É possível que o Windows mostre uma mensagem de aviso.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ O que é o SORIOTOOLS? No decorrer deste manual você verá muitas referências sobre o SORIOTOOLS e funções associadas a ele. um deles é o do SORIOTOOLS: Através dele pode abrir o SORIOTOOLS para executar as funções que serão descritas no decorrer deste manual. Após instalado o sistema serão criados vários ícones na área de trabalho. .

. Já nos terminais de rede selecione a opção INSTALAÇÃO CLIENTE e clique em AVANÇAR duas vezes para. Clique em AVANÇAR nesta tela. Passo 2: Na tela seguinte haverá um opção onde pode selecionar INSTALAÇÃO SERVIDOR ou INSTALAÇÃO CLIENTE.. Selecione SERVIDOR caso vá usar em apenas um computador (sem rede) ou caso vá usar em rede e esteja instalando no servidor. Inicialmente aparecerá uma tela com o texto "Bem-vindo ao Assistente de Instalação de .SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Instalação do software Passo 1: Execute o instalador que baixou em nosso site."..

. Exemplo: GE-COMERCIO 4U.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados Passo 3: Na quarta tela da instalação (abaixo) aparecerão algumas opções para criação de atalhos e instalação do Firebird. Passo 6: Quando o programa estiver instalado tente abri-lo. Passo 7: Quando estiver instalando o programa no servidor ou em um único computador (caso não vá usar em rede) ao abri-lo deverá aparecer uma tela de login solicitando usuário e senha. Passo 4: Clique em AVANÇAR e depois em INSTALAR. se isto ocorrer confirme e aguarde o reinicio. etc. Aguarde o término da instalação e clique em CONCLUIR na última tela.. ao abrir o programa deverá aparecer uma tela de conexão com o banco de dados. Caso tenham sido criados vários ícones na área de trabalho o ícone correto para abrir o programa é aquele que leva apenas o nome do programa. Passo 5: Em alguns casos o instalador pode pedir para reiniciar o computador. Observação: Siga os passos abaixo apenas caso esteja instalando em um terminal de rede.. No primeiro acesso ao programa e até que você altere o usuário será ADM e a senha também será ADM. Caso tenha instalado anteriormente ou tenha certeza que o Firebird já está instalado pode desmarcar esta opção. Caso algum erro ao abrir o programa neste momento entre em contato com a SORIODEV e envie a mensagem de erro que está ocorrendo em detalhes. GIM.. GEPAD 4U. TRA-FRETAMENTO. Esta tela também abrirá caso ocorra algum erro de conexão com o banco de dados futuramente. Se estiver instalando o programa neste computador pela primeira vez deixe marcada a opção para instalar o Firebird. Passo 8: Caso esteja instalando em um terminal.

Caso não ocorra nenhuma mensagem de erro a configuração do acesso e instalação está concluída. você deverá usar o IP de internet do servidor.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados Passo 9: Nesta tela de conexão você deverá indicar o número IP do servidor. como o NO-IP. Passo 11: Quando finalizar a configuração na tela de conexão com o banco de dados clique em CONECTAR para acessar o programa. caso ocorra alguma mensagem de erro prossiga para o passo 12 descrito abaixo.fdb no servidor é este o caminho que deve ser usado. . o que aparece na frente de WEB (vide imagem acima). Se a conexão demorar um pouco aguarde e. Normalmente você não precisa alterar este campo pois o sistema sempre se instala no mesmo local. como o HAMACHI. por exemplo. Este caminho deve ser o mesmo do servidor e não pode ser um diretório compartilhado. Neste caso somente será possível fazer o acesso usando um servidor de dns dinâmico. Caso pretenda acessar o programa remotamente. Se o IP que aparece na frente de NET e de WEB for o mesmo é possível que seu servidor esteja acessando a internet através de um hub ou roteador. No caso do dns você informaria o próprio dns ao invés do número IP na tela de conexão. ou usando um programa para simular uma rede local entre os computadores remotos. como pela internet. o IP deve aparecer na frente de NET. Caso não saiba o IP do servidor abra o programa diretamente no servidor e verifique o rodapé da tela principal. ele faz o acesso ao servidor via TCP/IP e indica para o servidor onde o banco de dados que ele precisa acessar está. Isso ocorre porque o teminal não acessa diretamente o arquivo. ou seja. mas caso você tenha alterado o local de instalação ou do banco de dados no servidor precisará também alterar este campo no terminal. conforme demonstra a imagem abaixo. Passo 10: ainda na tela de conexão com o banco de dados também há um caminho do banco de dados. mesmo que o arquivo não exista no terminal. Dependendo da estrutura da sua rede e da solução que adotar neste caso pode ser necessário chamar um técnico de informática no local para ajudar na configuração (no caso de acesso remoto). Se o banco de dados estiver em c:\sorio\gecomercio4u\dados\dbempresa.

Para eliminar a possibilidade de ser o Firewall consulte o tópico CONFIGURANDO O FIREWALL DO WINDOWS abaixo.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados Passo 12: Caso tenha ocorrido um erro de conexão com o programa seguindo os passos anteriores corretamente é altamente provável que o servidor ou o terminal estejam fora da rede (problema no cabo ou na própria configuração da rede) ou que um Firewall esteja bloqueando a conexçao. .

Basta clicar sobre a função e o Firewall será liberado. mas existe também a possibilidade que você possua um firewall de terceiros ou mesmo que seu antivírus tenha um firewall embutido. Geralmente ele é o principal causador de falhas de conexão do programa em rede. (caso saiba como configurar seu firewall). Já a opção 05 é para as versões mais antigas. A partir do Windows 2000 foi implantando um firewall nativo no próprio Windows.exe e C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_5\bin\fbserver. com Windows 2000. Caso o problema na conexão do programa dos terminais continue entre em contato com a SorioDev fornecendo os detalhes das mensagens de erro que aparecem para que possamos auxiliá-lo. .SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Configurando o Firewall do Windows Para que o programa possa ser usado em rede é necessária a liberação do firewall. a partir do Vista. o SORIOTOOLS possui funções capazes de libera-lo rapidamente. A primeira (04) é para o firewall das versões mais novas do Windows. Será aberta uma lista e nela.exe. Para liberaro firewall do Windows via SORIOTOOLS clique em EXECUTAR UMA FUNÇÃO no rodapé da tela. XP e Server 2003. Já quanto ao firewall do Windows. Caso use um Firewall de terceiros ou seu antivírus tenha um firewall embutido você pode liberar a porta 3050 ou os programas C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_5\bin\fbguard. as opções 04 e 05 referem-se ao firewall. Neste caso é recomendável o auxílio de um técnico caso não saiba como configurá-lo.

Isto é possível usando o SORIOTOOLS. Se o botão CORRIGIR continuar visível significa que trata-se de um problema que não pode ser resolvido pelo SORIOTOOLS. caso esteja no servidor: Caso perceba que o STATUS DO SISTEMA aparece com um ícone vermelho em forma de X na frente e que apareça um botão CORRIGIR vermelho é possível que haja um problema.soriodev.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Resolução de problemas de acesso ao software Existem alguns problemas na instalação que podem ser resolvidos por você. Caso esteja usando Windows Vista. o SORIOTOOLS resolverá o problema e se abrirá novamente (para verificar se o problema foi realmente corrigido). Uma pequena tela se abrirá com alguns detalhes dos problemas e nela também terá um botão CORRIGIR. Caso o SORIOTOOLS não resolva consulte neste manual o tópico que fala sobre REINSTALAÇÃO MANUAL DO FIREBIRD. . clique com o botão direito do mouse o ícone dele e em "EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR" (caso esta opção exista). Caso nada resolva. Abra o SORIOTOOLS e você verá uma tela parecida com esta. entre com contato com a SorioDev descrevendo o problema e a mensagem de erro: http://www. Leia este tópico e siga o passo a passo dele. Clique nele e. principalmente na instalação do Firebird. Neste caso feche o SORIOTOOLS. Se o botão CORRIGIR continuar visível clique nele. Caso a opção não exista simplesmente abra-o de novo. 7 ou superior é possível também que o próprio Windows esteja restringindo o acesso do SORIOTOOLS.br/. se tudo der certo. ferramenta mencionada anteriormente neste manual.com.

o que pode acabar prejudicando a reinstalação. reinstale o software e restaure o backup. faça o backup. formate. pois o instalador evita substituir certos arquivos já presentes no computador. Caso formate seu computador e precise reinstalar o software. Mais a frente há um tópico que fala sobre como fazer este backup. Para reinstalar o sistema será necessário desinstala-lo antes. . seguindo as orientações do tópico sobre como fazer e restaurar backup. Para que isso não ocorra é necessária a realização de um backup antes da reinstalação.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Reinstalação do software Um ponto importante que vale ser destacado é que ao reinstalar o software você perderá todos os dados cadastrados anteriormente.

Abra o programa no novo servidor e certifique-se de que está instalado e funcionando. Certamente ocorrerá uma mensagem de erro (após ter retirado o programa do servidor antigo) e uma tela de conexão com o banco de dados será exibida. Se precisar migrar apenas um deles. no rodapé da tela. todos devem estar instalados nesta mesma pasta. na frente de NET. Caso além do servidor antigo e do novo existam outros computadores na rede. Caso o servidor antigo passe a ser um terminal da rede. Caso você use vários programas da SorioDev. 2. a pasta c:\sorio terá sido criada. consulte o tópico sobre "Instalação do software". siga as seguintes etapas: 1.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Troca de computador/servidor Caso precise realizar a troca de computador ou servidor em sua empresa sem perder os dados cadastrados no programa. . Caso tenha dúvidas. Você deverá alterar o campo número IP informando o IP do novo servidor. Instale o programa no novo servidor. Copie a pasta c:\sorio do servidor antigo para o novo servidor. desinstale o programa nele e instale como cliente. que pode ser obtido através do próprio programa. 5. 3. Feche o programa em todos os terminais da rede e no servidor. então localize a pasta onde seu programa está instalado (c:\sorio\[meu programa] e copie-a. 4. ao invés de copiar a pasta c:\sorio inteira. fazendo o download do instalador disponível no site para isso. Após a instalação do programa no novo servidor. Você irá simplesmente substitui-la com a do servidor antigo. descrito anteriormente. você precisará abrir o programa em todos eles. 6.

entre em FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS. • entre em SERVIÇOS. . uma queda de energia ou reincialização forçada do computador. Na maioria das vezes é possível desinstalar o FIREBIRD via painel de controle do Windows. Para isso: • • abra o PAINEL DE CONTROLE do WINDOWS. O primeiro passo é fazer uma desinstalação completa do FIREBIRD. em Adicionar/Remover Programas.soriodev. que acompanha nossos programas (clicando em DESINSTALAR na seção STATUS DO SISTEMA). É possível que mesmo após a desinstalação ele tenha ficado em execução e é isso que geralmente impende uma nova instalação. principalmente quando ocorre de haverem 2 versões do FIREBIRD instaladas no mesmo computador. Ocorre que em alguns casos a desinstalação não é bem sucedida e. • localize o FIREBIRD GUARDIAN e o FIREBIRD SERVER na lista de serviços. por isso.br ensina a configurar o programa e a resolver a maioria dos problemas que ocorrem. No entanto. Para resolver. primeiro devemos parar o serviço do FIREBIRD. existem casos onde é necessária a reinstalação do FIREBIRD. ou até mesmo usando o utilitário SORIOTOOLS.com. O manual de instalação disponível no site http://www. não é possível instalar o FIREBIRD novamente e também não é possível mais remove-lo.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Reinstalação manual do Firebird Eventualmente o gerenciador de banco de dados do FIREBIRD pode vir a apresentar problemas que podem ocorrer devido os mais variados motivos: um novo programa que foi instalado e também usa FIREBIRD. Neste caso nem o SORIOTOOLS pode ajudar. já que o desinstalador já foi executado. entre outros. Este manual ensina a resolver este problema.

com isso o servidor do FIREBIRD foi parado. localize a pasta FIREBIRD e a exclua. Agora podemos remover os arquivos físicos do FIREBIRD. • • • o FIREBIRD SERVER deve parar sozinho com isso. primeiro. repita o processo nele (clique com o botão direito do mouse em PARAR). Se não acontecer. dentro desta pasta. clique com o botão direito do mouse sobre ele e em PARAR.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados • • na coluna STATUS ambos devem estar com o status INICIADO. no FIREBIRD GUARDIAN. . abra o Windows Explorer e vá até a pasta C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS. Para isso.

caso o programa ainda apresente erros de acesso. você precisará reinstalar o FIREBIRD antes de reiniciar o computador. vá até a pasta c:\windows\system32 e exclua o arquivo GDS32. por isso. . Você pode reinstalar usando o SORIOTOOLS (basta abri-lo e clicar em CORRIGIR) ou baixando-o na página de download do software em nosso site e instalando de acordo com o manual que acompanha este download.DLL (tome cuidado para remover só este arquivo). Finalizados estes passos o FIREBIRD foi removido de seu computador.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados • ainda no Windows Explorer. No entanto ainda existem os serviços instalados e. entre em contato com o suporte da SORIODEV descrevendo detalhadamente o erro. Uma vez que o FIREBIRD tenha sido reinstalado.

em SorioDev. Será solicitado um código de atualização. mas somente após ter aberto o programa atualizado no servidor. Quando isso ocorrer aparecerá a tela de login do programa e a partir daí ele estará atualizado. aguarde ela desaparecer para o processo de atualização do banco de dados estar concluído. Já caso atualize pelo método 2 é recomendável que faça um backup da pasta c:\sorio (com o programa fechado) antes da atualização e após a atualização abra o programa antes de atualizar ele nos demais computadores da rede (caso use em rede). caso use em rede. Com isso você fará o download do atualizador. Nos tópicos a seguir há um que descreve melhor como fazer o backup do programa. salvo se estiver usando um software gratuito. Observe que este método de atualização requer conexão com a internet. 2. Você pode abrir o SORIOTOOLS através do atalho que deve ter sido criado na Área de Trabalho do Windows ou através do menu Iniciar. que só prosseguirá caso ele ainda seja válido.asp?tip=3). Neste caso você precisará informar este código para fazer a atualização. o que permite que leve-o até um computador sem internet. Caso atualize pelo método 1 o SORIOTOOLS automaticamente faz backup do programa e abre-o no final da atualização. Quando abrir o programa no servidor após a atualização aparecerá uma tela como esta: Esta tela indica que o banco de dados do sistema está sendo atualizado.com/index. A segunda forma de atualizar é acessando nosso site e indo até a área de download (http://www. A primeira é utilizando o SORIOTOOLS. por exemplo. Para realizar a atualização do software existem duas formas: 1. Nesta página você insere o código de atualização e clica em ENVIAR.soriodev. Se usar em rede precisará obrigatoriamente atualizar nos terminais também. Programas. Após aberto clique em ATUALIZAR. Enquanto ela estiver aberta não atualize ou abra o programa nos terminais.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Atualização do software Quando fizer a atualização do software deverá sempre faze-la primeiramente no servidor. .

Faça um backup do programa usando (siga os passo do tópico sobre backup). em c:\windows\system32. Geralmente quando ele é atualizado fazemos algumas adaptações no SORIOTOOLS para facilitar o processo e somente após boa parte dos nossos usuários estarem com a versão mais nova so SORIOTOOLS liberamos a atualização do Firebird nos sistemas. Após a reinicialização. REINSTALAR CLIENTE FIREBIRD. Para isso. Faça a desinstalação do Firebird.dll e reinstale o Firebird. Caso isso não resolva.dll. em ADICIONAR/REMOVER PROGRAMAS.com. Após instalar o Firebird. por isso é necessária. Esta função atualiza a versão interna e a estrutura do arquivo de dados. abra o SORIOTOOLS e clique em CORRIGIR.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Atualização Firebird O Firebird é o gerenciador do banco de dados do sistema e raramente recebe atualizações (pode levar anos para uma nova versão ser lançada). 3. principalmente com relação ao desempenho. mas pode acontecer).soriodev. Neste tipo de atualização. clique em EXECUTAR UMA FUNÇÃO e em 02. vá ao Painel de Controle do Windows. apague o arquivo c:\windows\system32\gds32. é necessário que siga os seguintes passos: 1. Eventualmente podem ocorrer problemas de atualização devido a uma dll chamada gds32. Consulte o tópico CONFIGURANDO O FIREWALL DO WINDOWS mencionado anteriormente neste manual. podem ocorrer erros de acesso aos dados (é raro. pelo SORIOTOOLS. Sempre que houver uma atualização destas ela será amplamente divulgada no site. Existem 3 itens importantes a se verificar: 1. Caso você atualize o Firebird e tenha problemas de acesso ao programa. é recomendável ter acesso à internet. 2.br. mesmo nos terminais. Manter o Firebird atualizado é uma boa prática pois as novas versões trazem correção de bugs e melhorias significativas com relação as versões anteriores. Se usa o programa em rede é necessário atualizar o Firebird em todos os computadores da rede. mesmo o SORIOTOOLS não apresentando erros. desinstale o Firebird. Neste caso. Já se você faz a atualização do sistema manualmente. mesmo que já o tenha feito antes. que localiza-se na pasta System32 do Windows. . 3. Pode ser necessário reiniciar o computador no meio do processo. que é um pouco mais complexo. geralmente. 4. Localize o Firebird na lista e desinstale-o. 2. Caso seu servidor esteja com o Firewall do Windows ativo precisará liberá-lo novamente. Se você usa o SORIOTOOLS não precisará se preocupar com a atualização do Firebird. abra o SORIOTOOLS e execute a função COMPACTAR. Faça o download da nova versão do Firebird na área de donload do nosso site e instale-a seguindo o manual que a acompanha: http://www. pois o SORIOTOOLS automatiza o processo de atualização. após a instalação do novo Firebird.

corrupção devido a queda de energia constante ou até mesmo a uma reinstalção indevida do programa. desde uma formatação no computador. um ataque de vírus. Independente de qual forma seja usada. o sistema cria um arquivo compactado em formato zip contendo toda a pasta de instalação do programa. A segunda forma é através do SORIOTOOLS. É importante dizer que o backup deve ser realizado apenas no servidor.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Backup e restauração dos dados O backup do banco de dados é imprescindível para garantir a segurança dos seus dados conta qualquer eventualidade. Esta é a forma mais simples de realizar um backup e. o programa sempre deverá estar fechado. caso use em rede. Abra-o e clique em BACKUP. incluindo o banco de dados. Existem 2 formas de fazer o backup dos dados. Já caso tenha feito o backup via SORIOTOOLS. . Caso tenha copiado a pasta c:\sorio para outro local. clicar em RESTAURAR e selecionar o arquivo do backup. A primeira é simplesmente copiando a pasta c:\sorio. tanto no servidor como nos terminais da rede (caso use em rede). deste modo. basta abri-lo. Em ambos os casos é necessário que o programa esteja fechado. A restauração do backup pode também ser feita de duas formas. basta copia-la deste "outro local" de volta para c:\sorio.

o mesmo corre com o banco de dados. Ao fazer um backup e restaura-lo o Firebird reorganiza as informações de forma a otimizá-las. O SORIOTOOLS também possui uma função que automatiza o processo. Para resolver isso você pode realizar o que chamamos de compactação do banco de dados.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ Compactação/reorganização dos dados Ao contrário da maioria dos bancos de dados antigos que precisavam ser reindexados por apresentarem erros exporadicamente. Após a conclusão do processo ele deverá exibir uma mensagem indicando que o banco de dados foi comprimido e indicando também o tamanho antigo e novo do arquivo de dados. . assim como o próprio sistema operacional tende a se fragmentar com o tempo. No entanto. Do ponto de vista lógico. a compactação nada mais é que a realização e restauração de um backup dos dados. Isso pode fazer com que com o tempo ele perca um pouco do desempenho. o Firebird é um banco de dados bastante estável e dispensa esta reindexação. Por segurança faça sempre um backup antes de proceder com a compactação. quando registros são internamente apagados ou alterados. Caso o programa esteja aberto em algum computador o processo não irá funcionar. Para compactar o banco de dados feche o programa (no servidor e terminais). abra o SORIOTOOLS e clique em COMPACTAR.

Naturalmente. Basta lembrar que caso ocorra um problema no computador ou no banco de dados você perderá tudo o que foi feito desde o último backup. mas sim para o seu computador de uma forma geral. A desfragmentação de disco não é boa apenas para nossos programas. o que ainda é raro hoje em dia). faça um backup antes de compactar. 2. Estas duas etapas juntas podem garantir um grande aumento de desempenho no programa. Vale lembrar que as 3 etapas acima devem ser executadas com o programa fechado. . principalmente se você tem um movimento muito grande. DESFRAGMENTAÇÃO DE DISCO: a desfragmentação do disco deve ser executada pelo menos com uma periodicidade igual a da compactação. É fundamental também que execute a desfragmentação após a compactação. por isso é altamente recomendável que a execute periodicamente (exceto caso seu computador tenha um drive SSD. Caso execute-as com o programa aberto algumas delas podem corromper o banco de dados. Caso não saiba desfragmentar chame um técnico peça para que o ensine. BACKUP DO SISTEMA: a periodicidade desta etapa varia em função do volume de movimentos que você tem e do quanto é imprescindível que não perca dados. 3. Esta compactação reorganiza o arquivo e seria interessante faze-la a cada 15 ou 30 dias. Buscando na internet também é fácil encontrar manuais que abordam o tema de forma ampla. COMPACTAÇÃO DO BANCO DE DADOS: num dos tópicos anteriores indicamos para que serve e como fazer a compactação do banco de dados. Sendo assim o mais recomendável seria faze-lo diariamente. tanto no servidor como nos terminais.SORIODEV Desenvolvimento de Sistemas Personalizados ✗ O que devo fazer periodicamente É recomendável que periodicamente realize as seguintes etapas: 1. para que o banco de dados reorganizado seja desfragmentado.