O PROJETO JOVEM NOTA 10 EDITAL 2012

No uso de suas competências e atribuições legais, faz saber que estarão abertas, as inscrições para o Curso PréVestibular Social, que ocorrerá na unidade de Del Castilho, e em alguns polos no Estado do Rio de Janeiro; para alunos que concluíram o Ensino Médio Regular ou Equivalente, bem como para aqueles que, ainda na condição de discentes, estarão cursando o último ano do Ensino Médio Regular ou Equivalente no ano de 2012. O Projeto Jovem Nota 10 tem por objetivo promover o Processo Seletivo 2012, para atender a candidatos que desejam preparar-se para ingresso no ensino superior, levando-se em conta a situação socioeconômica do candidato e demais residentes no mesmo domicílio, assim como seu histórico e projeto acadêmicos.Por isso, torna-se público o presente Edital para definir as normas do Processo Seletivo, que ocorrerá em 3 (três fases), a saber: Inscrição, Aprovação e Matrícula. 1 – INSCRIÇÃO 1.1 – DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO 1.1.1 – A inscrição será realizada no período de 01/12/2011 até 06/01/2012. De segunda à Sábado, no horário de 09:00 às 17:00, na Central Jovem Força Jovem Brasil, unidade de Del Castilho (Avenida Dom Helder Câmara, 4.242 – Del Castilho/RJ); não será realizada inscrição por telefone ou e-mail. 1.1.2 – O(a) próprio(a) candidato(a) deverá fazer a sua inscrição; menores de 16 anos só poderão efetuar a inscrição mediante a presença de um responsável legal. 1.1.3 – No ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá apresentar os seguintes documentos: a) Identidade (com data de validade não vencida); b) CPF c) Comprovante de residência; d) Declaração escolar recente (original) ou cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio; este documento é OBRIGATÓRIO e ficará retido no ato da inscrição. e) Apresentação de documento pelo representante legal para menores de 16 anos. f) 1 pacote de 100 folhas de papel ofício (tamanho A4, gramatura de 75g/m2), lacrado. As folhas serão utilizadas na manutenção do curso, como provas, editais, testes e outros comunicados. 1.1.4 – Só poderá fazer inscrição os(as) candidatos(as) que apresentarem TODOS os itens descritos acima no item 1.1.3 do presente Edital. 1.1.5 – Em caso de desistência, as folhas de A4, assim como a Declaração escolar não serão devolvidos.

2 – DA PROVA 2.1 – DA REALIZAÇÃO DA PROVA 2.1.1 – A prova de seleção para o curso Pré-Vestibular Jovem Nota 10 será realizada no dia 14 / 01 / 2012.

2.1.2 – A prova terá início às 09:00h e terá duração de 4 horas, tendo o seu encerramento às 13:00h. O(a) candidato(a) deverá chegar ao local da prova com 30 minutos de antecedência do início da prova. É de inteira responsabilidade do candidato(a) a sua locomoção até o local da prova. Não será permitida a entrada de candidato após o horário estabelecido para o início da prova; neste caso, o(a) candidato(a) será considerado eliminado do Processo de Seleção. 2.1.3 – A prova será realizada no SALÃO DE CONVENÇÕES (NAVE AUXILIAR), situado na Avenida Dom Helder Câmara, 4.242, Del Castilho/RJ. 2.1.4 – No dia da prova o(a) candidato(a) deverá levar: o protocolo da sua inscrição, identidade ou outro documento legal com foto (original), uma prancheta (para realizar a prova) e uma caneta esferográfica de cor azul ou preta. 2.1.5 – Não será permitido o uso de celular, calculadora e materiais eletrônicos afins. 2.1.6 – O(a) candidato(a) que não comparecer na data e horários marcados da prova, por quaisquer motivos, estará automaticamente excluído do Processo de Seleção. 2.1.7 – No local destinado à realização da prova não será permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relógio digital ou boné de qualquer tipo, bem como utilizar corretores ortográficos líquidos. 2.2 – A PROVA 2.2.1 – No dia da prova, o(a) candidato(a) realizará: a) Uma prova escrita; b) Uma redação; c) Um questionário socioeconômico; 2.2.2 – A prova escrita será composta de 60 questões objetivas, onde o(a) candidato(a) terá 4 opções de alternativas, onde 3 estarão incorretas e uma correta. O(a) candidato(a) deverá marcar no cartão resposta somente uma resposta correta para cada questão. Não serão aceitas rasuras no cartão resposta. 2.2.3 – A prova escrita, com duração de 4 horas, será múltipla-escolha e engloba as seguintes disciplinas: • Língua Portuguesa (gramática e interpretação de texto); • Literatura; • Ciências Sociais (conceitos básicos de História e Geografia); e • Ciências da Natureza (conceitos básicos de Biologia, Física, Química e Matemática). 2.2.4 – A redação será dissertativo-argumentativa, com o mínimo de 20 linhas. O(a) candidato(a) que não fizer a redação estará automaticamente excluído do Processo de Seleção. 2.2.5 – O questionário socioeconômico será composto de 30 questões, visando melhor conhecer o(a) candidato(a). O(a) candidato(a) que não responder a nenhuma das 30 questões do questionário socioeconômico estará automaticamente excluído do Processo de Seleção. 3 – DO RESULTADO 3.1 – Serão oferecidas 100 vagas para o Curso Pré-vestibular 2012. As vagas serão divididas aleatoriamente em duas turmas distintas.

3.2 – Serão aprovados os(as) candidatos(as) que acertarem 50% da prova objetiva; a aprovação de 50% da prova não garantirá a vaga ao candidato(a). 3.3 – As vagas serão preenchidas de acordo com o maior percentual das notas obtidas pelos(as) alunos(as) com a soma da nota da Prova Objetiva e da Redação. 3.4 – Os(as) candidatos que acertarem a média de 50% da prova ou mais e que não forem selecionados para as vagas, ficarão cadastrado automaticamente na lista de espera. 3.5 – A divulgação do resultado da Seleção dos(as) candidatos(as), ocorrerá no dia 21 /01 /2012; a partir das 09:00 no site www.juventudecarioca.com.br ou ainda na Central Jovem Força Jovem Brasil (anexo ao quadro de avisos), situada na Avenida Dom Helder Câmara, 4.242, Del Castilho/RJ. 3.6 – Não será feita divulgação do resultado por telefone e/ou e-mail.

4 – DA MATRÍCULA 4.1 – A matrícula dos(as) candidatos(as) selecionados(as), ocorrerá no período de 23 /01 / 2012 à 27/ 01/ 2012. De segunda à Sábado, no horário de 09:00 às 17:00. Na Central Jovem Força Jovem Brasil, unidade Del Castilho (Avenida Dom Helder Câmara, 4.242 – Del Castilho/RJ); 4.2 – No ato da matrícula o(a) candidato(a) deverá apresentar os seguintes itens: a) 2 (duas) fotos 3 x 4 colorida recente; que ficará retida. b) Identidade (original); c) Adquirir a camisa do curso pré-vestibular (R$ 15,00) “OBRIGATÓRIO”; que usará nas aulas e para obtenção de descontos para visitação no Centro Cultural Nova Jerusalém

5 – O CURSO PRÉ-VESTIBULAR 5.1 – As aulas do Curso Pré-vestibular ocorrerão de Segunda à Sexta-feira, no horário das 18h às 22h e aos Sábados no horário das 9h às 13h. 5.2 – As aulas serão realizadas nas salas reservadas do Projeto Jovem Nota 10, designadas para este fim, podendo ser remanejada em caso de URGÊNCIA. 5.3 – Atos de indisciplinas ou vandalismo, quanto as instalações das salas de aula e qualquer outros atos prejudiciais a proposta das aulas incorrerão em advertências e posterior exclusão do(a) aluno(a). 5.4 – Serão ministradas aos alunos as seguintes disciplinas: • Língua Portuguesa; • Literatura; • Redação; • História; • Geografia; • Biologia;

• Física; • Química; • Matemática, e • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

5.5 – O início das aulas será em 06 / 02 / 2012 à 14 / 12 / 2012. 5.4 – Os(as) alunos(as) que tiverem frequência inferior a 75% nos primeiros 30 (trinta) dias de aula letivos, serão excluídos do Curso Pré-vestibular; e esta vaga será direcionada aos alunos que estarão cadastrados na lista de espera. 6 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 6.1 – É obrigação do(a) candidato(a) manter-se informado acerca de datas, locais e prazos estabelecidos neste Edital. 6.2 – Os casos omissos, não respaldados neste Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso Prévestibular Jovem Nota 10.

Rio de janeiro, 24 de Novembro de 2011 Força Jovem Brasil – Projeto Jovem Nota 10 Coordenação do Pré-vestibular Jovem Nota 10