CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

MANAUS – AM 2011

1

do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. MANAUS – AM 2011 2 . do Centro Universitário do Norte – UNINORTE e Laureate International Universities.Alisfran Soares da Costa A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS UNIVERSIDADES Trabalho apresentado para Disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

............................................................................. REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... CONCLUSÃO........................... 4 3............. 6 5..... 5 4............ RESUMO ............................ A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS UNIVERDIDADES .............................................................. 4 1................................................... INTRODUÇÃO..................................... 4 2......... 7 3 ..............................................INDICE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA UNIVERSIDADE .........................

Perfil universitário. ambiente de incentivo. além de todos os atributos. é preciso começar a incentivar essa prática desde o primeiro passo da formação básica do indivíduo. Do futuro profissional espera-se. a literatura favorita. INTRODUÇÃO Para ser um profissional de excelência em qualquer área é preciso ser um leitor ativo. adaptando-se aos novos tempos. leitura da bibliografia indicada pelos professores. 2. Palavras-chave: Leitura. estudos. pois assim ele se insere na sociedade como ser pensador e articulador. que domine as técnicas de leitura e tenha o domínio de tarefas meta cognitivas relacionadas à leitura. A prática da leitura. Conclui-se que a informação passou a ser considerada como um bem. saber a literatura básica e principalmente o que está acontecendo no campo de atuação. Por isso é importante que o estudante universitário saiba manipular essas novas tecnologias e selecionar as informações existentes na rede. Para fomentar a pesquisa foram levantadas questões quanto à freqüência de leitura. o incentivo à leitura. RESUMO O presente texto traça um perfil dos estudantes universitários a fim de estudar seus hábitos de leitura. entre outras. através de textos científicos. propicia essas características avançadas do novo profissional.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA UNIVERSIDADE 1. 4 .

periódicos. Devido a essa "falta" de estímulo durante a formação básica. como também na vida particular das pessoas. pelas experiências vividas e por estudos realizados ao longo dos anos. 5 . Neste contexto.3. muitos jovens. Dessa forma. no tema tratado não foi questionado o acesso às informações. Contudo. Os avanços tecnológicos e a mobilidade na comunicação vêm afetando todos os setores da atividade humana. Existe também a falta de interesse da leitura de materiais impressos. Com o advento da Internet. o volume de material publicado aumentou de forma imensurável. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS UNIVERDIDADES A prática da leitura. pois o curso de graduação tende a explorar o conteúdo literário ao máximo. nem sempre incentivada pelos pais ou professores. pois elas passam a conhecer seus direitos e deveres. quando chegam à universidade. é importante que o estudante saia da universidade dominando as técnicas de leitura. é parte importante da formação das crianças como cidadãos pensantes e atuantes. além de fazer o leitor viajar para dentro do livro durante a sua prática. de modo que ele fará o tratamento técnico dos documentos e necessitará não só da técnica da leitura como também de uma bagagem cultural satisfatória. mas sim a utilização desse acesso e a real relação dos estudantes com a leitura. já que os acadêmicos as tem ao seu alcance através da universidade. A leitura não só influencia no campo profissional. no ambiente cibernético. entre outros. A leitura pode ampliar os horizontes culturais e críticos dos cidadãos. vem sendo muito valorizado na sociedade o “conhecimento” adquirido pelo hábito de ler. acabam enfrentando dificuldades. como livros. assim como o volume de usuários que utilizam os serviços da rede e a facilidade de encontrar documentos resumidos. pois irá ocupar-se de vários assuntos. melhorando assim a qualidade de vida. sintetizados. pois através dela as pessoas podem desenvolver senso crítico e questionar o que há de errado na sociedade contemporânea.

o ambiente familiar e escolar em que cresceram. variam de acordo com o aluno. a informação passou a ser considerada como um bem. Mesmo na sociedade contemporânea. Até mesmo a biblioteca. com todo o avanço tecnológico. pois nem todos têm a mesma visão ou pensamento com relação à leitura. 6 . pois assim ele se insere na sociedade como ser pensador e articulador. propicia essas características avançadas do profissional.4. a educação básica influencia muito nas escolhas. é preciso começar a incentivar essa prática desde o primeiro passo da formação básica do indivíduo. adaptando-se aos novos tempos. na forma de pensar e de agir dos indivíduos na idade adulta. Varia muito a forma como foram criados. O hábito é diferente. Na sociedade atual. estudos. Por isso é importante que os estudantes saibam manipular essas novas tecnologias e selecionar as informações existentes na rede. nas atitudes. educados. A prática da leitura. CONCLUSÃO Os hábitos de leitura. a sociedade da informação. independente de sexo e idade.

br/gebe/downloads/313. SILVA. Disponível <http://www. Estera M.5. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 7 . rev. Edna L. Alvim A. rev. REFERÊNCIAS GIL. Metodologia da pesquisa científica: guia prático para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2011.pdf>. Ed. 1991. 4. MENEZES. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Ed. 159 p. 2. 138 p. Acesso: 05 de outubro de 2011 OLIVEIRA NETTO. Ed. da. Florianópolis: UFSC. Antonio C. 2005.ufmg.eci. atual. 3. e atual. Florianópolis: Visual books. de.