PLANO DE AULA 02 - Profa.

Maria Elisabete Dias Gomes – Ciências Contábeis

PESQUISA DE CAMPO

1. PESQUISA DE CAMPO É aquela que tem por objetivo obter informações ou conhecimentos sobre um determinado problema para o qual se procura respostas, ou ainda, para hipóteses em que se queira comprovar ou descobrir fenômenos e relações entre eles.

A pesquisa de campo compreende a observação dos fatos e fenômenos tal como acontecem, com relevo em sua análise. O trabalho de pesquisa de campo enseja objetivo preestabelecido, com conhecimento prévio sobre o que irá ser investigado, mormente, com suporte em uma pesquisa bibliográfica sobre a questão.

1.1 SABER O QUE EXISTE SOBRE O TEMA INVESTIGADO Nesse trabalho de pesquisa prévio almeja-se detectar os tipos de trabalhos realizados e quais as opiniões exteriorizadas a esse respeito.

2.2 QUAIS AS TÉCNICAS QUE SERÃO EMPREGADAS A técnica é o meio seguro de se chegar a um resultado., portanto, deverão representar instrumentos que por sua significância possa oferecer apoio às conclusões sobre o objeto da investigação, tanto aquelas que serão objeto de registro momentâneo e aqueles para análise posterior. Assim, consoante as palavras do Ilustre Prof. Paulo Leandro Maia1 “ A pesquisa de campo utiliza técnicas específicas, que tem o objetivo de recolher e registrar, de maneira ordenada, os dados sobre o assunto em estudo”

1

Paulo Leandro Maia, O abc da Metodologia, Editora Leud, 1ª Ed., 2007l pág;. 83

1

com perguntas pré-determinadas.1 Padronizada ou estruturada (com questionário) . tais como. MODALIDADES DE PESQUISA DE CAMPO 2. na iteração entre o entrevistador e o entrevistado. 2.O entrevistador tem liberdade para desenvolver o tema e situação. A entrevista tem por objetivo a obtenção de informações enfoque. de maneira metódica e profissional. .3 Painel . .Fornece amostragem à população. expressando-se. 3.sua compreensão.Oferece oportunidade de avaliação de condutas.2.seus pensamentos.sua conduta futura quanto ao objeto de estudo.Pode ser feita com todos os tipos de pessoas. reações e gestos.2. .sua conduta atual . às mesmas pessoas. com cunho profissional A conversação far-se-á face a face.Propicia flexibilidade ao entrevistador.influência de suas opiniões. de modo diverso.Colheita de material que não se encontram em fontes documentais. objetivando a evolução de opiniões.2. verbalmente. . travando-se uma conversação entre aludidas pessoas. .seus sentimentos. sobre o assunto em A entrevista propicia um conjunto de conteúdos quanto ao entrevistado : . . podendo explorá-la mais amplamente.1 ENTREVISTA A entrevista simboliza o encontro entre duas ou mais pessoas. Vantagens da entrevista . 2. Pode tomar a forma de uma conversação informal.é aquela que possibilita a elaboração de roteiro prévio. . de tempo em tempo. 2.2. Trata-se de importante instrumento que contribui em todos os campos da ciência.2 Tipos de entrevista 2.2 Despadronizada .Consiste na repetição de perguntas. . A capacidade do investigador constitui elemento que proporcionará excelência ao trabalho. . a fim de que se obtenha informações acerca de determinado assunto. 2 .

3 . .Possibilidade de influências do entrevistador ao entrevistado.Possibilidade de formação de base estatística.Retenção de dados importantes.Colheita de informações precisas com possibilidade de imediata discordância. formulação das perguntas e registro das respostas. com caráter influenciador na conduta e no desfecho da pesquisa. agendar dia. Desvantagens ou limitações da pesquisa .Disposição do entrevistado. relevância. . ter em vista seu objetivo. conhecimento prévio do assunto. Atlas 6ª Ed. . análise da validade. Planejamento da pesquisa A pesquisa deve ser planejada. clareza e profundidade. . FERRAMENTAS OPERACIONAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE). Trabalho AA – ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA (ASSUNTO: O LABOR DO CONTADOR. organização do roteiro e das questões importantes. Primeiramente. 5..Incompreensão do entrevistado. garantia de publicidade ou não. .Indisponibilidade de tempo. término da entrevista. consoante determinação do entrevistado.Dificuldade de expressão das partes. entrosamento. 4. Fonte doutrinária: Fundamentos de Metodologia Científica – Eva Maria Lakatos – Ed. hora e local. nos meios acadêmicos possui finalidade pedagógica na dualidade entre o ensinar e o aprender. Torna vivaz a tarefa e permite a pluralidade de idéias e opiniões. Conclusão: Observa-se que a entrevista é muito difundida nos dias atuais e possui caráter informativo. Diretrizes da pesquisa Contato inicial. 6. .