FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI

NOME(s) AUTOR(es)

Capa: (letra) Fonte Arial Tamanho 14 Centralizada MAIÚSCULAS Com negrito Espaçamento entrelinhas 1,5

PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

CIDADE ANO

) Orientação de Conteúdo: Profº (.NOME(s) AUTOR(es) Folha de Rosto: (Letra) Fonte Arial Tamanho 14 Centralizado MAIÚSCULAS Com negrito Espaçamento entrelinhas 1. Orientação de Metodologia: Profº (....5 PROJETO DE PESQUISA TÍTULO Descrição do trabalho científico: Fonte Arial Tamanho 12 Em bloco do centro para a direita Margem justificada Sem negrito Espaçamento entrelinhas simples Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa do Curso de Pós-Graduação lato sensu em (.) CIDADE ANO .) da Faculdade Padre João Bagozzi....

.......................... 3 3...............................................................1 OBJETIVO GERAL ...........................................SUMÁRIO 1 TEMA .............................................................. 5 7................................................. 3 3 OBJETIVOS ...............................................1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ........... 4 5 HIPÓTESES .... 6 REFERÊNCIAS .............................................................................................. 6 ANEXOS ................... 4 6 REVISÃO DE LITERATURA ................................................................... 3 3.................................................................................................................................................................................................................................................................................................... 4 4 JUSTIFICATIVA .......................................................... 5 7......................................4 ANÁLISE DE DADOS ...............................................................................2 PESQUISA DOCUMENTAL ........................ 5 7 METODOLOGIA ............................................................................................................................................................... 3 2 PROBLEMATIZAÇÃO ........................ 5 7.......................................................................................................................................................2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................... 5 7.............................. 5 8 CRONOGRAMA .........................................3 PESQUISA DE CAMPO ..................................... 6 ..............................................................

isto é. e. . voltadas à proposta do curso de especialização e de quem se propõe a elaborar um trabalho científico. o que o estudo pretende demonstrar.1 OBJETIVO GERAL Apresenta de uma forma geral onde o pesquisador quer chegar. A escolha do tema envolve: • selecionar um assunto de acordo com as inclinações. expressando claramente o assunto que será tratado. • encontrar um objeto de estudo que mereça ser investigado cientificamente e que o aluno tenha a possibilidade de intervir na realidade investigada.3 1 TEMA O tema refere-se ao assunto que será pesquisado pelo aluno. que o pesquisador tenha bem claro a questão que se pretende enfocar. delimitar e redigir o problema. 3 OBJETIVOS 3. a mesma poderá ser apresentada através da proposição interrogativa. 2 PROBLEMATIZAÇÃO O problema de pesquisa está relacionado a uma questão que especificamente pretende ser investigada. retomando a contextualização exposta no tema e na problematização. É necessário que o tema seja delimitado pelo aluno. faz-se necessário: determinar a extensão do tema. pois temas muito amplos tornam-se difíceis de serem aprofundados e até de se direcionar a condução da pesquisa. identificar. possibilidades e necessidades que emergem das observações do cotidiano. É necessário que seja redigido com objetividade. Para tanto.

• e. para encerrar. simples e específica. pesquisar. sugerir. . Começar a redação dos objetivos em forma de tópicos. 4 JUSTIFICATIVA A Justificativa é um item no qual o aluno buscará expor de forma clara e objetiva a relevância da escolha do tema em questão. estabelecendo os passos para se chegar ao fim maior. geralmente indicando variáveis. as hipóteses geralmente pertencem ao campo dos estudos experimentais. etc) não esquecendo que cada objetivo só pode conter um único verbo de ação. demonstrar. orientam o trabalho do pesquisador. estabelecer. indicam soluções ao problema colocado. investigar. finalmente. com verbo de ação no infinitivo (comparar. verificar.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Consiste no desdobramento do objetivo geral em outros menores. deve-se escrever sobre a importância da pesquisa para o pesquisador e a relevância da mesma para os membros envolvidos no cenário pesquisado e/ou comunidade. indicam o caminho da investigação. mapear.4 3. • na seqüência apresenta-se um breve relato de informações gerais sobre o tema. a justificativa é elaborada em forma de um texto curto distribuído em três momentos: • inicialmente desenvolve-se uma exposição sobre a origem do tema (como surgiu a idéia de pesquisar). podem ser consideradas respostas provisórias ao problema. analisar. Esses passos irão nortear os possíveis capítulos e/ou partes do trabalho. 5 HIPÓTESES / PERGUNTAS NORTEADORAS Hipótese: é uma afirmação temporária de uma suposta verdade. devem ser expressas numa linguagem clara. De um modo em geral.

4 ANÁLISE DE DADOS . dependendo da linha de pesquisa que está sendo realizada.br). devem partir das idéias colocadas na formulação do problema e nos objetivos da pesquisa.3 PESQUISA DE CAMPO 7.com. percurso sucinto do estágio de desenvolvimento científico e tecnológico do objeto em questão.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 7. é importante explicar a forma como será feita a pesquisa. clareza. objetividade.5 Perguntas Norteadoras: elas representam o que o investigador deseja esclarecer. detalhando o método de abordagem pelo qual se espera chegar ao resultado desejado. 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / REVISÃO DA LITERATURA É o momento em que o pesquisador se familiariza com o tema que escolheu. Observação: deve-se utilizar somente uma das duas opções.em caso de dúvida. Espaço importante para o uso de citações e paráfrases (para tal é necessário seguir as normas da ABNT . bem como. Podem ser indicadas como fases metodológicas da pesquisa: 7. precisam ser formuladas com precisão.2 PESQUISA DOCUMENTAL 7. 7 METODOLOGIA É a apresentação do embasamento teórico-metodológico que torna viável a resposta a ser encontrada à questão-problema / hipótese(es). buscando respostas aos propósitos e objetivos da pesquisa. especificar as fases de desenvolvimento da pesquisa. tomando como referência outros autores e obras sobre o assunto. entrar em contato com a coordenação de pesquisa via email: metodologia@posbagozzi.

apostilas. internet.com. jornais. monografias. dissertações e teses.6 8 CRONOGRAMA Plano que estabelece as etapas / fases da pesquisa (modelo abaixo): ANO Atividades ♦ Definição do tema ♦ Seleção inicial da literatura ♦ Elaboração do projeto ♦ Revisão da literatura ♦ Trabalho de Campo ♦ Elaboração de categorias para mar X X X X X X X X X X X X X X X abr mai jun jul ago Obs.br). publicações de entidades coletivas e órgãos públicos. divisão de capítulos: redação provisória dos capítulos e/ou partes da pesquisa. APÊNDICE (e/ou ANEXOS) Ver documento sobre editoração. Encadernação e entrega REFERÊNCIAS (ou Fontes bibliográficas pesquisadas e utilizadas na execução do trabalho de pesquisa: livros. Seguir as normas da ABNT (em caso de dúvida consultar a coordenação de pesquisa via email: metodologia@posbagozzi. documentos oficiais. redação das conclusões considerações finais) digitação final e correção técnica. . revistas. ♦ Análise crítica ♦ Redação final: X X X X - redação definitiva dos capítulos.