LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

Polo: Uruana – GO Turma 01 Alunos: AndreaLino Teodoro Borges, Wesley de Jesus Reis, Fabiana Candida da Silva e Ana Alice Ribeiro Santana. Disciplina: Gestão Educacional

D20-4-ED02- Gestão Educacional

A educação, direito de todos e dever do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade (...). Constituição Federal de 1988.

inspirada em princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana. sozinha. sem dúvida. não tem o poder de mudar a realidade. quando ela reflete uma vontade da sociedade.A lei. já se terá dado um passo rumo à concretização de um ideal comum. O artigo 1º da LDB reflete a vontade da sociedade de oferecer uma educação escolar capaz de preparar o estudante para a vida. . Mas.

a escola garante sua autonomia e os professores conquistam explicitamente também sua ação libertadora. quanto no regimento escolar. através dos princípios e regras de convívio estabelecidos tanto na proposta pedagógica. .Ao elaborar seu projeto político pedagógico e o regimento escolar.

“Ao se construir o projeto político pedagógico. sociedade. é fundamental que se tenha em mente a realidade que circunda a escola: realidade que se escola: expressa no contexto macro da sociedade.” BETINI .

Associação de Pais e Mestres. precisa ter clareza de que o processo de formação para uma vida cidadã passa pela construção de mecanismos de participação da comunidade escolar. Conselhos de Classes etc. como: Conselho como: Escolar. . no desempenho da sua função. etc.A escola.

principalmente. se estiverem engajados na defesa de uma escola democrática que tenha entre seus objetivos a construção de um projeto de transformação do sistema autoritário vigente. as concepções que norteiam essas políticas e. . as políticas governamentais propostas para a educação.A participação só será efetiva se os agentes que compõem a comunidade escolar conhecerem as leis que a regem.

estudantes e funcionários na organização. enfim. pais. nos processos decisórios da escola e sempre lembrando que a escola é para todos. todos. na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos. professores. na administração dos recursos da escola.Para que haja uma gestão democrática é preciso que aconteça a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar. .

com/2009/03/significadoFonte:<http://professorahildahelenasempre.blogspot. prática. à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática.html> . importancia-do-projeto.com/2009/03/significado-eimportancia-do-projeto.blogspot. A autonomia permite dela. ou seja. Fonte:<http://professorahildahelenasempre. definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade.Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho. atendendo ao que a sociedade espera dela.