You are on page 1of 12

Endereo para correspondncia: Electrolux do Brasil S.A. - R.

Ministro Gabriel Passos, 360 -Fone: 41 3371-7000 CEP 81520-900 - Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br
69500081 Dez/08 Rev.00

Manual do Usurio
Obrigado por escolher a Electrolux. Neste manual voc encontra todas as informaes para o uso adequado do seu Condicionador de Ar. Leia todas as instrues antes de utilizar o produto e guarde-as para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778).

ndice
Manual do Usurio ......................................... 2 Para sua Segurana ....................................... 3 Cuidados ......................................................... 3 Descrio do Produto .................................... 4 Display da Unidade Interna ........................... 5 Controle Remoto ............................................ 5 Descrio do Controle Remoto ..................... 6 Indicadores do Display do Controle Remoto ........................................................... 7 Como Usar o Controle Remoto ..................... 8 Como Usar a Unidade Interna ..................... 12 Operao Manual.......................................... 14 Limpeza e Manuteno ................................ 15 Dicas de Funcionamento ............................. 17 Soluo de Problemas ................................. 18 Especicaes Tcnicas ............................. 19 Certicado de Garantia ................................ 21

Certificado de Garantia
19 Troca de peas e componentes sujeitos a desgaste natural ou danos provocados por m utilizao, tais como ltros de ar, carga de gs refrigerante, pintura, leo, componentes no fornecidos com os produtos, mas necessrios para interligao das unidades e que se aplicam a prpria montagem do sistema. OUTRAS DISPOSIES: 20 As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de produtos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero os seguintes critrios: a) Para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota scal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante. b) Para situaes existentes aps o 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota scal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. c) As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. d) Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo devem ser esclarecidas pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. e) Para sua comodidade, preserve o Manual de Instrues, Manual de Instalao, Certicado de Garantia e a Nota Fiscal do Produto. Quando necessrio, consulte a nossa Rede de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

Ateno!!!
Siga rigorosamente as recomendaes dos Manuais de Instalao e Instruo. No instale, remova, conserte ou reinstale o produto sozinho. Este servio deve ser realizado por prossionais especializados e qualicados. Contate a rede de Servios Autorizados credenciada da Electrolux. O custo do servio de instalao no est includo no produto. A instalao incorreta pode causar vazamento de gua, choque eltrico ou fogo. Falhas decorrentes de uma instalao incorreta e manuseio inadequado no so acobertadas pela garantia. O produto deve ser instalado em uma rea de fcil acesso. A instalao no compreende servios de preparao do local (como rede eltrica, tomadas, alvenaria), pois so de responsabilidade do Consumidor.

Cuidado com Crianas


Evite acidentes. Aps desembalar o Condicionador de Ar, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que seu Condicionador de Ar seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado.

Dicas Ambientais
O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel e papelo e envi-los s companhias de reciclagem.

23

Certificado de Garantia
A GARANTIA PERDER A VALIDADE QUANDO: 8 Houver alterao e/ou remoo do nmero de srie ou da etiqueta de identicao do produto. 9 O produto for instalado ou utilizado em desacordo com as recomendaes dos Manuais de Instalao e Instrues. 10 O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 11 O produto tiver recebido maus tratos, escuidos ou ainda sofrer alteraes, modicaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela fabricante Electrolux da Amaznia Ltda. 12 O defeito for causado por acidente e/ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A GARANTIA CONTRATUAL (33 MESES) PERDER A VALIDADE QUANDO: 13 O equipamento for instalado, ou submetido manuteno, durante o perodo de garantia total (legal mais contratual) por pessoas ou entidades no credenciadas pela fabricante Electrolux da Amaznia Ltda. A GARANTIA CONCEDIDA NO COBRE: 14 Despesas com instalao do produto, peas, acessrios e mode-obra. 15 Produtos ou peas danicadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 16 No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica. 17 Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas, tomadas, alvenaria, aterramento, etc.). 18 Chamadas relacionadas unicamente orientao de uso constantes no Manual de Instrues/Instalao ou no prprio produto sero passveis de cobranas.

Para sua Segurana


Estas informaes devem ser seguidas, caso contrrio podero ocorrer ferimentos graves. A tenso do produto est indicada na etiqueta de identicao. Certique-se de que a rede de alimentao onde ser conectado o produto a mesma que a especicada na etiqueta. No altere o comprimento do cabo eltrico de seu Condicionador de Ar. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico e no tente consert-lo. Conecte o cabo eltrico a uma tomada devidamente aterrada para evitar choque eltrico. Se o cabo eltrico estiver danicado, este deve ser substitudo pelo Servio Autorizado Electrolux, a m de evitar riscos. Ligue seu Condicionador de Ar a uma tomada exclusiva; no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). obrigatria a instalao de um disjuntor exclusivo no circuito de alimentao para o Condicionador de Ar. Desligue o produto e retire o cabo eltrico da tomada se ouvir rudos, se sentir odores estranhos ou se notar fumaa vindos do produto. Nunca desligue o Condicionador de Ar puxando o cabo eltrico da tomada, puxe sempre pelo plugue. Nunca opere o Condicionador de Ar com as mos molhadas ou se o local onde o produto est instalado estiver mido. Tenha cuidado para que as partes eltricas no entrem em contato com gua. No beba gua proveniente do Condicionador de Ar, pois esta pode estar contaminada. No deixe o cabo eltrico prximo a fontes de calor ou produtos inamveis, como gasolina, lcool, thinner, etc. No abra o produto quando este estiver em funcionamento. No desmonte ou modique as caractersticas do Condicionador.

Cuidados
Estas informaes devem ser seguidas, caso contrrio podem causar ferimentos ou danos propriedade. Tenha cuidado ao desembalar e instalar o produto, pois podem haver cantos aados que causam ferimentos. Quando remover o filtro de ar no toque as partes metlicas da unidade interna para evitar ferimentos. Retire o cabo eltrico da tomada sempre que zer limpeza para evitar choque eltrico. No utilize produtos como cera ou solventes para a limpeza do produto, pois podem alterar a cor ou riscar a superfcie externa. Utilize sempre um pano macio umedecido em gua. No coloque objetos pesados sobre o cabo eltrico para que no amasse. No direcione o uxo de ar diretamente a pessoas, animais ou plantas. No obstrua as entradas e sadas de ar do Condicionador de Ar, para evitar falhas durante o funcionamento do produto. Mantenha o ambiente bem ventilado se o produto for instalado no mesmo local que um fogo (ou similares), para evitar falta de oxignio. No utilize este Condicionador de Ar para conservar aparelhos de preciso, alimentos, animais, plantas e objetos de arte, pois pode haver deteriorao e perda da qualidade. Retire o cabo eltrico da tomada quando no for utilizar o Condicionador de Ar por um longo perodo. Coloque sempre os ltros corretamente. Podem ocorrer falhas de funcionamento se o Condicionador de Ar for utilizado sem os ltros. No limpe o Condicionador de Ar com gua, pois isto pode danicar o isolamento do produto e causar choque eltrico. Se entrar gua dentro do produto, retire o cabo eltrico da tomada e entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.

22

Descrio do Produto

Certificado de Garantia
A fabricante Electrolux da Amaznia Ltda. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1 O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota scal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido, com identicao, obrigatoriamente de modelo e caractersticas de produto. 2 O prazo de vigncia da garantia de 36 (trinta e seis) meses - 3 (trs) meses de garantia legal e 33 (trinta e trs) meses de garantia contratual, contados a partir da data de emisso da nota scal preenchida conforme disposio do item 1 deste certicado. 3 A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota scal de venda ao consumidor, ou produtos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certicado). 4 Exclui-se da garantia mencionada no item 2 acima casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem eventos danosos qualidade do material componente. CONDIES DESTA GARANTIA: 5 Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o produto, no site da fabricante (www.electrolux.com.br), ou, informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 6 Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem vcios constatados como sendo de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada no respectivo reparo. 7 Peas e componentes sujeitos a desgaste natural (ltros de ar, carga de gs refrigerante, pintura, leo, etc) so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota scal de compra do produto.

1 Painel frontal 2 Moldura painel 3 Chassi 4 Filtros de ar (atrs do painel frontal) 5 Direcionadores horizontais de ar 6 Direcionadores verticais de ar 7 Display digital

8 9

Boto de controle manual Controle remoto fornecida com o produto) com o produto)

10 Tubulao do gs refrigerante (no 11 Mangueira de drenagem (no fornecida 12 Cabo eltrico (disponvel em alguns
modelos).

O desenho acima meramente ilustrativo, podendo diferir do seu Condicionador de Ar. Prevalece o modelo que voc adquiriu.
4

21

Modelo Unidade Interna Modelo Unidade Externa


Capacidade (BTU/h) Ciclo

PI18F PE18F
18.000 Frio (ciclo de
refrigerao)

PI18R PE18R
18.000 Frio (ciclo
reverso)

PI24F PE24F
24.000 Frio (ciclo de
refrigerao)

PI24R PE24R
24.000 Frio (ciclo
reverso)

Display Unidade Interna

1 Indicador Auto
Acende durante o funcionamnto automtico.

2 Indicador Defrost (somente para os modelos


reverso)

Acende quando o condcionador de ar inicia o processo de degelo automaticamente ou quando a opo de controle do ar quente acionada durante o aquecimento.

3 Indicador de temperatura
Exibe a temperatura programada quando o condicionador de ar est em funcionamento.

Tenso unidade interna (V) Tenso unidade externa (V) Faixa de tenso (V) Fases unidade interna () Fases unidade externa () Freqncia (Hz) Altura unidade interna (mm) Largura unidade interna (mm) Profundidade unid. interna (mm) Peso lquido unidade interna (kg) Altura unidade externa (mm) Largura unidade externa (mm) Profundidade unid. externa (mm) Peso lquido unidade externa (kg)

220 220 201 a 231 1F 1F 60 322 998 235 10,5 695 845 335 50,0

220 220 201 a 231 1F 1F 60 322 998 235 10,5 695 845 335 51,0

220 220 201 a 231 1F 1F 60 322 998 235 13,5 860 895 330 68,0

220 220 201 a 231 1F 1F 60 322 998 235 13,5 860 895 330 69,0

4 Indicador de funcionamento
Acende quando o produto est em funcionamento.

5 Indicador do Timer
Acende quando o timer ligado/desligado.

Controle Remoto
Como utilizar o Controle Remoto
Para programar o Condicionador de Ar, aponte o controle remoto para o receptor de sinal da unidade interna. O controle remoto opera o Condicionador de Ar at uma distncia de 8 m quando apontado para o receptor de sinal. Quando voc seleciona o horrio programado, o controle remoto transmite automaticamente um sinal unidade interna no horrio programado. Se voc deixar o controle remoto um uma posio que atrapalhe a transmisso do sinal, pode ocorrer um atraso de at 15 minutos no envio do sinal. o Condicionador de Ar poder no funcionar corretamente. Utilize cortinas nas janelas para proteger o receptor. Se outros eletrodomsticos estiverem causando interferncia no funcionamento do controle remoto, troque-os de lugar.

Instalao/substituio das pilhas


Este controle remoto utiliza duas pilhas alcalinas pequenas (tamanho AAA). Para colocar ou substituir as pilhas, deslize a tampa das pilhas para baixo e posicione as pilhas de acordo com as direes (+ e -) indicadas no controle remoto. Recoloque a tampa das pilhas no controle remoto. Observaes: 1 Quando for necessria a substituio, no utilize pilhas velhas ou diferentes das especicadas. Isso poder prejudicar o funcionamento do controle remoto. 2 Se voc no for utilizar o produto por algumas semanas, retire as pilhas, pois o vazamento do cido das pilhas pode danicar o controle remoto. 3 A vida til de uma pilha, em condies normais de uso, de aproximadamente 6 meses. 4 Substitua as pilhas quando no houver sinal sonoro (bip) na unidade interna durante o uso do controle remoto ou se o indicador de transmisso estiver falhando.

Para informaes tcnicas detalhadas (potncia, corrente, etc), veja etiqueta de identicao xada nas laterais das unidades interna e externa. Nossos produtos esto em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

Ateno!
No tente consertar o produto sozinho. Sempre consulte o Servio Autorizado Electrolux ou ligue para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778).

Cuidados
Certique-se de que no h obstculos entre o controle remoto (como cortinas e portas) e o receptor da unidade interna, pois, se houver, no ser possvel programar o Condicionador de Ar. Mantenha o controle remoto distante de lquidos. Proteja o controle remoto contra altas temperaturas e exposio ao sol. Se o receptor do sinal infravermelho na unidade interna exposto diretamente luz do sol,

20

Descrio do Controle Remoto


4
Tecla Sleep (Dormir): Pressione esta tecla para selecionar o modo Economizar Energia. Pressione novamento para cancelar. Esta funo pode ser selecionada somente nos modos Resfriamento, Aquecimento e Automtico e mantm a temperatura mais confortvel para voc. Nota: se voc pressionar qualquer tecla enquanto a funo Dormir estiver em andamento, esta funo ser cancelada. Tecla Follow Me (Siga-me): Pressione esta tecla para ativar a funo Siga-me, o controle remoto detecta a temperatura do local onde ele estiver posicionado. O controle remoto ir enviar esse sinal para o Condicionador de Ar a cada 3 minutos at que a tecla seja pressionada novamente. O Condicionador de Ar emitir um bip para indicar que a funo Siga-me terminou caso ele no receba o sinal durante um intervalo de 7 minutos. Tecla Direction (Direo do Fluxo do Ar): Pressione esta tecla para mudar o ngulo da aleta horizontal. Quando pressionada, a aleta de ar se movimenta. Quando a aleta atinge um certo ngulo que pode afetar o efeito do resfriamento ou do aquecimento do Condicionador de Ar, o produto muda automaticamente o ngulo da aleta. O display no exibe nenhum smbolo quando esta tecla pressionada. Tecla Reset (Cancelar): Pressione esta tecla (localizada internamente) para cancelar toda a programao e voltar aos ajustes padro do controle remoto. Tecla Ajuste Temperatura/Timer: Pressione a tecla para aumentar a temperatura programada ou para ajustar o timer no sentido horrio. Pressione a tecla para diminuir a temperatura programada ou para ajustar o timer no sentido anti-horrio.

Especificaes Tcnicas

201 a 231

Frio (ciclo

PE12R

PI12R

reverso)

12.000

Frio (ciclo de

refrigerao)

201 a 231

PI12F

PE12F

12.000

201 a 231

Frio (ciclo

PE9R

reverso)

PI9R

9.000

Frio (ciclo de

refrigerao)

201 a 231

PE09F

PI09F

9.000

PE07R

201 a 231

PI07R

Frio (ciclo

reverso)

7.000

Frio (ciclo de

refrigerao)

7.000

Tecla Liga/Desliga: Para ligar ou desligar o Condicionador de Ar. Tecla Mode (Modos d Operao): Pressione essa tecla para selecionar o modo de operao na seguinte seqncia:

Modelo Unidade Externa

Modelo Unidade Interna

Tenso unidade externa (V)

Tenso unidade interna (V)

Faixa de tenso (V)

Capacidade (BTU/h)

Nota: os modelos somento Frio no possuem a opo Aquecimento.

Fases unidade externa ()

Fases unidade interna ()

Ciclo

Tecla Swing (Balano automtico das aletas): Esta tecla aciona ou desaciona o balano das aletas para cima e para baixo.

Peso lquido unidade externa (kg)

Peso lquido unidade interna (kg)

Profundidade unid. externa (mm)

Profundidade unid. interna (mm)

Largura unidade externa (mm)

Largura unidade interna (mm)

Altura unidade externa (mm)

Altura unidade interna (mm)

Freqncia (Hz)

27,0

250

710

200

540

780

220

220

250

7,5

1F

1F

60

201 a 231

PE07F

PI07F

27,5

220

220

250

710

200

540

780

250

7,5

1F

1F

60

29,0

250

710

200

540

780

220

220

250

7,5

1F

1F

60

29,5

250

710

200

540

780

220

220

250

7,5

1F

1F

60

31,0

265

790

198

540

780

220

220

250

9,0

1F

1F

60

32,0

220

220

265

790

198

540

780

250

9,0

1F

1F

60

19

Soluo de Problemas
Assistncia ao Consumidor
Caso o seu condicionador de ar apresente algum problema de funcionamento, verique as provveis causas e correes. Caso as correes sugeridas no sejam sucientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que estar a sua disposio.

Tecla Fan (Velocidade do Ventilador): Usada para selecionar uma das quatro velocidades do ventilador. Cada vez que a tecla pressionada a velocidade muda na seguinte seqncia: Automtica, Baixa, Mdia ou Alta. Tecla Timer (Temporizador): Pressione esta tecla para programar o horrio de incio de funcionamento (timer ON) e desligamento do produto (timer OFF). Tecla Cancel (Cancela): Pressione esta tecla para cancelar os ajustes para o horrio de incio de funcionamento (timer ON) e desligamento do produto (timer OFF).

12

Tecla Turbo: Pressione esta tecla no mdo Resfriamento. O Condicionador de Ar funcionar no modo resfriamento a potncia mxima. Pressione novamente para cancelar a funo Turbo. Tecla Relgio: Usada para ajustar o hora do dia. Tecla Led (Led do display): Pressione esta tecla para acender o apagar o display da unidade interna. Tecla Lock (Trava): Quando voc pressiona a tecla Trava todas as teclas ficam travadas e o controle remoto no aceita nenhum ajuste, exceto a funo Trava. Pressione novamente para cancelar a funo Trava.

13 14

10

Provveis Causas/Correes
O produto no funciona (no liga) Falta de energia eltrica ou disjuntor desligado. Disjuntor desarmado. Aguarde o retorno da energia ou ligue o disjuntor. R e a r m e o d i s j u n t o r. Ve j a a s especicaes do disjuntor adequado ao modelo do seu produto no Manual de Instalao. Troque as pilhas do controle remoto. Aguarde ou cancele a programao. Programe a temperatura corretamente. Limpe o ltro de ar. Feche as portas e janelas. Libere as entradas ou sadas de ar e reinicie o produto. Aguarde

11

15

As pilhas do controle remoto esto fracas. O tempo programado est incorreto. Produto no refrigera o ambiente satisfatoriamente A temperatura programada no apropriada. O ltro de ar est bloqueado. As portas ou janelas do ambiente esto abertas. As entradas ou sadas da unidade interna ou externa esto obstrudas. A proteo do compressor de 3 minutos foi ativada

Indicadores do Display do Controle Remoto


A hora do dia exibida apenas quando no h programao para ligar ou desligar o produto. Quando foi feita uma programao para ligar ou desligar o produto automaticamente, somente esta programa-o exibida. Para ver a hora do dia, pressione a tecla eo display a exibir.

5 Display da Funo Dormir: Acende quando


a tecla pressionada. Pressione a tecla novamente para apagar.

Problemas Relacionados ao Controle Remoto


O controle remoto s funciona a uma distncia mxima de 8 m da unidade interna. Verique se as pilhas esto OK. Se necessrio, substitua-as. Verique se as pilhas foram colocadas corretamente (terminais + e -)

1 Indicador de Transmisso: Acende quando


o controle remoto transmite sinais para a unidade interna.

6 Display de Temperatura: Exibe a temperatura


programada (de 17oC a 30oC). Quando voc seleciona o modo Ventlao ( ), o display no exite nenhuma informao.

Desligue o Condicionador de Ar imediatamente se ocorrer uma das seguintes falhas. Retire o cabo eltrico da tomada e entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.
O led indicador de funcionamento (POWER) ou outro led indicador pisca continuamente (5 vezes por segundo) e permanece piscando quando o cabo eltrico desconectado e conectado novamente na tomada. O fusvel queima ou o disjuntor desarma freqentemente. Objetos estranhos ou gua penetraram na unidade interna do Condicionador de Ar. Se um dos cdigos de erro a seguir est aparecendo no display da unidae interna: E1, E4, E5, E6, E7, E8, E9 ou EA. O controle remoto no funciona ou funciona de forma anormal. Outras situaes anormais.
18

2 Display de Modo: Exibe o modo de


funcionamento em andamento: Automtico ( ), Resfriamento ( ), Desumidicao - somente nos ( ), Aquecimento ( modelos reverso) e Ventilao ( ).

7 Display Trava: Acende quando a tecla

pressionada. Pressione a tecla novamente para apagar.

8 Display de Velocidade do Ventilador: Exibe


a velocidade do ventilador selecionada: Automtica, Baixa ( ), Mdia ( ) ou Alta ( ). Exibe a palavra AUTO quando estiver nos modos Automtico ou Desumidicao.

3 Display LIga/Desliga: Acende quando a


tecla liga/desliga pressionada.

4 Display do Timer/Relgio: Indica o horrio


programado para ligar/desligar o produto (de o a 24 horas) ou a hora do dia.

Como Usar o Controle Remoto


Ajustando o Relgio
Antes de ligar o Condicionador de Ar, faa o ajuste do relgio do controle remoto de acordo com os procedimentos abaixo. O display do controle remoto exibe a hora do dia independentemente de o produto estar em funcionamento ou no. Ajuste do relgio: Assim que as pilhas so colocadas no controle remoto, o display do controle remoto exibe 0:00 e comea a piscar. . 1 Tecla Pressione esta tecla para ajustar a hora do dia. Cada vez que a tecla pressionada, a hora aumenta ou diminui de um em um minuto. A hora muda to rpido quanto voc pressiona a tecla. Mantendo a tecla pressionada a hora aumenta ou dimuni de 10 em 10 minutos. 2 Tecla . Quando a hora certa estiver ajustada, pressione a tecla ou solte a tecla e aguarde 5 segundos. O display pra de piscar e o relgio comea a funcionar. 3 Reajustando o relgio. Pressione a tecla por 3 segundos. Os dois pontos no display do controle remoto comeam a piscar. Faa o novo ajuste seguindos os passos 1 e 2 acima. Nota: o relgio deve ser ajustado antes da programao do horrio para ligar ou desligar o produto, caso contrrio, o controle remoto enviar o novo horrio programado para a unidade interna. * A preciso do relgio est dentro de 15 segundos por dia.

Dicas de Funcionamento
Durante o funcionamento normal do produto, podem ocorrer as seguintes situaes:

4 Pingando gua
Pode ocorrer pingamento de gua na superfcie da unidade interna quando estiver refrigerando em locais com umidade relativa do ar alta (umidade relativa do ar maior que 80%). Ajuste as aletas horizontais de forma que permitam uma maior sada de ar e selecione a velocidade alta de ventilao (HIGH).

1 Proteo do Condicionador de Ar
Proteo do compressor: O compressor no parte por 3 minutos depois que parou de funcionar. Degelo (somente nos modelos Reverso) Pode formar gelo na unidade externa durante o ciclo de aquecimento quando a temperatura externa baixa e a umidade maior, resultando em uma menor capacidade de aquecimento do Condicionador de Ar. Durante esta condio, o Condicionador de Ar pra a operao de aquecimento e comea o degelo automaticamente. O tempo de degelo pode variar de 4 a 10 minutos, dependendo da temperatura externa e da quantidade de gelo formada na unidade externa.

5 Sem ventilao de ar frio (somente nos modelos Reverso)


O Condicionador de Ar foi projetado para no ventilar ar frio no modo HEAT (aquecimento), quando o trocador de calor interno estiver em uma das trs situaes a seguir e a temperatura programada ainda no foi alcanada: - Quando o aquecimento est comeando; - Durante o degelo; - Baixa temperatura de aquecimento. Os ventiladores interno e externo param de funcionar durante o degelo (somente nos modelos reverso).

Ateno
Eletricidade esttica ou outros fatores (em caso de alta tenso) podem fazer com que o controle remoto seja reiniciado. Neste caso (o display ca piscando 0:00), reajuste o relgio antes de ligar o produto.

2 Cheiro estranho no ambiente Modo de Operao Automtico


Quando voc programa o Cindicionador de Ar para o modo Automtico, o produto seleciona automaticamente o modo resfriamento, aquecimento (somente nos modelos reverso) ou ventilao, de acordo com a temperatura selecionada e a temperatua ambiente. Assim que voc programa o modo de operao, as condies de funcionamento so gravadas na memria do microcomputador da unidade. Nas prximas vezes que voc utilizar o produto, basta pressionar a tecla para que o Condicionador de Ar funcione sob as mesmas condies. Para ligar: Certique-se de que o produto est conectado rede de energia eltrica. O indicador de funcionamento no display do painel da unidade interna comea a piscar. . 1 Tecla Pressione para selecionar . O Condicionador de Ar tambm circula no ar os odores vindos de paredes, carpetes, fumaa, mveis e roupas.

6 O Condicionador de Ar Muda do Modo COOL (Resfriar) ou HEAT (Aquecer somente nos modelos reverso) para o Modo FAN (Ventilar)
Quando a temperatura interna atinge a temperatura programada no Condicionador de Ar, o compressor pra automaticamente e a funo muda para o modo FAN. O compressor ir ligar novamente quando a temperatura interna aumentar (no modo COOL) ou diminuir (no modo HEAT) do ponto programado.

3 Rudos Normais de Operao


Voc pode ouvir um clic causado pelo ventilador ou pelo compressor quando estes esto ligando ou desligando. A contrao e dilatao dos componentes plsticos pode gerar pequenos estalos, devido variao de temperatura. normal ouvir um rudo de gua. Este rudo causado pela expanso do gs refrigerante no sistema.

. 2 Tecla Selecione a temperatura desejada (normalmente deve car entre 21oC e 28oC).

17

Limpe os ltros de carvo ativado e HEPA, pelo menos, uma vez por ms e troque-o por outro novo a cada 4 ou 5 meses. Limpe os ltros de ar com um aspirador de p ou lave-os em gua corrente. Seque bem os ltros antes de recoloc-los na unidade interna.

Condicionador de Ar Desligado por um Longo Perodo


Se voc precisar deixar o Condicionador de Ar desligado por um longo perodo de tempo, proceda conforme segue: 1 Faa o ventilador funcionar (sem refrigerar) por 3-4 horas para secar o interior da unidade. 2 Desligue o Condicionador de Ar e retire o cabo eltrico da tomada. Retire as pilhas do controle remoto.

3 Tecla . Quando o controle remoto estiver desligado, pressione esta tecla para ligar o Condicionador de Ar.

5 Instale o filtro de carvo ativado e o filtro HEPA nos seus suportes. Instale os ltros de ar na unidade interna, cuidando para que os lados direito e esquerdo quem perfeitamente alinhados.

Verificaes a serem feitas antes de reutilizar o Condicionador de Ar


Verique se a rede eltrica no est danicada ou desconectada. Verifique se o filtro de ar est limpo e instalado. Verique se as entradas e sadas de ar no esto obstrudas. Isto pode ocorrer depois que o Condicionador de Ar no foi utilizado por um longo perodo de tempo. Para desligar: Tecla . Pressione esta tecla novamente para desligar o Condicionador de Ar. Se o modo Automtico no estiver confortvel, voc pode selecionar as condies desejadas manualmente. Quando voc seleciona o modo Automtico, no preciso selecionar a velocidade do ventilador, pois ele ser controlado automaticamente.

Para desligar: Tecla . Pressione esta tecla novamente para desligar o Condicionador de Ar. O modo Ventilao no controla a temperatura. Por isso, siga apenas os passos 1, 3 e 4 para selecionar este modo.

Modo Desumidificao
Para ligar: Certique-se de que o produto est conectado rede de energia eltrica. O indicador de funcionamento no display do painel da unidade interna comea a piscar. . 1 Tecla Pressione para selecionar Desumidicao ( 2 Tecla . ).

IMPORTANTE
6 Coloque a parte superior do ltro de ar no seu local, cuidando para que os lados direito e esquerdo quem perfeitamente alinhados. 7 Feche o painel frontal depois de colocar os ltros. A unidade externa precisa de manuteno e limpeza peridicas. Para isso, chame o Servio Autorizado Electrolux; no tente fazer a manuteno sozinho. Este servio no coberto pela Garantia do Produto.

Modos Resfriamento, Aquecimento e Ventilao


Para ligar: Certique-se de que o produto est conectado rede de energia eltrica. O indicador de funcionamento no display do painel da unidade interna comea a piscar. . 1 Tecla Pressione para selecionar Resfriamento ( ), Aquecimento ( - somente nos modelos reverso) ou Ventilao ( ). 2 Tecla . Selecione a temperatura desejada (normalmente deve car entre 21oC e 28oC). . 3 Tecla Pressione para selecionar a velocidade do ventilador em Automtica, Baixa, Mdia ou Alta. . 4 Tecla Quando o controle remoto estiver desligado, pressione esta tecla para ligar o Condicionador de Ar.

Cuidados
No toque nas partes de metal da unidade interna quando estiver removendo o ltro, pois estas podem conter cantos cortantes e causar ferimentos. No utilize gua para limpar dentro do Condicionador de Ar. Exposio gua pode comprometer a isolao, resultando em choque eltrico. Nunca ligue o Condicionador de Ar sem os ltros de ar.

Selecione a temperatura desejada. 3 Tecla . Quando o controle remoto estiver desligado, pressione esta tecla para ligar o Condicionador de Ar.

16

Para desligar: Tecla . Pressione esta tecla novamente para desligar o Condicionador de Ar. Nota: a velocidade do ventilador no pode ser ajustada nos modos Automtico e Desumidicao.

Ateno
Quando voc programa o timer, o controle remoto transmite automaticamente o sinal para a unidade interna no horrio programado. Por isso, mantenha o controle remoto em um local onde ele possa transmitir o sinal adequadamente. O tempo mximo que pode ser programado atravs do controle remoto 24 horas.

Limpeza e Manuteno
Ateno
preciso desligar o Condicionador de Ar e desligar o fornecimento de energia eltrica antes de efetuar a limpeza.

2 Segure no puxador do ltro de ar e levante-o um pouco para desencaix-lo do suporte do ltro.

Programao do Timer
1 Tecla . Pressione esta tecla. O horrio em andamento exibido ao lado do indicador do horrio para ligar (ON) ou desligar (OFF) e comea a piscar. . 2 Tecla Pressione esta tecla para ajustar o horrio desejado. Cada vez que a tecla pressionada, a hora aumenta ou diminui de 10 em 10 minutos. A hora muda to rpido quanto voc pressiona a tecla. 3 Depois de programar os horrios para ligar e desligar o Condicionador de Ar, verique se o indicador de funcionamento no display do painel da unidade interna est aceso.

Exemplos de Programao do Timer


Horrio para ligar o produto: Esta funo til quando voc quiser programar o incio automtico de funcionamento para antes de retornar para casa. O Condicionador de Ar comear a funcionar automaticamente no tempo programado. Importante: o horrio ser registrado dentro de um perodo de 0,5 segundo. (depois que a tecla liga/desliga pressionada), por isso, voc deve continuar pessionando a tecla at que o horrio desejado tenha estabilizado. Caso contrrio, voc ter que repetir os passos. Exemplo: Para que o Condicionador de Ar comece a funcionar s 6:00 horas: 1 Pressione a tecla . O indicador do timer ON e o horrio programado acendem e comeam a piscar (se o horrio exibido j 6:00, 3 segundos depois a funo horrio para ligar acionada automaticamente). 2 Use a tecla para selecionar 6:00 no display timer ON (ligar) do controle remoto. 3 Aguarde 0,5 segundo. O indicador do timer ON pra de piscar e a funo acionada.

Limpando a Unidade Interna e o Controle Remoto


Use um pano seco para limpar a unidade interna e o controle remoto. Se a unidade interna estiver muito suja, utilize um pano umedecido com gua para limp-la. O painel frontal da unidade interna pode ser removido para lavar. Retire-o com cuidado. Seque-o com um pano seco e macio. No utilize escovas, lixas ou polidores para limpar a unidade, pois isso podr danic-la. No utilize benzina, thinner, gasolina, querosene, solventes ou produtos abrasivos para efetuar a limpeza, pois podem causar rachaduras ou deformar as superfcies plsticas. Nunca utilize gua quente acima de 40oC para limpar o painel frontal, pois isto pode causar a deformao ou descolorao do painel. 3 Retire os ltros de ar da unidade interna. Limpe os ltros de ar com um aspirador de p ou lave-os em gua corrente e deixe-os secar ao ar livre.

Limpando os Filtros de Ar
Quando os ltros de ar cam sujos, reduzem o desempenho do produto, por isso, limpe-os uma vez por ms ou com mais freqncia se necessrio. 1 Abra e levante o painel frontal para cima at que o painel que travado nessa posio (voc ouvir um clic).

4 Retire o ltro de carvo ativado (lado esquerdo) e o ltro HEPA (lado direito) dos seus suportes. O modo de remoo e instalao desses ltros diferente entre os modelos (veja as guras abaixo). Deixe que o ltro de carvo ativado seque ao sol por 6 a 8 horas. Os ltros de carvo ativado e HEPA no podem ser lavados com gua; limpe-os utilizando um aspirador de p ou substitua-os.

Para cancelar: 4 Tecla . Pressione esta tecla para cancelar os horrios programados. Para mudar os horrios programados: Siga os passos 1, 2 e 3 para mudar os horrios programados.

10

15

Operao Manual
A operao manual pode ser utilizada temporariamente caso voc no encontre o controle remoto ou se as pilhas do controle estiverem fracas. 1 Abra e levante o painel frontal para cima at que o painel que travado nessa posio (voc ouvir um clic). 2 Pressione o boto at que o indicador AUTO acenda. O produto ir funcionar no modo automtico forado (a temperatura programada de 24oC). 3 Feche o painel, deixando-o na sua posio original.

Ateno!
Umidade relativa do ar abaixo de 80%. Se o Condicionador de Ar funcionar em locais com umidade relativa acima deste valor, poder ocorrer condensao nas superfcies do produto. Neste caso, posicione a aleta do uxo horizontal de ar no seu ngulo mximo (verticalmente ao cho) e selecione o modo de ventilao HIGH (alto).

Horrio para desligar o produto: Esta funo til quando voc quiser programar o trmino automtico de funcionamento para depois de ir dormir. O Condicionador de Ar desligar automaticamente no tempo programado. Exemplo: Para que o Condicionador de Ar desligue s 23:00 horas: 1 Pressione a tecla at que o indicador do timer OFF e o horrio programado acendam e comecem a piscar (se o horrio exibido j 23:00, 3 segundos depois a funo horrio para desligar acionada automaticamente). para selecionar 23:00 no 2 Use a tecla display timer OFF (desligar) do controle remoto. 3 Esta funo acionada 0,5 segundos depois que voc solta a tecla .

novamente para acender 3 Pressione a tecla o indicador do timer ON (ligar). 4 Use a tecla para selecionar 6:00 no display timer ON (ligar). 5 Aguarde 0,5 segundo. O indicador do timer ON pra de piscar e a funo acionada.

Para Obter o Melhor Desempenho


Para completar os ajustes, observe o seguinte: Ajuste a direo do uxo de ar corretamente de modo que no que diretamente nas pessoas. Ajuste a temperatura para conseguir o conforto trmico. No ajuste o produto para nveis excessivos de temperatura. Feche portas e janelas quando estiver usando os modos COOL ou HEAT, ou o desempenho do produto ser prejudicado. Utilize a tecla TIMER no controle remoto para selecionar o tempo desejado para incio e trmino do funcionamento. No coloque qualquer objeto prximo das entradas e sadas de ar, pois o desempenho do Condicionador poder ser prejudicado e ele poder parar de funcionar. Limpe o ltro periodicamente, caso contrrio, prejudicar o desempenho do produto. No opere o Condicionador de Ar com as aletas horizontais fechadas.

Ligar Desligar (Desigado Incio de funcionamento Desligar) Esta funo recomendada quando voc quer ligar o Condicionador de Ar antes de acordar e deslig-lo depois de sair de casa. Exemplo: Para ligar o Condicionador de Ar s 6:00 horas da manh seguinte e deslig-lo s 8:00 horas. at que o indicador do 1 Pressione a tecla timer ON (ligar) acenda e comece a piscar.

Uso combinado do timer (para ligar e desligar o produto automaticamente): Desligar Ligar (Ligado Desligado Reincio Funcionamento) Esta funo recomendada para quando voc quer desligar o Condicionador de Ar depois de ir para a cama e lig-lo novamente pela manh, quando acorda ou quando voc retorna para sua casa. Exemplo: Agora so 20:00 horas. Voc que que o Condicionador de Ar desligue s 23:00 e ligue novamente s 6:00 horas da manh seguinte. at que o indicador do 1 Pressione a tecla timer OFF (desligar) e o horrio programado acendam e comecem a piscar. para selecionar 23:00 no 2 Use a tecla display timer OFF (desligar).

para selecionar 6:00 no display 2 Use a tecla timer ON (ligar) do controle remoto. 3 Pressione a tecla novamente para acender o indicador do timer OFF (desligar). 4 Use a tecla para selecionar 8:00 no display timer OFF (desligar). 5 Aguarde 0,5 segundo. O indicador do timer OFF pra de piscar e a funo acionada.

Ateno:
Cada vez que o boto pressionado, o modo de operao modicado na seguinte ordem: AUTO, COOL, OFF. Pressione o boto manual at que o indicador Operation comece a piscar rapidamente (5 vezes por segundo). O produto ir funcionar no modo resfriamento forado. Este modo usado especicamente para testes. Para restabelecer a operao com o controle remoto, basta apont-lo diretamente para o receptor de sinal (conforme pgina 5).

14

11

Como Usar a Unidade Interna


Opes Adicionais
Modo Sleep (Dormir) Esta funo faz com que o produto aumente (resfriamento) ou diminua (aquecimento) a temperatura automaticamente 1o por hora nas primeiras duas horas e mantm constante nas prximas 5 horas. Aps este tempo o produto pra de funcionar. Com esta funo voc obtm uma temperatura mais confortvel e economiza energia. Funo Reincio Automtico Quando h falta de energia eltrica, ao retornar o produto restabelece automaticamente com as mesmas funes ajustadas anteriormente. Funo Siga-me O controle remoto funciona como um termostato remoto, permitindo um controle de temperatura preciso da sua localizao. Para acionar a funo Siga-me, aponte o controle remoto para a unidade interna e pressione a tecla Follow Me (Siga-me). O display do controle remoto exibe a temperatura atual da sua localizao. O controle remoto envia este sinal para o condicionador de ar a cada intervalo de 3 minutos, at que a tecla Follow Me (Siga-me) seja pressionada novamente. Se a unidade interna no receber o sinla durante um intervalo de 7 minutos, o produto emitir um sinal sonoro indicando que o modo Siga-me foi nalizado. Painel Removvel O painel frontal pode ser facilmente removido para que seja ta a limpeza peridica. Funo Auto-Diagnstico e Auto-Proteo Esta funo pode detectar eletronicamente os erros e exibir no display o diagnstico atravs de uma srie de LEDs na unidade interna. A unidade ir alterar automaticamente para o cdigo de proteo.

Para ajustar a direo do fluxo horizontal (esquerda/direita): Ajustando a Direo do Fluxo de Ar


Faa o ajuste da direo do fluxo de ar corretamente, caso contrrio poder causar desconforto ou temperaturas ambientes irregulares. Ajuste as aletas verticais manualmente. Ajuste as aletas horizontais atravs do controle remoto. Ajuste a aleta vertical manualmente atravs da alavanca no lado esquerdo ou direito do brao da aleta vertical (dependendo do modelo). Tenha cuidado para no prender os dedos no ventilador e nas aletas horizontais, e para no danicar as aletas verticais. Quando o Condicionador de Ar estiver em funcionamento, mantenha as aletas horizontais paradas em uma posio especca e desloque a alavanca para o lado esquerdo (ou direito, dependendo do modelo) da sada de ar at a posio desejada.

Ateno:
A tecla SWING no funciona quando o Condicionador de Ar est desligado (inclusive quando o horrio de incio de funcionamento TIMER ON estiver programado). No deixe o Condicionador de Ar funcionando por muito tempo com a direo do uxo de ar ajustada para baixo nos modos COOL e DRY, caso contrrio, pode ocorrer formao de gotas de gua na superfcie das aletas horizontais, que poder escorrer no piso ou nos mveis. No desloque as aletas horizontais manualmente. Use sempre a tecla SWING. Se voc desloc-las manualmente, ocorrero falhas durante funcionamento. Se as aletas no estiverem funcionando corretamente, desligue o Condicionador e religue-o em seguida. Quando o Condicionador de Ar desligado e ligado logo em seguida, as aletas horizontais no se movero por aproximadamente 10 segundos. O ngulo de abertura das aletas horizontais no deve ser muito pequeno, pois o desempenho da refrigerao ou do aquecimento pode ser prejudicado devido rea limitada para a sada do uxo do ar. No opere o Condicionador de Ar com as aletas horizontais fechadas. Quando o Condicionador de Ar conectado energia eltrica, as aletas horizontais podem gerar rudos por 10 segundos, o que normal.

Para ajustar a direo do fluxo vertical (para cima/para baixo):


Ajuste esta funo enquanto o produto estiver em funcionamento. Mantenha a tecla DIRECTION no controle remoto pressionada para mover a aleta para a direo desejada. O ngulo de reajuste da aleta horizontal de 6o cada vez que a tecla pressionada.

Para ativar a funo SWING

(balano automtico da direo do fluxo de ar - para cima/

para baixo): Execute esta funo enquanto o Condicionador de Ar estiver em funcionamento: Pressione a tecla SWING (Balano para cima/para baixo) no controle remoto. A aleta horizontal ir mover-se para cima e para baixo automaticamente. Para parar a funo e manter a aleta em uma determinada posio, pressione a tecla SWING novamente.

12

13

You might also like