Exercício Potência cícios: Exercícios: Potência

01.(EN - Escola Naval) Uma traineira de 1.000 kg, partindo do repouso, pode ser acelerada e
chegar a uma velocidade de 72 km/h em 10 segundos. Desprezando as perdas devido ao atrito, a potência média do motor dessa traineira para fornecer essa aceleração é de: a) 10 kW b) 20 kW c) 25 kW d) 32,7 kW e) 200 kW

02. (UFSC) Um homem ergue um bloco de 100 N a uma altura de 2,0 m, em 4,0 s, com
velocidade constante. Qual a potência, em watts, desenvolvida pelo homem?

03. (PUC) Uma queda d’água de 1,0 m de altura possui uma vazão de 2,0 litros por segundo.
Supondo a massa de 1,0 litros de água igual a 1,0 kg e a aceleração da gravidade g = 10 m/ s2, a potência máxima que se pode obter aproveitando essa queda d’água, é de: a) 2,0 . 103 kW b) 2,0 . 102 kW c) 2,0 . 10–1 kW d) 2,0 . 10–2 kW e) 2,0 . 10–3 kW

04. (Enem) O esquema abaixo mostra, em termos de potência (energia/tempo), aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade de combustível vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidade constante.

uma parte considerável de sua energia é dissipada. Esses números indicam também valores crescentes da potência do motor.25 06.2 kW 12 kW rodas 9 kW transmissão e engrenagens O esquema mostra que. b) do consumo de combustível e. na queima da gasolina. direção. 10 W. maior a quantidade de calor que . ventilador gerador.5 m/s.8 e 2.0 .50 e) 0.0. bomba hidráulica. (UEL-PR) Um motor. em litros: a) de cada cilindro do motor e. quanto maior esse volume. no motor de combustão. etc 2. 1.2 kW energia térmica 1 kW do tanque de gasolina 72 kW 71 kW motor de combustão 14. 1. Pode-se explicar essa relação direta entre a potência do motor e esses valores numéricos porque eles indicam o volume aproximado. entre outros.8 kW luzes.0. energia térmica dos gases de escape e transferida ao ar ambiente 56. Nessas condições. 10 2 2 N até uma latura de 5. quanto maior esse volume. cuja potência nominal é de 6. 1.60 d) 0. o rendimento do motor vale: a) 0. eleva um corpo de peso 6 .75 c) 0.6. maior a potência que o combustível pode fornecer.0 m com velocidade constante de 0.90 b) 0.evaporação 1 kW energia dos hidrocarbonetos não queimados. (Unifesp) Costuma-e especificar os motores dos automóveis com valores numéricos. Essa perda é da ordem de: a) 80% b) 70% c) 50% d) 30% e) 20% 05.

quanto maior esse volume. supondo que não haja escorregamento entre as rodas traseiras e a pista. de 0. 08.64 x 106 W (≅ 3. quanto maior esse volume. Despreze a força horizontal de resistência do ar. 07. . são iguais e valem μ = 0. Determine: a) A máxima aceleração do veículo quando sua velocidade é de 120 m/s. d) do consumo de combustível e. e) de cada cilindro do motor e.800 W 09. entre os pneus e a pista. A esteira tem comprimento de 12 m.40 m de raio. inclinação de 30º com a horizontal e move-se com velocidade constante. c) desenvolverá uma potência média duas vezes menor. desprezível em baixas velocidades.500 cavalos) e possui um aerofólio que lhe imprime uma força aerodinâmica vertical para baixo. em 15 segundos. o motor que aciona esse mecanismo deve fornecer a potência de: a) 20 W b) 40 W c) 300 W d) 600 W e) 1. Os coeficientes de atrito estático e dinâmico. maior o rendimento do motor. a força vertical que o veículo aplica à pista horizontal está praticamente concentrada nas rodas motoras traseiras. maior a temperatura que o combustível pode atingir. (Fuvest) Uma esteira rolante transporta quinze caixas de bebida por minuto. (AFA) Um guindaste eleva cinco fardos de papel do solo até uma altura de 10 metros. de um depósito no subsolo até o andar térreo. quanto maior esse volume. Se ele realizar a mesma tarefa em 30 segundos: a) desenvolverá uma potência média duas vezes maior. b) realizará um trabalho duas vezes maior. (Fuvest) Um veículo para competição de aceleração (drag racing) tem massa M = 1100 kg.50. Tanto em altas quanto em baixas velocidades. (432 km/h).o combustível pode fornecer. c) de cada cilindro do motor e. motor de potência máxima P = 2. maior a temperatura que o combustível pode fornecer. Fa. As caixa a serem transportadas já são colocadas com a velocidade da esteira. Se cada caixa pesa 200 N. d) realizará um trabalho duas vezes menor.

da potência PII que o motor desenvolve no trecho II. Determine: a) o valor. uma estrada com dois trechos horizontais (I e III). em kW. da componente paralela a cada trecho da estrada das forças FI. 10. aplicada ao veículo pelo aerofólio. (Fuvest) Um automóvel com massa de 1000 kg percorre. a velocidade do veículo é desprezível e as rodas estão escorregando (derrapando) sobre a pista. em newtons. FII e FIII. um em subida (II) e um em descida (IV). aplicada pela estrada ao automóvel nos trechos I. com velocidade constante v = 20 m/ s. respectivamente. Suponha que hão haja outras perdas por atrito. quando a velocidade angular das rodas traseiras é w = 600 rad/s. Nos trechos horizontais o motor do automóvel desenvolve uma potência de 30 kW para vencer a resistência do ar. nas condições da questão anterior. que pode ser constante ao longo de todo o trajeto percorrido. II e IV.b) O mínimo valor da força vertical Fa. b) O valor. c) A potência desenvolvida pelo motor no momento da largada. v I II a III b IV //=//=//=//=//=//=//=//=//=//= .