Engenharia em Telecomunicações

Universidade do Contestado - UnC

Ronerson Carvalho dos Santos

O aparelho telefônico foi inventado por Alexander Graham Bell, em 1876. O telefone é um dos aparelhos mais simples que existem. Um telefone, da década de 1920, pode ser conectd o a um ponto telefônico e ele funciona perfeitamente.

.

Normalmente a resistência de uma linha telefônica é de 280 ohms por quilometro. . -48V.É proveniente da central de comutação. corrente de operação de 20 a 80 mA. Quando o monofone é retirado do gancho a tensão cai para cerca de 9 volts.

.

.A impedância ZL é equivalente a impedância da linha de assinante. O valor de ZB é escolhido de tal modo que o efeito local seja minimizado. R1 e R2 resistores de baixas resistências ôhmicas (da ordem de 10 a 20 Ω).

c-) Circuito de Campainha ou Ring (Tone Ringer). .Genericamente. uma aparelho telefônico constitui-se de três circuitos básicos: a-) Circuito de Voz ou Áudio (Speech Circuit). b-) Processador de Chamadas (Pulse Dialer ou DTMF Generator).

CÁPSULA RECEPTORA .Converte sinais elétricos em sinais acústicos. .Converte sinais acústicos em sinais elétricos. CÁPSULA TRANSMISSORA .O circuito de áudio permite a conversão de sinais acústicos (voz) em sinais elétricos e vice-versa. Ambas as cápsulas ficam acopladas ao monofone.

Membrana Disco Bateria 48v Metal Carvão Metal Linha de Assinante Central local Simbologia A voz do usuário provoca variações na pressão do ar que atua sobre uma membrana de alumínio. Essa pressão variável modifica a resistência ohmica entre os pontos de contacto da cápsula. .

Essa corrente é amplificada e transmitida.Microfone Eletromagnético Suporte Flexível Bobina Campo Magnético S N Entrada Acústica S Diafragma Saída Elétrica Ímã Permanente A pressão acústica ocasiona o movimento da bobina. . O movimento da bobina imersa no campo magnético induz uma corrente proporcional a esse movimento.

O Receptor Transforma energia elétrica em energia acústica. O fluxo atrai ou repele o diafragma que desloca o ar. . Receptor Eletromagnético Ímã Ponto fixo Campo Magnético i Corrente Símbolo Diafragma de Ferro A corrente elétrica varia o fluxo do campo magnético.

.O Receptor Receptor Eletrodinâmico Bobina Diafragma Ímã i Movimento do diafragma Uma bobina é solidária ao diafragma. Ao ser percorrida por uma corrente gera um campo que interage com o produzido por um ímã permanente.

Zm . Zb . Se Zb = ZL I=0 .impedância do microfone.impedância do receptor.Efeito Local Problema quando a pessoa que fala ouve a sua própria voz no receptor com maior intensidade que o som vindo do microfone do seu interlocutor. Zf .impedância de balanceamento.

.Transformador que permite acoplar o circuito a quatro fios ( dois em TX e dois em RX) e a linha de acesso á dois fios.

O princípio de funcionamento de uma bobina híbrida é o mesmo da ponte de impedâncias .

A atenuação entre os terminais 44´ e 22´ de cada híbrida deve ser a maior possível. . teoricamente. infinita.

Diagrama de blocos da Híbrida .

O telefone Decádico. O Marcador Rotativo tem como função o envio seqüencial de Impulsos Elétrico. . de Impulsos possio um disco de Marcação com 10 orifícios.

é baseado no conceito conhecido como de Tom Duplo de Multifrequência DTMF. Este Telefone gera uma combinação de dois Tons para cada Dígito Marcado. .O Telefone DTMF.

que filtra e identifica o par como sendo o código de um número predeterminado. à central local. . quando uma tecla é pressionada.Nos aparelhos multifreqüênciais.7V) por um período de tempo de aproximadamente 100ms. Cada dígito decimal ou tecla possui um par de freqüências específico. ativa a emissão de um par de freqüências (DTMF) na faixa de áudio e abaixo de zero dB (menor que 0.

336 Hz 1.Tons Multifreqüências (DTMF) Cada Tecla pressionada gera dois tons que são decodificados na central telefônica.477 Hz 697 Hz 770 Hz 852 Hz 1 4 7 2 5 8 3 6 9 941 Hz * 0 # . e 1336 Hz do grupo superior. Ex. 1. gera as freqs. 852 Hz do grupo inf.209 Hz 1.: Pressionando 8.

Circuito do Teclado DTMF .

Quando uma Patilha atua. B") e um Condensador (CA e CB). Existem sete Patilhas debaixo do Marcador de Teclas. A" e B. A operação de premir um Botão tem como resultado a atuação da Patilha Horizontal e da Patilha Vertical. quatro das quais correspondem às Linhas e três às Colunas.Descrição de Funcionamento do Circuito do Teclado DTMF Existem dois Circuitos Osciladores para gerar Tons de diferentes Frequências. B'. divididos no Grupo KA e no Grupo KB. Os Enrolamentos A e B têm um número de Molas de Contacto. Deste modo se configuram os Circuitos Osciladores correspondentes ao Número Chamado. Cada Circuito é composto por uma Bobina de Três Enrolamentos (A. A'. . ela fecha as correspondentes Molas de Contacto. O fecho de um dos Contactos de KA e de um dos Contactos de KB permite ligar cada Condensador a um dos terminais do Enrolamento A e B associado.

senoidal.20%. alternado entre um Segundo de toque de campainha por quatro segundos de silêncio. cujo valor está entre 70 e 90V eficazes e freqüência de 25 Hz +/. a Linha de Assinante Chave C Campainha 20 ~25 Hz Circuito do Aparelho Telefônico b .Campainha A corrente para campainha é alternada.

é de aproximadamente 5 Km. O raio para alimentar um aparelho telefônico. A linha apresenta atenuação típica de 280 ohm e capacitância de 50 nF por Km e os circuitos devem compensar esta característica da linha.Os aparelhos telefônicos que funcionam distantes da central telefônica apresentam o problema de atenuação. .

de acordo com a fórmula: .De acordo com a teoria de Heaviside. a atenuação "A" de um sinal depende principalmente da resistência "R". da capacitância "C" e da indutância "L" da linha (por unidade de comprimento).

cuja atenuação vai diminuindo com o comprimento da linha. Atenua o sinal para linhas mais curtas.Mantém o mesmo nível de sinal independente do comprimento da linha. .

Atenuação (dB) Nível de sinal na recepção Distância (Km) 5 .