Tipos de cabos e conexões

Postado por Andre on 30 julho, 2008

Hoje em dia estamos rodeados por diversos tipos de conexões, cada uma com seu respectivo tipo de cabo, e sempre nos deparamos com um que não conehcemos ou que não sabemos o nome, clique na imagem para se familiarizar com vários deles.

Display Port

DVI

Firewire 800 HDMI IEEE 1394 Aka FireWire .

Micro DVI Micro USB Mini USB .

RJ45 SATA USB Tipo A .

de maneira independente. imagens de alta definição e gráficos detalhados em 3D são algumas das características que permitem o uso cada vez maior dos PCs para vídeos. S-Video e Component Vídeo (Vídeo Componente). hoje o cenário é bem diferente. o conhecido esquema RGB . O conector desse padrão. Conector VGA (Video Graphics Array) Os conectores VGA são os mais conhecidos.e sobre as freqüências verticais e horizontais (saiba mais sobre essas freqüências aqui). verde (green) e azul (blue) . inclusive em alguns modelos que usam a tecnologia LCD. É comum encontrar monitores cujo cabo VGA possui pinos faltantes.USB Tipo B Conectores de vídeo: VGA. é composto por três "fileiras" de cinco pinos. os computadores podem contar com vários tipos de conexão de vídeo. informações sobre as cores vermelha (red). nem todos são usados. Esses pinos são conectados a um cabo cujos fios transmitem. Não se trata de um defeito: embora os conectores VGA utilizem um encaixe com 15 pinos. Cores realistas. . além de serem os mais comuns em placas de vídeos (conforme é de se esperar). DVI. jogos e outras aplicações multimídia. cujo nome é D-Sub. o InfoWester apresenta a seguir os padrões mais são usados em PCs: VGA. o que gera uma pequena confusão na hora de distinguí-los. DVI. Para evitar esse tipo de problema. S-Video e Component Video Introdução Se nos primórdios da informática os monitores tinham tela monocromática e gráficos pobres em detalhes.isto é. pois estão presentes na maioria dos monitores. Como conseqüência.

O primeiro suporta resoluções de até 1920x1080 e. Esse processo faz com que a qualidade da imagem diminua. as informações das imagens podem ser tratadas de maneira totalmente digital. Quando. sendo um par para cada cor primária (vermelho. Há ainda conectores DVI que trabalham com as especificações Single Link e Dual Link. Por essa razão. justamente por ser usado em placas de vídeo.Conector e placa de vídeo com conexão VGA Conector DVI (Digital Video Interface) Os conectores DVI são bem mais recentes que os conectores VGA e tendem a substituí-los por proporcionarem qualidade de imagem superior. resoluções de até 2048x1536. É necessário frisar que existe mais de um tipo de conector DVI: DVI-A: é um tipo que utiliza sinal analógico. por quatro pares de fios trançados. um monitor LCD trabalha com conectores VGA. DVDs. por sua vez. TVs de plasma. Os conectores. basicamente. por exemplo. Isso ocorre porque. entre outros. É também mais comum que seu similar. a qualidade da imagem é mantida. precisa converter o sinal que recebe para digital. mas utiliza sinal digital. conforme indica seu nome. a saída DVI é ótima para ser usada em monitores LCD. não é necessário fazer a conversão. variam conforme o tipo do DVI. O cabo dos dispositivos que utilizam a tecnologia DVI é composto. em ambos os casos usando uma freqüência de 60 Hz. Como o DVI trabalha diretamente com sinais digitais. porém oferece qualidade de imagem superior ao padrão VGA. DVI-D: é um tipo similar ao DVI-A. o que não ocorre com o padrão VGA. mas são parecidos entre si. o segundo. como mostra a imagem a seguir: . portanto. Conector DVI-D DVI-I: esse padrão consegue trabalhar tanto com DVI-A como com DVI-D. É o tipo mais encontrado atualmente. verde e azul) e um para o sincronismo.

A tendência é a de que o padrão VGA caia. por sua vez.Muitas placas de vídeo e monitores já são compatíveis com DVI. desde que a televisão seja compatível com esse conector. Também é possível encontrar conexões S-Video de sete pinos. sendo este o que realmente faz parte do padrão. . filmadoras. um para a transmissão da imagem e outro que atua como terra. por exemplo. videocassetes. sendo dois para áudio (canal esquerdo e canal direito) e o terceiro para o vídeo. em desuso. primeiramente. O S-Video. mais conhecido como Vídeo Composto. Padrão S-Video O conector do padrão S-Video usado atualmente é conhecido como Mini-Din de quatro pinos (é semelhante ao usado em mouses do tipo PS/2). Dependendo do caso. é claro. é possível encontrar os três tipos na mesma placa. o que indica que o dispositivo também pode contar com Vídeo Componente (visto adiante). já faz questão de aplicar DVI em seus computadores. Esse cabo é constituído de dois fios. outro transmite imagens em cores. A Apple. aparelhos de DVD. o terceiro atua como terra. tem seu cabo formado com três fios: um transmite imagem em preto e branco. assim como é essa uma das características que faz esse padrão ser melhor que o Vídeo Composto. Conector S-Video (Separated Video) Para entender o S-Video. basta usar a conexão S-Video. se você quiser assistir na TV um vídeo armazenado em seu computador. entre outros. Geralmente. Muitas placas de vídeo oferecem conexão VGA ou DVI com S-Video. outro padrão: o Compost Video. É essa distinção que faz com que o S-Video receba essa denominação. equipamentos com Vídeo Composto fazem uso de três cabos. é melhor compreender. Esse tipo utiliza conectores do tipo RCA e é comumente encontrado em TVs. cada vez mais. Assim.

diminuir a quantidade de cabos. a tecnologia pode trabalhar com áudio também. Nestes casos. isto é. é recomendável adquirir um modelo compatível com DVI. um centro de entretenimento. proporcionalmente. outro é indicado pela cor azul e o terceiro é indicado pela cor vermelha. geralmente. sendo que. Component Video Como dito anteriormente. Finalizando Como o PC está se tornando. o encaixe que fica na placa pode ser do tipo que aceita sete pinos (pode haver mais).High-Definition Television). em um esquema conhecido como Y-Pb-Pr(ou Y-Cb-Cr). é responsável pela transmissão do vídeo em preto e branco. para atividades de edição de vídeo. que deve ser inserido na placa de vídeo.Placa de vídeo com conectores S-Video. entre eles. usado em computadores para trabalhos profissionais . é necessário utilizar um cabo especial (geralmente disponível em lojas especializadas): uma de suas extremidades contém os conectores Y-Pb-Pr. é necessário consultar o manual do dispositivo. cada vez mais. O primeiro (de cor verde). na maioria das vezes. para ter certeza dessa compatibilidade. sendo um dos preferidos para sistemas de home theater. já que as placas de vídeo tendem a priorizar cada vez mais essa tecnologia. Os demais conectores trabalham com os dados das cores e com o sincronismo. . DVI e VGA Component Video (Vídeo Componente) O padrão Component Video é. Se você pretende comprar um monitor LCD. enquanto a outra possui um encaixe único. No entanto. Para isso. E não pense que pára por aí: um tipo de conexão denominado HDMI (High-Definition Multimedia Interface) pode substituir vários padrões existentes. o DVI. é conveniente conhecer os conectores certos para cada dispositivo. pela "estrutura" da imagem.por exemplo. o padrão S-Video é cada vez mais comum em placas de vídeo. Mas. um é indicado pela cor verde. Por isso. Para fazer a conexão de um dispositivo ao computador usando o Component Video. mais comuns. A conexão do Component Video é feita através de um cabo com três fios. Isso ocorre justamente pelo Vídeo Componente oferecer excelente qualidade de imagem. por exemplo. as conexões com sistemas de áudio e vídeo são. além de oferecer melhor qualidade de imagem. alguns modelos são também compatíveis com Vídeo Componente. Seu uso mais comum é em aparelhos de DVD e em televisores de alta definição (HDTV . Isso porque seu objetivo é.

Rede Sem Fio Placa Wireless para Desktop Adaptador Wireless .

5 metro. cabo Cabo de fibra Óptica + 2 RCA. com 2 metros R$ Cabo plug SVHS + plug SVHS com: 2 metros dourado .Roteador Wireless Cabos de Áudio e Vídeo Cabo de fibra Óptica marca Toslink. com 1.profissional. dourado.5 metro Cabo de fibra Óptica preto.profissional com 2 metros Cabo jack SVHS dourado + plug SVHS dourado . com 1. com 2 metros Cabo de fibra Óptica Cabo plug SVHS dourado + plug SVHS dourado .

5 metro Cabo plug 2 RCA + 2 RCA com 1.8 metro dourado com o cabo coaxial de Cabo plug 2 RCA + P2 estéreo com 1.Cabo plug SVHS + plug SVHS com: 2 metros Cabo plug SVHS x plug RCA com 2 metros dourado Cabo P10 Mono + P10 Mono com 5 metros.5 metro.2 metro Cabo plug 1 RCA + 2 RCA com 1.5 metro Cabo plug 3 RCA + 3 RCA dourado com o cabo coaxial de vídeo grosso Cabo plug 3 RCA + 3 RCA com 1.5 metro niquelado Cabo plug P1 estereo + 2 plugs RCA .5 metro vídeo grosso Cabo plug 2 RCA + Din 5 pinos com 1. niquelado. niquelado Cabo plug 1 RCA + 1 RCA com 1. cabo grosso.5 metro Cabo plug 3 RCA + 2 RCA com 1. Para Guitarra Cabo P1 Stereo + P2 Stereo com 1.

8 metro. 1. Disponível nas cores: Cabo HDMI 19P Macho X Macho .5 metro Cabo plug P2 stéreo com 3 vias + 3 plugs RCA dourado. acabamento gold Cabo fibra óptica + SVHS + 3 RCA Cabo plug Din + Din com 1.Cabo plug 3 RCA + 3 RCA X dourado para vídeo componente (RGB) Cabo plug P2 estéreo + P2 estéreo Cabo plug P2 stereo + jack P2 stereo com 5 metros.

c/ Ferrite Cabo HDMI em 90 graus. com 1.8 metro Cabo DVI+DVI c/ ferrite Cabo de Rede .