You are on page 1of 23

GESTo Do CoNhECimENTo: DA ProDuTiViDADE humANiZAo DA formAo

Naura Syria Carapeto Ferreirae

A arte mais importante do mestre provocar a alegria da ao criadora do conhecimento.(EINSTEIN, 1979, p.31) H quem passe pelo bosque e s veja lenha para a fogueira. (TOLSTOI, 1975, p. 236)

1.iNTroDuo
H algum tempo, refletindo sobre a forma pela qual, nos ltimos anos, produzimos as nossas existncias, como pessoas e como profissionais da educao, tenho me surpreendido e muitas vezes perplexa, em verificar que no corre-corre diuturno dessa produo da existncia humana, o produto tem redundado, prioritariamente, em cansao, impotncia, insatisfao, frustrao, decepo, e tantos outros sentimentos negativos causadores de insanidades de toda ordem. Em contrapartida, tenho me surpreendido, tambm, e atnita a correr atrs das informaes e de produes cientficas, tecnolgicas, informatizadas que veiculam na aldeia global em que se tornou o planeta no af de mais condies de atender e produzir as demandas sociais de toda ordem que se impem minha existncia. Surpreendo-me, ainda, querendo compreender, interpretar tudo o que se passa em meu entorno, na complexa trama das relaes sociais, sem o menor espao de tempo para processar esta compreenso e a avalanche das informaes, dos discursos, das imagens, dos pacotes cinematogrficos, dos sentidos e significados e do virtual que se tornou real, bombardeando mentes e coraes, que tornam as coisas, os objetos, os acontecimentos e as pessoas in-significantes. Percebo,
Professora Titular do Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Cincias Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paran. Professora (aposentada) da Universidade Federal do Paran. Curitiba, Paran, Brasil. nauraf@uol.com.br; naura@utp.br.
e

129

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP ainda, que esta realidade no s minha, mas reflete, de um modo geral, o estado em que se encontram todas as pessoas em todas as faixas etrias em todas as instituies e sociedades. Paradoxalmente, esta produo da existncia revela o conflito e a contradio do desejo da possibilidade de ser e a constatao da impossibilidade como realidade. Paradoxalmente, esta produo da existncia em busca da felicidade, da realizao, no mundo hodierno, produz a alienao, acirra a competitividade e o individualismo1 gerando a infelicidade. O desenvolvimento da cincia, da cultura, da tecnologia produziu, contraditoriamente, um mundo fascinante e de reduzida possibilidade de acesso a todas as pessoas, onde as coisas passaram a se sobrepor sobre o verdadeiro significado da vida humana. Todos querem ter mais, acessar mais, viajar mais, conhecer mais sem conseguir e tampouco administrar as suas vidas, a produo das suas existncias. A abundncia de informaes2, de sentidos e significados tumultua mentes e coraes, de tal modo, que as pessoas vivem e correm sem mesmo pensar sobre o qu? e priorizar o qu?, realmente, querem para suas vidas. As prioridades que norteiam as polticas pblicas mundiais, nacionais e locais privilegiam o capital, secundarizando a vida humana, fazendo-nos constatar que este rumo, por ser violento, exclusivo e excludente no conduz
Germe do egosmo, o individualismo representa a existncia individual sem restries e orientada apenas pelo livre arbtrio pessoal e por consideraes voltadas exclusivamente para o prprio interesse (Schaff, 1990). a categoria bsica da ideologia liberal. Todas as demais categorias, bem como suas relaes e contradies, se constituem a partir da persistncia e do profundo enraizamento desse elemento. 2 Na sociedade e na mdia o exerccio da solidariedade dinamitado do topo base. Nas telenovelas, to apreciadas nos pases americanos e europeus, nas sees de aconselhamento pessoal de revistas de moda ou nos programas de entrevistas ao vivo, os temas preferidos so as disputas entre os sexos e as geraes ou as receitas de como subir na vida e aparecer na mdia. A tagarelice mundana, ociosa e desprovida de imaginao foi promovida a ideal de vida liberal, moderno e com cara de revoluo de costumes. primeira vista, tais fatos so considerados epifenmenos de causas maiores e mais profundas. Ledo engano! Esta trivialidade a matria prima das aspiraes e comportamentos que vo repercutir intensamente na omisso com que enfrentamos nossos graves problemas humanos e sociais. a trivialidade de uma vida distrada e dispersa das questes centrais da existncia humana (FERREIRA, 2003, p.132)
1

130

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP os homens a produzirem as suas existncias de forma salutar para si e para toda a humanidade. Muito ao contrrio, conduz barbrie j instalada. Em nossas instituies, que possuem o compromisso formal e social de preparar para a cidadania e a qualificao para o trabalho3, tambm se processa uma produo da existncia em ritmo aligeirado e desumano. Trabalhamos juntos, todos sem, nem sempre ou quase nunca, produzirmos juntos as condies de existncia mais qualificada para todos. Trabalhamos juntos sem exercer sequer o dilogo4, condio mais importante nas relaes sociais e exclusivas do ser humano. So muitas as realidades, idias, conceitos e fantasias que transbordam do arsenal de palavras com o que se formularam as narrativas conhecidas. So muitas as situaes nas quais a palavra pesada abafa a idia leve5 (BILAC, 1977, p. 141) Nesta realidade, com toda complexidade e contradies do mundo globalizado, o que fazer? Como criarmos condies para produzirmos as nossas existncias, coletivamente, com respeito, dignidade, felicidade e realizao humana? Como ensinar aos alunos a produo da vida humana nestas condies? Como podemos produzir nossas existncias, com alguma segurana de estarmos construindo um outro mundo mais justo e igualitrio, mais compreensivo e solidrio? O que se impe para a educao, para as polticas pblicas e para a gesto da educao no sentido da superao deste desconforto e desta gama de sentimentos e de vida insatisfeita que existe de forma generalizada em todos os povos e naes e no mais ntimo dos coraes? O que fazer para dominar a violncia de toda ordem a fim de super-la por um outro mundo mais humano, onde o dio seja substitudo pelo amor e pela fraternidade? O que fazer? Como fazer?
Art. 2 da Lei 9.394/96 que estabelece as diretrizes e Bases da Educao. Dilogo entendido como o reconhecimento da infinita diversidade do real que se desdobra numa disposio generosa de cada pessoa para tentar incorporar ao movimento do pensamento algo da inesgotvel experincia da conscincia dos outros (FERREIRA, 2003, p 138).
3 4

131

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP A atualidade evidencia uma situao nova na histria, a de termos de ser libertados de uma sociedade rica e poderosa a libertao da Sociedade Opulenta6 (MARCUSE, 1986, p. 187), da Sociedade Transbordante7 (JEUDY, 1995), na Sociedade do Conhecimento8 na busca incessante de construo de uma sociedade fraterna, justa, solidria, humana. O ser humano contemporneo no , realmente, um homem em sua totalidade de possibilidades. Tornou-se um ser partido, fragmentado, multifacetado. E a dimenso econmica determina externamente todos as demais. Esta constatao tem me elevado a uma srie de questionamentos e reflexes sobre o que vem a ser uma produo da existncia sadia e, realmente, produtiva9, nas condies e demandas hodiernas, onde a abundncia de informao, de culturas, de ofertas para consumo, de objetos descartveis, de tecnologias competitivas e substitutivas, produziu a violncia em todos os sentidos, no s de ritmo, mas nas relaes caracterizando o que se define como barbrie10. Jean Franois Mattei ao contrapor, em sua secundariedade, a barbrie civilizao, qual est estreitamente ligada com o sua face negativa, explicita que
Bilac. O. Citao do Soneto Inania verba.(1977, p.141) Refere-se Marcuse (1986, p.187,188), s sociedades industriais hegemnicas e ao capital financeiro que dita os destinos da humanidade. 7 Henri Pierre Jeudy (1995, 08-49) denomina de sociedade transbordante o mundo que vivemos, no pela abundncia de objetos, de pessoas, nem dos acontecimentos que hoje est em excesso nas nossas sociedades, mas de sentido que as sociedades transbordam. A avalanche dos discursos e das imagens que circulam no espao meditico torna as coisas e as pessoas in-significantes, e precisamente sobre essa insignificncia da realidade, sobre este processo de banalizao, que se funda o excesso ou a mais valia de sentido e de discursos e das imagens que circulam no espao pblico. A prpria realidade assim substituda e dissuadia pela proliferao de sentido, acedendo deste modo a um estatuto de pretexto de uma nova realidade de natureza discursiva e imagtica. 8 A sociedade do conhecimento assim denominada pelo papel protagnico que o conhecimento passa a ter com a evoluo da cincia e da tecnologia e dos meios de informao que veiculam no mundo. As mudanas e as inovaes tecnolgicas ocorrem num ritmo to acelerado, que alm dos fatores tradicionais de produo, como capital, terra e trabalho, fundamental identificar e gerir, inteligentemente, o conhecimento das pessoas nas organizaes, assim defendem os adeptos da administrao de empresas. Para a concepo democrtica, esta nova era pressupe uma imensa oportunidade de disseminar democraticamente as informaes, utiliz-las para gerar conhecimento que nos leve em direo a uma sociedade mais justa e igualitria.
5 6

132

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP o efeito da barbrie caracteriza toda a forma de esterilidade humana e de perda do sentido no campo da cultura, quer se trate de tica, de poltica, de arte, quer de educao. Para que haja barbrie, preciso haver uma civilizao anterior em que o brbaro, como Alarico e seus visigodos quando do saque a Roma, vai abater, pilhar e destruir. Se o selvagem no teve tempo de criar obras durveis de civilizao pelo trabalho sobre si mesmo, o brbaro procura arruinar esse mundo estrangeiro que o provoca e fascina, mas que ao mesmo tempo lhe devolve o reflexo de sua impotncia a encontrar-lhe o sentido (2002, p.13). Esta reflexo de Mattei, acima - Se o selvagem no teve tempo de criar obras durveis de civilizao pelo trabalho sobre si mesmo11, revela como o brbaro procura arruinar esse mundo estrangeiro que

O termo produo no possui, aqui neste texto, a conotao decorrente da produtividade economicista, mas de construo, de criao, de crescimento. Produo (do latim, productione) quer dizer ato ou efeito de produzir, criar, gerar, elaborar. Contm os elementos constitutivos da realizao atravs da criao, da gerao e da elaborao, entendida a partir de finalidades de intenes que possibilitem a realizao humana. Possui o sentido e o significado de criar, produzir a sua existncia a partir de condies existentes na relao com o seu meio. Decorre da concepo da Teoria da Cultura, tal como a explicita lvaro Vieira Pinto em sua obra Cincia e Existncia (1979) A cultura um produto do existir do homem, resulta da vida concreta no mundo em que habita e das condies, principalmente, sociais, em que obrigado a passar a sua existncia. Ao produzir a cultura, o homem ao mesmo tempo se produz a si prprio em forma de constituio de um modo social de convivncia. medida que o homem, em curso de se auto-realizar, se apropria da natureza, colhendo experincias novas e atuando com respostas originais, aos desafios do ambiente, vai criando instrumentos inexistentes anteriormente, e desenvolve tcnicas sem precedentes a partir da instrumentalizao dos objetos j existentes ao seu redor, porm, s transformados em instrumentos quando a ideao em surgimento os utiliza, pondo-os ao servio de finalidades que comeam, ento, a ser percebidas na idia de ao intentada. A cultura uma manifestao histrica do processo de hominizao e por isso se desenvolve coetaneamente com este ltimo, at os graus superiores, em que o carter de humano se apresenta como um contedo de valor tico. (VIEIRA PINTO, 1979, p. 121-138). 10 Barbrie, de barbarismo, brbaro, quer dizer: selvagem, cruel, rude, inculto, desumano, tirano. (HOLANDA FERREIRA, 1999, p. 269).
9

133

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP o provoca e fascina, mas que ao mesmo tempo lhe devolve o reflexo de sua impotncia a encontrar-lhe o sentido alerta para se pensar na dimenso macro do mundo e na dimenso micro, nas instituies, nas relaes mais prximas, em que esta barbrie fomenta o individualismo avassalador e, sempre, destruidor, entrpico! A barbrie, infelizmente, est instalada em todas as dimenses da vida humana. O que fazer? Sem dvida, contraposio da barbrie se coloca como necessidade de construo de uma nova cultura, uma nova civilizao pautada na fraternidade e na solidariedade que fundamente e possibilite um mundo verdadeiramente humano e a realizao humana. O caminho a educao, a produo e transmisso de conhecimentos a revoluo intelectual e moral de que nos fala Gramsci - que superem o existente para que se possa criar uma nova sociedade mais justa e humana constituda de homens fortes intelectualmente e ricos de carter. Criar uma nova cultura no significa apenas fazer descobertas originais; significa tambm e, sobretudo, difundir criticamente verdades descobertas, socializlas por assim dizer; transform-las, portanto, em base de aes vitais, em elemento de coordenao e de ordem intelectual e moral. O fato de uma multido de homens ser conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitria a realidade presente um fato filosfico bem mais importante e original do que a descoberta, por parte de um gnio filosfico, de uma verdade que permanea como patrimnio de pequenos grupos intelectuais.(GRAMSCI, 1978, p. 13-14) A superao do existente, s poder ser feita pela via da produo e da gesto do conhecimento com base em aes vitais, de coordenao e de ordem intelectual e moral, comprometida com os valores humanos perenes que incluem toda a humanidade e, aos quais toda a humanidade tem direito e no com o conhecimento que visa o lucro e bens de consumo exclusivos e excludentes. Nesta via de raciocnio, este trabalho analisa a gesto do conhecimento entendida como tomada de decises, organizao, e
11

Grifo da autora.

134

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP desenvolvimento do pensamento racional que reflete fidedignamente o movimento real das transformaes que se passam no exterior, fsico e social com todas as suas contradies, e da produo do conhecimento que se opera no movimento do pensamento. Analisa a compreenso de gesto do conhecimento na perspectiva empresarial e suas conseqncias. Analisa e salienta e importncia da compreenso de gesto do conhecimento na perspectiva educacional e democrtica, isto comprometida com a promoo humana. Expe sobre a gesto do conhecimento na perspectiva educacional, as possibilidades da pesquisa e do trabalho educativo enquanto processo de humanizao. Salienta a importncia da contradio e da totalidade como categorias de anlise para a produo do conhecimento e a pesquisa educacional comprometida com a formao de seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de carter (FERREIRA, 2006a, p. 113), quer na Ps-Graduao em Educao Stricto Sensu, quer em qualquer grau de escolaridade que necessita estar, sempre, comprometido com a formao cientfica12 dos educandos.

2. o CoNhECimENTo CiENTfiCo, A GESTo Do CoNhECimENTo E SuA imPorTNCiA


O exposto acima evidencia como o conhecimento regulado pelo capital tem conduzindo a sociedade mundial e a humanidade, produzindo a diviso do mundo em dois mundos, polarizando-os no mundo dos possuidores e no mundo dos possudos. Evidencia, tambm, a necessidade da produo de um conhecimento emancipador que alicerce a construo de uma outra tica que no a tica liberal13, rumo construo de uma sociedade no discricionria, mas justa e igualitria. Nesse sentido, e com esse compromisso, surge a necessidade da gesto do conhecimento.
Por formao cientfica, entende-se aquela que se d pela via da cincia como fora motriz, potencial e libertadora capaz de aumenta o poder do homem sobre a natureza e sobre seu prprio destino.
12

135

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP O conhecimento cientfico no mundo hodierno a forma privilegiada de conhecimento e a sua importncia para a vida de todas as sociedades contemporneas inconteste. Na medida de suas possibilidades, todos os pases se dedicam promoo da cincia, esperando benefcios dos investimentos nela. Pode se dizer que, desde sempre, as formas privilegiadas de conhecimento, quaisquer que elas tenham sido, num dado momento histrico e numa sociedade dada, foram objeto de debate sobre a sua natureza, as suas potencialidades, os seus limites e o seu contributo para o bem-estar da sociedade. S assim no seria se o conhecimento no tivesse qualquer impacto na sociedade, ou, tendo-o, se ele estivesse equitativamente distribudo na sociedade. Mas no assim (SANTOS, 2004, p.17). O carter discricionrio da distribuio desigual dos bens gerados, pela produo da cultura, prerrogativa da hegemonia capitalista que usufrui todos os bens culturais produzidos pelos que no tm acesso a eles. Coloca-se, aqui, novamente a imperiosa urgncia da gesto do conhecimento comprometida com a democratizao de oportunidades de acesso ao conhecimento no que concerne a sua aquisio e produo. Sabe-se que s existe conhecimento em sociedade, e quanto maior for o seu reconhecimento maior ser a sua capacidade de conformar a sociedade para conferir inteligibilidade ao seu presente, ao seu passado e ao seu futuro. Mas, sabe-se, tambm, que o conhecimento em suas mltiplas formas no est equitativamente
Para Santos (1991), o conhecimento emancipao enquanto tica assenta na solidariedade concebida como criao incessante de subjetividade e de intersubjetividade. A tica liberal da modernidade uma tica antropocntrica, individualista, baseada na identificao fcil do seu eu e somente eu. Confinada ao espao contguo e ao tempo imediato, a tica liberal opera por seqncias lineares: um autor, uma ao, uma conseqncia. Desta forma, esta tica se transformou, no nosso tempo, numa estratgia de desarme na medida em que nos enche de critrios para atos midos e nos incapacita para avaliar os grandes atos que decorrem da enorme capacidade de ao tornada possvel pela tecnologia.
13

136

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP distribudo na sociedade e tende a estar tanto menos, quanto maior o seu privilgio epistemolgico. E, privilgio uma palavra que no se coaduna com democratizao, solidariedade, equidade. A tentativa de superar o privilgio e a excludncia, pode se dar atravs da gesto do conhecimento comprometida com a democratizao do conhecimento, do ensino, da educao e da pesquisa rumo transformao da sociedade. Pode-se definir gesto do conhecimento como tomada de decises, organizao, e desenvolvimento do pensamento racional que reflete fidedignamente o movimento real das transformaes que se passam no exterior, fsico e social com todas as suas contradies, a fim de produzir um conhecimento que se opera no movimento do pensamento e que se expressar em um produto comprometido com finalidades. Desta forma compreendida, a gesto do conhecimento trabalhar as contradies como dados do mundo real, transferidos para o pensamento e aceitos por este como um fato, de tal freqncia e magnitude, que determinar um sistema original de lgica que o acolhe e o utiliza e, por isso, se torna capaz de refletir intelectualmente de modo mais exato a realidade14. O conhecimento , e no pode ser mais do que conhecimento das coisas, do mundo real. Estas, as coisas, no mundo real, constituem o problema real a ser enfrentado, como afirma Ortega Y Gasset (1984, p. 182). Uma caracterstica marcante do conhecimento cientfico consiste na conscincia do movimento ininterrupto entre a fase indutiva dedutiva como modo de compreenso da unidade necessria da representao subjetiva que se processa no pensamento a teoria e da capacidade da ao prtica o trabalho. Trata-se da unidade dos contrrios que permite a captao e a compreenso da totalidade do fenmeno a ser investigado.
A lgica formal ao excluir as contradies como um equvoco do pensamento, a ser repelido a todo o custo, condena-se a ser a lgica de superfcie da realidade, da imobilidade das coisas, da intemporalidade dos fenmenos, permitindo um conhecimento acrtico e a-histrico que serve a qualquer propsito.
14

137

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP Cincia e conscincia social tornam-se, portanto, indissociveis sem a qual no acontece a democratizao do saber e da possibilidade do conhecimento. Partindo da concepo de cincia como forma especfica de conscincia social, pode-se afirmar que a sistematizao do conhecimento realizada na cincia a forma superior de sntese, porque produz a verdade objetiva mais plena, concreta e profunda. Mas a gesto do conhecimento pode ser compreendida atravs de outra concepo de cincia, a que d sustentao administrao de empresas que visa produo de mercadorias e no a formao humana. Por isto necessita ser examinada. Nesta nova ordem capitalista, com todo o suporte tecnolgico de ponta, juntamente com a oferta de bens de consumo, as novas formas de gerir a produo da existncia das pessoas apresentamse de acordo com o modelo de cincia que d suporte a este modo de produo e prope a chamada gesto do conhecimento. Trata-se de mais uma oferta/estratgia15 de marketing visando no superao desta realidade nua e crua, mas, sim, a um tangenciamento que garanta o seu status quo. Nesta perspectiva da Inteligncia Competitiva, destaca-se a Sociedade Brasileira de Gesto do Conhecimento - SBGC16 e a Associao Brasileira dos
Cedo ou tarde voc vai precisar gerenciar contedos, e para isto temos estratgias empresariais adequadas. Estas so algumas das expresses utilizadas e veiculadas seduzindo empresrios ou incautos a cursos ou contratao de servios. 16 A Sociedade Brasileira de Gesto do Conhecimento SBGC - uma ONG que busca promover o intercmbio de informaes entre profissionais e Empresas na rea de Gesto do Conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento desse mercado no Brasil. Ela contribui para o compartilhamento de conceitos, mtodos e tcnicas que promovam a socializao do conhecimento, visando o aumento da efetividade das organizaes, a competitividade do pas e a qualidade de vida das Pessoas. 17 A ABRAIC j completou 10 anos de existncia no Brasil. 18 A Sociedade Brasileira de Gesto do Conhecimento SBGC realiza eventos anuais - KM Brasil. O KM Brasil considerado o maior evento de Gesto do Conhecimento da Amrica Latina, que concilia no mesmo ambiente as reas acadmica, privada e Governamental. Em 2007, o KM Brasil teve como tema principal o Crescimento Econmico Sustentvel: O Papel da Gesto do Conhecimento, quando foram discutidas as prticas relacionadas informao e ao conhecimento, alm do acesso s novas tecnologias de informaes, bem como aos principais processos de gesto empresarial.
15

138

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP Analistas de Inteligncia Competitiva - ABRAIC17 que realizam anualmente o KM18 Para os tericos da administrao de empresa existem definies prvias importantes, baseadas na premissa: Conhecimento sempre foi usado como fonte de vantagem competitiva (FOOTE, N. da McKinsey19, apud 2005). Para este modelo de cincia e seus seguidores os empresrios - a gesto do conhecimento significa: organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato internos e externos, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informao, tanto interna como externa, bem como transformar essa informao, efetivamente em conhecimento a ser distribudo, tornando-se acessvel aos interessados para aumentar a produtividade e a competitividade visando a qualidade total (DRUKER, 1994; HAMEL, 1995; SVEIBY,1998, FIGUEIREDO, 2005). Desta forma, a gesto do conhecimento o caminho para que as organizaes resgatem seu saber e aprendam a explor-lo para gerar mais valor para si e para seus parceiros e garantir o crescimento e o sucesso empresarial (SVEIBY, 1998). Esta concepo de Gesto do conhecimento visa Qualidade Total, entendida como o estado timo de eficincia e eficcia na ao de todos os elementos que constituem a existncia da Empresa. Em decorrncia, temos a necessidade de modelar sua organizao e o contexto no qual ela existe, o que assa a ser denominado Modelo Referencial para Gesto da Qualidade Total20. Constatam-se, assim, as categorias que perpassam esta concepo: cliente, eficincia e eficcia, vendas, maior produtividade, lucro, flexibilidade. Caractersticas da administrao de empresas constituem-se como necessria produo de mercadorias. Entretanto, a categoria produtividade aqui entendida como ma-

Com 84 escritrios em 45 pases, a McKinsey & Company desenvolve a gesto do conhecimento dando consultoria de negcios para empresas e instituies educacionais.
19

139

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP ximizao de produo com minimizao de custos, a categoria de princpio na lgica empresarial - invadiu o domnio acadmico e educacional como um todo, desenvolvendo uma necessidade de produo jamais vista na histria da educao brasileira. Para os empresrios, na chamada Sociedade do Conhecimento, as mudanas e as inovaes tecnolgicas ocorrem num ritmo to acelerado, que alm dos fatores tradicionais de produo, como capital, terra e trabalho, fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizaes para melhor lucratividade. Em contrapondo, acredita-se que esta nova era pressupe uma imensa oportunidade de disseminar democraticamente as informaes, utiliz-las para gerar conhecimento que nos leve em direo a uma sociedade mais justa. Pressupe continuarmos estudando ininterruptamente para a produo de um conhecimento emancipador enquanto tica que se assenta na solidariedade concebida como criao incessante de subjetividade e de intersubjetividade. A tica liberal da modernidade uma tica antropocntrica, individualista, baseada na identificao fcil e conveniente do seu eu e somente eu. Confinada ao espao contguo e ao tempo imediato, a tica liberal opera por seqncias lineares: um autor, uma ao, uma conseqncia. Desta forma, esta tica se transformou no nosso tempo, numa estratgia de desarme na medida em que nos enche de critrios para atos midos e nos incapacita para avaliar os
O termo Qualidade Total representa a busca da satisfao, no s do cliente, mas de todos os stakeholders (entidades significativas na existncia da empresa) e tambm da excelncia organizacional da empresa. Inicialmente associado definio de conformidade s especificaes, posteriormente o conceito evoluiu para a viso de Satisfao do Cliente. Obviamente, a satisfao do cliente no resultado apenas e to somente do grau de conformidade com as especificaes tcnicas, mas tambm de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condies de pagamento, atendimento pr e ps-venda, flexibilidade, etc...Paralelamente a esta evoluo do conceito de Qualidade, surgiu a viso de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratgico da empresa perante o Mercado. Pouco tempo depois se percebeu que o planejamento estratgico da empresa enfatizando a Qualidade no era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfao do cliente foi ento estendido para outras entidades envolvidas com as atividades da Empresa (SVEIBY, 1998, p 93-95).
20

140

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP grandes atos que decorrem da enorme capacidade de ao tornada possvel pela tecnologia. Sabe-se, como j explicitado, anteriormente, que gesto tomada de deciso, organizao, direo. Constitui-se de princpios e prticas decorrentes que afirmam ou desafirmam os princpios que as geram. Do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere significa, ainda: levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer, gerar. Trata-se de algo que implica o sujeito, como pode ser visto em um dos substantivos derivados deste verbo. Trata-se de gestatio ou seja gestao, isto o ato pelo qual se traz em si e dentro de si algo novo diferente: um novo ente. Da mesma raiz provm os termos genitora, genitor, germen. A gesto, nesse sentido, por analogia, uma gerao similar quela pela qual a mulher se faz me ao dar a luz a uma pessoa humana (FERREIRA, 2006b). Nos dizeres de Cury (2002, p.165): Pode-se vislumbrar aqui a postura metodolgica da maiutica socrtica. A gesto implica um ou mais interlocutores com os quais se dialoga pela arte de interrogar e pela pacincia em buscar respostas que possam auxiliar no governo da educao segundo a justia. Nessa perspectiva, a gesto implica o dilogo como forma superior de encontro das pessoas e soluo de conflitos. A gesto significa, pois, gerar e gestar a produo do conhecimento comprometido ou com os princpios empresariais acima apontados ou comprometida com os princpios aludidos na Constituio Brasileira e na Carta Magna da Educao. Assim, gesto do conhecimento como tomada de decises, organizao, e desenvolvimento do pensamento racional que reflete fidedignamente o movimento real das transformaes que se passam no exterior, fsico e social com todas as suas contradies, pode dialeticamente gerir e gestar a produo do conhecimento a partir de compromissos democrticos que so solidrios. Assim, a gesto 141

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP do conhecimento ao controlar a qualidade social dessa produo, em oposio qualidade total, discricionria, porque exclusiva e excludente, possibilita a excelncia da produo do conhecimento que se opera no movimento do pensamento e se concretiza na prtica social global, num produto comprometido com finalidades. Desta forma, a dialtica incorpora aquilo a que hoje se chama teoria do conhecimento, gnosiologia, que deve considerar seu objeto de modo igualmente histrico, estudando e generalizando o desenvolvimento do conhecimento, a transformao do desconhecimento em conhecimento. Uma vez apreendidas, as leis do mundo objetivo se convertem em leis do pensamento, e todas as leis do pensamento so leis representadas do mundo objetivo. Desvela-se, assim, a prxis que ao do homem sobre a matria e criao atravs dela de uma nova realidade humanizada (VAZQUEZ, 1977, p. 245). Assim, A concepo dialtica da histria parte do reconhecimento de que a verdade objetiva um processo de movimento do pensamento. A coincidncia do pensamento com o objeto um processo: o pensamento (o homem) no deve conceber a verdade sob a forma de verdade morta, sob a forma de um simples quadro (imagem), plido (turvo), sem empenho, sem movimento, exatamente como um gnio, exatamente como um nmero, exatamente como um pensamento abstrato.(...) O pensamento o reflexo da realidade sob a forma de abstraes. O pensamento um modo de conhecimento da realidade objetiva pelo homem. Por isso, o que caracterstico do conhecimento em geral tambm prprio do pensamento.(KOPNIN, 1978 p. 121.) A gesto do conhecimento, como tomada de decises, organizao e direo, vai gestar um novo saber, como reflexo da realidade alicerado em outra tica. O princpio da responsabilidade a ser 142

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP institudo no pode assentar em seqncias lineares, pois vivemos numa poca em que cada vez mais difcil determinar quem so os agentes, quais so as aes e quais as conseqncias. A gesto do conhecimento se assentar no cuidado que nos pe no centro de tudo o que acontece e que nos faz responsveis pelo outro que pode ser um ser humano, um grupo social, um objeto, um patrimnio, a natureza, o outro que pode ser nosso contemporneo, mas que ser cada vez mais um outro, futuro, cuja possibilidade de existncia temos de garantir no presente, nos responsabilizarmos e nos compromissarmos. Necessitamos de uma nova tica que no seja antropocntrica nem individualista, que busca a responsabilidade por conseqncias imediatas. uma responsabilidade com o hoje pelo futuro, um futuro que precisa ser garantido contra o utopismo automtico da tecnologia e que, por isso, tem de ser pensado fora da idia do progresso. Tem de ser pensado no interior de um novo paradigma social, o paradigma da sobrevivncia alargada, que se realiza no exerccio da solidariedade alargada. Esta tica no fcil de construir porque contra-hegemnica e tem o futuro como horizonte. Se a representao do futuro difcil, ainda mais difcil a representao da responsabilidade por uma representao. Todavia o esforo tem que ser feito e os compromissos assumidos, se no quisermos deixar aprofundar de maneira cada vez mais avassaladora, o caos j existente A responsabilidade fundamental est em criar a possibilidade de haver responsabilidade, criar possibilidade de compreenses que possibilitem assumir compromissos. Mais do que nunca se percebe a importncia do conhecimento enquanto mote propulsor da emancipao humana e a importncia da gesto do conhecimento nas instituies e na sociedade. O contedo da nova tica que a gesto do conhecimento vai garantir reside em pressupor uma responsabilidade coletiva e em nos tornar coletivamente responsveis por algo que nem sequer podemos 143

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP prever. Reside, ainda, no fato de pr termo reciprocidade da tica liberal individualista, ou seja, idia de que s possvel conceder direitos a quem tem deveres. A gesto do conhecimento garantir a qualidade social da produo de um novo saber que ser tambm uma nova poltica que nortear esta produo. Se a nova tica se assenta na solidariedade e na nova responsabilidade, a nova poltica se assenta na participao. Entende-se que todo o problema tcnico um problema poltico e todo problema poltico um problema de relaes de poder. A participao individual e coletiva tem, como campo de atuao, o campo global das relaes de poder. Trata-se de um campo relativamente estruturado e internamente muito diferenciado, coexistindo nele diferentes tipos de relaes de poder. O paradigma da modernidade, ao restringir a prtica poltica ao espao de cidadania, procurando a democratizar relativamente as relaes de poder, permitiu que nos demais espaos sociais estruturais as relaes de poder continuassem a ser despticas e at se tornassem mais despticas e desarmou a participao democratizante nesses espaos com o fundamento ideolgico de no serem espaos de prtica poltica. A participao poltica abrange, de modos diferentes, todos os espaos de prtica social e o seu princpio o da democracia sem fim. Assim como a solidariedade um processo de subjetivao e da intersubjetivao, a participao um processo de democratizao emancipatria na conquista incessante de espaos novos e de formas novas de cidadania individual e coletiva. , enfim, uma maneira humana e prudente de estar num mundo atento e disposto, de forma responsvel e comprometida. A educao, a produo do conhecimento e da cultura existem para a qualidade da vida humana e no para apropriao do capital, que de posse do seu produto, s disponibiliza esta qualidade de vida atravs da venda de sua possibilidades. Neste embate, a qualidade total que se fundamenta na organizao capitalista do 144

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP sistema de produo, cria formas de participao no trabalho coletivo para garantir o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade, formando sujeitos deformados de sua verdadeira condio humana.

3. A GuiSA DE fiNDAr PArA rEComEAr...


Diante do exposto, pode-se afirmar que a pesquisa cientfica o momento culminante de um processo de extrema amplitude e complexidade, pelo qual o homem realiza sua suprema possibilidade existencial, isto , aquela que d contedo sua existncia de animal que conquistou a racionalidade: a possibilidade de dominar a natureza, transform-la, adapt-la s suas necessidades. Esse processo chama-se conhecimento. A gesto do conhecimento necessita garantir na produo do conhecimento a crtica impiedosa de tudo o que existe numa viso humanista de construo de um futuro melhor, de um futuro realmente humano para toda a humanidade, que se constitua numa fora inspiradora de da ao transformadora das circunstncias que obstaculizam a verdadeira realizao humana. Acredito que ao alguma possa criar uma sociedade realmente humana, a menos que seja inspirada e dirigida por valores perenes, ou seja, pela filosofia entendida como um estudo crtico do homem e do mundo em que vivemos, uma comunidade social realmente humana. impossvel se discutir a questo e o compromisso de construir uma sociedade melhor, a no ser a partir de um conceito de homem; e impossvel debater o conceito de homem sem discutir o significado da existncia, a questo do tempo e das suas dimenses. A menos que destruamos o conceito tradicional de tempo como algo que determinado pelo passado, a menos que elaboremos um novo conceito de tempo que comea no futuro e a menos que encaremos de maneira nova a relao entre a possibilidade e a realidade, no avanaremos na produo do conhecimento sobre a 145

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP realizao humana, a tica, a esttica, a filosofia social e poltica, pois se quisermos responder s questes da existncia em geral, no podemos ignorar a existncia do homem, que no , apenas, um modo especfico de ser, mas o modo mais elevado de ser. E ao discutir o homem, no se podem ignorar as condies sociais em que ele vive. Ao salientarmos a necessidade da crtica impiedosa de tudo21, falo da concepo de homem e da fora inspiradora do conhecimento e de sua produo. O termo crtica se origina de Krinein que significa julgar, significa analisar uma situao para chegar ao seu mago, sua essncia, descobrir suas limitaes e suas possibilidades para seu maior desenvolvimento. Portanto, a crtica contm em si mesmo um elemento destrutivo e um elemento construtivo. O primeiro, necessrio ao segundo que vai se constituir na construo, na produo propriamente dita de uma nova realidade, melhor do que a j existente e que no poder ser construda sem este processo de pesquisa do real concreto. Falo de respeito por toda pessoa humana, o que significa dar a todos a possibilidade de desenvolver suas potencialidades humanas. O homem , em essncia, um ser de prxis livre e criador, e s em pequena escala tem sido na sociedade alienada e cada vez mais alienante, mas pode e dever vir a s-lo numa sociedade realmente humana que atravs da pesquisa e da produo do conhecimento comprometido com as necessidades sociais. Concluindo, relato um fato muito significativo para esta reflexo sobre a gesto do conhecimento na concepo humanizadora: Convidado a realizar uma conferncia em Londres, em 1967, Herbert Marcuse ao entrar no recinto, percebeu-o todo enfeitado de flores, muitas rosas, lindas e perfumadas e de pronto se manifestou estar muito contente por ver tantas flores22, mas nesse sentido alertou: desejo lembrar-lhes de que as flores em si no tm poder algum
Dizer no a tudo um conceito vulgar de crtica. uma forma mecnica, desarticulada, degradada de pensamento.
21

146

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP seno o poder dos homens e mulheres que as protegem e cuidam delas contra a agresso e a destruio, o poder humano de cultivar ou excluir, de sentir, apreciar ou depreciar, ignorar. Alertemo-nos do poder que s os humanos tm de construir ou destruir, de sentir, de agir e de trabalhar para que os homens, um dia, cheguem a esquecer o prprio nome de dio, para que haja sempre mais, e de verdade, e em profundidade, acordo, concrdia, encontro, sintonizao, harmonia e paz. Esta reflexo conduz a um outro questionamento: como os pesquisadores, os professores podem avanar pela trilha de uma compreenso histrica do conhecimento sem dissolv-lo no fluxo das transformaes que tudo envolve e, ao mesmo tempo, sem ceder tentao de procurar subordinar a historicidade concreta a um conhecimento superior pretensamente capaz de explic-la? O acima exposto se alicera na vasta produo que se faz hoje, conforme os ditames das hegemnicas leis da produtividade. Estas questes, que inquietam minha mente e meu corao, conduziram-me a ousar afirmar a necessidade de se retomar a nica, distintiva e fundamental forma de relao humana que caracteriza a construo e a possibilidade de reconstruo da sociedade humana:
Maria Aparecida Dellinghausen Motta com sabedoria e sensibilidade nos fala de em seu livro Rosas do Tempo, deste poder humano de apreciar, sentir, viver, construir, destruir, significar o existente. Comea por reproduzir os excertos, que seguem, das Cartas do Crcere de Antnio Gramsci que revelam este poder de sentir e cultivar interpretaes, sentimentos, idias sobre as rosas: 23 de abril de 1929: `A rosa tomou uma terrvel insolao: todas as flores e as partes mais tenras se queimaram e carbonizaram; tem um aspecto desolado e triste(...) No morreu, ao menos at agora`. 10 de junho de 1929: Sabe, a rosa reviveu completamente. Desde o dia 13 at 15 de junho, de repente, comeou a germinar brotos e depois, folhas, at que se tornou completamente verde. E, ento escreve: o prisioneiro implorou pelas rosas!... As rosas, as rosas e os cadernos amarram-se ao nico fio a conscincia sob a pesada sobra da inclemente e fria condenao ao crcere. A libedade vem ao final de seus dias, a asa do tempo pouco se estende; o segredo dos cadernos abriu-se ao mundo. E s as rosas do crcere rosas to suas!) Permanecem etreas E guardam em silncio a alma de Gramsci. ( MOTTA, 2007, p.88-89)
22

147

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP o DILOGO! A necessidade do dilogo, como nico caminho em todas as suas possveis e inmeras formas. O dilogo, entendido como o reconhecimento da infinita diversidade do real que se desdobra numa disposio generosa de cada pessoa para tentar incorporar ao movimento do pensamento algo da inesgotvel experincia da conscincia dos outros1. O dilogo que exige disposio generosa de cada pessoa! Dilogo que exige generosidade! Dilogo que exige despir-se de vaidades e prepotncias, to comuns na sociedade em geral, nas instituies, na academia, hoje, inserida e minada por um mundo cada vez mais individualista e competitivo. Estou convicta de que o dilogo, assim, entendido, constituise no rico caminho para a efetiva participao ativa que possibilita construes coletivas de novas decises, novos rumos, projetos, polticas, nova gesto do conhecimento emancipador. O dilogo, como fecunda forma de comunicao, de interlocuo uma das poucas e fortes convices que tenho, pois um rico instrumento que s os seres humanos possuem e sequer sabem utiliz-lo, alm de nem se darem conta de que o possuem. O dilogo o grande e precioso instrumento to pouco aprendido, ainda, por todos ns, na convivncia em geral, na famlia, na escola, em todos os lugares, no mundo e, principalmente, nas escolas, na academia. O dilogo que s se realiza com respeito e bondade que propiciam a generosidade.

4. rEfErNCiAS BiBlioGrfiCAS
BACHELARD, G. A formao do esprito cientfico. Tio de Janeiro: Contraponto, 1996. BILAC, O. Poesias. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1977. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Do Paulo: Editora Saraiva, 2006. BRASIL. Lei n , 9.394 de 20.12.96. Estabelece as diretrizes e Bases da Educao Nacional In: Dirio Oficial da Unio, Ano CXXXIV, n 248, de 23.12.96, pp.27.833-27.841. 148

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP CMARA, H. Famlia, Misso de Amor. Recife: Instituto D. Helder Cmara, 1988. CHEPTULIN, A. A dialtica materialista: categorias e leis da dialtica. So Paulo: Ed. Alfa-mega, 1982. DRUKER, P Sociedade ps-capitalista. So Paulo: Pioneira: 1994. . EINSTEIN, A. Comment je vois le monde. Paris: Editions EAP 1979. , FERREIRA, N. S. C. Poderemos trabalhar juntos na sociedade mundializada?: desafios para os educadores. In; PORTO, T. E. Redes em construo: meios de comunicao e prticas educativas. Araraquara/ SP: Editora JM, 2003. ________ The professional of Educacional in Brazil: His formation, human emancipation and citizenship In: Anais ISCHE XV. Lisboa, 1993. ________ Education Technology and the professional in Brazil: his/her formation and the possibility of human culture In: Anais/Education Technology: Asking the right questions an international conference. State College, Pennsylvania, September, 1997. _____ The professional of education in Brazil: His formation, human emancipation and citizenship for a global society. In: Anais: 17th Annual Seminar on Teacher Education. Brock University, St. Catharines, On. Canada, May, 1997. _____ Gesto da Educao, formao humana e projeto pedaggico: uma construo coletiva. In: Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao . Braslia: v. 14, n 01, 1998. _____ Gesto Democrtica da Educao para uma formao humana: conceitos e possibilidades. In: Em Aberto. Braslia, v. 17, n 72. Fev/jun.2000. _____ Polticas de ensino e polticas de formao: compromissos da gesto da educao. In: Romanowski, J.; Oliver Martins, P Junqueira, .; S. J. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: prticas sociais: aulas, saberes e polticas. 1 ed. Curitiba: Puc/PR Editora, v. 4, p. 257-269, 2004. _____ A gesto da educao e as polticas de formao de profissionais da educao: desafios e compromissos In: FERREIRA, N. S. C. (org). Gesto democrtica da Educao: atuais tendncias, novos desafios. 5 ed. So Paulo: Cortez Editora, 2006a. 149

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP _____ Gesto democrtica da educao: ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, N. S. C. & AGUIAR, M. A. Gesto da Educao: impasses, perspectivas e compromissos. (org). 5 ed. So Paulo: Cortez Editora, 2006. _____ Formao continuada e gesto da educao no contexto da cultura globalizada. In: FERREIRA, N. S. C. Formao continuada e gesto da educao. (org).2 ed. So Paulo: Cortez Editora, 2006b. _____Gesto democrtica na formao do profissional da educao: a imprescindibilidade de uma concepo. In: FERREIRA, N. S. C. (org) Polticas pblicas e gesto da educao: polmicas, fundamentos e anlises. Braslia: Lber Livro Editora, 2006a. _____ Superviso Educacional no Brasil: trajetria de compromissos no domnio das polticas pblicas e da administrao da educao. In: FERREIRA, N. S. C. (Org) Superviso Educacional para uma escola de qualidade. 6 ed. So Paulo: Cortez Ed. 2007. GRAMSCI, A. Concepo Dialtica da Histria. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1981. HAMEL, G. & PRAHALAD, C.K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus Ed. 1995. HELLER, A. Alm da justia.Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. HOLANDA FERREIRA, A. B. Novo dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. Tio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. HOBSBAWM, E. J. A Era das Revolues 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1982. IANNI, O . Teorias da Globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1995. IANNI, O . A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1992. IANNI, O . O mundo do Trabalho In: FREITAS, M. C. A reinveno do futuro. 2 Ed. So Paulo: Cortez; 1999. IANNI, O .O cidado do mundo In: LOMBARDI, J. ; SAVIANI, D. & SANFELICE, J. Capitalismo, trabalho e educao. Campinas/SP: Editora Autores Associados, HISTEDBR, 2002. JEUDY, H. P A sociedade transbordante. Lisboa: Edies Sculo XXI, . Ltda, 1995. 150

A gesto do conhecimento... - Naura Syria Carapeto Ferreira UTP KOFLER, L. Historia y Dialctica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1972. KOPNIN, P A Dialtica como lgica e teoria do conhecimento. Rio .V. de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. LASTRES, H., ALBAGLI, S., et alii. Informao e Globalizao na Era do Conhecimento, Rio de Janeiro, Campus, 1999. MARCUSE. H. Libertando-se da sociedade opulenta In: COOPER, D. Dialtica da Libertao. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1986. MARX, K. Contribuio crtica da economia poltica. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1983. MATTI, J.F. A Barbrie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. So Paulo: Editora UNESP 2002. , MOTTA, M. A. D. Rosas do Tempo. Campinas: Autores Associados, 2007. ORTEGA Y GASSET, J. Que es conocimiesnto? Madrid: Alianza Editorial, S. A., 1984. SANTOS, B. S. A Transio paradigmtica: da regulao a emancipao In: Oficina do Centro de Estudos Sociais. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1991. _____ Conhecimento prudente para uma vida descente: um discurso sobre as Cincias revisitado. So Paulo: Cortez, 2004. SCHAFF, A. A Sociedade Informtica. So Paulo: Ed. UNESP/Brasiliense,1990 SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizaes: Gerenciando e avaliando patrimnios de conhecimento. Rio de Janeiro, Campus, 1998. TOLSTOI, L Enfance - adolescence - jeunesse. Trad. du russe par Sylvie Luneau. Prface de Michel Aucouturier. Paris: Gallimard, 1975. VAZQUEZ, A.S. Filosofia da prxis. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979 VIEIRA PINTO, A. Cincia e Existncia. Problemas filosficos da pesquisa cientfica. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Recebido em 15/3/2007 Aceito em 20/4/2007 151

You might also like