SIMULADO 5

CONCURSO DE PERITO CRIMINAL – PROVA 6

Elaboração das questões Robson Timoteo Damasceno / Wellington Alves / Ângelo Aragão / Ricardo Leal

CONHECIMENTOS GERAIS

Texto I, para responder às questões de 1 a 3. Em uma manhã de inverno em 1978, a assistente social Zélia Machado, 49 anos de idade, encontrou um bebê recém-nascido em um terreno baldio em frente de sua casa, 4em Curitiba. Era uma menina morena que chorava muito, ainda com o cordão umbilical, embrulhada em uma sacola de papel. Zélia, uma descendente de ucranianos de olhos azuis, 7 levou a criança ao hospital e, ignorando a opinião contrária de parentes e amigos, resolveu adotá-la. “Foi a melhor decisão da minha vida”, diz hoje. Aos dezoito anos, Patrícia, 10a filha adotiva, está-se preparando para o vestibular e tem com a mãe um relacionamento melhor do que muitos filhos biológicos em outras famílias. “Às vezes até esqueço que fui 13adotada”, conta. Histórias como essa compõem a primeira grande pesquisa sobre adoção no Brasil, feita pela psicóloga 16paranaense Lídia Weber em doze estados de diferentes regiões. O estudo, que acaba de ser apresentado no XXVI Congresso Internacional de Psicologia, realizado em 19 Montreal, no Canadá, desmente alguns mitos sobre a adoção no país. Mostra, por exemplo, que a adoção é uma experiência muito mais tranquila e gratificante do que se 22imagina para pais e filhos. “Oitenta e cinco por cento dos casos estudados foram muito bem-sucedidos”, atesta a pesquisadora. “Esse resultado desmente a tese de muitos 25psicólogos e psiquiatras segundo a qual a perda dos pais biológicos é irreparável e determinante de todos os problemas nas crianças adotadas.”
In: Veja, 18/9/1996 (com adaptações).
1

QUESTÃO 1 __________________________________________________________________ Com base no texto I, assinale a alternativa correta. (A) É correto afirmar que o primeiro parágrafo do texto I apresenta estrutura descritiva. (B) É alto o percentual, em crianças adotadas, de problemas psicológicos irreparáveis, resultantes da perda dos pais biológicos: 85%. (C) Foi a assistente social Zélia Machado a responsável pelos primeiros cuidados com o cordão umbilical do bebê recém-nascido encontrado em um terreno baldio. (D) Existem mitos sobre a adoção no Brasil. Um deles é o de que a criança adotada é problemática porque a perda dos pais biológicos é irreparável. (E) Há registros antigos que comprovam o fato de que os brasileiros consideram a adoção uma experiência tranquila e gratificante. QUESTÃO 2 __________________________________________________________________ Assinale a alternativa que apresenta conclusão da pesquisa não comprovável pela tabela do texto I. (A) Metade das adoções ocorreu em famílias com renda superior a 1.500 reais por mês. (B) A maioria dos adotados eram crianças brancas, recém-nascidas e do sexo feminino. (C) A maioria dos filhos adotados sabia da adoção. (D) Quatro em dez pais adotivos tinham curso superior completo. (E) Trinta e um por cento de casos problemáticos foram aqueles em que os filhos souberam tardiamente que eram adotados ou, pior ainda, por informação de terceiros. QUESTÃO 3 __________________________________________________________________ Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto I. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a norma culta padrão da língua portuguesa. (A) A expressão “a assistente social” (linhas 1 e 2), caso seja colocada após o substantivo próprio a que se refere, cria, necessariamente, uma falha gramatical. (B) No trecho “de sua casa, em Curitiba” (linhas 3 e 4), a eliminação da vírgula e a substituição da preposição “em” por de mantêm o sentido original da frase. (C) A substituição de “ainda” (linha 5) por “ainda que” modifica o sentido da frase em que se insere, porque, no original, o vocábulo “ainda” tem valor de tempo e, na reescrita, passa a estabelecer uma relação de oposição, de concessão. (D) Na linha 12, o verbo esquecer está empregado com traços tipicamente coloquiais, pois a forma padrão culta exige que, na frase, ele seja acompanhado de pronome me e preposição de. (E) Na linha 23, o verbo ser, conjugado como “foram”, pode ser empregado também no singular.

Texto II, para responder às questões 4 e 5 Em nosso país, são centenas de milhares de crianças institucionalizadas que aguardam a adoção, um sonho cada vez mais improvável para a maioria delas. Os 4poucos casais que se decidem por adotar uma criança procuram, invariavelmente, bebês recém-nascidos, preferencialmente brancos, sadios e perfumados. 7 As crianças maiores, abandonadas, negligenciadas ou vitimadas pela violência ou abuso sexual, estão em regra condenadas a crescer dentro de instituições. Ali, por melhor 10 que seja o trabalho desenvolvido, por maiores que sejam os esforços e a generosidade dos que lhes oferecem atenção e cuidado, essas crianças estarão desprovidas do fundamental: 13 carinho e referência familiar. Conversei, demoradamente, com dezenas delas. Devo dizer que é muito dolorido. Os pequenos te cercam, 16perguntam se você será o pai delas, disputam o teu colo ou a garupa como que implorando pelo toque físico, te convidam para voltar, te perguntam se você irá passear com elas. Meu 19Deus! Ao contrário dos presídios, dos manicômios e mesmo das FEBEMs, a sensação, quando da saída dos 29abrigos, não era de indignação ou revolta, mas, apenas, de uma avassaladora tristeza.
Marcos Rolim. Os filhos da solidão, 12/12/2001. Internet: <www.rolim.com.br> (com adaptações).
1

QUESTÃO 4 __________________________________________________________________ Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa. (A) Os vocábulos “são” (linha 1) e “que” (linha 2) conferem ênfase à informação exposta no período de abertura do texto II. (B) O segundo período do parágrafo inicial do texto II estabelece com o primeiro uma relação de tempo. (C) As palavras “país”, “físico” e “presídios” são acentuadas pela mesma razão: o acento recai sobre avogal “i”. (D) O termo “lhes” (linha 11) pode ser substituído pela expressão à elas, com acento indicativo de crase, pois o pronome elas remete a “crianças”, substantivo feminino utilizado no texto II. (E) O pronome “te” da linha 17 pode ser corretamente substituído por lhe.

QUESTÃO 5 __________________________________________________________________ Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação relativa ao texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa. (A) A expressão “quando da saída” (linha 21) sofre modificação de sentido, se reescrita como quando eu saía. (B) A palavra FEBEM recebeu marca de plural no texto, sendo grafada “FEBEMs” (linha 21) porque a sigla de uma extinta instituição de assistência social, popularizando-se, passou a atuar na língua portuguesa usada no Brasil como um substantivo comum, sujeito à flexão de plural, como qualquer outro. (C) O texto II é integralmente escrito em registro formal, uma vez que se trata de um conto literário. (D) O texto II explicita os seguintes sentimentos e sensações: abandono, negligência, ansiedade, satisfação, indignação. (E) A última palavra do texto sintetiza o sentimento que o autor costuma ter quando visita presídios, manicômios e abrigos. QUESTÃO 6 __________________________________________________________________ “Se Lula é o cara, então Obama é o craque”. A proposição equivalente a esta é: (A) Se Obama é o craque, então Lula é o cara. (B) Se Lula não é o cara, então Obama não é o craque. (C) Lula é o cara ou Obama não é o craque. (D) Lula não é o cara ou Obama é o craque. (E) Se se somente se Lula é o cara então Obama não é o craque. QUESTÃO 7 __________________________________________________________________ José, Aírton e Jurandir são amigos e gostam de futebol. Cada um torce por um time diferente. Sabendo-se que I – José é vascaíno ou Aírton é vascaíno; II – José é palmeirense ou Jurandir é são paulino; III – Aírton é são paulino ou Jurandir é são paulino; IV – Jurandir é palmeirense ou Aírton é palmeirense, José, Aírton e Jurandir são, respectivamente, (A) são paulino, palmeirense e vascaíno. (B) vascaíno, são paulino e palmeirense. (C) palmeirense, são paulino e vascaíno. (D) são paulino, vascaíno e palmeirense. (E) vascaíno, palmeirense e são paulino.

QUESTÃO 8 __________________________________________________________________ A contrapositiva de uma proposição condicional é uma tautologia. PORQUE A tabela verdade de uma proposição condicional é idêntica à de sua contrapositiva. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que (A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas. QUESTÃO 9 __________________________________________________________________ Considere as duas sentenças: (i) A Lua é feita de queijo. (ii) Bento XVI é o Papa. Suponha que o condicional “(i) -> (ii)” seja falso. Leia as quatro sentenças abaixo. I - A Lua não é feita de queijo. II - Bento XVI é o Papa. III - Bento XVI não é o Papa. IV - A Lua é feita de queijo. Supondo a falsidade do condicional “(i) -> (ii)” é CORRETO afirmar que: (A) I e II são verdadeiras. (B) II e IV são verdadeiras. (C) I e III são verdadeiras. (D) III e IV são verdadeiras. (E) Nada se pode concluir.

QUESTÃO 10 __________________________________________________________________ Há dois casais (marido e mulher) dentre Carolina, Débora, Gabriel e Marcos. A respeito do estado brasileiro (E) e da região do Brasil (R) que cada uma dessas quatro pessoas nasceu, sabe-se que: I - Carolina nasceu na mesma R que seu marido, mas em E diferente; II - Gabriel nasceu no Rio de Janeiro, e sua esposa na Região Nordeste do Brasil; III - os pais de Marcos nasceram no Rio Grande do Sul, mas ele nasceu em outra R; IV - Débora nasceu no mesmo E que Marcos. É correto afirmar que (A) Marcos nasceu na mesma R que Gabriel. (B) Carolina e Débora nasceram na mesma R. (C) Gabriel é marido de Carolina. (D) Carolina pode ser gaúcha. (E) Marcos não é baiano. QUESTÃO 11 __________________________________________________________________ A recusa do republicano John Boehner, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos da América (EUA), em negociar, com Barack Obama, presidente norte-americano, a elevação do teto da dívida do país, atualmente em US$ 14,3 trilhões, pode levar os EUA à moratória. Em uma disputa em clima eleitoral, Obama admitiu estar disposto a assumir sozinho a responsabilidade por um endividamento maior até 2013.
Correio Braziliense. 23/7/2011, p. 17 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema nele abordado, tanto para os EUA quanto para o mundo, afirma-se que: I - Por ter a economia fortemente controlada pelo Estado, por estar nos primórdios do processo de plena inserção na economia globalizada dos dias atuais e por se recusar a comprar papéis do tesouro norte-americano, a China certamente sofreria impacto irrelevante em caso de eventual moratória decretada pelos EUA. II - Uma das características mais evidentes da ordem global contemporânea é a interdependência dos mercados mundiais: uma crise de grandes proporções nos EUA intensificaria as dificuldades hoje enfrentadas por alguns países europeus, além de atrapalhar o esforço de recuperação empreendido pelo Japão. A respeito dessas afirmações é correto se afirmar que: (A) Ambas são verdadeiras. (B) Ambas são falsas. (C) I é verdadeira e além disso a economia chinesa tem apresentado grande progresso, que mostra que não haveria riscos de crise. (D) II é verdadeira e os países emergentes também poderiam ser afetados. (E) II é falsa, pois o Japão não vive um período de recuperação.

QUESTÃO 12 __________________________________________________________________ Ainda no assunto do item anterior, afirma-se que: I - A menção, no texto, ao clima eleitoral como cenário da disputa entre a Casa Branca e o Capitólio está associada ao fato de que, no próximo ano, os eleitores norte-americanos escolherão a totalidade das cadeiras do Congresso norte-americano. II - O clima de disputa entre os dois protagonistas citados no texto é surpreendente quando se leva em conta o fato de ambos pertencerem ao mesmo partido político, o Republicano. III - Especialistas econômicos manifestam temor de que eventual calote norte-americano produza péssimas consequências para a economia mundial, uma espécie de reedição da crise financeira de 2008, ainda que impelida por motivos diferentes. O número de itens corretos é: (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) Não se pode julgar se um dos itens é correto ou não. QUESTÃO 13 __________________________________________________________________ Desde que foi inventado, em 1862, pelo inglês Alexander Parker, o plástico passou de fenômeno da era industrial para vilão ambiental, justamente por seu maior atributo: a durabilidade. Foi a própria indústria que começou a reciclá-lo, para reaproveitar perdas da produção, e, embora já existam inúmeras técnicas de reciclagem desse material, o percentual de plástico que segue para reciclagem no Brasil ainda é pequeno.
O Globo. 19/7/2011, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele abordado, julgue os itens a seguir. I - Definida como tratamento de resíduos, ou de material usado, de forma a possibilitar sua reutilização, a reciclagem comprova que a tecnologia — fundada no desenvolvimento da ciência e sustentáculo da atual economia globalizada — pode estar a serviço do meio ambiente. II - A partir das informações do texto, é correto concluir que a invenção do plástico ocorreu no contexto de expansão da Revolução Industrial, em meados do século XIX, quando o aço, a eletricidade e o petróleo passaram a comandar o sistema produtivo. III - No Brasil, um exemplo expressivo de reciclagem bem-sucedida é o oferecido pelas latas de alumínio normalmente utilizadas pela indústria de bebidas. IV - A preocupação ecológica, traduzida no esforço de garantir a vida no planeta, surgiu com a Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII, resultante do nível de consciência manifestada por empresários e segmentos da sociedade desde o advento da industrialização contemporânea.

V - O pequeno percentual de plástico reciclado, conforme mencionado no texto, justifica-se pela falta de atrativo econômico dessa atividade: como não há coleta seletiva no Brasil e poucos são os catadores que se dispõem a desenvolver esse tipo de trabalho, o retorno financeiro é bastante reduzido. O número de itens corretos é: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 QUESTÃO 14 __________________________________________________________________ Os recentes distúrbios nas regiões magrebinas e do vale do Nilo recolocaram o Oriente Médio no centro da agenda internacional. À primeira vista, a compreensão do cenário é simples: cansados da opressão das ditaduras, em grande parte pró-Ocidente, os árabes ousaram desafiá-las.
CartaCapital na Escola. mar./2011, p. 26 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, a respeito das revoltas populares no Oriente Médio. I - Em alguns países monárquicos, as tensões políticas resultam do fato de a maioria da população ser xiita e a família real e a elite serem sunitas. II - O presidente egípcio Hosni Mubarak tentou manter-se no poder até a realização de eleições presidenciais, mas acabou renunciando após ameaça de deposição pelas Forças Armadas. III - Uma das consequências das revoltas no norte da África foi a fuga de milhares de pessoas para a Europa, o que provocou crise humanitária. IV - O primeiro regime autoritário destituído no norte da África foi o da Argélia. A queda desse regime ocorreu após manifestação popular organizada por meio das redes sociais na Internet. São corretos apenas os itens: (A) I e II (B) I, III e IV (C) II, III e IV (D) I e III (E) I, II e III

QUESTÃO 15 __________________________________________________________________ Não é uma característica típica de uma organização linear: (A) Autoridade linear ou única (B) Linhas formais de comunicação. (C) Ênfase na especialização. (D) Centralização das decisões. (E) Aspecto piramidal. QUESTÃO 16 __________________________________________________________________ A Teoria das Relações Humanas fortaleceu-se como um método de entendimento administrativo nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. Sua ênfase foi colocada no homem social. Assinale o item que não está de acordo com o entendimento dessa teoria: (A) Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotadas de sentimentos, desejos e temores. (B) O comportamento no trabalho é consequência de fatores motivacionais. (C) As pessoas alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com quem interagem. (D) Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida. (E) As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. QUESTÃO 17 __________________________________________________________________ O planejamento estratégico envolve metas e planos. Tipicamente é responsável pelas decisões voltadas às metas e aos planos estratégicos: (A) Departamentos operacionais de nível mais baixo. (B) Gerência Média. (C) Unidades Funcionais. (D) Gerência Sênior. (E) Gerentes da linha de frente.

QUESTÃO 18 __________________________________________________________________ Sejam X, Y e Z três variáveis com correlações de Pearson expressas pela matriz abaixo:

Pode-se, então, afirmar que: (A) X e Z são independentes. (B) a correlação parcial entre X e Y, após a correção para Z, é negativa. (C) o coeficiente de determinação da regressão de Y em X é maior do que 60%. (D) a correlação entre V = a + b . X e W = c + d . Z, com a ? 0, c ? 0, b > 0 e d < 0 é negativa. (E) a covariância entre X e Y e igual a 0,64. QUESTÃO 19 __________________________________________________________________ Ao analisar o diagrama de dispersão entre duas variáveis aleatórias X e Y, optou-se por utilizar uma forma de relação tal que Y = a + bX para a previsão de Y em função de X (os valores de a e b foram obtidos pelo método dos mínimos quadrados). Estas duas variáveis apresentam um coeficiente de correlação linear igual a r, tal que r > 0. Então, o (A) valor de b poderá ser inferior a zero. (B) coeficiente de correlação linear entre as variáveis (2X) e (5Y) também é igual a r. (C) valor de b é igual ao inverso do valor do coeficiente de correlação linear. (D) coeficiente de correlação linear entre as variáveis (0,5X) e (0,5Y) é igual a 0,5r. (E) valor de b é igual ao coeficiente de correlação linear, pois r > 0. QUESTÃO 20 __________________________________________________________________ Em relação à distribuição normal, assinale a afirmativa incorreta. (A) a função de densidade de probabilidade é simétrica em relação à média. (B) se X tem distribuição normal com média e variância então a variável tem distribuição normal padrão. (C) a probabilidade de que uma variável Z que tenha distribuição normal padrão seja maior do que 5 é aproximadamente igual a 0. (D) a média de uma variável aleatória que tenha distribuição normal pode ser negativa. (E) o valor da mediana é igual ao valor da média.

QUESTÃO 21 __________________________________________________________________ Abaixo, temos a planta de um terreno retangular, de 810 m2 de área cercado por um muro. Note que o terreno tem 36 m de comprimento, e que há um único portão de acesso com 2,5 m de largura.

Qual é, em metros, o comprimento do muro que cerca esse terreno? (A) 113,0 (B) 113,5 (C) 114,5 (D) 116,0 (E) 117,0 QUESTÃO 22 __________________________________________________________________ Os produtos de uma empresa são embalados em caixas cúbicas, com 20 cm de aresta. Para transporte, essas embalagens são agrupadas, formando um bloco retangular, conforme mostrado na figura. Sabe-se que 60 desses blocos preenchem totalmente o compartimento de carga do veículo utilizado para o seu transporte. Pode-se concluir, então, que o volume máximo, em metros cúbicos, transportado por esse veículo é

(A) 4,96 (B) 5,76 (C) 7,25 (D) 8,76 (E) 9,60

QUESTÃO 23 __________________________________________________________________ A Tabela I apresenta as quantidades médias de combustível, em litros, vendidas semanalmente em três postos de abastecimento de uma mesma rede. O preço praticado em um dos postos é o mesmo praticado pelos outros dois. Esses preços, por litro, em duas semanas consecutivas, estão apresentados na Tabela II.

Com os dados das Tabelas I e II são montadas as matrizes A e B a seguir.

Seja C a matriz que apresenta os valores médios arrecadados em cada um dos três postos, por semana, com a venda de combustíveis. A matriz C é definida pela operação: (A) A.B (B) At.Bt (C) B.A (D) Bt.A (E) Bt.At QUESTÃO 24 __________________________________________________________________ A produção de álcool do Estado de São Paulo vem aumentando ano a ano. Enquanto que, em 2004, foram produzi- dos 7.734.000 m3, a produção de 2009 chegou a 16.635.000 m3. Considerando que o aumento anual, de 2004 a 2009, tenha sido linear, formando uma progressão aritmética, qual foi, em m3, a produção de 2005? (A) 9.514.200 (B) 9.612.400 (C) 9.724.400 (D) 9.796.200 (E) 9.812.600

QUESTÃO 25 __________________________________________________________________ Acerca do que dispõe a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), julgue os itens: I - É objetivo prioritário do DF garantir a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovem insuficiência de recursos II - A LODF não pode ser emendada por meio de iniciativa popular. III - Compete ao DF e à União, de forma concorrente, legislar sobre direito urbanístico e proteção dos patrimônios histórico, cultural, artístico, paisagístico e turístico. É correto apenas o que se afirma em: (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) I, II e III QUESTÃO 26 __________________________________________________________________ Ainda sobre a LODF, se afirma que: I - No âmbito da competência concorrente, a ausência de lei federal que disponha sobre normas gerais permite que o DF legisle de forma plena sobre a matéria. No entanto, o advento da citada lei geral federal revogaria a lei distrital. II - O governador do DF pode, por meio de decreto, remir multas aplicadas pelo DETRAN/DF. III - A LODF não aborda expressamente o princípio da motivação. IV - Uma lei distrital que autorize servidores públicos do DF a substituírem trabalhadores de empresas privadas em greve não contraria a LODF. O número de itens corretos é: (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 QUESTÃO 27 __________________________________________________________________ Considere a seguinte situação hipotética. Paulo irá tomar posse em cargo efetivo federal, razão pela qual requereu sua exoneração do cargo de servidor público distrital, que ocupa atualmente. Nessa situação, Paulo: (A) não deve apresentar declaração de bens ao DF. (B) é obrigado a apresentar declaração de bens ao DF. (C) não precisaria, na verdade, pedir exoneração de seu cargo. (D) tem 30 dias para entrar em exercício após tomar posse no cargo federal. (E) precisa protocolar a convocação para o novo cargo para ser exonerado.

QUESTÃO 28 __________________________________________________________________ Não é obrigado, de acordo com a expressa disposição da LODF, a apresentar declaração anual de bens: (A) o Governador. (B) o Vice-Governador. (C) Diretor de Empresa Pública. (D) Dirigente de Autarquia Distrital. (E) Procurador-Geral do Distrito Federal QUESTÃO 29 __________________________________________________________________ Um servidor público federal recebeu uma tarefa de seu superior hierárquico, e, ato contínuo, delegou-a a outro servidor com atribuições estranhas ao cargo que este ocupava, sem que fosse caracterizada situação emergencial ou transitória. Foram identificadas a autoria e a materialidade em sindicância administrativa própria. Uma vez que a sanção proposta não tinha sido adequada à aplicação no procedimento de sindicância, foi feita a conversão do procedimento para processo administrativo disciplinar. A comissão não restou convencida das provas produzidas pelo indiciado e, por isso, propôs, em seu relatório, pena, que foi acolhida pela autoridade julgadora. Assinale a alternativa que apresenta a sanção aplicável ao servidor indiciado, conforme ditame da Lei n.º 8.112/1990. (A) advertência. (B) suspensão por até 120 dias. (C) suspensão por até 90 dias (D) suspensão por até 30 dias (E) demissão. QUESTÃO 30 __________________________________________________________________ Não é uma função essencial da Polícia Civil do Distrito Federal: (A) Ressalvada a competência da União, executar as funções de polícia judiciária do Distrito Federal e a apuração de infrações penais, exceto as militares e eleitorais. (B) Zelar pela ordem e segurança pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade. (C) proceder a investigação de qualquer natureza, quando determinada pelo Ministro da Justiça. (D) Executar as atividades de perícia criminal, médico-legal e papiloscópica. (E) Realizar as identificações civis e criminais.

QUESTÃO 31 __________________________________________________________________ Os cargos com atribuições e responsabilidades de natureza policial serão providos de diversas maneiras, exceto: (A) Nomeação. (B) Promoção. (C) Transferência. (D) Reversão. (E) Aproveitamento. QUESTÃO 32 __________________________________________________________________ A Comissão Permanente de Disciplina da PCDF, unidade orgânica de execução, diretamente subordinada à Corregedoria-Geral da Polícia Civil, é incumbida de: (A) promover o processo administrativo disciplinar no âmbito da Polícia Civil do Distrito Federal. (B) Supervisionar e orientar os procedimentos formais relativos às funções de polícia judiciária e de investigação de infrações penais da Polícia Civil. (C) Assessorar diretamente o Diretor-Geral nos assuntos de interesse da Instituição, perante os organismos externos. (D) Executar os serviços de assistência à Direção-Geral Adjunta de Polícia. (E) Realizar estudos e pesquisas para dirimir dúvidas acerca das atribuições institucionais da Polícia Civil.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 33 __________________________________________________________________ Também chamada de prova de Simonin, deve ser feito com hemácias tipadas A e B, com atenção para o fato de que o anticorpo B costuma ser mais fraco (título fraco) que os demais anticorpos: (A) Prova Direta. (B) Prova Beth-Vincent. (C) Prova Reversa. (D) Teste de Rhesus. (E) Controle Rh. QUESTÃO 34 __________________________________________________________________ É um fenômeno raro, pelo qual indivíduos que possuem genótipo referente aos grupos sanguíneos "A", "B", ou "AB" expressam o grupo sanguíneo "O": (A) Fenótipo Bombaim. (B) Grupo ABH. (C) Anticorpos Lewis. (D) Doença Hemolítica do Recém-Nascido. (E) Composição genética do duplo recessivo. QUESTÃO 35 __________________________________________________________________ Um indivíduo que pode doar sangue para todos os membros do sistema ABO e não pode receber sangue de pessoas do grupo A, B, AB ou O pertence ao grupo sanguíneo: (A) A (B) B (C) AB+ (D) O(E) hh QUESTÃO 36 __________________________________________________________________ Não apresentam células eucarióticas: (A) Protistas. (B) Fungos. (C) Bactérias. (D) Plantas. (E) Animais.

QUESTÃO 37 __________________________________________________________________ São encontrados em células vegetais, mas não nas animais: (A) Ribossomos livres e citoesqueletos. (B) Cloroplastos e Paredes Celulares. (C) Plasmodematas e mitocôndrias. (D) Cloroplastos e lisossomos. (E) Paredes Celulares e Retículos Endoplasmáticos rugosos. QUESTÃO 38 __________________________________________________________________ É encontrado em células animais, mas não nas células vegetais: (A) Complexo de Golgi. (B) Citoesqueleto. (C) Ribossomo. (D) Mitocôndria. (E) Centríolos. QUESTÃO 39 __________________________________________________________________ As enzimas são extremamente importantes no metabolismo. Elas possuem diversas funções, entre as quais não se inclui: (A) Reduzir a barreira de energia de ativação. (B) Deslocar o equilíbrio. (C) Orientar substratos. (D) Induzir deformação no substrato. (E) Adicionar carga ao substrato. QUESTÃO 40 __________________________________________________________________ A replicação do DNA é um processo: (A) Estacionário. (B) Aleatório. (C) Conservativo. (D) Semiconservativo. (E) Dispersivo.

QUESTÃO 41 __________________________________________________________________ Há diversas maneiras de se inserir o DNA recombinante em células hospedeiras. Entre essas maneiras, se inclui: (A) Eletroporação. (B) Injeção (C) Lipofecção. (D) Bombardeamento de partículas. (E) Todas as anteriores. QUESTÃO 42 __________________________________________________________________ A seleção natural é a agente que produz as modificações na teoria evolutiva de Darwin. A seleção natural pode afetar de maneiras diferentes uma população. Entre essas maneiras não se inclui: (A) Mudar a frequência alélica na população. (B) Preservar as características da população, favorecendo os indivíduos que apresentam fenótipos intermediários. (C) Modificar as características da população, favorecendo indivíduos que se encontram em um dos extremos da distribuição da população. (D) Alterar o fenótipo da população, com a adaptação dos indivíduos ao meio em que vivem. (E) Modificar as características da população, favorecendo indivíduos que se encontram em ambos os extremos da distribuição na população. QUESTÃO 43 __________________________________________________________________ Um homem doador universal casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo B, cuja mãe é do grupo sanguíneo O. Marque a alternativa correspondente aos prováveis grupos sanguíneos dos filhos do casal. (A) Grupo B ou AB (B) Grupo B ou O (C) Grupo AB ou O (D) Apenas grupo B (E) Apenas grupo O QUESTÃO 44 __________________________________________________________________ Por que a frequência de mulheres hemofílicas é muito baixa na população? (A) Porque todas morrem durante a primeira menstruação. (B) Porque a hemofilia é restrita ao sexo masculino. (C) Porque para serem hemofílicas devem apresentar alelos da doença vindos do pai e da mãe. (D) Porque apenas com a trissomia do cromossomo 21 tornam-se hemofílicas. (E) Nenhuma das anteriores.

QUESTÃO 45 __________________________________________________________________ “Programas intensivos de melhoramento e seleção têm levado a um estreitamento da variabilidade genética das plantas cultivadas... com isso, às vezes a resistência às doenças é perdida nos membros altamente uniformes de uma progênie que tenha sido fortemente selecionada para rendimentos crescente”.
Raven et al. 2001, pg. 803

Essa uniformidade da progênie a que o autor se refere é devida à predominância da reprodução: (A) sexuada que, através da meiose, mantém o genoma dos parentais. (B) sexuada que, através da mitose, mantém o fenótipo dos parentais. (C) sexuada que, através da meiose, aumenta a recombinação genética. (D) assexuada que, através da mitose, aumenta a recombinação genética. (E) assexuada que, através da mitose, diminui a recombinação genética. QUESTÃO 46 __________________________________________________________________ Estimulada pelos desafios das ciências da saúde, a estatística respondeu tão vigorosamente que uma nova disciplina, a bioestatística, emergiu em seu meio, organizando um referencial teórico próprio e gerando uma grande variedade de conceitos, métodos e técnicas de análise. A bioestatística adota diversas medidas. Entre essas medidas, existem as chamadas estimativas pontuais, entre as quais não se inclui. (A) Média. (B) Mediana. (C) Moda. (D) Desvio-Padrão. (E) Nenhuma das anteriores. QUESTÃO 47 __________________________________________________________________ São determinados insetos imaturos e/ou adultos na sua grande maioria moscas e besouros (Dípteros Muscóides e Colópteros) que se alimentam de tecido em decomposição: (A) Necrófagos. (B) Ominívoros. (C) Parasitas. (D) Predadores. (E) Acidentais.

QUESTÃO 48 __________________________________________________________________ É uma variação da técnica de PCR utilizando primers curtos (de ate 10 pares de base) com sequência arbitrária, eliminando, assim, a necessidade do conhecimento prévio de sequência: (A) RAPD (B) GC-PCR (C) RFLP (D) HPLC (E) Desnaturação do DNA alvo pelo calor. QUESTÃO 49 __________________________________________________________________ O hidrocarboneto n-octano é um exemplo de substância presente na gasolina. A reação de combustão completa do n-octano pode ser representada pela seguinte equação: C8H18(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g) Dados de massas molares em g mol-1: C8H18=114; O2=32; CO2=44; H2O=18. Após balancear a equação, pode-se afirmar que a quantidade de: (A) gás carbônico produzido, em massa, é maior que a de gasolina queimada. (B) produtos, em mol, é menor que a quantidade de reagentes. (C) produtos, em massa, é maior que a quantidade de reagentes. (D) água produzida, em massa, é maior que a de gás carbônico. (E) Nenhuma das anteriores. QUESTÃO 50 __________________________________________________________________ No funcionamento de um motor, a energia envolvida na combustão do n-octano promove a expansão dos gases e também o aquecimento do motor. Assim, conclui-se que a soma das energias envolvidas na formação de todas as ligações químicas é: (A) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico. (B) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico. (C) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico. (D) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico. (E) igual a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser isotérmico.

QUESTÃO 51 __________________________________________________________________
As figuras abaixo mostram o diagrama de orbitais moleculares para algumas moléculas diatômicas. Com base nessas figuras, avalie os próximos itens.

I - Na molécula de H2 há uma redução de energia quando os átomos se ligam. II - Pelo diagrama, a previsão é de que a molécula de He2 seja altamente estável. III - A molécula de Li2 é paramagnética. IV - Na molécula de Li2 o HOMO é um orbital antiligante. O número de itens corretos é: (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4

QUESTÃO 52 __________________________________________________________________ Os compostos de coordenação apresentam frequentemente o fenômeno de isomeria. Abaixo são mostrados pares de estruturas:
H2O OH2 Cu OH2 H 2O OH2 Cu ONO OH2 NO2 H2 O H2 O

H2O H2 O III [Cr(NH3)6]Cl3 e [CrCl(NH3)6]Cl2.H2O

CO Cl Cr OC Cl CO CO OC

CO Cl Cr Cl CO CO

III -

A alternativa que enuncia corretamente a relação entre os pares I, II e III mostrados, respectivamente, é: (A) isômeros de hidratação, isômeros de ligação, isômeros geométricos. (B) isômeros de ligação, isômeros de hidratação, mesmo composto. (C) isômeros de ligação, isômeros de coordenação, isômeros cis-trans. (D) isômeros E-Z, isômeros óticos, isômeros cis-trans. (E) isômeros de hidratação, isômeros de coordenação, isômeros geométricos. QUESTÃO 53 __________________________________________________________________ A respeito dos compostos iônicos dos metais de transição, em especial dos complexos, é correto se afirmar que: (A) A teoria do campo ligante foi a primeira teoria a explicar os complexos formados por esses metais. (B) Na teoria do campo cristalino, a diferença de energia entre os orbitais degenerados e os três orbitais com a energia diminuída é chamada de 10 Dq. (C) Na teoria do campo cristalino, os orbitais d do metal central são considerados degenerados. (D) Compostos octáedricos podem ser tanto de campo fraco quanto forte. (E) A teoria do campo cristalino (TCC) supõe que a interação entre o metal e o conjunto de ligantes é exclusivamente covalente em um complexo.

QUESTÃO 54 __________________________________________________________________ Assinale o composto que apresenta o menor pKa entre os apresentados, considerando o H destacado.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

QUESTÃO 55 __________________________________________________________________ Qual dos compostos abaixo é mais solúvel em água? (A) Hexano

(B) (C)

(D)

(E)

QUESTÃO 56 __________________________________________________________________ A Metadona é um narcótico do grupo dos opióides utilizado principalmente no tratamento dos toxicodependentes de heroína e outros opióides. Sua estrutura é abaixo mostrada.

A metadona apresenta as funções orgânicas: (A) Amida, Fenol e Éster. (B) Amina Primária, Éter e Fenol. (C) Amina Terciária, Cetona e Fenol. (D) Amina Primária, Éster e Aromático. (E) Amina Terciária e Cetona. QUESTÃO 57 __________________________________________________________________ Além da metadona, a buprenorfina (derivado de morfina) é utilizada há cerca de 10 anos no tratamento da adicção de opióides. Sua estrutura é mostrada.

O número de carbonos quirais nessa estrutura é: (A) 0 (B) 3 (C) 6 (D) 7 (E) 12

QUESTÃO 58 __________________________________________________________________

A reação acima mostrada tem como produto majoritário:

(A)

(B) CBr4 (C)

(D)

(E)

QUESTÃO 59 __________________________________________________________________ Os compostos de certos metais são volatilizados na chama de Bunsen, comunicando-lhe cores características. Os cloretos estão entre os compostos mais voláteis. O ensaio é conduzido com a imersão de um fio de platina em ácido clorídrico concentrado e numa porção da amostra em exame, ou seja os cloretos são preparados in situ, em seguida esse mesmo fio umedecido é levado à chama. Uma chama amarela-dourada de cor persistente indica a presença de: (A) Sódio (B) Potássio (C) Cálcio (D) Estrôncio (E) Ferro

QUESTÃO 60 __________________________________________________________________ A figura abaixo mostra um pico em um cromatograma.

Onde L é a distância média migrada antes da detecção e σ é o desvio-padrão. A altura do prato, H, é dada por: (A) 2L (B) 2L/ σ (C) L2/ σ (D) 2L σ (E) σ2/L

QUESTÃO 61 __________________________________________________________________ Qual é o valor da massa nominal da substância cujo espectro de massas é mostrado abaixo (o pico molecular está presente)? (A) 71 (B) 69 (C) 70,2 (D) 70 (E) 43

QUESTÃO 62 __________________________________________________________________ O espectro mostrado abaixo apresenta bandas típicas de qual classe de compostos?

(A) Halogenado (B) Hidrocarboneto (C) Álcool (D) Ácido Carboxílico (E) Éter QUESTÃO 63 __________________________________________________________________ Qual o comprimento de onda de um fóton que tem energia três vezes maior do que um fóton de comprimento de onda igual a 779 nm? (A) 100 nm (B) 226 nm (C) 260 nm (D) 552 nm (E) 779 nm QUESTÃO 64 __________________________________________________________________ Julgue os itens seguintes, com relação à absorção e à distribuição de fármacos. I - Para que o AAS possa atingir o tecido-alvo, primeiramente ele deve ser absorvido, ou seja, deixar o local de administração e chegar à corrente circulatória do paciente. O mecanismo mais importante para que o AAS possa atravessar as membranas que separam os compartimentos orgânicos é a difusão passiva através da bicamada lipídica das células. Dessa forma, a lipossolubilidade da droga, expressa pelo seu coeficiente de partição óleo/água, é fator de grande importância. II - Sabendo-se que a biodisponibilidade oral do AAS é de 68%, interpreta-se que apenas 68% da dose administrada estará disponível para atuar no tecido-alvo ou terá acesso a um líquido biológico a partir do qual poderá atingir o alvo. III - O sistema cardiovascular é o principal responsável pela distribuição de fármacos no organismo. São corretos apenas os itens: (A) I (B) I e II (C) II e III (D) I e III (E) I, II e III

QUESTÃO 65 __________________________________________________________________ Considerando os processos de eliminação de fármacos do organismo, julgue os itens a seguir. I - A biotransformação ou a metabolização corresponde à modificação enzimática das moléculas do fármaco. II - Reações enzimáticas de biotransformação ocorrem de forma indiscriminada nas várias células do organismo. III - A biotransformação é particularmente importante para formar compostos (metabólitos) que, em geral, possuem menor atividade farmacológica e, por serem mais lipossolúveis, podem ser mais facilmente excretados pelo organismo. São corretos apenas os itens: (A) I (B) I e II (C) II e III (D) I e III (E) I, II e III QUESTÃO 66 __________________________________________________________________ São os principais responsáveis pela excreção de fármacos: (A) Plasma (B) Intestino (C) Esôfago (D) Rins (E) Figado QUESTÃO 67 __________________________________________________________________ Os receptores formam uma parte importante do sistema de comunicação química que todos organismos multicelulares usam para coordenar as atividades de suas células e de seus órgãos. Sem eles nós não seríamos melhores que um amontoado de amebas.
H.P. Rang e J.M. Ritter. Farmacologia. 3.ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ed. 1997, p. 5 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir. I - O termo receptor pode ser definido, de forma geral, como a molécula-alvo sobre a qual determinada substância deve atuar para produzir seus efeitos. II – O texto refere-se à importância dos receptores na manutenção do equilíbrio orgânico. Na segunda sentença, entretanto, o autor incorre em equívoco, uma vez que os receptores não participam da integração entre diferentes células do organismo. III - Considerando-se o aspecto químico, os receptores de natureza protéica são os mais freqüentemente encontrados no organismo.

São corretos apenas os itens: (A) I (B) I e II (C) II e III (D) I e III (E) I, II e III QUESTÃO 68 __________________________________________________________________ É capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. Tal descrição refere-se a via de administração de drogas: (A) Intravenosa (B) Subcutânea (C) Intramuscular (D) Enteral (E) Oral QUESTÃO 69 __________________________________________________________________ Sinergismo e antagonismos são exemplos de: (A) Contaminação cruzada. (B) Interação medicamentosa. (C) Equivalentes farmacêuticos. (D) Especialidade farmacêutica. (E) Farmacoepidemiologia. QUESTÃO 70 __________________________________________________________________ Barbitúrico utilizado como anestésico geral: (A) Morfina. (B) Diazepam. (C) Tiopental. (D) Fentanil. (E) Meperidina. QUESTÃO 71 __________________________________________________________________ Em condições usuais, qual a fração típica do etanol ingerido é oxidada no organismo? (A) 0% (B) 2% (C) De 5 a 10% (D) 50% (E) De 90 a 98%

QUESTÃO 72 __________________________________________________________________ Os agentes bloqueadores neuromusculares distinguem-se pelo fato de causarem ou não uma despolarização da placa motora terminal, e por esse motivo são classificados como agentes competitivos ou despolarizantes. São exemplos de agentes bloqueadores neuromusculares: I – Curare II – Succinilcolina IIII – d-Tubocarina IV - Vecurônio São classificados como despolarizantes quantos dos agentes citados? (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 QUESTÃO 73 __________________________________________________________________ A respeito dos efeitos da exposição aos metais pesados, não é correto se afirmar que: (A) As características comuns da intoxicação por vapor de mercúrio são uma intensa salivação e gengivite. (B) Os sintomas iniciais mais comuns do envenenamento crônico por arsênico são fraqueza muscular e dor, pigmentação da pele, hiperceratose e edema. (C) As principias vias de absorção de chumbo são o trato gastrointestinal e o sistema respiratório. (D) O chumbo tetraetila e o chumbo tetrametila são compostos hidrossolúveis sendo, assim, facilmente absorvidos pela pele, trato gastrointestinal e pulmões. (E) A meia-vida do cádmio no corpo é de 10 a 30 anos. Consequentemente, com a exposição ambiental contínua , as concentrações do metal nos tecidos aumentam durante a vida. QUESTÃO 74 __________________________________________________________________ É um gás incolor, inodoro, insípido, e não irritante que resulta da combustão incompleta de matéria orgânica. É o mais abundante poluente encontrado na atmosfera inferior e um grande número de mortes acidentais e suicidas ocorre anualmente por sua inalação. Essa descrição é referente a: (A) Acroleína. (B) Formaldeído. (C) Monóxido de carbono. (D) Dióxido de carbono. (E) Furfural.

Considere a figura abaixo para as próximas três questões.

QUESTÃO 75 __________________________________________________________________ A figura acima representa anfetaminas e seus derivados, considerando a figura e os efeitos das anfetaminas assinale a alternativa incorreta. (A) Todos esses fármacos atuam por liberarem monoaminas das terminações nervosas no cérebro. (B) A noradrenalida e a dopamina constituem os mediadores mais importantes nesta conexão. (C) Ocorre também a liberação de 5-hidroxitriptamina (5-HT), particularmente c om a fenfluramina. (D) Alguns dos efeitos dos fármacos semelhantes à anfetamina são estimulação locomotora; euforia e excitação; e comportamento estereotipado. (E) Anorexia não constitui um efeito central das anfetaminas. QUESTÃO 76 __________________________________________________________________ Assinale a alternativa correta. (A) Todas as estruturas representadas na figura são exemplos de alcaloides. (B) Todas as estruturas representam estimulantes psicomotores. (C) Apesar de usadas como droga de abuso, esses compostos têm grande uso clínico. (D) Erroneamente as pessoas comuns pensam que essas drogas causam dependência. (E) Grosso modo, pode-se dizer que a anfetamina torna os animais mais espertos, ao invés de mais ativos.

QUESTÃO 77 __________________________________________________________________ Considerando a figura acima e os conceitos de química orgânica, assinale a alternativa correta. (A) Cada molécula apresenta apenas um núcleo quiral. (B) A massa molecular do MDMA é 179. (C) Os substituintes do MDMA ativam mais eficazmente o anel aromático para reações de substituição eletrofílicas do que os da Fenifluramina. (D) Apenas o MDMA e Fenifluramina formam ligações de hidrogênio. (E) O nome IUPAQ para a anfetamina é 2-fenil-2-opronoamina. QUESTÃO 78 __________________________________________________________________ A técnica de eletroforese em gel permite a separação de fragmentos de DNA de dimensões diferentes. Com base nessa frase e em eletroforese, assinale a alternativa correta. (A) Os poros dos géis de argose são menores do que os poros dos géis de acrilina. (B) Sob a ação da corrente elétrica que passa através do gel, os fragmentos são separados, movendo-se para o polo positivo a uma taxa inversamente proporcional ao logaritmo de sua dimensão. (C) A sequência de nucleotídeos é sempre lida na direção 3’→5’ da cadeia e codifica um polipeptídio a partir da extremidade amínica (N) para a extremidade carboxílica (C). (D) Como cromatografia é uma técnica de separação, ela não é usada para purificar proteínas de ligação ao DNA. (E) São técnicas de análise de DNA: eletroforese em gel, extração e purificação, sequenciamento de DNA, mutagênese de DNA e cromatografia gasosa. QUESTÃO 79 __________________________________________________________________ Até meados da década de 70 não era nada simples obter uma sequência de DNA, fosse ele fita simples ou dupla. De fato, trabalhar com DNA era muito mais complicado do que com proteínas e o conhecimento sobre os ácidos nucléicos avançava de forma lenta. Considerando o cenário evolutivo do sequenciamento de DNA, assinale a opção incorreta. (A) No início da década de 80 uma técnica relativamente rápida de sequenciamento de DNA foi desenvolvida, que empregava a quebra de uma cadeia de DNA com diferentes produtos químicos e a visualização dos fragmentos gerados por eletroforese. (B) Ainda se faz eventualmente o sequenciamento manual, mas é muito mais trabalhoso e caro, porém menos arriscado, pois evita o risco de explosão. (C) Mesmo com todas estas dificuldades houve então um rápido progresso no conhecimento de sequências de DNA. (D) Poucos anos depois um novo avanço tecnológico foi alcançado pela introdução da técnica de interrupção da sequência pela incorporação aleatória de um nucleotídeo modificado (sem a hidroxila na posição 3´), que ficou conhecida como técnica de didesoxi ou dideoxi. (E) De uma forma geral, quando desejamos saber uma sequência de bases de um fragmento qualquer de DNA, purificamos o fragmento e enviamos para sequenciamento numa empresa prestadora deste serviço.

QUESTÃO 80 __________________________________________________________________ Os artrópodes estão amplamente distribuídos pelo mundo, e, dentre estes, os insetos representam uma grande porcentagem e estão adaptados a vários ambientes, como o aquático ou terrestre e a diferentes altitudes e latitudes. Uma vez que os artrópodes são o maior e mais diverso grupo zoológico, eles podem ser encontrados em uma grande variedade de locais incluindo cenas de crime. Isto é a porta de entrada para sua aplicação na investigação criminal. A entomologia forense corresponde ao estudo dos insetos que interagem com os acontecimentos do âmbito pericial legal, podendo ser utilizados como evidência física em uma investigação criminal. Com base no texto acima, assinale a assertiva correta. (A) A maior vantagem da utilização dos artrópodes contra os métodos rotineiros para determinação do intervalo de morte recente, é que os artrópodes podem ser uma ferramenta eficaz quando os métodos tradicionais não podem ser utilizados, principalmente depois de aproximadamente 10 a 12 dias após a morte. (B) Além da estimativa do tempo de morte, há inúmeras maneiras em que os artrópodes podem ser usados como evidência ou prova física em uma investigação, seja em casos em que a pessoa esteja viva ou morta. (C) O intervalo pós-morte envolve o somente intervalo máximo de tempo entre a morte e a descoberta do corpo, podendo ser determinado a partir de evidências entomológicas. Mas dispensa o intervalo mínimo. (D) Os insetos podem ser assim considerados como indicadores forenses para a estimativa do tempo de morte apenas. (E) Encontram-se no cadáver por acaso, tais como colêmbolos, aranhas, centopeias, tatuzinho de jardim e barata. Essa classe da fauna de insetos encontrados no cadáver se chama onívros.

QUESTÕES EXTRAS

QUESTÃO 81 __________________________________________________________________ A Entomologia Forense dedica-se à aplicação do estudo dos insetos na solução de casos criminais e disputas judiciais. Insetos podem ser usados como evidência na solução de crimes e, em alguns casos, podem estar no centro de disputas judiciais ao causar danos a produtos armazenados ou estruturas. Sabendo que a Entomologia Forense foi classificada em três subáreas, assinale a alternativa que mostra uma subárea com sua adequada definição. (A) Urbana: relativa às ações cíveis envolvendo a presença de insetos em bens culturais, imóveis ou estruturas. (B) Médico-legal: diz respeito à contaminação, em pequena ou grande extensão, de produtos comerciais estocados. A principal contribuição da Entomologia Forense, nesses casos, é a estimativa do intervalo post-mortem (C) Produtos armazenados: refere-se a casos de morte violenta (crime contra a pessoa, acidentes de massa, genocídios, etc.). (D) Médico-legal: o conhecimento acerca da ecologia, biologia e distribuição dos insetos já contribuiu para a solução de crimes informando quando, onde, por quem e como o crime foi cometido. (E) Urbana: além da contribuição mais importante e recorrente - a estimativa do intervalo post-mortem - insetos são utilizados como indícios de casos de movimentação de cadáveres, na reconstituição da movimentação de veículos, na localização de região produtora de drogas com consequente identificação da rede de distribuição, na confirmação de hipótese de abandono de menores e maus tratos a idosos, na identificação de autoria do crime por meio do DNA obtido do sangue ingerido por insetos hematófagos ou de suas fezes e na detecção de drogas, venenos, medicamentos e metais pesados em imaturos, adultos, pupários, exúvias e fezes de insetos. QUESTÃO 82 __________________________________________________________________ Na toxicocinética da toxicologia, os fatores que modificam a biotransformação podem ser classificados como internos e externos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica apenas fatores internos. (A) Espécie e raça; Fatores genéticos; Gênero; Idade; Estado nutricional; Estado patológico; Indução enzimática; e Inibição enzimática. (B) Fatores genéticos; Gênero; Idade; Estado nutricional; Estado patológico; Indução enzimática; e Inibição enzimática. (C) Gênero; Idade; Estado nutricional; Estado patológico; Indução enzimática; e Inibição enzimática. (D) Estado nutricional; Estado patológico; Indução enzimática; e Inibição enzimática. (E) Espécie e raça; Fatores genéticos; Gênero; Idade; Estado nutricional; e Estado patológico.

QUESTÃO 83 __________________________________________________________________ Os mecanismos de defesa do Hospedeiro são constituídos pela imunidade inata, responsável pela proteção inicial contra as infecções, e pela imunidade adquirida, que se desenvolve mais lentamente e é responsável pela defesa mais tardia e mais eficaz contra as infecções. Com base nos conceitos de imunologia, marque a assertiva correta. (A) A expressão imunidade inapta é também chamada de imunidade específica. (B) A imunidade adquirida é também chama de imunidade nativa. (C) Indivíduos saudáveis sempre apresentam imunidade natural, em que se encontram preparados para bloquear a penetração de microrganismos e eliminar aqueles que conseguem chegar ao tecido hospedeiro. (D) A imunidade adquirida corresponde às barreiras epiteliais, células especializadas e antibióticos naturais presentes no epitélio. (E) Os anticorpos produzidos por reações induzidas por vacinas compõem a imunidade nativa. QUESTÃO 84 __________________________________________________________________ Assinale a alternativa incorreta sobre funções matemáticas. (A) f(x) = x é uma função ímpar. (B) f(x) = x² é uma função par. (C) f(x) = sen(x) é uma função ímpar. (D) f(x) = cos(x) é uma função par. (E) f(x) = x + 1 tem como função inversa f(x)-1 = 1/(x – 1). QUESTÃO 85 __________________________________________________________________ Considere as afirmações seguintes sobre o significado para a imunidade contra os microrganismos e suas propriedades. I – A habilidade para reconhecer e responder a muitos microrganismos diferentes é chamada de especialização. II – Memória é a resposta acentuada contra infecções recorrentes ou persistentes. III – Especificidade corresponde à otimização de respostas a microrganismos distintos para combater o hospedeiro. IV – Ausência de atividade contra auto-antígeno previne as respostas imunológicas danosas contra as células e tecidos hospedeiros. Assinale a alternativa que indica a quantidade de itens corretos. (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) zero

QUESTÃO 86 __________________________________________________________________ A nicotina é o componente que causa vício aos fumantes, sendo fortemente absorvida pelos pulmões e pouco absorvida pela boca e nasofaringe. Considerando as propriedades do tabaco, julgue os próximos itens. I – O alcatrão encontrado no tabaco é menos carcinogênico do que a nicotina. F II – A mecamilamina é um antagonista dos receptores neuronais nicotínicos da acetilcolina. C III – Os efeitos da nicotina sobre o SNC se resumem a estímulos e inibição. F IV – O fumando costuma dizer que o ato de fumar desperta o sonolento e acalma o tenso. C V – Apenas a dependência (física e psicológica) contribui para o uso compulsivo do cigarro. F VI – Pessoas com abstinência de nicotina apresentam-se irritadas, agressivas e distúrbio do sono. C VII – Os principais agentes nocivos presentes no cigarro são: alcatrão, NO2, formaldeído, nicotina e monóxido de carbono. C VIII – Bupropiona, clonidina e mecamilaminas são utilizados no tratamento de dependência do tabaco. C E assinale a alternativa correta. (A) I, II, III, VII e VIII. (B) I, II, IV, V e VI. (C) II, IV, VI, VII e VIII. (D) III, IV, V, VI e VIII. (E) I, III e V. QUESTÃO 87 __________________________________________________________________ As reações de fase I, na maioria das vezes, torna o composto mais ativo para subsequente inativação por reações de fase I ou de fase II, um exemplo disse é a metabolização do etanol. Com base nos conhecimentos em toxicologia e farmacologia, marque a alternativa incorreta. (A) A metabolização do etanol ilustra a participação de uma enzima em suas duas reações de fase I. (B) A enzima álcool desidrogenase metaboliza o etanol a acetaldeído. (C) O ácido carboxílico (ácido acético) é menos tóxico do que o etanol. (D) Reações de fase I são chamadas de reações de funcionalização, em que os novos metabólitos podem apresentar-se mais tóxicos do que o substrato. (E) Embora o acetaldeído seja metabólito do etanol, ele é mais tóxico.

QUESTÃO 88 __________________________________________________________________ Toda substância, segundo a Toxicologia, pode ser considerada um agente tóxico, dependendo das condições de exposição e via de administração. Assinale a alternativa correta sobre a avaliação da toxicidade. (A) O termo dose é empregado para especificar a quantidade de substância administrada a um organismo vivo, sempre expresso por unidade de peso corpóreo. (B) Os testes toxicológicos são planejados para demonstrar que um agente químico é seguro. (C) Toxicidade aguda é o efeito adverso que ocorre dentro de um período médio de até 30 dias. (D) Os estudos da toxicidade subcrônica servem para fornecer dados que avaliam o potencial carcinogênico da substância. (E) O objetivo desses testes reside em caracterizar o tipo de efeito tóxico que uma substancia química produz. PROVA DISCURSIVA

Além da falta de viaturas, de prédios em condições, de salários e de pessoal, a Polícia Civil tem de lidar com carências alheias. O que explica – e muito – a baixa produtividade de inquéritos. Muitas vezes a solução do caso depende de uma prova científica a ser fornecida pelos profissionais cuja missão é assessorar a polícia, os peritos, os quais também têm sobrecarga de trabalho.
(Humberto Trezzi. Zero Hora, 31-7-2008. Texto adaptado.)

O dever de um perito é dizer a verdade: no entanto, para isso é necessário: primeiro saber encontrá-la e depois querer dizê-la. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral.
(Nerio Rojas)

Na linguagem é importante o pólo da variedade, que corresponde à expressão individual, mas também o é o da unidade, que compreende a comunicação interindividual e é garantia de intercompreensão. A linguagem expressa o indivíduo por seu caráter de criação, mas expressa também o ambiente social e nacional, por seu caráter de repetição, de aceitação de uma norma, que é ao mesmo tempo histórica e sincrônica: existe o falar porque existem indivíduos que pensam e sentem, e existem ‘línguas’ como entidades históricas e como sistemas e normas ideais porque a linguagem não é só expressão, finalidade em si mesma, senão também comunicação, finalidade instrumental, expressão para outro, cultura objetivada historicamente e que transcende ao indivíduo.
(Eugenio Coseriu. In: Celso Cunha e Lindley Cintra. Nova Gramática do Português Contemporâneo.)

Considerando o caráter motivador dos textos acima e com base no conhecimento que você tem do assunto e em seus conceitos ético-profissionais, redija um texto dissertativo que discuta a importância tanto da excelência intelectual (como manifestação técnico-científica de qualquer dos ramos do conhecimento humano, aí incluído o domínio da norma culta da língua portuguesa) quanto da excelência moral e das condições de trabalho para o exercício profissional do perito. Para desenvolver seu texto, reflita sobre a questão proposta e estabeleça seu ponto de vista, apresentando argumentos que o sustentem. Lembre-se de que estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da língua portuguesa e o desenvolvimento de uma argumentação consistente em torno do tema proposto. Suas opiniões ou quaisquer ponderações, juízos pessoais ou posições político-ideológicas não estarão em julgamento. Sua dissertação deverá ter extensão mínima de 30 linhas e máxima de 40. Você poderá utilizar lápis apenas no rascunho; em sua versão final, ou seja, na redação passada a limpo na folha própria para isso, utilize caneta, escrevendo com letra legível, de tamanho regular.

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful