You are on page 1of 19

Bolo Rápido de Café

Ingredientes Para a massa: – 5 ovos - 4 colheres (sopa) de açúcar - 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g) - ½ colher (chá) de fermento em pó - 250g de manteiga em temperatura ambiente - 300g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada - 1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju Para a calda: - 1 xícara (chá) de café forte - 5 colheres (sopa) de açúcar Para decorar: - ½ xícara de (chá) de castanha-de-caju moída (75g) Modo de Preparo
1- Bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e

fofo. Acrescente a farinha de trigo e o fermento peneirados e misture delicadamente. Derreta a manteiga com o chocolate e acrescente à massa. Junte a farinha de castanha de caju e misture bem. Despeje essa massa numa forma redonda (26cm de diâmetro), untada, enfarinhada e com o fundo forrado com papel-manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido (160ºC) por cerca de 30 minutos. 2- Enquanto isso, prepare a calda: aqueça o café com o açúcar por 4 minutos após levantar fervura. Regue o bolo ainda quente com metade desta calda. 3- Espere o bolo amornar, desenforme e regue com o restante da calda. Decore com a castanha-de-caju e sirva.

o fermento. Sirva com mel. Deixe cozinhar dos dois lados. . Coloque em uma tigela. o fermento e misture até dissolver. a manteiga. Deixe descansar por 40 minutos. o leite. Coloque uma porção desta mistura em uma frigideira untada com manteiga e espalhe até formar uma panqueca redonda. Junte o sal. incorpore a clara em neve. Receita 2: Em uma tigela. Faça o mesmo com o restante da massa. a farinha de trigo e misture até que fique homogéneo.Panqueca Americana Receita 1: ½ xícara (chá) de leite 4 colheres (sopa) de água 2 colheres (sopa) de açúcar ½ tablete de fermento biológico fresco ½ colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2ovos ¾ xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de mel 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo ½ colher (chá) de sal 2 colheres (chá) de fermento em pó Receita 2: 1 clara em neve Para acompanhar: Mel ou geleia de sua preferência Receita 1: Amorne o leite e a água. acrescente o açúcar. o açúcar e o mel. misture até que fique homogéneo e deixe descansar por 1 hora. Em seguida. Acrescente a farinha de trigo. geleia ou manteiga. misture bem os ovos.

. Por último junte o conhaque. Cobertura: Peneire o açúcar de confeiteiro por cima. corte as castanhas ao meio e coloque por cima junto com as cerejas. Coloque numa forma de pão untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. junte a farinha de trigo com as frutas já picadas. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que espetando um palito este saia limpo. e depois as claras em neve. sem bater só incorporando.Receita de Bolo Inglês Ingredientes: Massa: 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de açúcar 5 ovos 1 colher (sopa) de manteiga 1/2 cálice de conhaque 10 g de uva passa sem sementes 100 g de frutas cristalizadas 10 cerejas picadas ao meio Cobertura: Açúcar de confeiteiro 6 castanhas do Para 3 cerejas Modo de Fazer: Massa: Bata as gemas com o açúcar e a manteiga.

Acrescente 1 colher (sopa) de creme de leite. Leve ao fogo para derreter. Pode ser servido quente ou frio. Creme de Chocolate Numa panela. Bata 1/2 colher (sopa) de manteiga com 1 colher (sopa) de açúcar. coloque 150g de chocolate em barra picado e 1/2 xícara (chá) de água. Bata bem e misture com o chocolate derretido. .Dica: Misture farinha de trigo com as frutas para que elas não desçam.

adiciona-se a manteiga e vai a derreter em banho-maria. o brownie é retirado do forno e cortado em quadrados de tamanho igual. o fermento e as nozes picadas. A mistura vai. . Quando estiver cozido. Pode decorar com uma folhinhas de hortelã para conferir um aspecto fresco. A farinha. então. O creme de chocolate sai do lume e fica a arrefecer. a forno a 180ºC num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Junta-se o chocolate e continua-se a bater. depois de misturada com o cacau em pó.Brownie de chocolate Ingredientes Chocolate para culinária: 1 tablete Ovos: 5 Açúcar: 400 g Farinha: 150 g Manteiga: 250 g Noz: 100 g (o miolo) Fermento: 1 colher (de chá) Cacau em pó: 2 colheres (de sopa) Preparação Parte-se a tablete de chocolate em pedacinhos. junta-se ao preparado anterior. Deve cozer cerca de meia hora. Acompanha com uma bola de gelado a gosto (sugere-se de baunilha ou de nozes) e com molho de chocolate. Entretanto bate-se energicamente o açúcar com os ovos.

espalhe o creme e intercale até terminar em massa. . Coloque a primeira placa de massa folhada. a maisena dissolvida no leite e o abacaxi picado. misture o creme de leite e reserve. Leve para gelar por 6 horas antes de servir. decore com o abacaxi e sirva em seguida.Receita de Bolo Folhado de Abacaxi Ingredientes: 3 placas de massa folhada assada comprada pronta Recheio: 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de maisena 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) 1 lata de abacaxi em calda picado 1 lata de creme de leite Cobertura: 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro Rodelas de abacaxi para decorar Modo de Fazer: Compre a massa folhada do tamanho de uma forma retangular de 35 cmx 25 cm. mexendo até engrossar. Dica: Pode-se substituir o abacaxi por morangos. Reserve. Tire do fogo. Leve ao fogo o leite condensado. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Untar e enfarinhar uma forma redonda e despejar a massa. pré-aquecido. uma a uma. Derreter o chocolate em banho-maria. Levar ao forno médio. Intercalar o leite com a farinha e o fermento peneirados até ficar homogéneo. sem parar de bater. Juntar o açúcar e a margarina e bater por 5 minutos.Bolo Alpino Ingredientes: 1colher de (sopa) de fermento em pó 4 colher de (sopa) de margarina 4 xicara (chá) de farinha de trigo 2 xicara (chá) de açúcar 1 e ½ xicara (chá) de leite Margarina e farinha de trigo para untar 8 ovos (claras e gemas separadas Recheio e Cobertura Alpino: 800g de chocolate branco picado 2 latas de creme de leite sem soro Raspas de chocolate branco para decorar Preparo: Bater as claras em neve e adicionar as gemas. Intercalar as camadas de bolo com a musse. . misturar com o creme de leite e reservar na geladeira. Desenformar o bolo e cortar duas vezes na horizontal. Tirar do calor. decorar com as raspas e levar para gelar por 6 horas antes de servir. por 45 minutos ou até dourar ligeiramente.

pode-se espalhar bombom picado sobre ele. o leite em pó por último.Recheio para bolo com leite em pó Ingredientes: 02 gemas 01 colher de margarina ou manteiga 03 colheres de açúcar ½ lata de leite condensado ½ lata de creme de leite sem soro 01 xícara de leite em pó Modo de Preparo: Bater na batedeira os 3 primeiros ingredientes até formar um creme aí adicione o leite condensado e o creme de leite sem soro. mexer agora com uma colher e colocar um tempo na geladeira e depois usar para rechear e cobrir o bolo. . Bater novamente apenas para misturar os ingredientes acrescentados e colocar o leite em pó. Observação: após colocar o recheio no bolo.

açúcar e canela. Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. misturando todos os ingredientes. Unte uma forma com manteiga. Cubra com a massa reservada. acrescente a massa batida no liquidificador.Bolo de Iogurte Ingredientes: 1 copo de iogurte natural 1 colher de sopa de baunilha 1 xícara de óleo 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de farinha de trigo 4 ovos inteiros 1 colher de sopa de fermento em pó Preparação: Bata no liquidificador os ovos. a farinha e o fermento em pó. o óleo e a baunilha. o iogurte. Em uma tigela coloque o açúcar. .

Modo de Fazer no Microondas Bata na batedeira. Coloque sobre o bolo quando desenformar e polvilhe com chocolate granulado. Coloque a massa em uma forma refractária de anel untada com margarina e polvilhada com chocolate. os ovos. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando. alterne com a farinha de trigo e o iogurte. mexa bem e leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. o açúcar e a margarina. o açúcar e a margarina. Acrescente o fermento em pó e as castanhas. misture bem. Acrescente o fermento em pó e as castanhas. Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha. os ovos. Junte o chocolate em pó. Junte o chocolate em pó. Coloque todos os ingredientes em um refractário. Leve ao microondas por 8 a 9 minutos na potência alta. Leve ao forno para assar.Bolo de chocolate com castanhas Ingredientes 3 ovos 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 3 colheres (sopa) de margarina 6 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 pote de iogurte natural (200ml) 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de Fazer Bata na batedeira. Retire. alterne com a farinha de trigo e o iogurte. Cobertura 100g de chocolate meio amargo 6 colheres (sopa) de leite 250g de açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa) de margarina 1/2 xícara (chá) de castanhas do pará (picadas) . despeje sobre o bolo e polvilhe com chocolate granulado.

Pode ser necessário mais um pouco de farinha. Ponha numa assadeira. amasse um pouquinho com o garfo para fazer umas marquinhas e pincele gema. Leve para assar até dourar .Biscoitinho de cebola ou queijo Ingredientes ■400 g de farinha de trigo ■250 g de margarina ■1 pacotinho de sopa creme de cebola (ou sopa de queijo) ■2 gemas (uma para a massa e outra para pincelar ■1 colher de água se necessário Modo de Preparo Misture tudo na mão até ficar bem homogéneo.

Bolo de liquidificador Ingredientes .2 xícaras (chá) de achocolatado . . Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido até que.1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar .1 xícara (chá) de leite . ao enfiar um palito.1 xícara (chá) de leite .chocolate granulado para decorar Modo de preparo Ponha no liquidificador a manteiga derretida e o açúcar. Dica: uma pitada de noz-moscada dá um toque de sabor à massa.1 e 1/2 xícara (chá) de achocolatado . Despeje sobre o bolo e polvilhe com o chocolate granulado.1 lata de leite condensado . Bata bem.3 xícaras (chá) de farinha de trigo .1 colher (sobremesa) de margarina . Cobertura: leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até engrossar levemente. e bata após cada adição. ele saia seco. um a um.1 colher (sopa) de fermento em pó Cobertura: . Retire do fogo e reserve.200 g de manteiga derretida . Junte o restante dos ingredientes.3 ovos .

Bolo prestígio Ingredientes • • 250 g de manteiga ou margarina 3 xícaras de açúcar 4 ovos 1 1/2 xícara de chocolate em pó 1 colher (chá)de essência de baunilha 4 xícaras de farinha com fermento 1 xícara de leite 1 • • • colher (sopa) de manteiga • 2 gemas • Cobertura: • • • 1 caixa de creme de leite 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 colher (sopa) de manteiga sem sal Açúcar de confeiteiro a gosto (aproximadamente 1 xícara) • Recheio: • • 1 lata de leite condensado 1 coco fresco ralado 1 vidro (pequeno) de leite de coco • • • • 1 barra pequena (25 g) de chocolate ao leite (opcional) Modo de preparo 1. sempre batendo. adicione os ovos um a um. Numa batedeira. o chocolate em pó e a baunilha. 2. 3. adicione a farinha intercalada com o leite. . Quando a mistura estiver homogénea. 4. bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Preaqueça o forno a 180º C. Ainda batendo.

8.5. Para saber se a massa realmente está cozida. . Espere esfriar um pouco e cubra o bolo. mexendo até engrossar. 9. basta enfiar um palito de dente e verificar se ele sai seco. Mexa até engrossar. leve ao fogo médio o leite condensado. 7. Prepare a cobertura: leve todos os ingredientes ao fogo. Dica: Se você acha que foi muito recheio. Para o recheio: em uma panela média. Retire do forno e espere esfriar. 6. guarde um pouco para passar nas laterais do bolo. Bote esse recheio no meio dos dois bolos. Divida a massa em duas formas untadas e enfarinhadas de 25 cm cada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa esteja cozida. o leite de coco. mas que a consistência fique meio mole. a manteiga e as gemas peneiradas. o coco ralado.

Bata até obter uma massa homogénea. Em seguida. unte com manteiga e polvilhe com farinha. Preaqueça o forno a 180º C. Bata bem e vá intercalando o leite e o restante da farinha de trigo. 4. Separe uma forma redonda. adicione a manteiga e o açúcar. Despeje a massa na forma e leve ao forno por . adicione o cacau em pó e metade da farinha de trigo. Em uma batedeira. 2. 3.Bolo de chocolate e maracujá Ingredientes Para a massa: • • 1 de xícara suco 250 g de manteiga em temperatura ambiente 3 xícaras de açúcar 4 ovos 1/2 xícara de cacau em pó 4 xícaras de farinha de trigo com fermento 1 xícara de leite • concentrado de maracujá 1/2 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida) Para a cobertura: • • • • • • • 3 claras 5 colheres de açúcar Essência de baunilha Suco de meio limão • Para o recheio: • • 1 lata de leite condensado Modo de preparo 1. Acrescente os ovos e bata bem.

7. é porque o bolo está assado). .Retire do banho-maria e transfira para a batedeira. Desligue o fogo e reserve. (Faça o teste do palito. coloque as claras e o açúcar. Bata bem até o ponto de neve e as claras fiquem bem firmes e brilhantes. acrescente 1 colher (sopa) de amido de milho. Reserve. Atenção: a temperatura é a mesma de uma mamadeira para bebés. Leve ao fogo até engrossar e se for preciso. Mexa bem e disponha o recipiente sobre uma panela com água e leve ao fogo médio. Sirva frio. Num recipiente de vidro. Desenforme o bolo já frio e corte-o ao meio. se ele sair seco. 8. 9. Espalhe esse merengue por cima do bolo e decore com sementes de maracujá. Enquanto isso. 11. dividindo-o em duas camadas. pois qualquer temperatura alta fará com que as claras cozinhem. o suco de maracujá e o leite. Espalhe o recheio em cima de uma delas e cubra com a outra camada. Acrescente a essência de baunilha e o suco do limão e bata mais um pouco. 6. Mexa bem só até o açúcar derreter e as claras ficarem ligeiramente mornas. 5. Tenha cuidado para não entrar água nas claras. faça o recheio: Em uma panela média. Retire o bolo do forno e deixe esfriar.aproximadamente 25 minutos ou até que o bolo esteja bem assado. 10. adicione o leite condensado.

Unte com manteiga uma forma de fundo removível de 23 cm. Na parte de cima de uma panela de banho-maria. Misture esse creme com o chocolate derretido. e forre-a com papel vegetal.Bolo-mousse de chocolate Ingredientes • • • • • • • • 350 g de chocolate meio-amargo. Preaqueça o forno a 150 ºC. picado 2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga sem sal 12 gemas 4 colheres (sopa) de açúcar 12 claras 2 colheres (sopa) de açúcar 300 ml de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de cacau em pó. bata as gemas com 4 colheres de sopa de açúcar até formar um creme amarelo. Derrete o chocolate. mexendo-o ocasionalmente. para polvilhar Modo de preparo 1. coloque o chocolate e a manteiga sem sal. 2. . Em uma tigela grande. Reserve. 3. Retire a panela do fogo e deixe o chocolate ficar morno.

Cubra a tigela e leve-a à geladeira. adicione 2 colheres de sopa de açúcar. Espalhe o restante da mousse sobre o bolo já frio e polvilhe-o com o cacau. Em uma tigela de tamanho médio. e rapidamente vá acrescentando o restante das claras e misturando-as com o chocolate. 7. continue a bater até formar picos firmes. Ponha 1/3 da quantidade das claras junto com o chocolate derretido. Coloque 2/3 dessa mousse na forma forrada com papel vegetal. asse o bolo (mousse) durante 40 minutos. Numa tigela de vidro ou de metal. Misture com o restante da mistura de chocolate. No forno preaquecido. 6. bata o creme de leite até formas picos moles.4. Deixe esfriar. ou até que o meio esteja firme. Bolo magia negra Ingredientes Rende: 1 bolo de camada ou dois bolos simples • • • 1 3/4 xícaras de farinha 2 xícaras (400 g) de açúcar 3/4 xícara de chocolate em pó sem açúcar 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio 1 colher (chá) de fermento químico em pó 1 colher (chá) de sal 2 ovos 1 xícara (240 ml) de café forte 1 xícara (240 ml) de leitelho (ver nota) 1/2 xícara de óleo • • • • • • • . bata as claras até que fiquem espumosas. retire da forma e leve-a à geladeira por 1 hora. 5. Aos poucos.

3. o leitelho. o chocolate em pó. Deixe descansar por 15 minutos e misture antes de usar. 2. 4. Numa tigela grande. Preaqueça o forno médio (180°C).• 1 colher (chá) de baunilha Modo de preparo 1.40 minutos. o óleo e a baunilha. misturado com uma colher de sopa de suco de limão. o açúcar. Faça um buraco no meio e coloque nele os ovos. Asse no forno preaquecido por 30 . Nota do editor: Se não achar leitelho (leite de manteiga). Bata bem até a mistura ficar fina e homogénea. au até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. o bicarbonato. . misture a farinha. use leite integral. Deixe esfriar e decore com a sua cobertura favorita. o fermento e o sal. o café. Unte e enfarinhe duas formas de bolo de 23 cm.