DICAS PARA O

VESTIBULAR DA UNB

SGAS 615, Módulo C - Asa Sul Tel.: (61) 3445-6900

DE BRASÍLIA

Física
As questões das provas vestibulares da UnB apresentam geralmente uma grande abrangência de assuntos, alternando-se de um para outro certame. No entanto, um núcleo de abrangência é sempre muito recorrente. Nele encontramos as Leis de conservação – de energia, de carga elétrica, de momento, da relação massa-energia – os sistemas isolados - isolamento térmico, elétrico e mecânico. Assim, torna-se importante que o candidato tenha o domínio mais acentuado de alguns tópicos específicos, como os que cito a seguir. Dinâmica: Rever os conceitos de energia, trabalho e potência. Estudar as colisões e a conservação do momento linear do sistema. Estática: Condição de equilíbrio do ponto e do corpo extenso. Hidrostática: Arquimedes e Pascal. Gravitação: Kepler e Lei da Gravitação Universal, de Newton. Calor e Ondas: Rever as trocas de calor em sistemas isolados termicamente, Ciclo de Carnot e rendimento das máquinas térmicas. Conceitos sobre ondas mecânicas e eletromagnéticas. A luz e o som. Equação fundamental da onda. Óptica: Rever os espelhos esféricos gaussianos, as lentes esféricas e suas aplicações em instrumentos ópticos. Equações de conjugação. Eletrostática: Conceito e medida dos Campos elétricos e Potencial elétrico. Força eletrostática e trabalho no campo. Capacitores. Eletrodinâmica: Corrente elétrica, resistores e suas associações em circuitos elétricos. Geradores e receptores elétricos. Energia e potência elétrica. Circuitos. Magnetismo: Fontes de campo magnético. Força magnética em cargas e condutores percorridos por corrente elétrica. Leis de Lenz e Faraday. Além disso, muita atenção na leitura das questões de Física Moderna porque geralmente são interpretativas e suas soluções estão intimamente ligadas aos textos que as apresentam. Calma e confiança fazem a diferença. Boa sorte.

Profº. Téo Mian

Português
Linguagem - atentar para os aspectos linguísticos das estruturas sintáticas que envolvem as noções de coordenação e subordinação entre termos e entre orações. Atenção especial à sintaxe de regência, concordância e colocação. Os conteúdos gramaticais devem estar sempre associados à habilidade de leitura e adequada utilização dos recursos morfossintáticos. Literatura – ter conhecimento dos períodos literários e seus autores mais significativos com especial ênfase nas produções literárias do Romantismo ao Modernismo, principalmente a prosa. Saber diferenciar os diversos gêneros textuais, tradicionais e os modernos, que envolvem as tecnologias da informação e da comunicação, identificar os padrões da linguagem, os recursos estilísticos e poéticos.

Profº. Reinaldo Reis
Redação – deve ser feita após a resolução da parte objetiva, em função de a linha temática apresentar afinidades com o tema da redação. Nas questões discursivas evitar comentários, exemplificações, ilustrações que acarretam perda da objetividade e desvio do foco da questão. Utilizar-se sempre de expressões de natureza informativa, pois trata-se de um modelo de questão que exige concisão, objetividade e clareza de exposição das ideias vinculadas ao conteúdo.

Sociologia
Nos últimos anos a Sociologia se tornou um componente de extrema importância nas avaliações realizadas pela Universidade de Brasília. Diferentemente de outros vestibulares, o conhecimento sociológico exigido pela UnB não está direcionado essencialmente ao campo conceitual e teórico. Os autores não são exigidos diretamente nos conceitos que criaram, mas sim em suas perspectivas e correntes de análise, na forma como interpretaram e explicaram a realidade. Sendo assim, sugiro a você, estudante, utilizar o que chamamos de “olhar sociológico”. Trata-se da capacidade de entender os fenômenos da história e da atualidade de uma maneira compreensiva, buscando esclarecer suas causas e consequências, bem como relacioná-los entre si. Assim, uma boa dica é estar atento aos Profº. Leandro Grass principais eventos sociais da atualidade. Não apenas aos fatos em si, mas aos valores, ações de indivíduos, grupos e instituições, e demais fatores ocasionaram e deram forma a tais situações. Portanto, procure situações recentes que se relacionam aos temas que você estudou e discuta com seus professores a respeito. Isso poderá ampliar seus horizontes, bem como aumentar o seu nível de argumentação e interpretação sociológica.

Química
É importante lembrar que a pressa e inimiga da perfeição e se tratando de vestibular ela pode ser responsável pelo mau desempenho. Portanto, muita calma e atenção durante a prova. É importante estar bem física e mentalmente, logo durma cedo e tenha uma alimentação bem saudável. Lembre-se de organizar suas documentações e muita atenção com o tempo de acesso e com o tempo de término da prova. No que diz respeito ao conteúdo de química vale a pena rever os conceitos que envolvem equilíbrio químico, como por exemplo: principio de Le Chatelier, produto iônico da água e as constantes de equilíbrio. Com relação a química geral: Modelos atômicos, Ligações químicas, tabela periódica, forças intermoleculares, funções inorgânicas e radioatividade, principalmente o decaimento radioativo. Em relação à energia é importante rever conceitos de pilhas e eletrólise (ígnea e aquosa) e também conceitos que envolvem a termoquímica (Lei de Hess). Profº. Gilmadson Luna Outra dica é rever os conceitos que envolvem a química orgânica, principalmente as funções orgânicas: Hidrocarbonetos, as oxigenadas e as nitrogenadas. Além das reações que envolvem essas funções orgânicas.

Geografia
Os itens de geografia nas provas da UnB têm privilegiado o raciocínio, prestigiando a capacidade de interpretação, análise e síntese, respeitando muito a matriz das habilidades/competências apresentadas pelo Cespe. Alguns temas, pela sua importância socioeconômica, tais como a urbanização e suas consequências, a dinâmica demográfica e as transformações no espaço agrário aparecem com mais frequência. A questão ambiental, pela sua abrangência e interdisciplinaridade, também tem sido muito lembrada. Não esqueça de rever os últimos acontecimentos, como a crise europeia e a Primavera Árabe, que se tornaram muito significativos na política internacional e consequentemente na dinâmica espacial global. Tenha calma, não perca a concentração e boa prova! Profº. César Berçott

Matemática
A prova do vestibular do UnB tem por característica a cobrança do raciocínio lógico em detrimento do simples acúmulo de fórmulas. As questões são bem abrangentes em relação ao conteúdo do ensino médio, e modelos de situações em evidência na mídia: são bons exemplos para funções exponenciais e logarítmicas a marca alcançada de 7 bilhões de habitantes e o acidente nuclear em Fukushima. As questões da prova, em sua maioria exigem um candidato que saiba analisar ou interpretar o texto, analisar os dados, fazer interligações entre assuntos e disciplinas e, a partir dessa interligação e dessa análise de texto, encontrar alguma sequencia lógica para solucionar o problema. Procure interligar os assuntos, não os veja em compartimentos estanques, pois tudo Profº. Bruno Marx acaba se encontrando, modelos periódicos podem servir como elo entre funções trigonométricas e ondulatória assim como análise de gráficos e estatística, probabilidade e genética. Se você quer dar aquela revisada, mas o tempo é curto, não deixe de dar uma olhadinha nas fórmulas de áreas e volumes. Sempre é útil. Procure sempre uma semelhança de triângulos. Se houver, tente uma congruência. Caso envolva um triângulo retângulo, tente Pitágoras. Mais alguns detalhes importantes para lembrar antes da prova: altura do triângulo equilátero e diagonal do quadrado. Esses economizam tempo e espaço na prova. Além disso, sempre que possível em geometria analítica faça um desenho para ajudar: não é a saída para todos os exercícios, mas na maioria dos casos ajuda bastante. Na Álgebra priorize funções afim, quadrática, números complexos, análise combinatória e equações algébricas assim como análise de gráficos, busque identificar pontos notáveis para a obtenção de gráficos; por exemplo, ponto de máximo e mínimo, coeficiente linear. .

História
Alguns dos principais acontecimentos da História recente do Brasil e do mundo completam aniversário em 2011 e podem aparecer em questões de História, inclusive do tipo D ou mesmo como tema de redação. Portanto, o aluno deve estar atento à renúncia de Jânio Quadros (1961) e os impactos políticos decorrentes desse ato. Outra questão é o atentado às Torres Gêmeas que completa 10 anos trazendo à tona questões como o terrorismo, relação ocidente-oriente e invasões do Iraque e Afeganistão. Por outro lado, as manifestações contra a corrupção podem ser historicamente ligadas a outras manifestações históricas como a campanha das diretas ou o Impeachment do presidente Collor. A crise econômica mundial e o comportamento da economia brasileira em tal contexto pode ser Profº. Eduardo Guerra outro assunto explorado merecendo, portanto, atenção do aluno.

Biologia
Para responder às questões de biologia será necessário relacionar os conceitos discutidos em sala de aula com os temas que tem preocupado a sociedade. Analise os conceitos de genética com o olhar da bioética e as implicações da utilização de transgênicos, das células tronco e do estudo de embriões. Na área ambiental, a questão da bioenergética é um tema fecundo a ser explorado. Por fim, analise com cuidado a teoria da evolução e sua implicação na organização da vida dos vários seres vivos. Não se esqueça de ler os itens com cuidado, pois os detalhes são importantes. Boa prova.

Profº. José Júnior

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful