You are on page 1of 56

Carga e Adaptao no Andebol

NOTA DO AUTOR
Este documento serve de apoio aos treinadores de andebol que se encontram numa fase inicial da sua carreira. Pretendo acima de tudo contribuir para um universo do conhecimento mais alargado, por parte dos jovens treinadores, atravs da apresentao de algumas matrias essenciais sua formao, que se no forem completadas atravs do esprito ambicioso do treinador na procura de mais informao e de maior qualidade, podero ser insuficientes. A informao aqui contida resulta da pesquisa da bibliografia apresentada, da troca de informaes e conhecimentos entre treinadores e da experincia no treino de jovens a vrios nveis, desde a captao para a modalidade at fase de especializao profunda. Este documento funcionar como um ponto de partida para a prtica do treinador e um meio de desenvolvimento da sua actividade. Temos plena conscincia que alguns dos conceitos e metodologias aqui apresentados se encontram em constante evoluo, de forma que a sua validade por vezes escassa. Cabe ao treinador continuar a investigar as novas tendncias do treino desportivo e aplic-las no seu dia a dia de forma a comprovar a sua validade na modalidade e nos seus atletas. No entanto o aspecto mais importante consiste na passagem da nossa prtica diria no terreno para o papel de forma a validar ou contrariar algumas das teorias vigentes. o treinador que deve comanda a investigao em funo da sua actividade e no o contrrio como normalmente sucede.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

INTRODUO
O sucesso no alto rendimento depende de inmeros factores que esto associados ao momento da competio assim como sua preparao. A construo de equipas de sucesso depende da quantidade de trabalho acumulada ao longo dos anos, da qualidade desse mesmo trabalho e da existncia de uma boa matria prima, ou seja atletas com condies para o alto rendimento. O objectivo principal do alto rendimento desportivo consiste em ganhar. Para tal procura-se atravs de novos meios e mtodos de treino melhor as performances individuais e colectivas. Desta forma o treino assume uma responsabilidade maior na preparao do atleta. Treinar solicitar que o atleta realize esforos cada vez mais complexos que lhe permitam realizar aces anteriormente inatingveis por ele. Cabe ao treinador desde cedo explicar e motivar os atletas para o prazer e os benefcios do treino dos diferentes factores do jogo de forma a que estes superem as suas dificuldades e melhorem a sua actuao em jogo. A carga e adaptao esto intimamente relacionadas e o conhecimento destes dois processos que permite uma rentabilizao do processo de treino desportivo na sua plenitude.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

CARGA DE TREINO
A carga a quantidade de estmulos que os exerccios tm sobre o organismo. A carga de treino dever proporcionar, quando bem planeada e aplicada dever levar a um aumento da forma desportiva atravs da melhoria dos ndices tcnicos, tcticos e fsicos. Desta forma o produto final da aplicao da carga de treino leva a um aumento dos nveis do organismo, o que proporciona uma adaptao que num estado final se pode caracterizar por um nvel de eficcia mxima, com o menor dispndio de energia possvel e uma rpida recuperao entre as aces realizadas. A orientao e distribuio da carga de treino ao longo da temporada dever respeitar as caractersticas e necessidades individuais dos atletas, o calendrio competitivo e o perodo da poca em que nos encontramos. igualmente importante que se respeitem os perodos de repouso que so decisivos para se assegurar uma adaptao positiva s cargas de treino, pois caso contrrio poderemos anula-las. A carga de treino encontra-se dividida em 3 diferentes perodos, durante os quais a carga de treino sofrer alteraes significativas em termos quantitativos e qualitativos. Perodo de Estabilizao Perodo de adaptao s cargas sofridas e regenerao das diversas estruturas e sistemas envolvidos. Na maior parte das vezes a inexistncia de perodos intermdios onde o jovem dever amadurecer a adaptao s novas cargas poder levar a casos de fadiga crnica ou sobretreino (manuteno constante e progressiva de cargas demasiado altas). De igual forma o treino a nveis de intensidade demasiado baixos (< 20%) leva inexistncia de adaptaes e perda de capacidades.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

Aps a determinao da carga ptima, esta dever ser repetida a fim de actuar positivamente sobre o organismo e provocar novas adaptaes. Para que a carga seja eficaz aconselha-se a sua repetio durante 4 a 6 semanas Perodo de Desenvolvimento Neste perodo observa-se que o atleta realiza com facilidade as tarefas que lhe so dadas e na ausncia da sintomas de cansao (Fc 120-130 ou menos). Assim est pronto para novo aumento da carga de treino.

O aumento da carga poder ser uniforme ou descontinuamente progressivo.

Depois de se atingir um nvel de rendimento mximo a carga no dever aumentar, pois os resultados no sero visveis nem benficos. O aumento da carga no linear com o aumento do rendimento a curto prazo. A realizao de sesses cujo objectivo principal ser o aumento de determinadas qualidades especficas (fora, resistncia anaerbia lctica) desaconselhado em determinadas idades pois as estruturas de suporte ainda no esto devidamente construdas e consolidadas.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

As sesses anaerbias antes dos 14 anos no sero aconselhadas e aps esta idade at sensivelmente aos 18 anos este tipo de sesso no dever ser utilizada mais do que uma vez por semana. Perodo de Reduo Encontra-se intimamente relacionado com a periodizao. Aps 3 ou 4 semanas de aumento ou estabilizao da carga necessrio reduzir devido ao provvel aparecimento de fadiga. A seguir a um microciclo de choque (bastante forte), uma sesso de treino mais intensa ou um exerccio mais exigente em termos de esforo, o atleta dever ter momentos de recuperao consoante o nvel de exigncia proposta e os seus nveis de fadiga. Desta forma usual utilizarem-se diversos procedimentos que levem a uma recuperao total das capacidades do atleta de forma a este estar apto a nova carga de treino. O tipo de recuperao poder ser activa ou passiva implicando sempre uma diminuio da carga. Fazem parte deste tipo de procedimentos os microciclos de recuperao, as sesses e os exerccios de recuperao.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

Aumento da Carga de Treino


O desenvolvimento e aumento da carga do treino encontra-se relacionado com princpios de ordem metodolgica e pedaggica. A sua correcta aplicao de acordo com as caractersticas especficas do jovem atleta e da modalidade desportiva, garantem o sucesso na formao e promoo desse jovem. O aumento da carga dever ser progressivo com o avanar dos anos de preparao assim como da capacidade de adaptao e suporte de novas cargas de treino cada vez mais exigentes e complexas por parte do jovem. Numa primeira fase ha uma necessidade de aumento da frequncia das sesses de treino, esse aumento faz atravs do acrscimo pontual de uma sesso, de forma repetida no tempo e sempre com a mesma frequncia. Por outro lado a frequncia de treino aumenta anualmente, pois os atletas ao mudarem de escalo automaticamente treinam mais vezes, o nmero de sesses de treino por semana maior. Aps o incremento da frequncia de treino, o aumento deve-se fazer atravs do volume de treino. O volume conseguido atravs da durao da prpria sesso e da quantidade de tarefas que nela esto includas. De seguida, diminui-mos o tempo de recuperao, aumentando a densidade da sesso de treino. Num estado mais avanado sem, descurar as componentes anteriores, provocamos o aumento da intensidade do treino.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

O TREINO DAS CAPACIDADES CONDICIONAIS


Para uma correcta programao do treino das capacidades condicionais h que ter um conhecimento profundo do jogo de Andebol. O jogo de Andebol poder resumir-se a uma actividade acclica onde predominam as aces complexas que necessitam de velocidade, potncia e uma resistncia especfica realizadas a uma intensidade varivel com intervalos de pausas de recuperao incompleta. Devido complexidade do jogo raramente se observa a manifestao de uma capacidade condicional isolada. Para uma correcta aquisio da tcnica desportiva assim como do desenvolvimento da preparao fsica, necessitamos que o repertrio motor se encontre devidamente adquirido, desenvolvido e consolidado. Na sua complexidade de aces podemos distinguir os seguintes elementos motores bsicos, como determinantes para se poder jogar Andebol; correr em diferentes direces, alternando o ritmo da corrida e a cadncia dos apoios; saltar com um ou com os dois apoios; travar a um ou com os dois apoios; lanar a bola com uma mo; apanhar/receber a bola com uma ou com as duas mos. Estes so os elementos bsicos para uma aquisio e utilizao dos padres tcnicos da modalidade com sucesso. Aps a sua aquisio devemos proceder lentamente sua combinao e ao aumento da sua complexidade.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

O TREINO DA FORA
A fora qualidade indispensvel para a realizao de maior parte das aces motoras, poder ser descrita como a capacidade de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A fora mxima constitui a base do trabalho de potncia muscular. A seleco dos exerccios a aplicar dever ser de acordo com a especialidade desportiva de forma a aproveitar os possveis transferes. Antes de prosseguirmos para forma avanadas de desenvolvimento da fora convm referir, que esta se comea por desenvolver em primeiro lugar atravs do recurso a exerccios cuja resistncia dada pelo prprio corpo, de seguida poderemos trabalhar com a ajuda do corpo do parceiro. Durante esta fase poderemos proceder ao desenvolvimento da fora atravs de circuitos ou estaes, visto serem uma forma vivel de controlar a carga e ao mesmo tempo individualiza-la. O passo seguinte leva-nos ao trabalho com halteres livres. Para que tal acontea determinante que os jovens aprendam e dominem a tcnica de realizao dos exerccios (pegas, colocao do corpo, arranque, dinmica da execuo, etc.), sendo necessrio que nesta fase se limitem realizao dos exerccios apenas com o peso da barra.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

Mtodo Intens. Rep. Sries Repouso Veloc.exec . Mais 1 a 3 rep > n. possvel de Tipo por srie repeties por srie esforo Efeitos
c/ajuda mais Aum. F.max Hipertrofia mdia

4 - Quadro dos mtodos para o desenvolvimento da fora mxima atravs de contraces concntricas Repeties I* Repeties II* Repeties III Piramidal 80%-85% 70%-80% 60%-75% 60%-100% 5-7 6-12 6-12 1-8 3-5 3-5 3-5 7-14 3-5 2-5 3-5 3-5 Mdia alta Mdia alta Mdia Mdia a Mxima Mxima Mxima 2 a 6 rep. sem se realizar Base para suportar cargas mais fortes no futuro. > n. possvel de repeties por srie Hipertrofia e nervoso

Observ.

Pode-se utilizar c/principiante s

Aum. F.max Hipertrofia alta > amplitude de UM recrutadas Aum.dficit F. Aum.peso Pode-se utilizar c/principiantes Combinado. Pouca aplicao em avanados.

Jovens e principiantes

Mltiplo efeito. Tentar ganhar tempo. Dupla pirmide

*o principal efeito s obtido nas ltimas repeties

5 - Quadro para uma periodizao a longo prazo para o treino da fora segundo T. Bompa Estados de Pr-puberdade Puberdade PsAlto desenvolvimento puberdade rendimento Formas Mtodos Volume Intensidade Meios Exerccios simples Jogos/brincadeiras Informal Circuito Fraco Muito fraca Peso corporal Peso colega Bola medicinal Jogos Circuito Fraco - mdio Fraca Bola medicinal Pesos livres Fora especfica Circuito Potncia Mdio Fraca Mdia Bola medicinal Mquinas Especfica Hipertrofia Potncia Mdio Alto Mdia Alta Mxima Halteres Outros

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

10

O TREINO DA FORA EXPLOSIVA


Segundo Schmidtbleicher, entende-se por potncia possibilidade do sistema neuromuscular produzir o maior estmulo num determinado perodo de tempo. No entanto este espao de tempo depende da resistncia ou da carga que se tem de ultrapassar e da acelerao imposta. Apesar da maior parte das aces se realizarem de uma forma explosiva (remate, arranque e a travagem), o Andebol possui um vasto conjunto de aces motoras que diferem quanto natureza muscular do movimento. Desta forma uma mudana de direco, uma suspenso ou um remate podero primeira vista parecerem idnticos, no entanto a sua durao temporal e as resistncias que tm de ser ultrapassadas condicionam a aco muscular. Quando as resistncias externas so demasiado baixas existe uma diminuio dos nveis de fora mxima em detrimento da taxa de produo de fora. Por sua vez a taxa mxima de produo de fora (fora explosiva) igual para todas as cargas superiores a 25% da fora mxima. Logo os movimentos explosivos realizados contra cargas inferiores a 25% da fora mxima sofrem uma influncia da taxa inicial de produo de fora. A durao do movimento igualmente determinante para a caracterizao da aco. Os movimentos inferiores 250 ms sofrem uma maior influncia da taxa inicial de produo de fora e da taxa mxima de produo de fora. A partir desse valor temporal existe um predomnio da fora mxima.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

11

Quando nos referimos aos saltos (projeces horizontais ou verticais) to caractersticos deste desporto, a realidade quanto aco mecnica do movimento diferente. Enquanto nas aces anteriormente descritas o tipo de concentrao concntrica, j no caso dos saltos estes so realizados na maior parte das vezes de forma pliomtrica, envolvendo o ciclo muscular alongamento-encurtamento. Por outro lado a coordenao intermuscular (relao entre os msculos agonistas, antagonistas e sinergistas) e intramuscular (relao entre os mecanismos excitatrios e inibitrios) promovem a melhoria da potncia. O desenvolvimento da potncia muscular est bastante dependente da especificidade muscular, no existindo transferes entre cadeias musculares, promovendo a coordenao intermuscular. O msculo necessita de um perodo longo de tempo para se adaptar s cargas de treino e poder reagir da melhor forma. Aps a sesso de treino as alteraes (fora mxima e explosiva) so principalmente de ordem biomecnica, podendo durar cerca de duas semanas. Numa primeira fase os ganhos so principalmente devido coordenao intermuscular e s mais tarde coordenao intramuscular (menor tempo de recrutao das unidades motoras e aumento da tolerncia dos motoneurnios). Cronologia das adaptaes ao treino de fora: 1 - coordenao intermuscular (duas semanas) 2 - coordenao intramuscular - adaptaes nervosas (6 a 8 semanas) 3 - aumento da fora mxima

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

12

Os mtodos de treino devero estar mais orientados para as adaptaes nervosas do que para a hipertrofia. Os mtodos de treino para o aumento da taxa de produo de fora so bastante exigentes, necessitando de uma preparao muscular anterior. Ao utiliza-los pretende-se melhorar o potencial do msculo quanto sua activao nervosa e taxa de produo de fora, sem aumento substancial do peso corporal e da massa muscular Pretende-se que a velocidade de contraco seja mxima independentemente da velocidade de realizao ser mais baixa. Isto justifica-se devido ao facto das cargas serem mximas ou perto destas.
6 - Quadro representativo dos mtodos da taxa de produo de fora Sries Repeties Intensidade Pausa

Sub-mximo* 1,2,3,4+5 3,1,1,1+1 90,95,97,100 3-5 Concntrico 5 1 100 3-5 mximo Excntrico 3 5 150 3 mximo Concntrico/ 3-5 6-8 70-90 5 Excntrico *este mtodo est estruturado como uma pirmide, na qual, na ltima srie tenta-se melhorar o
valor mximo anterior

O mtodo excntrico mximo, no qual a carga dever ser supra-mxima (nunca superior a 150% da fora isomtrica mxima) tem a sua aplicao no Andebol. Deve-se respeitar as regras de realizao e segurana to importantes para se retirar o mximo benefcio do exerccio e evitar as leses. Durante a fase concntrica do movimento o atleta dever ser ajudado pelo treinador ou colegas na superao da carga. A combinao dos vrios mtodos existentes (mtodo misto) parece ser benfica para o treino do jovem, pois encontra-se estruturada progressivamente por srie (70% at 100%), regressando posteriormente ao valor inicial.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

13

TREINO PLIOMTRICO
Os mtodos utilizados para desenvolvimento do ciclo muscular alongamentoencurtamento devero ser desenvolvidos perante a ausncia de fadiga, logo aconselha-se a sua realizao aps o aquecimento. Desta forma para os membros inferiores temos os seguintes exerccios: saltos verticais multissaltos (steps e hops) saltos em profundidade

7 - Metodologia de treino pliomtrico Sries Repeties Intensidade

Pausa

Saltos verticais Multissaltos Saltos em profundidade

3-5 3 3-5

30 20 10

Mxima Mxima Mxima

5 5 10

Os saltos verticais podero ser realizados com um ou dos apoios, com um ritmo individual. A intensidade (maior nmero possvel de contactos com o solo) e a elevao devero ser mximas. O nmero de repeties baixa para 10 quando so realizadas com um s apoio. Nos exerccios de multissaltos poderemos englobar os saltos triplos e outros idnticos, nos quais o valor da distncia alcanada representa o resultado positivo da carga.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

14

TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular constitudo por cerca de 85% de fibras e 15% de material extra-fibras musculares. Um msculo sofre alteraes mecnicas, bioqumicas e de dimenso aps o treino, nomeadamente no que diz respeito s suas fibras. O bicips braquial num recm nascido tm um peso de 2 gr, e num adulto entre 110 e 150 gr. Tambm o dimetro das fibras e o seu comprimento sofrem alteraes. Por outro lado no existe uma relao directa entre a fora e a dimenso do msculo. No treino do msculo o importante a efectividade do trabalho que realizado, que se encontra relacionado com a maior ou menor incidncia de um trabalho para a tenso muscular (lanadores, halterofilistas) ou para as capacidades metablicas (fundistas) relacionadas com a capilarizao da fibra, em funo das caractersticas da modalidade desportiva.

Msculo Esqueltico
A estrutura muscular, nomeadamente o msculo esqueltico, sobre o qual assenta a maior parte do trabalho a realizar nas aces desportivas, d-nos diferentes respostas, derivadas da sua constituio. O msculo esqueltico constitudo por diferentes fibras musculares, que so responsveis pelo trabalho muscular especfico. A enzima responsvel pela contraco do msculo esqueltico a Miosina ATPase, a qual existe em concentrao nas fibras de contraco rpida.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

15

Para que se d uma contraco muscular necessrio que a Miosina ATPase se junte ao magnsio (Mg++) para hidrolizar o ATP em ADP +Pi, proporcionando desta forma energia suficiente para as ligaes entre a actina e a miosina que iro provocar a contraco muscular. A contraco muscular poder ser considerada quanto ao tipo de trabalho realizado como: Positiva trabalho concntrico Negativa trabalho excntrico Tenso trabalho isomtrico

Fibras Musculares
As fibras musculares podem ser distinguidas em funo da sua constituio e tipo de trabalho para o qual esto maioritariamente preparadas. As fibras musculares no so todas idnticas variando entre si quanto sua densidade, composio e volume o que lhes permite realizar diferentes tipos de trabalhos. Desta forma podemos distinguir dois grandes grupos de fibras musculares: fibras do tipo I (vermelhas) e tipo II (brancas). Fibras lentas ST (slow twitch), tipo I ou vermelhas devido maior concentrao de mioglobina. Possuem bastante mitocndrias e enzimas oxidativas o que lhes permite funcionar de acordo com o metabolismo energtico aerbio. A sua densidade maior que a das outras fibras. Possuem SDH (desidrogenase sucinato) que a enzima responsvel pelo metabolismo aerbio. Demoram cerca de 110 milisegundos at atingir o pico de activao aps a sua estimulao. Possuem cerca de 10 a 180 fibras musculares por neurnio motor.
Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

16

Devido sua capacidade oxidativa so mais resistentes fadiga, logo so as responsveis pela maior parte do trabalho muscular nos esforos de maior durao e mdia intensidade. Encontram-se em maior percentagem nos atletas de modalidades onde a resistncia prevalece (velocista 24% - atleta longa distncia 79%). O seu aumento e rentabilidade so determinados geneticamente e pelo treino. Fibras rpidas FT (fast twitch), tipo II ou brancas. Este tipo de fibras o responsvel pelos esforos de curta durao e intensidade alta. Realizam o metabolismo energtico anaerbio. Tm um dimetro maior que as fibras tipo I. Possuem CPK (creatinafosfoqunase) que a enzima responsvel pela rpida regenerao do ATP a partir da CP (fosfocreatina). O retculo sarcoplasmtico encontra-se mais desenvolvido de forma a armazenar clcio. Possuem um maior nmero de fibras a contrair, cada neurnio motor possui cerca de 300 a 800 fibras. Encontram-se em maior percentagem nos atletas de modalidades onde as aces realizadas mxima velocidade e ou de forma potente prevalecem (sprinter 76% atleta longa distncia 21%). Por vezes tm tendncia para apresentar reservas de glicognio mais ricas que as fibras tipo I. As pontes de fsforo aumentam a sua concentrao nas fibras tipo II com treinos mximos de pouca durao.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

17

No entanto as fibras tipo II dividem-se em 3 diferentes grupos: IIa tm alguma capacidade oxidativa possuindo alguma resistncia fadiga. Bastante utilizadas nos exerccios de musculao, 1500 metros ou nas provas de natao de 400 metros. IIb utilizadas em esforos muito potentes ou de extrema velocidade. Permitem uma grande acumulao de cido lctico. IIc representam 1% do msculo. Tm uma maior capacidade oxidativa. So consideradas como clulas de transio. Atravs do treino especfico a composio muscular do nosso tecido poder alterar-se principalmente das fibras tipo II para as fibras tipo I. O contrrio no parece ser possvel. As concentraes de sdio (Na++) e de potssio (K+) so idnticas em ambos os tipos das fibras. A LDH (lactatodesidrogenase) nas fibras tipo II (LDH5) encontra-se no retculo sarcoplasmtico, favorecendo a produo de cido lctico e cido pirvico. Nas fibras tipo I (LDH1 e LDH2) encontra-se nas mitocndrias diminuindo a produo de lactato e piruvato. Poderemos dar um exemplo prtico de como estes processos se manifestam na realidade: Imaginemos um treino de intensidade mdia (65% Vo2 Max) com uma durao de 3 horas. Nesse treino o atleta ter uma maior tendncia para esgotar em primeiro lugar as reservas de glicognio das ST e s depois destas as das FT.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

18

Os saltos em profundidade representam um dos pontos mais fortes do treino de impulso no Andebol. No entanto a sua aplicao depende do estado de preparao fsica e maturidade das estruturas (ossos, msculos, tendes e ligamentos) envolvidas na mecnica dos movimentos. A altura da queda (24 a 102 cm) dever variar de atleta para atleta, tendo como referncia que cada um no dever contactar o solo com os calcanhares. Outro aspecto igualmente interessante relaciona-se com o facto de um contacto excessivamente longo ou curto com o solo interferir negativamente nos ganhos. Para os membros superiores tambm se realizam exerccios com os mesmos objectivos.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

19

O TREINO DA VELOCIDADE
A escolha dos exerccios determinante para o sucesso do treino de velocidade. Segundo Bauersfeld e Voss (cit. J.Castelo) a componente cognitiva da velocidade foi fortemente desprezada no treino com jovens. E esta determinante nomeadamente ao nvel da anlise e tomada de decises tcticas. Numa primeira fase, durante a infncia devemos adaptar a actividade fsica realidade da criana. Da que devemos iniciar atravs de competies simples contra o prprio corpo (eu vou ser mais rpido!). Mais tarde introduzimos a competio contra um adversrio directo, at chegarmos ao modelo pretendido no jogo. Cada exerccio dever ser realizado com uma velocidade mxima e se possvel acima da solicitada pela competio. Tambm a realizao do exerccio em tempo determinado ajuda a pressionar o atleta. Em termos metodolgicos deveremos trabalhar em primeiro lugar a velocidade acclica (remate) e s depois a cclica (sequncias de passe e recepo). A velocidade est intimamente ligada com a fora para obteno da potncia.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

20

O TREINO DA RESISTNCIA
O Andebol poder ser caracterizado como uma modalidade onde prevalece uma resistncia especfica de jogo que fruto da associao entre a velocidade e a resistncia, utilizada com intervalos curtos de recuperaes incompletas. A capacidade aerbia apresenta-se como a base do trabalho de

desenvolvimento da resistncia especfica do jogo. S assim poderemos aspirar a que os nossos atletas possam ter um melhor rendimento durante a competio e uma rpida recuperao. O treino da resistncia desempenha duas grandes funes no praticante durante o perodo de formao do jovem atleta (at aos 19 anos) e no perodo de explorao das suas potencialidades como atleta (a partir dos 20 anos e at ao final da sua carreira). Segundo G.Gacon (cit. A.Quintallet), no perodo de formao pretende-se: aumentar o VO2max. Entende-se que o valor de 60 mml/Kg o valor mnimo para a prtica de uma modalidade colectiva de alto nvel (C.Bosco 1985) melhorar a capacidade de recuperao perante intensidades especficas aumento do ndice tcnico de recuperao (diferena entre a frequncia mxima e o nmero de pulsaes registadas durante o primeiro minuto aps o final do esforo)

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

21

No perodo de explorao pretende-se: utilizao mxima do VO2max melhorar a capacidade de recuperao perante intensidades especficas (quanto melhor for a capacidade de recuperao de um atleta, maior ser a sua capacidade de ligao de esforos decisivos, para o menor o tempo de recuperao) De seguida passamos a apresentar um quadro com os vrios mtodos de desenvolvimento da resistncia.
8 - Quadro representativo dos mtodos de treino para o desenvolvimento da resistncia

Mtodo
Extensivo Contnuo Uniforme Intensivo Variado Intervalos Intervalado Repeties

Vol.
30` 2h 30` 60` 20` 2h 15`` 15` 20`` 3`

Int.
60% 80% 90% 95% 60% 95% 65% 100% 80% 95%

VO2max
45% 60% 60% 90% 60% 90%

Fc
125 160 140 190 140 175 140 max

Vel.
Constante Constante Variada
Depende do objectivo

Max.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

22

cido Lctico
O cido lctico apesar de ser um produto resultante da gliclise pode ser utilizado como substrato metablico do msculo esqueltico e mais tarde do msculo cardaco. As concentraes de acido lctico em primeiro lugar acontecem na fibra muscular e s depois so enviadas para o sangue. Para que exista uma maior concentrao de acido lctico, necessrio a presena de algumas condies especiais para que tal se desenvolva. Presso parcial de oxignio no ar (quanto menor for a presso maior a produo) Temperatura ambiental (quanto mais quente maior a produo) Quanto mais localizado for o trabalho maior a concentrao

Na prtica um trabalho realizado a 60% do Vo2 Max a produo de acido lctico no sobe para valores intolerantes. 70% a 80% do Vo2 Max aumenta a produo durante os primeiros minutos (5`10`) podendo manter-se constante depois. Essa constncia poder igualmente aumentar ou diminuir em funo da intensidade do esforo e sua durao. A 85% a 90% do Vo2 Max observa-se um aumento contnuo. Aps um trabalho de esforo mximo e prolongado a eliminao de cido lctico favorecida pela realizao de esforos sub-mximos (o acido lctico metabolizado na presena de oxignio). Para uma melhor recuperao recomenda-se a realizao de uma actividade contnua a 50% - 60% da anterior.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

23

Ciclos da Periodizao
Vrios autores tm escrito e apresentado diferentes estruturas dos ciclos da periodizao. Apenas iremos apresentar aquelas que em nosso entender se ajustam ao andebol. As diferentes formas encontram-se estruturas dentro do ciclo de treino da seguinte forma: Macrociclo um ano ou mais Mesociclo 1 a 3 meses Microciclo uma semana Unidade de treino sesso de treino Tambm I.Verjoshanski apresentou um modelo com a seguite constituio: Ciclo anual Grande etapa (3 a 5 meses) Microciclo Estas diferentes estruturas tm diferentes funes em funo do perodo em que nos encontramos.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

24

Microciclo
Preparatrio
Baixa competitiva exigncia

Pr-Competitivo
Ocorre na maior parte do ano Caracterstica da periodizao simultnea (jovens e colectivos) Desenvolvimento de aspectos qualitativos e situaes similiares competio para alcanar a forma desportiva Depende do dia da competio Aumento geral da intensidade e diminuio do volume Repouso aps a competio

Competitivo
Termina competio numa

Fornecimento de volume que sirva de base para futuros treinos 2 dias bastante mais fortes separados entre si 3 a 4 dias Grande volume intensidade baixa 1 ou 2 dias de repouso e

Estruturado funo competio

em da

Dia mais encontra-se distante competio

forte da

Repouso aps competio

* em anexo apresenta-se a estrutura dos diferentes microciclos em funo do perodo da poca desportiva

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

25

Mesociclo
Os mesociclos so considerados como momentos de maior amplitude temporal onde esto periodizadas as semanas de carga e de repouso. No entanto no so uniformes quanto carga. Estas estruturas tm tendncia a diminuir com o avanar da poca Segundo Lyden (citado por Ao 1997), a durao do mesociclo depende do tipo de treino que se pretende realizar. Normalmente so mais curtos no perodo competitivo. Refere ainda o autor, para que um trabalho de base (geral) ganhe solidez e eficcia so necessrios no mnimo 28 dias, o mesmo acontecendo para um trabalho de qualidade (especfico) o qual necessita de pelo menos 21 dias. J os efeitos do treino intervalado podero ser observados aps um perodo de 10 a 14 dias de treino. Ao longo da poca desportiva ser importante a presena de um mesociclo de recuperao, coincidindo com momentos de paragem dos campeonatos, onde possvel registar uma diminuio dos nveis da carga. Num mesociclo existem semanas de progresso, estabilizao e diminuio da carga, logo o aumento da carga no uniformemente linear.

Macrociclo
O macrociclo uma estrutura maior que as anteriores chegando a demorar um perodo anual. O seu planeamento em funo do momento da competio, sendo o tempo necessrio para se atingir a forma determinado pela capacidade do praticante e o tipo de modalidade. No entanto nunca inferior a 6 semanas.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

26

Grandes Perodos do Treino Desportivo


Os ciclos da periodizao encontram-se adaptados em funo do perodo em que nos encontramos na poca desportiva. Os seus objectivos e a sua construo esto sempre centrados em determinado momento da poca desportiva. Existem 3 grandes momento ou perodos sobre os quais o treinador deve debruar e planear a sua poca em funo da maior ou menor disponibilidade temporal e proximidade da competio. Perodo Preparatrio Perodo Competitivo Perodo Transitrio

medida que vamos avanando no processo de formao desportiva a importncia destes perodos aumenta assim como se vai clarificando a funo e respectivos objectivos de cada um desses perodos.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

27

Unidade ou Sesso de Treino


E passamos prtica. Local onde as decises tomadas so avaliadas e correspondidas positiva ou negativamente, de forma a mantermos ou alterarmos a sua estrutura. A sesso dever ser controlada de forma a que haja ou no alguma interferncia, sobre as decises do planeamento. A estrutura de uma sesso de treino composta por; fase de aquecimento Quanto mais novos forem os atletas maior dever ser a aco do treinador, optando por um estilo de liderana mais directivo , conduzindo os exerccios a realizar. Como o sistema nervoso se encontra menos desenvolvido, demora mais tempo a activar. importante um bom aquecimento das estruturas musculares e ligamentares pois encontram-se em fase de crescimento), parte principal a fase mais rica do treino onde so expostos os principais exerccios, que visam atingir os objectivos do treino regresso calma Relaxamento muscular No final sempre conveniente fazer um breve balano sobre o que foi a sesso e comportamentos a modificar em futuras situaes.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

28

Na estruturao dos exerccios devemos ter cuidado com os seguintes aspectos, relacionados com o aumento da sua complexidade: exerccios suaves aumento do volume provocando uma maior motivao o aumento da intensidade provoca um maior desgaste fisiolgico

ADAPTAO AO TREINO
A adaptao um processo simples de desenvolvimento de estruturas latentes (orgnica, motora e psicolgica) que permitem ao atleta atingir nveis superiores aos anteriormente atingidos desde que as cargas de treino sejam correctamente administradas, de acordo com a individualidade, as caractersticas da modalidade e os princpios do treino desportivo. A qualidade da adaptao est definida atravs do gentipo (evoluo do conjunto das condies do meio e dos indivduos em funo das transformaes hereditrias e de seleco natural) e do fentipo (desenvolvimento individual durante a vida como resposta aco de distintos do meio exterior). Desta forma a maior ou menor capacidade de adaptao de um indivduo poder estar determinada partida por caractersticas hereditrias e assim como pelas influncias do meio. Podemos distinguir diversos tipos de adaptao, no que diz respeito s diversas circunstncias. Materiais (calado, piso, equipamento, bola, resina) Carga (intensidade, volume, densidade e complexidade) Condies externas (pblico, temperatura)

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

29

Sndrome Geral de Adaptao


O processo de adaptao pode ser explicado atravs do Sndrome Geral de Adaptao (Seyle 1982), o qual explica o funcionamento da cadeia principal do mecanismo de adaptao. Aps um estmulo stressante (sesso de treino ou um simples exerccio) sobre o organismo, produz-se uma activao da hipfise o que origina um aumento da produo hormonal (adrenocorticotropa), a qual ir estimular a actividade do crtex das suprarenais as quais iro provocar uma estimulao dos mecanismos de adaptao. Desta forma as diversas estruturas orgnicas sobre as quais um determinado estmulo de treino tem influncia reagem de diversas formas consoante a sua funo permitindo um conjunto de estados de resposta os quais resultam em adaptao.

Avaliao da Adaptao

A adaptao aos efeitos do treino normalmente avaliada pelos resultados obtidos na competio, pelas alteraes estruturais e funcionais.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

30

FONTES DE ENERGIA
Tambm as diversas fontes de energia, o seu estado de desenvolvimento so decisivos para um melhor processo de adaptao. O corpo humano possui dois grandes sistemas de produo de energia aerbio e anaerbio (alctico e lctico) em funo da presena de O2 no metabolismo celular.

Sistema anaerbio alctico ATP + CP


Este sistema actua em situaes de esforos de curta durao, normalmente inferiores a 8 segundos, mas de intensidade mxima (ex: remate). Normalmente durante a competio existe uma grande dificuldade de regenerao deste sistema. Aps sries de exerccios desta natureza o organismo necessita de um maior tempo de recuperao O organismo recorre ao ATP (adenosina trifosfato) e CP (fosfocreatina) como fontes de energia para as aces a realizar. O ATP aps ser utilizado d origem ao ADP e ao fosfato inorgnico ADP + Pi + 7300 calorias Mais tarde d-se o processo de re-sntese do ATP no sarcoplasma e perante a ausncia de oxignio.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

31

Sistema Glicoltico
O sistema energtico anaerbio alctico tambm poder ser utilizado em esforos sub-mximos, onde a durao do esforo varia entre os 8 e os 20 segundos. O organismo recorre ao ATP + CP e ao sistema glicoltico com produo de acido lctico, como fontes de energia. O tempo de recuperao deste sistema ser de 24 horas para 100% e 30 minutos para 80% da sua capacidade. Desta forma podemos distinguir estas duas formas de obteno de energia nas seguintes situaes:

ATP + CP 60 mts 200 mts 32% 19%

Glicoltico 67% 74%

Aerbio 1% 7%

Sistema anaerbio lctico


O sistema energtico anaerbio lctico utilizado em esforos de intensidade mdia, onde a durao do esforo varia entre os 20 segundos e os 2 minutos. Como o prprio nome indica este sistema produz acido lctico, devido sua curta durao e intensidade o ciclo no se cumpre na sua totalidade, da que o oxignio no chegue aos msculos e se acumule o lactato. A maior parte destes esforos realizam-se na ausncia de oxignio.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

32

Quando repetido vrias vezes este sistema desaconselhado para os jovens devido acumulao residual de acido lctico. Caso o nmero de repeties seja reduzido poder ser benfico para a estimulao neuromuscular. O organismo recorre ao ATP + CP e ao sistema glicoltico com produo de acido lctico, como fontes de energia. O tempo de recuperao deste sistema ser de 24 horas para 100% e 30 minutos para 80% da sua capacidade.

Sistema aerbio
Este sistema actua em situaes de esforos de longa durao (acima dos 2 minutos) e baixa intensidade (a alta velocidade a capacidade de tolerncia diminui e aumentam os nveis de cido lctico), na presena de oxignio. Existe um predomnio das qualidades resistentes, o que faz um maior aproveitamento das fibras vermelhas tipo I e em menor nmero das fibras tipo IIb e IIc. Tabela de tempos de recuperao T de actividade Jovens 30` 30` 5` - 10` 3` - 5` Adultos 30` 30` 3` - 5` 45`` - 3`

6`` - 8`` < 20`` < 2` > 2`

Desta forma so recomendveis para os crianas antes da puberdade esforos at 75% e para os adultos esforos acima destes valores.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

33

Curva da forma Desportiva


A curva da forma desportiva encontra-se adequada a um perodo preparatrio longo e a momentos competitivos pontuais (maior parte das modalidades individuais), optando-se pela realizao de periodizaes simples, duplas ou triplas. De uma forma geral os ltimos picos so mais altos que os primeiros. Este tipo de periodizao tambm utilizada quando existe tempo para a preparao de competies em concentrao (fases finais, campeonatos da Europa ou do Mundo).

Patamar de Rendimento
Modelo de periodizao muito utilizado nos desportos colectivos onde as pequenas ondulaes da carga de treino em funo da constante proximidade de competies (semanais ou bi-semanais). Com um curto perodo preparatrio (1 ms a 1 ms e meio) e um longo perodo de competies. Ao longo da poca podero existir 2 ou 3 patamares de rendimento. Hoje em dia procura-se conciliar os valores do volume e da intensidade sempre muito elevados durante toda a poca.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

34

A Forma Desportiva
A forma desportiva considerado como um estado de excelncia, fsica, tcnica e psicolgica, que depende da qualidade da adaptao resultante dos estmulos do treino individual. A forma desportiva depende de algumas questes que o treinador tem de resolver mais cedo ou mais tarde. Qual a carga semanal ao longo do ano? Quando se deve manter ou variar? Quando e quanto treinar as capacidades condicionais e as componentes tcnico-tcticas? Etc...

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

35

PLANEAMENTO DO TREINO DO JOVEM


Planear projectar o futuro antes de comear
L.Matveiev Planear prever o futuro. desta forma que o treinador estrutura a sua actividade aps um conhecimento da modalidade, das caractersticas dos atletas e das suas prprias caractersticas. Num sistema desportivo ideal o treinador planeava a sua interveno numa rea mais abrangente em termos espaciais e temporais. O plano deveria incorporar as vrias reas de apoio ao treino e ao treinador (fsico, tcnico, tctico, psicolgico, social) assim como as suas disciplinas (metodologia do treino, pedagogia, desenvolvimento pessoal e social) e sua sub-disciplinas (andebol, biomecnica , estratgias de ensino, planeamento, controlo, avaliao), at chegarmos unidade central de todo o processo que a sesso de treino e seus exerccios. O planeamento do treino do jovem deveria assentar na formao desportiva do jovem, desde a sua iniciao desportiva at integrao no alto rendimento. O resultado s seria conhecido no final deste processo caso o jovem se integrasse e adaptasse s exigncias da competio snior com sucesso. No entanto tal no possvel pois a maior parte dos treinadores de andebol no chega a trabalhar mais do que dois anos com os jovens. A continuidade pedaggica no seguida o que permite que ano aps ano o jovem atleta se sujeite a diferentes cargas de treino, na maior parte das vezes no respeitado princpios de continuidade, estabilizao ou progresso.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

36

Hoje em dia discute-se muito sobre a idade da iniciao desportiva. Concretamente no podemos definir uma idade ideal para o incio de uma determinada modalidade desportiva, pois este aspecto est relacionado com a maior ou menor precocidade da modalidade desportiva assim como o grau de motricidade da criana. Prev-se que o perodo compreendido entre os 6 e os 10 anos seja o ideal para a iniciao desportiva. Para a criana o desporto no surge como um fim mas um meio para o desenvolvimento psico-social. Por outro lado no nos podemos esquecer que qualquer orientao desportiva tem de ter em vista a alta competio. Naturalmente que numa primeira fase deve-se estimular os hbitos desportivos. Em comparao com o adulto a criana deve brincar mais do que treinar. Criana Jovem Adulto

BRINCA

JOGA

COMPETE

O treino infanto-juvenil tem por objectivo o fornecimento de uma boa condio fsica de forma a promover uma qualidade de vida para o futuro desportivo. O treino desportivo poder assumir diferentes objectivos como; a

aprendizagem o rendimento e a reabilitao. Segundo Piaget e Inhelder o perodo compreendido entre os 8 e os 12 anos representa um momento frtil para as aprendizagens. Neste perodo devido ao desenvolvimento psicomotor da criana esta consegue realizar qualquer movimento por mais difcil que ele seja (o desenvolvimento mximo no atingido visto existir uma dependncia directa dos nveis de fora).

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

37

Desta forma Piaget e Inhelder denominam este momento temporal como o perodo das operaes concretas. Antes dos 8 anos o SNC (sistema nervoso central) no se encontra desenvolvido de forma a poder realizar os devidos movimentos assim como a sua capacidade de concentrao ainda reduzida. Durante este perodo (5 aos 8 anos deve-se promover o desenvolvimento de habilidades motoras) Por sua vez o pensamento lgico (anlise, processamento e reteno de informao), til nas situaes tcticas do jogo, s mais tarde (puberdade) que se desenvolve. Os jovens por sua vez possuem algumas vantagens de aprendizagem em relao aos adultos, no s por serem mais recentes ou estarem menos sobrecarregados pelas necessidades do dia a dia. Entre as vrias vantagens destacam-se a plasticidade do SNC, um maior nvel afectivo-cognitivo e uma maior capacidade de percepo e imitao. Desta forma e segundo Hahn (1986) o processo de treino desportivo do jovem encontra-se dividido em 3 fases: Bsico desenvolvimento motor de carcter geral Desenvolvimento preparao especfica desportiva (condio fsica, motora e tcnica) Alto rendimento optimizao de processos e recursos com vista alta competio

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

38

Princpios de adaptao do treino do jovem


1. O jovem atleta deve treinar com cargas inferiores a 75% da intensidade mxima 2. O jovem apresenta uma menor capacidade de tolerncia das cargas de treino 3. Maior probabilidade de aparecimento de fadiga 4. A maior ou menor utilizao dos sistemas energticos depende do efeito de treino que os sistemas tm sobre o jovem Para que exista uma correcta adaptao s cargas de treino, levando a uma supercompensao teremos que ter em conta as capacidades do atleta e as caractersticas da carga. Em comparao com o adulto o jovem atinge a forma fsica com menor carga e com menor durao, sendo esta igualmente menos duradoura em termos temporais.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

39

A adaptao no treino do jovem manifesta-se em dois nveis: 1. Metablico Utilizao de processos aerbios Aumento da capacidade de recuperao Degradao da glicose na presena de O2 Desenvolvimento do sistema cardiovascular 2. Morfolgico (neuronal e muscular) Hipertrofia muscular Adaptaes aerbias das fibras musculares (excepo das FT ou tipo IIa) Tendncia de converso de algumas fibras IIb em IIc Sistema nervoso Aumento da capacidade de reaco Aumento dos estmulos do organismo (SNSimptico)
* a teoria da estimulao elctrica est contraproducente nos jovens

Desta forma podemos afirmar que a adaptao dos jovens ao treino est relacionada com a administrao da carga, as fontes de energia recrutadas e os princpios do treino.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

40

FASES do TREINO do JOVEM Fase


Preparao desportiva inicial 8 10 anos

Idade

Objectivo
Educao fsica

Caractersticas
Desenvolvimento motor Multidisciplinar Preparao fsica geral Preparao neuromotora Iniciao motora Preparao fsica geral e dirigida desportiva

Preparao desportiva especializada 11 15 anos

Orientao desportiva

Preparao especfica 16 18 anos

Especializao profunda

Especializao postos Preparao especfica Incio potncia do treino

por fsica de

Mestria desportiva

> 19 anos

Alto rendimento

Especializao profunda Mximo rendimento

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

41

PLANEAMENTO da FORMAO DESPORTIVA do JOVEM ATLETA


Em primeiro lugar o treino do jovem atleta tem por objectivos intimamente ligados sua formao desportiva e no a objectivos competitivos ou de rendimento. O planeamento do treino neste caso um processo a longo prazo onde a ansiedade de resultados poder comprometer todo o processo. No entanto alguns estudos mostram-nos algumas das diferenas entre a preparao e adaptao do adulto e do jovem. No andebol o rendimento desportivo situa-se acima dos 20 anos, logo existe um perodo bastante alargado para se preparar o jovem atleta para que possa responder de forma positiva s exigncias da competio snior. Desta forma faz todo o sentido planear o treino a longo prazo por razes relacionadas com: Aumento do rendimento desportivo futuro baseado em parmetros bsicos do desenvolvimento e aprendizagem do jovem Conscincia da durao do tempo e sua diviso por etapas Organizao racional dos meios e dos mtodos Controlo das valorizaes especficas

Desta forma poderemos concluir que o mximo rendimento s se obtm quando os meios e as bases so correctamente aplicados na infncia e na adolescncia.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

42

Para que um planeamento desportivo seja correctamente elaborado est dependente de alguns factores internos ou externos ao atleta (mesmo no treino das modalidades desportivas a formao individual deve prevalecer em detrimento de um maior colectivismo da equipa. O que ns pretendemos como treinadores de jovens, formar atletas com nveis superiores aqueles que se encontram na alta competio de acordo com as tendncias futuristas da modalidade e do desporto. Desta forma as noes de desenvolvimento baseadas na homogeniedade de processos em funo do grupo desactualizada e nefasta para o jovem, pois podemos cair no erro de estar a trabalhar para algum que no existe um ponto mdio. Por outro lado estamos a criar sistemas homogneos limitando a evoluo dos melhores em detrimento dos fracos. No nos podemos esquecer que uma seleco natural realizada em primeira instncia, por razes muitas vezes externas ao treino desportivo. Ao longo deste processo a seleco dos mais aptos adopta critrios cada vez mais especficos de acordo com parmetros que permitem atingir sucesso na modalidade antropomtricos, motores, tcnico-tcticos, psicolgico e sociais). Hoje em dia o planeamento do jovem assume caractersticas multilaterais, assentando em princpios de aprendizagem e desenvolvimento das qualidades e tarefas mltiplas. No entanto essa caracterstica vai-se perdendo com o tempo principalmente aps a entrada na fase da especializao profunda. Comea ento a ganhar formas mais unilaterais. No entanto o princpio da multilateralidade dever estar sempre presente pois os transferes so importantes nas principais modalidades colectivas. Ao planear o treino devemos igualmente no esquecer o calendrio competitivo (apesar de na formao este assumir preferencialmente objectivos formativos), a periodizao e o calendrio escolar.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

43

Factores

Intervenientes

no

Desenvolvimento

do

Planeamento Desportivo
1. N de anos para chegar alta competio Com um incio por volta dos 12 a 14 anos, o jovem demorar entre 5 e 10 anos at atingir o mximo rendimento 2. Idade em que se chega ao alto rendimento A longevidade competitiva tem vindo a aumentar, cada vez ais se assiste a campees mais velhos 3. Nvel de preparao e capacidade do desportista Para tal necessrio um conhecimento profundo das caractersticas individuais dos atletas, de forma a poder-se individualizar o mais possvel, no correndo o risco de colocar as exigncias desadaptadas face s capacidades dos atletas. 4. Idade em que se iniciou no treino especializado Encontra-se dependente da modalidade desportiva, da idade biolgica, das caractersticas individuais e do momento em que o treino se tornou sistematizado. 5. Aumento progressivo com os anos de treino do n de competies, carga de treino e o nvel de especializao 6. As componentes do treino distribuem-se de acordo com as etapas e a especialidades Respeito pelos perodos sensveis para a maior ou menor estimulao das diferentes qualidades

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

44

7. A carga de treino deve aumentar ano aps ano respeitando as variaes da periodizao anual Cabe ao treinador articular o aumento da carga com o nvel de maturao dos atletas, a aplicao dos sistemas de treino e do planeamento 8. Aumento lento do volume de treino 9. Aumento da intensidade das sesses de treino 10. Capacidade de diferenciao entre o treino do jovem e o treino do adulto de alto rendimento Nos jovens o mais importante o ensino em detrimento da competio. claro que os nveis de competio esto sempre presentes na actividade desportiva do jovem, s que de uma forma controlada e pedagogicamente aplicada. 11. Definio clara de objectivos, meios e sistemas a utilizar em cada etapa 12. Variabilidade de exerccios 13. Standardizao de testes para efeitos de controlo e avaliao

Momentos fundamentais do Planeamento

Idade de incio do treino - + - 10 anos Idade da especializao desportiva - + - 14 anos Idade do mximo rendimento - + - 20 anos

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

45

CARGA DE TREINO
O treino influenciado por factores de ordem quantitativa e qualitativa. Esses factores permitem uma correcta evoluo, estagnao ou retrocesso das capacidades do jovem. A sua correcta aplicao em termos espaciais e temporais decisiva para o sucesso da preparao desportiva de um atleta

Quantitativos Volume (sries e repeties por exerccio) Frequncia (n de sesses de treino) Durao (volume e tempo de

Qualitativos Intensidade Recuperao Densidade

recuperao) Complexidade

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

46

Planeamento da Carga de Treino


A distribuio da carga de treino deve ter em conta a idade e o nvel inicial do praticante, as suas capacidades adaptativas e a determinao do nvel da carga. Aps o conhecimento deste 3 pontos ser possvel planear a carga respeitando sempre, determinados princpios como a repetio, a progresso e a estabilizao.

CARGA

REPETIO

ESTABILIZAO

ADAPTAO

AUMENTO

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

47

Periodizao do Treino do Jovem


Iremos agora passar para uma fase de operacionalizao dos conceitos anteriormente focados no que diz respeito ao planeamento e periodizao do treino do jovem.

Periodizao do Treino do Jovem


Numa primeira fase devemos dividir a poca em 3 perodos naturais correspondentes aos perodos escolares. Desta forma a nossa poca poder reger-se por 3 grandes perodos: Natal, Pscoa e Vero. No nos podemos esquecer que durante as frias escolares destes perodos (momentos ptimos de treino, principalmente os 2 primeiros), muitos jovens deslocam-se para fora com os pais afim de festejarem essas quadras, ou vo para casa de familiares, o que de certa forma inviabiliza o trabalho a realizar. De seguida elaboramos um planeamento nunca superior a 2 anos (em princpio) por causa das alteraes de crescimento e desenvolvimento das estruturas assim como as possveis alteraes de treinador. Os objectivos, meios e sistemas de controlo fazem parte, do modelo de programao, os quais devem definir os possveis estados de evoluo a atingir. A mesma sesso de treino dever manter-se durante 4 a 6 semanas de forma que as aprendizagens sejam consolidadas. Os jovens devem ter uma actividade desportiva orientada e sistematizada durante um perodo anual de 9 a 10 meses.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

48

Para uma correcta periodizao do treino entendemos que no que diz respeito frequncia das sesses de treino e sua durao, estas devem ter um aumento cronolgico. Ano aps ano o nmero de sesses aumenta assim como a durao destas. Infantis 2 + 1 (45`a 60` + treino ou competio) Iniciados 3 + 1 (60`a 90`) Juvenis 4 + 1 (75`a 105`) Juniores 5 + 1 (90`- 120` introduo das sesses bi-dirias) Quando comeamos a estruturar as sesses de treino alguns princpios devem estar presentes, para que a nossa actividade tenha sucesso. O treino inicia-se atravs da sistematizao de processos. Em primeiro lugar h que explicar aos jovens o que o treino, quais as suas regras, rotinas e forma de organizao. A variao de exerccios decisiva a cada 15 dias de forma a combater alguma monotonia que possa surgir sem alterar contudo os objectivos da sesso, microciclo ou etapa. O volume e a intensidade devem manter-se constantes por um perodo de 4 a 6 semanas para que as adaptaes se faam sentir. O microciclo representa a estrutura fundamental da periodizao, onde a dinmica da carga de treino, objectivos tcnicos da sesso so controlados. Perodo Preparatrio 15 dias a um ms Perodo Formao 2 a 4 meses Perodo da boa forma 2 a 3 meses com tendncia para aumentar nas modalidades colectivas

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

49

Por final passamos para a operacionalizao de todo o processo ou seja a elaborao da sesso de treino e sua aplicao no terreno.

Periodizao da forma Desportiva no Jovem Atleta


Aps uma correcta definio de objectivos, conhecimento dos atletas, programao de contedos e planeamento destes, cabe-nos agora a periodizao, ou seja a distribuio das cargas em funo dos diferentes momento da poca desportiva. claro que este conceito assume uma importncia menor quanto menor for o escalo, e a necessidade competitiva. A periodizao estrutura a carga de treino de acordo com os princpios do treino de forma a atingir-se a forma desportiva. Apesar de obrigatoriamente presente no treino do jovem esta assume uma perspectiva formativa e mais descontrada quanto aos momentos competitivos. No queremos dizer que a partir de escales como os juvenis ou juniores, com o aumento do nmero de competies e da sua importncia, comea a fazer sentido igualmente preparar os jovens para as competies mensais ou semanais sem descurar os objectivos principais formativos e os princpios de ordem pedaggica. Por outro lado como a carga de treino ondulatria, no sendo sempre a mesma, a periodizao assume uma funo de controlo e enquadramento temporal desta, em funo dos objectivos do planeamento e do momento actual do atleta/equipa.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

50

A periodizao poder assumir caractersticas simultneas ou sucessivas. Sucessiva Em funo do perodo em que nos encontramos trabalhamos uma ou outra caracterstica. Periodizao simples com um pico de forma Simultnea Desenvolvimento de todas as capacidades de forma integrada e articulada em todas as etapas do ano, respeito a individualizao e a dinmica da carga de treino Periodizao dupla e tripla Plataforma de rendimento (modalidades colectivas)

Fases da Periodizao
1. Preparatria - Multidisciplinar - Bases da tcnica - Introduo competio 2. Especfica - Aumento do nvel da preparao fsica geral - Desenvolvimento do nvel da preparao fsica especfica - Aperfeioamento tcnico e tctico - melhoramento dos aspectos psicolgicos - conhecimento terico do treino e da modalidade praticada

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

51

GLOSSRIO DE TERMOS
Adaptao - Capacidade de um organismo ou de uma populao responderem s presses ambientais atravs de modificaes permanentes que mantm o equilbrio com o meio. Bipsia - Tcnica de extrao de uma parte da fibra muscular com o objectivo de descobrir a percentagem de fibras de ambos os tipos. Capacidade - Soma da aptido com as influncias do meio. A capacidade a expresso do fentipo. Crescimento - Conjunto das modificaes dimensionais do corpo. Crtico, Periodo - Periodo da ocorrncia da mxima taxa mittica de uma estrutura. Desenvolvimento - um processo total (pela quantidade de variveis envolvidas), interactivo (pela influncia recproca entre o organismo e o meio) e complexo (pela impossibilidade de estabelecer relaes directas e deterministas). Dotado (gifted) - Aquele que possui uma habilidade generalizada para realizar tarefas de natureza fsico-motora. Estado de Prontido Desportiva - Situao de equilbrio entre as exigncias prprias do treino e da competio desportiva e as capacidades actuais de resposta da criana e do jovem a essas exigncias. Estmulo - Influncia que produz uma resposta de um receptor.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

52

Intensidade do esforo - Quantidade de trabalho a realizar na unidade de tempo. Late Bloomer - Talento de afirmao tardia. Maturao - Processo de regulao gentica que determina, o momento, a intensidade e a cadncia a que se processam as modificaes. Metabolismo - Somatrio das modificaes qumicas ou das reaces que ocorrem no organismo. Metodologia - Parte da cincia que estuda os mtodos aos quais ele se liga ou de que se utiliza. Mtodos antropomtricos - Mtodos de mensurao sistemtica e anlise quantitativa das variaes dimensionais do corpo humano. Mioglubina - uma protena, que se encontra no sangue, e que responsvel pelo tranporte de oxignio para a clula que se encontra em actividade. Planeamento - Estabelecimento de um plano em relao a qualquer objectivo. Princpio - Elemento fundamental sobre o qual se fundamenta uma teoria cientfica. Prospeco - Conjunto de identificao de valores (psicolgicos, morfolgicos, habilidade natural para a modalidade), que so importantes nas consideraes do passo seguinte deste processo - promoo Quinantropometria - Antropometria do desporto. Sade - Bem estar psquico, fsico e social.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

53

Seleco (no desporto) - Conjunto de adaptaes temporrias induzidas pelo processo de treino. Sensvel, Periodo - Idntico ao conceito de periodo crtico s que no entanto inclui o crescimento hiperplsico e hipertrfico. Sistema - Conjunto de partes componentes, e das ligaes que se estabelecem entre elas, concorrendo para a obteno de um determinado resultado. Somattipo - Descreve a morfologia geral do corpo atravs de: endomorfia, mesomorfia, ectomorfia. Talento - Aquele que manifesta uma elevada aptido especfica para uma forma particular de actividade. Talento Motor Conjunto integrado de faculdades condicionais e

coordenativas que formam o espectro das capacidades biomotoras. Tcnica desportiva - Estrutura dinmica, funcional e econmica visando a obteno de altos rendimentos desportivos. Treinabilidade - A elevao da resposta funcional de uma estrutura ou de um sistema devida influncia de estmulos externos, organizados segundo os princpios inerentes definio do processo de treino; ou ainda influncia atribuvel a estmulos externos que actuam sobre as capacidades motoras de base e os eu rendimento, em relao com a respirao, o sistema crdiovascular e o metabolismo dos msculos sujeitos a estimulao, bem como as componentes psico-fsicas. Treino - Programa de exerccios para desenvolver o atleta para uma determinada situao de competio.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

54

Volume do esforo - Quantidade total de trabalho realizado. soma de todos os esforos executados pelo atleta. Vo2 Max. - Consumo mximo de oxignio que um atleta utiliza num esforo com a durao de um minuto, que o levaria ao esgotamento entre quatro a oito minutos. Pode ser avaliado em laboratrio durante um esforo em tapete rolante.

Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

55

BIBLIOGRAFIA
Ao, V. (1997) Planificacin y organizacin del entrenamiento juvenil Gymnos Editorial, Madrid Bompa, T. (1994) Theory and methodology of training the key to athletic performance Kendal/Hunt Publishing Company, Dubuque Bosco, C. (1996) Aspectos fisiolgicos de la preparacin fsica del futebolista Editorial Paidotribo, Barcelona Castelo, J. e outros (1999) Metodologia do treino desportivo FMH Edies, Lisboa Chirosa Rios, L.; Chirosa Rios, I. (1999) El trabajo integrado dentro del entrenamiento de un procedimento de juego en balonmano AEBM Chirosa Rios, L. e outros (1999) Planificacin y secuenciacion de un modelo de entrenamiento integrado dentro del juego complejo en balonmano Educacin Fsica y Deportes, Abril Jimnez, J. (1997) La programacin anual de entrenamiento en la edad juvenil Jornadas de Balonmano Instituto Andaluz del Deporte, Julho Manso, J. e outros (1996) Planificacin del entrenamiento deportivo Gymnos Editorial, Madrid Matveiev, L. (1991) Fundamentos do treino desportivo Livros Horizonte, Lisboa Platonov, V. (1994) La adapatcin en el deporte Editorial Paidotribo, Barcelona
Pedro Alvarez Abril 2003

Carga e Adaptao no Andebol

56

Platonov, V. (1999) El entrenamiento deportivo teoria y metodologia Editorial Paidotribo, Barcelona Ribeiro, B. (1997) O Treino do msculo Editorial Caminho, Lisboa, Abril 1997 Silva, M.; (1998) Planeamento do Treino Treino Desportivo, CEFD, Lisboa, Setembro Soares, J.M.; Duarte, J. (1993) Plasticidade Muscular Adaptao morfolgica e funcional do msculo esqueltico ao exerccio Edio Ministrio da Educao Direco Geral dos Desportos, Lisboa, Abril Verjoshanski, I. (1990) Entrenamiento deportivo Ediciones Martinez Roca, Barcelona

Pedro Alvarez Abril 2003

You might also like