You are on page 1of 3

BETÂNIA COM JESUS E SEM JESUS!

TEXTO: Jo 12:1-8 INTRODUÇÃO: 1 João 2:19 nos traz uma informação interessante e intrigante ao mesmo tempo, João fala de algumas pessoas que eram do convívio da igreja, que estavam em meio ao povo de Deus, mas que não pertenciam aquele rebanho. E afirma que estas pessoas se foram justamente por não fazer parte daquele corpo. O texto que acabamos de ler nos mostram uma situação onde várias pessoas estão partilhando do mesmo local, do mesmo ambiente que Jesus. Todos ali estão em Betânia, todos estavam reunidos na casa de Simão o leproso, mas há uma distinção muito grande entre dois grupos de pessoas que estavam presentes naquele ambiente. Apesar de todos compartilharem do mesmo espaço geográfico que Jesus, nem todos eles estavam realmente com Jesus, nem todos estavam ligados a Jesus. Ali em Betânia, mas propriamente na casa de Simão, haviam pessoas com Jesus e pessoas sem Jesus. Assim como em Betânia havia pessoas com e sem Jesus, na igreja hoje também existem estes dois grupos de pessoas. Apesar de todos estarem aqui na igreja, o local onde Jesus está presente, nem todos estão com Jesus, nem todos estão ligados a videira verdadeira que é Jesus. I – Betânia sem Jesus é lugar de: a) Morte – Vs. 1 “Onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos” João 11:21 - Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Se Jesus estivesse em Bêtania, Lázaro não teria morrido. Esta é a declaracção de Marta sua irmão, ela está dizendo em outras palavra que Betânea sem Jesus é lugar de morte. b) Avareza e cobiça – Vs. 4

Russel Shed diz que ali o ambiente festivo também se relacionava a questão messiância. de avareza. Nós podemos até estar aqui na igreja. pois o Rei da Glória está presente. sua casa. de cabeça erguida. caríssimo. depois de todo aquele tempo a presença dele podia mudar a situação e foi justamente isso que aconteceu. mas não estavam COM ELE. desfrutando do mesmo ambiente onde Jesus está presente sem estarmos COM ELE. de gozo. O ungüento que ela trazia era resposta de sua grande e profunda gratidão pelo inestimável benefício recebido. estavam próximas fisicamente dele. Jesus troxe novamente lázaro a vida. 3 c) Maria se aproxima e derrama sobre Jesus aquele unguento precioso. Marta diz que seu irmão morreu porque Jesus não estava presente e que ela cria que mesmo assim. a festa estava ligada ao fato da salvação trazida por Jesus. de comemoração. a Igreja.O verso 4 nos traz o fato de que Judas se indignou com o ato daquela mulher. Como vimos a pouco. . sua vida sem Jesus é lugar de morte. ou seja. provavelmente a ressureição de Lázaro. ungindo Jesus. e Betânia. Betânia. de ganância! A vida de quem está sem Jesus é apenas o seu próprio umbigo. de cobiça. Meus irmão Betânia sem Jesus é lugar de avareza. de sorriso nos lábios. se transforma num lugar de MILAGRES E RESURREIÇÃO com a presença de Jesus. Aquelas pessoas estavam no mesmo ambiente que Jesus. 2 b) Lhe serviram uma ceia. 1 Onde reinou a morte pela ausencia de Jesus. a Igreja ou até mesmo numa masmorra como estavam Paulo e Silas é sempre lugar de festa. II – Betânia com Jesus é lugar de: a) Milagres – Vs. A unção era sinal de autoridade. com isso ela demonstrava que o reconhecia como Senhor de sua vida. Festa e comemoração – Vs. Adoração e entrega – Vs. no capítulo 14 de Marcos o texto diz que alguns dos que estavam ali si indignaram com tal ato. de cobiça. reuniram-se para festejarem.

De pessoas como Marta. estão somente interessados no que Jesus pensa a respeito delas. Aplicação: Você tem se entregado em adoração diante de Deus? Você tem deixado de lado o seu orgulho. 23:15. lugar de pessoas que o bem maior de sua vida não é o dinheiro. para uma judia aparecer em público com os cabelos soltos era uma grande humilhação. Dt. Enxugava: Como não tinha uma toalha ali em mãos. a sua timidez para se entregar totalmente em adoração? Meus irmãos quem está com Jesus não consegue ficar na sua presença sem se derramar em adoração diante dele. Por entender quem está ali diante dela ela se despe de toda sua vaidade. como judia ela sabia o que havia sido ordenado a seu povo pelo Senhor: “Não compareçais de mãos vazias diante de mim. riquezas e sim a presença de Jesus. 16:16.Aquela mulher não se apresenta de mãos vazias. pessoas que são trazidas novamente a vida. Pessoas que não se preocupam com o quem vão pensar a seu respeito. rapidamente ela toma seus cabelos e começa a enxugar os pés do Senhor. sem oferta ou sacrifício!” Ex. festa. sejam mortos físicos como lázaro. Ela entendia que estava diante do seu Deus e por isso ela entrega um bem tão precioso.3 d) Lugar de pessoas que tem prazer em servir Jesus. Conclusão: A pergunta que fica pra cada um de nós que se reuni aqui neste lugar esta noite é: Você está com Jesus? Você faz parte deste aprisco? A sua vida tem sido um lugar de milagres. . Maria e Lázaro? Com ou sem Jesus? Que o Senhor toque no mais profundo do seu coração e você possa ter um encontro transformador com Ele nesta noite. ou mortos espirituais como eu muitos aqui. Maria e Lázaro – Vs. orgulho e qualquer sentimento de timidez. 34:20. ou é como a de Marta. 2 . É lugar de pessoas que são curadas por Jesus. posição. mostrando toda sua humildade perante Jesus. adoração e entrega? A Betânia da sua vida é como a de Judas e outros que ali estavam.