TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS CORDADOS (PROVA MODELO

)
7º. Ano do Ensino Fundamental
Wedmi Cordeiro Silva
Biólogo Licenciado pela Universidade Federal de Sergipe

Por que as vacas mastigam sem parar?
Conheça o processo que alguns mamíferos desenvolveram para melhorar a digestão!

Já olhou para as vacas e teve a
impressão de que elas estão mastigando um
chiclete que nunca acaba? Pois, repare. Esse
"nhaque, nhaque" incessante, mais conhecido
como ruminação, foi desenvolvido para digerir
melhor os alimentos. As vacas podem ficar até
oito horas por dia ruminando sem parar.
Outros mamíferos, como o boi, a cabra, o
bode, a ovelha, o carneiro e o búfalo são
também ruminantes e passam horas
mastigando as gramíneas.
Ruminar inclui dois processos. O primeiro é o da mastigação, que ocorre em duas etapas: na
primeira, a vaca ingere rapidamente seu alimento sem mastigar quase nada; na segunda etapa, o
alimento que foi engolido volta de seu reservatório gástrico à boca para ser mastigado mais lentamente.
O segundo processo é realizado graças à presença de pré-estômagos, chamados retículo,
rúmen e omaso. Os pré-estômagos são compartimentos onde vivem vários microorganismos, como
protozoários, bactérias e fungos. Eles auxiliam os ruminantes na produção de seus nutrientes,
transformam as gramíneas ingeridas em proteína animal. Essa troca recebe o nome de mutualismo e é
boa tanto para a vaca, que tem excelentes ajudantes na sua digestão, quanto para os microorganismos,
que conseguem seus alimentos sem gastar muita energia.
As vacas nem sempre ruminaram. Elas desenvolveram essa capacidade ao longo de seus
milhares de anos de evolução, para não perder tempo comendo num mesmo lugar. Com isso, passaram
a poder engolir rapidamente o capim que estivesse localizado em áreas mais abertas. Comendo
depressa, os ruminantes ganharam tempo na hora de se alimentar, ficando mais alertas para a
presença de algum predador.
Por passarem horas mastigando, as vacas salivam muito. São quase duzentos litros de saliva
por dia. Salivar assim dá uma sede danada! Por isso, a vaca bebe cerca de 80 litros de água todos os
dias. Haja água e paciência para uma boa digestão!
Paulo Roberto Crepaldi, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Metodista de São Paulo.
Revista CHC | Edição 123 | Publicado em 15/04/2002 | Atualizado em 03/08/2010

desenvolveram tal adaptação? (0. Com base no texto acima e no conteúdo abordado em sala de aula. (0.1. Que nome ela recebe? Tal relação ecológica é harmônica ou desarmônica? (0. responda o que se pede: a) Qual o nome do processo que alguns mamíferos desenvolveram para melhorar a digestão? Quais outros mamíferos.5) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c) De que forma a presença de microrganismos no estômago dos ruminantes facilita sua digestão? (0. Atualmente. além dos bovinos.5) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) A presença de microrganismos no estômago dos ruminantes é um exemplo de relação ecológica.5) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ e) De que maneira a ruminação contribuiu para a sobrevivência dos ancestrais dos ruminantes? (0. são conhecidas cerca de 50 mil espécies de vertebrados.5) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d) Descreva as etapas da ruminação. O diagrama abaixo representa. de maneira simplificada.5) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 2. Essa extraordinária diversidade é produto de centenas de milhões de anos de evolução. a linha evolutiva dos vertebrados. Observe-o e complete as sentenças a seguir: Anfíbios Peixes Mamíferos Répteis Aves . que teve início há cerca de 500 milhões de anos.

(1. estagiando em um laboratório de pesquisa com vertebrados. realizou um experimento para avaliar a capacidade de controlar a temperatura corporal de três animais.5): ____________________________________________________________________________ 3. TEMPERATURA DO CORPORAL Primeira Etapa do Segunda Etapa do Experimento Experimento Animal 1 15 °C 32 °C Animal 2 36 °C 36 °C Animal 3 15 °C 32 °C Agora.0) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) Explique os resultados da primeira e segunda etapa do experimento para os animais 1 e 3. Um estudante. o animal 1 poderia ser uma cobra e o animal 3 poderia ser uma tartaruga? Justifique.5): ____________________________________________________________________________ d) Primeiro grupo de vertebrados a surgir e único com coração bicavitário (0. Suas temperaturas corporais foram medidas novamente após cada etapa. Para apresentar os mesmos resultados.5): ____________________________________________________________________________ c) Grupos de vertebrados que produzem sucos digestivos para facilitar a digestão dos alimentos (0. responda: a) Por que a temperatura corporal do animal 2 permaneceu constante nas duas etapas do experimento? Que outro animal poderia ocupar o lugar do animal 2 e apresentar os mesmos resultados? (1.0) ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ .5): ____________________________________________________________________________ b) Único grupo de vertebrados que apresentam um tipo de respiração na fase larval e outros dois tipos na fase adulta (0. Todos os três animais tiveram suas temperaturas medidas e depois foram submetidos a duas temperaturas ambientais: primeiramente 15 °C (prime ira etapa) e depois 32 °C (segunda etapa). a partir do que você estudou sobre os vertebrados e a regulação da temperatura corporal.a) Primeiro grupo de vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre graças ao desenvolvimento de ovos com casca (0.

qual a função do sebo? (0. Acne é uma das doenças da pele mais freqüentes. costas.5) _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ 5. peito e ombros. bolhas e pontos negros principalmente no rosto. Em condições normais. provocando o aparecimento de espinhas.____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4.0) Peixe-palhaço Perereca Peixe-boi Tartaruga Tucano ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ . O nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas (localizadas sob a pele). afetando cerca de 80% dos mamíferos da espécie Homo sapiens na fase da adolescência. Indique a classe à qual cada um deles pertence e uma característica exclusiva do grupo: (1. Cada um dos animais abaixo pertence a diferentes classes de animais do filo dos cordados (vertebrados).

5) _______________________________________________ _______________________________________________ ______________________________________________ b) Os dois animais pertencem ao mesmo filo? Justifique. Cite três características exclusivas da mesma.5) ____________________________________________________________________________ BOM DESEMPENHO! .5) _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ d) Na cadeia alimentar qual é o papel desempenhado pelos animais da imagem? (0. (0.6. (0.5) _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ c) A qual classe zoológica tais animais pertencem. responda: a) Quais características indicam que os dois seres vivos retratados fazem parte do Reino Animal? (0. Observando a imagem abaixo e utilizando os conhecimentos sobre o REINO ANIMAL.