1

Voltar

Segunda lei da Termodinâmica

Máquinas térmicas – qualquer dispositivo capaz de transformar a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de transformar parte de calor em trabalho.

12-12-2011

O contrário não ocorre. Se você desprezar todos os atritos ele se deslocará até o ponto B. é impossível na natureza. local onde ocorre a queima do combustível. No exemplo acima é muito improvável que você elimine totalmente o atrito e. É por esse motivo que surgiu o Princípio da Degradação da Energia que afirma que é impossível converter totalmente calor em trabalho. a cada ciclo.2 Observe esse exemplo: o motor de um carro é a fonte quente. devido ao choque com as moléculas de ar e outros atritos. A outra parte do calor que não é aproveitada é rejeitada para a atmosfera. Nesse caso. Pode-se definir o Segundo Princípio da Termodinâmica da seguinte maneira: “É impossível obter uma máquina térmica que. atingindo o repouso na mesma altura que a do ponto A. retornará a A e ficará oscilando entre A e B. onde sua inversa só pode ocorrer com influência do meio externo ou de corpos circundantes. o bloco. pois não existe atrito. Transformações irreversíveis: observe no exemplo anterior que. voltar à posição inicial. Considere o bloco da figura sendo abandonado do repouso no ponto A. que as moléculas se reorganizem e empurrem o bloco fazendo-o retornar à posição inicial. fonte fria. Dessa fonte térmica é retirada. na natureza todas as transformações espontâneas são irreversíveis. sem influências do meio externo. Parte deste calor é convertida em trabalho mecânico útil (energia útil). operando em ciclos. portanto não poderia. uma quantidade de calor. depois de certo tempo irá parar. Observe que no deslocamento entre A e B e o retorno entre B e A. que devem fornecer energia ao corpo para que ele retorne à posição inicial (ponto A) Na realidade. passando pelas mesmas situações intermediárias. ela é uma transformação reversível. Transformações reversíveis e irreversíveis Transformações reversíveis: são aquelas que se realizam em ambos os sentidos. que se repetem periodicamente. a transformação produzida não teve nenhuma influência do meio exterior (corpos circundantes) e. A energia do bloco se converteu em energia térmica. podendo voltar ao estado inicial. espontaneamente. seja capaz de transformar totalmente o calor por ela recebido em trabalho” 12-12-2011 . Em termodinâmica. o corpo sofre perda de energia e. após a realização de trabalho. que fornece o calor. ou seja. assim. Isso ocorre geralmente em transformações mecânicas sem atrito. se houver atrito. essa é uma transformação irreversível. fazendo o carro se mover. por meio do escapamento. ciclo é definido como uma série de transformações sucessivas e organizadas que recolocam o sistema em seu estado inicial.

convertê-lo parcialmente em trabalho (W) e o restante (Qr) rejeitar para a fonte fria. fazendo o carro se mover. Por ser ideal e imaginária. A outra parte do calor que não é aproveitada é rejeitada para a atmosfera.3 Rendimento (η) de uma máquina térmica --. existe uma seqüência específica de transformações na qual a máquina térmica obtém o máximo de rendimento.η=energia útil/energia total=W/Q --exemplo: quando uma máquina térmica recebe. O ciclo no qual isso ocorre é denominado ciclo de Carnot e a máquina que opera segundo esse ciclo é chamada máquina de Carnot. a máquina proposta por Carnot não contraria a segunda lei da Termodinâmica. teoricamente. Dessa fonte térmica é retirada. 300J de energia ou calor de uma fonte quente e só aproveita 150J desse calor na realização de trabalho (W). Parte deste calor é convertida em trabalho mecânico útil (energia útil). uma quente e outra fria. por exemplo. Exemplo: o motor de um carro é a fonte quente. seu rendimento será --. que fornece o calor. uma quantidade de calor. ela deve retirar calor (Q) da fonte quente. fonte fria.5x100 --. Como o rendimento de uma máquina térmica é sempre menor que 1 (η=W/Q. local onde ocorre a queima do combustível. a cada ciclo. com W sempre menor que Q). Carnot demonstrou que.η=W/Q=150/300=0. por meio do escapamento. A seqüência do ciclo de Carnot cuja máquina térmica que o realiza é denominada máquina de Carnot: 12-12-2011 .η=50% Ciclo de Carnot Carnot estabeleceu que: Se uma máquina térmica operar em ciclos entre duas fontes térmicas.

de um carro estiver funcionando (energia útil). Máquinas frigoríficas 12-12-2011 . portanto. pois será realizado um trabalho para que isso ocorra. parte da energia recebida é dissipada por atritos e essa energia dissipada é a entropia e você nunca mais conseguirá reutiliza-la pelo processo inverso. a entropia é nula. à temperatura de zero absoluto (0K ou -273oC) quando todas as vibrações atômicas e movimento param. no ciclo de Carnot. mais desorganizada ela está e. maior o movimento das suas partículas. Carnot demonstrou que: A entropia pode ser considerada como o nível de desorganização de um sistema. maior a sua entropia. que um sistema isolado tende a evoluir no sentido de aumentar a entropia. As energias ordenadas (mecânica. química) tendem a se converter na energia desordenada de agitação térmica (calor) que não pode retornar a ser ordenada e vai aumentando cada vez mais. O Segundo Princípio da Termodinâmica diz precisamente isso. maior a entropia. Quanto maior o grau de desorganização do sistema.4 Carnot demonstrou que o rendimento (η) de uma máquina térmica depende somente das temperaturas entre as quais ela trabalha ou que. Quanto maior a temperatura de uma substância. mas aí. a não ser que você os pegue e os ordene. Por isso que a entropia do universo aumenta continuamente. porque não há movimento desordenado. A degradação natural da energia também é uma evolução para a desordem. deixe-os ordenados em sua mão e em seguida jogue-os para cima deixando-os cair na mesa. A medida quantitativa da desordem desse sistema (os 10 números) corresponde à entropia. por exemplo. o rendimento é função exclusiva das temperaturas absolutas das fontes fria e quente e não depende da substância que faz a máquina térmica funcionar. assim. pois os acontecimentos inversos não acontecem. o processo não será mais espontâneo. Quando um motor.Exemplo: escreva os números de 0 a 9 em pedaços de papéis (sistema). elétrica. Espontaneamente você jamais os números voltarão de maneira ordenada à sua mão. Você observará que todas foram espalhadas de maneira desordenada na mesa.

). No refrigerador das geladeiras comuns existe um líquido refrigerante (freon. Esse processo se repete ciclicamente. ocorrendo à custa de um trabalho externo. onde é comprimido até se liquefazer e nessa liquefação cede calor ao ambiente através da serpentina externa. que se encontra a uma temperatura mais alta.5 Máquinas frigoríficas são dispositivos que. Os refrigeradores são máquinas frigoríficas que. transferem calor de um sistema em menor temperatura (congelador) para o meio exterior. que abaixa a temperatura na serpentina interna (congelador). etc. Esse líquido refrigerante absorve calor do congelador e. A eficiência (e) de uma máquina frigorífica é expressa pela relação entre a quantidade de calor retirada da fonte fria (Q2) e o trabalho externo (W) envolvido nessa transferência. ao sofrer expansão passa do estado líquido ao estado gasoso. que a referida passagem não é espontânea. As máquinas frigoríficas não contrariam o enunciado da segunda lei da Termodinâmica. A seqüência do ciclo de Carnot cuja máquina térmica que o realiza é denominada máquina de Carnot: Rendimento de uma máquina térmica de Carnot: 12-12-2011 . que. durante seu funcionamento. ao funcionarem. O que você deve saber Máquina térmica – pode ser definida como o dispositivo capaz de transformar parte de calor em trabalho. efetuam a transformação trabalho em calor. através de um mecanismo ele é forçado a entrar no condensador. tetrafluoretano.

à temperatura de zero o absoluto (0K ou -273 C) quando todas as vibrações atômicas e movimento param. transferem calor de um sistema em menor temperatura (congelador) para o meio exterior. durante seu funcionamento. portanto. maior a sua entropia. Quanto maior a temperatura de uma substância. que se encontra a uma temperatura mais alta. assim. porque não há movimento desordenado. Os refrigeradores são máquinas frigoríficas que. mais desorganizada ela está e. a entropia é nula. Máquinas frigoríficas são dispositivos que. efetuam a transformação trabalho em calor. maior o movimento das suas partículas. ao funcionarem.6 A entropia do universo aumenta continuamente. Exercícios 12-12-2011 .