Aluno(a

):

Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha
Cláudio
Disciplina
HISTÓRIA

Turma:2º
Data:

Professor

2011

Avaliação

PROVA 2º BIMESTRE

= 5,0

Nota:

DESLIGUE O SEU CELULAR E GUARDE-O, ASSIM COMO OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS SEMELHANTES; -Faça as marcações com um X e use uma caneta AZUL OU PRETA; -Marcações com lápis não serão revistas, e questões rasuradas, que tenham mais de uma resposta ou que não seja possível identificar a alternativa exigida, serão ANULADAS; -Não utilizar corretivos, tipo “Liquid-Paper”; -Somente será permitido material de uso próprio, após início da avaliação.

Saída somente após o sinal de autorização!
HTTP://CLAUDIOUFF.BLOGSPOT.COM

PROVA AZUL
01)Em 1937, Getúlio usou o chamado Plano Cohen para cancelar as eleições previstas. A partir daí foi instaurado um regime: a)Ditatorial b)Democrático c)Militarista d)Liberal Constitucional 02)Em 1938, frustrados com a extinção dos partidos políticos e o cancelamento das eleições, os Integralistas tentaram tomar o Palácio Guanabara e matar o presidente Vargas. Este movimento foi chamado de: a)Revolta dos 18 do Forte de Copacabana b)Intentona Integralista c)Guerra dos Mascates d)Insurreição Pernambucana 03)Com a instalação do Estado Novo a política econômica enfatizou a necessidade de instituir empresas estatais ou públicas. Entre as que se apresentam como representativas do processo de estatização, assinale a alternativa ERRADA: a)Companhia Siderúrgica Nacional b)Fábrica Nacional de Motores c)Conselho Indigenista Missionário d)Caixa Econômica Federal 04)Além da atuação direta nas atividades econômicas, outra forma de atuação governamental foi por intermédio da definição de regras sobre determinados setores. Um exemplo disto foi: a)Banca Comerciale Italiana b)Cia. de Bondes Carioca c)Light and Power d)Instituto Brasileiro do Café 05)Associado aos grandes representantes da música erudita e popular, Vargas sempre entendeu a dimensão do rádio como instrumento de difusão das políticas estatais. A projeção do rádio decorria: a)de sua penetração social b)do elitismo dos programas de rádio c)da baixa taxa de analfabetismo d)do alto padrão de renda dos trabalhadores 06)A existência de legislações de amparo aos trabalhadores já existiam desde o início dos anos 1930. Sob o Estado Novo estas legislações foram reunidas: a)na Carta Brandi b)na Consolidação das leis do Trabalho (CLT) c)no Código de Processo Eleitoral d)no Memorial dos Coroneis.

São Gonçalo RJ

Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha http://claudiouff.blogspo

2

7)”A partir da criação do DIP, todos os serviços de propaganda e publicidade dos ministérios, departamentos e estabelecimentos da administração pública federal e entidades autárquicas passaram a ser executados com exclusividade pelo órgão, que também organizava e dirigia as homenagens a Vargas, constituindo o grande instrumento de promoção pessoal do chefe do governo, de sua família e das autoridades em geral. O DIP tornou-se o órgão coercitivo máximo da liberdade de pensamento e expressão durante o Estado Novo e o porta-voz autorizado do regime”: OBS: Coercitivo – que reprime; Autarquias – empresas ou órgãos que independem do governo Cabia ao DIP cuidar: a)da censura b)da promoção do governo c)da exaltação do governante d)todas estão corretas e se associam 08)Em 1943 o Manifesto dos Mineiros escapou da censura e teve ampla repercussão ao pedir eleições, fim da censura e retorno à normalidade política. Entre os partidos que se organizaram e fizeram da oposição contra Getúlio a sua razão de existir estava: a)o Partido Social Progressista (PSP) b)o Partido Social Democrático (PSD) c)o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) d)a União Democrática Nacional (UDN) 09)A charge abaixo é representativa da evolução das posições de Vargas no sentido de permanecer à frente do poder executivo federal. Em 1945, a última tentativa de Getúlio de permanecer no poder foi:

a) buscar o apoio dos Estados Unidos b)um golpe aliado aos comunistas c)uma aliança com os integralistas d) o Queremismo 10)Com o fracasso das manobras continuístas Getúlio Vargas acabou deposto por iniciativa: a)d por ato do poder judiciário b)do Congresso Nacional c) os militares d)por uma revolução popular

São Gonçalo - RJ