Cursos de Educação e Formação de Adultos ESCOLA SECUNDÁRIA DE JÁCOME RATTON Nível Secundário – Turmas A1/A2/A3 TOMAR NÚCLEO GERADOR, UC1

: EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS (EST) Domínio de Referência, DR4: STC no contexto macroestrutural TEMA: Transportes e evoluções técnicas NOME:
FICHA DE TRABALHO N.º 1: MOVIMENTOS

 Movimento: Um corpo está em movimento em relação a um referencial sempre que a sua posição varia ao longo do
tempo.

 Repouso: Um corpo está em repouso em relação a um referencial sempre que a sua posição se mantém ao longo do
tempo.

 Referencial: É um ponto em relação ao qual um corpo está em movimento ou em repouso.  Trajectória: É uma linha imaginária que une as sucessivas posições que um determinado corpo ocupou, ao longo do
tempo, relativamente a um determinado referencial.

 Chama-se distância ao cumprimento da trajectória descrita por um corpo em movimento;
é uma grandeza escalar.

 O deslocamento é uma grandeza vectorial. O seu valor indica a distância medida em
linha recta, entre as posições inicial e final do corpo em movimento. O sentido do deslocamento é da posição inicial para a posição final.

 A unidade do sistema internacional (S.I.) de distância e de valor do deslocamento é o metro, m.  A velocidade é uma grandeza vectorial que nos indica a rapidez do movimento, através do seu valor, e, ainda, a
direcção e o sentido em que o movimento se realiza.

 O vector velocidade tem sempre o sentido do movimento.
A direcção do vector velocidade é: - igual à da trajectória, se ela é rectilínea; - tangente à trajectória, quando é curvilínea.

 A unidade S.I. do valor da velocidade chama-se metro por segundo, (m/s).

Questões a Resolver

1. Indica se a Joana está em repouso ou em movimento, em cada uma das seguintes situações: 1.1. A Joana a viajar de avião, em relação à Lua. 1.2. A Joana a viajar de avião, em relação à cadeira onde está sentada. 1.3. A Joana sentada numa esplanada, em relação a uma fonte. 1.4. A Joana a viajar de comboio, em relação às árvores que fazem parte da paisagem.

Formadores: Aurélio Nunes, Filipe Vintém e José Possante.

Página 1

2. O Nuno partiu da porta da sua casa e dirigiu-se à casa do seu amigo Rui, descrevendo um percurso de 300 m em linha recta, tendo depois virado perpendicularmente à direita e andado mais 550 m. Mais tarde regressou a casa exactamente pelo mesmo percurso. Demorou 30 minutos da sua casa à casa do Rui. 2.1. Qual foi a distância percorrida pelo Nuno até à casa do Rui?

Nuno 300 m 630 m

550 m
2.2. Qual foi o deslocamento efectuado pelo Nuno desde que saiu de casa até regressar

Rui

3. Observe com atenção a figura seguinte: A _____________________B___________________________C Tendo em conta as seguintes informações: Calcule: 3.1. A distância percorrida por um corpo que se desloca de A até C e volta até B. AB = 5m BC = 7m

3.2. O deslocamento efectuado nesse percurso.

3.3. A distância percorrida por um corpo que se desloca de A até C e volta até A novamente.

3.4. O deslocamento efectuado nesse percurso.

4. Supondo que ainda nos encontramos na situação acima e que o corpo demora 10 segundos a deslocar-se de A até B e 15 segundos a deslocar-se de B até C. Calcule: 4.1. A velocidade média no percurso AB.

4.2. A velocidade média no percurso ACB.

4.3. A velocidade média no percurso ACA.

Formadores: Aurélio Nunes, Filipe Vintém e José Possante.

Página 2

5. Suponha que vive no Porto e que vai fazer uma visita ao Pavilhão do Conhecimento, (Lisboa - Parque das Nações), decidiu ir de comboio no Alfa pendular. A visita está marcada para as 11 horas da manhã.

5.1. Que comboio alfa pendular deve apanhar para chegar a horas, sem ter de se levantar demasiado cedo?

5.2. Quanto tempo, dentro do horário previsto, leva o comboio alfa pendular das 6 h e 47 min a chegar a Lisboa (Gare do Oriente)? E o comboio alfa pendular das 7 h e 45 min?

5.3. A que se deve a diferença de tempos que constatou na alínea anterior? Justifique.

5.4. Calcule a velocidade média do comboio alfa pendular das 6 h e 47 min, sabendo que o percurso que o comboio efectua é de cerca de 300 km.

FIM

Formadores: Aurélio Nunes, Filipe Vintém e José Possante.

Página 3