Questionário de Mecânica dos Solos 1) Qual o objetivo da investigação geotécnica e em função de quais aspectos a campanha de investigação é elaborada?

2) Para o projeto de fundação de um prédio em Chapecó, que tipo de ensaios podem ser pedidos? 3) Se você é contratado para dar um parecer sobre a viabilidade da compra de uma área para abertura de um loteamento residencial, que tipo de informações são necessárias para dar o parecer? Uma vez que se disponha de um certo tempo, que ensaios poderia ser recomendado ao cliente? Justifique a escolha. 4) No planejamento urbano de um município, que tipo de ensaios podem ser solicitados para definir se determinada área pode ser utilizada para construção de um aterro sanitário? 5) Descreva o ensaio SPT. Quais as limitações do ensaio SPT? e. Iniciar-se a cravação do amostrador através da queda livre do pilão. Cada queda do pilão cor responde a 1 golpe, e serão aplicados tantos golpes quantos forem necessários à cravação de 30 cm do amostrador, atendendo que nunca se devem exceder as 60 pancadas. Deve ser anotado o número de golpes e a penetração em centímetros para a cravação de cada terço do amostrador. Caso ocorram penetrações superiores a 15 cm, estas devem ser anotadas, não se fazendo aproximações. Após o término de cada ensaio SPT, prossegue-se a sondagem empregando o trado, até a profundidade do novo ensaio; f. O valor da resistência à penetração (N) consiste no número de golpes necessários à cravação dos 30 cm finais do amostrador; g. A cravação do amostrador deve ser interrompida quando se obtiver penetração inferior a 5cm após dez golpes consecutivos, não se computando os cinco primeiros golpes do teste, ou quando o número de golpes ultrapassar 60 num mesmo ensaio. Nestas condições, o material será considerado impenetrável ao SPT, devendo ser anotados o número de golpes e a penetração respectiva. h. As informações obtidas no ensaio devem ser transcritas para o boletim de sondagem. i. Este procedimento é repetido de metro em metro: retira-se o amostrador, avança-se a perfuração até ao próximo metro e volta-se a colocá-lo, depois de limpo, apoiado no fundo do furo, sem atrito lateral, para a próxima medição. Qualquer outra forma de execução é errada e pode alterar consideravelmente os valores encontrados. A sondagem SPT é um dos procedimentos de investigação do subsolo mais importantes a ser executado em qualquer obra de engenharia, mais especificamente no dimensionamento de fundações. Ao realizar-se um ensaio deste tipo pretende-se conhecer: O tipo de solo atravessado através da colheita de uma amostra deformada, a cada metro perfurado; A resistência (N) oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão, a cada metro perfurado;

Deve ser lembrado que o bulbo de tensões de uma sapata está a uma profundidade 2B abaixo de sua base e é nesta região que estão concentradas as tensões. .A posição do nível ou dos níveis de água quando encontrados durante a perfuração. que ensaios podem ser feitos para determinar a resistência da fundação. Indique suas limitações caso existam. 6) Quais as informações mínimas que devem ser obtidas de um perfil de sondagem SPT? 7) Descreva o ensaio CPT. foi observada a ocorrência de uma camada de material com N-SPT entre 0 e 2 entre 2 e 5m de profundidade. 10) Descreva o perfil abaixo. SPT e CPT? 9) Ao analisar os dados de uma campanha de investigação. Quais as limitações do ensaio CPT? 8) Apresente uma situação na qual são utilizados ensaios de trado. Sabendo que sapatas de 2m de largura serão assentadas a 0.5 m de profundidade. De acordo com as características do terreno e do tipo de obra determina-se a quantidade e aposição dos pontos a serem analisados.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.