You are on page 1of 3

JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS

Em 1979 foi editado pela Perspectiva o primeiro livro da artista e educadora Viola Spolin Improvisao para o Teatro, traduzido por Ingrid Koudela e Eduardo Amos. Seguiram-se as edies de O Jogo Teatral no Livro do Diretor (2004), Jogos Teatrais: O Fichrio de Viola Spolin (2001) e Jogos Teatrais na Sala de Aula (2007), que se encontra na sua segunda edio. Ao longo destas dcadas, o sistema de Jogos Teatrais vem sendo experimentado e adaptado a realidade cultural brasileira por professores-artistas e pesquisadores, abrindo distintas abordagens deste sistema de ensino e aprendizagem do teatro e de sua aplicao tanto na rea da educao como da encenao. Esta longa trajetria configura um entendimento e prtica brasileiros. Com o objetivo de refletir sobre a prtica dos jogos teatrais na realidade brasileira e trocar experincias, Ingrid Koudela e Robson Corra de Camargo esto organizando duas atividades sobre a experincia dos JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS. Convidamos voc a trazer sua importante experincia e delas participar! Pedimos o envio de sua mensagem de aceite para o endereo eletrnico abaixo com um resumo de dez linhas com sua proposta de contribuio a ser apresentada sobre a experincia dos jogos teatrais no Brasil.

Atenciosamente,

Ingrid Dormien Koudela e Robson Corra de Camargo

robson.correa.camargo@gmail.com

X CONGRESSO INTERNACIONAL DA BRASA BRASILIAN STUDIES ASSOCIATION 22 A 25 de JULHO de 2010 - BRASLIA Durante o X Congresso da BRASA em Braslia, de 22 a 25 de julho de 2010, sero organizadas mesas para debater a prtica e as diferentes abordagens dos JOGOS TEATRAIS no Brasil. A BRASA uma associao internacional formada por pesquisadores de vrios pases que promovem estudos sobre o Brasil em diferentes campos, principalmente na rea das humanidades. BRASA, com grande penetrao nas universidades norteamericanas, objetiva uma perspectiva multidisciplinar da pesquisa sobre o Brasil, um local privilegiado para discutirmos os trinta anos dos JOGOS TEATRAIS NO BRASIL.

Os trabalhos inscritos para a BRASA sero publicados em forma expandida na Revista Fnix em dossis JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS FENIX REVISTA ELETRNICA DE HISTRIA E ESTUDOS CULTURAIS. FNIX uma revista trimestral que se prope a fomentar a interlocuo entre distintas reas das humanidades. Esta revista tem mais de trinta mil acessos mensais de diferentes partes do mundo. www.revistafenix.pro.br

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like