You are on page 1of 6

Slide dois: Introduo Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, introduzida no organismo, modifica suas funes.

. Elas so classificadas em 3 categorias: estimulantes, depressores e perturbadores das atividades mentais; e podem ser absorvidas de vrias formas. O termo droga envolve analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes alm de lcool e substancias volteis. Slide trs: Tipos de drogas: naturais e sintticas Naturais: so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo: a cafena (do caf), a nicotina (no tabaco) e outras. Sintticas: so fabricadas e/ou modificadas em laboratrios, exigindo tcnicas especiais. Exemplo: anfetaminas, LSD, GHB, ecstasy e outras. Slide quatro: As trs categorias Estimulantes: produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepo ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocana, crack, cafena, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc. Slide cinco: Depressoras: diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que so enviadas ao crebro. Exemplos: lcool, maconha, morfina, herona e inalantes em geral (cola de sapateiro) etc. Perturbadoras: tm por caracterstica principal a despersonalizao em maior ou menor grau. Exemplos: cogumelos, LSD, ecstasy e a Droga DMT. Slide seis: LSD Dietilamida do cido lisrgico Frmula molecular: C20H25N3O A figura: mostra a estrutura molecular da droga.

O que explica o nome Dietilamida do cido lisrgico : A presena do cido lisrgico e a presena de um dietilamida no composto da droga.

Figura 1- cido Lisrgico

Slide sete: Compostos orgnicos

Figura 2Dietilamida

os

C20

A figura mostra que h o composto Amida e tambm o composto Amina na estrutura molecular da droga LSD. Tambm esto representados os carbonos (bolinhas rosa) e hidrognios (bolinhas azuis), se contarmos ter exatamente 20 carbonos e 25 hidrognios, alm de 2 nitrognios e 1 oxignio, como mostra na frmula molecular: H25N3O.

As aminas (derivada da amnia) possuem carter bsico, sendo ento chamadas de bases orgnicas. Elas esto presentes em animais em decomposio e so responsveis pelo mau cheiro desses corpos. Tambm so fundamentais para a vida, pois formam os aminocidos. As molculas de amida, em geral, possuem carter polar por apresentarem o grupo carbonila. Assim, so solveis em gua, embora possam apresentar certa solubilidade em solventes orgnicos. Pela presena de ligaes de hidrognio, as amidas no substitudas possuem os maiores pontos de ebulio dentre as amidas, por isso, no raro encontrar amidas em forma slida na temperatura ambiente. Slide oito: Efeito da droga Produz grandes alteraes no crebro, atuando diretamente sobre o sistema nervoso e provocando fenmenos psquicos, como alucinaes, delrios e iluses. uma substncia sinttica, produzida em laboratrio. O LSD um alucingeno e, portanto, produz distores no funcionamento do

crebro. Os efeitos variam de acordo com o organismo que est ingerindo a droga e de acordo com o ambiente em que ela est sendo consumida. Slide nove: Efeitos Fsicos Os efeitos fsicos dessa droga so: dilatao das pupilas, sudorese, aumento da frequncia cardaca e da presso arterial, aumento da temperatura, nuseas, vmitos. Slide dez: Efeitos psquicos Os sintomas psquicos so alucinaes auditivas e visuais, sensibilidade sensorial, confuso, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angstia, dificuldade de concentrao. Slide onze: O uso da droga O LSD consumido normalmente por via oral. A droga se apresenta em cartelas subdivididas em "pontos", que onde est o princpio ativo. Para se obter os efeitos da droga, esse "ponto" ingerido pelo consumidor, ou simplesmente deixado embaixo da lngua. Alm de poder ser ingerido, o LSD pode ser tambm fumado, apesar dessa forma de consumo ser pouco comum. uma droga mais usada por adolescentes e jovens, que querem experimentar vises e sensaes novas e coloridas, pois as formas, cheiros, cores e situaes se modificam, levando a pessoa a criar iluses e delrios, como por exemplo, paredes que escorregam, mania de grandeza e perseguio. Pode ocorrer tambm um flashback, fenmeno no qual so sentidos os efeitos da droga aps um perodo de semanas ou meses sem us-la. Slide doze: No corpo, os efeitos do LSD so relativamente leves, acelerao de batimentos cardacos, pupilas dilatadas e aumento do suor. Casos mais graves como convulses podem ocorrer apesar de serem muito raros. O maior perigo do consumo de LSD no , mesmo em doses mais fortes, de intoxicao fsica, mas suas consequncias psquicas. Concluso do grupo:

Sempre soubemos o quanto as drogas so prejudiciais nossa sade. Como relatamos nesse trabalho sobre uma droga perturbadora (o LSD), destacamos o perigo destas, j que so um tipo de droga que meche com a personalidade, com o psicolgico dos usurios. Criam alucinaes que podem levar a pessoa a fazer algo que acabe levando morte. Pelo estudo das drogas, percebemos o quanto a qumica e certas substncias (compostos) podem modificar prejudicialmente a funo dos organismos. preciso mais conscincia sobre o quanto importante dizer NO s drogas, uma nica palavra, uma nica deciso pode decidir o rumo das nossas vidas.

Escola Estadual Santos Dumont

Trabalho de Qumica
Drogas

Grupo: Ana Paula 04, Jordana 22, Rafaela R. 31 e Stayse 33. Turma 311 Novembro 2011

You might also like