Oscar Niemeyer

Nome completo Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho Nascimento 15 de dezembro de 1907 (103 anos) Rio de Janeiro Nacionalidade Brasileiro

Ocupação arquiteto Prêmios Prêmio Pritzker de Arquitetura (1988), Medalha de Ouro do RIBA (1998) Projetos significantes Cidade Administrativa em Belo Horizonte, Edifícios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília Edifício Copan, em São Paulo

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é um arquiteto brasileiro, graduado na escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, filho de um industrial gráfico e de uma senhora descendente de um ministro do Supremo Tribunal Federal, é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília:

Palácio da Alvorada

Palácio do Planalto

Congresso Nacional

Palácio do Itamaraty
CRONOLOGIA 1907 – Nasce no Rio de Janeiro 1928 – Conclui o curso secundário no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, dos padres barnabistas. 1929 – Matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que seria dirigida, a partir de 1931 por Lúcio Costa.

Neste mesmo ano projeta a Residência Henrique Xavier. seu primeiro projeto construído.MG . 1936 – Participa da equipe que desenvolve o projeto do Ministério da educação e saúde.Ingressa no partido comunista Brasileiro. .1938 1939 – Viaja para Nova York como membro da equipe que projeta o Pavilhão Nacional do Brasil na Feira Mundial de Nova York. e Gustavo Capanema. no Rio de Janeiro. ministro da educação e saúde do governo Getúlio Vargas. que chega ao Rio a convite de Lúcio Costa para atuar como consultor nos projetos do Ministério na Cidade Universitária. Conhece o arquiteto Le Corbusier. 1947 – Viaja para Nova York como membro do Comitê Internacional de Arquitetos encarregado do desenvolvimento do projeto da sede da ONU. Igreja de São Francisco de Assis . Pavilhão Nacional do Brasil . Hotel na cidade de Ouro Preto-MG . 1935 – Inicia vida profissional no escritório de Lúcio Costa. no Rio de Janeiro. Juscelino Kubitschek que o convida para projetar o conjunto da Pampulha.NY . É condecorado com a medalha Cidade de Nova York.RJ .1940 1945 . 1946 – Projeta a sede do Banco Boavista.1939 1940 – Conhece o prefeito de Belo Horizonte. no Rio de Janeiro.1934 – Obtém o diploma de engenheiro arquiteto. 1938 – Projeta um pequeno hotel na cidade de Ouro Preto-MG. Residência Henrique Xavier .1936 1937 – Projeta a obra do Berço. com traços muito semelhantes aos que utilizaria no projeto do Catetinho anos mais tarde. que nunca saiu do papel e seria construída no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro.1947 1949 – Recebe o título de Membro Honorário da Academia Americana de Artes e Ciências. .Projeta a Catedral de Brasília. É encarregado de organizar o concurso para escolha do Plano Piloto de Brasília. 1958 .Sede da ONU . 1956 – É nomeado por JK diretor do Departamento de Arquitetura da NOVACAP.Projeta sua residência na estrada das canoas. participa também como julgador. empresa responsável pela construção de Brasília.Projeta o Museu de Caracas na Venezuela.EUA . o Palácio do Planalto e da Alvorada juntamente com o Congresso Nacional de Brasília. Fabrica Duchen .SP .1954 1955 – Funda a revista Módulo no Rio de Janeiro.1950 1952 .Projeta a Fábrica Duchen em São Paulo. ( Museu de Caracas . como parte do programa de reconstrução de Berlim Alemanha ). 1954 – Participa do projeto de um conjunto de edifícios para o bairro Hansa. 1950 .

da recém-criada Universidade de Brasília. na URSS.1958 Palácio do Planalto – 1958 Palácio da Alvorada . É nomeado membro honorário do American Institute of Architects. É nomeado membro honorário da American Academy of Arts and Letters e do National Institute of Arts end Letters.Viaja para o Líbano para projetar a Feira Internacional e Permanente de Trípoli e o Conjunto Esportivo. o governo militar suspende a publicação da revista Módulo. nos Estado Unidos. 1963 – Recebe o Prêmio Lênin da Paz.1958 1962 – Nomeado coordenador da Escola de Arquitetura. .1958 Congresso Nacional . dos Estados Unidos.Catedral de Brasília . 1964 – No Brasil.

1972 – Abre seu escritório nos Champs Elysées. 1969 – Projeta a Universidade de Constantine.1965 – Demite-se da Universidade de Brasília com mais 200 professores. a política universitária instaurada com o governo militar. Casa Rote Child . poltrona projetada por ele. Centro Espiritual dos Dominicanos . Projeta a Bolsa do Trabalho de Bobigny e o Centro Cultura de Le Havre. da revista L'Architecture d'Aujourd'hui. l'architecte de Brasília – no Palácio do Louvre.Israel -1965 1967 – Impedido de trabalhar no Brasil. em Paris. Recebe a medalha Juliot-Curie e o Grande Prêmio Internacional da Arquitetura e de Arte. . sua primeira incursão no campo de mobiliário. em protesto contra a invasão da instituição em 1964 e. na França. ambos em Paris.1967 1968 – Na Itália é convidado a realizar o projeto da Sede da Editora Mondadori. decide instalar-se em Paris. ambos na França. na Argélia. posteriormente. Viaja a Paris para exposição – Oscar Niemeyer. 1971 – Lançada.França . O general De Gaulle lhe concede autorização para exercer sua profissão na França.

É condecorado Oficial da Ordem da Legião de Honra da França. 1979 .Projeta a sede da Fata Engeneering.Brasília .projeta o Memorial JK.França . Memorial JK .1980 1982 .Cria a Passarela do Samba na cidade do Rio de Janeiro e o Museu do Índio em Brasília. .1975 1978 . na Itália.1972 1975 . Sede da Cartiere Burgo -Itália -1979 1980 . Fata Engeneering .Funda o Centro Brasil Democrático CEBRADE. No Brasil a revista Módulo volta a circular.Itália .Bolsa do Trabalho .

.Projeto do Panteão da Pátria na Praça dos Três Poderes em Brasília. no Museu de Arte do Rio de Janeiro. Mesmo ano em que projeta com Darcy Ribeiro.Brasília .Realiza a primeira retrospectiva de sua obra.1983 1985 .1982 1983 . CIEPs .Museu do Índio . o sistema de escola pública chamado de CIEPs ( Centro Integrado de Educação Pública ).

na cidade de São Paulo. Publica também seu livro de memórias em Londres.Brasília . no Rio de Janeiro.Projeta o Museu do Cinema Brasileiro no Rio de Janeiro. 1989 . 2000 .1985 1987 .SP .Projeta o Museu de Arte Contemporânea MAC. e o Parlamento da América Latina.RJ 1993 1991 . 2001 . 1993 .Cria o Auditório de Ravello.Niterói . 1999 .Projeta o Monumento Eldorado Memória.Projeta o Museu de Arte contemporânea do Rio de Janeiro. Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e o Acqua City Palace. Memorial da América Latina . .Projeta.Panteão da Pátria . e o edifício sede do jornal I'Humanité.Ano que projeta o Memorial da América Latina.Recebe na cidade do Rio de Janeiro. 1996 . na Espanha. agora com o Prêmio Príncipe de Astúrias na categoria Artes. em Moscou. em Paris. a medalha do Colégio de Arquitetos de Catalunha. Museu de Arte Contemporânea .São Paulo . recebe o Prêmio Pritzker de Arquitetura. 1990 . e o Setor Cultural de Brasília. Espanha. o novo Parque do Ibirapuera. doado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.Na cidade de Chicago. na Itália.1987 1988 .Mais uma vez premiado.

RJ 2001 2002 .Inaugura o Museu Oscar Niemeyer.Niterói .2002 2003 . na Alemanha.Ano de seu centenário. ambos na cidade de Brasília. Projeta também o Auditório Ibirapuera. Inicia em Brasília a construção da Biblioteca Nacional e o Museu Nacional. e o Memorial Leonel Brizola. no Rio de Janeiro. no Hyde Park.Projeta o Centro Cultural Principado de Astúria. em Londres. 2005 . Assume junto com o governador José Roberto Arruda.SP . . 2006 . 2008 . na Espanha.Museu do Cinema Brasileiro .Itália . o compromisso de projetar a sede do Arquivo Público do Distrito Federal e o Museu da Imagem e do Som.2003 2004 .São Paulo .Projeta o Serpentine Gallery Pavillon.Projeta o Monumento a Paz na cidade de Paris.Visita a cidade de Brasília. Auditório Ibirapuera . Auditório em Ravello . 2007 . e o Complexo Administrativo da Hidrelétrica de Itaipu.Projeta o Parque Aquático de Potsdam. e lança no Museu Nacional o terceiro número de sua revistas de arquitetura " Nosso Caminho". ambos parte Setor Cultural de Brasília. em Curitiba.

“Não é o ângulo reto que me atrai. abriga as Secretarias e órgãos do Estado e foi inaugurada 4 de março de 2010. A construção côncava. O conjunto abriga ao todo cinco edificações. restaurantes e bancos. nas ondas do mar. concreto armado e o maior prédio suspenso do mundo. e um auditório de 490 lugares. auditório e refeitório. sede do governo. na cidade do Rio de Janeiro. Dar vida às formas desenhadas por Niemeyer foi um grande desafio conquistado pela a engenharia. além das salas de ensino. 2010 . inclusive uma réplica da taça do mundial de 1970. Museu Pelé O museu orçado em R$ 20 milhões já começou a ser construído na cidade de Santos no litoral do Estado de São Paulo. um centro de convivência em formato redondo. O Palácio Tiradentes. Oscar Niemeyer . A previsão de inauguração da Universidade é novembro de 2011. José Roberto Arruda. a curva que encontro nas montanhas do meu país. De curvas é feito todo o universo. no curso sinuoso dos seus rios. O que me atrai é a curva livre e sensual. na Esplanada dos Ministérios em Brasília. o projeto da Universidade de Música de Araraquara prevê três prédios: duas cúpulas e um extenso bloco. área de convivência interna.2009 . obra que reflete bem o estilo arquitetônico de Niemeyer. feitos em curva. projeto para construção da Praça da Soberania. Universidade de Música e Arte de Araraquara Ousado. As dependências da Universidade de Música terão. no corpo da mulher preferida.Cidade Administrativa de Minas Gerais Curvas. representa a figura de um olho e lembra a igrejinha da Pampulha. distribuídos numa área de 9 mil m² de construção. O jogador costumava comemorar seus gols dessa forma. As Secretarias serão alocadas em dois prédios idênticos com os nomes Minas e Gerais. entra o Complexo Cultural da República e o Teatro Nacional. A Cidade Administrativa de Minas Gerais[37] é considerada o projeto mais ousado de Oscar Niemeyer. nem a linha reta. biblioteca. Completam o cenário. O acervo vai agregar mais de três mil peças. com um espaço vazado na parte de cima. Niemeyer está empolgado com um projeto e priorizou a beleza dentro das limitações do local. com lojas. realizada no governo Aécio Neves. Uma enorme rampa fará a ligação entre os três locais. a Taça Jules Rimet. refletindo como símbolo do monumento. com 15 andares cada um. dura. formando um vão livre de 147 metros no térreo. A previsão é que as obras terminem em 2012. inflexível. A obra. é totalmente suspenso por cabos de aço.Apresenta ao Governador do Distrito Federal Sr. o universo curvo de Einstein”. A obra é mais um projeto de Oscar Niemeyer. criada pelo homem. A inspiração foi pelo pulo do jogador de futebol Pelé com o braço levantado. teatro.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful